Alexandre Pato já fala de si na terceira pessoa

Alexandre Pato já fala de si na terceira pessoa

Quem acompanha as entrevistas de Pelé está acostumado com um de seus famosos cacoetes: falar de si mesmo na terceira pessoa. Exemplos frescos pululam na entrevista que deu à revista “Veja” esta semana: “Todo mundo acha que o Pelé poderia ser um grande presidente, mas essa possibilidade está descartada”, disse Pelé.

Ao falar sobre a agitada vida de Robinho, o Rei disse: “Pelé nunca esteve envolvido em escândalos”. O craque também adora brincar com as suas duas imagens públicas, como ao falar sobre as razões que o levaram a rejeitar o convite para ser técnico de futebol um dia: “O Edson não faria isso com o Pelé. Além disso, nem sempre o grande jogador é bom técnico”.

Outros atletas, na impossibilidade de incorporarem o talento, adquiriram este bizarro cacoete do maior jogador de futebol de todos os tempos. Lembro que Viola tem essa mania, Túlio Maravilha também adora falar de si na terceira pessoa, Robson Caetano idem…

A novidade, para meu espanto, foi assistir Alexandre Pato falando de si como se fosse uma entidade à parte. Ocorreu nesta segunda-feira, no programa “Bem Amigos”, no SporTV. Galvão Bueno entrevistou Pato e Thiago Silva em Milão. A conversa corria sem grandes emoções, até que Galvão lembrou muito bem que nem só de glórias é feita a carreira de um jogador e perguntou: “O que não deu certo nas Olimpíadas?”

Ouça a resposta de Alexandre Pato: “O Pato, ele fez o melhor. Infelizmente, as coisas não deram certo. Os companheiros que estavam atrás do Pato estavam melhores e as escolhas do treinador de colocar o Rafael Sobis e o Jô foram melhores para o grupo”. 

E disse ainda: “Não me iludo com as coisas que falam do Pato. Podem falar mal, podem falar bem…”

Alexandre Pato tem apenas 19 anos e uma longa carreira pela frente. É um garoto instruído, além de bom jogador. Convém conversar com as pessoas que o assessoram sobre o efeito que causa falar dessa maneira.

Em tempo: Agradeço ao jornalista Claudio Henrique, querido amigo e atento leitor deste blog, pela sugestão do tema deste post.

Crédito da foto: AP

78 Replies to “Alexandre Pato já fala de si na terceira pessoa”

  1. lamentavel, mais um que se julga a ultima bolacha do pacote, um grande jogador, sem duvida, mas tem “muita lenha para queimar”.

  2. Esse é o mal de ser jogador de futebol hoje em dia. Muitas vezes a fama sobe a cabeça.
    Ele joga muito mas seu ego ta maior que o talento

    No último jogo do Milan apesar de ter feito um gol resolver se meter na ultima falta e o Milan perdeu o jogo.

    Precisa crescer.

  3. Ah, não acho q seja tão absurdo ou que signifique uma superestima de si mesmo.
    Pode ser apenas uma forma de falar que ele ache típico de
    jogadores, ou pessoas publicas

  4. O Pele falar de si na terceira pessoa ainda é aceitavel, mas,Pato,Tulio e outras tantas “perolas” de nosso futebol (mediocre, diga-se de passagem) é muito para cabeça de qualquer um.

  5. quem é Pato? Pelé é mundialmente conhecido. É a figura mais conhecida do futebol e foi um homem público e tem projetos e realiza muita coisa. Mas Pato? Nunca ouvi falar nada dele. Se é que é importante namorar jovens artistas de novela. Sei lá… tem muita gente querendo ser o que não é. Que a Mídia não dê muita cobertura. Vamos melhorar as fofocas da internet e da mídia televisiva.

  6. Pessoas publicas falam de si na terceira pessoa, porque separam o pessoal do profissional. Não vejo nada demais nisso.
    Embora acho q o Pato, sendo mais instruído que outros analfabetos do futebol, poderia encontrar um jeito mais “inteligente e característico” de dar entrevistas.

  7. Sr. Pato (???)

    Pelo Pato, já cheguei a conclusão que de pato não tem nada. Mas, infelizmente, no Brasil, endeusamos muito esses jogadores de meia tigela e deixamos para o lado aqueles que não se vangloriam e são bons profissionais. Felizmente, nunca gostei de futebol, porque, em paises de populações pobres, não passa de anestésico para mitigar as dores do sofrimento da falta de dinheiro que lhes tira o direito de ir e vir.

    RF

  8. Não acho que ele esteja bem instruido como disse um colega que postou, isso é típico de jogador de futebol mal instruído, seja pelos outros jogadores, seja pelos empresários, assessores de imprensa ou por quem quer que seja. Pato peça ajuda ao Leonardo, que é diretor do Milan.
    Falar de sí na 3º pessoa é muita marra, tá se dando + importancia do que realmente merece.
    Precisa jogar muuuuiiiiiiitaa bola menino.

    Agora o Pelé… o Pelé pode.

  9. Grande jogador???? Onde??? Ele ganhou o que??? A culpa é da imprensa, pois já colocam no altar ates mesmo de fazer algum milagre. Para ser ídolo a primeira coisa é criar uma identidade com um clube (Zico,Pele, Sócrates, Romário, etc etc) e depois ganhar campeonatos importantes sendo o ator principal e não coadjuvante.

  10. Quem não gosta do Mauricio …que não leia sua coluna ou que emita comentários mais inteligentes …que babaquice querer pagar de conselheiro ..”.vc ja esteve em melhores dias”.. vcs jornalistas ficam difamando a imagem dos esportistas ” ..vai difamar( apesar que acho que não difamou ng “) quem ?? A sua imagem …que é um fred ninguem me conhece …Concordo com vc Mauricio…falar na terceira pessoa ..é horrível .Parece que a pessoa incorporou uma entidade .. e está falando sb ela ..nem o Pelé deveria se comportar desta maneira. Aliás, êste é um assunto que já vem sendo debatido há um bom tempo … Abraços P.S : Eu não esperava nada mais sb o Pato , tem no you tube ..uma entrevista que ele falou não sei qtas vezes “a gente” em menos de 1 minuto

  11. Carlos,

    Você também não é nenhum primor de inteligência. Cito: “pagar de conselheiro”! Gíria de massa utilizada por mentes menos favorecidas.

  12. so assim para vc poder entender João…pq senão vc ficaria no mais absoluto vazio…tenho que falar sua linguagem que é bem limitada

  13. Caro Maurício,
    Venho todos os dias espiar a sua coluna e hj o movimento anda fraco, já vi que o povo fala mal, mas gosta mesmo é de falar do BIG BROTHER…

  14. Carlos,

    Talvez um dia, é somente talvez, você compreenda o que se passou aqui. Até lá, quiça eu pague de conselheiro, você o faça de intelectual…

  15. O Pelé pode falar em terceira pessoa. Ele é uma lenda.
    Atitude nojenta do Pato.
    Parafraseando outra lenda do futebol: “o Pato calado é um poeta”.

  16. GURU E TORCIDA DO BLOG,
    Ressalvaria que Viola e Túlio, quando falam em terceira pessoa, carregam nisso um alto grau de humor e deboche. Quando vejo ou ouço suas entrevistas, me soam cínicas, irônicas… Mas estamos falando de Viola e Túlio, duas das últimas espécies de jogadores ainda não contaminados pelo politicamente correto que hoje empobrece o circo do futebol. O mundo se libertou, os muros caíram, a revolução transsexual se intalou e o os jogadores de futebol avançaram pela contramão da história: cada vez mais são obrigados a se comportar como peças de engrenagem, sem vontade ou coragem de serem diferentes, sob a marcação cerrada da mídia e da opinião pública mals orientada. Jogador hoje não pode fazer embaixadinha em campo, não pode dar entrevista dizendo que é favorito num jogo, não pode fazer qualquer tipo de provocação bem humorada ao adversário, e por aí vai… Não pode comemorar o gol de forma “exagerada”, não pode mostrar mensagens por baixo da camisa, tirá-la – subir em alambrado, então, nem pensar!!!!… Por essas e outras que o Pato chega num programa de Tv e fala na terceira pessoa. É basicamente por ele ouvir outros jogadores importantes, na Europa mesmo, falando assim. Ingênuo, ainda com a humildade e a transparência de seus 19 anos, Pato não assumiu este discurso antipático por algum tipo de postura esnobe, empáfia, o que seja… Assumiu por ser hoje mais um bezerro (pato-bezerro) desmamando no mundo da bola e seguindo a manada dos paus mandados… Todo o poder a Sócrates e Afonsinho! Onde estão os Cafuringas? Os Dés??? Que lavagem cerebral é esta que está em manobra nas nossas divisões de base???? A crise do futebol não é de qualidade na bola, acredito, e sim de autenticidade e de personalidade das estrelas do esporte… O Brasil precisa de jogadores que tenham não apenas futebol alegre, mas verve também!!!!!

  17. pode ser apenas um modo de falar,mas vou aproveitar e dizer que o pato não é nada desse jogador que galvão bueno e essa cambada de baba ovo da globo dizem por ai ,é muito fraquinho,porem é muito sortudo e parem de dizer que kaká é o melhor jogador do mundo pelo amor de Deus.

  18. Como Pelé não se envolveu em nenhum escândalo. Rejeitar a filha, negar a paternidade, não ir ao enterro, não é um escândalo?

  19. O Alexandre Pato é praticamente um menino ainda. Não o julguem tão mal. Agora, concordo com o Stycer de que alguém precisa dar um toque a ele de que falar de si mesmo na 3ª pessoa soa, normalmente, como algo presunçoso.

  20. a verdade e uma so.jogam bem….ganham bastante dinheiro….etc….aprendem falar varios indiomas……..mas, nao enfrentaram banco de escola e ai fica dificil………………

  21. NÃO É O QUE A IMPRENSA COMENTA. É UM BOM JOGADOR, TEM QUE APRENDER A BATER PENALIDADE, FALTA, LANÇAMENTOS, JUTAR MELHOR. ATÉ AGORA É UM FEIJÃO COM ARROZ, PROVA DE QUE O MILAN está caindo pelas tabelas. E não tem PERFIL para a SELEÇÃO BRASILEIRA.

  22. Coitado…se “acha”…Há alguns meses vi uma matéria em que ele, rodeado de seguranças, se negava a dar entrevista para um reporter da Globo. Este só conseguiu a tal entrevista após quinze dias. E mesmo assim, muito rapidamente. Isto é que dá endeusar o cara. E até essa persistência do reporter só contribuiu para aumentr o ego do Pato que parece ser enorme…

  23. Na verdade, muitas pessoas famosas e não apenas jogadores, se observamos bem, vêm fazendo uso desse cacoete de falarem de si mesmas na terceira pessoa.
    Como diz aquela velha frase:´´Seria trágico se não fosse engraçado“.

  24. QÜÉM, QÜÉM, O PATO, SURGIU TODO SORRIDENTE, QÜÉM, E FEZ AR DE DÍFICIL PARA TODOS, HOJE QUEIMADO, FOI-SE COMO VEIO, NENHUMA PLUMA DEIXOU. SÓ DEIXOU O QUE TODOS OS PATOS DEIXA QUANDO PASSA, A DERRÉLA CAGANIFERA.

  25. Todos jogadores de futebol, age assim, usam uma muleta lingüistica para se firmar, aqui teve um no time do meu Baêêêêêa, ele falava assim: -“Quando nós entramos pela esquerda, o ponta valdomiro, veio com toda violência, deu um carrinho, e quebrou as nossas duas pernas” se referindo a sí mesmo, assim esta o bicudo palmipéde :PATO

  26. É uma forma de falar pessoal, vamos com calma.
    De qualquer forma, se dependesse de algumas pessoas da imprensa, certamente ele seria o novo Pelé, mesmo antes dele ter iniciado a carreira no Milan.

  27. Já sei porque ele agiu assim é q d tanto falar italiano cm os companheiros d clube e cm a imprensa d lá ele já esta se esquecendo d cm se fala a nossa dificil lingua portuguesa.Dessa vez vamos deixar passar !!!rsrsrsr

    Mas foi uma entrevista infeliz ,ele não precisa copiar Pelé ele é o Alexandre Pato promessa do futebol brasileiro da nova geração, precisa inovar e não retroceder.

  28. Pra quem perguntou o que ele ganhou, foi campeão mundial com o glorioso Internacional, time que não tem mais piedade e vai aniquilar cada vez mais o rival grêmio, no alto de sua arrogância……
    Agora tenho certeza de que ele foi instruído a falar assim, para separar o pessoal do profissional (que a imprensa enche o saco procurando sarna pros outros se coçarem)_ , nesta idade as coisas ainda não são muito claras e os temperamentos são outros…….deve-se ter prudência….
    Estando o jogador bem pessoalmente, estará ainda mais apto a adquirir a performance ideal. Por isso Pato, faça o que lhe condiz com o certo dentro de sua consciÊncia…e treine muito para sermos quem sabe com você penta campeão mundial!!!! Força colorado!!!!

  29. E mais, vo bota reporter da globo te procurar todo dia pra ver se tu vai ta sempre sorrindo….

  30. Alguém pode dizer qual jogador brasileiro foi titular em uma equipe européia de nome com 19 anos ?!?!?

    Outra: o rapaz é um guri e se fosse um paulista (do corinthians) ou um carioca (flamengo) não tinha sido tão apupado !

    Só mais uma: foi campeão de mundial de clubes com o Inter, gaúcho e sulamericano pela seleção.

  31. o PATO está correto, só faz critica quem não conhece o verdadeiro senitido da palavra na 3º pessoa… ( é bom os críticos estudarem mais interpretação de texto ) ,se é que gosta de estudar né !!!!!

  32. Pois é… o Pato falar assim, vá lá que seja, afinal jogador que é jogador fala desse jeito… O duro mesmo é aguentar o João e o Carlos discutindo frivolidades na coluna… rsrsrs
    Sem ofensas, por favor! rsrsrsrs

  33. Ah… só respondendo Alexis N:
    O Ronaldo, no PSV … Saiu do Brasil com 18… E, por favor, não venha dizer que o PSV não é uma “equipe européia de nome”! Até o Romário esteve por lá…!

  34. Aliás, o Ronaldo, com 18 anos estava na Copa de 1994… sendo campeão mundial de futebol na seleção principal…

  35. Djones,
    Muito bom seu comentário, já tem algum tempo que comento isso com meus amigos, o “politicamente correto” acaba com o charme do espetáculo e infelizmente vão tentar levar isso para as arquibancadas também (ingressos mais caros incentivando somente quem ter poder aquisitivo mais alto, proibição de torcidas organizadas nos estádios, etc), é o preço da profissionalização do futebol que é irreversível. O futuro será como no E.U.A, onde as pessoas vão aos estádios para comerem cachorro quente, torcer e cobrar melhor atuação de jogadores e técnicos fica em segundo plano.
    Mas em relação ao tópico principal, precisamos de pessoas como “Pato” dando entrevistas para nos divertimos quando ligamos a TV, passou minha faze de indignação, prefiro rir da situação…

  36. Bem assessorado ele chega a falar corretamente, agora querer comparar pelé com Pato é demais, pelé é simplesmente ridículo, pois como foi postado acima, não assumiu as suas responsabilidades como homem, para mim não existe separação entre o humano e o profissional, deve ser em sua essencia um só, coisa que infelizmente esse pelé que todos endeusam não soube e não sabe fazer, pelé não é exemplo pra ninguém, principalmente para as criançinhas do Brasil.

  37. Lá vem o pato
    Pato aqui , pato acolá
    Lá vem o pato
    Para ver o que é que há.

    O pato pateta
    Pintou o caneco
    Surrou a galinha
    Bateu no marreco.

    Pulou do poleiro
    No pé do cavalo
    Levou um coice
    Criou um galo.

    Comeu um pedaço
    De jenipapo
    Ficou engasgado
    Com dor no papo.

    Caiu no poço
    Quebrou a tigela
    Tantas vez o moço
    Que foi pra panela

  38. a culpa é do galvão bueno aquele merda q acha qpato , ronaldinho e tantos outrs são craques

  39. Peço vênia para endossar o inteligente comentário acima do DJNOES, observando que o assunto pautado não merece tanta relevância assim, afinal, se o entrevistado de um programa chato de televisão disse alguma besteira, é porque esse mesmo progama só tem baboseiras.

  40. Mas é a imprensa e a sociedade brasileira que endeusa essas pessoas a ponto de conturbar-lhes a cabeça . Ainda bem, que são dóceis , imaginam se tivessem tendências ditatorias ou sádicas como a maioria da população brasileira.

  41. Acho que o Pato já morou em Portugal não? Este caocete aqui é muito comum, aliás muitos vícios de linguagem que ferem os nossos ouvidos brasileiros!!!

  42. Coisa típica de quem não teve acesso à um banco escolar . Observem : só acontece com pessoas de origem humilde que não têm estrutura para o sucesso.

  43. Um fedelho achando que é gente . Tente uma faculdade colega e aprenda à conjugar corretamente os tempos verbais.

  44. Isso e normal entre os jogadores. infelizmente os jogadores deixam de ser pessoas e se tornam empresas.
    Atraz de jogadores com muita fama existem varios empregados.
    Eles nao falam deles, eles falam da empresa.
    Pele promoçoes, Pato promoçoes, Viola promoçoes e ai vaai.

  45. JOGADOR DE FUTEBOL E MODELOS TÊM FAMA DE FALAREM MUITA BESTEIRA. O PIOR É QUE QUANDO ABREM A BOCA SÓ CONFIRMAM ESTA TESE. ALIÁS, ACHO QUE É POR ISSO QUE FORMAM MUITOS CASAIS….

  46. Prá mim o Pelé é o cara mais mala do mundo … Ele pode até ser o melhor jogador do mundo … no tempo dele, lá atrás …
    Ele pode até ter sido um craque mesmo, mas isso não dá resplado para que ele seja tão arrogante e mascarado.
    O jeito de falar, na minha opinião, nem interferiria tanto não fosse essa arrogância tão explícita e mal disfarsada.

  47. Engraçado!!! deixem o cara falar do jeito que ele bem entender… algum de vocês pagam o salário dele? outra coisa, parem de idiotice com a tal coisa: o pelé pode, o pelé fez, o pelé é isso, o pelé é aquilo… que coisa feia, o cara é um simples mortal. Só por que jogou bola? ele não é um deus!!! e é outro que também só fala besteira!!! E o povo pobre de espirito “baba-ovo” quando ele abre a boca, assim como vocês, bando de ignorantes e idiotas!!!!

  48. Tudo bem que o cara é um jogadorzinho de B.O.S.T.A, mais uma porcaria produzida pela mídia para ganhar dinheiro do consumidor idiota. Mas isso não vem ao caso. Quanto ao fato de ele falar em 3ª pessoa, isso não é sinal de soberba, apenas um vício, pois tenho um amigo q tb fala assim e ele se acha um coitado, não tem nada a ver com autoestima. Bom dia a todos. Os leitores mais sensíveis, desculpem a bruteza. É q essa sociedade hipócrita me irrita.

  49. Uma coisa é o Pele falar de si na terceira pessoal o Pelé é um chato e tem sempre esse costume idiota… o Pato sempre foi simples e falou assim em uma unica entrevista.. nao podemos julgar ainda as vezes foi maneira de se expressar… porem se continuar com isso ai podemos malha_lo…

  50. NOSSAAAAAA, QUE ASSUNTO DE SUMA IMPORTÂNCIA !!!
    MEU DEUS!!!
    ÊSSE CARA SE ACHA. NÃO TEM INSTRUÇAO NENHUMA.
    COMEÇOU A CARREIRA AGORA, NÃO SABE DO AMANHÃ. NÃO FÔSSE OS TÔLOS QUE ENDEUSAM JOGADOR DE FUTEBOL, ÊSSE AÍ JÁ TAVA PASSANDO NECESSIDADE NA TERRA DÊLE.

  51. O Edson fala na 3a pessoa sobre o Pelé, que ja parou de jogar a uns 30 anos, algo assim.

    Agora essa do Pato foi no minimo BURRICE. Se equipara ao Viola, Robson Caetano …. o tulio ja nao sei, pq ele faz isso pra ser engraçado mesmo…. mitológico, mais perto de um Dadá Maravilha hahaahahhaha

  52. Essa é a pior parte do futebol. Qualquer Zé Ninguém se torna jogador, futebol é o esporte mais democrático que tem, não faz escolhas entre o branco e o preto, o alto e o magro.
    Por esse motivo tem um bando de analfabetos por aí ganhando milhões de reais, enquanto eu trabalho três turnos diários para ganhar meu salário.

    Futebol é coisa pra pobre sonhador ou rico avarento que quer ter sempre mais.

  53. é cada assunto q aparece…

    o cara só falou assim pra separar o “Pato” jogador profissional, do Alexandre, muleque de 19 anos que gosta de jogar futebol.

  54. Taí, concordo com o pensamento do ROwww.
    Ok, em outra ocasião, comentarei mais devagar.
    Não dizem que devagar também é pressa?

  55. O VIOLA É ASSIM TAMBÉM.QUANDO JOGADOR NÃO FALA DESSE JEITO, FALA COMO SE FOSSE MAIS DE 1, USANDO O “NÓS”. O RONALDO FOFÔMENO MESMO FICA FALANDO ASSIM.”NÓS” ESTAMOS PRONTOS PARA ENTRAR NO JOGO COM O ITUMBIARA… “NÓS” ESTAMOS TREINANDO INTENSAMENTE PARA QUE POSSAMOS ESTREAR PELO CORINTHIANS, ETC…. E O MADSON, DO SANTOS?ESSE JOGADOR MEIA-BOCA TEM UMA TATUAGEM NO BRAÇO COM OS DIZERES”EU SOU FODA”.PODE ISSO OU QUER MAIS?

  56. Ontem assisti a uma aula de “malandragem”, no bom sentido, de jogador diante da imprensa: Fred em sua apresentação no Fluminense. Vale a pena assistir à coletiva que o jogador deu no salão nobre do clube. Os repórteres, no seu papel, fazendo perguntas quase capciosas, doidos pra que ele escorregasse em alguma declaração infeliz. Fiquei impressionado com a clareza e a presença de espírito do Fred. Os caras levantavam e ele, pá, cortava certeiro, para delírio da torcida. Enquanto isso, ao seu lado, o presidente Horcades, entre lágrimas, insistia em se referir ao Fred como Fábio… Como diz o Gérson: “´É brincadeiraaaaaaaaa”!!!

  57. O pato vinha cantando alegremente quando o marréco sorridente pediu para entrar também no samba…sakundin… sakunden…

  58. q bobeira.
    Se é pra mandar na maneira como as pessoas DEVEM SE COMPÒRTAR OU SE EXPRESSAR, manda ele botar um din din na conta dos pobres. É pra esculhambar?

    este tipo de implicancia eh mta esculhambação.

    cuidemos de nossas vidas.

  59. NUnca vi esse alexandre pato fazer bosta benhuma !! não sei porque babam tanto o ovu desse guri !!!

    jogador era bebeto, romário, zico, péle, até o ultimamente “endeuzado de mais pela mídia pro meu gosto” Ronaldinhu fez algo util.. esse pato nao fez foi bosta nenhuma até agora…. pelo menos na seleção nao vi nada de aproveitavel.

  60. Não sei por que tanto falatorio, só porque o garoto falou de si mesmo na terceira pessoa, problema é dele, tantas coisas mais importantes pra se falar. Concordo com um comentário já falado antes, talvez seja uma forma dele separar a vida profissional, da vida pessoal, não basta ser bom e ganhar a maioria dos jogos, ser bem comportado, e ainda por cima agradar a todos quando fala de si mesmo.
    ”Se nem Deus agrada a todos, quem dirá ele”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *