"A Fazenda": Uma reflexão sobre os sentidos da imitação

"A Fazenda": Uma reflexão sobre os sentidos da imitação

Para alegria dos leitores que reclamaram dos meus textos sobre o “BBB9”, não pude dedicar a mesma atenção ao reality show “A Fazenda”, da Record. Assisti apenas alguns episódios e não cansei de me espantar com a semelhança, em inúmeros aspectos, com o reality global.

Não é novidade nenhuma que o projeto da Record leva em conta, numa mão, a grade da Globo – um fenômeno que transparece em inúmeros programas, tanto na área de entretenimento quanto de jornalismo. 

Assistindo ao duelo entre Dado Dolabella e Danni Carlos no último episódio de “A Fazenda” me dei conta, no entanto, de algo talvez óbvio, mas que vinha me passando despercebido: o sucesso da imitação de uma emissora pela outra só ocorre porque há uma cumplicidade de desejos entre a Record e o seu público – este último quer ver na sua tela uma imitação da emissora líder, com tudo que há de tosco nela. Convido os visitantes deste blog a lerem texto que escrevi a respeito, defendendo essa idéia, intitulado Público deseja que a Record imite a Globo, publicado na segunda-feira, 24, no Último Segundo.

Para quem, por acaso, tiver interesse em mais textos sobre o assunto, escrevi sobre “A Fazenda” em três outras ocasiões: na desastrada estréia, quando Dado e Britto Jr. discutiram publicamente por causa de um remédio e no dia em que descobri que o cachorro do programa era parte de uma ação de merchandising.

167 Replies to “"A Fazenda": Uma reflexão sobre os sentidos da imitação”

  1. Já dizia o velho Guerreiro, no brasil nada se cria, tudo se copia, ou seja igual peido acompanha o vento?

  2. Na verdade eu torci pela vitoria de Dado,

    Só que cabei de ver no Programa hoje em dia!..ele se achando o tal não queria subir na passarela isso porque ta com o dinheiro na conta. Disfazendo do quadro do programa.

    To decepicionada com atitude dele com o programa e com o Lindomar.

  3. Eu só não quero que a Record imite , como quero que ela

    continue tirando a mascara da globo e tire dela
    ESSE PODER TENDENCIOSO DE TER EXCLUSIVIDADE SOBRE AS NOTICIAS

  4. Na fazenda, foi tudo combinadinho para o batedor de mulheres ganhar. Será que as pessoas votaram realmente em a´lguém que espanca mulher? É só uma pergunta/

  5. Pois deviam imitar mais: os eliminados voltarem pra última festa e as famílias se reencontrarem com os finalistas ANTES do anúncio do ganhador, foi amadorístico… não é preciso ser nenhum Boni (o bom, o pai) pra saber que não é assim que se faz na tv.

    A Fazenda, pelo pouco que consegui suportar, foi um programa tosco. Essa é a palavra que melhor define. Ritmo leeeeento, apresentador narrando até garfada de macarrão (“olha só, agora o Dado se vira para a esquerda… e agora está ali, pensando, pensando… agora, vejam só, se vira para o outro lado!”)…

    Fora o visual escuro, as brigas forçadas, esquema de votação nebuloso… um verdadeiro lixo.

    A Record devia ser mais humilde e reconhecer que, independente da audiência, o programa beirou o ridículo. Não dá nem pra comparar com o BBB.

  6. Tambem tenho ojeriza por este tipo de programa mas a Record acertou em cheio com as presenças de Dado e Carlinhos.. Isso é entretenimento o povo gosta fazer o que né?

  7. Gente isso é um “”jogo””!

    Vcs sabiam que o jogo NÃO é permitido aqui no Brasil??

    Sim, mas este tipo de jogo ,PODE!!

    Vcs já jogaram “poker”?

    Então só ganha quem sabe jogar, ou blefar!

    Mas, é um jogo!!!

  8. FIQUEI DECEPCIONADA COM O DADO ,NO HOJE EM DIA, NÃO QUERIA SUBIR NA PASSARELA ,MAS QDO OFERECERAM CEM MIL REAIS ELE TOPOU,MAS QDO SOUBE QUE ERA PARA AJUDAR A PESTALOZZI FEZ UMA CARA DE QUEM COMEU E NÃO GOSTOU, JÁ MOSTROU QUE É UMA PESSOA QUE NÃO PENSA NO PROXIMO, NÃO SE FEZ MERECEDOR DO UM MILHÃO QUE GANHÃO ,É UMA GANANCIA SÓ…….

  9. Geral achando que o modelo BBB é da Globo, kkkkkkk. Não passa de importação britânica em nossas terras. A Globo paga os devidos royalties à empresa criadora do programa BBB. O único problema é que existe uma concorrente e isso tem deixado os Marinhos descontentes. Faz todo sentido!

  10. Quando de ua de suas brigas com luana Piovanni, o sr DADO foi fotografado pelos paparazis em uma IURD, sendo aclamada como um arrependido e mais novo menbro daquela “igreja”.
    Isto torna evidente a armação para torna-lo o vencedor do “program”, pois ele serve ao interesses dos donos da seita e da emissora.

  11. estou impressionada com o puxa saquismo de vcs com a globo ,não precisa disso mauricio stayer ,a globo não vai bater no seu bumbum ,
    o senhor mauricio comentava todos os capitulos do ultimo big brother como se fosse algo de interesse nacional ,já a fazenda o senhor ignorou ,com medo de levar bronca da globo que feio ,o senhor comentou o fim ,eo dia que o dado levou bronca do brito junior mas tudo isso fazendo referencias a globo

  12. os colunistas ignoraram a fazenda da record ,mas o povo adorou
    todo mundo tem medo da globo inclusive o mauricio staycer ,que comentava todos o capitulos do ultimo bbb ,mas quendo fez da fazenda foi para comparar com a globo que coisa feia seu staycer

  13. Não sou jornalista, apenas um espectador
    NÃO ESTOU RECEBENDO NADA PARA COMENTAR,
    este senhor, Mauricio Stycer atira pedra nos outros e esquece que trabalhou em varios jornais
    E NÃO VÊ ENTRE ELES NENHUMA SEMELHANÇA ENTRE ELES
    ora se fosse alguém fora da midia, poderia alegar imitação ou não, mas este senhor, CREIO QUE SE ALGUMA EMISSORA OFERECER ALGUM EMPREGO A ELE, LÓGICO COMO QUALQUER PESSOA VAI PENSAR PONDERAR, E SE A PROPOSTA FOR VANTAJOSA VAI ACEITAR, sem mais comantarios

  14. EU assisti 90% da fazenda e gostei muito melhor que BBB
    tomare q a fezenda 2 seja um pouco melhor acho q vão corigir algum erro naum faser como a GLOBO ganhar quem eles quer e disem que so entra pessoal que naum e da midia mas a final la dentro so tem amigos de gente da GLOBO Quando o Gean tava na final maiorias do saite da internet dava como outro finalista para ganhar quando chegou no dia o BIAU disse q tinha dado muitos votos e gean ganhou kkkkkkkk .
    ja na fazenda eu acompanhei todos votos da internet todos q disia q ia sair saiu mesmo ok sai fora BBB

  15. Existem tantas coisas na vida para se fazer e o publico perde tempo para ver essas programinhas idiotas, cada dia que passa as pessoas estão mais ignorantes!

  16. Oi Maurício, acho que é meu primeiro comentário por aqui! =)
    Pois é… O Brasil apóia cópias, apóia vencedores que acham que bater é a solução, apóia enganadores da fé e manipuladores da informação (aqui cito Globo e Record) e ainda querem respeito de quem “comanda” o país. O brasileiro precisa se olhar com mais integridade.

  17. A FALTA DE CRIATIVDADE E A “CHUPAÇÃO” SÃO O RETRATO FIEL DO CANCRO QUE É A UNIVERSAL E SUA TURMA

  18. Talvez V. não tenha notado: A Globo radicaliza, convcando anonimos totais. A record, ajoelha e reza. Convoca anonimos meia boca. O ganhador é apenas filho de Pepita,que deixou Giba um namão para gerar este ET, que só aparece quando bate na namorada Luana. E, ela merece. quem é Mirella não sei que???
    Uma transinha de pagodeiro????

  19. A Fazenda, com suas votações abertas, atividades para os participantes e eliminações com 3 participantes, superou o programa da rival e, certamente servirá de inspiração para o próximo BBB.

    Lembrando que A Fazenda é um programa que já foi produzido na Europa, portanto nada tem a ver com a Globo, que tbém compra seu BBB da Europa.
    Aliás, se a Record copiou o BBB, a Globo copiou a Casa dos Artista, primeiro programa deste genero no Brasil.

    Já tá mais que na hora de parar de achar que tudo o que aparece foi a Globo que inventou.

  20. Ainda Bem que minha Tv tem canal Fechado, porque para assistir essas porcarias, prefiro ler um bom livro…
    Aff
    Por isso que nosso Povo tá nesta “DRAGA ” DANADA

  21. Nossa, o pior de tudo são os analfabetos que escrevem aqui!!
    Eliseu por favor!!!!! fazer é com Z , site meu filho não saite !!! de onde vc tirou isso!!! dizia é com Z, onde você aprendeu escrever disia!!!! com S ?????????
    Em vez de comentar aqui, vai estudar por favor!!!! milhares de pessoas estão lendo como você escreve!!!!!

  22. Olha pessoal, fico me perguntando, por que as pessoas dizem que a GLOBO manipula os brasileiros, a GLOBO é isso ou aquilo?, porém, certa vez, no caso da moça de Santo André, poucas vezes que assistir RECORD, o cara que apresentava o jornal disse: essas imagens são exclusivas da RECORD, vocÊ só vê aqui, me respondam quem fala mau da GLOBO, isso é respeito pelo telespectador? sendo que se tratava da morte de alguem. Isso aí prá só tem um nome, falta de respeito ao ser humano. Agora só porque a GLOBO faz as coisas quase perfeita, ela é manipuladora, tenham santa paciencia, não estou defendendo a GLOBO é que esses comentarios são prá mim no mínimo idiotas.

  23. Pelos erros de ortografia do Eliseu, que diz que assistiu 90% desse lixo chamado A Fazendo, dá para se ter a idéia do nível do público, aliás a grande maioria do nosso pobre e ignorante país.

  24. Se fosse apenas imitação, não seria tão grave para a finalidade da Tv, já muito desbotada… Existem outros detalhes implicitos ou explicitos que só a ganância conhece…

  25. Pois eu torço para que a TV brasileira compre alguns enlatados maravilhosos como Friends, Tool Man, The Nanny, Sinfield, entre outros, mesmo que sejam dos anos 70 (!!!), que são muito, mas muuuuiiiito melhores do que a programação tupiniquim, que adora destacar bundas, peitos, palavrões e machismo porco!!!

  26. quem merecia o premio era o Carlinhos ,nem assisto mas quando o Dado está no ar desligo a TV……… pura armação para aquele mimadinho que bate em mulher ganhar………

  27. na verdade, nada se cria , tudo se copia como diz grandes
    autores. e dou meus parabens para record. vou assistir,
    todos os REALITY SHOW sao diferntes , mas uma vez
    parabens a RECORD.

  28. Não sei muito o que dizer a respeito da imitação da record , segundo o todo poderoso SS na televisão nada se cria, tudo se copia, o dificil e copiar da maneira correta mas enfim, se não querem ver isso tudo, é muito facil assinem uma tv a cabo.

  29. Para quem só assistiu alguns episódios, acho estranho seu comentário tão parcial. Deveria gastar mais tempo assistindo as demais emissoras para criticar com mais razão.

  30. O cara bate em mulher, vai preso …. quebra a mesa de apresentador ( MTV ), se envolvolve em confusao toda hora, e ainda ganha o reality, copiaram tudo da globo até a sacanagem do vencedor.

  31. O povinho mal informado,

    Explicando uma historinha, a Globo comprou o Big Brother para transmitir no Brasil e quem copiou a ideia foi o SBT que fez o formato do programa em cima do “BB”, tanto quando a globo ainda estava fazendo a sua casa o Sbt fez uma no estilo adaptação de senário para poder transmitir.

    Foi tão mal feita, que teve poucas edições de tão ruim que foi.

    E não estou defedendo ninguém, mais, que a Record copia Globo copia, e copia muito mal…

  32. Concordo com a internauta “fafinha” mil vezes “enlatados comédia
    como: A feiticeira, Primo Cruzado, etc. do que essas baboseira com cartas marcadas como BBB, A fazenda e outras m… alias falando em Record, o seu telejornal tem muita “farofa” e pouco conteudo e o pouco conteudo que tem, tem ccensura prévia dos “bispotes”

  33. É Mauricio acho que vc se supera a cada dia mesmo, realmente vc alem de ser superficial é um critico sem argumentos pois so podemos falar daquilo que vemos e vc esta ficando “tao bom”que nem precisa assistir para omitir veredito. Como reporter especial vc é um bom Jogador de Futebol se ao menos jogar suas peladinhas de final de semana… se nao nem isso vc é…

  34. Esse tipo de comentario nao vale a quem sempre esta do lado da rede Globo,que a muito esta deixando a desejar,em jornalismo,entretedimento,novelas ja nao assito nenhuma,filme entao nem se fala,a Rederecord que seja como imitaçao,mas que esta ganhando terreno esta.A globo no jornal nacional nao destaca o que publica de escandalo dos politicos desde que o presidente Lula assumiu eles fogem dos escandalos e nao mostra o que a veja mostra toda semana e ficou cansativo eles protegerem o PT.rara as vezes que assito a Globo…

  35. quanta gente chata!!!
    A Fazenda foi um programa ótimo. Sendo um reality claro que é semelhante. Mas não igual. As provas, todas, foram ótimas, bem boladas, muito mais elaboradas que as do BBB (que eu amo). As festas também foram muito bem produzidas. E achei muito legal eles trabalharem de fato. E, além disto, 2 x por semana eles tinham atividades que ocupavam grande parte do tempo ocioso dos peões.
    Para de falar mal, gente! Muita gente se divertiu com A Fazenda e a Record se mostrou muito competente. Inclusive aproveitando o sucesso deste programa para promover toda a grade. Por exemplo, assisti Idolos e adorei. Hoje vou estar lá, ligadona na Record.
    E o Dado, claro, mereceu ganhar sim! Alguém escreveu que ele bate em mulher. Xi, parece o Carlinhos, despeitado, apelando! Se bateu foi péssimo e está pagando, ou vai pagar, na Justiça. Será que bateu mesmo? Pq. a Luana também é bem intensa, né?
    Que venha a Fazenda 2. Vi que o Sérgio Malandro aceitou e amei. Vai ser bem divertido.
    E que saco! Só quem gosta de ver drama é inteligente? Eu sou inteligente, preparada, e a-do-ro BBB, Fazenda, Ídolos, American Next Top Model, Brazilian Next….
    Aliás recomendo: este tipo de programa distrai, entretem e a gente fica mais bem humorada, leve, e generosa nos julgamentos.

  36. SENHOR MAD MAX, NAO ENTERESSA O PASSADO DO DADO LA DENTRO DA FAZENDA, ASSIM COMO OS SEUS ERROS SAO PERDOADOS POR DEUS.
    PORQUE VOCE NAO RELACIONA AS QUALIDADES DO CARLINHOS NA FAZENDA, MANDANDO O DADO TOMAR NO ……
    COM UM MONTE DE CRIANÇAS E FAMILIAS ASSISTINDO.
    O CARLINHOS SO PORQUE ERA MENDIGO NAO DEIXOU DE SER IGNORANTE, MAL EDUCADO E NAO TEM ESPIRITO DE DERROTA, ATE ELE MORRER NAO VAI ACEITAR PERDER PARA O DADO.

  37. Eu so me interessei a assitir que desde o inicio percebi a panelinha se formando e comecei e torcer pelo Dado e votei pra tirar um a um da panelinha,tenho nojo do carlinhos nao soube perder e fica petendo a boca,porque so o que ele faz e que esta certo como Peidar (todo mundo peida)ele falando muita gente acha lindo ,isso e falta de educaçao sim,mas como ele e um coitado que foi criado na rua e normal,agora o Dado tirar caca do nariz e nojento,todo mundo faz isso tbem,mas como e o Dado que que esta fazendo,como e cinico esse carlinhos

  38. A vitória do Dado foi justa, se analisarmos friamente, ele só se defendeu dos ataques, mostrou sempre seu ponto de vista mesmo excluido do grupo. O Carlinhos, pela história de vida que teve, deveria ser mais humilde, tolerante e ele, junto com Pedro, e Samambaia, se mostraram totalmente cruéis, falsos e invejosos a medida que viam que o nome de Dado e Danni crescia de acordo com a volta das roças. O Carlinhos foi eliminado por ele mesmo, pela sua arrogância, sua má educação e seu jeito invejoso de ser. E também como ele inflenciou o Pedro que é muito infantil e imaturo. Até mesmo quando saiu o resultado do vencedor, o Carkunhos não teve a humildade de comprimentar o Dado, foi ridiculo. E quando este foi cantar O sing Relax , Dado disse algumas palavras para chamar a atenção do público, Carlinhos com o microfone na mão começou a dizer “Ai meu Deus”, tipo com ar de zombaria. omo a record apoia um tipo desse que é um mal exemplo, me poupe, falar que ele é exemplo só porque teve uma infancia infeliz. Pois é, a vida não ensinou nada para ele. Pelo menos humildade e educação ele deveria ter, pois um programa de TV, não é a casa dele, onde ele se desfaz dasa pessoas por inveja e por rancor. Coitado dele, sinto pena do ser desprezível que ele é. Orgulho e deboche, não leva a lugar algum. Agora, por favor, parem de insistir que esse cara é exemplo nacional, pois ele não tem o mínimo de educação.

  39. ESSE CARLINHOS NAO MOSTROU HUMILDADE, HUMOR E AMOR AO PROXIMO LA NA FAZENDA.
    SO VIMOS BRIGAS E MUITA INVEJA DE NAO SER BONITO COMO O DADO.
    O CAMARADA NAO TEM DESCOFIOMETRO, TENTOU ACERTAR NO FINAL SE COLOCANDO O VITORIOSO E NÓS DAQUI DE FORA NOS COLOCAMOS ONDE DEVERIA: NA RUA.
    QUANTO A IMITAÇAO DO BB DA GLOBO, SO NAO FICOU IGUAL PQ FALTOU O BIAL

  40. Os dois canais estão péssimos. É óbvio que a Record está copiando tudo com o objetivo de concorrer com a Globo. O problema é que está nivelando por baixo como a globo, ao invés de criar coisas mais interessantes, vai atras do baixo nivel que é o que dá ibope e por consequencia, dinheiro. nao se iludam que isso vá mudar algum dia porque, sem ibope nao há patrocionio, e sem isso nao ha programaçao.
    E só pra constar que alguem falou: o sbt teve que pagar 20 milhoes pra globo por ter lançado a casa dos artirtas antes da globo, ja que o bbb estava registrado antes pela globo. a globo tbm nao inventou o bbb, isso veio lah de fora da john mol prod.
    quanto aa fazenda, só vejo um bando de espertoes julgando tanto o dado, quanto o mendigo. ninguem nem sabe da vida dos caras e só sabem o que viram na propria midia que como sabemos distorce ascoisas pra tornar mais “chamativa”.
    a globo até hoje mantem coisas como faustao que é ridiculo e deprimente com as mesmas piadas ha 20 anos…

  41. Meu Deus, como existe gente despeitada comentando sobre o Dado.Ele não é rico, a mãe dele foi atriz e apresentadora de tv há muitos anos e põe anos nisso, não tem pistolão nenhum com a Record. Se ele foi ou não mimado pelo pai, grande ator Carlos Eduardo Dollabela da Globo, já falecido, não é da nossa conta .Quem tem filho e gosta dele, pobre ou rico, mima, é da condição humana.O Dado não tem culpa da mãe do Carlinhos ter se livrado dele e ele ter se tornado moleque de rua. Quanto despeito e inveja. Reality Show não é programa de caridade para dar o prêmio ao mais pobrezinho.O vencedor é o que tem mais fãs, o que consegue mais gente votando nele.Não vence aquele que “alguns” acham que é o merecedor, entenderam?

  42. Quantas pessoas falsa entrou nesse reality show,so porque foi o Dado quem ganhou a inveja se alastrou,se fosse um filho meu que estivesse la ou seus,duvido que voce nao faria de pagar ate a brasil telecom ou a Claro ou Vivo para votarem para que seus adversarios saissem,qual o problema?Parem de criticar ele ja levou a bolada,os outros que morram de inveja e parem de reclamar,o Dado ja trabalhava a muitos anos como ator,a samambai so sabe mostrar que tem bunda,a mirela parece um home falando,o carlinhos nunca vi graça como comediante,o Pedro como cantor nao vai chegar aos pes do Pai,que ao que parece nem com dinheiro que teve nao pagou uma empresa pra votar nele,e foi o publico quem tirou ele,agora sai fora do carlinhos que voce ainda vai se afundar mais ainda em Pedro.

  43. Acho ridiculo as pessoas falarem a mesma coisa sobre o Dado. Bater em mulher. Grande lixo de mulher: Luana Piovani. E com relação ao João Gordo, até eu gostaria de falar umas boas para aquele rato sujo. Para os fãs do Carlinhos, ele entrou como mocinho e saiu como um belo invejoso que não sabe perder. O que vemos hoje é um Carlinhos, Pedro e Samambaia ainda fazendo campanha contra o Dado. Parece que esses inconformados não sairam da fazenda ainda, não caiu a ficha. COITADOS, são uns despeitados. Carlinhos, seja mais humilde. O mundo não gira em torno de você. Cai na real, ogro.

  44. Que texto mais ridículo!! Até minha sobrinha de 10 anos escreve um texto melhor que esse! Nada de interessante. Talvez se fosse postado um dia após a estreia do programa seria 65% interessante lê-lo.

  45. Esqueci de falar: Mauricio, em qualquer atividade, qualquer uma mesmo, o líder é o exemplo a ser seguido. E, como vc. disse, às vezes pode superar e fazer melhor ainda.
    Tirando o último programa acho que A Fazenda inovou sim. Várias coisas melhores: o “tá na roça” com 3 jogadores, as atividades evitando o ócio, etc…
    E domingo o objetivo era a audiência. Eu fiquei controlando no “p.p” o a Record esperou acabar “No limite” para anunciar o vencedor. Pode ter enchido nosso saco mas é o jogo de audiência. E deu certo pois bateram a Globo. E, convenhamos, bater a Globo até pouco tempo era quase utópico. E está dando tão certo que a globo abriu guerra contra o bispo e a emissora. E aí também nos desreseitou feio. Como pode as notícias do Senado, aquela safadeza toda gerar três minutos de notícia e o caso do bispo gerar DEZ minutos? Pois é, arquivaram as denúncias contra o Sarney. Mais uma pizza!

  46. a única coisa que peço pra Record é que não convide mais o Dado para os próximos programas por favorrrrrrrrrrrrrrr, ninguem mereçe, ter que atuarar ele aqui fora, cheg de hipocrisia.

  47. Esse Carlinhos e o pedro são tão mal educados, que eu desejo que eles sumam da TV. NÃO VÃO FAZER MAIS SUCESO. FORA CARLITO E PEDRITA.

  48. Bom de qualquer forma não gosto deste tipo de programas, mas fiquei indignado que denominaram a ROÇA como se fosse o pararedão do BBB e colocando isso com se fosse ruim, um castigo, o que é imperdoável para quem trabalha no campo, pois o fato de ir para a roça é algo bom, daonde se produz os alimentos que comemos que vem da Agricultura Familiar, da qual alimenta todo esse Brasil.
    É um absurdo pensar que esse fato ninguém verificou.

  49. O ÚNICO INVEJOSO ALI ERA O DADO, TINHA TANTA INVEJA DO CARLINHOS QUE QUERIA FAZER A ATIVIDADE DELE, SÓ PQ O CARLINHOS TERMINAVA LOGO E IA DISCANÇAR E O CARA FICAVA SE MOREDENDO DE INVEJA.

  50. Neta vida …nada se cria tudo se copia….filho bonito …logo aparece vários Pais .Se o filho fosse feio ,os comentários não existiriam.A diferwença entre o realit show da globo e Record, foi gritante …as duas tiveram os seus méritos.A Fazenda foi um Show…Ganhou quem mereceu o caminho por ele traçado e guiado por Deus.A derrota e originária da falta de Fé…A nossa sociedade não quer conviver com mendigo , pobre ,mal educado ….precisamos restaurar o Amor , a família e o respeito pelo proximo.Recuperar o erro não é reviver o passado … ,é não repeti-lo no presente .A globo é globo…a record é record cada uma no seu quadrado .

  51. VCS NAO SABEM NEM FAZER UM COMENTARIO FICA ATACANDO AS EMISSORAS OU AS PESSOAS QUE ESTAO DANDO SUA OPINIAO DEVEM FALAR SE GOSTOU OU NAO AGORA FICAR AGREDINDO AS EMISSORAS COM PALAVRAS OFENCIVAS EXPOR SUAS OPINIOES SOBRE A ATRAÇAO EM SI FAZER CRITICAS CONSTRUTIVAS PARA QUE A EMISSORA MELHORE MAIS

  52. INVEJA É UMA ‘M’ MESMO! O DADO TEVE 83% DE VOTOS, FOI O FAVORITO EM VARIAS SEMANAS, VOLTOU DE 8 ROÇAS E AINDA TEM GENTE SE PERGUNTANDO PORQUE ELE GANHOU.
    HELLLLLLLLLLLLLLLLLOOOO. DADO CAMPEÃO.

  53. Ainda me pergunto, mas vale uma carinha bonitinha atuando e enganando um monte de imbecis, do que alguem com conteudo e história de vida. Parabens Carlinhos você pelo menos reagiu xingou como faz todo ser humano que tem reações. Infelizmente para os imbecis um rosto bonitinho e algumas palavras falsas para enganar os RETAR_DADO_S

  54. Não acredito que existe ainda hoje quem goste de ser enganado, numa mistura de religião com TV, sem o mínino critério na programação contradizendo o que prega novelas com monstros e etc…, declarações frudulentas, lavagem de dinheiro como pode ser tão cara de pau. Nossos senadores encontram inspiração nessas pregações já de longa data.
    Fico triste pelas pessoas enganadas.

  55. Incrivel a arrogancia de uns poucos(06 de gatos pingados),contestando a volta do Dado de 08 roças, e eles não aceitam a derrota…Este tipo de pessoa egoista,nunca vai percebe pque perdeu.Deram a vitoria para o Dado de mão beijada,nem se questionaram que a panelinha derrubo eles.(carlinhos,samambaia,pedro,mirela),e a inveja do unico ali,que jogo limpo e soube joga..A diferença do Dado para os outros participantes ,é brutal…Dado ganho com méritos.

  56. Para alegria dos leitores que reclamaram dos meus textos sobre o “BBB9”, não pude dedicar a mesma atenção ao reality show “A Fazenda”, da Record. Assisti apenas alguns episódios e não cansei de me espantar com a semelhança, em inúmeros aspectos, com o reality global.(2) Bem, posso enumerar algumas diferenças! Sendo imparcial fica mais fácil ver as diferenças! Vamos lá, no BBBficam(os participantes) de papo pro ar enquanto na fazenda tem trabalho! E a cada semana que passa aumenta os serviços, pois ficam menos pessoas. Na fazenda mostra como pessoas da cidades se sobresaem com serviços rotineiro de uma fazenda(em pequena escala é claro) enquanto no BBB só alegria! O tipo de votação é aberta (democrática) na fazenda, enquanto no BBB só as escondidas (para criar entriga entre os participante) Há punições quando o peão ou os peões não cumprem suas tarefas, no BBB não ocorre isso (simplesmente por não terem obrigações). Outras tantas diferençasque para muitos podem passar desapercebida,que claro ocorre como lustre colunista, talvez por acaso ou simplesmente por ser robotizado!

  57. Não gosto deste ” programas” não importa o canal , tambem não tenho nada contro quem assiste, agora ficar debatendo quem dever sair , ficar quem fez isso ou aquilo , é muita alienação ,o pais pegando fogo , o povo sendo assaltado a saude falida Sarney , Renan e Color loteando o senado com apoio de Lula, e o povo preocupado em que o ” DADO” ou sem lá quem ganhe o programa , da para entender porque qualquer “bolsa” rende 80 % de popularidade , e viva o povo…

  58. TODOS SABEM QUE ESTE SITE PERTENCE A GLOBO. VC SEMPRE CALOU COM AS FALCATRAUS DA GLOBO. AGORA REFORÇA MINHA OPNIÃO SOBRE VC. PAU MANDADO DA GLOBO SÓ ESCREVEU SOBRE RECORD PARA CRITICAR E AGORA QUE A RECORD FAZ SUCESSO É PQ IMITOU AGLOBO. ME POUPEEEEEEEEEEEEEEEE

  59. Gastaram muito dinheiro nesse programa A Fazenda. Alguem sabe me dizer de onde vem tanto dinheiro assim pra record queimar em seus programas chatos e fúteis?

  60. Não entendi o motivo de tanto espanto com relação a cópia “bem sucedida” do BBB…tudo na TV é copiado….tudo é bem e armado…a única coisa que pude perceber de diferenças entre as emissoras é que no BBB sempre ganha alguém do lado do bem….mais na Fazenda…já não posso dizer o mesmo!!!!!

  61. Vai procurar um trampo muié…um monte de coisa acontecendo no Senado e você advogando para o Dado. Vai fazer algo de mais útil da vida.

  62. Na minha ignorante opinião para a rede record falta uma boa dose de criatividade, pq dinheiro ñ falta pois posso afirmar que todos os artistas da globo q para la foram se venderam e esqueceram quem são e quem os criou e por no minimo o triplo do que ganhavam se renderam a uma emissora repetitiva, com um jornalismo lerdo, que revela só o que existe de pior em nossa sociedade mas contando com a maior tera industria que investe somente basicamente em imoveis e esperar a caixoeira de dinheiro desce a colina. fala serio….

  63. achei exagero certas pessoas dizerem de armação no resultado,inúmeras pessoas daqui de goiás votaram incontáveis vezes nele e não ganharam nada, não pediram, não viram a familia dele. conforme com a realidade ele lutou foi humilhado e venceu o ódio a mentira e a INVEJA………………

  64. ah..e mais achei o final maravilhoso, nem de longe pareceu globo, gostei muito e estou em paz . fico só com pena do carlinhos que vai corroer esta inveja para sempre e isso não é bom

  65. tudo está muito bom.vamos primeiro aprender a escrever.pelo que me consta o português ainda é a nossa língua, seja ela escrita ou falada.

  66. Olá galera!!! Neste pais, o que mais mata e a tal da inveja, Caranba, o cara sofreu o pão que o diabo amassou, teve uma vitoria convicente, foi pra oito vezes, e ainda tem gente questionando a vitoria do cara,ei canbada de gente invejoja,vai aproveitar o teu milhão Dado.

  67. Estes programas não acrescentam nada de aprendizado as pessoas. É muita futilidade e uma falta de cultura de fazer rir. É nós vai; A gente vamos; Eu tava dormindo esta hora. Foi só o que minha filha anotou na hora que estavamos jantando, pessoas de boa aparencia, mas que parecem que nunca passaram pela escola. É triste ver-mos tantas pessoas assistindo estes programas. Um abraço

  68. “EU NÃO ACREDITO”

    Pelo seu comentario vc deve ser um ” fiel” ´socio da Record, ou seria somente membro da IURD ? , não sei se junto com os ” diplomas ” assinados por “Jesus Cristo” vcs recebem tambem cotas de participação na TV , amigo vc está confundindo as coisas , Globo e SBT são EMPRESAS , vivem de assinaturas de programação fechada, patrocionios, propagandas em horários nobres , e e de oferecerem serviços que deem audiencia para cooptar clientes , sem isso tanto Globo como SBT , irão falir , ja a Recor , não precisa disso pois sua fonte de renda é inesgotável ” ao que parece ” a ´fe e a falta de conhecimento torna o povo presa fácil para o Edir Macedo ( Dono da IURD E dONO DA RECORD) conicidencia ? não esperteza . por isso vimos pessoas fanáticas como vc cuidado com falsos profeta (ele ensina isso ? acho q não ..

  69. UM país de pobres incultos, com um presidente que só tem o curso primário (mal feito, com certeza…) só podia ter essa televisão. Pra frente pobreza, viva a escuridão…

  70. LI SEUS COMENTARIOS E FICO ASSUSTADO COMO PODE UMA PESSOA QUE É COLUNISTA DA TEM TAMANHA PEQUINEZ PARA TECER UM COMENTARIO DESSES SERÁ NÃO VÊ QUE TODA A AMERICA LATINA E VITIMA DE CÓPIAS DE PROGRAMA DESTE TIPO NÃO É A RECORD QUE COPIA SÃO TODAS O BBB E A FAZENDA E MUITOS OUTROS PROGRAMAS DA TV BRASILEIRA SÃO COPIAS PACOTES PRONTOS E NÃO PODE FUGIR DAQUILO QUE ESTA NO SCRIPT – OLHANDO POR ESSE PONTO VEJO QUE SEU COMENTARIO É IMPARCIAL – ESTA TENTANDO PASSAR A IDEIA DE QUE A GLOBO FAZ OS OUTROS COPIAS – GLOBO FAZ M……. NENHUMA – ATÉ A ABERTURA DA NOVELA DAS OITO E COPIA DE UMA TV INDIANA. ARE BABA!!!

  71. É verdade que nos dois casos “big brother” e “a fazenda” não há nada a ser considerado pois são verdadeiras odes ao absurdo e futilidade. Mas, fica sempre a sensação que a Record ao imitar a Globo consegue expor as suas idiosincrasias e besteirol que tanto deturpam a função social dos meios de comunicação. Fica evidenciado o grau de alienação reinante nas tvs brasileiras e seria interessante que todos os brasileiros e brasileiras repudiassem tais programações. Fora a idiotização nos meios de comunicação no Brasil!

  72. Não é uma questão de cultura. Esse negócio não existe mais. O que existe é o bom e o mau gosto, e nesse aspecto a programação da record não fica atrás da globo. Ou alguém vai dizer que o Faustão, “fantástico”, que até hoje não entendi o porque do nome, jô soares, ana maria braga, xuxa, altas horas, toma lá dá cá, caceta e planeta, etc., são de boa cultura ou bom gosto? Acho bom a globo melhorar a sua programação ou vai perder o primeiro lugar já já.

  73. Acho que a imitação pode ser boa quando há inovações como no caso da Record…..Não gosto do BBB mas gostei de A FAZENDA…Gosto mais da vida de celebridades do qua a vida de desconhecidos…É interessante observar o comportamento deles em situações limite…..De qualquer maneira não é sempre que estamos dispostos a papos cabeça e observar o mundo cão no qual vivemos…Relaxar e rir é bom e merecemos um pouco de lazer.todos os dias…Quem não gosta de sair de vez em quando da vida real????

  74. REALMENTE ESTES REALITY SÃO UM LIXO CULTURAL, E AINDA MAIS AINDA QUANDO SÃO COPIADOS DE UMA MANEIRA TOSCA COMO A RECORD

  75. Todos os participantes q foram no desafio da passarela receberam por isso,chegaram a oferecer 200 mil ao Carlinhos falso,pq quando foi a vez de Dado ir (de 1º ele ñ queria) e quando foi pra 100 mil falaram q era p/ uma instituição somente o dele.E o resto q foram na passarela? Nem eu aceitaria isso,Pq só com ele? Se fosse com todos tudo bem,mas apenas com o Dado?!!Temos q olhar p/ o próximo sim,mas sem esqueçer de olhar pra nós tbm . Eu ñ subiria se assim fosse.Ele ñ é melhor do que ninguém,mas tbm ñ é o pior.Ahh e enche o saco essa história de q ele bateu na Luana,vejam 1º o vídeo bem e vejam direitinho assim como eu vi umas 4 vz,pra se ter certeza disso msm.Pq com aquela Luana eu ñ bateria não,meteria era a po…da mesmo,quela sebosa .

  76. Vc e um mero puxa saco da globo, a globo nada se cria tudo se copia. A globo so andar copiando programa de outras emissoras estrageiras, tipo soletrado,bb, e outras programaçao.

  77. Esse artigo seu é ridículo. A globo não é absoluta e esse formato de programa é internacional. qualquer pessoa que defenda os métodos da globo é ridícula e é isso que vc é. Ô Maurício, deixa de ser babaca e vai preocupar com coisa mais importante, o seu torcedorzinho de um time de merda.

  78. O grande mago da comunicação, Abelardo Barbosa – Chacrinha, já dizia com muita propriedade: (na televisão) “nada se cria, tudo se copia”.
    O programas “reality show” brasileiros nada mais são do que cópias dos programas de mesma linha do exterior.
    Não assisto e nem pretendo assistir a essa “imbecilização”, mas, dizer que um é cópia do outro é ignorar que ambos são meras reproduções de outros programas semelhantes que obtiveram sucesso lá fora.

  79. Pessoal , fiquei sabendo pela imprensa que a nos cultos da universal eles falam para as pessoas bloquearem a Globo , não assistirem , vcs acham que isso pode , por este motivo estou solicitando a todos os meus conhecidos e funcionario para bloquearem a Record

  80. Meu caro Mauricio. Isto que você comenta agora eu já venho colocando em todos os comentários que fiz. Aqui em nossos programas de TV tudo imita tudo., principalmente o lixo. Meus parabéns por encontar alguém acordao e ligado nas imitações. O pior que quase sempre imitam o que não presta…

  81. infelizmente programas como a fazenda e tantos outros que não vale mencionar são vistos por pessoas que não visam o aprimoramento cultural e vibram com a mediocridade e fofocas e o pior acreditam que tudo é verdadeiro..pois na televisão o desenrolar das programações são pré estabelecidos..concordo com o Pantoja..a Recod sempre será rica..pois os depositantes na conta do Sr. Edir Macedo sempre serão enganados. Que Deus tenha piedade deles..um abraço

  82. Nossa como esse povinho gosta de posar de intelectual.

    Eu acho isso uma tremenda besteira pq falando certo ou errado o importante é passar a mensagem se o outro entender é o que basta,

    Pra que forçar uma coisa que não faz a pessoa feliz como falar corretamente, ter postura à mesa etc.

    Quem quiser fale corretamente se porte com finesse mas deixa os outros cada um no seu quadrado.

    a unica certeza é que vamos morrer e não vamos mais precisar de nada disso

  83. Eu acho que a RECORD queria (com a vitória do Dado), continuar com seu nome na mídia e também tentar desfazer o “vilão” que o ator se tornou, por tantas confusões que já arrumou. Porque é lastimável que ele tenha ganho essa “MARMELADA”, sem cabimento. Os únicos que mereciam ter ganho este reality eram: Pedro e Carlinhos. O Dado nem pra final merecia ir!

  84. Caro Mauricio, alguns comentários aqui postados beiram o patético…Talvez seus autores compusessem um grupo mais interessante que o de ‘A Fazenda’ ,se fizessem parte de um reality show cujas provas fossem baseadas em seus conhecimentos da língua portuguesa…

  85. não acredito que seja copia, pois assim como ja existia o bbb também existia o the farm, não foi criado do dia pra noite. E em relação ao público preferir a cópia do que o original não é pela cultura e sim pelo fato do cansaço de ver uma emissora empurrando guela abaixo o que pensa ser o melhor do país – a fuga das pessoas para a rede record é pelo fato de poder ver algo novo, com pessoas diferentes(cansei de ouvir que aquela debora secco é a tal, mas nem aqui enna china/éa globo que quer que pensamos assim, como tem muita gente fraca e convenhamos ela é mais uma atriz porno para globo do que estrela) e se naõ for o novo como uma roupagem diferente, melhor(jornalismo) e sem contar que o programa Hoje em dia não é cópia de nenhuma programação da globo e o melhor programa de entreternimento no momento do pais

  86. Esse reality show pelo jogo ou estratégia não poderiam ter ganham: DADO, THÉO BECKER E A BABI XAVIER… O restante mereciam sim, desde que o Théo Becker saiu da AFazenda, o Carlinhos e o Pedro eram os favoritos dos peôes e do público aqui fora… O Dado ganhou porque é bonito, e quem vota são as adolecentes carentes, prá elas qualquer rostinho bonito serviria, sem se importarem com o histórico. DADO É GANHADOR DO REALITY SHOW(POR CONVINIENCIA DA EMISSORA E DA FAMÍLIA DELE) E CARLINHOS É VENCEDOR DO PÚBLICO E DA VIDA.

  87. A primeira emissora brasileira a produzir um “reality show” foi o SBT, com Casa dos Artistas, não foi a Globo. É deprimente ver que pessoas pretensamente cultas, que escrevem sintaticamente bem não têm a menor percepção das coisas. Parece que procuram formar o seu pensamento a partir do que ouvem dizer e pensam que é bom. A Fazenda inovou, quem não inovou foi a Globo, quando fez um formato de programa igualzinho ao que existia no exterior, inclusive com o mesmo nome.

  88. Esse reporterzinho…só pode ser da globo.É mal informado(que vergonha).Aglobo,não inventou o reality,A Fazenda(entendeu filho).A Record adquiriu os direitos do criador do reality(the Farm),e montou seu progama. Você(reportezinho),é um coitado anônimo(Desconhecido pelo público geral),e quer aparecer sendomais um “puxa saco” da globo.Você é que tem a globo como sua religião e não aceita que outras emissoras possam almejar o progresso e sucesso ao investir em qualidade e conquistar o público.

  89. DADO SÓ ATINGIU ESSA PORCENTAGEM PORQUE FOI COM A DANI CARLOS PARA FINAL, ALIÁS, NUNCA OUVI FALAR DESTA MULHER ANTES… O CARLINHOS SAIU ANTES PRA NÃO TER QUE DISPUTAR COM O DADO, JÁ QUE SERIA UM FORTÍSSIMO CANDIDATO. SE EU FOSSE O CARLINHOS, DEPOIS DESTA, EU CAIA FORA DESTA EMISSORA MANTIDA PELOS TÃO LEIGOS E IGNORANTES DA IURD!

  90. Para começo de conversa, a IURD não tem nada a ver com a Rede Record. E o Bispo Macêdo prega o que todos procuram: a FELICIDADE.
    A propósito, sou membro da IURD com muito prazer e não sou alienado. Pelo contrário, sou LIVRE. E só os livres são felizes.
    O que eu entrego na Igreja, como o DÍZIMO, é sinal de inteligência e não de fanatismo. Idiotice é falar do que não se conhece e ser alienado à “emissora globo” que, todo lixo que envia, come e diz que é bom.
    Se há alguma coisa certa no que você diz, oh espertinho, é que a cultura é um LIXÃO. E tudo o que não presta lá de fora, é trazido para o Brasil. E tem mais: (para quem citou) o Presidente Lula não pode lutar sozinho, porém, faz muito pelo Brasil…

  91. Não sei porque tanta admiração pelo Carlinhos, ele solta pum, fala asneiras e já disse que nem quer saber da mãe. É um bom humorista e mais nada!

  92. Gostei da Fazenda, melhor que BBB. Só não gostei da marmelada que fizeram, deveriam pedir desculpas para quem viu todo o programa. Era uma boca só, final Carlinhos e Pedro.

  93. OLHA GENTE, EU VEJO ESSAS MENSAGENS E FICO INDIGNADO, POIS PESSOAS QUE FICAM FALANDO QUE A GLOBO COPIA OS PROGRAMAS DAS TVS AMERICANAS(PELO MENOS COPIA MUITO BEM E TEM UM PADRÃO DE QUALIDADE INVEJÁVEL), AGORA EU QUERO SABER SE ESSES(ME DESCULPEM O TERMO) IDIOTAS NÃO SÃO DAQUELES QUE FICAM PAGANDO PAU PRÁ TUDO QUANTO É COISA AMERICANIZADA, COMO MÚSICA, ROUPAS, CALÇADOS ENTRE OUTROS E NÃO DÃO VALOR AS COISAS DO NOSSO PAÍS E NÃO VENHAM ME DIZER AS FRASE DE ALGUNS BABACAS QUE JÁ ME FALARAM: MAIS AQUI NÃO TEM NADA QUE PRESTA, POR ISSO GOSTAMOS DAS COISAS DE LÁ, ENTÃO NÃO FALEM DA GLOBO. E ANTES QUE ALGUM PAMONHA DESSES VENHA ME DIZER QUE ESTOU DEFENDENDO A GLOBO OU SOU POBRE E POR ISSO GOSTO DE TV, PELO CONTRÁRIO, GOSTO DE TV E NÃO ESTOU DEFENDENDO NINGUEM, E QUANDO NÃO GOSTO DE ALGUMA COISA QUE PASSA NA GLOBO, TROCO DE CANAL, OU ATÉ MESMO VOU ESTUDAR. PAREM DE SER IDIOTAS E SE OLHEM NO ESPELHO E PENSEM ASSIM: PAREI DE PANACA. ME DESCULPEM AS PALAVRAS MAIS FORTE, MAS SÓ DÁ VONTADE DE FALAR ESSAS BOBAGENS, SOU POBRE, MAS SOU EDUCADO E JAMAIS VOU SER MANIPULADO POR TV ALGUMA.

  94. NÃO FIQUEI NEM UM POUCO SURPRESO COM A VITÓRIA DO DADO, POIS É NOTÓRIO QUE JA ERA CARTA MARCADA.

    A TV RECORD A LÉM COPIAR A GLOBO É UMA TV REPETITIVA, POIS A MATÉRIA QUE PASSA HOJE NA PARTE DA MANHÃ SE ESTENDE POR MAIS DOIS OU TRÊS DIAS EM VÁRIOS PROGRAMAS DE JORNALISMO.

    DAQUI A POUCO TEREMOS EVANGÉLICOS DA UNIVERSAL E OUTRAS IGREJAS ARMADOS ATACANDO OUTRAS RELIGIÕES E EMISSORAS. AQUI VAI VIRAR UM AFEGANISTÃO.

  95. Stycer adoro os seus textos, mas aqui só tem gente metida a besta. Fala sério Celina!!!! Deixa de ser babaca.

  96. SR. MAURICIO EU NÃO VI IMITAÇÃO NENHUMA ENTRA AMBAS EMISSORAS ,O QUE VI FOI A RECORD SER SUPERIOR NA APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA GOSTEI DO SR. BRITTO JR. SUPEROU O SR. PEDRO BIAL EM TUDO A REDE RECORD AO MEU VER TIROU MAIS PROVETO DO PROGRAMA DO QUE A EXPERIENTE REDE GLOBO E O SR DADO DOLLABELLA FEZ POR MERECER O PREMIO, UMA PERGUNTA QUE EU NAO ENCONTREI RESPOSTA AINDA é COMO AS EMISSORAS DE TELEVISÃO COLOCAM PESSOAS SEM NIVEL ALGUM DE PROFISSIONALISMO PARA ATUAR EM SEUS PROGRAMAS SE FOSSE EM OUTRAS EMPRESAS SERIA IMPRESINDIVEL CURRICULO E CURSOS SUPERIORES PARA PLEITEAR ALGUM CARGO, VI NA TELEVISÃO ATRAVES DE A FAZENDA DITAS ESTRELAS SEM A MENOR COMPOSTUDA E EDUCAÇÃO NO CASO O SR. CARLINHOS O SR. PEDRO E A SRA DANIELE SOUZA SE EXIGE TANTO AQUI FORA E NA TELEVISaAO ENTRA QUALQUER PASPALHO.

  97. fiquei indignada e perdi a vontade de assistir o programa depois
    que o CARLINHOS saiu. Marmelada pura,falta de respeito com o publico, a mae do Dado deixou escapar que pagou as pessoas
    para ajudar o Dado.

  98. hj em dia tudo q passa vem de fora desde o esquadrão da moda,Super Nanny ao 10 anos mais jovem dentre outros. Isso não quer dizer nada.

  99. Concordo que houve uma grande marmelada, o mais chato vai ganhar como? O Carlinhos e o Pedro mereciam muito mais e foi a pura manipulação

  100. iuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuvitória pro DADO fora pras mariquinhas que agora vão cantar juntinhas….o imitador do pai com o ogro…Voces viram o rpograma inteiroo ogro querendo ser cantor. fofoqueiro sem carater…O Dado nunca falou mal de ninguem …enquanto isso a panela ferveu ebaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  101. O bbb não é igual fazenda pelo simples fato ,de que o bbb se dis um programa de reality onde as pessoas seria pessoas comuns e não artistas e o que vemos são um m umas duas pessoas mais ou menos comum e resto para mim todos conhece alguem do meio.Queria ver colocar uma lavadeira,pedreiro,feirante e um tres morador de favela.pelo menos a fazenda ja são do meio e a jente sabe.Carlinhos vc é o grande campeão o Dado é uma farsa.

  102. É UMA MARMELADA FIQUEI SABENDO QUE O LEONARDO,PEDIU PARA TIRAR O FILHO DELE PORQUE LE SE SENTIU MAL EM UMAS DAS PROVAS …

  103. vou apenas expressar aquilo que sinto em relação aos realitis, e um meio de manter pessoas frente a tv para assistir anuncios de promoção pagos e propagandas de grandes empresas de alimentos comunicação e montadoras. apenas para vender anuncios.

  104. Incrivel Mauricio, a sua teoria deve mesmo estar certa.

    Lendo os comentários pode-se observar pessoas “bitoladas”, pseudo-adoradoras do programa da Record, que não enxergam ( ou não querem enxergar ) que a Fazenda é uma cópia descarada do BBB, bem como também ignoram cegamente a completa ingerência que a IURD tem sobre a Record.

    Quanto a qualidade do programa a Fazenda, não vou nem perder o meu tempo comentando….arf !

    Me impressiona, e muito, a quantidade de pessoas que não desejam raciocionar por sí próprias.

    Abraços,

    Blog Carioca

  105. A INVEJA É IGUAL SAPO….

    TEM O OLHO GRANDE MAIS VIVE NA LAMA…

    DADO CAMPEAO…

    QUE PALAHADA O LANCE DA PASSARELA HEIM…SE EU FOSSE O DADO PEDIU 200,00 PARA A PESTALOZZI O AMARELAO IA LER 200,00 POR NADA…GRRRRRRR

  106. ai mauricio stycer foi ótimo atrações diferente bbb e a fazenda adoro o bbb sempre eu assisto e o limite também mais entrou depois da fazenda parabéns record pogramação diferente.

  107. O BBB é um bando de gente à toa que só sabe comer, beber e dormir, chega a ser irritante. Na Fazenda os peões pelo menos pegam no pesado.
    Como pode ser cópia?

  108. A vitória de Dado era prevista, óbvia! A IURD/RECORD personificou, a susposta perseguição da Rede Globo
    ao anunciar o “bad boy” carioca como vencedor.

  109. Olha eu sei que não vai publicar, mas o que a rede Record ganha com programa ( patrocinador ) como a Fazenda e a Globo com o BBB é muitoooooooooooooo dinheiro, poderia dar um milhão para o ganhador e mais um milhão dividir para algumas instituições a ser sorteada no final do programa , mesmo assim sobraria muita grana ainda

  110. quero avisar aos desavisados que reality show é um fenomeno mundial criado nos estados unidos e não criação da globo, portanto a globo copia reality show, copia futebol copia shows copia tudo, charinha já dizia na televiso nada se cria tudo se copia

  111. eu achei legal mais ja no final do programa ficou tudo muito “ridiculo” pois esse DADO e um OTARIO podre de RICO a RECORD ainda deu mais dinheiro pra esse babaca na minha opiniao quem tinha que ganhar seria o CARLINHOS fora isso eu achei o realyt muito bommmm…..

  112. PODERIAM CONVIDAR PESSOAS NÃO FAMOSAS EU IRIA ARRARZAR POR LÁ E SE TIVER UM CARA LÁ IGUAL AO CARLINHOS BATO MTO NA CARA DELE PRA APRENDER TER VERGONHA E NÃO INVEJAR NINGUEM KKKKKKKKKKKKKKKKK

  113. achei muito bom, dentro dos recursos possiveis de uma emissora que disputa nada mais que 2 ou 3 lugares, pelo menos os participantes (peões) eram bem mais reais, sem ter um scriptt já pronto. parabéns REDE RECORD golaço

  114. sao duas babaquices nao sei qual e pior mais quem ganha dos troxa sao eles pois ve quanto essas emissoras ganham com estas porcarias mas sempre tem algem para pagar para eles

  115. É interessante ver como um comentarista insignificante critica duas emissoras que lideram a audiência da tv no Brasil e especialemnte a Record, que vem sendo admirada não só no Basil como no exterior. Pelo tipo de comentário, percebe-se que além de não entender nada de TV aberta, demonstra uma expressão de inveja.

  116. foi armação desde o começo, o DADINHO Já sabia que iria ganhar este milhão só simplesmente participou, com tudo armado desde o inicio.

  117. Quem é Maurício Sticer? Estou com o colega Lion,qual a representividade deste que se diz crítico de coisa alguma ? Um reporterzinho de… que no mínimo deve estar ganhando algum da Vênus de Platina.Ainda perdemos nosso tempo em vim aqui comentar e darem espaço a este idiota.

  118. Não foi diferente da hipocrisia que reina na politica nacional, aliás a grande maioria dos votos devem ter vindo desta área, que tem dinheiro para votar, e afinidade de sobra com o vencedor. Seria um paradoxo ganhar o carlinhos com sua ética, honestidade, sinceridade, franquesa, ou um Pedro com as mesmas virtudes e seriedade e educação que muitos pais desejariam ver em seus filhos, tenho orguho de não me parecer em nada com o vencedor e me identificar com carlinhos e Pedro que perderam sem abrir mão dos valores fundamentais do ser humano.

  119. Não percam tempo comentando, t udo foi um grande teatro, de acordo com os interesses comerciais da tv.
    Fazem telespectadores de TOLOS, aliás o Brasil é um país de TOLOS.

  120. Cara TOSCO e ainda quer que a gente leia os seus comentários,vê se enxerga o reportezinho de porta de sindicato criticar uma emissora como a Record a 2ª em audiência.Como o TOSCO mesmo escreveu ñ acompanhei a Fazenda toda se ñ acompanhou como pode fazer comparações o TOSCO devia observar que na fazenda pelo menos os participantes faziam algo de últil como por ex: Tirar leite da vaca,cuidar de alimentar os animais etc… enquanto no BBB os participantes ficam andando de um lado pro outro,dormindo o dia todo e mostrando partes dos corpos muitas das vezes cheio de celulite,estrias etc… Se manca e vai escrever jornalzinho de condomínio q de crítico vc ñ tem nada rsrsrs.

  121. a forca da REDE GLOBO,SBT,BANDEIRANTES….ETC,e a audiencia,..RECORD sao os fieis ,assim fica facil ser o melhor,estes sao fatos veridicos.quem defende esta emissora,sao somente os fieis da igreja universal.VOCES AINDA NAO ENDENDERAM ?

  122. Esse tipo de programa e um apelo a audiencia, reforcada pelo tanto de anuncio publicitario aglomerado em uma unica producao. A vitoria do Dado Dolabela mostra a mentalidade de um pais recheada de machismo e q apesar do numero crescente de denuncias nas delegacias das mulheres ainda nao agregou o significado da Lei Maria da Penha. Um cara que responde a um processo por agressao fisica a ex namorada ganhar um reality show e um verdadeiro absurdo.

  123. CARO MAURÍCIO, SE EU FOSSE VOCÊ PARARIA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL DE ESCREVER SOBRE O LIXO TELEVISIVO QUE, A globo E A record EMPURRAM GOELA ABAIXO DO POVINHO BRASILEIRO. PROGRAMAS FÚTEIS COMO ESTES INFELISMENTE ATRAEM MUITOS IGNORANTES E CONSEQUENTEMENTE MUITOS DESSES IGNORANTES MANIFESTAM-SE ATRAVÉS DA SUA COLUNA, FATO QUE AOS POUCOS VAI TORNANDO ESTE ESPAÇO INSUPORTÁVEL. PENSE NISSO POR FAVOR!!!!!!!!!!!!!!.

  124. Para Ale: Sim, sou fiel ao Bispo Macedo porque foi com ele

    que aprendi a ser fiel a DEUS.

    Agora , nosso colunista aqui é bem mais fiel a Globo!!!!!!!

    Meu comentário sumiu!!!!!!!!!!!

  125. olá não estou defendendo ninguem mas eu acho que essa historia de uma imitar a outra vem de longa data tipo: todos os programas da globo como lata velha, bbb , jo , lar doce lar . todas são imitaçao americana , inglesas e dentre outras , entao a Record tem que ir fundo mesmo, já que no brasil ninguem tem criatividade.
    abraços.

  126. Tenho que discordar de você Sr.Mauricio.
    A Fazenda e o BBB(as 9 edições) não se parecem em nada, a nao ser pelo fato de ser um reality.
    No BBB, os participantes ficam incrivelmente ociosos, o que na fazenda nao acontecia.
    No BBB são anônimos tentando a todo custo ganhar dinheiro, e as mulheres querendo mostrar suas partes ítimas a todo custo.Em A Fazenda, querem ganhar dinheiro, mas, as que mostram o rabo já tem os rabos conhecidos.
    quando comentar, assista o programa primeiro.

  127. Se o sr. não assistiu a Fazenda (eu assisti TUDO) porque disse que o povo quer que Record imite a Globo, porque venceu um “rapaz de classe média da zona sul do Rio”?
    O senhor não deveria falar só sobre o que conhece ?
    Assim é fácil , ganhar dinheiro fazendo criticas aos programas de televisão sem assistir, só na base do “achismo”

  128. Como acabei de dizer no caso do Twiter da Xuxa, quem não tem competência, não se estabelece e dei de cara com esta afirmação agora. Quem escreveu esta matéria afirmou não ter assistido A Fazenda e ateve-se a fazer um cometário infeliz. Sinceramente, não vi compração alguma entre o falido BBB e A Fazenda da Record. São visões diferentes, formatos diferentes. Portanto, quem comentou é bem puxa saco da Globo. Acho que quer trabalhar ou já trabalha para esta emissora. Aconselho, antes de escrever besteiras, conhecer os fatos.

  129. Quem fez esta matéria, se diz um jornalista. Achava que os jornalistas deveriam ser imparciais. Deveriam informar os fatos e deixar aos leitores a conclusão. Não sou Record e nem Globo, mas acho que existe no comentário dele a maldade que a segunda emissora semeia pelos quatro cantos do Brasil e do Mundo. Não gosto deste tipo de profissional.

  130. O sujeito se você mesmo disse que não assistiu ao programa, porque quer dar pitaco? Vai falar bem da Globo, que é o que você gosta.

  131. Quero deixar para todos que estão participando desse forum,a minha visão sobre essa tão famosa frase do Chacrinha:”Na televisão nada se cria,tudo se copia”.A questão é: “Para se copiar alguma coisa…alguém!!!,tem que a ter criado”.Então…
    Como se explica isso?Na verdade os que tem a felicidade de criar alguma coisa popularmente aclamada,sem dúvida será copiado ou receberá pelos direitos,para que se use o modelo criado.Então dessa forma,”Nada se cria e tudo se copia”,não é verdade.
    É só refletir no que eu disse,e não repetir pensamentos sem analisá-los.

  132. nao acho imitacao da record, e si as emissoras todas imitam uma a outra fazem quadros, realyte, tudo parecido ate novela entao essa de imitacao e pra quem nao tem o que falar…..se for analisa e tudo a mesma coisa só que uns com mais qualidade…

  133. Esse programa A FAZENDA, é uma IMITAÇÃO ridícula do BBB. A record faz de tudo pra querer ser melhor que a globo mas não consegui. Só quero deixar um recado:RECORD, PARA DE QUERER SER O QUE NÃO É, NÃO ADIANTA, VC NUNCA VAI CONSEGUIR CHEGAR AOS PÉS DA GLOBO! A globo pode ser tudo mas vai ser sempre melhor que a record!kkkkkkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *