A importância de chamar as coisas pelo nome

A importância de chamar as coisas pelo nome

Outro dia comentei aqui sobre a dificuldade em que Cleber Machado se meteu ao ter que narrar um jogo do Corinthians ao mesmo tempo em que três dos quatros principais times da Série A disputavam partidas do campeonato. Na noite desta quarta-feira, dia de Brasil e Colômbia no Maracanã, Cleber deu um banho na transmissão da Globo. Sóbrio, logo aos 20 minutos do primeiro tempo, teve a coragem de dizer: “A Colômbia está mandando no jogo. Parece até que a partida é em Bogotá, não no Rio de Janeiro”.

No SporTV, a diversão coube a Muller. O ex-atacante estava inspirado. Aos 9 minutos do segundo tempo, depois de Elano errar uma jogada pela enésima vez, ele se soltou: “Será que eu vou ter que ir lá bater a falta? Eu e o Júnior?” No final do jogo, sobrou para Gilberto Silva: “ Esperava o que do Gilberto Silva? É um jogador limitado”.

Já Cleber, na Globo, ousou criticar até Robinho – uma espécie de Pelé para certa crônica esportiva. “(Se) está num dia em que o drible não está saindo, deveria mudar o repertório”.

Irritado, Junior, no SporTV, fez coro: “A seleção brasileira jogou assim: chutão para cima”.

Até Falcão, o mais vaselina de todos os comentaristas, foi sincero esta noite: “O grande Kaká está fazendo falta, porque hoje não está tão grande assim”. No fim do jogo, também disse: “O Brasil não teve competência para ganhar”.

Seria bom se fosse sempre assim, não apenas quando a seleção joga como o Olaria.

50 Replies to “A importância de chamar as coisas pelo nome”

  1. Isso pq o Caio não estava comentando. Senão ele teria a dizer que “as equipes jogam na defesa contra o Brasil” ou então “o Brasil precisa buscar o gol para vencer o jogo”. Ou, quem sabe, “o empate é o melhor resultado depois da vitória”.

  2. Na verdade, para quem ver a seleção jogar, com os olhos de enxergar – como diria D. Helder Câmara – percebe claramente que basta a seleção fazer dois ou três golzinhos mixurucas timecos como a seleção Venezuela e outras afins, para ser endeusada pela grande maioria da crônica esportiva brasileira, sobretudo o pessoal da Globo, capitaneado por Galvão Bueno. Na visão deles, qualquer jogada mais elaborada – dessas que a gente assiste nos campos de peladas deste vasto Brasil, é “coisa de gênio” .

    Essa desculpa que a outra seleção não deixou o Brasil jogar, retrancas, etc. não engana mais. Demais a mais, se for para time que enfrenta a nossa seleção facilitar as coisas, pra que chamar esses medalhões que ganham fortunas lá fora. Nestas condições, coloquem a camisa da seleção nos esforçados, corajosos e abnegados jogadores do time IBIS (Lembram dele?? considerado o “pior time do mundo), comigo como “entregador de camisas”, que eles dão conta do recado.

    Por falar em camisa: porque o Dunga não veste o uniforme da seleção???

  3. É semprre assim. Após uma grande vitória, sempre em adversários mediócres, propagam os jogadores com fotos de dribles, homenagens etc…Aí vem a triste realidade: um time sem tática, jogando por jogar…

  4. A selecao brasileira jamais vai ficar fora de qq copa do mundo, isso se deve a incompetencia das outras selecoes, que conseguem ser piores que a do Brasil. E que a Globo vai acabar dando com os burros nagua, porque a rede Record, vai dar show…

  5. Já faz tempo que perdi o interesse pelos jogos e o futebol medíocre da Seleção.Ontem tentei ficar acordado para assistir a partida mas não aguentei tamanho era o interesse:dormi!!acordei no final do jogo para um melancólico 0 X 0.Pensei comigo: ainda bem que dormi!!E por falar em jogos da Seleção, eles deveriam ser com portões abertos,0800 para todos, assim na hora de voltar pra casa a 01 hr da manhá a raiva seria menor…rss

  6. Enquanto os jogadores do Brasil continuarem jogando individualmente como “estrelas” e não como uma equipe o resultado vai ser daí para pior. O jogo contra a Colômbia era para ser com toques de primeira para envolver o adversário e não com tentativas de dribles que não davam em nada. Mas enquanto os patrocinadores continuarem mandando nas escalações da seleção, teremos que nos conformar com a presença das “estrelas” que se acham craques demais para passar a bola.

  7. O torcedor deve entender que jogos transmitidos pela Globo não recebem críticas porque é parte da política daquela emissora engrandecer suas transmissões esportivas. Contra a Venezuela a seleção apresentou um futebol – exagerando – razoável. Contra a Colombia foi o desastre de sempre. Quantas partidas boas fez o Robinho ultimamente? Elano e Josué são jogadores de esquema bem treinado. Insistir com Gilberto Silva, Kleber e Maicom é brincadeira. Em resumo, os jogos da seleção brasileira beiram o ridículo e a Globo não diz isso abertamente para não perder audiência. Por isso salve o Neto da Band que diz claramente o que o torcedor sente no sofá, jogos medíocres.

  8. A preocupação é o marketing pessoal. Robinho joga para aparecer para mídia, ta se lixando para o coletivo, sem contar que é um pipocão. A s escolhas são equivocadas, jogadores que não têm condiçõesde vestir a camisa da seleção, pois são limitados, sem nenhum talento pra bola( Josué, Gilberto Silva, Maicon para quem meu filho de 12 Anos fez um comentário: SEM NOÇÃO). Dunga, o aprendiz, já mostrou suas limitações, era visível o erro de possicionamento da equipe, marcamos no nosso campo, quando deveríamos diminuir os espaços. Elementar.

  9. Permitam-me me dizer dizer que a Imprensa Marrom de nosso País é burra e captaniada por grandes Grupos Economicos e com grande interesse no enorme volume de dinheiro que rola no mundo do futebol. Num dia você vê em todos, digo em todos os canais endeusarem os mesmos jogadores que jogam recentemente pela seleção ! Agora imagem todos que é esta a Seleçãozinha que irá reperesentar esta Nação na Copra da àfrica de 2014 se conseguir classificar-se. Eu não vou pelo palpite destes papagaios da Imprensa Marrom, pois sou mais Jorge Kajuru, que diz ter se enojado de futebol assim como eu. E viva a Imprensa Marrom que Endeusa os Kakás e Robinhos da vida e todos aplaudem !!!!! Vamos tirar as vendas dos olhos torcedores, pois esta é a pior seleção de todos os tempos…

  10. O brasil não é mais o melhor futebol do mundo .Vamos encarar a realidade , só que o grande problema é que os dirigentes , os jogadores e uma parcela da inprensa nacional acha a seleção repleta de peles , rivelinos, garinchas , gersons …….., tenho pela daqueles torcedores que foram ao jogo , desorganização, mau futebol,noite mal dormida…….ainda bem que não foi o galvão que narrou o jogo , pois este esta no mundo da lua a muito tempo

  11. Depois de ler todos os comentários me vem a lembrança de um “certo” Andrade que jogou no Flamengo…
    Vcs lembram?
    Ocra era um perna-de-pau pra niguém botar defeito, mas, um belo dia o cara faz um golaço pela seleção…Pronto o cara virou um craque da noite pro dia, esse gol correu o mundo e, por causa dele o Andrade foi até vendido para o exterior a peso de ouro…
    Isso que eu relembrei retrata bem como funciona o nosso futebol…um lixo!
    Mas me bateu uma preocupação…onde estará o pobre Andrade?Será que ainda é vivo?Se alguém tiver essa informação, por favor…

  12. Cara no proximo jogo no Rio a CBF vai ter que contratar uns 80 mil figurantes pra encher o Maraca. Porque nem de graça o torcedor carioca vai perder tempo pra assistir a selecinha do Dunga outra vez!!!!
    Fora Teixeira, e leva o Dunga com voce!!!

  13. Fica difícil para qualquer pessoa (até para a mãe dos jogadores) assistirem os NIKE-Atletas desempenharem um futebol tão ruim de se ver. Em alguns momentos do jogo a equipe brasileria chega a ser “incomentável”. Não temos o que falar. Jogadores que já começam suas carreiras pensando somente em transferências, 15%, grandes contratos publicitários.
    FALTA DE HUMILDADE 10 x BRASIL 0.

  14. Enquanto houver patrocinadores e empresario de jogador nosso futebol se limitara a isso , tanto jogador bom aqui no país para que convocar “estrangeiros’ .

  15. cconcordo com a opinião do colunista e de todos os leitores que me antecederam, exceto pela comparação com o brioso e valente OLARIA A.C. Ele, o clube leopoldinense, não merece ser comparado a esse bando de milionários apelidados de craques e enaltecidos por uma mídia capciosa, mentirosa e aproveitadora.

  16. A verdade é só uma, ninguem mais se entusiasma com a seleção brasileira, parece até um time pequeno qualquer, que me desculpe esses times pequenos…..O Brasil é uma piada .

  17. Estou pau da vida. Meu filho de 12 anos está deixando de lado o futebol para fazer voleibol. Culpa deeste MALDITO anão Dunga e sua tropa de pernas de pau. Gente, esta quadrilha está acabando e matando o futebol brasileiro. Será que o povão de arquibancada está errado? Esse Presidente da CBF, sempre acusado de corrupção e, figura carimbada nos palanques destes políticos idem, mereceria ter um infarto violento. Porém só o têm os homens de bem…

  18. Os comentaristas da globo, com raras exceções ,estão ao nivel deste amontoado de empurrador de bola comandado pelo anão metido a treinador.

  19. OLá. Segue o meu otimismo a todos. Precisaram doar ingressos para que o público fosse ao estádio. Dá para imaginar isso? E olha que ainda assim, havia pouco público. Futebol não precisa inventar, basta saber treinar, coisa que nosso “técnico” não sabe.
    Os jogadores estão fechados com o treinador, o Ricardo Teixeira esta fechado com o Dunga, o Jorginho nem se fala. Olha gente, estão acabando com o futebol.

  20. Os medalhões da seleção brasileira só querem saber de pagode e dolares, fora seus incompetentes!!!

  21. Depois do fracasso na Olimpiada, Dunga sinalizou que o brasileiro se contenta com qualquer coisa..bastava ganhar uma partidizinha qualquer..até amistoso…para que a toricda voltasse a elogia-lo. Bom, ~ele esqueceu de dizer que a imprensa também se contenta com qualquer medíocridade..desde que dê ibope…

  22. Tirar o Dunga não adianta, pois existe um “Teixeira” comandando a CBF, portanto, qualquer um que aceite o cargo, terá que seguir sua cartilha. Só o Felipão não aceita, por isso, não está na seleção.
    Por que não se convoca bons jogadores aqui do Brasil (“Teixeira, Nike, Galvão, Globo não deixam). Eu garanto que bem treinados (por um Felipão, é claro), fariam bem melhor.

  23. Cara no proximo jogo no Rio a CBF vai ter que contratar uns 80 mil figurantes pra encher o Maraca. Porque nem de graça o torcedor carioca vai perder tempo pra assistir a selecinha do Dunga outra vez!!!!

  24. Ontem, antes do jogo comentei com dois amigos meus que há algum tempo atrás, nos dias de jogos da seleção havia todo um comentário e expectativa a respeito, isso já nem de longe acontece mais, sequer conseguem encher um estádio!!! Creio que o péssimo futebol “apresentado” deva se a falta de conhecimento da comissão técnica e do baixo nível técnico de muitos jogadores “selecionados”: Gilberto Silva, Josué, Elano, Jô, Mancini, entre outros… são jogadores no máximo medianos. Ah, eu tive a infeliz oportunidade de assistir no Pacaembú o Jô quando ainda “jogava” pelo Corinthians, ele é realmente horrível, não tem nível sequer para ser profissional.

  25. nem se me desse ingresso eu iria ver essa porcarria de seleçao seleçao de bonecos marricas a midia ainda vem com essa de elogios para esse tal robinho que esta ai simplesmente porque veio do santos e é afilhado do pele, e o kaka ,o que que isso ,tive na italia no ano passado e nao escutei boas noticias do mesmo pois os torcedores do milan os que escutei me disseram que queria ve-lo fora do time quando a seleçao de fato for mesmo um seleçao ai sim teremos orgulho da mesma.

  26. Concordo com vc xará…prefiro muito o Cleber Machado do que outros q tem por ai…pq ele fala o q tem de falar doa a quem doer, e não fica bajulando os cara…

    Parabéns pela matéria.

  27. Tudo é voltado para o pior. Até o horário dos jogos noturnos a poderosa Globo conseguiu atrasar, para não prejudicar a sua novela. E o Ricardo Teixeira faz na hora, para não ficar mal na fita da emissora. Ele bem se lembra quando os Marinho pegaram no seu pé no Jornal Nacional. A torcida é mero detalhe…até acordarem e ninguém – nem de graça – for mais a um jogo da selecinha, em forma de protesto. Aí, quero ver……………

  28. Dunga o TÉCNICO que fica SEGURANDO O QUEIXO o jogo inteiro em volta do gramado, ninguém merece!!!!
    O Felipão, Luxemburgo, Murici, Leão, etc,. técnicos bem sucedidos, viram bichos durante o jogo, isso faz muita diferença.

  29. ainda bem, que o Jô não fez gol, senão os patrocinadores iriam colocar os seus pés na calaçda da fama tambem, juntinho com Zico e Pelé… futebol brasileiro…..infelizmente…acabou…é só $$$

  30. O Robinho é esse jogador fantástico q a imprensa paulista diz ser?
    P/ mim, não é isso TUDO q DIZEM…

  31. Esperar o quê de uma seleção que tem o Jô no ataque, Júlio César no gol e o Dunga no comando???

    Hahahahaha… que piada.

    E o Robinho, que é o maior jogador-enceradeira que existe. Ele é a versão 2008 do Zinho, lembram dele?

    Contratem o Luxemburgo ou o Muricy logo e mandem o Dunga treinar o… o… não, manda ele pra casa.

  32. Robinho só joga mto qdo é c/ times relativamente fracos…ELE É RIDÍCULO !!

    MESMO FORA DE FORMA , O RONALDINHO GAÚCHO TEM VAGA NESSA SELEÇÃO !!

  33. Está na hora do anão cantar a musiquinha “eu vou.. eu vou, pra casa agora eu vou.. parará ti bum bum bum” e se mandar de volta para a casa da Branca de Neve Teixeira, junto com o Jorginho Feliz e comissão Zangada. Ah! que saudade do Felipão. Mas esse, nem pensar; ele tem personalidade e não se submete ao todo poderoso Ricardo.
    Lamentável…

  34. Nem vale apena comentar, acabaram com o circo do POVO. O negocio é crise dos Gringos.É isto que está vendendo no momento.

  35. BUÁAAAAAAAAAAAAAAAAA, estou com sono………BUÁAAAAAAAAAA tambem quero colocar meus pés na calçada dos craques da CBF e NIKE

  36. Kaká, o pior entre os melhores jogadores do mundo, o nível do futebol mundial está em baixa, Se considerarmos: Pelé, Ronaldo, Rivaldo, Romário, Ronaldinho, Maradona, Zidane,Platini, Baggio, etc,. Sem contar jogadores como Rivelino, Tostão, Garrincha, Zico, Falcão, Socrates, Edmundo. Ademir da Guia,Pedro Rocha. O Kaká é apenas um bom jogador.

  37. enquanto não fizerem uma seleção sem essse medalhões que se acham simi-deuses porquer jogarm no exterior teremos sempre um futebol medrioce ha não ser que jogemos sempre contra a venezuela

  38. Não sei se ainda temos uma seleção ou um grupo de ex-brasileiros usando a maltratando a nossa camisa amarela, tão bem vestida em anos anteriores, que saudades de Falcão, Zico, Junior, Pelé, Garrincha, Manga, Carlos, e tantos outros. Será que não tá na hora de vestir a amarelinha em jogadores que estão jogando e sofrendo no Brasil, seria mais digno com estes verdadeiros brasileiros. Qual é o motivo que leva a CBF escalar Gilberto Silva e aqueles outros e até mesmo Ronaldinho Fofinho.

  39. Uma pergunta que não pode deixar de ser respondida. Se esses jogadores como Jô, Elano, Gilberto Silva, Kaka, ou melhor todos escalados para essa mediocre seleção, estivessem jogando no seria convocado? acho que não, pois nunca forma capazes de usarem a bela e tão maltratada camisa amarela. Espero que o Sr Ricardo teixeira observe os jogadores que atuam no campeonato brasileiro antes que seja requerido o imptima do mesmo, pois cabe por ser a entidade publica e pelo bem da saude dos brasileiros que tanto ama a seleção e que nos dias de jogas era um meio feriado com muita alegria e encontro de amigos e familiares. Até o prazer de gozar nos foi tirado pela incompetencia de Dunga e acompetencia dos patrocinadores abutres

  40. O amigo sabe onde fica o bairro de Olaria ?, pelo visto claro que não, bem como não conhece o seu passado brilhante através do seu time de futebol, a saber: Campeão Brasileiro da Taça de Prata (manjas), exportador de Washington e Cané (manjas) e com contas a prestar como todo o futebol do TIMEMANIA.

  41. CONVOCAR JOGADORES QUE EESTÃO JOGANDO NO BRASIL E A SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DA SELEÇÃO DE DUNGA. ACORDE DUNGA ANTES QUE O SONECA TOME O SEU CAFÉ DAS TRÊS.

  42. Com esse “timinho” não passamos da 1ª fase da copa (isso se conseguirmos nos classificar). Qualquer seleção que jogar sem medo do Brasil sufoca essa coisa que chamam de “seleção”! Tá na hora de abrir os olhos e dá mais valor aos verdadeiros craques que jogam aqui, ao invés daqueles que foram para o exterior por que algum comentarista encheu a bola deles, “pedala Robinho”, basta!

  43. Acho que o Dunga não têm culpa ou tem? Primeiro nunca foi um craque, segundo quem foi o imbecil que estimulou-o a ser técnico. É uma fronta ao País dito como “País do Futebol” Se não tivéssemos técnicos competentes no nosso futebol, até dava para enganar, agora o que dizer de Wanderlei Luxemburgo (o chato) Murici Ramalho, Nelsinho Batista que é um baita técnico, o Mano Menezes. Se preciso cito mais uns vinte técnicos e todos melhores que o Dunga. Se o critério for ter jogado bem futebol, só o chato nunca foi um craque os demais, sim Murici, Nelsinho . . . O cara convocar o zagueiro Lúcio, Gilberto Silva, Josué, Mancini, Kleber do Santos e aind têm uma perebas no banco. Que vergonha!!

  44. frase de Zico quando perguntado se gostaria de treinar a seleçao!opa seleçao nao, mercenarios! “Eu só trabalho com pessoas de bem” gente esse é o retrato de um futebol decadente salvo por alguns times q ainda conseguem levar torcedor ao seu estadio…quando eu vejo a seleçao Italiana,Espanhola,Uruguaia,Argentina jogar da uma empolgaçao q quando termina a partida da a ter vontade de jogar,porque sao jogadores q ganham dinheiro como os do brasil mas que dentro de campo mostram pq estao na seleçao de seus paises.gente quando eu vejo o brasil jogar com os mesmo “mela merda” de sempre com as mesmas jogadas da vontade de vomitar na televisao,ate jogo de tenis de mesa é melhor do que assistir jogo da seleçao brasileira…oq salva é o campeonato brasileiro q é bem disputado

  45. A VERDADE É UMA SO: O BRASIL NAO JOGADORES QUE FAÇAM A SELEÇAO VENCER QUALQUER SELEÇAO COM FACILIDADE. SÃO TODOS LIMITADOS SEM EXCESSAO.

  46. Como diz o Arnaldo Ribeiro, da Placar: o Robinho é o cara do quarto gol. Quando você precisa que ele decida a partida, não faz nada. Mas quando a gente joga contra o Equador, Venezuela, etc e estamos ganhando por 3 a 0, ele vai lá e faz mais um golaço.

    Resposta do Mauricio Stycer:
    Muito boa essa imagem.

  47. SEM SOMBRA DE DÚVIDAS QUE ESTA É A PIOR SELEÇÃO BRASILEIRA DE TODOS OS TEMPOS GRAÇAS A ESTE CAMARADA QUE SE CHAMA DUNGA , ESSA COPA DO MUNDO PELO NÍVEL TÉCNICO QUE ESTOU OBSERVANDO SE ESTIVÉSSEMOS COM NEYMAR , RONALDINHO GAÚCHO , GANSO E OUTROS MAIS , SERIA A MELHOR PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS TEMPOS DE UMA SELEÇÃO BRASILEIRA NUMA COPA DO MUNDO , SERIA PRIMOROSO , SIMPLESMENTE GLAMOROSO , MAS ESTE ANIMAL DO DUNGA É O TÉCNICO , ESSE CAMARADA NÃO DIRIGIRIA NEM O OLARIA !!! MALDITO SEJA O DUNGA !! MALDITO SEJA O RICARDO TEIXEIRA !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *