As polêmicas duquesas de Alba

As polêmicas duquesas de Alba

duquesa maioHá quase um ano a Espanha acompanha uma improvável novela da vida real: o romance entre María del Rosario Cayetana Fitz-James Stuart y Silva, 83 anos, a 18ª Duquesa de Alba, e o plebeu Alfonso Diez, 56 anos.

Recuperada de sérios problemas de saúde, a duquesa ressurgiu em forma no mais recente verão europeu, sempre ao lado de seu Alfonso, para deleite das revistas de celebridades, nas mais variadas e famosas praias da Espanha, de Ibiza a Marbella.

Sempre com um sorriso de felicidade no rosto, e vestindo ora um maiô, ora um biquini, a duquesa escandalizou parte dos espanhóis – incluindo os seus filhos, que enxergam no namorado da mãe alguém com outros interesses além do amor.

Em uma entrevista, a duquesa, tida como a mulher com mais títulos nobliárquicos no mundo, lamentou a reação dos filhos e declarou: “Alfonso não é um interesseiro, tem o seu trabalho e está disposto a assinar um documento dizendo que não precisa de nada da Casa de Alba, somente da pessoa que leva os seus títulos”.

Na última semana de setembro, assisti na tevê espanhola a um acalorado debate, num desses programas matinais, sobre o romance. Sempre exibindo as fotos do casal ao mar, os apresentadores discutiam o assunto. A defensora do romance insinuava, repetindo uma mesma frase, que a coisa está quente entre a duquesa e Alfonso: “Para mim, é um amor completo!”

Maja desnuda goya Cayetana de Alba está longe de ser a primeira de sua família a provocar escândalo. É famosa a história da relação do gênio Francisco de Goya (1746-1828) com María del Pilar Teresa Cayetana de Silva Alvarez de Toledo, a 13ª Duquesa de Alba, a quem retratou em vários quadros, e com quem manteve uma longa relação de amizade, depois da morte de seu marido, entre 1795 e 1797.

Goya e a beataDiferentes fontes sugerem que Goya e a duquesa tenham tido um romance, mas outros estudiosos preferem acreditar que tenha sido uma relação platônica. Por muito tempo prosperou a suspeita que o célebre “La Maja Desnuda”, em exibição no Museu do Prado, retrate a duquesa, embora o crítico Robert Hughes, em sua biografia de Goya, considere improvável esse fato.

Goya era 16 anos mais velho que a duquesa. Também estava viúvo no período em que se relacionaram. O caso entre os dois está relatado em diferentes livros e filmes, inclusive no de Carlos Saura (1999). De todas as telas que Goya pintou inspirado na duquesa, o mais famoso é justamente um em que não aparece seu rosto, “A Duquesa de Alba e a Beata”, também presente no Prado.

40 Replies to “As polêmicas duquesas de Alba”

  1. Tá… deixa eu entender bem. A polêmica é a duquesa namorar um cara mais novo? Grande polêmica. Pra mim, o nome disso é machismo.

  2. As pessoas, em sua maioria, supõem que a idade avançada dos seus semelhantes os impeça de que os mesmos amem de verdade. Claro, amam e utilizam os seus corpos, não com os mesmos arroubos do passado, mas, sim, com sabêdoria e discernimento, demonstrando um amor mais maduro e consciente do que aquele quando eram jovens, pois a natureza e sábia e ríca quando nos deu um cérebro para que pensemos e não sejamos impetuosos, a fim de que não venhamos dela abusar e, pelo descontrole, morramos antecipadamente. Cuidemos bem das nossas saúdes para que sejamos felizes e prósperos em tudo que fizermos ao longo das nossas vidas. Ai, sim, a natureza nos dará um dos melhores trocos chamado de SAÚDE.
    RF

  3. O que os espanhois diriam de Ana Maria Braga, Suzana Vieira e cia? Acho que desde que esses parceiros bem mais novos (independentemente do fato de serem homens ou mulheres) aceitarem assinar um documento abrindo mão de qualquer herança, estarão na maioria das vezes (não quero ser radicalmente preconceituoso) somente exercendo a “profissão mais velha do mundo” full time. Triste de quem precisa recorrer a esses “profissionais” em idade avançada. Fazer o que se o fogo é grande e se essas pessoas são imaturas espirirualmente a ponto de precisarem de corpos jovens e atraentes para amar?

  4. Eu acho que a duquesa, aos 83 anos, está ótima! Aparenta a idade que tem, com cabelinhos brancos e tudo. Espero chegar a essa idade com a mesma disposição.

    E concordo com a Priscila: a polêmica é puro machismo. Ninguém acha polêmico um cara de 83 com uma mulher de 56.

  5. Pois é Priscila. Quando a situação é inversa, homem bem mais velha do que a mulher, não causa essa polêmica toda.
    è puro preconceito mesmo.

  6. Não aceito essa concepção de interesse… todos temos interesses a cuidar pois se namoro ou caso com um cara bonito é justamente interessada em ter sua beleza a meu dispor…deixem o casal viver em paz…e se ela levar um golpe, pode ter certeza ela aguenta o tranco!!!

  7. Priscila, quer povo mais cheio de preconceito que os espanhois?
    Não todos.. mais grande maioria..eles passam as ferias aki, eles acham legal… agora pra um brasileiro ir passar as ferias lah, nem tanto…Ou seja, a espanha infelizmente tah surgindo nos ultimos anos, como o paihs mais, anti estranjeiro da europa… numa proporção bem maior que a alemanha, que ainda tem uns focos neonazistas…
    E alem do mais como se o paihs deles fosse grandes porcarias… eles jah partem com o pressuposto que brasileiro vai pra akela droga pra ganhar dinheiro… fala serio.. xD brasileiro quando quer ganhar dinheiro vai eh pra inglaterra… n eh pra paihs de lingua latina de nariz empinado n xD

  8. Se fosse o duque milionário de 80 anos e a mulher de 60, não teria qualquer repercussão…claro que é machismo.

  9. Ah! Qual o problema? Alguém que recrimina tá pagando as contas da oitentona? Gente!!! Tá difícil pra caramba arrumar um companheiro!!! Deixa ela curtir…. Quem estiver do lado dela vai ao usufruir algumas coisas. Fazer o quê? Morrer? Tem mais é que deixar rolar.

  10. Ela está com 83, pensa que aos 83 eu estaria preocupado se a pessoa me ama ou não? Tanto faz, eu queria mais curtir, se o cara ama ela ou não é apenas um detalhe, o dinheiro é dela, ela já esta virando o cabo da boa esperança, tem, mas que curtir o seu gatão mesmo, parabéns se todas a senhoras de mais de 80 fizessem o mesmo os filhos tirariam boa parte do peso das costas.

  11. O que é que nós temos a ver com isso? Se a duquesa quer namorar um homem mais velho, mais novo, etc…é problema dela.

  12. mauricio já ví textos muito melhores e mais expressivos e importantes, por favor, se não tinha nada que colocar então deixasse em branco.

  13. eu só queria ver se ele fosse nobre e rico e ela plebeia e pobre,daqui a pouco ele da um bico nela e esses que acham bunitinho,vão ficar com dó da veia assanhada,o mesmo se dá com velhos e mocinha nova,alguem já viu patricinha dando um cata em velhinho na fila do inps,esse politicamente correto é idiota e só vale pros vizinhos

  14. Queria ver se muitos dos modernosos que aqui apoiam irrestritamente este “namoro” reagiriam da mesma forma se a “apaixonada” fosse mãe de um deles! Não devemos ter nada contra o namoro de ninguém, mas se este namoro for baseado em interesse financeiro e que poderá causar prejuízo aos filhos a coroa ou o cora tem mais é de ter respeito pelos filhos e evitar essa “paixão” (que de paixão não tem nada!
    O que tem de homens e mulheres aproveitadores e golpistas soltos por aí não é brincadeira e os que não estão NEM AÍ para um relacionamento baseado em interesse financeiro ou não gostam de seus pais ou são filhos de pais pobres que não tem nada a perder.
    Todos aqueles que realmente amam seus pais não gostariam de vê-los nas mãos de um aproveitador! Note que não faço disinção entre homens e mulheres, mas devo admitir que por uma questão histórica e social, quando acontece com uma mulher mais velha, pelo ineditismo, “chama mais a atenção”.

    OBS: Senhor Carlos Soares eu não tenho pena do senhor, tenho pena de seus pais! Justamente por estar bastante a par da realidade e me manter muito bem informado sobre as trapaças que o ser humano faz por dinheiro é que me preocupo com esta situação. Obviamente não agiria assim no caso de um amor verdadeiro, que não me parece ser o que acontece neste caso.

  15. chegar aos 83 já eh uma benção, deixem ela ser feliz , se estivesse entrevada numa cama nenhum crítico iria visitá-la.

  16. Pois, éeeee…..hehehehe Dias atrás, alguns indignadíssimos leitores estavam comentando o novo namorado da Martha e sua férias em Trancoso. Imagina só quando se depararem com essa “arrebatadora história de amor!!!”…hehehe

  17. Uma mulher aos 83 anos apaixonada, que maravilha, isso é viver a plenitude do tempo que DEUS nos dá, se ela não esta sendo amada de verdade o problema e do outro,quanto as coisas materias em questão(R$ ou U$) isso é preocupação dos herdeiro parazitas, que não querem perder nada, lembrando que a grana é da referida srª, que ele pode dispor ao seu belo prazer. o resto é fofoca, e preconceito.

  18. Sergio e Antonio estão mais do que certos. O mais é romantismo, que juro seria bom se fose verdade.
    Por outro lado quem se preocupa mesmo, são os herdeiros.Ja ja..

  19. Gente falemos serio, os casos de Cayetana, Ana Maria Braga, Suzana etc., são casos de pessoas idosas que precisam de sexo, e não de amor.

  20. NA MINHA MODESTA OPNIÃO , A VIDA E CURTA , ACHO QUE A D. DE ALBA ESTA QUEIMANDO SEUS ULTIMOS CARTUCHOS.

    OS QUE A CRITICAM , SÃO APENAS PESSOAS MENORES COM GRANDE INVEJA.

    DUQUEZA DE ALBA APROVEITE SEUS ULTIMOS ANOS E PARABÉNS.

    VIDA ETERNA PARA A DUQUEZA DE ALBA.

    MANOEL CARLOS.

  21. A duquesa está inteirasa, deixa ela curtir a vida. Somente uma duquesa para chegar na casa dos 80 com essa disposição toda…

  22. Velho(a) qua casa, ou namora com mais novo (a) compra jornal para os outros lerem. Ou ainda, é como o padeiro(que me desculpem os padeiros) só amassa o pão para os outros comerem rs rs rs .
    Que o digam as Susanas, Anas, Elbas Liz Taylor e outras mais que buscam a todo o custo recuperar aquilo que não lhes petencerá mais ” A JUVENTUDE”.
    Mas tais atos são sintomáticos de pessoas que querem a todo o custo sorver da vida como se quisessem afirmar a todo o mmto. “estou vivo(a).
    É ridículo na melhor das hipóteses, e deprimente na pior.Triste homem ou mulher que para se afirmar vivo e ainda atuante recorre a tais expedientes excussos e de gosto extremamente duvidoso.

  23. Bom baseado no futuro da ciencia que vai deixar a nossa vida eterna

    A duquesa esta mais que certa ensaiando a reforma humana, sem precisar disputar ninguem na hora H

    Por muitos lugares tem romances semelhantes, a muitas mulheres procurando seu amado nessa idade

    Isso prova que chegar a essa idade da vida que valeu a pena para ambos os sexos, servindo de exemplo para toda juventude que esta entregando as pregas

  24. Como é bom encontrar situações parecidas,só QUE a Duquesa tem grana e eu não tenho,mas eu sei e creio que é amor SIM,E NEM O TEMPO DIRÁ NÃO HAVERÁ MAIS TEMPO….SEJAM FELIZES E QUE EU POSSA SER TAMBÉM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *