“Cinquentinha” opta pelo riso fácil da caricatura

“Cinquentinha” opta pelo riso fácil da caricatura

cinquentinhaAguinaldo Silva é um dos mais bem-sucedidos autores da Rede Globo. Fã de “Tom & Jerry”, ele entende que o bom vilão, na tevê, deve ser sempre um canastrão. Como Tom. “Ele esmaga aquele ratinho mil vez por dia, prepara as armadilhas mais ardilosas, mas sempre leva a pior, e todo mundo morre de rir”, diz o autor em seu depoimento ao livro “Autores, Histórias da Teledramaturgia”.

“Cinquentinha”, a série em oito capítulos que estreou nesta terça-feira, não tem um vilão com essas características, mas quatro: são as três viúvas de Daniel (José Wilker), Lara (Susana Vieira), Mariana (Marília Gabriela) e Rejane (Betty Lago), além de Leonor (Maria Padilha), todas inimigas entre si.

Com direção-geral de Wolf Maia, parceiro de Aguinaldo Silva em outras aventuras, “Cinquentinha” adota o tom da caricatura, do humor sem sutileza, disposto a fazer o público rir de qualquer maneira. Tudo é exagerado, avacalhado, chapado – quase um programa estrelado por Didi Mocó.

Todos os bons temas sugeridos por Aguinaldo Silva se diluem, em meio ao clima adotado para contar a história. A atriz em decadência é uma piada ambulante, na interpretação exagerada (e sem jeito) de Susana Vieira. O mesmo vale para o conflito, tratado de forma grotesca, da avó Rejane (Betty Lago) com a neta, que está namorando um homem negro, morador da favela.

Mesmo uma ousadia de Aguinaldo Silva se perdeu, na estreia, soterrada pelo clima de avacalhação geral. A fotógrafa Mariana, cinquentona que só namora garotos de 18 anos, encontra na balada uma colega dos tempos em que ambas eram estagiárias no jornal. Leila (Ângela Vieira) acaba levando Mariana para casa (e para a cama), mas a noitada termina, de manhã, em forma de galhofa, com a personagem de Marília Gabriela fugindo da casa da amiga com as roupas nas mãos.

Aguinaldo Silva defende a idéia que o autor de televisão deve escrever para agradar ao público. “Você está fazendo novela para quê? Para conseguir audiência e agradar o telespectador. É para fazer sucesso, não é por outra razão. Então, é um absurdo se colocar contra o que o espectador quer”. Pano rápido.

90 Replies to ““Cinquentinha” opta pelo riso fácil da caricatura”

  1. Adorei ver uma minisserie com meu nome, nunca teve nenhuma novela que algum ator tivesse o nome de REJANE….ADOREI….heheheheheh….PARABÉNS PARA O AUTOR.

  2. assisti o primeiro capitulo e achei lamentável. Conteúdo grotesco, ultrapassado onde se vê a mesma coisa. Dinheiro , sexo, orgulho , luxúria ,intrigas etc. E a total desestruturação da familia. Com tantos temas mais ilustrativos e de qualidade para ser abordados e Aguinaldo Silva continua na mesmice e pior estagnado, sua mente parece totalmente cristalizada. Acorda, qual é a contribuição evolutiva dessa sua proposta?
    Refletir de vez em quando só vai lhe fazer bem, e impedir a disseminação. Desculpe, pela minha indignação, não temos mais tempo a perder, os passos que temos que dar são para frente, firmes e criativos.

  3. A minissérie “Cinquentinha” é mais um presente que a TV Globo nos dá de presente em face que continua nos enriquecendo culturalmente, sem levar à imagens que mostram casos de violência dos grandes centros do país para ter-se audiência. E se há humor, caricaturas, não importam, o que vale é prazer de assistirmos temas atuais e alegres, e não às mesmices. Parabéns para o Autor e Elenco.

  4. Boa Tarde
    As atrizes são de primeira Linha, mas o nome deveria ser SESSENTINHA, ficaria mais apropriado.
    Um abraço

  5. A minissérie é muito ruimmm, mais muito mesmoo. As cinquentinhas pagando de gatinhas, pelamor….. Será que custa muito trazer um pouco de complexidade das personalidades ? Sex in the City da 3ª idade…..deprimente…….. (e olha que SITC eu amoooo)

  6. Boa Tarde
    Estou de acordo com a Srª SUELI, em que os escritores da Globo pararam no tempo. As novelas são de péssimo enredo: Caras e Bocas ridícula, Cama de Gato um horror, Viver a Vida agora vai depender de mto., milagre…
    Acorda para vida Escritores!!!!
    Um abraço

  7. Mais uma produção inútil da Globo para aproveitar um bando de velhas que não tem o que fazer e minar a cabeça de pessoas que acham que só existe a Globo e seus programas de baixo nível cultural.

  8. “Cinquentinha”, menos pra susana vieira que é quáse setentinha! Mais uma baboseira da globo para enebriar os
    brasileiros. Talvez essa “coisa” de uns 60/70 pontos de audiência.

  9. Adorei a minissérie, o elenco é 10, as histórias são ilarias e para quem não sabe o nome cinguentinha não está ligado a idade dos personagens e sim a parte da erança (50%) que será disputada pelas três viuvas.

  10. Na verdade a TV Globo nunca incentiva nada de bom ,sua programação sempre mostra a degradação da familia como se isso fosse uma coisa engraçada,ela vem insentivando as familias brasileiras a decadas ,com sua falta de moral ,seu preconceito,ela nem mesmo podia ter um protagonista negro na sua programação,so teve depois que o seu fundador morreu.

  11. As pessoas só sabem reclamar,nunca estão satisfeitos com nd,pessoas desgostosas da vida,na minha opinião miniseries e novelas não são a vida real e sim um momento que temos para descontraçao. A ESTREIA FOI OTIMA E PARA OS QUE NÃO GOSTARAM NÃO ASSISTAM MAIS.

  12. Cinquentinha, nao se relaciona com a idade das atrizes e sim o percentual a ser dividido da herança deixada para as tres ex-esposas. É uma mini serie sem nenhum atrativo, so muita pornochanchada , se é este o intuito do autor vamos ver, pena que alem de umas poucas risadas precisamos mais de investimento na cultura e,a televisão é o meio de comunicação para todas as classes, mais cultura seria de bom alvitre.

  13. Adorei mesmo, o Aguinaldo está de parabéns, e o elenco então só gente muito talenosa! Isso peria virar Novela, que tal?
    Abraços!!!!!!!!!

  14. Eu penso que com tantos temas disponíveis hoje em dia, a minisérie poderia ser feita para passar alguma mensagem com valor para os jovens e os velhos.

  15. MUITO RUIM, MOSTRA DESTRUIAÇÃO DA FAMILIA, COROAS PARECENDO ADOLESCENTES QUERENDO RAPAZINHOS… HAHAHAH TENHA DÓ NÉ. CUIDADO ACOM A LEI DO IDOSO!!! HAHAHAH

  16. Suzana Vieira está mais para Glória Swanson em Crepúsculo dos Deuses….muito exagerada por conta do autor.

  17. Adoreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiia estréia , é isso ai quem não gostou, muda de canal, se achar coisa melhor o que eu duvideodóoooooooooooooooooooooooooó que tenha.

  18. Não assisti porque, infelizmente, estava com muito sono e fui dormir cedo. Espero que hoje, eu consiga.
    Deu para ter uma idéia da proposta pelas chamadas e do quefoi escrito a respeito. É tudo meio caricato, parece. Acho muito legal.
    Não conheço muito o trabalho do Aguinaldo Silva e nem sou uma expert em criticas, mas acho que essa é mais ou menos a linha dele.
    Acho ótimo que o nome seja Cinquentinha. São todas elas, mulheres atemporais, que ajudam a quebrar paradigmas e preconceitos , como a idade das mulheres., por exemplo.
    Os homens de 70, 60, 50 podem envvolver-se com mulheres beeeem mais jovens e poucos ou ninguém ficam chamando-os de pré-adolescentes, ou qualquer outra opinião tentando denegrir a pessoa.
    Foi quase um escãndalo quando Madonna envolveu-se com Jesus Luz, por exemplo. Porém, temos várias celebridades do sexo masculino de , inclusive, 70 anos, com mulheres da idade de Jesus Luz e…não vejo comentários babacas como fizeram com Madonna.
    Um homem com 50 e mais anos, mesmo barangão, é aceito envolvendo-se com mulheres mais jovens. Mulheres não podem. Fala sério!!
    As mulheres de 40 e mais anos, são um pouco mais aceitas se estão com aparência de menos anos…Fala sério!!
    Isso sim é ser retrógado, parar no tempo, ir pelo pensamento único. Enfim, desrespeitar os direitos humanos.
    Caras e Bocas é uma ótima novela, meio caricata, trata de preconceitos diversos de um jeito leve, divertido. Não perco um capitulo. A novela, pra mim, é divertida. Todos os personagens são ótimos.
    Todas as noveles, séries e etc, tem seus prós e contras..Mas no geral, acho que Cinquentinha, além de divertir (o que é muito bom), contribuirá p/ muitos de nós exercitarmos os dois neurônios…

  19. Começou com tudo, perfeita a estréia . O autor errou apenas em transformar este trabalho em uma minisérie de 8 capítulos. O tema tem cheiro de novela pastelão. Lembrou-me da novela Guerra dos Sexos.

  20. Toda a emissora tem seus pro e contra mais a verdade é que a globo é a melhor pode até ser que falha sim mais tem conteúdos bons e são profissionais, é difícil vc ver profissionais da globo criticando outra emissora diferente das outras só sabem fazer programação criticando a outra.
    Tem mais varias novelas da globo tem o foco de mostrar a nossa realidade da vida, por exemplo, esta que esta no ar viver a vida acho bacana no final do capitulo os depoimentos do pessoal comum como nos, tem que melhorar sim como tudo na vida não ficar vendo os defeitos e não fazer nada para melhor, esta é a diferença da globo.

  21. Caracas!!! Tentei. Assisti uma boa parte. Que porcaria! Não deu!!! Como aconselha muita gente por aqui, desliguei a televisão; mas como pra cada pé cansado, tem sempre um chinelo velho, quem gostou que continue assistindo. Se não forem apresentado todos os episódios, pra mim não será surpresa.

  22. Adorei tudo,vcs sao um bando d gentinha infelizes incapazes d largar os problemas e curtir um momento d prazer na frente da tv!A emissora naum tem q educar e nem deseducar ninguem maria antonia quem tem q fazer isso com seus filhos e familias e vc !!!

  23. Adoreiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Muito boa…a vida é assim….fazer o quê…não vou perder um capítulo…

  24. Essas pessoas que criticam a Globo por destruir a sociedade brasileira na verdade faltam com a verdade consigo mesmas, ao fecharem os olhos para nossa realidade e preferem a utopia da Record e seus bispos.

  25. Me espantam comentários do tipo> a Globo incentiva a degaradação da familia brasileira….
    Na verdade o Aguinaldo está satirizando, e a sátira tambem é uma forma de crítica.
    Quem não conhece uma coroa papa anjos?ou não conhece alguem que ande numa Mercedes do século passado pagando de milionário/a? O fato de serem mulheres , e atrizes talentosas só pode trazer mais humor.
    Beth Lago ótima como a pós-hippie. Suzana Vieira forçada (como sempre…) Marilia Gabriela…fraquissima! Angela Vieira …lindissima..apareceu e roubou a cena! Maria Padilha idem.

  26. Esta tudo muito igual na Globo,ela nao é mais a mesma desde aquele incidente,vc´s sabem né ” os impostos”.Pois então,eu devo a rede globo grande parte de minha formaçao “intelectual” por assim dizer.Aos doze anos de idade me era apresentado o mundo de Nelson Rodrigues,pela reprise da minisserie engraçadinha.Lembram? pois então.A globo tinha excelentes produções,a ultima que asssisti foi a Casa das Sete Mulheres.pense numa minisserie que merecia virar filme,um longa ganharia até oscar tenho certeza quanto a isso.Mas nao,o que temos agora são essas baixarias com a lamentavel atriz Suzana Vieira,ela nao é boa pra imagem da globo,nao é mesmo.

  27. Achei interessantíssimo o primeiro capítulo da série. Se começa a assistir não consegue parar. Muito bem bolado!
    Tomara que seja uma história interessante até o fim!
    O Aguinaldo Silva é um dos melhores autores de novelas do Brasil, ele imprime uma linguagem apropriada ao propósito da novela ou série, de modo que ela obedece sempre o seu propósito.
    Para quem sonha em se tornar escritor é uma aula!

  28. Eu estava ansiosa p/ assisitir a nova minisserie porém fiquei bem decepcionada com o primeiro capítulo, q achei sem graça e muito ruim. Vou dar mais uma chance hoje p/ ver se melhora…

    Achei o elenco bem caído. A Marília Gabriela está péssima!

  29. mauricio voce esta de paraben esta e a realidade do mundo sao realidade que ficam de baixo do tapete , sou um grande admirador da maravilhosa suzana vieira ela e um furacao sou um fã apaixonado as outras meninas betty, maria padilha,marilia gabriela estam muito bem com seu papel quero ti fazer uma obs porque colocar um negro para fazer o papel de bandido e traficante sendo que os grande vilao do trafico dos robo e mafia sao os grande homem de nosso pais ja que esta mostrando a realidade da vida brasileira , eles sao apena coadjuvante neste processo inmundo de nosso paiz crei que voce pode dar um jeito nisso abaixa o preconceito o negro tambem poderia ser um motorista mais mesmo a sim vocde esta de paraben creio que o ibope foi otimo gostei do horario vamos respeita nossa crianças o mundo ja esta perdido faz a sua parte paraben…………………vai em frente da um beijo mil ……….para suzana . sao jose do rio preto .sp sou adido cultural e tecnico,ja trabalhei com eles exenplo fernanda montinegro.beatris segal, vera ficher .mara carvalho ,jose wilker,fagundes toni ramos ,lima duarte com os grande nome do teatro brasileiro, administrei varios teatro .abraço black

  30. Parabéns pelo brilhantismo da narrativa e dos diálogos. A coesão e a coerência da narrativa faz de Aguinaldo Silva, um literato. E fazer literatura através de novela é só mesmo para quem tem o dom de perceber. E escrever o pitoresco pela percepção dos comportamento da sociedade brasileira, a poucos é dado conhecer.

  31. Tudo muito legal, não fosse o eminente erro com o título da mini série.Teria de chama-se “sessentinha” e não “cinquentinha”, salvo se o título não tiver qualquer relação com a idade das protagonistas.

  32. vamos malhar , vamos malhar a verdade e que agadar grecos e troianos e dificil, a verdade e o que tem de bom nas tvs nada são sempre as mesmas drogas ; uma copiando a outra e só.

  33. Também achei bizarra a contagem da idade dessas mulheres. Se cada uma tem um filho de 20 e muitos, 30 e poucos anos, e cada filho tem um filho adolescente, a minissérie não deveria se chamar “sessentinha” pra ficar mais verossímil?

  34. Boa tarde! Quero dar os parabéms a todos pela belissima estreia a todos,artistas e direção.Tema de grande contribuição para a sociedade brasileira.Com questões sociais muito pertimente para o momento que estamos vivendo em uma metrople tão desigual.O publico em geral fica fascinado com a possibilidade de exercer sua fantasia e ver seu comportamento cotidiano familiar atraves de produções artisticas em que podem se reconhecer ao seu ambiente familiar.Parabéns .Sou Autor do livro COMUNICAÇÃO TELEVISIVA: FICÇÃO E COTIDIANO A COSNTRUÇÃO DOS NOVOS PAPEIS DA FAMILIA.ED.ANNABLUME SP CAPITAL .ABRAÇOS …

  35. Creio que o que resta é rir de si mesmo. Não é preciso ir muito longe pra sacar que o que acontece com Lara na TV onde trabalha, pode acontecer com a Suzana na TV onde trabalha. É uma avacalhação premeditada, que faz sentido. Quer título mais escrachado??? E, por aí, vai… O Agnaldo Silva é ótimo… E a Globo também.

  36. Até concordo que Agnaldo Silva está despendiçando temas fortes com um excesso de gracinha forçada. Só não entendi uma coisa neste artigo: Como quatro vilãs? OK, não li nada sobre a minissérie e posso estar totalmente por fora, mas até agora, a tal Rejane parece mais uma coitada. Perdeu a casa, é a única que chorou com a morte do ex, e não vi nenhum indício que o problema com a neta é o namorado da última ser negro, e sim o “pequeno” detalhe do moço ser um traficante – que anda armado, além de tudo. Lembrando que ela chegou de viagem e pegou a menina (menor de idade) separando drogas!

  37. Obs – desperdiçando. Despendiçando foi triste. Bom, quem sabe eu aprendo a digitar mais devagar e a dar uma conferida antes de postar? Ia bem, né?

  38. Tenho quarentinha, mas estou adorando assistir, é fantastico. Estou até mesmo tentando me identificar, com uma delas, a Lara q está mais próxima, para quando eu chegar ao cinquentinha, estarei preparada.
    Não irei perder um só capitulo, é d+.

  39. Só tem mesma cara da Rede Globo. Enjoei destas caras. Desses atores antigos. Coloca gente nova aí. Tem muito talento por aí.

  40. Tem muita mesma cara nesta mini série. Coloque atores novos. Tem muito talento novo por aí. Estes atores antigos da Globo deram para enjoar.

  41. As pessoas criticam e sem critério algum. A Globo não é a vilã, pois o que ela mostra, a Record que quer ser de primeira, mostra de igual forma. Se tem criança assistindo a mini série, que os pais tomem suas providências, porque no início e durante aparece a idade limite e pra não alongar muito, as pessoas, como um comentário que tem aqui, não assiste porque só ensina o que é errado, pois digo que uma pessoa assim só pode ser frustrada e mal amada além de muito fraca e com medo de cair por ser fraca, opta por não assistir. Fala sério!! A Mini série é sim muito boa e mudou um pouco as noites tirando a mesmice do ar.

  42. JÁ SABIA SÓ DE VER O ELENCO ESCOLHIDO TINHA
    CERTEZA QUE NÃO PODERIA SER DIFERENTE UM ÓTIMO
    TRABALHO.GOSTO DE TODOS OS ARTISTAS QUE FAZEM
    PARTE DESTA HISTÓRIA E QUANDO AO AUTOR PREFIRO
    NÃO COMENTAR PARA NÃO ERRAR CASO ESQUEÇA
    DE ALGUEM ELOGIO PARABÉNS VOCÊ É O MAXIMO.

  43. Eu não assisti e nem vou assistir essa porcaria de minisérie que só serve para fazer mais lavagem cerebral na cabeça dos idiotas brasileiros, pois há mais de 45 anos o povo brasileiro tem colocado ladrões, corruptos e bandidos no poder, se sucumbido a paixões nacionais como Futebol, Samba, MINISÉRIES, Carnaval, Cerveja, Novelas, Bagunça e Jeitinho Brasileiro ao invés de ter estudado mais, procurado conhecimento,melhor se qualificado proficionalmente. Resultado:SISTEMA EDUCACIONAL FALIDO, SISTEMA DE SAÚDE FALIDO, JUSTIÇA CEGA, Povo Ignorante e Manipulado

  44. A Globo esta de parabéns, nos brasileiros prescisamos e de programos deste nível que possam nos alegrar depois de um dia cançativo. A Globo na verdade, não mostra a nossa querida MINAS GERAIS, quanta riqueza e beleza temos a contribuir para o mundo.

  45. Mauricio Stycer, sinto mito, mas seu comentário foi ridículo….
    Essa é a realidade brasileira, temperada de muita sátira, avacalhação e putaria !!!!!!!!!! Cai na real, meu amigo, somos um país tropical, não somos certinhos, desde o descobrimento, quando os capatazes portugueses “comiam” as escravas negras !!!!!!!!
    E vivam os brasileiros putanheiros !!!!!!!!!!!!!

  46. Amei. É divertida e fala de coisas reais.
    Toda mulher gostaria (depois dos 50), continuar sendo desejada, amada, e divertida. Após anos dedicando a família, casa, trabalho etc. contribuindo com a sociedade positivamente, só porque entrou nos “enta” (quarenta, cinquenta..) ela é marginalizada !!! Quem disse que vovó tem que ficar em casa tricotando??. Talvez aqueles(as) que só pensam nelas para cuidar dos netos (seus filhos) ou para morrer logo e deixar uma boa erança…….!!!!!!
    Bem colocado o comentário da Cida, homens podem namorar meninas e as mulheres não podem namorar rapazes mais novos???
    Aos FALSOS MORALISTAS e PRECONCEITUOSO S vai um lembrete: As MULHERES PODEM SIM, os HOMENS é que NÃO PODEM (MULHERES NÃO PRECISAM DE VIAGRA……………….!!!!!!!!!!!!!!!!)

  47. Caramba a Globo sempre tem um “As” na manga, assisti o primeiro capitulo e fiquei enaltecido com o figurino o espaço e sem duvida alguma com a performance das atrizes, meus sinceros parabéns, nós brasileiros nos orgulhamos pelos nossos ilustres escritores.

  48. Amo todas as atrizes protagonistas dessa historia maluca, muito engraçada…..muito sucesso, por que estar otima nessa idade….nao e pra qualquer uma!!!! Tudo de bom!!!

  49. Ridículo. Comecei a assistir e me deu dor de cabeça de tanta gritaria e falas juntas. Um nojo Susana Vieira e companhia.

  50. Para o Pericles: Nós, uma virgula. Me exclua dessa! A Globo tem potencial, mas está se perdendo com tanta apelação.

    Lamentável!!!!

  51. EU CONHEÇO ESSAS MULHERES, ELAS ESTAVAM NA MINHA ARCA QUANDO HOUVE O PRIMEIRO DILÚVIO.

    MAS ELAS AINDA ESTÃO VIVAS !!!!!!

  52. não aguento mais ver a globo querer promover a Susana Vieira, principalmente depois daquela grosseria no video show, ela não suporta o sucesso dos mais jovens.

  53. Suzana Vieira como sempre estraga seus papéis. Na verdade, nesse parece que o Aguinaldo disse: “Toma, o nome da personagem é esse, mas basta que você seja a si mesma”.

    Como alguém consegue ser tão arrogante?

  54. Eu assisti ontem o primeiro capítulo e achei fraco. As interpretações estão exageradas, mais parece um pastelão de quinta categoria. A pior é a Susana Vieira que faz o papel dela na vida real: patética.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *