Blogueiro de um lado, torcedor do outro. Ainda bem

Blogueiro de um lado, torcedor do outro. Ainda bem

Relatei nesta segunda-feira dois episódios recentes nos quais o técnico do Corinthians deu uma informação a jornalistas e, em seguida, agiu de forma diferente ao que disse. O texto, Mentiras de Mano Menezes incomodam a imprensa, mereceu o comentário de 556 internautas. A grande maioria, em torno de 95%, odiou o que escrevi – nunca, neste blog, um texto meu alcançou tamanha reprovação. Tento resumir a seguir os principais argumentos dos meus críticos:

1. O número maior de comentários diz respeito à pertinência do texto. Um grande contingente de leitores classificou o que escrevi como “ridículo”, mera “falta de assunto” ou tentativa de arrebanhar “audiência” para o blog.

2. Um segundo número considerável de leitores defendeu a tese que Mano Menezes fez “o que é melhor para o Corinthians”. O técnico não deve satisfação aos jornalistas, apenas ao time, escreveram.

3. Uma terceira crítica recorrente ao meu texto é que “todos os treinadores mentem”; o que Mano fez é algo comum no meio. Na visão desses internautas, eu deveria criticar também Muricy, Luxemburgo e tantos outros colegas de Mano.

4. Além das críticas a mim, à minha incompetência e ignorância, um certo número de leitores aproveitou para criticar os jornalistas, de maneira geral. “Jornalistas mentem” muito mais que Mano, escreveram vários.

5. Mano não mentiu, mas “despistou” a imprensa, usou de uma “estratégia” para surpreender os adversários, argumentaram muitos leitores.

6. Por fim, uma minoria viu no meu texto uma tentativa de “conturbar o ambiente” do Corinthians e “desestabilizar” o técnico Mano Menezes.

Se houve tanto repúdio e tantas interpretações diferentes ao que escrevi, pode ser que eu tenha sido pouco claro no meu texto. Falha minha. Suspeito que tenha causado um certo choque o uso da palavra “mentira” no post. Se eu tivesse dito que Mano Menezes tem usado um “artifício” que causa incômodo, ou uma “estratégia” para “despistar” os adversários, talvez tivesse causado menos repulsa.

O que diz o “Houaiss” sobre o verbo “mentir”? 1. “Dizer, afirmar ser verdadeiro (aquilo que se sabe falso); dar informação falsa (a alguém) a fim de induzir ao erro”; 2.  “não corresponder a (aquilo que se espera); falhar, faltar, errar”. 3.  “causar ilusão a; dissimular a verdade; enganar, iludir.”

E o que diz o dicionário sobre o substantivo “mentira”? 1. “ato ou efeito de mentir; engano, falsidade, fraude”; 2. “hábito de mentir”; 3. “afirmação contrária à verdade a fim de induzir a erro”; 4. “qualquer coisa feita na intenção de enganar ou de transmitir falsa impressão”.

Entre Mano Menezes e a reclamação de alguns jornalistas, como escrevi no post, é fácil imaginar de que lado ficaram – e ficarão sempre – os corintianos. A “nação”, como escreveu um leitor, coloca o time em primeiro lugar. E também em segundo e em terceiro. Tudo bem. Entendo.

O que Mano fez ao informar que o time não ia jogar com três zagueiros contra o Inter e, em seguida, escalar três zagueiros contra a equipe gaúcha? O que Mano fez ao insistir com os jornalistas que o Corinthians atuaria com o time reserva contra o Botafogo e escalar os titulares?

Pode ser uma questão de semântica, apenas. Sei lá. O fato é que não estou do mesmo lado do balcão que o torcedor. É assim que deve ser.

Escrevi para manifestar a minha surpresa com a pouca importância que uma fonte deu às suas próprias palavras. Ingenuidade? 

Não mudei a opinião de nenhum corintiano – o que, aliás, não era minha intenção – nem mudei de opinião sobre a atitude do técnico do time. Como diria João Saldanha, um dos meus gurus, vida que segue.

165 Replies to “Blogueiro de um lado, torcedor do outro. Ainda bem”

  1. Ligue,não, meu caro jornalista. Corintiano é igual a “framenguista”, não enxergam um palmo à frente do nariz. Vieram ao Rio pensando que iriam golear o nosso fogão, e quase tomam um saco. Vida que segue.

  2. Não seria muito óbvio um treinador pegar informações de um colunista ou jornalista sobre o outro time ? Não , o MANO ESTÁ CORRETÍSSIMO !
    Sabemos que a imprensa é leva e trás de um lado a outro e que é capaz de colocar um ídolo no lugar mais alto ao mesmo tempo que no dia seguinte tem “artimanha” de derrubá-lo com poder formador de opnião ainda maior.
    Já passou da hora da imprensa “democrática” ou de “livre expressão” parar um pouco de “inventar” críticas em nome da fonte verdadeira do fato.

    P.S. O Ronaldo tá certo, aqui no Brasil não dá não, nem para copa do mundo e se eu fosse ele e se enchesse o saco da imprensa, ia embora mesmo, passem fóme !

    Daniel – Tatuapé

  3. Só os tecnicos de futebol tratam a verdade de acordo com o que mais interessa aos seus interesses e aos da equipe?
    O que dizer então daqueles vários eleitos e nomeados das capitais brasileiras e de Brasilia?
    A mentira, falta com a verdade, alteração da verdade ou omissão dos técnicos tem somente um prejudicado, o técnico da equipe adversária.
    Os tantos outros prejudicam o povo brasileiro.
    O que é mais grave? Meia duzia de jornaistas com a informação incorreta ou milhões de reais, castelos e passagens aéreas roubando toda a nação?

  4. Mauricio,

    Eu lhe escrevi ontem criticando e voltarei a fazer. Se houve tantas manifestações contrarias sobre o que vc escreveu, vc ao menos deveria ter repensado sobre o assunto. Não precisa concordar com a maioria. Mas pelo menos admitir que errou.
    Tem uma parte do seu texto ontem que vc diz que o fato do Mano mentir, levaria menos pessoas ao jogo. Então me fale quem mentiu na final do Campeonato Carioca desse ano? Pq a Torcida do Botafogo tbm não foi.
    Não torne o futebol chato, o futebol sempre teve jogador simulando penalti, falta, treinador “mentindo” sobre a escalção, jogador fingindo uma contusão para enganar o proximo adversário. Não deixe o futebol ficar chato. Sem emoção, sem o drible tanto nos adversário como na impresa.

    Um grande abraço e por favor reveja seus conceitos.

    Abs,
    Bruno

  5. Caro Mauricio,

    Entendo sua indignação mas não concordo com ela. A vida profissional de vcs é baseada em informações e, a partir do momento em que a busca se torna imprecisa, vira uma grande confusão.
    Mas isto já era de se esperar, principalmente no futebol.
    Mas como vc disse: let’s go ahead!!

  6. Mesmo com sua explicação com relação ao texto postado anteriormente, também continuo com a minha posição, não é proteger o Mano, nem nada, apenas que como técnico e comandante ele tem o direito, de achar se deve ou não escalar titulares e/ou reservas, conforme sua convicção para o proximo compromisso.
    Assim como todos os técnicos do Brasil e do mundo e também em todos os esportes.

  7. Era só o que faltava!
    O técnico não poder mudar o time porque já tinha “combinado” com os jornalistas antes……

    Sabe o que é, passando da metade do mês, a audiência do blog……. Só pode ser isso

  8. Caro Mauricio,
    Continuo com a minha opinião, cada qual utiliza-se dos artifícios que lhe cabem para atingir seus objetivos, isso vale na nossa vida social, na profissão, o mundo é assim, o meio jornalístico é assim, eu antes de corinthiano amo futebol e procuro entender os despistes do Mano, o mau humorado Murici a chatice do Luxemburgo, porque cada qual dentro de suas características adotam certos comportamentos como parte de sua estratégia acredito.
    É muito triste quando meios de comunicação renomados emitem taxativamente determinadas opiniões denegrindo a imagem de uma individualidade qualquer simplesmente pelo fato de se dizer algo e por uma questão estratégica alterar o que foi dito e quando esses mesmos meios afirmam determinadas coisas de forma irresponsável induzindo seus leitores ou telespectadores ao erro e são veementemente reprimidos por orgãos superiores.
    Quando isso acontece aparece sempre um corneteiro dizendo que trata-se de tentiva de censura, uma nova forma de ditadura, etc,etc…
    Gente a critica é essencial em qualquer meio, mas o bom senso determina exatamente a medida que esta critica e a forma que ela deve ser colocada, não há necessidade alguma de rotular o individuo e coloca-lo em xeque frente a opinião publica, acredito que dentro de um time de futebol já existam problemas demais a ser administrado e jogar gasolina para em seguida riscar um fósforo é no mínimo irresponsabilidade.

  9. Tudo bem. Até concordo que houve falha de comunicação, mas o que foi dito foi dito. Além do que, os técnicos não tem obrigação nenhuma de divulgar a imprensa a escalação de seus times, isso cabe somente as federações e ao juizes. E vamo lá timão, pra cima deles!!!!

  10. Quem não mente hoje: Se o mano disse uma coisa e fez outra, ele pode mudar quantas vezes p/ achar a melhor formação p/ time.

  11. Não vejo mentira do tecnico , o que é falado na impressa é visto por todos , inclusive as equipes adverssaria , portanto vejo como estrategia de engano e não mentira.

  12. Ficou pior o remendo hein? é só os jornalistas perguntarem sobre os fatos ja consumados, não ficar querendo adivinhar as coisas, os famosos furos de reporatagem, querem prever o futuro meu caro, futebol é muito dinamico, a situaçao de hoje pode ser totalmente diferente daqui a 3 dias, pelo amor de Deus!! nas entrevistas do Mano, ele sempre deixa na condicional, nunca afirma categoricamente, acho que vc está forçando a barra.

  13. Prezado Mauricio,
    Acredito que vc inda não aceitou as criticas dos seus leitores, e esta tentando se”justifcar”, por favor, pare com isso… deixa de ser orgulhoso,acredito eu que vc seja homem de boa fé, não se humilhe tentando consertar um texto que não foi aceito pelo seu publico, passe uma borracha e capriche da próxima vez pois vc tem capacidade de fazer melhor.
    Abraços.

  14. Voce insiste em dizer que o técnico deve satisfação a voces, jornalistas.

    Não entrou em sua cabeça que o técnico não lhe deve nada. Ele deve agir, exclusivamente, em favor do time.

    E o seu comentário anterior não ficou só quanto a palavra mal empregada. Ao final do seu comentário voce insinua que ele infringiu a lei do consumidor.

    Eu te pergunto:

    Voce nunca mentiu? Nem mesmo para não causar um problema para outra pessoa? Nem mesmo para se safar de alguma situação ruim para voce?

  15. Sendo assim,todos os jogadores são tão mentirosos quanto o Mano Meneses. Tûdo que se relaciona com o futebol,è mentira!
    Quando um jogador faz um drible,faz que vai,mais não vai!!!! então êle está mentindo, e ainda comprometendo a coitada da inocente da bola.
    Afinal o que è mentira ? o que è verdade ? Responda sem mentir por favor………………..

  16. Acredito que o ponto a ser tocado é que, em todo jogo, há um objetivo de enganar o adversário. A estratégia faz parte da “batalha” e, o técnico, apesar de não entrar em campo, joga também, obviamente. Desta maneira, se formos classificar como mentira essa ilusão do treinador, também temos que chamar de mentirosos os dribladores, o goleiro que pega o penalti (pq mentiu ao batedor onde pularia), etc. Em resumo, é mentira mesmo, pórém está no contexto, caro jornalista.

  17. Ok, fui um dos que te critiquei.
    Mesmo assim, parabéns pela réplica, acho mesmo que o texto trouxe um pouco do “ar te arrogância dos jornalistas” quanto a um trabalho esportivo que está sendo bem feito pelo Mano.
    Eu, que também sou jornalista, sou um autocrítico quanto ao abuso da influência da imprensa em alguns segmentos da sociedade, como o esportivo, por exemplo.
    Para finalizar, considero sua resposta bacana e desejo sucesso em seu blog.
    abraço

  18. Caro Maurício,

    Como mesmo escreveu acho que não foi feliz com o termo “mentir”. Sou torcedor fanático do Palmeiras, li seu Blog ontem, li os comentásio, alguns pesados, mas não deixo de concordar com as manifestações contra o seu texto.
    O que o Mano faz, todos fazem!!
    A negativa foi tão grande que vc veio à publico justificando o mal entendido, não é?
    Quando assumimos nossos erros, crescemos.
    Mas quem não erra?

    Abraço e boa sorte!!

  19. continuando….

    os comentários de hj quase sem manifestações me faz lembrar, uma frase que um dia li em um restaurante:

    “Se gostou da comida, conte a todos os seus amigos, mas se não gostou, conte somente a mim”

    o que acontece é exatamente ao contrário…..quando errou todos estavam te “matando”, e quando quer reparar o erro…..estou aqui sozinho…rsrrss

    mas….A VIDA SEGUE, não é mesmo???!!!!

    obs: se quiser entre em contato daniel_giusti@hotmail.com

  20. Acho que você deveria criticar todos os técnicos com a mesma intensidade , ou entender a artimanha com ato normal. Não deu mesmo para entender seu texto, parecia algo pessoal com o técnico ou com o time. Pelo menos muita gente leu o seu blog.

  21. Semântica…
    O uso do bom português é um risco. Chamar alguém de mediocre é torná-lo inferior (quando na verdade o coloca na média). Mentir, como vemos, gera repulsa e é baixo. Roubar em determinados lugares é bom e dá visibilidade. He! Coisas de Brasil.

  22. Prezado Maurício

    Vc escreveu:

    “Quantas pessoas deixaram de ir ao estádio, domingo, depois de ‘informadas’ que o Corinthians atuaria com o time reserva? Não podemos falar, também, de propaganda enganosa? Desrespeito ao consumidor?”

    Ora, o jogo foi no Rio de Janeiro, vc esperava que mesmo com os titulares ouvesse uma invasão como em 76? Para a segunda rodada do campeonato?

    “Propaganda enganosa? Desrespeito ao consumidor?” Por acaso está escrito no ingresso que o time tem que entrar com os titulares? Já fui muitas vezes ao estadio e nunca vi…

    Pra mim é muito melindre da mídia sobre o assunto. E não adianta vir com o papo que o clube está desrespeitando os jornalistas e que depende dos mesmos.

    O clube depende sim de cota de TV para TRANSMISSÃO DOS JOGOS (não entrevistas), ações de marketing, patrocinio de camisas e bilheteria

    Gosto dos seus textos, só que isso agora parece melindre demais

    Saudações

  23. Meu caro Maurício, me surpreende que vc tente explicar o inexplicável. Não foram só os Corinthianos que acharam a sua matéria ridícula.
    Assim como diz a minha avó, este assunto é igual fezes, qto mais mexe mais cheira, portanto sugiro que não mais fale a respeito. Procura uma coisa mais interessante, ou tente a fonte do Nei Franco como te sugeri otem, ai vc poderá dar um furo de reportagem e as pessoas vão te elogiar.
    Melhor ainda tente entender um pouco mais o que é o Corinthians, então poderá emitir a sua opinião com mais embasamento sobre o time e poderá aprender também que Corinthians se escreve com TH e portanto a palavra Corinthiano também deve ser grafada desta forma e não como escreveu acima.
    Meu Deus, santa ignorância!!!!! Vai catar coquinho…..

  24. Nunca vi, na minha vida, caras tão fanáticos a ponto de ficarem cegos e colocarem qualquer posição que não seja a favor do Corinthians como uma afronta pessoal mesmo. Acho uma palhaçada o cara chegar pra imprensa e falar uma coisa e fazer outra. E se isso não é mentira, é o quê? Aí vem um bando de nego sem expediente, que na verdade mais se parece com uma facção criminosa do que com uma torcida, e fala um monte de merda. Maurício, o texto foi uma explanação sua a respeito de sua tese, e ela tem que ser respeitada por todos, pois é sua opinião! É uma pena que eles não consigam ler os demais posts, que falam de filmes e outros assuntos, e fazer um bom comentário…

  25. Vcs deveiam entender que aqui 99% dos que postam são torcedores. E opinam como tal. Isso pesa a seu favor.
    Como não sou corinthiano, devo dizer que deve haver uns 5 jornalistas esportivos que valem a pena ler/ouvir o que escrevem/falam.
    Abcs

  26. É isso que é Corinthians, deu pra você sentir a pressão, se é uma questão de “semantica” ou de “retórica” ou qualquer outra coisa ninguém quer saber. O Corinthians movimenta a mídia esportiva do Brasil, sem ele vocês não teriam emprego isso sim é a mais pura verdade.

  27. Sei o que é mentira. Também não gosto nenhum um pouquinho de mentira. mas coloco uma questão: Deve o treinador de algum time ou é o treinador de futebol obrigado a dar informações de como jogará, à imprensa? E se o treinador não passar informações ou não ceder a entrevista, como ele ficará visto pela imprensa que o “detonará”?
    Por que a imprensa acredita que tem o direito de obter as informações que quiser? E de quem a imprensa quiser?
    Na realidade acho que jornalista/repórter é uma das profissões mais chatas para ambos os lados do microfone.
    E se o técnico de futebol simplesmente alegar “ainda não sei quem jogará” como a imprensa tratará esta informação? Como recusa? Indelicadeza? Arrogância? Incompetência?
    Pense bem…
    Aroldo

  28. Como vc mesmo disse Stycer, a reação vai de acordo com a maneira que vc fala (ou escreve).

    Uma palavra mal colocada pode gerar um tremendo mal estar. Falando assim parece besteira, mas isso é básico no “manual de sobrevivência” da sociedade humana.

    Todos nós sabemos disso.

    Abraço

  29. Todos os repúdios são de corinthianos que não se conformaram de ver o time merecer perder o jogo inteiro. O BOTAFOGO MERECIA TER FEITO NO MINIMO TRÊS GOLS. e olha que não sou do rio, hein?

  30. Bom Dia,

    Mauricio porque voce não escreve à respeito dessa vergonha que é nosso tribunal que deu uma punição ao Dentinho de 3 jogos?
    Isso é importante e não se o mano menezes esta escontendo o jogo, se vai entrar com o time titular ou reserva.
    Voce deveria escrever porque toda vez os times do Rio de Janeiro são beneficiados pelos cartolas da CBF isso sim é importante !!!!
    Comentario de um Paulista cansado desses cariocas da CBF !!!

  31. nao sei quem é pior um botafoguense que sabe ser tri vice ou um jornalista que escreve o que quer e nao consegue ao menos ter uma noção de certo e errado, um ponto é fato caro jornalista voce errou e grave, o futebol é bonito pela sua magia, o mundo era bem melhor sem tanta informação que nao leva alugar algum, quer ser conhecido encontre uma materia da qual se faça digno, por favor…vc nao estudou tanto pra nada não é…

  32. o jornalista…

    em vez de encher o saco de quem está tentando trazer alegria pra nação corinthiana… por que vc não vai incomodar quem só traz tristeza para todas as torcidas… aquele bando de maldito político incompetente e ladrão que junto com a máfia da imprensa só faz é roubar dinheiro pago em impostos abusivos pelo povo…

  33. E aí, Stycer. Falou, falou, tentou se redimir, mas o principal você não declarou. Se a mentira de Mano Menezes te incomodou tanto, o que você tem feito em relação às mentiras dos políticos e dos seus colegas de profissão???

    E o comentário que fiz que, inclusive, foi o primeiro do seu infeliz relato anterior??? Foi apagado!!! O que aconteceu??? Incomodou tanto assim é??? Então vá procurar o que fazer e questionar algo que realmente vá mudar nossas vidas!!!

  34. MAURICIO, EU ACHO Q VC NÃO ESCUSTA BEM, O TECNICO DO CORINTHIANS NÃO DISSE EM MOMENTO ALGUM Q ESCALARIA O TIME RESERVA PARA ENFRENTAR AQUELE TIMINHO DO BOTAFOGO, ELE DISSE Q AINDA NÃO TINHA DEFINIDO O TIME. TANTO ONTEM QUANTO HOJE VC ESCREVEU BASTANTE MAS NÃO COLOCOU CONTEUDO ALGUM. VC PRECISA SE INFORMAR MELHOR E PRESTAR MAIS ATENÇÃO NAS INFORMAÇÕES QUE VC RECEBE!!!!

  35. SEU COMENTARIO PIOROU A SITUAÇÃO !!!!!
    AS VEZES É MELHOR ADIMTIR QUE ERROU QUE TENTAR JUSTIFICAR!!! FICA MUITO MAIS FEIO………. ALEM DE INFELIZ VC TÁ SENDO ARROGANTE!!!!

  36. E MAIS COISA…O DENTINHO SÓ FOI PUNIDO PORQUE STJD É FORMADO POR CARIOCAS INVEJOSOS DO FUTEBOL DE SÃO PAULO…E COMO O FELIPE, GOLEIRO DO CORINTHIANS DISSE, FOI TUDO PENSANDO CONTRA O CORINTHIANS…HÁ JOGADORES Q FAZEM COISAS PIORES E NEM SÃO QUESTIONADOS….ISSO SIM É ASSUNTO RELEVANTE PARA SER DISCUTIDO…

  37. CAROS, ACEITAMOS AS “DESCULPAS” DESSE “JORNALISTA ” QUE TEM COMO GURO O GRANDE JOÃO SALDANHA (AQUELE SIM ERA JORNALISTA E TÉCNICO) E ENTENDEMOS AS LIMITAÇÕES DE BOTAFOGUENSES QUE INFELIZMENTE SÓ CONSEGUIAM UM TÍTULO QUANDO O SR MÁRCIO REZENDE APITAVA (COITADO DO SANTOS, RS,RS,RS), POIS O NOSSO CORINTHIANS É MUITO MAIOR QUE TUDO ISSO.

    ABS, A TODOS!

    NERSÃO CORINTHIANS PAULISTA!!!

  38. PQ VC NAO FALA DO SOCO QUE CHICÃO LEVOU NA FINAL DO PAULISTA, ENADA FOI FEITO????

    PQ VC NÃO FALA DA RIDICULA PUNIÇÃO DO DENTINHO ENQUANTO O FRED FOI ABSOLVIDO?????

    PQ VC NAO FALA DAS MENTIRAS DOS JORNALISTAS EM TODOS OS SETORES , POLITICA, ESPORTES, POLICIAL……….????

    EU FALO PQ VC NAO TEM CORAGEM VC É PAU MANDADO DE REDATOR SÃO PAULINO , E CORPORATIVISTA…..

    FROUXO!!!!!

  39. HAAAAA!!!!!! DESCULPE VC É BOTAFOGUENSE!!!!! AGORA ENTENDI , QUANDO VC GANHOU UM TITULO PELA ULTIMA VEZ ??????
    DEVE TER SIDO NA EPOCA DO GARRINCHA!!!!! HAHAHAHAHAHAHA

  40. Caro Maurício,

    Também sou jornalista, mas, nesse caso, cabe ao bom profissional conquistar fontes seguras, que poderão passar informações verdadeiras, concorda?

    Isto é um exemplo do tão perseguido furo de reportagem. Enquanto 100 jornalistas afirmam que o Mano entrará com o time reserva, apenas um profissional escreve que será o titular…

  41. Que saudades dos cronistas de antigamente, hoje quase todos mortos infelizmente, Geraldo Bretas, Milton Perruzi, Randal Juliano, José Italiano, estes se preocupavam em comentar os jogos, o que o torcedor poderia esperar de uma partida etc e tal.
    Hoje os reporteres e cronistas procuram analisar mais o comportamento de técnicos, jogadores e cartolas, esquecem ou não sabem analisar o que realmente interessa o jogo em si. Isto claro salvo algumas excessões “FLAVIO PRADO” VOCÊ É O MAIOR

  42. Caro Escrevente
    Escrevi ontem um texto comentando sobre a qualidade e principalmente, a idoniedade da imprenssa ,tanto faz: a “grande imprenssa”,à”marrom” ( porque será marrom???), a escrita e a televisiva.Quem são seus donos? De que forma “ganharam” a concessão de funcionamento??? Em que período??? Você não mudou a opinião sobre a atitude do técnico( e ai pouco importa quem seja o técnico) é claro , é lógico e sintomático. Veste o manto sagrado do ” Quarto Poder” onde a “reportagem” de vocês sempre são verdadeiras e quando são pegos de “pernas curtas”,ai mandam colocar uma notinha de letras bem pequenas, em um canto de página, em uma coluna chamada : Erramos.
    Cara escrevente, nem com guru do porte de João Saldanha ( um grande amigo) você conseguiu aprender nada de futebol e de ética. Quem costuma terminar seus bélissimos textos dizendo ” vida que segue ” é outra pessoa” que você não citou o nome, e isto é o que??? Esquecimento, Falácia,Mentira ou Omissão?

  43. POR QUE O SENHOR NÃO ADMITE O ERRO DE UMA VEZ POR TODAS?

    POR QUE NÃO ADMITE QUE A IMPRENSA ESPORTIVA É CORPORATIVISTA E NÃO SE PREOCUPA EM REPRODUZIR A VERDADEIRA OPINIÃO DOS TORCEDORES?

    OS COMENTÁRIOS DEIXAM ISSO BEM CLARO E MESMO ASSIM, VOCÊ NÃO DÁ O BRAÇO A TORCER.

    O QUE FOI, OS JORNALISTAS ESTÃO SE OFENDENDO COM AS ‘MENTIRAS’ DE MANO.

    TORCEDOR, NO GERAL, ESTÁ POUCO SE LIXANDO PARA O QUE PENSAM OS JORNALISTAS, ORAS, E VICE E VERSA, ESSA É A VERDADE.

  44. ONTEM OUVI COMENTÁRISTA DA SPORTV QUE DEVERIA SE CHAMAR, NA VERDADE, FLA TV, QUE OS TIMES DO FLUMINENSE E DO CORINTHIANS SE EQUIVALEM.

    AONDE? SERÁ QUE ELES REALMENTE ENTENDEM DE FUTEBOL. É POR ISSO QUE A PARTIR DE AGORA AO INVÉS DA SPORTV (FLA TV), VOU ASSINAR A ESPN BRASIL, É BEM MELHOR E MENOS IMPARCIAL.

  45. Meu, você tem mais é que deixar o Mano em paz. A reprovação dos leitores já mostrou que você está errado. E daí que o cara não quer dar a escalação do time, ele é o técnico, ele faz o que quer. Esquece isso.

  46. Adorei o comentário que segue abaixo.
    Por isso sou sincero copiei e colei. Pelo menos não menti.
    E viva o Maron Gold ( créditos )
    Só os tecnicos de futebol tratam a verdade de acordo com o que mais interessa aos seus interesses e aos da equipe?
    O que dizer então daqueles vários eleitos e nomeados das capitais brasileiras e de Brasilia?
    A mentira, falta com a verdade, alteração da verdade ou omissão dos técnicos tem somente um prejudicado, o técnico da equipe adversária.
    Os tantos outros prejudicam o povo brasileiro.
    O que é mais grave? Meia duzia de jornaistas com a informação incorreta ou milhões de reais, castelos e passagens aéreas roubando toda a nação?
    É vida que segue e povo que se F…..

  47. Curintianu é a pior raça que existe!! Os dirigentes fizeram maior lambança no clube, várias falcatruas e os manés dos torcedores choram, falam que nunca vou te abandonar… Isso sim é hipocrisia TOTAL! Os dirigentes fez os manés de o.tá.rios e os negos ficam morrendo pelo time! Por isso que o Brasil não vai pra frente, enquanto tiver curintianos aceitando nabo e achando tudo mil maravilhas, teremos os belos governantes do nosso país fazendo isso com a nossa cara, pq se eles aceitam isso no clube, imaginam no que eles acreditam quando os governantes falam.

  48. Bom, meu caro, realmente foi mentira o que ele disse. Você está mesmo do outro lado do balcão…. Porém quando o Muricy ou outro técnico usou do mesmo artifício, você não comentou. De repente sabendo do grande impacto que o Corinthians causa na mídia, quis alavancar essa sua coluna…Portanto acho que essa “mentira” que está dizendo não passa de uma tática usada por quase todos os técnicos para atrapalhar os outros (dentro do futebol). Não queira prejudicar um profissional de alto nível , como o Mano Menezes. Portanto pense bem na hora de escrever meu caro, sensacionalismo é muito baixo……

  49. Boa tarde a todos.

    “O objetivo da estratégia é a vitória”. Cabe a quem comanda defini-la de acordo com este objetivo (Ética a Nicômano, de Aristóteles).

    Também não vejo problema ético algum em alguém utilizar-se de meios idênticos aos que dá aos adversários e concorrentes o direito de uso sem disto reclamar. Aparenta-me que, pela igualdade de condições dadas a si próprio e a todos os outros em idênticas condições, isto atende aos preceitos de postura justa. Ademais, os meios utilizados não causam real e efetivo dano a absolutamente ninguém. O que pode estar ferida é alguma vaidade, mas isto é algo notadamente subjetivo e mesmo contestável.

    Já ao historiador moderno, isto é, ao jornalista, cabe relatar a história. Para ser história um evento há que ser fato e cabe ao historiador verificá-lo quando ou depois de efetivamente ocorrer e, em seguida, o reportar a quem interessar possa. Esta estória de historiador querer, desejar ou até mesmo, absurdo dos absurdos, exigir que os fatos ocorram burocraticamente de acordo com o previamente estabelecido parece-me um despropósito. Não vou adiante nos comentários para tentar não cometer também alguma injustiça, já que me faltam informações e poderia facilmente adotar posições equivocadas.

    Saudações Cordiais a todos.

  50. É isso que o caro jornalista quer. Gerar polêmica para ficar em evidência e ver sua matéria debatida e comentada. Após ter visto que não agradou a grande maioria, vem com desculpas para tentar amenizar o clima. Eu penso que essa não é a melhor maneira de se fazer jornalismo, sem profissionalismo. Na mesma linhagem, ontem mesmo li uma matéria aqui na net de um autor e ator que disse ser a mentalidade do brasileiro, semelhante a de uma criança de nove anos, em relação ao que se assiste na TV, fato que provocou imensa revolta de telespectadores. Se os profissionais que dependem da opinião pública não conseguem transmitir material com algum conteudo, não ha como se evitar a enxurrada de criticas acerca de matérias polêmicas. Eu, particularmente, decidi que não mais irei dedicar meu tempo a leituras que me levam do nada ao lugar nenhum.

  51. Eu dou todo o apoio, Mauricio. O Mano mente para a imprensa não é de hoje. Vive dizendo nos microfones que o time vai jogar de um jeito e joga de outro, que vai escalar Fulano na defesa e entra em campo com Beltrano. Esse cara tenta com isso pegar os adversários desprevenidos. Mas os outros times já conhecem a tática e agora já se preparam para tal. Além disso, o esquema de jogo do Mano está ficando mais evidente aos olhos dos outros técnicos e creio que logo o time do Corinthians vai começar a perder seguidas partidas. O Ronaldo foi uma jogada de marketing da diretoria corintiana para conseguir patrocínio, está conseguindo, mas e quando o Ronaldo for embora! Eis a questão, se o Corinthians sobreviverá sem o fenômeno, que aliás, continua a declarar seu amor pelo Flamengo e que ainda quer vestir a camisa do rubro-negro.

  52. Léo >>>>>seu comentário foi pefeito . É isso ai.
    19/05/2009 – 11:10 Enviado por: Léo

    Quanto a reportagem ??????/
    O Mano MENTIU e ai?
    Onde está escrito que as pessoas precisam aceitar a mentira?
    O jornalista relatou a VERDADE … e obviamente quem fala a VERDADE toma porrada . Isso é Brasil .
    Parabéns Maurício pela reportagem e lembre-se que nem todos são iguais . As torcidas passam por cima de principios básicos principalmente quando são contrárias ao seu time .
    Ah se aquilo é estratégia …está bem arcaica ..enfim quando o time se garante ele não precisa disso , Ai que está o X* né .. kkkkkkkkkk
    Quanto ao jornalista , o minimo que as pessoas precisam é respeitar mesmo pk a verdade foi colocada e se vc não aceita é melhor vc reavaliar a mentira na tua vida.
    Fiquem bem . Parabéns Mauricio como sempre vc é feliz em suas reportagens … o que diferencia são os leitores que amam a mentira.
    Viva a verdade sempre
    E … fiquem em paz

  53. O Brasil é o País da mentira..isto é fato.
    Se os governantes falam mentiras para toda nação..
    Porque um treinador de futebol não pode omitir uma atitude?
    Pesquisam na net a Súmula 381 do STJ.
    Isto sim é muito preocupante.

  54. Seu comentario a respeito das “mentiras” que o Mano conta para enganar os jornalistas faria sucesso entre o corporativosmo dos jornalistas, entre os torcedores independentes de time é um faz me rir, voce em seu mundinho acha que torcedor se importa com escalação de time quatro dias antes de um jogo? ou mesmo 1 dia antes de um jogo, isso so tem importancia para jornalsta corneteiro que quer criticar tecnico com varios dias de antecedencia… faz me rir essa sua critica ao Mano, quando ele faz os jornalsta de bobos…

  55. Minha opinião sobre vc nao mudou em nada…. apos essa explicação agora tenho mais certeza ainda que vc e uma pessoa sem conteudo querendo aparecer em cima de um trabalho bem feito,….sera que vc e bairrista? ..um carioca querendo tulmutuar o ambiente…nao sei….
    Cara sao poucos profissionais no Brasil de carater …e com certeza vc nao e um deles o Mano Menezes sim faz parte dessa pequena minoria….

    Vc poderia escrever sobre receitas da Ana Maria Braga oq axa?
    teria bastante conteudo….

  56. Ele estava no confessionário??? A imprensa esta acima de tudo e de todos para botar uma biblia na frente dos outros para jurarem em nome da verdade??

    Pra que ele deveria entregar sua estratégia para o “inimigo”?? Para facilitar o trabalho do outro técnico..

    Nao sou corintiano mas aprecio o bom senso….o que lhe falta

  57. O mais engraçado é que o Mano quis dar uma de malandro, mas o Nei Franco já sabia que ele entraria com os titulares. Tanto que ficou tiririca quando soube que o técnico botafoguense tinha um informante. E ainda quis debochar dizendo que ele estava mais bem informado que ele próprio e que não tinha se decidido. Cascateiro. Essa é uma questão ética e, no futebol, é aceito esse tipo despistamento, de “mentira”. O Nei não ficou ofendido porque o Mano mentiu. Até porque não o enganou. E,mesmo se tivesse enganado, faria parte do jogo. É uma discussão que não pega, porque não gera polêmica entre os profissionais envolvidos. Mas pior é a reação dos frequentadores desse blog. Querem debater coisas do futebol no blog como se estivessem nas arquibancadas ou, no máximo, num botequim. Como falta opinião e argumentos, ficamos lendo a velha cantilena de que o jornalista torce para esse ou aquele time, que tudo é uma conspiração contra seu time e blá, blá, blá. Tenho certeza que em breve serão são paulinos acusando o blogueiro de corinthiano.

  58. não te conheço, mas vc é bambi, para falar tão mal de um técnico que apenas se utiliza de estratégias peculiares ao futebol. Antes assim do que carrancudo e mal-humorado como outros. Será que vc tem coragem de escrever sobre a “mordaça” colocada na boca do goleiro das gazelas do morumbixa. Isso sim é censura e deve ser repudada.

  59. Podem criticar os cariocas..
    Me diga?

    Por que o Campeonato Carioca humilha o Paulista em relação à média de público?
    Vejam os números:

    Paulistão

    Maior público: Palmeiras x Corinthians (12a rodada)/44.479 pagantes
    Média de público em clássicos: 28.071 pagantes
    Média de público do campeonato: 5.618 pagantes

    Campeonato Carioca:

    Maior público: Botafogo x Resende, na final da Taça GB/72.301
    Média de público em clássicos: 34.360 pagantes
    Média de público do campeonato: 7.038 pagantes.

  60. Ah! O Dentinho foi muito bem punido e o Fred muito bem absolvido. O jogador do Goiás nem deveria ter sido expulso. Foi um lance para amarelo para os dois.
    Vergonha mesmo foi a punição ao Diego Souza e ao Domingos.

  61. Caro Blogueiro
    Imagina se um treinador disser tudo que vai fazer dentro de campo. Fácil para o adversário não acha?
    Sobre a MENTIRA, vc já parou para pensar que muitos treinadores mudam seus esquemas quando o time já está na fila para entrar em campo?
    Acredito que vc usou sim uma palavra forte, MENTIRA, eles apenas usam do meio IMPRENSA para buscar dificultar o máximo possível para o adversário. Aliás, vocês da impensa fazem a notícia chegar rapidinho. São ossos do ofício não acha?
    Digamos que você seja o treinador, nunca usaria desta estratégia com seu time? Voce até pode dizer que não, mas não está lá vivendo isso, concorda? Então não podemos falar daquilo que não sentimos na pele.
    E sobe o INGENUIDADE, olha o meio que vc usa TERRA para ainda ser ingênuo. Ou talvez vc buscou se fazer de ingênuo para alavancar um público maior? rrssss. Enfim. Ossos do ofício não é? Ou, viva o mais esperto?

    Pensa pelo lado bom, a MENTIRA de Mano fez os Jornalitas terem mais assuntos, e sem a MENTIRA dele vc não teria colocado mais um assunto aqui, não acha? Bom paar vcs. Pq reclamar? rrsssss.

    Vai lá. Bola pra frente.

  62. Pois é, o epsódio “mentiras” de Mano Menezes mostra como os jornalistas esportivos são despreparados, pois o técnico do Botafogo já havia dito, antes da partida, que tinga informações de que o Mano escalaria os titulares no domingo e que estava dizendo que jogaria com os reservas para tentar enganá-lo.

    A pergunta que fica é: como pode um informante do técnico do Botafogo saber que o Corinthians jogaria com os titulares e os jornalistas não????

  63. Mauricio,

    Você foi excessivamente claro no seu texto, no entanto foi diminutivamente simples na sua explicação, deixemos a hipocresia de lado, a rodada do final de semana do campeonato brasileiro nos presenteou com lances e gols maravilhosos, e um comentarista esportivo não se poder ater a uma mudança, se é que existiu a tal mudança na escalação do técnico.
    Se tens realmente alguém tão ilustre como guru, seja mais imparcial em suas análises, os jornalistas esportivos sérios agradecem.
    Não rotule e nem de trela a rótulos de folhetins que apoiou a ditadura militar.
    Como jornalista evidentemente vc não deve estar do mesmo lado do balcão do torcedor, mas por uma questão de respeito ao mesmo torcedor não se diz que esse ou aquele é um mentiroso, seja de qual for o clube.
    O que vc ganhou disseminando uma questão leviana?
    Espero que vcs jornalistas continuem incomodados com as “mentiras” do Sr. Mano Menezes, com o mal humor do Murici, pois terei a certeza que enquanto isso estiver acontecendo pessoas como eles não se renderam a uma imprenssa cada vez mais carniceira que torce pelo desconcerto alheio a troco de um furo de reportagem.
    Parabéns Mano Menezes!!!

  64. Obs: No minimo, até por uma questão de respeito,gostaria de obter a resposta do meu questionamento sobre a frase “Vida que segue”. Esquecimento?Falácia? Mentira ?? ou Omissão???

    Resposta do Mauricio:
    A expressão é usada no título de uma coletânea de artigos do Saldanha sobre as Copas de 66 e 70, justamente em referência ao fato de ele falar sempre “vida que segue”

  65. Faz parte da estratégia despistar toda imprensã, jornalistas e técnicos adversários.
    Temos que levar em consideração que naquele momento, a informação era verdade, e que algum tempo depois ele resolveu mudar de idéia. O que a imprensa tem a ver com isso?

    Acho mais interessantes o seu comentário sobre o futebol, sobre o esquema tático do jogo, sobre as condições dos nossos estádios, sobre o sofrimento do torcedor para conseguir um ingresso para ver o time do seu coração, sobre as fraudes, e sobre os bons exemplos que também há algum tempo começam a aparecer no futebol brasileiro. O resto, é só para intrigar a oposição.

    Ah… em tempo, ser corintiano não é ignorante quando se trata de torcedores ilustres etc. Nosso time tem uma das maiores torcidas, e graças a Deus, é o motivo de atingir todas classes sociais, e infelizmente, a maior delas nesse país pobre é a classe baixa, pobre etc.

    Grande abraço, Você é um ótimo jornalista, mas as vezes exagera na dose.

  66. Mauricio
    VC está querendo iludir quem, utilizando o dicionário para disfarçar ou tentar diminuir a palavra mentira? huashuashuhus
    Aproveite que você tem dois dicionários e procure a palavra inveja. Acho que você vai se surpreender com o significado. huashuhaushuds
    Abraços meu amigo e não mordas a língua se estiveres muito longe do Butatã! huasdhufashudauhsdh

  67. Concordo com o Sergio Guimaraes. É um absurdo o Dentinho pegar 3 jogos de suspensão, sem nem sequer ter sido citado na súmula, e o Fred ter sido absolvido (que foi citado na súmula do árbitro). Todo mundo sabe o que manda no futebol. São os interesses desses cariocas malditos. Querem ver pelo menos um time do rio na final. O Vasco tem seus méritos, massacrou o Vitória em São Januário (4×0), mas o Fluminense está sendo empurrado para a próxima fase. Não bastasse a punição ao Dentinho ainda escalaram o Carlos Eugênio Simon para apitar essa partida . . . Agora só falta o Fred cair, SOZINHO, na intermediaria, de defesa do fluminense, para esse desgraçado anotar penalti contra o corinthians.

  68. Maurício, como você e todos os órgãos públicos e privados gostam de estar sempre em evidência…VOCÊ ESTÁ CORRETÍSSIMO!!! Nada melhor que mexer com o Corinthians pra dar um IBOPEZINHO no seu BLOG… Você é um “cara” esperto. E é isso mesmo! Quer publicidade? Fale do Corinthians… Aí você mexe com 70% dos paulistas… Então realmente não compensa de ficar falando de “bambis”, “porcos” e “lambaris”. Não tem retorno.
    Enquanto que falar bem ou mal do Coringão… Mexe com o mundo inteiro. É isso!5

  69. MAS COMO O GALINHEIRO ESTÁ BAGUNÇADO HEM ? PERDEM AMANHA E PRONTO . Esse TIME DE GALINHA VAI SISCAR SICAR E NÃO VAI A LUGAR ALGUM …

  70. Caro Maurício, independentemente se os comentários feitos ontem foram ou não movidos pela paixão, não se coloque nunca numa posição arrogante como a que está se colocando, se diferenciando dos outros, críticas nos fazem crescer. Óbviamente houveram colocações completamente desnecessárias, porém o seu texto realmente não foi corente, se vc fala de futebol entenda de futebol e de como as coisas caminham nesse meio. Não estou dizendo que mentira é válida, só estou dizendo que um técnico de futebol não deve ficar amarrado a prévias escalações, vc não sabe se ele recebeu informações de mudanças no time adversário, ou simplesmente na hra do jogo por qualquer motivo que a ele parecia o melhor ao seu trabalho quis mudar. Ou erá que vc nunca mudou uma linha de raciocínio em suas matérias?
    Abraço

  71. caro amigo :jornalista não pode ser”pouco claro em sua comunicação”como dito por vc,”falha minha”.Jornalista não pode falhar,tem que buscar a verdade real dos fatos e colocá-las no papel com a maior clareza para atender todo o publico,de qualquer classe social e nível de escolaridade.Caso contrário ocorre isso o que aconteceu,com 95%dos leitores te repudiando e não querendo que você fique agora tentendo se justificar.Seria melhor vc dar por encerrada essa sua matéria e partir para outra,e rever alguns conceitos ,deixando de atingir as pessoas com infundadas opiniões,sem ter provas para tal,somente com a intençao de criar polêmicas.Boa sorte nas próximas matérias!

  72. O seu guru ( dono das feras), cansou de utilizar tal estratégia quando dirigia as feras, caso não saiba a acepção desta, era como se referia a seleção de 70 pouco antes do general Medici, intervir, foi quando caiu de paraqueda o senhor 13 ( Zagalo); Vá falar/ escrever/digitar coisas mais sérias.
    Um abraço de mais um corintiano.

  73. Você está certo. O Mano é mentiroso mesmo. Dá informações falsas. Omitir é uma coisa, mentir é outra. Acontece que o Ney Franco não é otário, sabia que ele iria colocar o time titular e disse que ele jogaria com time completo. O Mano até o ironizou por isso…

    O Mano depois que saiu do Sul mudou completamente o jeito de agir… E para pior.

  74. A Mauricio os bandidos mentem na frente da policia pq o manu não pode mentir para os reportes i assim msm ele não é obrigado fala a verdade antes dos jogos ai vai di cada um acreditar nele ou não e outra vai caçar o q fazer néh vai fala da gripe suina q vc ganha mais …

  75. O cara, se voces jornalista querem sinceridade de um jogador que pretende armar uma jogada, para enganar seu adversário, uma sugestão: entreviste jogador de truco! rsrsrsrsrsrr!!!

  76. Perfeito comentário acima: “Você foi excessivamente claro no seu texto, no entanto foi diminutivamente simples na sua explicação”.

    Sugestão: o mesmo texto que você aplicou poderia passar uma imagem positiva, elogiando a surpresa de ver um time titular na 2ª rodada do campeonato, priorizando assim uma competição extensa e ainda colocando a maior personalidade esportiva do mundo em campo, que todos querem ver. Pode ter certeza que quem foi ao estadio ficou maravilhado com a “mentira”. Tudo depende do ponto de vista, a imprensa escolhe um forma de julgar a informação e você escolheu o interesse da minoria. Só cuidado que você tem um poder de trabalhar uma informação, pois a popularidade deste blog é graças ao link inserido direto na capa do site ig.com.br !
    Abs,

  77. Ah Maurício, pedir que corinthiano interprete texto, ou procure informação em dicionário é pedir muito!!!

    Mais da metade da torcida do Corinthians não sabe nem ler e você ainda espera que os caras interpretem as declarações do Mano Menezes?!?

    Eu ficaria feliz em ver 550 comentários de corinthianos. Creio que deva ser um recorde tantos torcedores desse time utilizarem computador.

    Abraços

  78. E que importância tem, afinal, a opinião de um corinthiano?Todo mundo sabe que são uma gente arrogante e ignorante mesmo.. fazer o que. Vida que segue!…

  79. Vindo de um carioca que no mínimo se sente atingido por toda a repercussão que o Corínthiasns, e por consequência, seu técnico tem tido na mídia desde o fatídico descenso e o retorno a primeira divisão além da contratação de Ronaldo, não é de se estranhar palavras fortes e de repúdio. Isto está mais para bairrismo, inveja, ou como queira chamar do que outra coisa.

    Sds.

    Victor

  80. Bom, Maurício, se tem algo que eu acredito é que você, independente da sua condição do blogueiro ou não, tem todo direito de se manifestar. Quem sou eu para lhe negar esse direito que é seu. Aliás, nem eu nem ninguém, mas vou comentar a respeito dos pontos que você argumentou:

    1. O número maior de comentários diz respeito à pertinência do texto. Um grande contingente de leitores classificou o que escrevi como “ridículo”, mera “falta de assunto” ou tentativa de arrebanhar “audiência” para o blog.

    PS: Julgar a importância e/ou a relevância do texto não deixa de ser algo irônico, afinal se ele fosse tão desinteressante assim não geraria tanta repercussão. Porém, acho que não tem como isso não entrar no “X” da questão a partir do momento que você julga o artifício do Mano como sendo uma mentira e outros julgar como algo irrelevante, logo não tem como deixar de considerar o seu texto tão irrelevante quanto.

    2. Um segundo número considerável de leitores defendeu a tese que Mano Menezes fez “o que é melhor para o Corinthians”. O técnico não deve satisfação aos jornalistas, apenas ao time, escreveram.

    PS: O que o Mano fez é legítimo. Ele não tem a obrigação de informar aos meios de comunicação o que irá ou não irá fazer. Essa sua “estratégia” é legítima. E se o torcedor vai ao estádio pra ver tal jogador (o que acontece), ele precisa ter a consciência que a escalação é feita pelo técnico. Se o time vai ganhar, vai perder, se ele vai querer chamar o técnico de burro ou pedir o dinheiro do ingresso de volta, é outra história. Com certeza se o time ganhar, ele nem vai reclamar da vitória do time reserva assim como ele vai chiar se o time reserva perder (ainda mais se fosse o time titular).

    3. Uma terceira crítica recorrente ao meu texto é que “todos os treinadores mentem”; o que Mano fez é algo comum no meio. Na visão desses internautas, eu deveria criticar também Muricy, Luxemburgo e tantos outros colegas de Mano.

    PS: Essa estratégia não é um privilégio do Mano. Ou será que você não acompanhou os jogos do Palmeiras e não observou as “improvisações” do Luxemburgo ou você não acompanhou os jogos do São Paulo e não notou os jogadores que ele poupou? No caso do Luxa, foram “surpresas” táticas, no caso do Muricy foram ações da boa administração de sua comissão técnica, já com o Mano foram apenas mentiras. Não, todos agiram seguindo a mesma estratégia.

    4. Além das críticas a mim, à minha incompetência e ignorância, um certo número de leitores aproveitou para criticar os jornalistas, de maneira geral. “Jornalistas mentem” muito mais que Mano, escreveram vários.

    PS: Jornalistas usam dessa estratégia. Não deveriam, afinal não há nada mais legítimo do que a verdade dentro de um meio de comunicação. No futebol a verdade também deve prevalecer, é claro, mas será que um técnico que indica uma escalação “A” e coloca em campo uma escalação “B” estaria mentindo? Eu chamaria de estratégia. Se ele ganhar é um gênio, se perder é um medíocre, mas o jogo se ganha dentro de campo, sempre.

    5. Mano não mentiu, mas “despistou” a imprensa, usou de uma “estratégia” para surpreender os adversários, argumentaram muitos leitores.

    PS: Estratégia.

    6. Por fim, uma minoria viu no meu texto uma tentativa de “conturbar o ambiente” do Corinthians e “desestabilizar” o técnico Mano Menezes.

    PS: Creio que de maneira alguma essa “estratégia” prejudicaria o ambiente do clube.

    Se houve tanto repúdio e tantas interpretações diferentes ao que escrevi, pode ser que eu tenha sido pouco claro no meu texto. Falha minha. Suspeito que tenha causado um certo choque o uso da palavra “mentira” no post. Se eu tivesse dito que Mano Menezes tem usado um “artifício” que causa incômodo, ou uma “estratégia” para “despistar” os adversários, talvez tivesse causado menos repulsa.

    PS: Aqui está o seu principal erro. E só o fato de você ter reconhecido já é de suma importância. Porém isso nos leva ao primeiro ponto: você considera o que Mano fez uma mentira, enquanto os demais, uma estratégia.

    O que diz o “Houaiss” sobre o verbo “mentir”? 1. “Dizer, afirmar ser verdadeiro (aquilo que se sabe falso); dar informação falsa (a alguém) a fim de induzir ao erro”; 2. “não corresponder a (aquilo que se espera); falhar, faltar, errar”. 3. “causar ilusão a; dissimular a verdade; enganar, iludir.”

    E o que diz o dicionário sobre o substantivo “mentira”? 1. “ato ou efeito de mentir; engano, falsidade, fraude”; 2. “hábito de mentir”; 3. “afirmação contrária à verdade a fim de induzir a erro”; 4. “qualquer coisa feita na intenção de enganar ou de transmitir falsa impressão”.

    Entre Mano Menezes e a reclamação de alguns jornalistas, como escrevi no post, é fácil imaginar de que lado ficaram – e ficarão sempre – os corintianos. A “nação”, como escreveu um leitor, coloca o time em primeiro lugar. E também em segundo e em terceiro. Tudo bem. Entendo.

    O que Mano fez ao informar que o time não ia jogar com três zagueiros contra o Inter e, em seguida, escalar três zagueiros contra a equipe gaúcha? O que Mano fez ao insistir com os jornalistas que o Corinthians atuaria com o time reserva contra o Botafogo e escalar os titulares?

    Pode ser uma questão de semântica, apenas. Sei lá. O fato é que não estou do mesmo lado do balcão que o torcedor. É assim que deve ser.

    Escrevi para manifestar a minha surpresa com a pouca importância que uma fonte deu às suas próprias palavras. Ingenuidade?

    Não mudei a opinião de nenhum corintiano – o que, aliás, não era minha intenção – nem mudei de opinião sobre a atitude do técnico do time. Como diria João Saldanha, um dos meus gurus, vida que segue.

    PS: Ao final, porém você não se mostra tão consciente da sua “falha” e apela para a semântica. O que eu acho um erro é você apostar e/ou sugerir e/ou afirmar que a discordância com o que você escrever se refere a um mero “corintianismo” como se você defendesse a verdade (e na verdade é apenas o seu ponto de vista) enquanto aqueles que discordam estivesse cegos pela paixão ao time, cegos ao ponto de não ver a verdade ou pelo menos a “verdade” que você defende. Sim, claro, vida que segue, mas é claro que nessa vida que segue muito se aprende, principalmente quando se erra. E quando se reconhece o erro. Mas a minha intenção não é convencê-lo do contrário daquela que é a sua verdade, ou melhor, a sua opinião. Vida que segue…

  81. Lo primeiro artigo somente agora, depois de ter lido a “réplica”. Ainda não decidi qual foi o pior. Sei, caro jornalista, que nós leitores não temos o seu nível de intelecto, mas acredito que a grande maioria conhece o significado tanto do substantivo “mentir”, como do verbo “mentir”. E acredito que a grande maioria é capaz sim de compreender a sua idéia no texto. E a partir dai, achá-la ridicula.
    Na minha humilde opinião, fazer um artigo chamando o técnico do Corinthians de mentiroso, por ele dizer que ia escalar um time e no vestiário decidir escalar outro, é ridiculo e sem o menor sentido.
    Até hoje não conhecia essa coluna. Pelo que li, não estava perdendo nada…

  82. poxa, você deveria ter pensado um pouquinho mais o que escreveu hoje, se ontem 95% dos leitores reclamaram, hoje acho que 94% continua com a mesma opinião.
    quem esta errado, ou incoerente?
    mentiras maiores existem dentro de campo, em simulações de falta, agressão, onde o jogador parece uma minhoca se retorcendo e 30 segundos depois corre que nem um louco.
    o que me diz disso? isso prejudica muito mais o futebol, incita a violencia e a mentira para prejudicar o andamento de um bom jogo.
    que tal vocês fazerem uma campanha “anti-migué” dentro de campo? provavelmente estariamos do mesmo lado. Ainda bem.
    espero que você reflita de novo e não volte a tocar nesse assunto.
    vida que segue.

  83. Ah, tadinho do mauricinho, foi enganado pelo Mano. Agora só resta fazer biquinho e reclamar no blog. Quanta ingenuidade…

  84. Caro Mauricio,
    Vc como jornalista deria saber que um time de futebol é composto de ser humano, está sujeito a várias atitudes, Sr.Mano faz oque tem de melhor no momento do jogo, ele não está mentido como vc diz, ele escolhe oque tem de melhor na hora, sem se importar quem quer que seja, ele que é responsavel pelo time, o que acho é vc ter interpletado o futebol como ciência exata ai é que vc errou.

  85. E vc deve fazer parte do PIG, PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA. Aqueles que acham que ainda manipulam os leitores… Pobre de você.

  86. Meus Parabens Mano Menezes primeiro o Sr, é excelente Técnico o Corinthians sabe que levantou outros Clube e eu tenho certeza que esta trabalhando muito bem em prol deste Clube o resto a palavra já diz é resto Tú esta agindo Corretissimo, mas uma vez meus Parabens …

  87. Vou ser obrigado a postar aqui novamente.
    Você escreveu que cada um tem o seu lugar, é verdade sim, mas você deve pensar muito bem o que você escreve pois em um país aonde certa parte da população não tem a chance de ter uma autocrítica então você deve ser imparcial ao máximo e não levar as coisas pra esse rumo, pois hoje em dia o computador faz parte de muita gente e muitas pessoas participam de blogs como o seu para poder ter uma informação.
    Pra você é muito fácil ter um blog no IG, aonde milhoes de pessoas acessam por dia e escrever que o cara está mentindo. Seria a mesma coisa que eu pedir para você uma reportagem que você está fazendo antes mesmo de ser lançada no veículo de comunicação. Você gostaria que eu escrevesse que você é mentiroso ? Aposto que não.
    Por isso você deveria ser mais imparcial e escolher bem as palavras, para não gerar atritos como esse.
    E não adianta você falar como o blogueiro paulinho que falou que não está nem ai para comentários dos internautas que postam em seu blog, pois isso seria um desrespeito com o internauta. Pois prefiro acreditar que em primeiro lugar você pensa em escrever para os seus leitores e em segundo no retorno financeiro.
    Bom eu acho isso…. Se quer brilhar, ter sucesso não é preciso ficar fazendo média com técnicos, dirigentes ou jogadores. Mas é só escrever a verdade de uma maneira mais imparcial.
    abraço

  88. Só pra completar, Alguma vez o muricy, luxemburgo, autuori já deram a escalação pra você com antecedencia ?
    Não né, então pense antes de falar…
    Na condicão que você tem é fácil né…..tem um blog escreve o que quer e ainda tem oportunidade de não ouvir o que não quer.
    Queria eu tb um espaço no IG, UOL ou TERRA e ficar escrevendo um monte de besteira a respeito dos jornalistas…..seria fácil né ?
    Fala que um jornalista é bebado, outro é drogado, outro recebe dinheiro de oposição de clube para ficar criando falsas teses.
    E como diz seu amigo jornalista:
    – E assim caminha a mediocridade.

  89. Futebol é isso mesmo, polêmico e apaixonante. Cada um tem seu ponto de vista. Mas como alguém já disse “O futebol é a coisa mais importante das coisas menos importantes”. E me desculpe, mas seus 2 comentários tem cara de anti-corinthiano.

    Sou corinthiano mas acima de tudo gosto de esportes em geral e muito de futebol e não vejo problema algum em táticas de despiste usadas pelos técnicos, o que aliás é uma prática normal. Cabe aos reporteres filtrar o que realmente devem informar ao público, se não fica uma profissão muito chata e simplista.
    Abraços.

  90. SE PRECISA DE MUITAS VISITAS NO SEU BLOG POIS O SEU CHEFE PEDIA, E VC ESTAVA PRESSIONADO, VC CONSEGUIU!!!

    MAS A QUE CUSTO???

    OBS: e olha que eu sou Palmeirense, mas nessa vc pisou na bola e muito feio!!!!!!

  91. Mano Menezes não mentiu, tão somente omitiu informações com o objetivo de vencer, já que participa de uma competição.
    O nobre membro do badalado “4º poder” de nosso país teria alguma opinião formada sobre a posição da imprensa em questões tão mais importantes para nosso pais, como por exemplo, “quem fim levou o caso Pimeta Neves”?
    Porque os jornalistas se utilizam tanto do direito de “PRESERVAR SUAS FONTES”? Para proteger o informante ou para esconder uma MENTIRA!?!?…vai saber!!!!

  92. Caro jornalista.
    Comparo sua manifestação com a do deputado gaucho que diz estar se lixando para opinião pública. Reveja seus conceitos, pois 95% de opiniões não concordando com que você escreveu, tem algum significado.
    Que Ibope, hein?
    Deves estar com o “peito estufado”.
    Mas o que fazer, parodiando: ” vida que segue”.
    Sds.

  93. Sr Mauricio, o futebol profissional é muito competitivo e os técnicos utilizam esses artificios para driblar seu rival, você não acredita que um técnico por mais inesperiente que seja vai dar a escalação do time na semana que antecede a partida, estou com o Mano se estivesse no lugar dele faria o mesmo.

  94. Sugiro que a CBF inclua o seguinte artigo nas próximas competições que organizar: o técnico Mano Menezes, e somente ele, fica obrigado a divulgar a escalação do Corinthians para a Imprensa no mímino com 72 horas em relação ao horário do jogo; em caso de descumprimento, ainda que o atleta se machuque, o referido técnico ficará sujeito à multa de 1.000 salários mínimos por substituição; o técnico Mano Menezes, em todas as entrevistas concedidas, deverá OBRIGATORIAMENTE declarar que a Imprensa é soberana a tudo e a todos, bem como pedir perdão aos repórteres por qualquer eventual mudança em sua escalação.

  95. ainda continuo com a mesma ideia,vai trabalhar em revista de fofoca lá vc vai ter o q escrever,sei q não vai publicar esse comentário pque esse site já mostrou q não tem credibildade,vc querem aparecer as custas do timão,vai falar do são paulo q o muricy q totalmente certo esculacha esses jornalistas fofoqueiros.mano é mano

  96. Agora, pra completar a zona que é no stjd, que fica no rio de janeiro, estão querendo punir o Felipe pela opinião dele no caso do Dentinho, e punir o Ronaldo por puxar o cabelo do jogador fahel daquele timinho do botafogo…

    Pra não falar coisas piores, dá nojo de ver essas pessoas no nosso futebol…

  97. Pior ainda é o torcedor do Botafogo (Gilsom) que fez o primeiro comentário pela manhã, primeiramente ele acha que aquilo é um time, segundo ele informa que quase levamos uma sacolada, o carioca muda de vida, nós temos Ronaldo,Elias,André Santos, Douglas,Alessandro, Chicão, Cristian que alias veio para SP porque sempre sonhou em jogar em um clube grande e ai no Rio de Janeiro não tem, para filho esse timeco vai brigar para não cair

  98. Acredito que pode ser um artifício utilizar-se da mídia para confundir os adversários…
    Aliás, ao invés de ele falar que não vai falar qual time vai jogar, ele escala um time, e coloca em campo outro.

    Não acho que ninguém aqui é amigo pessoal do mano. E ele está falando sobre o profissional, do seu time. Se ele acha que é uma estratégia, vocês caem direitinho no que ele fala! Huahuah.

    Ou seja, acho que a escalação parte somente do saber dele, e de mais ninguém. Não acho que isso é tratar o torcedor com respeito ou não. No caso a torcida sempre vai apoiar o time, sendo ele reserva ou não. Claro que sempre queremos ver gols dos nossos craques, mas isso não é sempre que vai acontecer…

  99. Caro Maurício…desde épocas antigas já existia esse jogo de esconder a escalação, o esquema tático, e outras coisas mais…se é certo pelo ponto de vista jornalístico ???? Não sei….mas se a imprensa se sentiu TRAIDA pelas MENTIRAS de Mano Menezes a solução é simples…aos incomodados basta não participar mais das coletivas…agora te garanto uma coisa…a não participação de reporteres nas coletivas corinthianas não vai mudar a forma de trabalho do Corinthians e de Mano Menezes…

  100. Sinceramente nunca vi tanta bobagem dita apenas pq o técnico usou este artificio de não fazer o que falou, realmente um maremoto em um copo dágua. No futebol isto é normalissimo, e o técnico deve usar a estratégia que ele quiser. Todos os técnicos fazem isto, e o Mano também. Eu até entendo tanta repercursão, afinal Corinthians é Corinthians!!!. Tudo chama a atenção, ja os outros times…..rsrsrsrsrsr. Fazer o que? paciência.

  101. Nao adoto a tecnica de mano menezes, pois é muito irridante, bate muito, falas provogantes, não deixa (não pela marcaçao) o adversario jogar com muita faltas, assim foi no gremio hoje no corintinas, eu acho que o ronaldo nao vai ficar timo ate o fim do contrato. enquanto mente ou nao, so serve para sua propria consciencia.

  102. Charles!!! a respeito do seu comentário, o ignorante é vc!!!!
    Primeiro, somos a segunda maior torcida do país!!!!
    Segundo sou corintiano e eu e meus amigos e a maioria dos corintianos que eu conheço tem curso superior e até pós-graduação!!! Já vc, só pelo texto dá pra perceber que no máximo terminou o ensino médio!!!
    Essa coisa de falar que corintiano é burro!!! é coisa de torcedor invejoso e frustrado!!!!!!
    E quanto a sua coluna Maurício!!!! Tente se utilizar melhor das palavras, pois se que como um ótimo jornalista que vc é, vc tem muito mais a nos oferecer!!!!

  103. Caro Mauricio, quase consertou o escorregão da coluna anterior, agora só falta vc escrever uma falando bem do Corinthians, ou do Ronaldo, aí sim estará absolvido. Não é possível que vc só veja pontos negativos, o time felizmente tá bombando, reconheça.

  104. Meu,,,na boa,,,da pra ficar tipo uma semana sem falar do corinthians ???????
    Deixa a gente em paz !!!!!!!!!!!
    Fala um pouco da pena do Diego Souza , que só vai cumprir no paulistao,,se cumprir !,,,fala do tricolor que se tirar o rogerio o time desmonta, fala do santos que só perde ou empata quando o pele vai assitir aos jogos,,,do Fred que meteu a mao na cara de outrop e ficou impune,,,viu como tem assunto ?

  105. O Mano esta certo ,como todos os outros treinadores estão.
    Voces da imprensa acham que são os Deuses.Os caras só fazem as coisas certas se satisfazerem a voces…
    Estou com os treinadores e acho Voces chatos demais…
    É jogo meus amigos…e tem que esconder mesmo.Acho maravilhoso quando os técnicos treinam com os portões fechados para a imprensa …..

  106. No caso, realmente o técnico não têm o dever de dar escalação pra jornalista nenhum. Essa “mentira” pode ter prejudicado apenas um pequeno grupo. E os políticos que roubam e depois vêm pedir desculpas. Ninguém vai preso; ninguém devolve. é uma farra.

  107. Tá, já conseguiu seus minutos de fama, chamada na página principal do IG. Já está bom, não é? Então segue sua vida e deixa o Corinthians em paz, ok?

  108. Acho que voce esta perdendo o seu tempo e expondo-se desnecessariamente. Ao Técnico reserva-se o direito de omitir suas estrategias de jogo. Será que vc é tão ingênuo assim e ainda mais recorrer ao Dicionario para exemplificar o óbvio.

  109. Lamentáavel Mauricio, seu blog estava nos meus favoritos, mas depois desses dois posts tratei de tira-lo, assim faço quando não concordo com algum jornalista, seja de jornal, radio, tv ou internet

  110. Cara, você não sabe que quando o jogador faz que vai para um lado e vai para o outro com a bola, driblando o adversário, ele tambem “mentiu”. É só você se lembrar do Garrincha e ver o que o Ronaldo faz. Aliás, em se tratando de jogador de futebol e driblador, quanto mais “mentiroso” melhor.
    Um abraço.

  111. Olá Maurício,
    Mesmo não tendo lido o seu texto que gerou tanta polêmica, posso afirmar que você conseguiu transformar seu blog num verdadeiro “boteco”(no bom sentido). Falar sobre futebol com tanta raiva e paixão, só mesmo em mesa de bar. Só falta a cerveja e os petiscos.
    As mentiras ou estratégias no futebol fazem parte dessa paixão nacional. Se não me engano, até Nelson Rodrigues dedicou um bom tempo escrevendo sobre futebol. O futebol está na net. e e a tradução de net é rede. e se é rede é gol.
    Um abraço.
    Roberto

  112. Mauricio Stycer, escrevi ontem e matenho o que disse!! O Mano está coberto de razão, não tem que falar as estrategias que ele faz. Iindependente do time que seja!! a atitude dele e igual ao demais técnicos…
    Temo respeito muito grande pelo seu trabalho, e leio constantemente, mas não da para deixar de lado o que e escrito, pois, isto fica gravado na memoria!!
    O reporter como formador de opinião deve atentar ao que escreve, mas uma coisa e o Corinthians e sempre noticia, e por acaso o Mano Menezes e seu Grande Técnico.
    Sei que aqui não e lugar, deveria ser no Chat, mas lembro aos demais de torcedores times pequenos (Botafogo) principamente do rio que para eles tanto faz, nem time eles tem para torcerem!!!

    Você e o IG, estão de parabens!!

  113. A questão, caro jornalista, não é a semântica da pralavra “mentira”. Não foi esse o ponto das críticas. A questão é vc achar que o treinador não tem o direito de mentir, enganar, ludibriar ou qq outro nome q vc queira dar….
    A questão é usar um assunto tão bobo num blog tão lido…
    A questão é dizer q essa mentira diminuiria o nunmero de torcedores no estádio….
    Oq quer dizer a palavra mentira todos nós, leitores, alfabetizados e esclarecidos, corinthianos, sãopaulino, palmenirenses, flamenguistas, botafoguenses, etc, sabemos o que quer dizer…
    Não se faça de desentendido explicando a parte “errada” do texto… vc deveria, era rever o assunto tratado de uma forma geral.
    Inútil, pretencioso e de péssimo gosto. PAreceu falta de assunto….

  114. Se todos continuarem comentando as opiniões do Sr. Stycer e vindo a este blog para saber de outros comentários ele terá atingido o seu objetivo. Sou apenas um, mas deixo de ler este blog a partir de hoje.

  115. Charles e Sandrus….
    Dois ridículos…devem ser saopaulinos…
    Vão lá, fazer massagem no Rogerio CEni… apertar as coxas deles q dessa forma ficarão menos “amargos”, menos despeitados….
    Corinthiano burro é um estereótipo tão usado qdo sãopaulino “vi a do”…se vcs gostam tanto assim de esterótipos…

  116. Bem acho que vc não tem o que fazer..o Mano esta certissimo..acho que vc deveria pensar antes de postar tal observação maluca sua..pocha deixa ele trabalhar e coloca as palavras melhor mentiroso é muito forte.ele deve satisfação para o time e não a empresa tidos fazem isso gostaria de saber o porque que vc só falou do Mano tem algo contra ele ou ao corinthians? vc é um brincalhão isso sim.

  117. Uma pergunta final…

    …o que você tirou de tudo isso que leu?

    Ou na sua próxima vai colocar um assunto como ( Todo Corinthiano é Favelado)? ou ( Todo Corinthiano é Analfabeto)? ou (Corinthians é Time de Segunda Divisão)?

    Isso dá IBOPE também, mas o que acha de ser um Jornalista respeitado trabalhando com assuntos de relevância no futebol?

    Quer falar do Corinthians? O que acha de colocar a VIDA do Corinthians como ela realmente é? De fracassos aos sucessos.

    Não acha que seria mais respeitado e teria um Ibope maior?

    Abraços.

  118. Nossa! Essa polemica é de uma importância fora do comum. O mundo numa crise do cacete, milhares de brasileiros perderam o emprego, e 557 “formadores de opinião” incluindo o blogueiro estão se degladiando em cima de um assunto que pelo que parece vai salvar o mundo dessa crise. Obama e o G7 vão ficar agradecidos para o resto da vida. É que o Lula está na China e Dilma internada, senão com certeza estariam na discussão. Durma-se com um barulho desse!

  119. por favor deixe o mano menezes trabalhal p/ o bem do nosso futebol,continue mentindo mano, fas parte do nosso futebol você ja sentio a alegria desta nação corintiana, quantas paçoas as veses doente que nos momentos sorriran as vezes esquesendo da propria doensa quantos tecnicos manos deveriamos ter no futebol, um grande abraço deste seu adimirador e familia josë.

  120. Lendo todas essas réplicas e tréplicas, só me resta dizer o óbvio.

    Todo jornalista (alguns nem jornalistas formados são), não passam de meros palpiteiros. Uns com a caneta, outros com o poder do microfone, mas em linhas gerais, todos são torcedores e/ou jogadores frustrados, que se escondem atrás dos seus sonhos e ilusões que não puderam realizar..
    É comum, ver inúmeros programas de esporte, onde seus principais apresentadores, comentaristas, ou sei lá qual título tenham, defendem suas opiniões ou palpites como verdadeiras teses de doutorado. Cada um com seu estilo. Alguns gritam, outros berram, outros se postam de isentos e imparciais. Mas o que se vê, é que no dia seguinte, caso tenham errado em seus palpites defendidos como tese, aparecem com a maior cara de pau, e mudam de opinião e passam a “brigar” por outras.. Como se estivessem acima do bem e do mal.. mas se todos entendem tanto assim de tática, de técnica, de adminsitração esportiva, de marketing, enfim…. Porque então, não deixam de ser jornalistas ou comentaristas e tentam se candidatar a alguma função para mostrarem suas capacidades???? CONCLUSÃO: O JORNALISMO É UMA MENTIRA. Se o nobre “jornalista” quiser responder em particular, fique à vontade.

  121. Voce Maurício, quando tem uma notícia que voce, considera um furo, por acaso voce comenta com algum colega seu antes de noticiar? è claro que não , voce esconde tal notícia para seu colega com uma não verdade . ou seja uma MENTIRA, eu sei que tudo depende do ponto em que interessa.
    Um abraço.

  122. Caro Maurício,

    Há um limite fino, mas não muito, entre honestidade e ingenuidade.

    Um treinador que fala o que vai fazer para todo mundo saber e depois faz exatamente o que falou é honesto. Mas também é tão ingênuo quanto alguém que ao jogar pôquer, ou outro jogo qualquer de baralho, diz as cartas que tem aos seus adversários.

    Acredito que nem você faria isto, faria? Então não o exija dos demais.

    Melhor sorte na próxima vez.

  123. Mauricio. Só deu essa repercussão no seu blog, porque certamente você está errado e não somente como diz o titulo foi só visão de torcedor = “Blogueiro de um lado, torcedor do outro. Ainda bem”. Até porque voltei ao seu blog pela qualidade dos textos que as pessoas postaram aqui.. Olha o texto do Thiago Lucio Oliveira da Silva, excelente! Parabéns para ele, agora com um indice de 95% de reprovação certamente não é só torcedor e ainda de se fosse, pobre de você querer arranjar antipatia com os corinthianos, é muita falta de inteligência!
    A segunda maior torcida, milhões e milhões que a partir de agora passam a desprestigiar você. E certamente a repercurssão é por conta do MANO no link da capa do site IG e não pelo seu blog. Queres dados? Solicite o indíce de visitação deste novo link na capa do IG agora falando “STJD libera Dentinho para enfrentar
    o Fluminense e pode punir Ronaldo”. Acabaram de colocar e certamente já deve ser um dos mais visitados.
    Acho que ainda é tempo de reconhecer uma “mentira”.

  124. Você é um cara inteligente o suficiente para saber que pecou com sua “manchete”. O técnico não pediu para ninguém para falar sobre escalação, por que deveria então falar a verdade para voces jornalistas?
    Quanto mais voce tentar remendar pior ficará. Preste atenção quão ridiculo foi sua explicação e usando um dicionário.

  125. Na verdade as pessoas só falam de times que incomodam e o Corinthians tem incomodado muita gente, se falassem de outro time é possível que ninguém se incomodasse, então meu amigo Mauricio se você queria chamar atenção e conseguir ibope acho que conseguiu. Abraço.

  126. Olha, não acho certo mas porem tambem não acho errado a atitude do tecnico Mano Menezes, afinal ele queria preservar a formacao do time dele, mas cara todo dia ta la a imprensa paulista e varios de outros estados na cola dele e se ele quer esconder alguma coisa , manda ele treinar o time dele no metro de sao paulo caso nao seja capaz manda ele pra lua que ta mais facil de comprar as passagens agora. pois ate o Rubinho vai dar uma volta no espaço!!!.

  127. Mauricio,

    Vc é um profissional bem sucedido e com certeza muito capaz….
    mas não jogue as suas opiniões ao ridículo e procure ser humilde reconhecendo seu exagero.

  128. E aí Mauricio , vamos começar a escrever as verdades do futebol . Quanto a sugestão dada por mim , ontem , e o comentário sobre as mentiras da CBF e imprensa brasileira , tens coragem para comentá-las ? E a farsa Ronaldo , tem peito p/ investigar ?
    Mauricio, com uma reportagem idióta como a de ontem , vc conseguiu um ibope incrível , imagine uma reportagem séria , onde as falcatroas da CBF na copa passada , e a palhaçada do Ronaldo sejam passadas a limpo , mesmo que incomode a GLOBO e outros que ganham muito dinheiro manipulando o futebol .

  129. Na realidade, seu comentário foi despropositado. Além de fraco, muito fraco mesmo, foi sem nexo algum. Um moralismo de segunda categoria. Dá-me a impressão que você teve uma crise de “estrelismo”, comum entre jornalistas. Parece que todos vocês tentam ser uma Barbara Walters, produzindo algo que abalará os alicerces da mídia. Deveria, agora, dizer que errou, com todas as letras, que seria mais sensato. Falou bobagem na vez anterior, e acabou ficando no meio caminho, por não reconhecer isto agora. Sobrou-lhe empáfia na crônica anterior e faltou-lhe humildade nesta.

  130. Maurício boa noite, escrevi ontem também e volto a faze – lo para mais uma vez concordar com você, ontem contei em meu comentário que trabalho como radialista esportivo, e que cubro o time do lemense com aequipe da rádio cultura de leme, não sou jornalista sou radialista, trabalho com rádio porque gosto, sou estudande de publicidade, e também sou dj, tneho só 22 anos, e minha prioridade é a faculdade, disse ontem que os técnicos dificultam o trabalho da imprensa quando demoram pra dar escalações, até um cara no comentário abaixo, me ofendeu sendo irônico mas tudo bem, apenas acho que esconder a escalção é um direito de qualquer treinador, mas continuo condenando a mentira, seja de treinadores, jornalistas, ou qualquer outra classe de profissionais, a ética está se perdendo em nossa sociedade, e estamos achando a mentira normal, mas não é, se o mano, não quer revelar, diga não quero e pronto, não precisa mentir, pois isso não é estratégia é falta de ética!!!

  131. Sei que a mentira, é a razão de todos os males, que continue assim pelo menos o mal chamado REPORTER, aprende que ficar inventando reportagens para conquistar ibope; pode ser pirigoso. uma hora vc é caçador outra voce pode ser a caça.
    Não porque é o Corinthians, mas ultimamente o gandula do treino espira e VUPT vira noticia…
    Assim so “MENTINDO” mesmo!!! vamo filtrar um pouco as noticias…

  132. Nao liga nao, Mauricio. Nao vale a pena se explicar pra essa laia. Além da falta de inteligência e dificuldade de leitura e compreensão de textos, os curintianus sofrem com a síndrome de “falta de visao”

  133. 19/05/2009 – 15:42
    Enviado por: Willer
    Esta tática do Mano Menezes não está dando certo porque o time continua na zona de rebaixamento. Creio que isto não será uma estratégia para o Campeonato Brasileiro.

    Coloquei este comentário que foi incluído, ontem, em seu blog e retirado, posteriormente. Não quiz entrar no mérito de sua questão porque ela mostra total desconhecimento de futebol. Os técnicos podem usar quaisquer formas de táticas e estratégias sem obrigação em informar, com antecedência, a jornalistas e outros profisionais fora de seu clube. Creio que você deveria saber o que significa tática e estratégia antes de colocar a questão.
    Se meu comentário foi retirado porque o email é dos Estados Unidos, informo-lhe que sou brasileiro e americano, tendo jogado futebol no Brasil durante 18 anos. Apesar da dedicação ao futebol tenho 36 cursos, dos quais três são universitários.

    Resposta do Mauricio:

    Seu comentário está publicado no post Mentiras de Mano Menezes incomodam a imprensa.

  134. Não, não professor…. o senhor foi bem claro no texto, mas falou uma baita besteira.

    Além do exagero em empregar a palavra “mentira” no título da postagem citada, a questão não é semântica apenas, mas em nosso meio, todos sabem (estudantes e jornalistas experientes) que certas palavras têm mais “peso” que outras, apesar do significado semelhante ou idêntico. Como o sr. costuma dizer, “não foi uma boa escolha”.

    Não há nada que obrigue Mano Menezes, ou qualquer outro treinador, a informar coisa alguma antecipadamente sobre suas equipes, principalmente a maneira como irão jogar.

    O que incomoda em Mano Menezes é sua recém adquirida mania de “dar” a escalação do time antes dos jogos fora do prazo estipulado na regulamentação do campeonato (30 minutos antes da partida) e com as famosas “dúvidas de última hora”, aquela história de de fulano/ciclano na lateral etc….

    E sabe por que faz isso? Porque a multa cobrada é de mil reais e não há nenhum agravante para re-incidência, ou seja, dinheiro de pinga para o Corinthians e inoperância das Confederações que alimentam a atitude desrespeitosa do treinador corintiano e de tantos outros…

    Talvez falar sobre esse aspecto tivesse sido mais adequado.

    Até mais!

  135. Bicho, corinthiano é MUITO chato.
    Aparecem 4 horas da tarde no treino do time no meio de semana.
    Isso que é se preocupar com coisas mais importantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *