Caro Tico Santa Cruz,

Caro Tico Santa Cruz,

Como tenho andado muito pelo Twitter acabei achando o seu perfil, onde você se apresenta como “cantor, compositor, poeteiro, blogueiro e AGORA jornalista”. Acredito. Mas, lendo o texto que você postou nesta quinta-feira em seu blog, “Sarney VENCEU”, não posso deixar de pensar que essas qualificações todas não foram suficientes para te fazer entender o que aconteceu nos últimos dias. Nem te ajudaram a ter uma perspectiva histórica dos acontecimentos.

Escrevi há algumas semanas um longo texto contra a obrigatoriedade do diploma de jornalista, no qual dizia, entre outras coisas:

1. O que é preciso saber e aprender para ser jornalista? É uma questão polêmica. Há alguns consensos: é preciso ter cultura geral e domínio total da língua portuguesa. Conhecer história é fundamental. Matemática e estatística são conhecimentos necessários. Ética. Direito. É preciso ter o hábito de ler jornais e revistas, ter gosto pela informação. Ter espírito crítico, ser capaz de compreender a realidade em que vive, é outro atributo obrigatório.

Tenho a impressão, lendo o seu blog, que te faltam todos esses atributos. Um sinal evidente disso é a sua idéia de que o movimento “Fora Sarney” começou e acabou na Internet no espaço de uma ou duas semanas. Quer dizer, você propõe uma manifestação contra um político que está aí, na estrada, há mais de 50 anos, só aparecem uns gatos pingados e você conclui que o movimento fracassou? Como assim?

Esse teu texto também me lembra aquele garoto que leva a bola para o playground, se irrita porque perdeu a primeira partida e vai embora, levando a bola e impedindo o jogo de continuar.

Neste caso, porém, nem isso é possível. Se você se preparar um pouco mais para os embates da política, verá que essa partida que você quis jogar – e acaba de de desistir – já está em andamento há muito tempo, e não tem data, ainda, para terminar. 

Atualização às 13h: Tico Santa Cruz responde:

Cerca de 30 minutos depois de entrar no ar minha carta-aberta, Tico Santa Cruz manifestou-se sobre o texto por meio de curtas mensagens enviadas via Twitter. O músico disse, primeiro: “Caro jornalista, reconhecer uma derrota como PESSOAL, significa uma reflexão interna, não geral. A meu ver é 1 passo p mudar”. Em seguida, postou: “Reconhecer a derrota não significa DESISTIR, significa que sou capaz de mudar a estratégia, não me julgue sem conhecer.” E completou: “Caso o contrário estará repetindo o mesmo padrão dos TANTOS internautas que emitem opiniões sem se aprofundar nas ações”.

Ontem, Santa Cruz havia escrito no Twitter: “Vocês estão cobertos de razão. Desculpem. Estou me retirando. Reconheço quando perdi. Não consigo + argumentar.” Em seu texto, no blog, também escreve, dirigindo-se a Sarney: “devamos entender que  eles e  vossos pares estão certos e que por conseguinte o Senhor deve seguir as orientações do Querido Presidente LULA e permanecer presidindo a casa.”

Fica aqui, em todo caso, a posição oficial de Tico Santa Cruz: ele não desistiu do “Fora Sarney”. Ainda bem.

51 Replies to “Caro Tico Santa Cruz,”

  1. é bem complicado porque as pessoas realmente não sabem como lutar contra injustiças…
    Achei interessante esse movimento mesmo que sendo de sofá pois no mínimo hoje as pessoas estão prestando um pouco mais de atenção na política, coisa que quase sempre não o fazem.
    Em alguns casos acho que passeatas não dão em muita coisa (obvio que não todos os casos), já fui em algumas e como escrevi ao próprio Tico no twitter sempre há pessoas nessas manifestações que estão lá para curtir e zoar e contaminam a proposta inicial. Sempre fico pensando em meios melhores de nos manifestarmos contra algumas coisas, ainda não descobri meios mais efetivos, acho que hoje a internet ajuda, pois o político esta vendo a repercussão de seus atos e que tem gente olhando suas ações

  2. por isso gosto da sua coluna! apesar de ser contra a sua contrarioridade do diploma de jornalismo, na maior parte dos casos penso como você! não adianta nada começar uma revoluçao cibernetica e bater os pesinhos quando vê que a piratada não migrou pro lugar combinado…

  3. Oi Stycer,

    Então, eu penso assim, esse movimento vai ser legitimado se não acabar agora. Pq acredito que a maioria dos apoiadores pense como o Tico Santa Cruz. Agora sim vai dar pra ver se o movimento vai continuar. Se não, foi mais um que morreu na praia, infelizmente.

  4. Sem querer defender o figura em questão (Tico Sta Cruz), mas eu de certa forma o apóio.

    O que ele critica (ou o que eu concordo na carta dele) é justamente o fato de o #forasarney ter obtido tanta projeção e não conseguir levar as pessoas às ruas.

    Isso realmente é triste. Só mostra que nós emitimos opinião mas não somos capazes de tomar atitudes.

    E, sim… Sarney é Sarney que é igual a MUITO poder.

  5. aliás, fica aqui um questionamento: porque uma geração sem internet e celular conseguiu se organizar e tirar um presidente, enquanto outra com muitas facilidades mal conseguem mobilizar uma passeata? ficareflexão!

  6. Me sinto um velho com essa garotada e olha q devo ter a idade do Tico. Pior ainda quando não percebem q o SArney eh um mero pretexto nesse jogo, com vistas a 2010. Ateh mesmo os carapintadas foram menos ingênuos e manipulados. C’est la vie!

  7. O Ator americano Ashton, disse bem:ós somos brasileiros ,só nós podemos mudar a História politica do País.Aliás já fizemos isso.Mas não dá pra desistir na primeira tentativa.
    Se o Movimento é pela moralização do Congresso,vamos continuar até conseguirmos fazer a faxina geral.Ou seja até as próximas eleições.Para isso precisamos que os artistas continuem divulgando as mazelas de Brasilia.
    Belo texto,como sempre .

  8. O fato é que uma vez começada esta iniciativa, temos que continuar alimentando o ímpeto de quem aderiu. Ainda mais em um país como o Brasil em que a tradição não é mesmo de por a mão na massa e transformar palavras em ações concretas (infelizmente). Ouso a pensar em votória e não em derrota se considerar a repercurção que este movimento já teve no Twitter, a proporção que ganhou. Existe um movimento político que penso ser válido participar que se chama Ficha Limpa. o site é: http://www.lei9840.org.br/ . Não tenho relação direta com este movimento, apenas o apoio como Cidadã brasileira cansada de ver tudo pela poltrona da sala ou pela cadeira da mesa do computador. Parabens Maurício Stycer;

  9. Essas subcelebridades resolveram entrar no movimento político da noite pro dia pra aparecer e acabaram mostrando o quão estúpidas e supérfluas são, deturpando fatos com suas visões micro da realidade.

    Usar um momento desse pra mostrar pra Ashton Kuthcer o seu “show na MTV” é o lastimável “bottom line” da saga dos novos engajados na política nacional.

  10. É sensacional perceber como se perde o trem da história…. Burgueses entediados, fazendo política com a indignação herdada do Jornal Nacional, digerido com um lanche que causou azia… Sr. Tico Santa Cruz, Sr. Junior Lima, Sr Marco Mion, et caterva… entendam a política, discutam a política, façam a política, mas, principalmente estudem os movimentos, o xadrez é chato mas vale a pena… cansei, tô com sono, vou tomar uma cerva, não quero mais brincar…. Tio Ashton não ajudou, ah, vou chorar… vão à luta, ou vão à m….

  11. Acho que tudo é uma questão de como vivemos o mundo hoje, por conta da própria Internet as coisas acontecem “já”, e a cabeça se acostuma com o imediatismo do fato. Isso vem da própria maneira com que as pessoas se posicionam na vida hoje, se não der certo agora, passo pra outra, e ainda posso me sentir fracassado. Imagino como deve ter sido difícil nos anos de ditadura para se organizar uma passeata, apanhar, ser preso e tudo o que acompanhou os que participaram desses movimentos. Um governo que se construiu em décadas não irá se abalar por conta de minutos históricos, o importante é que o movimento do Tico não pare por aí, mas que sim, como qualquer amadurecimento ele compreenda que está no começo da partida.
    Fora Sarney continua!!!

  12. Não é a toa que chamaram o Tico de GUEVARA BRASILEIRO, ao contrário muitas subcelebridades fizeram palahaçada eu fui um dos que foram a Av. Paulista, mas senti vergonha do que vi: FOI PATÉTICO OS PIRATAS NA PAULISTA, parecia q estavam esperando uma coletiva de imprensa para lançar um stand-up, eu e mais 5 amigos-minoria-resolmenos manifestar em nossa faculdade Anhembi, assim o fizemos, pq compactuar com palhaçada é ser palahaço ao quadrado! O PAPAGAIO DE PIRATA GUI PÁDUA, pra vc ter uma noção, PARECIA UM OUTDOOR com roupas de patrocinadores, na sua camiseta em letras garrafais estava escrito ‘Gui Padua’ , e seu site, parecia estar numa feira livre, senti compaixão de um ser humano checar a este cúmulo.
    Apoio os piratas, tb me manifestei no twitter, na emissora onde trabalho fiz o mesmo, movimento pequeno mas com argumento, ontem tive vergonha de alguns brasileiros.
    Abc.

  13. Mauricio, com todo respeito, acho que você não entendeu que o Tico Sta Cruz, o qual nem a música me agrada, é uma grande ironia em pessoa, ele quer a continuação do movimento decretando seu fim.
    Ele quer o Sarney fora dizendo que ele venceu. Ele quer colocar que é jornalista em sua Bio do Twitter zelando pela obrigatoriedade e competência da profissão. Ele quer ficar pelado para chamar atenção em uma foto em vez de fazer uma música.
    Não sei se é a melhor forma de atingir seus objetivos, mas a ironia é seu instrumento.
    Desconsidere esse comentário caso esteja sendo irônico com ele também.
    Abraços

  14. Explêndido! Concordo em gênero, número e grau. Quando li o Blog dele (Tico), tentei responder pelo Twitter que estava decepcionada em vê-lo achando que a luta estava perdida. É só um começo, pra um Brasil que desde os caras-pintada não tomavam atidude alguma, nem nas ruas, muito menos via web.
    E daí que é protesto virtual? Só por isso não tem validade? E por um acaso sair às ruas, muitas vezes provocando choque com a polícia, confrontos e brigas à toa vai ajudar em alguma coisa?
    O mais importante, antes de tudo, é a conscientização, e ela não vai chegar assim, de um dia para o outro, ou em duas semanas.
    Ontem, foi apenas um começo, apenas uma demonstração de que apesar de tudo, estamos atentos, tentando nos organizar e formar uma opinião, que quem sabe um dia poderá fazer a diferença MESMO.
    A crise é sim no Senado, não como um todo, mas em sua maioria, mas, se nem o líder dá o exemplo, claro que é por ele que devemos começar… não é de hoje, e nem vai parar de ser aqui……. mas mais uma vez repito, é um começo….. e não pode ser o FIM!

  15. Stycer,

    O que você não entendeu, ou talvez não tenha se informado direito, é que o movimento #forasarney no Twitter virou brincadeirinha de sub-celebridades que somente queriam ter mais seguidores. O que foi feito foi VERGONHOSO, uma tremenda pahaçada que só quem acompanhou de perto pôde ver o papelão que Christian Pior, Junior Lima, Marcos Mion, Gagliasso e cia fizeram…brincadeira de playboys.

    Acompanhho o Tico Santa Cruz e entendi o que ele quis dizer e acho muito legitima a manifestação dele, pois que realmente foi pras ruas foi ele e as pessoas que realmente querem fazer a diferença, como eu. Os demais, chamados Piratas, ficaram em suas mansões, tomando vinho caro e rindo da cara dos idiotas.

    Ele perdeu sim, a batalha, mas nao a guerra e tenho plena convicção de que um dia ele conseguira atingir seus objetivos.

    Se informe melhor antes de escrever bobagem, ok?

    Abraços,

    Fernando.

  16. Vou repetir o que disse ao Mauricio via Twitter, pois acho que ainda pertinente:

    Meio inocente esta expectativa do @TicoStaCruz de nocautear com um só soco um obelisco político como Sarney.

    Será que o @TicoStaCruz também acredita que o impitchment do Collor é mérito dos “Caras Pintadas”?

  17. Pq não postou TODAS as resposta ???? Será que ninguem entende a ironia do Tico em seus textos??.. hauhauhauhaa

  18. Maurício,

    Parabéns pelo texto!
    Também acredito que não tem data para terminar.

    Seria interessante, porém, vc também se aprofundar um pouco na história do Tico Santa Cruz.

    Se atentar a uma BIO onde as pessoas escrevem o querem, nem sempre é uma boa saída. Ou gancho para inciar um post.

    Já algum tempo acompanho o Twitter dele e entendo o que ele quer dizer.
    Você sou da história do churrasco? Soube também sobre a manifestação da Cidade da Música?

    Pois é! Um dia, como bom jornalista diplomado que és, entenderás!

  19. É realmente complicado vermos um processo que virtualmente arrasta centenas, se não milhares, de pessoas e tentar fazer algo no concreto e se deparar com meia dúzia de gatos pingados. É uma baita frustração!!

    Concordo com sua avaliação Stycer e vejo a postura aberta e transparente de um profissional a altura que o jornalismo brasileiro merece, pois permitiu o direito de resposta!

    Opiniões divergentes são extremamente salutares para a consolidação de qq processo democrático, seja em que nível for.

    Bom poder, via internet, ter acesso a pessoas esclarecidas e que trabalham arduamente para manter a todos o mais bem informados que puderem.

    Abraços!

  20. Bom pelo que entendi o Tico Santa Cruz se diz Jornalista por pura irônia a queda da obrigatoriedade do Diploma!

    O Brasileiro é um povo de muitas palavras e poucas ações, e essa não é primeira vez que o Tico tenta promover um protesto por isso entendo o desânimo dele!

    Outra caracteristica do nosso povo é criticar demais os outros e repetirmos os mesmo erros, muitas dessas celebridades que entraram nessa de #ForaSarney queriam status sim mas não se pode generalizar!

  21. Bom pelo que entendi o Tico Santa Cruz se diz Jornalista por pura irônia a queda da obrigatoriedade do Diploma!

    Ele mesmo Twittou isso:
    @mauriciostycer Minha ironia com o diploma de jornalismo é exatamente pq tenho minhas restrições em aceitar a decisão do STF.+ vc ñ entendeu27 minutes ago from web in reply to mauriciostycer

    O Brasileiro é um povo de muitas palavras e poucas ações, e essa não é primeira vez que o Tico tenta promover um protesto por isso entendo o desânimo dele!

    Outra caracteristica do nosso povo é criticar demais os outros e repetirmos os mesmo erros, muitas dessas celebridades que entraram nessa de #ForaSarney queriam status sim mas não se pode generalizar!

  22. Oi Stycer!

    Curto grande parte dos seus textos, e até concordo com um monte das coisas que vcs diz. Um exemplo foi o recente post falando da aula de política que o Ashton Kutsher deu aos meninos Jr Lima e M. Mion e companhia. Concordo totalmente com suas palavras lá.

    Mas, dessa vez, preciso manifestar apoio ao Tico Santa Cruz. Além de ter certeza de que ele é um cara altamente politizado e inteligente – inclusive escreve super bem -, acho que dessa vez, vc é que não “deu uma” de jornalista. Ao que me parece, contrariando uma premissa ética do jornalismo, vc acabou julgando não só a atitude do cara, assim como o próprio, com base em coisas tão rasas e sem fundamento.

    Faz tempo que os comentários sobre a insatisfação política do roqueiro em questão são publicados no twitter dele. Tenho certeza de que o Tico sabe que o Sarney é um dinossauro político e que não é tão fácil assim derrubá-lo. Mas ele, como muitos, decidiu que ficar só reclamando entre amigos não adianta nada. Faz tempo que ele organiza/participa de movimentos sociais que protestam contra violencia, corrupção e coisas do tipo. Na rede ou na rua. E, mesmo sendo pequenos e “insignificantes” ou “de sofá”, eles servem para muita coisa. “Não é pq a rede é virtual que não é real”, já dizia um antigo professor meu. E ele acaba estimulando muitos dos seus fans a se engajarem nessa luta popular pela limpeza e transparencia política em nosso país.

    Como super fã sua que sou, gostaria que vc fosse mais razoável ao interpretar algumas coisas que são escritas nos twitters alheios. = P Nós, como vc, tbm colocamos muito humor, ironia e sarcasmo em tudo o que escrevemos. O osso é que os 140 caracteres disponíveis não ajudam muito na hora da composição. =/

    Mais uma vez, digo: sou sua fanzoca. Mas acho que dessa ve vc pegou pesado.

    (desculpem-me aí qualquer erro, estou no trabalho e escrevi super com pressa!)

  23. Ler seus textos é de um estímulo ímpar. É maravilhosa a forma clara e ética que você imprime em seu trabalho. Parabéns por sua qualidade profissional.

  24. Caro Mauricio,

    Participei desse #forasarney como uma forma de expressar, no twitter, a minha indignação diante desses fatos. Imaginei, ingenuamente até, que esse poderia ser o inicio de um novo “caraspintadas”. Pensei que essa movimentação na internet fosse assunto da mídia tradicional e dái tomasse outras proporções.

    Fiz isso por ser uma cidadã comum (desempregada e autônoma) cuja única forma de protestar, hoje, é através do microblog. Fiz isso com a consciencia tranquila de não ter votado nesses que hoje estão no poder, mesmo contrariada por eles lá estarem (fui voto vencido, mas esse é o princípio da democracia, não é?).

    Com o decorrer da história, percebi que os nossos artistas engajados de antigamente não tiveram sucessores. Os artistas de hoje, infelizmente, não sabem o poder que têm nas mãos. Já que aderiram à campanha, por que não usam sua arte para se manifestar e difundir a idéia? Por que não representam seus fãs através de músicas, peças, qualquer forma de produção artística que conteste e exija respeito politico? Pelo que tenho visto, apenas os humoristas têm usado sua arte nessa área (CQC, Casseta e Planeta), mas será que o público entende ou apenas acha que é chacota?

    Vou continuar com o “movimento” #forasarney no twitter e vou demonstrar isso nas urnas, ano que vem. E espero que nossa classe artística tome consciencia de sua força e a utilize de forma a alertar nosso povo cego.

    Abraço,
    Natália

  25. Prefiro achar que no texto do tico existe uma ironia. Mostrando-se como os brasileiros costumam se mostrar, sem esperanças de que a sua voz tenha importância é possível gerar nos leitores do seu blog algo mais revolto do que um simples fora sarney. Bom, eu prefiro crer nisso.

  26. Caro, Stycer

    Creio que tenha sido infeliz em seu texto. Primeiro, antes de escrever, você como jornalista, deve ter clareza e conhecer a pessoa de quem está falando. Nota-se com clareza a ironia e sarcasmo com que o Tico Santa Cruz escreve, e sempre escreveu, inclusive quando se diz “agora tmb jornalista”.
    Acho importante sim o trabalho que ele faz, e não é de hoje, e nem começou no twitter, como outros ai que estão tentando aparecer sim.

    Você leu, e interpretou a sua maneira. Triste foi querer deturpar a imagem alheia.

  27. Essa onde chula de protestos na internet é só uma maneira que os envolvidos acharam para tentar alavancar suas carreiras dando a imagem de engajados. O próprio Felipe Solari, da MTV, disse, enquanto participava de protesto ontem contra Sarney, que “a intenção não é política” (leia aqui: http://colunaantissocial.wordpress.com).

    Moda

  28. Foi uma atitude derrotista.
    Não podemos deixar a peteca cair. Eu iniciei SOZINHO em Brasília e concentramos umas 70 pessoas. Dessas 70 iniciais, podemos virar centenas. Não podemos ficar parados, o movimento tem que continuar. Já marcamos outro protesto para a próxima quarta-feira (08/07) aqui em Brasília, na hora de saída do trabalho das pessoas (18hs) em frente ao Congresso, pois assim a população pode ver e considerar nossa manifestação. No Rio foram 26 bravos, que DEVEM continuar.
    Mobilização social é assim, mas é engano pensar q apareceriam milhares de pessoas nas ruas. NÓS temos que levar essas pessoas às ruas, nós temos que absorver essa responsabilidade se quisermos mudar algo.
    E aí, vc(s) assume(m) uma responsabilidade deste tamanho?

    Nós NÃO perdemos!

  29. Com todo o respeito e reverência de uma alma aliada ao mesmo objetivo, Mauricio, mas mais escasso de atributos básicos para ser jornalista pareceu ser o vosso entendimento sobre a postura do Tico. *(“Esses “requerimentos básicos para ser jornalista” não seriam, na verdade, requerimentos básicos para ser cidadão, ser humano?”)

    Onde esteve o seu espírito crítico quando minguou a sua capacidade de percepção de que esta conduta do Sta Cruz foi puramente irônicam: “Ele quer o Sarney fora dizendo que ele venceu. Ele quer colocar que é jornalista em sua Bio do Twitter zelando pela obrigatoriedade e competência da profissão.”²

    Mauricio, Mauricio, tudo que você faz, um dia volta para você.
    E quem pareceu o bobo da corte foi você, não o Tico.

  30. Diante de tantos políticos que desagram e tantos escândalos me pergunto? Pq a imprensa demorou tatnto tempo para abrir os olhos?
    O que os jornalistas andaram fazendo nos ultimos 15 anos que ninguem viu nada???
    Hj em dia acredito que o mais importante não é exatamente como vc se expressa, mas simples fato de se expressar; coisa que parece ter desaparecido nos últimos anos.
    Viva a imparcialidade.

  31. O Lula tem todo o direito de defender o presidente do senado, que atualmente é seu aliado político (foi durante 8 anos tb aliado de FHC). É questão de GOVERNABILIDADE, assim como NUNCA ocorrem CPIs em governos do PSDB, por mais evidências de corrupção que existam, como no caso de Yeda Crusius, no RS. Nessa altura do campeonato, tudo que o Sarney fez de ruim em sua longa carreira política se resume a esse curto período em que assumiu mais uma vez a presidência da casa? Os porraloucas do Twitter, arrogantes e metidos a intelectuais, como o músico em questão, se acham no direito de atirar no velho Sarney para atingir Lula. Desçam um pouco do pedestal e tentem escutar o que o POVO tem a dizer disso. #FORA VIRGÍLIO!

  32. o que ele quis dizer é que com o apoio do Lula, dificilmente esssa historia vai acabr em outra coisa que não PIZZA! e não precisa ser jornalista p falar merda, isso é a burocratização dos métodos estúpidos,

  33. O problema não é o Sarny Imperador do Maranhão, o problema é geral – ESTRUTURAL, nos brasileiros temos pouca cultura democrática, ainda não saimos direito das CAPITANIAS HEREDITÀRIAS, estamos acostumados com os coronéis, o Brasil foi o último pais ocidental a ficar livre da escravidão, que em parte ainda continua e vai por ai afora.

    O SENADO É UMA INSTITUIÇÃO ANACRÔNICA PERDIDA NO TEMPO DO IMPÉRIO ROMANO, A HISTÓRIA DO SENADO BRASILEIRO REMONTA AO TEMPO DE D. PEDRO I E SEMPRE FOI UMA VERGONHA, O PAIS PODERIA FUNCIONAR MUITO BEM E DEMOCRATICAMENTE SENDO UNICAMERAL – VAMOS ACABAR COM O SENADO E FAZER UM FAVOR À NAÇÃO E AOS COFRES PÚBLICOS.

  34. Quem acompanha o blog do Tico Santa Cruz, sabe que o mesmo foi irônico ao falar da vitória do porco mor Sarney.
    O Tico está coberto de razão, de que adianta manifestações pela internet? Levantar a bunda da cadeira pra sair as ruas pra protestar e reclamar seus diretos, apenas meia duzia faz…Eu fiz parte dessa meia duzia em frente ao Masp.

  35. Lamentável a sua posição sobre tal assunto. VOCÊ é quem não entendeu a irônia do Sta. Cruz. Como já falaram, parece que o bobo da côrte foi você e não o Tico. Parece até que você não sabe que para fazer uma matéria, falar sobre tal assunto, é necessário um mínimo de conhecimento sobre o mesmo. Lamento por você.

  36. Maurício, vc pegou o bonde andando, sentou na janelinha, e nem vai pedir desculpa? Quem é mesmo que não domina a língua portuguesa, ética, cultura geral, etc?

  37. Embora eu não tenha twiter sei que a moda lá é ou foi o “FORA SARNEY”… Ontem assistindo o notícias MTV com o CASÉ PEÇANHA vi que muitos brasileiros nem sabem quem é o cara. Muitos até nem sabem que existem presidentes do SENADO E CAMARA e que esses caras podem governar o país caso nosso presidente ou vice fiquem impossibilitados.

    Já que todo mundo está manifestando… Resolvi manifestar-me também: Sou de Brasília e estou exausta de escutar que aqui só tem bandido… Afirmo que no senado tem apenas dois deputados nascidos e criados no DF e até hoje são uns dos poucos que não estão envolvidos em escândalos políticos. Se existem bandidos aqui todos foram enviados por outros Estados. Pelo amor de Deus escolham direito quem vocês vão eleger pois minha cidade está parecendo uma privada de tanta merda que os outros Estados nos mandam.

    Quanto ao manifesto “Fora Sarney” para mim, que acompanho tudo de bem perto, acho louvável que o povo esteja acordando e se manifestando (mesmo que seja só para aparecer no TWITER ou seja lá aonde for…) embora do sofá isso prova que o brasileiro não é tão apático assim. Ao mesmo tempo vejo que o brasileiro desinformado é ingenuo e apesar de tirar “onda de malandro” é inocente ao acreditar que com a saída do Sarney o senado estará limpo. Sei que essa é a melhor solução para os outros políticos envolvidos neste escândalo, ou seja, tira um como testa de ferro e esconde o erro dos outros envolvidos. Crucifica-se Sarney e esconde tudo o que os demais fizeram. Acreditem ninguém quer mais essa cassação que as membros da casa Senado…
    Não, eu não quero que o Sarney fique, também quero que ele saia mas exijo que que leve junto os seus cumplíces, har é não vai sobrar ninguém né?? A casa ficará vazia e, digo mais tem muita gente com o rabo preso nesta história. Assim tudo ficará em pizza como aconteceu com o deputado EDMAR MOREIRA aquele do Castelo, lembram? Pois é o mandato deste moço não foi cassado… Não sabiam disso?
    É verdade estão ocupados vendo o escândalo Sarney ou o enterro do MICHAEL JACKSON né? Porque aqui é assim um escandalo abafa o outro e continuamos recebendo merda dos outros Estados…

    Peço, TICO e outros manifestantes não desistam mas peçam também para terem a verdadeira transparência a cerca desta situação… Brasileiros por favor procurem se informar e se instruir para poderem protestar com veemência!

  38. Sarney escorrega por de baixo dos panos.

    Brasil um pais de todos
    Seria de todos
    Se não houvesse
    Um grande desrespeito
    De nossos governantes
    Para com o povo
    Que sofre cada vez mais
    Com a corrupção instalada
    No colo da democracia
    São tantas denuncias
    Recheadas de declarações
    Que não chegam a lugar nenhum
    A comissão foi nomiada
    E no palanque desta casa
    Vimos uma justiça cega, surda e muda
    Atuando apenas como quadvante
    Em um teatro aonde a ética é contestável
    E os atores principais são absolvidos
    Com o voto secreto.

    http://www.terceiromundo.spaceblog.com.br

  39. Ola Guilherme! Me chamo Danilo sou de São Paulo – Capital, sou musico/compositor e também fiz um trabalho com moradores de rua aqui quando fiquei desempregado de uma multinacional. Morei na rua por 77 dias e transformei a vida de alguns deles em musica e estou te enviando e-mail de uma delas. Se achar legal responda a este e-mail e depois entre no GOOGLE e procure nas minhas paginas onde contém meu site e minhas musicas e deixe seu recado. Será de muita importância!
    Que a PAZ esteja com você, Sempre!

    Obs. A idéia seria fazer um curta contando a vida deles em musica, que estarei lhe enviando de uma em uma, pois meu PC é uma BOSTA. Todas as musicas contém em média 7 a 8 historias. È bacana vale a pena ouvir. Vi sua entrevista na TV USP. Caso agrade e queira mais detalhes entre em contato!
    Abraços!

    Danilo Branco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *