Duzentas cópias de uma fotografia de Barack Obama, feita por Mannie Garcia, estão à venda em uma galeria no Chelsea, em Nova York. Cada cópia desta edição limitada custa R$ 1.200. Trata-se da imagem que serviu de base para o famoso trabalho do artista Shepard Fairey, usado como símbolo da campanha de Obama à Presidência dos Estados Unidos.
Garcia conta, em reportagem publicada nesta terça-feira no “New York Times” (“Viewing Journalism as a Work of Art”), que a fotografia foi feita no dia 27 de abril de 2006. Fotógrafo free-lancer, a serviço da Associated Press, ele estava encarregado naquele dia de fotografar o ator George Clooney, que havia regressado de uma visita ao campo de refugiados de Darfur, no Sudão. Obama, na qualidade de senador por Illinois, acompanhou Clooney na entrevista concedida à imprensa no National Press Club, em Washington. Durante a entrevista, Garcia fez uma ou outra foto de Obama.
Mais de um ano depois, procurando uma imagem de Obama no Google, Fairey encontrou a foto de Garcia e a transformou. Segundo o jornal americano, o artista dizia que não fazia idéia de qual foto usou – a identificação da foto de Garcia ocorreu graças ao interesse de curiosos, que perceberam a semelhança entre as duas imagens pesquisando na internet.
O próprio Garcia conta que, ao ver o cartaz da campanha de Obama, não se deu conta que fora realizado tendo como base uma fotografia sua. Disse ele: “Como fotógrafo free-lancer, naquele dia eu devo ter feito umas mil imagens. Nesse tipo de trabalho, normalmente, nós fazemos muitas fotografias ao longo de um ano. Eu não lembro de cada foto que eu fiz.”
O “New York Times” recorre então ao crítico Luc Sante para explicar como uma fotografia tão trivial se transformou num ícone do início do século XXI. Sua declaração pode causar algum incômodo aos fotógrafos: Na sua visão, neste caso, há um fator “sorte” envolvido, entre a intenção da foto e o seu resultado final. “É inteiramente concebível que aquela foto tenha sido tirada por uma criança, um robô ou um macaco”.
Apesar de sua foto estar agora numa galeria de arte – e uma das cópias já ter sido adquirida por um museu –, Garcia não se vê como um artista, mas como um repórter-fotográfico. “Digo há anos: ‘Eu não tiro fotos; eu faço fotos’, usando as ferramentas necessárias. Eu tenho câmaras bem caras. Eu poderia programar o equipamento no automático – isso seria ‘tirar uma foto’. Eu controlo tudo”, explica.
O jornal americano cita ainda Anne Wilkes Tucker, curadora de fotografia do Museu de Arte de Houston, que adquiriu uma cópia da foto de Garcia. Ela se pergunta: “Nós teríamos comprado a foto de Mannie sozinha, sem o pôster de Fairey? Eu não sei.” Ao mesmo tempo ela não concorda que se diga que o sucesso da foto de Garcia possa ser atribuído à sorte. Ele estava no lugar certo, na hora certa, diz a curadora. “Repórteres-fotográficos são como atletas, neste sentido”, diz ela.
Com a palavra os repórteres-fotográficos.


Obra de arte, porque no mundo todo,foto de negros que se tornaram obra de arte só de escravos, agora temos de senhor.
Os seres humanos só tendem a elogiar aqueles que não necessitam de elogios. É claro que a foto do Obama é uma obra de arte, pois o mesmo é o atual presidente da nação mais poderosa do planeta. Se elogios o deixassem pateta, provavelmente teria aos seus pés um monte de bajuladores do terceiro mundo e de outros mundos, prontos para lhe estenderem o famoso pires de esmolas, dizendo que seria para socorrer os seus paupérrimos paises. Ele, sabedor disso, dá aquele sorriso maroto e faz como o leão das montanhas (desenho animado) : saida pela direita…
RF
Não só a foto dele é uma obra de arte.

A cara desse negão irado, é uma obra de arte. É só olhar o rosto dele pra ver o carisma.
Senti mais emoção vendo esse cara ganhando a eleição, do que quando o Lula ganhou.
Abraços a todos
Nitro!
Não é só a foto.
E apenas um registro comum.
O que tras esta foto na bagagem e é a história do Obama.
E o pensamento que a 40 anos atrás era impensável ter um presidente negro nos Estados Unidos.
E também que o Obama não ganhou uma eleição travou com Hilary uma batalha gigantesca pela indicação do partido.
É muita história.
Existe semelhança com a icônica fotografia do Che Guevara, que todo mundo já viu em alguma camisa, bandeira ou pôster.
http://photosthatchangedtheworld.com/wp-content/uploads/2008/07/che-guevara.jpg
Embora diferente, o ângulo de baixo para cima, os olhos do fotografado fitando o horizonte, como se vislumbrasse o futuro.
Essa imagem é tão marcada no sub-consciente de todos que representou, para os americanos, o revolucionário que eles estavam precisando depois de 8 anos de Bush e governo republicano. Não foi à toa, embora possa ter sido inconsciente, que escolheram a mesma para a campanha do Obama.
A foto é arte, ainda que de medíocre qualidade. É superestimada, da mesma forma que o próprio Obama, que ainda não mostrou a que veio, é superestimado pelo fator racial.
I’m so tired, I don’t know what to do,
I’m so tired, my mind set on you.
Olá. Acho q seria mais útil escrever sobre o BBB. Ueh. parou pq? Qualquer software de edição de imagem descente faz uma montagem como esta aí apresentada. Cada um rasga o dinheiro como pode. existe louco p/ tudo mesmo.
Fotografar pode ser uma arte ou não… tudo depende do olhar do fotógrafo…
Não é obra de arte. Não passa de um conceito gráfico já bem usado. A escolha das cores foi de bom gosto, mas não vejo obra de arte e muito menos uma peça de conceito forte.
E outra coisa, vamos ver se o cara vai ser tudo isso mesmo. Um negro ter sido eleito nos Estados Unidos é legal, é lindo, mas já deu, né. Vamos esperar pra ver.
É um registro de um espertalhão que usou o espaço que o obama ocupa na mídia para se aparecer,deixemos para reverenciar o obama depois que ele concluir seu mandato e fazer as realizações que se dispor a fazer…por enquanto é só oba-oba que quase não se justifica.
Ninguém tem que esperar pra ver,não é a cor,ou raça que aponta
as qualidades de um homem,branco,negro,amarelo,o que importa é sua capacidade,o apoio da sua nação,e todas as negociações que serão feitas,o mundo não depende de Obama,
o que precisamosmesmo é de Deus.os homens são falhos,vamos torcer por todos governantes do mundo,para não termos mais guerras,precisamos de pacificadores,e não de sanguináriosQue DEUS abençõe Obama..
Marcia voce esta no Brasil,e Obama esta nos EEUU,não seja pessimista. acredite.A foto pode não ser uma obra,mas deu certo.Mauricio apenas celebrizou o momento.
Vá catar coquinho no pasto, babão!
Para marcai.
Seu comentario me parece preconceituosoou vc acha que se resolve os problemas do pais em 50 dias se ele fosse branco talvez vc achasse uma obra de arte este tipo de comentario parece coisa de praticinha
Arte?!
Uma foto comum colorizada com meia-dúzia de comandos em Corel Draw e/ou Photoshop?!
Qualquer insinuação de “conteúdo semiótico nas entrelinhas da leitura iconográfica” é isto mesmo.
O que é entrelinha? Aquele espaço vazio entre linhas de texto.
Reinaldo Pedroso
Obra de arte.
Não importa se é facil ou não de fazer.
O que importa é que fica pra história!
AMEI
Esse OBAMA podera ser um grande reconciliador da America para o mundo e limpar a barra dos seus conterraneos e limpar as cagadas do mr.Busch perante o mundo, tomara que ele continue igual ao começo do seu governo muita vontade e humildade, esse é o caminho Sr. OBAMA, continue assim e não perca o fio da meada, parabens.
24/03/2009 – 19:28
Enviado por: Lima
“Obra de arte.
Não importa se é facil ou não de fazer.
O que importa é que fica pra história!”
Pode ficar para a História(?) como “registro” da eleição de um homem negro para a presidência dos EUA.
Isso, simplesmente, não torna obra de arte uma foto banal.
Reinaldo
Enquanto o presidente BILL CLINTOLL brincava com os charutos em MÔNICA LEWINSK o mundo respirou mais aliviado, ele pelo manos não teve tempo de guerriar com ninguém, pois estava muito ocupado em fazer desparecer seus CIGARS no corpo opullento da bela secretária. O JW. BUSCH Jr, e seu pai o George BUSCH, SÓ PENSARAM EM DESTRUIR, MATAR E LEVAR O MUNDO AO CÁOS. retaliação de Bin Laden ex- amigão do BUSCH pai, deveu-se aos constantes ataques aos paises ARABES. INDUZIU E FINANCIOU O IRAQUE DE SADÃN ROUSEN A ATACAR O IRÃ DO AÍATOLAH KOLMEINE, QUE DUROU 10 ANOS E 2 MILHÕES DE MORTOS E AINDA DESTRUIU O IRAQUE EM 1982, UMA TRAÍÇÃO, UMA VEZ QUE SEMPRE CONTARAM COM A AMIZADE DO IRAQUE PARA ATEQUES NA REGIÃO, ONDE SE PERDERAM 600 MIL VIDAS. O SR LADEN NUNCA O PERDOOU, SÓ ESPEROU OUTRO BUSCH, ´PARA SE VINGAR, E FEZ NA GESTÃO DO BUSCH FILHO. POIS ELE NUNCA FARIA ESSES ATAQUES SE FOSSE OUTRO PRESIDENTE.
E que é mais engraçado, tanto o SADAN ROUSAIN, QUANTO O BIL LADEN ERAM FIGURAS CONSTANTES EM TOSO OS BUFET, FESTAS, RECEPÇÕES, RAPA-PÉ, MELA CUECAS PRESIDENCIAIS NA WHITEHAUSE, (CASA BRANCA) TAMBÉM ESTIVERAM NA POSSE DO PRIMEIRO MANDATO, DO W.BUSCH (PAI) ERAM UNHA E CARNE, (PURO INTERESSE YANKE) DEPOIS SÓ TRAÍÇÕES. E TORRES NO CHÃO. O SR. LADEN REALIZOU A VONTADE DAQUELA PERSONAGEM DE NOVELA DA GLOBO, QUE DIZIA AOS INQUILINOS, ” EU VAI BODA A BRÉDIA NA CHON”
Sim,é uma obra de arte.O homem representa uma quebra de paradigma muito importante,representa a esperança de milhões de pessoas dentro e também fora do seu país,representa a igualdade étnica,mais uma batalha vencida contra o racismo…então,se Tché Guevara foi uma obra de arte,creio que esta também deverá também ficar para a história.
DEPENDE DA MÍDIA QUERER QUE SEJA!
é legal akela q tem o mussum: Obamis! yes, we can changis!
hsuahsuashu
Não! De jeito nenhum, a arte moderna em sí é uma aberração e nem o Obama escapa dessa picaretagem, recentemente visitei um museu em Sampa e uma das “obras de arte ” se resumia a uma mesa de café da manhã posta com frutas e pães apodrecendo (?) lindo não! Aí me aparece um espertalhão e utiliza o momento de confiança no Obama que não é negro, mas mulato mas parece ser um bom homem e cataliza a simpatia dos Obananamaníacos (idiotas que idolatram qualquer um que caia nas graças da mídia).Então não é arte. David de Michelangelo por exemplo era arte.
é ruim hein….com essa cara de bobo aí
JESUS ME ABANA, OBAMA!!!!….QUE COMENTÁRIOS RIDÍCULOS….SOCORRRO!!!!
É obvio que não…
sem contexto essa imagem não diz absolutamente nada.
é que nem as fotografias de Andy Warhol…
Lixo puro… que por brincadeira do destino se transformam em algo de valor, mas como o Lehman Brothers e a AIG nos ensinaram, coisas que parecem ter valor, na verdade não tem valor nenhum…
Como estudante de fotografia, falo da minha experiência: estar no lugar certo na hora certa (pode chamar isso de ‘sorte’) é importante. Mas, se você não estiver preparado (tecnicamente, mentalmente, criativamente), a foto não sai. A não ser que você tenha muita, mas muita, muita sorte mesmo. Por isso, meu veredito é: é arte.
E AGORA MAURÍCIO??? COMO FICA AS PESQUISAS FURADAS DO IG???/ QUEM ERROU VCS OU A GLOBO MANIPULA MESMO??? PQ A DIFERENÇA FOI GRITANTE E EM TODOS OS PORTAIS DAVAM GANHO PRA ANA.
é sim uma verdadeira obra de artes
[...] This post was mentioned on Twitter by Alexandre Inagaki and Mauricio Stycer, Miss Marble Cake. Miss Marble Cake said: RT @inagaki [Foto que Sheppard Farey "recriou" para criar o símbolo da campanha de Obama, por @mauriciostycer: http://migre.me/9wVX [...]