Botafoguense se desespera sempre, mas não desiste nunca

Botafoguense se desespera sempre, mas não desiste nunca

Não pretendia escrever sobre o desempenho do Botafogo nas finais do Carioca, mas duas manifestações de botafoguenses, que só tive a oportunidade de ler na noite desta terça-feira, me obrigam a ocupar o espaço deste blog para tratar do meu time.

Na coluna “Gente Boa”, assinada por Joaquim Ferreira dos Santos, em “O Globo”, leio que Carlos Leal, dono da editora Francisco Alves, desistiu de editar um livro de arte sobre o Botafogo. Ele ia fazer 27 livros – agora só vai fazer 26. Fala Leal: “Dizem que tem coisas que só acontecem ao Botafogo. A covardia e a incompetência nunca estiveram entre essas coisas. Esse time e essas diretorias não merecem um livro de arte. Como falar do passado sem falar do presente? Ser tri-vice é demais.”

Na coluna “Painel do Leitor”, na “Folha de S.Paulo”, leio a carta de Fernando Cezar: “Joguei a toalha. Chutei o balde. Peguei o meu boné e fui embora. Chega de ir aos jogos do Botafogo. Agora faço parte da maior torcida do Brasil, a Sofá-fogo. Só vou assistir às partidas do alvinegro com amigos botafoguenses, também desiludidos, todos sentadinhos em um confortável sofá. Perder uma classificação nos pênaltis na Copa do Brasil, em pleno Engenhão, para o Americano, não foi o suficiente para que o nosso Botafogo aprendesse. Logo em seguida deixa de conquistar um título estadual, também nas penalidades máximas (…). Assim não dá! Para mim chega. Só volto a frequentar estádios depois que o Botafogo for campeão.”

Sou obrigado a confessar a minha perplexidade com os dois desabafos. Minha língua coça de vontade de dizer: não são botafoguenses de verdade.

O botafoguense se desespera, sim, com o time, mas a história o ensinou a ser um cético, não se iludir. O botafoguense sabe, sempre, que as chances de ganhar são infinitamente menores que as de perder.

O botafoguense sonhava com uma goleada sobre o Americano no Engenhão, mas tinha certeza, no íntimo, que aquela era mais uma das tragédias anunciadas na história do time.

O botafoguense tinha esperanças, em sua relação de amor e ódio com Cuca, que o pé frio na história fosse o técnico. Mas, a maior concentração de torcedores supersticiosos do planeta, no fundo, desconfiava que, talvez, quem sabe, o supersticioso Cuca seria a pessoa ideal para seguir à frente da equipe.

Quando, na Tribuna da Imprensa do Pacaembu, soube que o primeiro tempo da final terminara com derrota de 2 a 0, juro que vi o filme. Sabia que o Botafogo empataria a partida e perderia o título nos pênaltis. Por força do hábito, penso sempre o pior, quando imagino o que pode acontecer com o Botafogo em campo.

Fiquei triste, tristíssimo, mal-humorado na noite de domingo. Dormi mal, não quis ler o jornal na segunda-feira, mas ontem mesmo, na internet, já procurava saber sobre a lista de reforços que Ney Franco apresentou à diretoria. Do que li, nada me deu muitas esperanças. Como sempre, estou pronto para continuar a sofrer.

81 Replies to “Botafoguense se desespera sempre, mas não desiste nunca”

  1. Não dá pra entender o Botafogo, sou da geração que ficamos 13 anos sem ao menos irmos a uma final de estadual 1976 a 1989, ufa CAMPEÕES, e mesmo assim a torcida comparecia, e dividia o maraca com o flamengo. Agora que estamos sempre nas finais, ganhando e perdendo pois somente que chega a final é vice e já são 10 finais entre 2006 a 2010 , a torcida , time, e diretoria se acovarda e deixa o flamengo massacar, e não me diga que temos 1/2 duzia de torcedores, vide a galeria unica de 70000 torcedores contra o fraco Rezende. Precisamos de garra, divâ coletivo para todos.
    Saudações alvinegras.

  2. torcida sofá-fogo foi otima!!!!!!!!!
    mengao penta-tri é melhor ainda!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Calma botafoguenses ! Vocês tem é que arrumar um mascote, um cachorro do tipo BIRIBA, prá dá mais sorte e ganhar alguma coisa !

  4. Prossigo torcendo, sofrendo, comemorando e me orgulhando do Botafogo, meu time. Escolhi torcer pelo Botafogo por causa de um título – 89, gol do Maurício – mas nunca condicionei o amor pelo meu time do coração à conquista de um título A, B ou C e dessa vez não será diferente. Alguns não são como eu, e não merecem críticas por isso, mas a grande maioria dos que prometem abandonar fala isso no calor do momento, com a cuca quente e sem ponderar para uma escolha imponderável e imutável, que é o amor a um clube. Amor que não se perde, ou se tem ou não.

    Saudações alvinegras,

  5. Maurício,concordo com o comentário do Sr. Carlos Leal. Não é suficiente viver voltado para um passado que não volta mais(por sinal de poucas conquistas). A postura da diretoria e do treinador foi de extrema covardia(almoço com Kléber Leite seguido por uma final de segundo turno em que todos os botafoguenses que eu conheço ficaram com a nítida impressão de que o botafogo entregou o jogo e maculou a história do clube em troca das rendas dos dois jogos finais) você parece que não entende muito de futebol. Para finalizar fica o meu desabafo: tenho 44 anos de idade e era botafoguense desde 1973. Nunca tive vergonha de ser perdedor,mas,como falta dignidade ao botafogo atual,comunico que a partir agora deixei de ser torcedor do desmoralizado clube.

  6. Estou convecido de que o Flamengo, como disse o seu Presidente, não tem mais adversários no Rio de Janeiro. Principalmente, porque a mentalidade dos dirigentes é incapaz de perceber que o fator campo é decisivo. O maracanã é flamenguista. A maioria nas arquibancadas será sempre flamenguista e essa é a grande força do time. Enquanto os nossos “sábios” dirigentes não botarem o pé na parede, como fazem outros times em outros estados, o título de vice continuará sendo uma disputa à parte. Eu, como botafoguense, quero ver meu time mandando os jogos no Engenhão.

  7. Aos meus amigos botafoguenses um grande abraço, mas o Flamengo é o melhor time carioca disparado eo mais raçudo. Parabéns mengão, agora só falta o pó de arroz a ser tri, tri-vice.

  8. Perder título carioca para o fla-(digo,flaglobo)não é nenhuma surpresa.Qualquer torcedor de bom senso pode perceber como são tendenciosos,narradores,comentaristas e imagens que tanto protege este time.Porque é que vocês não ganham um brasileiro?lógico,é difício competirem com a força de um são paulo,de um corinthians,inter etc.Como muito bem diz o Milton Neves,80% dos títulos de vocês foram ganhos no apito.

  9. OS Incrédulos
    Sou botafoguense desde os anos 78/79 com 8 pra 9 anos, isto devido a jogo de botão que ganhei da minha mãe, que deu 1 do flamerda pro meu irmão e do fogão pra mim, desde então torço e sofro aqui de Belém-PA por este time.
    Mas pq os incrédulos? Vendo de longe e pela tv todas essas finais e derrotas, principalmente pra esse urubu desgraçado e sortudo, percebi neste ano que 1 aura de incredulidade cerca o Fogão já há algum tempo, desde o técnico q não acredita no time e entra com esquema 3.6.1, os torcedores que não vão ao estádio pq não acreditam, os jogadores q m ao menos se reunem em campo como os do urubu no domingo (antes e nos penais) pq tb não acreditam.
    Os do urubu com 1 time ruim desses, nunca deixam de acreditar e lotar o maraca. Nós não,estamos sempre com 1 pé atrás.
    Parece meio espiritual essa minha idéia. Mas é o q tem acontecido, nós c/ times melhores não conseguimos ganhar.
    Somente nós podemos mudar isso, incentivando, cobrando e participando, passando a todos que nós podemos, podemos pq somos botafoguenses e não nos rendemos nunca.
    Com eles (urubu) e outros acontece, e pq conosco não pode começar a acontecer tb.

    Saudações botafoguenses direto de Belém do Pará.

  10. Não sei o que fazer para aguentar tanta zombaria dos Flamenguistas e Cia, mais desistir de ser botafoguense jamais, never

  11. O time do coração nem sempre é vencedor. O futebol muitas vezes não tem lógica. Botafogo já foi tetra vice campeão antes de ser campeão em 1948. Temos amor as cores do clube e sempre existiu determinação do Botafogo em disputar campeonatos, pouco importa as derrotas pois aquele que tem amor ao clube e o clube no coração, nunca deixará de ser botafoguense. O que precisamos no Botafogo é uma base com jogadores criados no clube e torcedores dele. Tivemos muitos craques formados no clube, não fomos campeões cariocas mas fizemos um bonito, com um time renovado e com poucos reservas. Parabens Glorioso Botafogp

  12. Quem ama verdadeiramente alguém ou alguma coisa , ama no incondicional.
    E eu por mais de meio século amo o Botafogo, sofro , choro, ,mas não passa pela minha cabeça abandonar esse amor .Pois amor verdadeiro é na alegria e na tristeza e supera todas as inseguranças, atualmente tão recorrentes no Botafogo
    Cabe a nos amantes verdadeiros do Fogão não abondaná-lo nesse longo periodo de baixa , mas sim unirmos para achar a solução que fará a estrela solitária de General Severiano cada vez mais reluzente, inclusive procurando o caminho para a cura da síndrome de amarelão perante o Flamengo.
    Vale lembar que em dois jogos da ultima decisão, um infeliz zagueiro do Botafogo enfiou dois gols contra o proprio patrimonio ajudando o pseudo poderoso Flamengo a chegar onde está.
    Para mim que moro a mais de dois mil kms de distância do Rio é mais dificil participar de algo mais afirmativo no sentido de ajudar o Botafogo . Mas a minha torcida e fedelidade já são de grande valia, mesmo que do sofá.

  13. “Todos vivem sob o mesmo céu,mas só os Botafoguenses sabem o valor de uma estrela!”
    “Digno é o clube que tem uma criação de Deus como simbolo.”
    “O Botafogo é uma fortaleza e sua verdadeira torcida jamais se renderá.”
    Abraços!!!

  14. Eu convenci meu filho ainda pequeno a se manter flamenguista numa época de maré baixa falando da torcida do Botafogo e apresentado-lhe um amigo botafoguense. O moleque queria virar a casaca e eu disse pra ele: “Esse amigo botafoguense honra o seu time porque o ama acima de tudo, torceu anos, mesmo que não viessem títulos. Se você largar o Flamengo, não serve pra torcer por time algum pois não é homem pra aguentar as situações difíceis da vida”.
    Meu filho é rubro-negro roxo até hoje, já está com 19 anos.
    Antigamente no Maraca cabiam mais de 150 mil torcedores e lembro de jogos inesquecíveis com uma torcida bem numerosa do Botafogo, será que o botafoguense legítimo está em extinção ou foi todo mundo pra “sofá-fogo”?
    Achei esse artigo coisa de quem não tem peito pra segurar o rojão. Se você deixar de ser botafoguense, por favor, não vire flamenguista porque torcedor do Flamengo não larga seu time nunca!!!!!

  15. Grande Stycer:
    A declaração do Fernando Cezar não surpreende. Grande parte da torcida do nosso Botafogo, infelizmente, é feita de “sofafoguenses”, botafoguenses de meia-tigela, que se curvam ante adversidades e não levam em conta a gigantesca grandeza, perdoe-me o pleonasmo, do Glorioso Botafogo de Futebol e Regatas.
    A declaração do Carlos Leal me entristece. Primeiro, porque perderemos a chance de ver um livro de arte sobre o Botafogo. Segundo, porque a declaração parece emanar de uma boca flamenguista, e não botafoguense. Um verdadeiro torcedor do Botafogo jamais se permitiria uma declaração pública, numa coluna de tão grande repercussão, para puxar o Botafogo pra baixo. A quem aproveita?
    Sou mais o grande Maninho, o enorme Emmanuel Sodré Viveiros de Castro que, mesmo velhinho, alquebrado pela idade, ante as ameaças que percebia ao Botafogo, se levantava no Conselho Deliberativo e soltava os pitbulls pra cima de quem ousasse pretender dilapidar o patrimônio moral que o Botafogo construiu. Foi ele quem cunhou a frase lapidar que vai ficar para sempre e que, lamentavelmente, uma torcida deturpou: “O Botafogo é uma fortaleza que jamais se renderá!”.
    Saudações Botafoguenses,
    Cesar Oliveira

  16. Ir ao Maracnã em jogo do FRAmengo? Pra que? Ser assaltado? Vítima de arrastão? Ninguém gosta de falar porque é politicamente incorreto e impopular (p/ mídia), mas é uma torcida violenta, incompatível como algo que deveria ser diversão. Eu sou torcedor, não maluco ou pior bandido.

  17. Ô José Filho Matos deixa de ser chorão e para de culpar os juízes e culpa a sina do seu timinho, afinal vocês ganharam um único título brasileiro justamente no apito contra o santos ou será que já esqueceu ,memória curta.

  18. Pessoal nada de tristeza! Gostei de ver a reação do time no segundo tempo, jogaram com muita raça. Poderia ser pior, já pensou se a gente fosse dessa raça ruim daquele time?! Comemore o fato de você ser botafoguense e não aquela coisa. Eles podem ganhar mil títulos e ainda assim são seres inferiores. Eles são inferiores porque são o time da maioria, ou seja daquelas pessoas de MENTE FLACA, “Maria vai com as outras”, gente sem personalidade. Deixa eles comemorarem, porque é um tipo de gente que não tem outra felicidade na vida. Pelo menos ficamos uma semana com menor índice de violencia, assaltos na cidade.

  19. preciso refazer uma pergunta depois desse post… hehehe.
    agora até eu tomei as dores dos botafoguenses.

  20. torcida grande não quer dizer ,que é sinonimo de bandidagem.tem bandidos nas classes mais altas da elite brasileira,não é só o povão.eu acho que relmente o botafogo podia ter evitado essa final,se não perdesse a taça rio para o mengo.agora não adianta chorar,o brasileiro vem aí.quem será o campeão heimmm….

  21. É isso AÍ,Meu Caro Maurício…Fogão tem que Contratar Jogadores,Não Tem ELENCO, como Fluminense.São Times com apenas 11 jogadores,sem RESERVAS A ALTURA .

  22. Valeu, Maurício!
    Também padeço do mesmo mal. No entanto, devemos seguir sofrendo. Claro que não é uma atitude masoquista. Seu texto conforta todos os botafoguenses, que não são tão poucos assim…. Lembrando um texto do Vinícius de Moraes (sim, ele mesmo um botafoguense), para os que perderam fé no Glorioso: “você não sabe o que é dormir numa rede, nem o que é torcer pelo Botafogo…” Um abraço e parabéns pelo texto reconfortante!

  23. O Botafogo precisa de jogadores que vistam a camisa do clube e não de jogadores como Leo Silva, Emerson (horrível!) e Alessandro. Tá na hora de terminarmos a limpeza começada no início do ano. Jogadores que não conseguem acertar um passe e fazem gols contras, até mais de um, me perdoem, NÃO MERECEM VESTIR A CAMISA DO BOTAFOGO. Ganham muito dinheiro e nos fazem passar grandes vergonhas. Ninguém merece. A diretoria está no caminho certo, mas liberem esses jogadores citados e tragam jogadores que tenham raça e não se acorvadem diante de times tão medíocres e despreparados como esse que fez a final do estadual conosco. Um abraço alvi-negro, com o coração triste, mas alvi-negro sempre.

  24. fiquei triste porque perdemos para esse timinho do flamengo
    mais jamais desistirei de ser BOTAFOGO.

    vamos em frente.

  25. O Fla ganhou A lIBERTADORES NO TAPETAO QDO EXPULSARAM 6 DO GALO E NEM OUVE OUTRO JOGO. A FINAL EM 80 CONTRA O GALO EXPUKLSARAM REINALDO QDO ESTE IA FAZER O GOL DA VITORIA, EM 79 A ARMAÇÃO DO SECULO, 2 TITULOS NUM ANO SÓ, EM 82 O JOGADOR ANDRADE TIROU C/ A MÃO o gol do Gremio, na final de 91 no Fla x Flu, expulsaram 2 do Flu. A Imprensa ‘Framenguista” Nao fala que perdemos 3 Copas do Mundo por culpa de jogador do Flamengo (Copa 50, 78,86) Zico, Junior ‘Paolo Rossi’, Leandro e o jogador Bigode Afundaram a Seleção), O MUNDIAL DE CLUBES CONQUISTADO EM 1952 PELO FLUMINENSE TAMBÉM É ROIBIDO FALAR, NEM A COPA TOYUOTA Q A FIFA NAO RECONHECE ASSIM COMO A CBF NAO RECONHECE O TITULO DA COPA UNIAO DE 87.
    SO FALTA ELES INVENTAREM QUE FORAM TETRA ESSE ANO E Q ESSE CAMPEONATO VALEU POR DOIS. NAO SURPREENDERIA TENDO O FLAMENGO NA PARADA.

  26. Fui ao Maracanã nos últimos quatro jogos do FOGÃO e continuarei indo sempre que puder. Torci, sofri, vibrei e chorei muito. Chorei com a grande vitoria sobre o Vasco, chorei com a linda festa na final da Taça Rio(nós acreditamos na vitoria, faltou o time acreditar também). Mas continuamos na briga. Chorei de novo naquela virada linda de 2×1 no primeiro jogo. Chorei indignada com a covardia do árbitro em não expulsar aquele jogador que não aguentou a humilhação do drible lindo que levou. Chorei de novo, e muito, com a garra e vontade do time que nos levou ao empate no último jogo. Poderia ter sido uma vitoria histórica. Chorei ao final do jogo por entender que não merecíamos aquele final. Chorei na segunda, ao ver meu time virando piada quando na verdade nossos jogadores é que foram os herois. Eles não ganharam da gente. Nós é que erramos e muito. Mas, apesar de tudo, agradeço a toda comissão tecnica e jogadores pela forma como vestiram e honraram a camisa do GLORIOSO nos proporcionando grandes emoções. Como disse o colega, somos o único time a chegar em todas as finais. Só isso, para mim já é motivo para comparecer e incentivar em todos os jogos. Fiquei muito feliz de encontrar este espaço para desabafar.
    Como dizem as nossas músicas de arquibacanda:
    E NINGÉM CALA,
    ESSE NOSSO AMOR,
    POIS SOMOS ALVINEGROS.
    CANTAMOS E VIVEMOS PELO FOGÃO,
    BATE UMA ESTRELA NO LUGAR DO CORAÇÃO!!!!!!!
    DÁ-LHE FOOOOOOOGO!!!!!!!!!!!!

  27. Então Maurício sofra pois, centenas talvez milhares de botafoguenses assim como eu desistiram do batafogo.
    Digo com certeza.
    ÊTA CLUBE AZARADO.
    Chega, basta, não acompanharei mais o botafogo.
    Que o clubre seja feliz, pois eu cuidarei de ser.

  28. Uma pena ser torcedor botafoguense, quanta humilhação, a começar pela fraca torcida – BOTAFOGO NÃO TEM TORCIDA
    é só aquilo mesmo que foi no Maracanã domingo ultimo passado
    e olha que ainda tinha enxerto de Vascainos e Tricolores secando o FLAMENGO TRI-CAMPEÃO,
    CONSELHO – é melhor fazer a fusão de Vasco e Botafogo, quem sabe assim a torcida aumenta, será?

  29. Maurício, bom dia. Li todas as mensagens enviadas pela galera. O que tenho a dizer ou melhor escrever é o seguinte: Desistir nunca, render-se jamais. A vida é sempre foi constituída de vitórias e derrotas. Estaria sendo mentiroso ou irônico dizer, caso no futuro venha a perder outro decisão, que não estarei torcendo pelo meu Botafogo, posso até ficar fingindo que não estou nem aí (quietinho), mas no fundo mesmo estarei com o coração a mil torcendo até o fim da minha pela minha Estrela Solitária. Continuo com você Fogão em qualquer situação.

  30. Amei seu comentário. Aqui em casa eu e meu irmão somos botafoguenses em meio a flamenguistas e vascainos.Bom, já imaginaram as zoações, né?! Fiquei triste, arrasada, deprimida com a derrota, mas nem por isso desisto do Botafogo. Não desisti quando foi para segunda divisão e não vou desistir agora !! “O Botafogo é uma fortaleza que jamais se renderá!”. Saudações Botafoguenses.

  31. Sou botafoguense do tempo de Nilton Santos, Gilson, Gerson, Carlyle, Quarentinha, Didi, Garrincha, Zagalo, Manga, Gerson Arati, Paulinho(grande artilheiro), Amarildo e outros craques que somente o Botafogo teve em sua fileiras. O Flamengo já foi freguês de caderninho, era bicho garantido quando tínhamos Manga no gol. Nos últimos 40 anos acho que nossa torcida foi a que mais teve crescimento no Brasil. Ser BOTAFOGO é saber escolher com inteligência. Não comemos carniça, isso é coisa de urubu. Enquanto a gatunagem comemora estaremos livres para andar nas cidades do Brasil. Avante alvinegros.

  32. Fiquei 20 anos indo ao Maraca e nada de títulos, mas nunca desisti, e não desistirei. Não há nenhum choro pelas más arbitragens. Há sim uma grande condescendência das arbitragens com o chamado “clube do povo”. Basta um exame mais apurado dos jogos. Mas isso não importa agora. O importante neste momento é continuar acreditar e torcer, mesmo que sofrendo. Viva o Fogão!!!!.

  33. Êi! Cadê você, cadê você?
    Cadê você, cadÊ vocÊ?
    Ih no Maraca eu nunca vi
    No Engenhão nunca tá lá
    Os jogadores todos choram
    Não tem torcida pra apoiar

    Chora botafoguense kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Tri-Vice

  34. Ih! Esqueceram de elogiar o artilheiro do Flamengo, o “Emerson do Bota”. Ele é um artilheiro que o Flamengo não pode esquecer e o Bota não quer nem lembrar.

  35. Quem manda torcer pro Botafogo, tem mais que sofrer mesmo, mas vocês não estão sozinhos. Lembrem-se:

    VASCO – TRI-VICE
    BOTAFOGO – TRI-VICE
    Agora só falta o Fluminense

    Ah,
    FLAMENGO – PENTA-TRI CARIOCA

  36. Como poucos botafoguenses, eu estive no Maracanã , e constatei que mesmo a torcida do Flamengo ser bem maior, ela não é bonita , suas cores não combinam ao olhar de quem está do outro lado, são cores frias , não adianta inventar , botar bandeiras gigantes, fazer coreografia, subir balões que é muito feia, sugiro colocar um branco no lugar do vermeho, que ficaria lindo, mesmo pequena a torcida do fogão ela dá de mil a zero em beleza à do Framengo.

  37. Flamengo… maior nº de títulos estaduais… Flamengo, único carioca campeão do mundo… Flamengo… único carioca a não participar da 2ª divisão… Flamengo… único carioca Penta-campeão brasileiro… Flamengo…. maior torcida do mundo… querem discutir mais o quê?? (Chorem ARCO-IRIS)

  38. Li todos os comentarios, alguns muito bons , de pessoas que realmente entedem ou procuram aprender um pouco de futebol, mas voce Andre autor do primeiro , é de muito mal gosto, é uma pena que voce transmita a sua raiva e desepção com o seu time para a nossa torcida, não te conheço mas tenho certeza que voce tem amigos flamenguistas, tricolores e etc.,assim como eu tenho amigos botafoguenses, e conheço bandidos que tambem torcem para o glorioso de voces, torço para que um dia voces montem uma boa equipe com um terço da raça das nossas para que voces possam ganhar um titulo e sentirem orgulho do seu time !!!

  39. O Botafogo é campeão sem título, desta vez jogamos melhor, só faltou um banco mais experiente para a nossa conquista, os jogadores foram guerreiros nos dois jogos.
    Parabéns aos jogadores e aos verdadeiros torcedores.

  40. Estive no maraca na final da taça rio, e apesar de menor, a torcida do fogão é mais empolgante, mais vibrante, muito mais apaixonada. Não é torcida de título, é Botafogo por paixão.

  41. A minha grande tiristeza e indignação é que nas três finais que ocorreram, (que eles falam do tri-vice), nós sempre fomos melhores e o Flamengo se sagrou campeão por pura sorte e lances duvidosos. Em 2007 realmente passaram a mão na gente nas finais, com expussão de Dôdo e tudo mais; em 2008 fomos melhores durante todo o campeonato e nas finais eles tiveram mais sorte; e nesse ano o melhor time do campeonato disparado, foi o Botafogo, e nos três jogos finais fomos melhores em todos mas, novamente a sorte estava do lado deles. Mas torcer pro Botafogo é algo diferente, é coisa sobrenatural, que eles jamais poderão sentir pois, são um bando de alienados.
    Saudações de um botafoguense de verdade.

  42. Mauricio,
    Eu tamben tive um triste pressentimento quando perdemos aquele penalti durante o jogo, ali senti que empatariamos e perdediamos nos penaltis, fiquei mal humorada e nao quis ver nenhum programa que fosse falar das finais dos estaduais nem no domingo e nem na segunda e nao podia ver um flamenguista que me dava nauseas, agora uma coisa e certa, AMO INCONDICIONALMENTE A ESTRELA SOLITARIA, E NAO É ATOA QUE TEMOS O ESCUDO MAIS BONITO DO MUNDO.
    OUTROS VIRAO.

  43. Botafoguense não tem orgulho do seu time, tem raiva do flamengo, afinal estamos a vários anos fazendo eles sofrerem e muito. /deixem de ser choroões e vão torcer dentro de campo não apenas no sofá.

  44. Na final contra o Flamengo a Rede Globo mostrou 5 segundos a torcida do Botafogo e 94 min e 55 seguntos a torcida do Flamengo. Desse jeito o Rio vai ter somente um clube de futebol. Não dá.

  45. O cara torce pelo Botafogo por amor e opção; Torcer para o flamengo, por indução da Globo; falsa sensação de graqnde torcida, quando o time tá na pior os torcedores induzidos pela Globo desaparecem.

  46. Há anos e anos, a globo rádio e televisão vem formando a torcida do flamengo; é tanto que um radialista esportivo da rádio globo tornou-se o presidente do flamengo, o Kleber Leite. Obs: minúsculas de propósito.

  47. “Por força do hábito, penso sempre o pior, quando imagino o que pode acontecer com o Botafogo em campo.”

    Pensei que só eu pensasse assim. saudações alvinegras

  48. Sofri muito nesse domingo. Só de pensar ainda continuo a sofrendo, mas não desisto, não jogo a toalha. Sou botafoguense de ontem de hoje e de sempre, pois botafoguense que é botafoguense nunca desiste, mesmo sofrendo com mais essa derrota, tenho amor pelo fogão e essas coisas infelismente…só acontecem com o botafogo, mas mesmo assim digo: ” E ninguém cala esse nosso amor, e por isso que o canto assim é por ti fogo”. Vamos lá botafoguenses ergam a cabeça, que torcedores são vocês que não sabem sentir orgulho do time que tem, perder faz parte, todos perdem, nos temos que levantar a cabeça, vestir a camisa, sair nas ruas, porque os outros times quando perdem tem vergonha disso, e nos botafoguenses de coração temos orgulho do time que temos. Raça alvinegro!!!

  49. Resumindo todos os comentários, concluo q é por isso q os times de São Paulo estão a anos luz do Rio, tanto no profissionalismo como na organização, sejam humildes, mirem-se no Corinthians a um ano o time tava na segunda divisão hoje é o melhor do Brasil, será q é tão difícil ver q administração competente + investimentos é igual a títulos. Um aviso ao Botafogo, hj o clube administra um estádio construído, ou melhor, superfaturadamente construído com dinheiro público, então todos nós brasileiros estamos de olho em como tudo isso está sendo administrado, pois nossos impostos foram pagos, e o mínimo q esperamos é q paguem e cuidem do engenhão com correção.

  50. Dizer que não vai ao maraca por medo da torcida do Fla é pura mentira . Pq não lotam o engenhão então ? Contra o americano pela copa do Brasil colocaram ingressos a preço de banana e não chegou perto de lotar ! quantas vezes a torcida do Fogo lotou o engenhão com a grande capacidade de 24 mil pessoas ? e porque as torcidas do Flu e vasco quase dividem o Maraca com a torcida do Fla ?elas não tem medo ? só a do botafogo que tem ? pare de dar desculpas !

  51. Sou Botafoguense e jamais desistirei de ser.Sei também da realidade do meu time, com baixo orçamento e pouca força politica. Infelizmente o nosso futebol depende de dinheiro e politicagem perante as federações, que digam as maiores torcidas e os times endinheirados do Brasil.
    Perdemos mais um titulo, mais jamais perderemos a honra de ser botafoguense. Provavelmente não ganharemos mais titulos de alguns dos times de grandes torcidas deste pais, basta ver o resultado das ultimas tres finais, vergonhosamente tendensiosa em favor do adversario.
    Neste ano a não expulsão do Ruan, que fatalmente mudaria o resultado do jogo.No ano passado um gol de penalti arrumado pelo juiz dando um turno a eles quando iriamos ganhar os dois e no ano retrasado a expulsão do Dodo, ridicula, tirando o nosso melhor jogador do jogo e da disputa de penaltis. Então não se iludam isto não é so futebol se fosse pelo menos ganhariamos um ou dois campeonatos.
    Então, não confundam futebol com politicagem , o nosso botafogo é muito maior do que esta pouca vergonha do futebol brasileiro.Perdemos, mas ate que ponto os resultados foram imparciais! Ganhar uma vez do Santos em uma final em que teve erro do juiz para ambos os lados é uma coisa, agora perder tres vezes com tendenciosas falhas para um lado so e demais. Saudações botafoguenses, e não venham me dizer que é mentira o que disse aqui ou chororo.

  52. O FLAMENGO PODE ESTA CAPENGANDO QUE TEM QUE TER ALGUM TITULO, PQ SE NÃO ACABA O FUTEBOL NO RIO DE JANEIRO AFINAL QUEM LOTA O MARACANÃ? QD OS TORCEDORES NÃO SÓ DO BOTAFOGO COMO DE OUTROS CLUBES DO RIO COMEÇAREM A ENXERGAR ISTO DEIXANDO SOMENTE A TORCIDA DO FLAMENGO IR AO MARACNÃO AI ACABA ESSA SACANAGEM,QD O FLAMENGO PRECISA DA VITÓRIA O ARBITRO NÃO ENXERGA FALTA, NÃO ENXERGA PENALTI,EU MESMO NÃO VOU MAIS ENGORDAR ARRECADAÇAO NO MARACA,POIS VOU FAZER IGUAL MEU AMIGO FALOU VOU FAZER PARTE DA (SOFÁ FOGO)PQ QUEM ENCHE C……U…..DE JUDA É MOLAMBO VAI PRA P….Q…P…..!!!!!

  53. Sou flamenguista com muito orgulho, mas devo dizer que essa foi a vez que o Botafogo mais chegou perto do título, dentre as três últimas disputas com o Flamengo. O time, mesmo desfalcado, foi excelente no 2º tempo. Só que depois do empate alcançado, parou de jogar bola e esperou pelos penalits. Como poderia querer ganhar nos penaltis se havia sido desclassifcado alguns dias antes pelo Americano?

  54. Perfeito seu título….
    Tb sou carioca e botafoguense “exilado” por livre e expontânea vontade (além da contingência profissional..hehehe…) em sampa desde 1985…
    Sofri, fikei triste, tive raiva, mas tamos aí, lá vem o brasileirão, e o mundo não para…
    Nesses momentos me recordo da seleção holandesa em 74 e 78, foi vice tb, mas deixou lindas lembranças pra kem gosta de futebol. Assim com Zico, k na minha opinião foi 1 dos 3 maiores jogadores daki e nunca ganhou 1 copa do mundo, acontece…..
    Pra mim e minha esposa tb carioca (flamenguista..), o futebol é 1 das formas de conexão k temos com nossa terra natal, e tristeza parece fazer parte dessa saudade k temos da cidade maravilhosa, mas isso é 1 outro papo.
    Saudações cariocas e alvinegras, saravah…..
    PS : Ah.. ia eskecendo….a maior lição k tive na vida foi justamente da minha esposa (akela flamenguista) k nunca desistiu de mim, tá comigo pro k der e vier….

  55. Olha, sinceramente…
    Tri-vice, sim, e daí?
    Se fosse um vice para cada adversário (Fla, Flu e Vasco), a torcida ficaria desiludida da mesma maneira?
    Se o Tri do Flamengo fosse em cada um dos três (Bota, Flu e Vasco), a gente estaria tão pessimista agora?
    O Flamengo não vê um título brasileiro há 17 anos, enquanto o a sua grande “espinha atravessada” São Paulo é Tri-brasileiro e já superou a marca do “penta”.
    O Fluminense foi vice em casa!!! Da Libertadores!!! Pra LDU!!! Sabe lá quando vai ter outra chance dessas???
    E o Vasco que não é campeão desde 2003 tá na Série B…
    Nenhuma destas torcidas abondona o time por causa destas coisas…
    Fala sério… Estadual tem todo ano… Não é o primeiro nem o último que o Botafogo vai perder… A gente ainda vai ganhar muitas finais do Flamengo. E vai perder muitas também…
    Eu vi muita gente escrever aí em cima que se orgulha por não ser manipulado pela mídia como a torcida do Flamengo. Concordo em parte: na ponto em que a mídia favorece o Flamengo por questões óbvias de audiência, comércio, etc. eu concordo. Favorece mesmo!
    Agora, dizer que por isso, nós botafoguenses não nos deixamos manipular é mentira. A gente está fazendo exatamente o que a mídia quer, deixando ser manipulado. Criou-se uma imagem do time do Botafogo, criou-se uma imagem da torcida do Botafogo, e está todo mundo embarcando nessa.
    Diz-se que “deixou o mengão chegar é campeão”, e isso SE TORNA uma verdade. Fala sério: dos três títulos, dois foram nos penaltis. Aí se decide com bons cobradores e um bom goleiro, este foi o mérito do Flamengo. Me desculpem os “sábios da bola”, mas numa disputa de penaltis, a torcida não tem influência alguma. A situação em si já é por demais desgastante e a influência das arquibancadas é mínima. Até porque na hora da cobrança todo mundo fica quieto. Uma torcida não quer atrapalhar seu cobrador e a outra, o seu goleiro.
    Da mesma forma, a mídia diz que a torcida do Botafogo não comparece e acaba virando verdade…
    Sofá-fogo? Faça-me um favor…
    O Ayrton Senna disputou 11 temporadas e só ganhou 3.
    Alguém aí em sã consciência tem coragem de chamar o Ayrton Senna de derrotado?
    Vamos combinar o seguinte: quer ficar aí no sofá? Fique…
    Eu vou torcer pro Botafogo…

  56. gozado né, dizer que o Botafogo não tem torcida e que têm medo de ir a jogos contra o Flamengo no Maracanã é tudo despeito de Flamenguista , pois vocês esqueceram que só a torcida do Botafogo SOZINHA encheu o Maracanã na final da taça Guanabara deste ano com o mesmo público da final do campeonato Carioca. Além do mais cada 20 flamenguista corresponde a 1 botafoguense, porque esse botafoguense torce por amor, enquanto vocês são os casacas dos outros clubes que de uma hora para outra viraram flamengusta. Nós temos tradição, o que o Flamengo trouxe de bom para o Brasil ? Nós demos as copas do mundo para o BrASIL com 64 jogadores campeões pelo Brasil.

  57. Fatos:
    – É natural que na final a proporção será de 70% deles contra 30% de botafoguenses, pois essa deve ser a proporção das torcidas no Rio. Então nada de mais deles ocuparem a maior parte do Maracanã.
    – Sobre essa coisa de vice, que besteira, pois o “FRA” e o maior vice-campeão carioca de todos os tempos. Mais, o “FRA” é já foi três vezes TRI-VICE campeão, ou seja, é TRI-TRI-VICE.
    – Em média a torcida do FRA é de nível inferior. Que o Marco me desculpe, mas é uma realidade. Está cheio de jovens de mente FLACA por aí que torcem pro Fra por indução da maioria. Em grande parte é mesmo a torcida dos “Maria-vai-com-as-outras”, gente sem personalidade. É claro que não são todos.
    – Sobre a violência é também um fato que nas decisões em que o Fra perde o número de ocorrências aumenta muito. Ficam muitos bandidos armados pelas ruas sem que a polícia possa dar conta. Só um pequeno exemplo, no jogo contra o Fluminense, framenguistas armados com metralhadoras paravam carros na serra Grajaú-Jacarepaguá atrás de torcedores do Fluminense. Isso, infelizmente a mídia não divulga sobre essa torcida grande em quantidade, mas pequena em qualidade.

  58. Uma pequena correção:
    O FRA não é TRI-TRI-VICE como disse antes, mas TETRA-TRI-VICE:
    FLAMENGO – O MAIOR TRI-VICE DA HISTÓRIA DO FUTEBOL:
    1922-1923-1924
    1936-1937-1938
    1982-1983-1984
    1987-1988-1989
    O fla é tetra-tri-vice!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Até o momento eles são imbatíveis no quesito tri-vice!!! KKKKKKKKKKKK

  59. Caro Maurício,
    Nada tenho contra àqueles que ficam(torcendo) no sofá, na frente da TV. Mas, se forem botafoguenses de verdade, sejam mais participativos.
    Para encerrar, segue um levantamento ref. os tri-vices do “Império do Mal”.
    FLAMENGO TETRA-TRI-VICE, SÓ NO CAMPEONATO CARIOCA:

    CAMPEÃO VICE-CAMPEÃO

    AMÉRICA FLAMENGO 1922

    VASCO FLAMENGO 1923

    FLUMINENSE / VASCO FLAMENGO 1924

    FLUMINENSE/ VASCO FLAMENGO/MADUREIRA 1936

    FLUMINENSE FLAMENGO 1937

    FLUMINENSE FLAMENGO 1938

    VASCO FLAMENGO 1982

    FLUMINENSE FLAMENGO 1983

    FLUMINENSE FLAMENGO 1984

    VASCO FLAMENGO 1987

    VASCO FLAMENGO 1988

    BOTAFOGO FLAMENGO 1989

    FONTE: GOOGLE

  60. Se o Flamengo é tetra-tri-vice, ainda bem, quer dizer que além de ser o maior ganhador de estaduais no Rio, é também quem mais disputa os títulos, pois se não é campeão, foi vice.

    Tenho pena de quem tem vergonha de ser vice. Esse é o problema do Botafogo, uma torcida envergonhada de si mesma. Tem vergonha de ir ao estádio, Maracanã ou aquele escândalo de dinheiro público que é o Engenhão, mais famoso como Vazião.

    Enfim, os neuróticos conseguem a derrotar a si mesmos e os que mantém a serenidade ficam só rindo.

  61. Srs estou indignado com a reação da diretoria do botafogo,que mesmo depois de mais uma ou melhor das eliminações por penaltes,ainda diz que os jogadores estão de parabens.Parabens porque?por mais um fiasco.Time sem vergonha,para perder novamente eu preferia ter ficado longe das finais,pelo menos saberia que qualquer outro time carioca teria mais condições de vitoria.Um time sem lider,sem condicionamento fisico,pois talvez tenha passado desperçebido,mas jogadores como eduardo,não teve condição fisica de atuar até o final nos dois jogos e a diretoria acha que foi bom,para quem nós sabemos.somos fortes candidatos a cair para a segundona.Thiaguinho baixa sua bolinha vc não joga nada peladeiro.

  62. Tenho uma teoria polêmica. Os babacas da Flapress e os doentes torcedores do burro-negro irão fazer chacota, vão recorrer aos chavões manjados de “teóricos da conspiração” ou “chorões”. Poraa nenhuma! Vou me ater às decisões dos úlimos três finais dos estaduais para explicar a (sic) pseudohegemonia: em 2007, o venal do bregalda, não marca um penalti claro do Angelim no Dodô. Inventa impedimento num lance que ia sair o gol e ainda expulsa o Dodô. Tudo isso nos últimos 5 minutos do jogo. Em 2008, o Marcelo Henrique marca penalti num empurra-empurra em cobrança de escanteio. Nunca mais na história do futebol brasileiro um juiz marcou esse tipo de irregularidade. Nem o Marcelo, nem contra, nem a favor do seu burro-negro. Esse ano: duas arbitragens vergonhosas marcaram as vitórias burro-negras nas duas primeiras rodadas. Contra o Resende, O Erick Flores pula, o lateral Márcio Gomes (ex-fogão) nem toca no cara e é expulso, sem ao menos ter recebido o primeiro amarelo. A SporTv esconde o lance nas reprises. Repete só o ângulo que nada mostra; Agora, além da manipulação dos fatos, das narrativas, dos comentários, os caras manipulam as imagens. Contra o Grêmio, no Brasileirão do ano passado, os caras desafiaram o padrão Globo de qualidade de imagem e veicularam uma imagem de celular, borrada, que dava a impressão de que o Jorge Henrique tinha feito falta antes no zagueiro gremista. Difícil é encontrar um botafoguense que não tenha sido agredido, assaltado, covardemente, pois em maior número, aproveitam para bancar os valentes. Os caras ficam valentes, são muitos e adoram bater em crianças, velhos e mulheres grávidas, Igual o Pequeno Juan, contra o Maicosuel. Sequer foi expulso. Fosse um dos nossos e teria ido para no chuveiro, sem pestanejar. É isso, teoria da conspiração é o baralho. É phoda lutar contra os esquemas extra-campo, que estão se consumando como situações naturais, normais, pela flapress. De fato, o burronegro tem a maior torcida do estado. Jogar no Rio é complicado. Os paulistas são mais organizados e civilizados. Por lá não tem, o burronegro doente. Ganhar e perder faz parte. Não para os da Gávea. Querem ganhar a qualquer preço, mesmo com clara manifestação de falta de independência do jornalismo esportivo global. Mesmo com o forte esquema na Comissão de Arbitragem da Federação Carioca, que só escala burronegro para apitar. Ou pior, venais. Mesmo correndo o risco de serem presos ou mesmo se darem mal na entrada ou na saída do Maraca. Ganhar a qualquer preço. Manipulando o procurador do justiça esportiva, recebendo dinheiro grosso, anos a fio, da Petrobrás, mesmo estando com o nome inscrito na dívida ativa da União. E não ter que devolver a grana ilícita subtraída dos cofres públicos. É isso. É difícil mesmo. Aos botafoguenses cabe esperar que um dia as verdades venham à tona. Gosto de ir ao Marca ou ao Engenhão ver futebol. Hoje virou um big business. Vale tudo. Mas a camisa alvinegra é tradição. Quem veste joga e temos que continuar nossa saga para acabar com a sacanagem que predomina do Rio, com os esquemas insuflados e tendo como exemplo o comportamento do burronegro , jogadores, dirigentes e torcida.
    Essa é a esperança das pessoas de bem que estão nas arquibancados dos jogos do Fogão, Vasco e Fluminense.
    O tempo vai dizer e a Flapress será desmascarada. Falo isso há muito, independente de ser vice, bivice ou trivice (do que muito me orgulho)! Um dia a casa cai e essa palhaçada terá um basta. É ver para crer.
    Por fim uma recado ao João Moreira Salles cienasta botafoguense. Deus não se mete com o futebol. É só isso!
    saudações alvinegras
    Augusto de Oliveira

  63. TODOS SABEM QUEM FOI O MELHOR TIME DO CAMPEONATO. TEMOS QUATRO JOGADORES ENTRE OS MELHORES DO CAMPEONATO EA CHAMA BOTAFOGUENSE NÃO MORRERÁ NUNCA!!! FALTOU SORTE E COMPETÊNCIA NA HORA DE COBRAR PENALTYS. CONTINUO TENDO ORGULHO DE SER BOTAFOGUENSE.

    obs: SÓ QUE DA PRÓXIMA VEZ ACONSELHO A DIRETORIA A NÃO JANTAR COM FLAMENGUISTAS…ISSO TAMBÉM CONTRIBUIU PARA A CATASTROFE. PARA SER CAMPEÃO TEM QUE TER ATITUDE E NÃO PERDOAR DESDE A PRIMEIRA OPORTUNIDADE. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

  64. PARA SER BOTAFOGUENSE TEM QUE TER PERSONALIDADE FORTE,E NÃO APENAS IR PARA ONDE A GRANDE MAIORIA ESTÁ,E SIM ONDE ESTÁ A PAIXÃO,O AMOR AO CLUBE,A IDENTIFICAÇÃO COM O CLUBE,CONHECER E HISTÓRIA E AS RAÍZES DO MESMO.E BOTAFOGUENSE DE VERDADE NÃO DESISTE NUNCA!!!!E QUE FIQUE UM AVISO AQUELES QUE DIZEM NÃO SER MAIS BOTAFOGUENSES,COLOQUEM A MÃO NA CONCIÊNCIA E SE PERGUNTEM,QUANTAS VEZES EU FUI AO ESTÁDIO ESTE ANO TORCER PELO MEU TIME???

  65. PARA SER BOTAFOGUENSE TEM QUE TER PERSONALIDADE FORTE,E NÃO APENAS IR PARA ONDE A GRANDE MAIORIA ESTÁ,E SIM ONDE ESTÁ A PAIXÃO,O AMOR AO CLUBE,A IDENTIFICAÇÃO COM O CLUBE,CONHECER E HISTÓRIA E AS RAÍZES DO MESMO.E BOTAFOGUENSE DE VERDADE NÃO DESISTE NUNCA!!!!E QUE FIQUE UM AVISO AQUELES QUE DIZEM NÃO SER MAIS BOTAFOGUENSES,COLOQUEM A MÃO NA CONSCIÊNCIA E SE PERGUNTEM,QUANTAS VEZES EU FUI AO ESTÁDIO ESTE ANO TORCER PELO MEU TIME???

  66. Caro Maurício, é uma pena que torcedores botafoguenses abandonem o barco por mais um título perdido diante da grandeza e da história do Glorioso. São pessoas fracas, “sem sangue na veia e sem coração”, como diria Lupicínio. Ainda mais quando se sabe que a trilogia Bota Fla nas últimas finais do carioca poderia ser outra se o juízes não tivessem tanto medo da torcida urubu para anular aquele gol legítimo do Dodô no final da partida; mas tudo terminou na roleta rusa dos penalties. Mas não estou chorando leite derramado, só quero dizer que o Botafogo é muito maior que o Flamengo, pode juntar a torcida inteira do Brasil que não vale um torcedor nosso – sofredor apaixonado, desesperado, azarado, romântico, dedicado, porém eternamente feliz por pertencer a uma religião chamada Botafogo de Futebol e Regatas, o time da Estrela Solitária. Salve o Fogão pelos séculos e viva Garrincha, o anjo das pernas tortas.

  67. Como vc, não li jornais ou assisti tv após o jogo.
    É duro ver um time se acovardar e entregar o título na taça RIO, isto, porque foi nesse jogo que nós perdemos o campeonato.

    Lembro que nos velhos tempos, em que o BFR ficou 21 anos sem levar nada, os times eram guerreiros e principalmente contra o “framengo” (salvo alguns jogos).
    Não tenho palavras para descrever a minha decepção e o meu sentimento, principalmente pelos meus filhos.

    Espero que os jogadores ou alguém ligado a eles, repassem a sua matéria e os comentários dela, pois quem sabe eles tenham um mínimo de dignidade e hombridade para vestir a camisa do Botafogo. Perdemos para um time ridículo, aliás entregamos o jogo na taça Rio (talvez pela renda e por pressão da Rede BOBO).

    Att.,

  68. ser botafoguense nao e torcer prum time de futebol, e estado de espirito, e uma paixao incondicional. nada e ninguem cala esse nosso amor,perder esse torneiozinho chamado taca rede globo, nao e nada demais para nos,afinal de contas ja sabiamos que tretas e armacoes seriam feitas pela toda poderosa manipuladora de opinioes (rede globo), ja que seu queridinho time ja nao tinha a supremacia de brasileiros, teriam que arrumar outra supremacia qualquer para empurrar pracima dos iletrados. parabens framenguistas vcs sao o maior do rio(taca rede bobo)

  69. OMané J. Torcer p/ o botafogo é um prazer é a extensão do nosso lazer e diga se de passagem, muito salutar; enquanto torcer para times iguais o seu é uma necessidade, pois VCs só têm isso meu. Chega ser uma doença.

  70. Li todos comentários e cheguei a uma conclusão: Carlos Leal e Fernando Cezar (e mais alguns que os acompanharam) NÃO SÃO BOTAFOGUENSES. Claro que, como o Mauricio Stycer e qualquer torcedor apaixonado pelo seu time, fiquei muito triste até a 2ª feira após o jogo. Depois… A vida segue… Vem aí o brasileiro. Vamos sofrer de novo? Quem sabe… O que passou já é história. Mas, NUNCA eu deixarei de torcer pela Estrela Solitaria que já me deu muitas alegrias. Só me resta parabenizar o Mauricio Stycer e copia-lo em suas palavras: “Como sempre, estou pronto para continuar a sofrer”.

  71. Conforme já li aqui…..Campeonato carioca tem todo ano….Será que vcs não sacaram que o clube está caminhando para novos tempos, que o estrago feito ao longo de vários anos foi grande ???…Que estivemos nas quatro últimas finais no Rio ???…A quanto tempo não ocorre isso ???…Ou vamos lemmbrar os tempos de Cremilson, Puruca e o Charles Borer ??… Ou ter que ir assistir aos jogos em Marechal Hermes ???…..Acho que em breve e com uma postura de bola pra frente(Categorias de Base e um trabalho sério como está sendo feito vamos ficar anos-luz na frente não só da coisa imunda como de qualquer outro clube nas paradas).Agora ter que aturar a Flapress e a condição de que na dúvida será sempre a favor dos caras…Sempre….Ou vcs não viram a segunda bola na mão do Boneco de Ventriloquo e a sua merecida expulsão no lance com o Maicosuel ????..Em tempo moro em Sampa e já vou comprar o PPV e vou a todos os jogos do Fogão aqui em Sampa….Farfilho

  72. Espero que vç não desista Maurício, já que vç é minha única referência botafoguense aqui em SP. Cada de que vejo o gol de seu xará na final de 89, lembro da sua alegria na redação da Folha…
    Abs.

    Resposta do Mauricio
    Pode ficar tranquilo, Moa. Abração

  73. choramos mesmo é muita paixão e não precisamos di nenhum juiz pra ser campeão !

    saudações alvinegras 😀

  74. Gente…
    Tenho 12 anos e sou BOTAFOGUENSE com muiiitooo orgulho, perdendo ? Que seja, mas SEMPRE botafogo !
    Na escola sempre tem alguém que vem zuar, não ligo. Acho que o AMOR ao time é o principal !
    Nas derrotas, fico triste, mas é com elas que aprendemos !
    Acho infantil deixar de ser botafoguense por não agüentar mais derrotas ou sofrimentos, isso são atitudes de fracos ! Sim, fracos sim, fracos por não saberem lidar com o obstáculo, com as derrotas, com o sofrimento !
    Tenho em mente que a torcida do merdaengo é fraca, só ganham, não passam por sofrimentos e quando passam ihhh nem chega pertoo!! E pergunta, MUITOOSS flamenguistas torciam p/ outros times que sofriam, se decepcionavam e viraram flamenguistas por serem fracos e não agüentarem firme !!

    Enfim…

    Amo o botafogo e não são idiotas (flamenguistas, desculpem) que vão mudar minha opinião.

    Pode vir Papa , mas o meu amor pelo Botafogo é eterno !!

    ;D

  75. E NINGUEM CALA ESSE NOSSO AMOR SE EXISTE ALGUM TIME Q NUNCA PERDEU Q ATIRE A PRIMEIRA PEDRA….PERDEMOS SIM MAIS TEMOS FORÇAS PRA CONTINUAR JOGANDO E REALIZANDO O QUE REALMENTE QUEREMOS,AFINAL NOSA ESTRELA SOLITARIA NUNCA IRA APAGAR….VIVO POR TI FOGAO….♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *