A fama de Ronaldo num táxi em Buenos Aires
Conversa animada sobre futebol dentro do táxi, no centro de Buenos Aires. O motorista é torcedor fanático do River Plate, que anda em má fase, e grande admirador do futebol brasileiro. A sua primeira pergunta para mim é sobre Dunga. Digo que esperava mais coragem e ousadia de um técnico seleção brasileira. “Ele é técnico da mesma forma que era jogador”, resume o taxista.
“Técnico era Santana”, ele diz, referindo-se a Telê. “E por que Ronadinho nao é titular do time?” Digo que ele está em má fase, é reserva também no Milan. E ele: “É o melhor jogador brasileiro, muito melhor do que Kaká”.
O taxista faz outra pergunta difícil: “E Robinho, o que acontece com ele? Era um craque…” Conversamos sobre alguns jogadores que atuam bem em time, mas mal em selecionados nacionais. Riquelme, ele começa. Edmundo, ele acrescenta. E citamos uma dezena de craques, brasileiros e argentinos, que jogam bem em seus clubes, mas “diminuem” quando vestem a camisa da nacional.
“Mas um que eu gostaria de ver na minha seleção é o gordo”, lança o taxista. Que gordo?, eu pergunto, espantado. “Ronaldo. É um definidor. Todo mundo tem medo dele, mesmo com uns quilos a mais”. É verdade, concordo. “Melhor que ele só o Chapolim”. Chapolim??? “Sim, Romário. É um gênio.”
PS. Leitores perguntam a respeito do apelido Chapolim para Romário. É uma referência ao seriado “Chapolim”, o herói que aparecia quando alguém dizia: “E agora, quem poderá me salvar”. Foi essa a frase que o taxista me disse quando me surpreendi ao ouvi-lo chamar Romário de Chapolim. (Atualizado às 11h de 11 de abril)
32 Replies to “A fama de Ronaldo num táxi em Buenos Aires”
bom eh o wagner love :p
Nota-se que o argentino parou de acompanhar futebol a algum tempo. Achar que Ronaldinho é melhor que Kaká é um absurdo sem tamanho. Ronaldinho não é melhor que ninguém, e com sua postura em campo nem parece mesmo um jogador de futebol, quanto mais de seleção.
No mais, perfeitas as análises sobre Dunga, Ronaldo e Romário, que eu desconhecia ser “Chapolim”, mas que com certeza foi um gênio.
Gostei, bem legal o bate papo.
Romario melhor que o ronaldo??? jamais
Romario “amarelava” em finais!!
1- final da copa de 1994
2-final da liga dos campeões 1994
3-final do mundial inteclubes de 2000
4-final da copa america 1997
Mauricio,
‘charlar’ com taxistas de buenos aires é uma atração à parte para brasileiros na cidade [política e futebol entonces…]
e, cara, vou te falar que já tive uma conversa idêntica com um condutor ali pelos lados de belgrano, o mesmo assunto! [só que o sujeito era racing]. hehe
outro dia também conheci um fã de música brasileira que me confessou ter toda a discografia do chico buarque! em vinil!
o mais engraçado foi ouvi-lo cantar ‘a banda’ num portuñol bizarríssimo – ou seja, paguei a viagem + couvert “artístico” incluído na bandeirada.. hehe
mas valeu pela emoção do figura; tudo pela integração!!! hehe
e o ronaldo é mesmo o mais temido [e querido] pelos argentos [o maradona inclusive já disse mais de uma vez que o gordo jogaria fácil no seu time, obeso ou não – até porque de sobrepeso o “pibe de oro” entende hehe].
abração!
Você é carioca e corinthiano, ou carioca e ronaldete?
Este argentino entende de futebol o gordushow continua como o melhor atacante do brasil mesmo pesando 150kg
pq chapollim?
Concordo com esse argentino Ronaldo é o cara.
Esta matéria me deu saudade de Buenos Aires.
A conversa foi tranquila .O taxista foi educado.
Gordo ? kkkkkkk Poderia ter sido piorrrrrrrrr.
É verdade eles chamam o Romario de chapolim msm, será q é pq ele é baixinho q nem o chapolim q passa no sbt?
Mauricio, acho que este taxista era um BRASILEIRO, genuíno CORINTHIANO .
Realmente são muitos jogadores bons que não seguem o mesmo ritmo na Seleção. Tanto no Brasil quanto na Argentina. Mas Ronaldinho e Riquelme são os maiores exemplos, na minha opinião. Pelo menos na atualidade. Apesar que o Ronaldinho nem no clube está jogando para entrar nesta lista. Agora Roman Riquelme é um maestro no Boca! Será que depois da goleada sofrida diante a Bolívia, Dieguito vá chamá-lo?
O SENHOR DO TÁXI DE BUENOS AIRES ENTENDE DE FUTEBOL BRASILEIRO MAIS DO QUE EU !
SEM COMENTARIOS.
Realmente os argentinos sabem muito de nosso futebol e sem duvida RONALDO faria muito mais que os que estao la. Acorda anao!!!!
Olá, Maurício!
Essa conversa vem de encontro a uma constatação minha de anos atrás: Os Argentinos respeitam e admiram o futebol brasileiro bem mais do que se acredita aqui! Leio com certa frequência os site esportivos argentinos e é comum eles se referirem a nós com elogios e até com cobranças quando a seleçõao joga mal, ou seja, eles tb se acostumaram com o Brasil vencendo jogando bem, coisa rara nas últimas décadas. Tudo isso nos faz pensar o quanto somos reféns da mídia que constantemente força uma situação de rivalidade, de guerra acima da realidade. Ela existe mas,…Além disso, uma coisa legal da rivalidade (sadia) é que ela força os lados a sempre evoluirem. E a Argentina em muitos momentos nos fez ver que pra vencer é preciso mais do que um punhado de bons jogadores e em outros, nos ensinou a fidefença entre um bom jogador e um craque de verdade. Viva Brasil X Argentina. Eles são chatos, mas ruim contra eles, pior sem eles!
Realmente, o Ronaldo ainda é o fenômeno, basta ver a importância que a imprensa e o público no geral lhe dá . De minha parte continuo acreditando nele, também gostaria de vê-lo voltar à Seleção Brasileira. Geralmente os brasileiros têm memória curta e são ingratos, as pessoas gostam muito de criticar, mas nada de ajudar, parece que esqueceram os grandes momentos, as grandes alegrias que o Ronaldo nos deu. É lamentável os fatos negativos que aconteceu com ele, talvez falta de estrurura da família brasileira, o mal dele foi ter se separado da Milena, entendo, pelo que tenho lido, que aquela é que era a mulher da vida dele, além do mais era uma tremenda “gata”, aí apareceram as aves de rapina e o pobre Ronaldo acabou com um maldito travesti. Vamos dar um voto de confiança e ele, que a imprensa procure ajudá-lo, claro, sem escamotear as informações, que o povo também procure incentivá-lo.
Meus respeito e meu abração ao Ronaldo, desejando que Deus tenha misericórdia dele, que traga-lhe muito luz para se comportar bem perante esta sociedade que tudo exige e nada dá.
Não sou fanático por futebol, apenas gosto quando joga a Seleção brasileira. Sou advogado, moro em SC., e, serei candidato a Presidente da República em 2010, também posso afirmar e provar que já passei por problemas semelhantes ou bem piores que o Ronaldo e consegui dar a volta por cima.
10-04-09.
Cilço Luiz
Eu desejo saber de onde tiraram o Dunga, com todo o respeitos que ele merece como grande astro do futebol, mas como técnico, que Deus nos socorra!
Precisamos acabar com a farra dos cartólas, com a hereditariedade dos Cartólas, o Pele, meu concidadão, lá de Bauru, recentemente fez uma crítica a esse respeito, que com ele concordo, porque confiar a um novato a Seleção é trair o povo brasileiro.
Porque não o Muricy, o janota do Vanderlei, ele pode ser até chato, mas ainda é o melhor técnico de futebol desse país do futebol, porque não dá a alegria e confiação aos brasileiros novamente?
É , todos gostaria de ter o Ronaldo jogando em seu time, mas felizmente ele está jogando no timão, é ele q vai definir o campeonato paulista de 2009. Até os Argenttinos q não engolem os craques brasileiros, o elogiam! mas q o cara é fenômenal isso ninguém tem dúvidas.
que coisa mais tosca esse comentario.
Se voce conversar com um taxista de São Paulo ou Rio as opiniões vão ser quase as mesmas, com, erros e acertos (questão de opinião ) mas os taxistas resumem os comentários de seus passageiros, sendo o futebol o comentario preferido em Buenos Aires , São Paulo ou Rio.
Até quem está do lado de fora (outro país) consegue ver somente o Dunga que não quer ou não pode ver. Concordo plenamente com nosso caro taxista. Passou da hora de tirar o Robinho da seleção, ele é só enganação….
fenomeno, que fenomeno? vcs já se esqueceram da final de 98 e 2006, só em 2002 que não tinha ninguem jogando bola, visto que até a Coreia quase foi a final,o cara domina de pescoço e chuta de canela, pare o cara é fabricado pela midia por isso midiocre
Até minha comunidade indígena sabe que o dunga não entende nada de futebol, digo como técnico. Mas como nosso país não tem democracia, preferem colocar alguém para manter os interesses de poucos.
ai que delíciaaaaa, inveja ‘branca’… hehehe…
Eu acho que o Romário é conhecido como Chapolim, porque ele tomava as pílulas de nanicolina para passar por debaixo da porta e ver as “tramas” dos seus inimigos!!
E a Nanicolina deixava ele bem pequeno, e o romário é baixinho também!!
concordo que Ronaldo é o cara!! e não sei porque ou por que o Dunga é técnico da Seleção, quando nunca foi nem de club….
meu caro stycer
o Romario foi um craque, isso é incontestável, tudo tem seu tempo.
o Ronaldo fenomeno ainda é um craque. muitos times europeus queriam contrata-lo.
ele foi parar no parque sao jorge de paraquedas e a fiel adorou.
o Ronaldo estava mesmo era com muita saudades do Brasil, pois passou 15 anos jogando na Europa. Desde a copa de 1994 que ele joga no exterior.
resumindo. quem nao quer no fenomeno no seu time?
queria eu que o Ronaldo jogasse no meu glorioso BOTAFOGO.
Se o Ronaldo fosse realmente um fenômeno,mnão estaria jogando no Brasil e, sim continuaria lá fora como ele estava sem jogar e clube nenhum o contrataria, ele voltou ao futebol brasileiro para encher o bolso e enganar alguns trouxas
O argentino não é fraco, não!
Concordo com S. Freitas, agora fica um monte de babacas e bajuladores, querendo nos empurrar guela abaixo um fenômeno, que só existe na visão deles e, de algusn fanáticos acorda torcedor, procurem viver a realidade
Galera,vale ressaltar que gordo em espanhol,nao significa apenas quem esta acima do peso,mas sim uma forma carinhosa de chamar as pessoas,muito comum na Argentina.