Em defesa de Cuca

Em defesa de Cuca

Apesar da alegria, não escrevi nada aqui sobre a conquista da Taça Guanabara – prefiro deixar para depois, quando o Botafogo conquistar o Campeonato Carioca. Também não comentei sobre o fato de o time assegurar presença pela quarta vez seguida na final do Estadual – um feito importante, para qualquer time. Mas sou obrigado a entrar em campo com a camisa alvinegra aqui no blog para discordar da brincadeira feita com Cuca, domingo no Maracanã.

Uma das melhores lembranças que tenho de assistir a partidas de futebol no Maracanã, desde o início da década de 70, é do clima de gozação entre as torcidas dos grandes times. Nos bons tempos, em que não se matava no estádio, a saída dos jogos no Maracanã era pela mesma rampa – o que provocava, inevitavelmente, o encontro de torcidas adversárias, sempre gritando provocações umas para as outras, com bom humor e picardia.

Entendo a piada com Cuca, chamado de “vice” por 70 mil torcedores neste domingo, dentro desse espírito de provocação e bom humor. Mas não deixa de ser, na sua graça, uma demonstração de ingratidão com um dos bons treinadores que passaram pelo Botafogo nos últimos anos.

A equipe do primeiro turno do Brasileiro de 2007, treinada por Cuca, foi uma das mais interessantes armadas pelo Botafogo em muito tempo. A débâcle, iniciada na derrota para o São Paulo no Maracanã, num jogo em que o volante Túlio, descontrolado, pisou o atacante Leandro, acabou ofuscando uma equipe que tinha condições de marcar época. Não deu certo, mas não se pode culpar Cuca.

As derrotas nas finais dos Estaduais de 2007 e 2008, igualmente, ou o fracasso na Copa do Brasil, diante do Figueirense, devem ser creditados em outras contas também – jogadores “amarelões”, juízes de quinta categoria, uma bandeirinha da pior espécie e, não menos importante, o talento dos adversários. 

Cuca tem sua parcela de culpa, é evidente, mas ajudou muito a transformar o Botafogo,com todos os seus problemas e limitações, numa equipe novamente respeitável. 

 

Crédito da foto: Gazeta Press

31 Replies to “Em defesa de Cuca”

  1. mauricio voce sabe como é torcedor pois somos sempre os mais sofredores dos times eu sofri 21 anos e voce acha que a torcida não iria deitar e rolar , pois em 2006 o time era regular e fomos campeões carioca gosto do cuca mais ´so montou bons times no goiás no são paulo e aí foi campeão ele montou o muricy foi campeão no goiás não lembro e no botafogo. Falaram até do zico já que nunca foi campeão do mundo isso é torcida
    im abração.

  2. Maurício:
    Concordo com você e defendi o Cuca em minha coluna no Canal Botafogo. O meu sonho de consumo é ser campeão da Taça Rio, sobre aquele time cujo nome não pronuncio, e ser campeão direto, sem dar chance a “eles”.
    Saudações Botafoguenses (porque “alvinegro” é qualquer coisa em preto e branco…)
    Cesar

  3. Como tricolor paulista, não posso deixar de lembrar do ótimo time do SPFC de 2004, comandado por Cuca, que chegou às semifinais da Libertadores, pavimentando o caminho para os títulos sul-americano e mundial que vieram no ano seguinte.

  4. Vaiar ou gozar o Cuca agora é mais do que normal,afinal ele está no rival Flamengo,quando estava no Santos a torcida do Botafogo o ovacionou e ninguem se lembrou disso.O Cuca mesmo criticou o Dodô por ir para o Fluminense pelo mesmo motivo,então é um pouco de hipocrisia dele reclamar disso ao aceitar servir ao Flamengo e esperar que a torcida rival o aplauda,ora ele não ganhou nenhum título,jogou bonito,mas não ganhou nada e isso é que marca um tecnico em qualquer clube.A própria torcida do Flamengo o está vaiando,e ele beija o escudo rubro negro,creio que ele bem que mereceu a brincadeira,que não concordei no inicio,agora concordo plenamente pela própria hipocrisia dele.

  5. O cuca é um bom treinador? Sim, mas não é vencedor e a história fala dos vencedores. Ele não melhorou em nada o time do Flamengo até agora, muito pelo contrário e os resultados estão aí.

    Abraços

  6. Boa tarde Maurício.
    Em primeiro lugar, quero dizer que gosto do Cuca. Profissionalmente acho que ele fez um bom trabalho no Botafogo (ou bons trabalhos, tendo em vista suas indas e vindas). Pessoalmente tenho relatos de que é um bom camarada.
    Sobre o ocorrido…ontem com 75.000 alvinegros no Maraca não vi uma briga sequer. O que vi foram famílias inteiras irem ao estádio para ver seu time campeão. Acontece que futebol é, acima de tudo, rivalidade e gozação.
    Em sua passagem pelo Botafogo o CUCA em nenhum momento foi contestado pela torcida. Pelo contrário. Esta sempre o incentivou e, além disso, pediu seu retorno em 2007 (quando após o jogo contra o River o técnico entregou o boné).
    No mesmo ano de 2007 eu vi um certo jogador que o Botafogo resgatou para o futebol, um camarada de trancinhas, empunhar uma bandeira de nosso maior rival e balançar bem na frente da nossa torcida. Ok, fiquei P da vida….mas faz parte.
    Em 2008 tivemos o hepisódio que muitos denominaram chororô. Na minha opinião aquele foi o choro da revolta, da ira, da raiva, contra tantos e tantos erros de arbitragem sobre a equipe. O Cuca participou daquele cenário, foi um dos líderes. Fomos taxados de chorões. Fizeram até musiquinha, utilizando nosso segundo hino para debocharem de nós. E a torcida permaneceu ao lado dele. Mesmo sem ter conquistado títulos de expressão…
    Após a derrota para o Corinthians, CUCA novamente resolveu sair. A torcida queria que ele ficasse, mas ele preferiu buscar novos ares. Assim foi feito. Foi para o Santos, ninguém o xingou, nem o vaiou. Não deu certo por lá.
    Aí….aí, ele assina com o nosso antigo-rival-atual-freguês. O profissionalismo falou mais alto. E ninguém o condenou. Também não deu certo pelas bandas laranjas… Aí veio outro convite. Dessa vez o arqui-rival do clube que ele diz tanto considerar. Ele aceitou, afinal, é um profissional.
    Jogo entre Botafogo x vc sabe quem…. e nada foi pronunciado. Ninguém o xingou nem o ofendeu. Ninguém deu um pio contra ele…. nem a favor.
    Ontem foi feita uma gozação das mais naturais e compreensivas no mundo do futebol. Eu já ouvi jogador ter o nome de sua mulher gritado das arquibancadas, o nome da mãe, do pai e de quem mais possa afetar o profissional. Na quarta anterior ao domingo, eu vi um menino de cabelo liso ser vaiado o jogo inteiro, e quando saiu ainda o mandaram…. bem, vc deve saber do que estou falando. Perfeitamente compreensível, nas palavras do próprio rapaz.
    Ontem, mais do que gozar o CUCA, estávamos gozando o arqui-rival. Perfeitamente normal, isso é o futebol. Ele é profissional, aceitou o convite de comandar o time vermelho e preto. Eu sou torcedor, também me sinto no direito de brincar com essas situações, que só o futebol nos oferece. Paguei meu ingresso, não agredi ninguém, torci muito pelo meu fogão e no fim gozei os rivais. O que seria do futebol se não houvesse rivalidade?
    Achei desproporcional foi a resposta dele à brincadeira. Ok, ele também está no seu direito. E que os laços eternos de amor que o ligam ao seu novo clube do coração se estreitam ainda mais depois dessa brincadeira. Que ele seja muito feliz pelas bandas de lá….desde que continuem não ganhando nada…Saudações Alvinegras.

    Resposta do Mauricio:
    Obrigado, Arthur, por seu ótimo comentário. Acho que estamos de acordo em quase tudo. Também entendo o clima de gozação, especialmente por causa da ligação dele com, como diz, aquele time vermelho e preto. Só quis acrescentar que respeito muito e tenho gratidão pelo trabalho dele no Botafogo.

  7. Correção…
    Achei desproporcional foi a resposta dele à brincadeira. Ok, ele também está no seu direito. E que os laços eternos de amor que o ligam ao seu novo clube do coração se estreitem ainda mais depois dessa brincadeira. Que ele seja muito feliz pelas bandas de lá….desde que continuem não ganhando nada…Saudações Alvinegras.

  8. Maurício, eu também sou, tenha certeza que a grande maioria dos alvinegros também é. Mas ele deveria entender que esse tipo de comportamento faz parte do jogo…. e, indiretamente, é isso que lhe paga o salário. Saudações Alvinegras!

  9. O Cuca é um ótimo treinador, sem dúvida.

    Se fosse um pouquinho menos arrogante e tivesse mais estado de espírito, tiraria de letra essa brincadeira.

    Não sei por que toda essa discussão sobre quem vai ser o vice.

    Só sei que no final, o VASCÃO vai ser o campeão !!

  10. Boa Noite,minha opinião é a seguinte,não sei por que esse rapaz que se dizia botafoguense,que já estava nos nossos corações alvinegro assina com o Fluminense e quando estava sendo apressentado fala que sempre foi tricolor.Comentário totalmente inútil,puxa saco,traidor,e outras coisas.Sinceramente custei a acreditar que ele tinha falado isso,mais depois q o mesmo assina com nosso arqui rival que o chutou na sua última passagem,passei a acreditar que ele naum merece nossa atenção e idolatria.
    Saudações Alvinegras

  11. é isso aí… O Cuca é vice e ponto final… Se ele tivesse sido campeão…. Cuca é vice e ninguém quer um técnico vice com cara de chorão e perdedor. Mudou o técnico e o tal Botafogo foi campeão. Isso é fato. Não tem vaga para perdedores!!!

  12. Concordo com o Maurício em defender e pedir respeito pela pessoa do Cuca, afinal de contas ele demonstrou muito profissionalismo e e muito amor ao Botafogo quando por lá passou. Ele organizou o time e fez o torcerdor do alvinegro novamente sentir segurança na equipe. Todos os botafoguenses têm que demonstrar o devido respeito e gratidão por uma pessoa que reensinou o Botafogo a se portar como time grande, coisa que nunca o Botafogo deixou de ser.

  13. Acho até engraçado esse timeco do botafogo nem ganhou o campeonato e já está de gozação com o nosso querido treinador, nao é o Cuca que é pe frio e sim onde ele foi tecnico, no goias nota dez, no sao paulo nota 10 no botafogo que é a estrela solitaria nem Luxemburgo e muricy da jeito, tome cuidado porque o 31 titulo caarioca vai para o mais querido do MUNDO e depois voces vao ficar choradeira e se nao voce o CUCA o botafogo nem time teria que até o seu presidente chorao largou a barca e foi para o atletico mineiro.

  14. Acho que existem esses fatos:

    – Cuca dirigiu o Botafogo durante 2 anos;
    – O time QUASE ganhou o carioca, o brasileirão,
    – O Cuca saiu antes do fim do ano…

    Futebol é resultado, então, entrando nesse mérito, acredito que exista a mágoa dos torcedores por que confiaram no técnico, E SÓ no técnico, a responsabilidade pela falta de resultados. O que é muito injusto.

    Mas venha cá: um técnico experimentado como o Cuca entrar numa discussão sem sentido, sem eira nem beira, que é discutir com a torcida, cujos membros raciocinam como uma imensa geléia, é um imenso contrassenso.

    Acredito que o Cuca poderia ter se saído melhor dessa, por que ele só poderá se sair bem disso tudo se realmente for campeão.

    Se o Cuca não for esperem novamente um novo caso “Renato Gaúcho”, que ano passado ia “ganhar a Libertadores, depois ‘passear’ no Brasileirão”.

    Vamos esperar se o ‘Framengo’ não vai cantar é coisa pior pra ele no ano que vem. Isso se ele ainda for técnico de time carioca…

    Saudações botafoguenses!

  15. Eu também achei de mau gosto a “brincadeira” da torcida do Fogão, com o técnico Cuca, mas acho que a situação esta tomando uma proporção maior do que se deve, e esses tipos de manifestações da torcida do Botafogo são comuns, a ingratidão é infelizmente uma das marcas registradas da nossa torcida, que na sua maioria não tem opinião própria, se deixa levar por opiniões de “jornalistas” e “comentaristas” “especialistas” no assunto futebol e até por opiniões de torcedores rivais…

  16. Agora, uma coisa me chama a atenção:

    O Botafogo perdeu os 2 últimos campeonatos e reclamou da arbitragem.

    O Cuca foi pro ‘Framengo’ e quem está reclamando com a arbitragem?

    Parece que o “CHO-RÔ-RÔ”

  17. Agora, uma coisa me chama a atenção:

    O Botafogo perdeu os 2 últimos campeonatos e reclamou da arbitragem.

    O Cuca foi pro ‘Framengo’ e quem está reclamando com a arbitragem?

    Parece que o “CHO-RÔ-RÔ” persegue o técnico…

    Coitado… Dá pena…. Se ele perder esse campenato, acho que ele vai dirigir seleção do interior do Estado do Acre.

    Com todo respeito ao Estado do Acré…

  18. Boa noite a todos… acabo de ler os comentários acima, concordo e discordo com todos.
    Primeiramente quyero expressar que sempre fui defensora nata do Cuca… e acho ele um bom treinador, porém não condeno a torcida que pode até ter ido um pouco longe ao zuar com o Cuca porém não foi nada grave para que os nervos ficassem assim a flor da pele… acho até que a torcida alvinegra é bem calminha nas gozações. Exemplo o episodio do Chor^ja tem quanto tempo? porém nenhum repostezinho esportivo perde a oportunidade de sempre lembrar isso, como se houvesse em todas as partidas esse chororô desnecessario… e nós nao aguentamos a zoação? não levamos na esportiva? Então senhore, cabia ao senhor cuca ser um pouco mais ”cuca” fresca… pq ficar jurando amor ao Menguinho nonguém merece!!

  19. Sou botafoguense desde 1967, quando comecei a vivenciar mais o futebol. Considero a brincadeira feita pela nossa torcida no maracanã, grosseira, desnecessária e estúpida. O treinador Cuca foi quem resgatou a dignidade e o brilho de nossa estrela solitária, devolvendo-nos o orgulho de sermos botafoguenses. Não podemos repetir o mesmo erro cometido com o tecnico Telê Santana que após perder um título mundial com a melhor seleção brasileira que eu ví jogar desde 1970 até hoje foi taxado de pé frio e incompetente mudando a mentalidade de nossos treinadores que transformaram nosso futebol arte em um futebol mediocre, retranqueiro, violento e sem graça. Telê teve a oportunidade de mostrar no São Paulo o grande treinador e homem integro que foi; tomara que nós possamos um dia no próprio Botafogo dar ao Cuca (ou melhor a nós mesmos), a chance de provar que é um grande tecnico de futebol.
    “A paixão não pode sobrepor à razão porque o botafogo que é minha paixão também é minha razão de viver”

  20. Convenhamos, este trabalho do Cuca no Flamengo começou muito mal e ele é pé frio. Sem desmerecer ninguém, mas perder para o Resende, faça-me o favor. O Cuca já esta com os dias contados é esperar mais um pouco para ver.

  21. eu sou botafoguense desde que me entendo como gente, e achei desagradavél a atitude da torcida…quer dizer nossa torcida, pois o cuca foi um dos melhores treinador que já passou pelo botafogo; foi o cara que fez de jogadores comum e sem expressão virarem jogadores com valor no mercado e não foi só no bota não no são paulo também e ainda recuperou outyros que hoje estão por ai , por isto sempre vou tirar o chapeu prá ele e torcer para que ele tenha uma carreira brilhante e quem sabe um dia vir a ser campeão pelo botafogo, time que ele disse ser o melhor time para se trabalhar ( CUCA TORÇO POR VC NÃO NO FLAMENGO MAS EM OUTRO TIME OU NO BOTAFOGO MESMO…PERDOA ESSA TORCIDA É QUE NÓS ESTAMOS TRISTE COM VC NO FLAMENGO)

  22. O Cuca não pode reclamar nada da torcida alvinegra. Ele sempre contou com o seu apoio, mesmo quando “inventava” na escalação. A torcida cansou de gritar seu nome.
    Esta resposta “magoada” que ele deu à imprensa não passa de uma desesperada tentativa de levantar a moral daquela coisa ruim que ele agora treina e que está caindo aos pedaços. Puro marketing, aliás marketing chorão.

    Há atualmente um anúncio de remédio prá dor de cabeça exposto em pontos de ônibus no Rio de Janeiro, que mostra o busto de um pensador grego sendo martelado bem na cabeça sem dó. Acompanha-o uma pergunta: DORES FORTES?
    Não é que o infeliz filósofo é a cara do Cuca, incrível, sem tirar nem por.
    Moradores do Rio, reparem.

  23. Os jogadores cariocas não gostam do Cuca por ele ser um técnico disciplinador. É moleza ser “profissional” treinando só em um período, 3 vezes por semana. Técnicos do “estilo Telê” de ser, como o Cuca, Muricy e Luxemburgo seriam logo boicotados pela torcida, jogadores e seus “peixes” na imprensa. O Cuca tem de sair logo do RJ e treinar algum time em São Paulo ou Rio Grande do Sul. É treinamento todo dia, dois períodos faça chuva, sol, granizo, tornado ou chova saraiva do céu!

  24. Maurício, paraabéns pelo seu comentário. Cuca deu dignidade ao Botafogo. Afinal, o time decidiu dois campeonato seguinte. Sou botafoguense, adoro o brasão alvinegro, mas, a torcida fez apenas uma gozação num momento de euforia. Os botafoguenses adoram o Cuca. Afinal, ele foi vice pelo Falmengo, o timão da raça. Isso vale mais do que a taça em si….

  25. Ola, sou flamenguista, e é claro que não acreditei na derrota do flamengo para o resende, comecei então a pensar, “caramba o cuca é um bom treinador mas é um pé frio danado em decisões”, mas ainda acredito na recuperação do mengão, e essa brincadeira feita pela torcida do botafogo ao cuca não teve nada demais, não foi falta de respeito, mas apenas um grito que vinha intalado na garganta do torcedor.
    Meu caro cuca, não precisa responder dessa maneira a impressa e aos torcedores do botafogo, basta levar o flamengo ao titulo que tudo estara resolvido, caso contrario tera de amargar junto com a torcido do flamengo mais uma semana de gozação.
    Grande abraço a todos os torcedores sem violencia.

    AQP.

  26. Sou botafoguense, e não concordo com críticas feitas a Cuca, um dos melhores treinadores que o Botafogo já teve. Parece que a torcida se esqueceu das últimas campanhas do Botafogo. Sob o comando de Cuca o Botafogo foi Bicampeão da Taça Rio. Foi o melhor time do Brasil no primeiro turno do Nacional em 2007.´Só perdeu as decisõea do estadual porque foram resultados comprados. (os gols anulados, as expulsões, os eventos em campo provam isso). Acho que a torcida botafoguense deve desculpas a ele..Não há coisa pior do que a ingratidão.

  27. Não entendo de futebol, mas amo o Botafogo. Já me disseram que uma coisa levou à outra (com ou sem crase. meu Deus???). Não dou bola. Gosto do Botafogo e fim. Mauricio tem razão em relação ao Cuca. E digo mais, além de fazer um ótimo trabalho com o Botafogo, ele lançou uma camiseta linda, com a estrelinha do time. E você, Mauricio, acabou falando da vitória na Taça Guanabara, na diagonal, mas falou.

  28. Maurício, em primeiro lugar parabéns pelos posts sempre equilibrados e bem escritos. Também simpatizo com o Cuca e concordo que a avaliação de um trabalho não pode ser medida apenas pela conquista do título. Afinal, Telê Santana é considerado um dos melhores treinadores que o país já teve, e no entanto o resultado em 2 Copas foi pífio, principalmente levando em conta a qualidade dos times que ele teve nas mãos… voltando ao Cuca, penso que a grande maioria dos botafoguenses tambem reconhece seu valor. O “pecado” do Cuca talvez tenha sido o de ter ido treinar justamente o time do Império do Mal (rsrs). Na verdade o tiro foi endereçado (mal) ao clube e ele acabou alvejado pela bala perdida, já que a provocação foi realmente de mau gosto. Mas acho que o Cuca não deveria se magoar com isso e passar tamanho recibo, o que mostra um certo descontrole emocional, que aliás sempre foi o alvo maior das críticas ao seu perfil como treinador.
    De qualquer forma, minha previsão é de que o Cuca não emplaca o Brasileiro na Gávea…(sem provocação..rs).
    Abraço e parabéns.

  29. O Cuca merece todo nosso respeito, além disso em 2007 o próprio juiz admitiu em entrevista que errou(roubou) na final do carioca. Só não espere torcida para o urubu.
    Valeu FOGÃO!!!!

  30. Caro Mauricio,
    Concordo com a gozação da torcida. O legal do futebol é essa brincadeira. Além disso, achei um tanto patético o Cuca comentar esse grito dos botafoguenses com um certo recalque e dizendo que terá agora mais vontade de ganhar do Glorioso. Ele sequer deveria ter levado isso a sério.
    Quanto ao seu Botafogo, espero que dessa vez leve mesmo o Carioca.
    abraço.
    Rodrigo Sorocaba.

    Resposta do Mauricio:
    Valeu a torcida, Rodrigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *