Em guerra com a Record, Globo homenageia Lombardi

Em guerra com a Record, Globo homenageia Lombardi

Pela importância que adquiriu no imaginário do brasileiro nos últimos 40 anos, o locutor Luiz Lombardi Neto merece todas as homenagens, inclusive o destaque que ganhou na edição do “Jornal Nacional” na noite de quarta-feira. Além de ter sido mencionada entre as principais notícias do dia, a morte de Lombardi foi objeto de uma reportagem generosa do principal noticiário da Globo, com direito, até, a uma imagem de Silvio Santos.

Não custa lembrar que, até recentemente, o SBT de Silvio Santos era o principal concorrente da Globo e orgulhava-se de ocupar a vice-liderança. Era um rival guerrilheiro, mas pouco ameaçador, e suas eventuais vitórias no Ibope, como ocorreu com “Casa dos Artistas”, eram vistas com um misto de espanto e desprezo.

O quadro mudou nos últimos anos, com a ascensão da Record, culminando com a perda, pelo SBT, da vice-liderança. Como se sabe, diferentemente da emissora de Silvio Santos, a rede da Igreja Universal do Reino de Deus não se orgulha nem se satisfaz com o segundo lugar. Quer alcançar a liderança da Globo – e essa disputa entre as duas emissoras tem provocado lances ferozes, que não cabe aqui, neste momento, comentar.

O fato é que não apenas o SBT lamenta ter perdido a vice-liderança para a Record, como também a Globo. Enxergo na cobertura simpática da morte de Lombardi mais um lance deste quadro – uma sinalização da emissora da família Marinho à concorrência.

Em junho de 2008, Daniela Beyruti, herdeira e sucessora de Silvio Santos, deu uma raríssima entrevista, publicada na revista “Poder”. Ao longo da conversa, conduzida por mim e pela jornalista Simone Galib, Daniela falou com muito carinho da Globo, como pode-se ler no trecho a seguir:

No ano passado (2007), fiz um estudo da grade da Globo. Aprendi a ter um respeito e uma admiração muito particular. É tão bem programado com o hábito do brasileiro. É muito legal. Eles têm uma programação direcionada. A gente era a segunda opção. Quando você perde isso, você se pergunta: “Onde eu me perdi? O que aconteceu?” Só quando você perde, você se depara com esta questão.

Enfim, melhor para os espectadores do “Jornal Nacional” que Lombardi tenha merecido uma reportagem à altura da sua importância. Só tenho dúvidas se essa situação teria ocorrido em outro momento.

173 Replies to “Em guerra com a Record, Globo homenageia Lombardi”

  1. eu não assisto a rede globo pelo simples fato de querer manipular as familias no pais por exemplo eu gostaria muito de ver a xuxa no programa da hebe no dia a dia da band no hoje em dia u adoro o luciano huck mas nunca assisto seu programa por ser na globo

  2. Realmente não entendi Sr Stycer! Qual é o problema em uma emissora como a Record ou qualquer outra querer ter a ambição da liderânça? Ou o Sr acredita ainda que a Globo permanecera no topo para sempre?

  3. Vale lembrar que Lombardi não era apenas da emissora concorrente e sim um artista brasileiro. em um momento como este penso que não seja a hora de pensar em ibope ou em quem quer aparecer mais e sim respeitar a morte de uma grande estrela que subiu para o céu.

  4. Assim pensamos (Que há de?) Há aqueles que saem de uma vida menor para uma vida maior. São chamados eleitos. A globo prestou uma homenagem justa quer quanto ao índivíduo quer quanto ao processo de comunicação em suas relações sócio-cultural. O processo de comunicação possui uma axeologia(teoria de valor). O processo de comunicação, na sua inteireza, reveste-se de um compromisso social. O processo de comunicação ,como um engajamento, reveste-se de um corporativismo quer ideológico, político, religioso. Não comunica para todos. Para alguns de sua casta. Na antiga União soviética(Kruchov) e na Alemanha nazista(Hitler) a comunicação era um braço da ideologia. Era a voz única e todas as outras vozes em silêncio e amordaçadas. Admiro lembrar Sílvio Santos. Abravanel. Raça judaica.

  5. O articulista esqueceu apenas de informar que a RECORD está quase empatando com a GLOGO, mas utilizando da milionária arrecadação da Igreja Universal que lhe paga muito mais que pagaria à Globo no horário da madrugada com quatro vezes mais audiência naquele horário do que a Record. Estaria o ilustre articulista também a soldo de Edir Macedo? Com essa concorrência(mina de dinheiro) desleal eu não tenho dúvida de que no máximo em dez anos a Globo, realmente, perderá a liderança, infelizmente, pois não se pode comparar o nível da programação(V. Globo Repórter, Globo Ciência, Globo Ecologia, Tele-Curso, etc)

  6. A reportagem tambem foi repetida no jornal da globo.

    acho que a globo tem saldades da vice anterior, o sbt.
    causava menos dor de cabeça do que a tv do dízimo, a record.

  7. Eu acho que isso minimizaria o próprio Lomabrdi. Ainda que ele estivesse na Record, seria justa a menção do JN, e acredito que ocorreria.

  8. O que nos interessa como telespectadores é a notícia, com ética, com respeito e profissionalismo, que sem dúvida caracteriza o padrão de qualidade da Globo.

  9. O Lombardi, um dos ícones da TV brasileira, está acima de guerra entre TVs. É uma figura nacional. Por isso o destaque da notícia pois, pelo menos duas gerações, cresceram ouvindo sua marcante voz.

  10. ….Com estas e outras, os podres de cada emissora vão sendo expostos ao publico,e com isso,entendemos que não podemos acreditar no que afirmam as emissoras que vão ao ar,alienando nosso pensamentos e formando uma opinião mentirosa e interesseira.

  11. TODOS TÊM O SEU LUGAR AO SOL.CADA UM ASSISTE O QUE QUER. NÃO IMPORTA A OPINIÃO DO DONO DA EMISSORA. PARA ISTO QUE DEUS CRIOU O HOMEM COM CAPACIDADE DE DISSERNIMENTO PARA QUE SEJA CONDUZIDA A SUA VIDA, A SUA MANEIRA, SEM CURVAS.

  12. Sabe o que achei bacana.

    Ontem no 1 contra todos .

    O Otávio Mesquita que é de outra emissora. Participando de um programa. E o Sr. Roberto Justus agradecer a participação e elogiar o programa de outra emissora.

    Isso acontece na globo ? Não , Não.

    Mas lembro quando a Globo autorizava alguns atores a participarem do Jô Soares 11 e Meia no SBT.

    E era bem bacana.

  13. Ridículo o comentário. insere naquela seara do prejulgamento mesquinho e inconsequente, típico dos pequenos de espírito. é isso.

  14. Acho que muito da audiencia da tv é perdida pela internet muita gente ve mais internet que tv torço para que cada vez mais a internet ganhe audiencias e a televisão caia na audiencia tv tem pouca opção internet tem uma infinidade de opções.

  15. Meus caros !! A televisão atualmente não tem condições de prestar nenhum auxilio para a sociedade. Todo o lixo que é despejado em nossas casas pelas antenas, está nos intoxicando. Remédio para isso????
    Cultura, cultura, cultura!!!!!!!!!!!!!!!!
    Entretenimento fuuuuuu……
    Essa concorrencias são normais o normal não é vcs discutirem a respeito, vamos ler livros, ler as leis, assistir orquestras, mais teatro!!!! Se importar com a geração de nossas crianças que estão cerscento bitolados por essa miséria chamada televisão.!!!!!!!!!!!!!

  16. acho que não é necessário este tipo de comentário, gente foi um grande homem de comunicação, não podemos perder nossos sentimentos humanos, guerra de audiencia ainda podemos entender inclusive eh melhor para o publico, pois temos oportunidade de vê melhores programas.lombardi vá em paz para o outro plano, aqui ficamos com saudades.

  17. Em relação a briga Globo x Record , podemos dizer que a Record tem a seu favor na área esportiva uma cobertura de fazer inveja, vejamos durante as partidas de futebol, a Globo só mostra o inicio do jogo em andamento, usa ao máximo o tempo com a propaganda, que se dane o torcedor, nos intervalos bem como ao final das partidas logo que o juiz apita já etá tirando do ar a imagem do jogo.
    Aos domingos então é um nojo, mal apitou entra o deprimente Faustão , tenha paciência.
    Não respeita nem os comentários dos jornalistas e comentaristas esportivos, por isso vários delesabandonaram a Globo, Luciano do Vale está ditando os cabelos em cima da Globo, só dá ele,

  18. a maioria dos brasileiros ou mundo inteiro, estaõ muito envolvidos na força do poder , esquecento os sentimentos, respeito ao ser humano e principalmento o sentimento chamado ” amor ao proximo”.

  19. muito sensato da rede globo esquecendo as rivalidades e demonstrando o lado humano o que é muito importante.

  20. MUITO JUSTA A HOMENAGEM AO ARTISTA LOMBARDI. DEPOIS DE QUATOR DECADAS ÉO MINIMO QUE SE PODE FAZER. ESPERO QUE OS OUTROS VEICULOS DE COMUNICAÇÃO FAÇA O MESMO. PARABENS GLOBO, NUNCA É TARDE LEMBRAR QUE MUITOS OUTROS “LOMBARDI’s SÃO OU SERÃO TAMBÉM MERECEDORES. QUEM SABE “VOCÊS” NÃO APRENDEM OU MELHOR COPIAM O CÉLEBRE RAUL GIL.

  21. A homenagem da Globo à Lombardi nada mais é do que um grande reconhecimento que todas as emissoras de TV deveriam fazer. O que nos chama atenção é que existe outros artistas brasileiros que também merecem ser lembrados , mas isso muita das vezes não é de interesse deles quando o assunto é audiência.

  22. Não acho que se o SBT estivesse na cola da Globo o Jornal Nacional agiria diferente. Hoje não.

    O que vejo na Globo, sim, é uma mudança de cultura. Pequena, é verdade, mas podemos notar isso. Lembro de um episódio, quando Romário agrediu um torcedor nas Laranjeiras, a Bandeirantes era a única que tinha a imagem e a Globo utilizou a imagem da concorrente, com o logo, na chamada da reportagem no JN. Em outras épocas, isso jamais aconteceria.

    A Globo foi muito correta na reportagem da morte do Lombardi. Uma figura como essa, presente no imaginário do brasileiro, não poderia passar em branco. A emissora dosou muito bem, nem muito nem pouco.

    Da mesma forma que foi muito correta e profissional quando aconteceu aquele caso do “grave estado de saúde de Silvio Santos”, onde ele tinha pouco mais do que “cinco anos de vida”. Uma palhaçada para vender revista, que o JN nem tomou conhecimento, enquanto os noticiários concorrentes embarcaram na furada.

    Está de parabéns a Globo, pela repercussão da morte de Lombardi em seus noticiários.

  23. “”””Realmente não entendi Sr Stycer! Qual é o problema em uma emissora como a Record ou qualquer outra querer ter a ambição da liderânça? Ou o Sr acredita ainda que a Globo permanecera no topo para sempre?”””

    Que idiota. O blogueiro não emitiu opinião,só descreveu os fatos. A relação entre SBT e Globo nunca chegou a ser uma guerra declarada pelo fato da emissora do Silvio nunca ter realmente ameaçado a Platinada na audiência. E essa maldita inclusão digital hein? Coisa mais desagradável.

  24. pra q guerra tem espaço pra todos, um dia um ganha no outro se perde e assim vai. a homenagem para este senhor poderia ser feita em qualquer emissora, se a globo fez na intensao de ganhar audiencia e assim tb cutucar a rival, o problema é dela, isso tb nao vai mudar em nada, daqui a alguns anos, nao sei bem quantos, a rede record vai esta no topo tb, isso tb vai depender se eles souberem soltar mais as verbais, pq se a globo ainda esta no topo, é pq eles gastam sabendo q vao lucrar com o ibope.

  25. A Cissa diz: “eu não assisto a rede globo pelo simples fato de querer manipular as familias no pais”.

    Como não vou deixar de assistir uma emissora que também nos dá bons programas? Só se deixa levar ou ser manipulado os que são fracos e tem medo de assistir com medo de cair… isso é realmente um sinal de fraquesa e das perigosas. E se não assiste, como sabe que a emissora é manipuladora? Contraditório o comentário!!

  26. O Lombardi já foi da Globoe já trabalhava com Silvio Santos há muito tempo atrás Antes da criação do SBT.

  27. Meus sentimentos com relação ao falecimento desta figura artística e este ser humano chamado Lombardi que tanto fez parte das nossas vidas aos Domingos……
    Com relação à Rede Globo de televisão eu quero é mais que les se danem,históricamente mais prestaram deserviço ao povo do que outra coisa, são bairristas, regionalistas, discriminaram pessoas e minorias durante muitos anos, exercem poder ( isso é perigoso )qualquer político que almeja sucesso pede a benção a família Marinho, por que será? respeito ao quê?…….fora rede globo….

  28. Desde que o W. Bonner assumiu a editoria chefe do JN não há mais restrições ao SBT nos fatos marcantes, vide sequestro de SS.

  29. Meu eu não acredito que fiquei lendo todas estas baboseiras acima, gente moramos num pais onde tudo e motivo de brigas, discussões, ambição, acho que tá na hora de parar, vamos rezar mais, pra ver se um dia conseguiremos viver melhor, o caso da globo, record e sbt, acho que são problemas deles, não vamos alimentar esta briga.

  30. Pessoal é tão facil mudar o canal do televisor, basta pressionar um botão, e vc assistir o que mais lhe agradar

  31. não importa que esta no topo das audiencias o que importa e que todos assistem esse negocio de rivalidade so faz deixar de o povo assistir

  32. Todo imperio, como tudo na vida, tem começo meio e fim. O imperio da Igreja Universal, logo logo, cairá.

  33. Maurício, apesar da guerra de audiências, acredito que a homenagem feita ao Lombardi aconteceria da mesma forma. Talvez até com um pouco menos de ênfase, mas a Globo nunca deixou de reconhecer em uma ou outra ocasião as maiores estrelas do SBT. Creio que você deve se lembrar, inclusive, que Hebe e Gugu participaram de um especial sobre a televisão feito na Globo, certa vez. Obviamente, a emissora sente-se mais despreocupada hoje em fazer homenagens maiores em relação à emissora paulista, mas ela haveria. Mas como seria exatamente é difícil especular, só saberíamos, se ainda vivessemos outros tempos.

  34. Reportagem medíocre… não falou nada sobre nada. Parece papo de boteco… Pensei que fosse haver algum tipo de aprofundamento na questão, mas é apenas uma opinião pessoal do autor.

    Nunca mais leio nenhuma coluna do Maurício… não vale a pena.

    See ya!

  35. Parabenizo o trabalho de todas as imissoras no momento, realmente todas estão fazendo um trabalho de qualidade, e nós é que ganhamoscom isso, mas a qualidade/imparcialidade da globo, ninguem alcançou ainda.

  36. Para cissa e os que concordam!

    É lastimável a sua falta de personalidade, eu particularmente pouco assisto televisão. Mas vejo todos os canais como opções. A Globo quer manipular quem gente? Só é manipulado aquele que não tem opinião própria! A Globo tem bons programas, assim como SBT, agora é realmente uma falta de opção assistir programas da Record… 99% da programação são uma pura e simples copia de algum programa da televisão brasileira, Tanto Globo, SBT, Band ou até mesmo a extinta TV MANCHETE!

    Mas se você fala de manipulação…
    Temos que acreditar que a Record esta fazendo muito bem esse trabalho, afinal a Rede Globo não esta associada a nenhuma Religião. Já não posso dizer o mesmo da Record, pois pergunto.
    A alguns anos atrás, ninguém olhava a Record com bons olhos, devido a sua programação extremamente fraca. Hoje a Record, simplesmente por uma Milagre de DEUS! Disputa a liderança de IBOP com a Rede Globo!
    Não sejamos hipócritas… De onde a Record tirou tanto dinheiro para inclusive contratar inúmeros funcionários da Globo, tais como: Câmeras, Roteiristas e Artistas, pagando um salário bem maior que o atual!

    Com Certeza não foi guardando dinheiro no cofrinho que eles conseguiram erguer essa grana toda!

    Observe as coisas minha querida… Não vá pela cabecinha dos outros!

  37. Nos ultimos anos, a Record, teve um crescimento assustador; Embora a Globo, por atacar a Republica do Presidente Lula, não soube manter a estabilidade do seu proprio ataque; ou seja; fez tempestade num copo de agua…
    Claudio Inacio.

  38. Seguinte:
    Não confio na TV RECORD,
    1º Eles são parciais.
    2º Foge da etica jornalistica quando o assunto é religião (em Salvador por exemplo temos a Lavagem do Bonfim que acontece no mês de janeiro e simplismente a Record trata como se não existisse e em seus jornais é noticiado apenas com uma pequena nota, (isso agora, porque a alguns anos atrás eles nem noticiavam) ao contrario dos outros canais que dão uma cobertura ampla e respeitosa, na minha opinião não dá pra misturar religião com tv e deveria ser pribido pastores e politicos serem donos de emissoras de tv pois isso so causa problemas para as pessoas,
    Recentemente circulou uma noticia de que os pastores da igreja Universal disseram aos seus fieis que tirassem a GLOBO de suas tvs, isso é ridiculo e preoculpante, pois esses “pastores” tem um certo poder de manipular essas pessoas (fieis)
    3º não respeitam outras religiões (catolica, candonblé etc…respondem processos por ter descriminado uma mãe de santo)
    4º Vcs lembram no programa da madrugada como os pastores diziam que o candomblé era coisa do “demonio”? teve um pastor que até chutou a imagem de Nsª
    (falo da igreja tambem , pois são os donos dessa emissora e querem desmerecer as outras religiões em favor de novos “fieis” da igreja universal do reino de deus
    5º A record tem tanta inveja da globo que seu site chama-se R7 (A globo chama-se G1)
    E a central de esdudios nova chama-se RECNOV (o da globo chama-se PROJAC)
    6º As suas novelas são pessimamente produzidas, os atores da Record são todos da globo. (coincidencia?)
    7º Um reality show (a Fazenda) mediocre, com um apresentador que não consegue direconar e nem entreter o publico, tudo muito parado.
    Não vou continuar pois a lista é longa, mas ja da pra ter uma ideia do meu pensamento a respeito da tv record.

  39. Caros , os canais de tv são simbolos do capitalismos, foram criados pelo capitalismo e nunca fugirão de sua forma mantenedora que é o capitalismo. Não acho errado o capitalismo e que permite a outros em concorrerem, quanto ao potencial arrecadativo da Record em relação ao da Globo isso é extremamente distante e não há forma de comparar. Uma coisa é escolher o que lhe convem entre as categorias de consumidores e outra e pegar o que vier. É basico, se vai durar isso ninguém sabe, mas ter disponivel 50 equipes pronta pra cobrir todo o Brasil ao vivo e online da uma significancia a historia da tv no Brasil de forma tecnica e com markting prorpio. Cabe as outras buscarem seu espaço que é de direito e aberto, mas penso que deve ser reavaliado o sentido de valores e visão.
    Forte abraço

  40. Ah não!!!
    Pensar que a Globo citou Lombardi por tirar a atenção do crescimento da Record é muito ridículo.
    Lombardi foi o mito de gerações e gerações, o imaginário de quatro décadas vividas por mim e muitas outras pessoas.
    Muitas e muitas pessoas só o conheceu agora.
    Portanto, um mito imaginário criado pela mídia não é mera coinscidência de guerra de audiência entre as duas outras emissoras rivais.

  41. A Globo sempre tratou com respeito o ser humano e isto nunca fez diferença se era concorrente ou não. Por isso mesmo ela é a lider .

  42. Amigos! A TV do bispo vai ter que rebolar, rebolar e rebol.ar para, se quer parelhar com a Poderosa emissora da familia Marinho, ultrapassá-la então não passa de uma quimera.Geraldo

  43. A hegemonia da Globo, pode ou não acabar um dia.
    É a pujança dos fortes contra os fracos, o capitalismo contra o proletariado.
    Não tenho preferência por esta ou outra emissora, possuo TV a cabo e preocupo-me sómente com coisas mais culturais/informativas.
    O que acontece entre as emissoras nesta guerra de audiência, é cultura inútil.
    Temos coisas mais importantes a fazer.

  44. Digam adeus…vejo isso mais como uma forma de se mostrar “amiguinho” de todos, do que propriamente uma HOMENAGEM.

    Todos sabemos que ele (lombardi) merecia, porém isso é conversa fiada, uma maneira de pagar de bom samaritano agora que estão com a corda no pescoço.

    Acho intrigante quando a GLOBO diz que antes tinha um concorrente leal; não será pq não lhe dava dor de cabeça aquela programação pífea da emissora do SILVÃO?!

    Deixamos de hipocrisia, tudo é concorrência: na vida, nos negócios e por aí vai. Agora acho que deveriam se preocupar em não ser tão tendenciosos, e muito menos manipulafdores de resportagens quando seus interesses estão em jogo…

    O IMPÉRIO VAI CAIR SR.BONNER….

    BJU NA CHÁTIMA BERNARDES, QUE DEPOIS QUE COBRIU A COPA DE 2002 SE ACHA A RAINHA DA COKADA PRETA….

    Parem de se borrar crianças globais…

  45. O que ninguém percebe é que a Globo é uma manipuladora de pessoas. Alguém já leu o livro 1984 – George Orwell? Quem já leu vai saber do que estou falando: Pessoas influente, com poder sobre as pessoas, manipulando e fazendo com que as pessoas exerguem somente o que eles querem. Será que nunca as pessoas vão acordar dessa loucura??? A Globo é mais uma máquina que quer controlar o pais, e faz isso, quando bem entende e quando bem quer. Sem contras, ela será mais uma forma de colocar a sociedade brasileira aos pés de quem quer mandar.

    Acordem brasileiros “sonolentos”!!!

  46. nesse momento não devemos pensar que lombarbi ,era de emissora diferente ,mais sim lembrar dele com saudades pela obra que ele deixou como exemplo

  47. senhor WILLIAM.não tem problema nenhum o fato de a record almeijá aliderança.o problema é que a record usa a grana da igreja universal e DEUS fica em segundo lugar!!!!

  48. O fato de a Globo ter noticiado a morte de Lombardi, é simplesmente obrigação; assim como de qualquer meio de comunicação do Brasil. Pena que pode ter virado mais um “round” na briga pelo Ibope. Como no Brasil tudo é inverso, é bem provavel! Só no Brasil a briga pela audiencia faz a grade televisiva ficar cada dia pior, é simplesmente impossivel assistir tv aberta, não que a tv assinada seja muito melhor, só tem mais opções!

  49. A exceção de raríssimos programas, penso que, tanto a Globo, quanto a Record, não são merecedoras de tamanha atenção dedicadas a elas. Penso também que é das redes de televisão a grandíssima culpa da crescente e avassaladora degradação das famílias deste país. Basta conferir os pormenores de cada novela, seriado, “a fazenda e Big Brother da vida, além de outros mais.

  50. Cara, só não entendi uma coisa… Por quê você usou no título o nome do Lobardi, se na verdade a sua reflexão foi a briga entre Globo e Record.
    Vai entender!!!!
    Muito ruim vc!

  51. Acho incrível, as pessoas torcerem para ver quem será a nova emissora líder de audiência.Todas, sem excessão, manipulam informações e passam ao povinho apenas o que lhe interessa.É muito legal para o povo, ver uma cena de bandidos trocando tiro com a polícia, incêndios em ônibus, Big Brothers, Fazenda…Se fosse uma campanha pra ajudar uma família, um doente, ou crimes contra a natureza, apenas dão um pequeno destaque e não fazem nada!!!hipócritas, a imprensa mundial é controlada por sionistas, lembrem-se disto.Há muito mais acontecimentos que o povo não pode saber……

  52. ô mente poluídia. Quer dizer que o jornal noticiar a morte de um artsitas de mais de 40 anos de rádio e TV é afronta a outra emissora?
    No Hoje em Dia, mostraram o velório, inclusive a imagem do Sílvio Santos. Isto é jornalismo. Se o Edir Macedo ganhasse um prêmio Nobel, seria mostrado também (graça a Deus está longe disto, espero).
    Agora imagine a emissora do “bispo” em primeiro com mais de 50% de audiência no país. PQP, me mudo daqui para Bolondonga.

  53. A Record deveria mudar para Reclone, pois só se importa em ser uma versão genérica da Globo. Para o Fantástico criaram seu “Domingo Espetacular”. Para Esporte Espetacular… thanam: “Esporte Fantástico”!

    Globo Repórter? “Repórter Record”, claro!

    G1.com? R7.com!

    Quanto ao SBT, infelizmente nos últimos anos Silvio Santos afundou a emissora com mudanças de horário e desrespeito ao telespectador. De que adianta se interessar por um programa bom se você não sabe se no dia seguinte o dono da emissora manda tirar do ar sem aviso?

  54. Guerra pela audiência se faz de qualquer, jeito mas uma coisa eu tenho certeza que em breve a Record será a emissora nº 1 do país.E disto eu não tenho dúvida.

  55. É NATURAL QUE A GLOBO UM DIA CAIA PRA SEGUNDO LUGAR OU ATÉ TERCEIRO, NIGUEM CONSEGUE SE PERPETUAR EM NADA NESTE MUNDO, AS COISAS MUDAM DE DONO , AS RIGUESAS O PODER A AUDIENCIA NADA É PARA SEMPRE E ISSO FAZ BEM A HUMANIDADE. PARABENS RECORD. GLOBO NÃO SEJA UMA FUTURA TV TUPI, PERMANEÇA ENTRE AS PREIMEIRAS.

  56. Eu gosto do Chaves, ele é muito simpático.
    Só não gosto muito da Dona Florinda, poque ela bate no seu Madruga.
    É como uma droga, sabe tudo o que vai te passar, mas acaba assistindo.

  57. O triste é: essa situação nãoteria ocorrido em outro momento.
    Acho que a diferença entre SBT e o restante dos canais abertos do Brasil, é que o SBT é dirigido por um ser humano.

  58. Lombardi com sua voz inconfundível era um ícone do imaginário popular e nada mais justo do que as emissoras concorrentes prestem suas homenagens a ele. Quanto a guerra de audiência, tanto a Record como a Globo tem mais é que se desdobrar para manter seus telespctadores. Agora, francamente, com produtos como o Big Brother e a Fazenda, feita para retardados mentais acompanharem, dá para se ter uma idéia da qualidade e preocupação com a programação na telinha.

  59. Abaixo o monopólio da globo e abaixo essas novelas ridículas que não adiciona nada as nossas vidas.
    Temos que nos movimentar-mos em relação a programas em que só mostram pessoas,que tem dinheiro e poder,sendo que a realidade deste país é completamente diferente.
    Acordem brasileiros!

  60. Não gosto da rede globo pelo simples fato dela querer manipular as pessoas de acordo com suas convicções políticas, religiosas e sociais. Tomara que ela perca a liderança, mas que a emissora que vier a ser a primeira não cometa os mesmos erros da rede globo, que é uma excelente emissora no que diz respeito as produções de telenovelas, minisséries, programas educativos, mas que infelizmente peca em querer fazer a cabeça das pessoas.

  61. Sílvio e Lombardi começaram na antiga TV Paulista, que foi comprada pela TV Globo (em circunstâncias suspeitas) e transformada na Globo São Paulo. Trabalharam na Globo até 1976. Mas é raro a Globo fazer referência a isso (salvo em datas comemorativas, quando se fazem retrospectivas da história da emissora e da televisão no Brasil).

  62. Nessas tais guerras de emissoras, quem perde somos nós. Uns 10% da programação presta. O resto é apelação, valorização de bregas, shows de ignorância, propagandas imbecilizantes, e o pior: programas de crentes em tudo que é canto. Bendita TV a cabo e bendito controle remoto de TV que dá um cala a boca instantâneo nos imbecis da Golbo, Record, SBT, etc.

  63. Realmente não é hora de levantar ibope,num momento de tristeza,mas que a Globo já não é mais unanimidade isso não é,e já faz tempo!.

  64. Record em 1°, Band em 2°, Sbt em 3°, globo em 4° lugar eu tenho certesa que um dia verei esta manchete no jornal.

  65. A GLOBO É MUITO ADMIRADA E ORGANIZADA, AGORA O PÚBLICO É QUEM DECIDE NÉ!! GANHA QUEM SE APRESENTAR MELHOR

  66. Queiram ou não, senhores, a Globo é a melhor TV do Brasil. Seu nome atravessa fronteiras levando a alegria verdeamarela para os quatro cantos do mundo. O que existe é um mixto de inveja, dor de cotovelo, sei lá o quê. Não consigo ver outro canal, pois a eles falta muita coisa para beijare os pés da Globo.

  67. A Globoesta me surpreendendo. Não é só a morte do Lombardi. Nodia dia 02/11 deram ampla cobertura à Marcha Para Jesus comandada por várias Igrejas Evangélicas. Não citou nenhuma em especial mas deram destaque.

  68. Tem pouca importância se a rede Bobo continua em primeiro ou se a rede Cocô vai pra primeiro. Importa se o povo se contenta com sua programação, se seu editorial corresponde aos fatos. SAIBAM OS DIRETORES QUE O povo NÃO É MAIS globo, tampouco QUER ser mierda.

  69. olha!! povo brasileiro esse pessoal ñ respeita nem nessas horas, hora q a familia de lombardi está sentindo a maior dor do mundo… e eles ñ perdem a oportunidade de fazerem audiencia!!!! né!! a globo e a record são do mesmo nivel, do mesmo balaio de gato imundo!! acorda minha gente!! depois acham ruim de (eu) assistir somente tv a cabo e o sbt é claro alguem já ouviu alguma sujeira por lá? eu sei q ñ.. me desculpem a franqueza…

  70. Bom, o telespectador tem o controle em sua mão, ele vê porque quer. Temos opções com certeza, inclusive excelentes canais sobre religiosidade, educativos.
    O brasileiro não é comprometido em sua maioria, olha pro seu próprio umbigo esta é a realidade, prova disso é a nossa política que nunca muda.

  71. ser 0 1º, 2º ou 3º e etc., é uma questão democrática. quem tiver a menhor programação para o intertenimento para o povo brasileiro, merece estar na frente, vcs não acham?

  72. A globo sempre surpreendendo, como sempre o profissionalismo falando mais alto. Na minha opinião a record não chega nem aos pés da globo!!

  73. A grande e mais pura verdade, é que a Record só esta tendo hoje credibilidade, e audiencia por programas “copiados” ou bem dizendo, comprados de outras emissoras. Um exemplo bem claro disso seria o programa Idolos. É tão engraçado como a Record não pode ver um programa dando audiencia em outra emissora, que logo logo, ela da um jeito para te-la! Só que vale lembrar, que nem sempre ela consegue a mesma audiencia quando o mesmo programa estava na outra emissora!
    O Jornalismo da Record é ótimo, mais particularmente esta dando nojo de assistir, simplesmente pelo fato da Record não se contentar com o segundo lugar, e sempre ficar alfinetando a Globo! Admiro o SBT por isso, mesmo um dia estando em segundo lugar, sempre soube se portar como o mesmo, se colocando no seu lugar, e fazendo o seu papel! Tenho 17 anos, e estou esperando pra ver até onde isso vai chegar!

  74. A Globo não é por acaso que é e contunuara sendo a PRIMEIRA EMISSORA DO BRASIL, CAMPEÃ DE VARIOS PROGRAMAS A NIVEL MUNIDIAL. A Record que já teve algum desses premios, que eu saiba não. A Não seer de apresentar a Bispo safado ensinando como pedir dinheiro para os mais umildes tirando o pouco que eles tem.
    Isto sim é FALTA DE ETICA PROFISSIONAL.
    PARABEBS GLOBO CONTINUEM ASSIM, pois ninguem atira pedra em Cachorro morto.

  75. Foi um ato grandioso da Rede Globo, reconhecer a importância deste folclórico personagem, LOMBARDI na televisão brasileira. Viva a decência, na Ética e Respeito!

  76. Uma coisa é certa independente de religião.
    O monopolio da rede Globo tem que acabar !!!!!11
    A Rede Record ( se por acaso) chegar a liderança, não vai se sustentar, vocês já pensaram quanta emissoras poderão ser abertas e com o mais variado tipos de seguimentos????
    Os espectros de frequencias de TV (UHF e VHF, sem falar na digital ), poderia-se abrir varias emissoras todas na faixa é só a globo cair!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  77. realmente globo mostrou humildade em mostrar o rosto e falar tão bem de lombardi. a record demonstra o quanto apela pela audiencia, mostrando durante a programação inteira do hoje em dia o velório de um dos ícones que era a cara de sua verdadeira principal concorrente…
    naum acredito que o hoje em dia estava homenageando a familia de lombardi e sim buscando a dita “liderança” nem que seja por algumas horas…

  78. A sua matéria, comentários muito confusos! Não parece ser jornalista ter experiência como está escrito no seu curriculo

  79. Outro dia, vi uma entrevista do Lombardi. Homem com quarenta anos de TV e rádio. Um fenômeno. Amava muito o que fazia. Não tinha o ideal de ser famoso, mas sim, fazer sempre um bom trabalho. Que Deus o tenha e que a família dele tenha forças para superar tamanha e inestimável perda.

  80. Mauricio Stycer, não entendi o título que você deu acima.
    Você preferiu deixar claro que o Lombard não merecia a homenagem ou não seria homenageado caso a Globo não estivesse em disputa com a Record? Senhor Maurício, acho que na verdade você quer mais notoriedade em sua página e por isso escreve tal título. Seria melhor o senhor respeitar a memória do Lombard, um mito da televisão. Parabéns à Globo pela homenagem e pela sensibilidade da matéria.

    Espero que o senhor Maurício publique isso.

  81. não estou aqui defendo essa ou aquela emissora
    mas olha a quantidade de ‘patrocinadores” que a Record tem…..

  82. Vejam o que a inveja leva as pesoas a afirmar, no entanto, a Globo produz as melhores novelas do mundo. Acaba de ganhar o prêmio Emmy de novelas. Por outro lado suas novelas, como dizia no passado “novela é cultura”, levantam problemas que ocorrem na nossa sociedade fazendo com que as pessoas raciocinem sobre o assunto. Suas novelas não são “água com açucar”, sem substância. Quanto à Record, ninguém ignora suas atuais origens. Uma observação: vocês já notaram, por exemplo, que às portas dos templos da IURD não há mendigos pedindo esmolas? Eles não os deixam. Todo e qualquer dinheiro é para ser arrecadado dentro de seus templos, para eles.

  83. É um ano dificil pra Silvio Santos. A perda da vice-liderança, o abandono de seu até entáo pupilo e ingrato Gugu e agora a morte de seu, além de colega de trabalho,amigo pessoal e até conselheiro. Com a morte de Lombardi, passamos a conhecer sua face, mas perdemos sua linda e imponente voz, uma verdadeira dádiva divina, Isso nos faz refletir que mesmo sendo famosos ou anônimos, não somos eternos.

  84. eu acho que a globo sempre vai ser superior a record ,porque a globo tem algumas coisas que a record nunca vai ter.. como exemplo respeito ao telespectadores eles ñ ficam alfinetando a record só quando eles pedem por que o que eles fazem é pedir pra passar um pouquinho na globo quem sabe assim ganham um pouquinho de audiencia …eu gosto muito dos programas da globo ñ vejo a record como uma rival da globo a globo é muito superior a isso eles são uns imitadores da globo ……

  85. A morte de um cidadao de bem é sempre lamentavel, o que nao é ético é este fato ser usado para mais um capitulo da guerra das tvs. A tv brasileira um dia ainda trará um quadro diariamente mostrando quantas criancas morreram de fome, de dengue …de aids. Ainda trará um quadro de nossas emissoes de co2 diario. Ainda mostrara a cara do brasileiro para todo mundo no JN e passara a ser uma televisao de respeito.

  86. mais uma vez tiro o chapeu p/ redeglobo uma justa homenagem ,se foi para atingir a record ,fazer o que o mundo e dos espertosgrande jogada da globo

  87. Mauricio , você perdeu uma grande chance de não escrever bobagens como esse texto , confuso e inuti , todas as redes de TV vão noticiar e cobrir a despedida do Lombardi , pela grande figura que foi e pelo mistério que cercava a sua ”aparencia” que poucos conheciam…isso que vc fez é fofoquinha barata mesmo! Sò pra chamar a atenção.

  88. Pra mim foi apenas uma homenagem a uma das vozes mais importantes da tv Brasileira, não tem nada a ver com a briga pela liderança.

  89. Me desculpem os outros canais, mas se tem dois canais do qual eu gosto é SBT e Globo, eles não usam a reportagem sensacionalista que só pega pessoas (até me desculpem o sentido das palavras) ignorantes…

  90. O Costa falou não consigo ver outro canal, ou seja, ele só ver a globo, portanto só ver aquilo que está na sua frente, não consegue olhar para os lados, não por cegueira lateral e sim porque não quer olhar. Dizem que o pior cego é aquele quer não quer enxergar

  91. Nada contra o SBT, mas tb num tenho nada a favor… a Record está cerscendo, melhorando muito! E por isso merece a liderança!

  92. Claaaro que a Globo lamenta que o SBT tenha perdido o posto de segundo lugar, eles não eram uma ameaça! Agora quero ver segurar a Record!

  93. Isso é falta do que falar? Quanta bobeira! Qual é o problema, de uma emissora comentar sobre um artista de outra emissora que todos conhecem? Essa Record na frente da Globo é poeira na ventania.

  94. viva a record. ……… que esta crescendo e encomodando a poderosa, como lonbardi que nao era eterno, a globo tambem nao vai ser nao.,eu nao assisto a globo

  95. Maurício, realmente esse seu comentário de guerra de emissoras foi um tanto sem cabimento.
    O que interessa é a morte de alguém do bem, talentoso e querido do público.
    Como disseram acima ,por mais que tentem, a Globo é superior em muitos programas. A televisão deve e pode ser usada para melhorar nosso entendimento sobre o mundo e coisas, informar, “cobrar” dos nossos poíticos
    atitudes coerentes e honestas, divertir,…enfim pode e deve ser usada para o que for bom.
    Infelizmente a TV Record está indo na contra mão do bom senso. Seus jornalistas (alguns eram confiáveis para mim)
    estão fazendo comentários sobre o apagão e seu causador (Rede Globo) caírem no descrédito.
    O Lombardi deve ser lembrado sim como um ótimo profissional e não tem nada a ver com guerra entre emissoras.

  96. Causadores de polemica!!! Porquê não veem com bons olhos a homenagem? Foi apenas uma homenagem e nada mais!!!

  97. Quando a emissora vai mal, logo faz propaganda de
    ¨remedios¨ ou aluga seus horarios para divulgação de
    programas ¨religiosos¨, se a globo faz isso, vai mal.

  98. impressiona o quanto se fala no preco de uma propaganda num horário nobre e quanto se fala em ibope….e ai vemos a rede globo em pleno domingo atarde LEVAR CAHORROS DE FAMOSOS NO AR..E FICAR POR 30 MINUTOS FALANDO DISSO…acho que voces da imprensa tem culpa..pois deveriam criticar esse tipo de programa..pois a 20 anos aos domingos só faz mpédia com artistas da casa….e ainda vem ao ar pessoas de 20 anos..querendo passar licao de vida dizendo que o povo tem que acreditar que o pais vai melhorar…sinceramente quem sao eles para dar conselho pra alguem..só voces mesmo da imprensa para concordar e apoiar tudo isso.

  99. Acho que a record merece respeito pelo intuito de querer sempre crescer e melhorar sua qualidade. No entanto, o fato de utilizar discaradamente recursos vindos de uma instituição religiosa para se capitalizar, algo digno de vergonha.
    A programação da record não é melhor que a da globo e se observarmos bem chega até a ser uma cópia da concorrente. Já o seu jornalismo é mediocre, pois é utilizado para defender os interesses de Edir macedo e a igreja universal, ou seja, não é nada confiável. Ou alguém já viu a record falar mau de Edir macedo (desculpa não chamá-lo de bispo, pois isso ele não é, já que “sagrou-se” e si mesmo).Melhor chamá-lo de “empresário da fé” que é bem melhor.

  100. IGNORANCIA DE QUEM DIZ QUE NÃO ASISTE A GLOBO, ESTA É A 4ª MAIOR TELEVISÃO DO MUNDO PRINCIPALMENTE PELA QUALIDADE DE SUAS PRODUÇÕES GANHAR AUDIENCIA NÃO É TER QUALIDADE, DEVIAMOS NOS ORGULHAR DE TERMOS AS MELHORES NOVELAS DO MUNDO POR EXEMPLO, VOCES JA CONTARAM QUANTAS TVS ESTÃO ATRAS DA GLOBO NO MUNDO, OU SERÁ QUE VOCES PREFEREM VER NOVELA MEXICANA?

  101. eu gosto de ler os comentarios das pessoas.Eu fico abismada como o brasileiro escreve errado.e muito dificil vc ler um comentario que nao contenha erros alguns ate bem primarios.e pensar que a grande maioria e jovem.Esse e o futuro do Brasil. ET.Antes que alguem me censure por nao acentuar as palavras,nao moro no Brasil e meu teclado nao tem acento.

  102. A VERDADE É QUE NOS ULTIMOS 15 DIAS O BRASIL PERDEU DUAS VOZES MARCANTES, HERBERT RICHARS E LOMBARDI, QUANTO A GUERRA DE AUDIENCIA, A GLOBO SOZINHA GANHA DE TODAS AS OUTRAS JUNTAS, ISSO É FATO.

  103. “Mari disse: 3/12/2009 às 11:39O que nos interessa como telespectadores é a notícia, com ética, com respeito e profissionalismo, que sem dúvida caracteriza o padrão de qualidade da Globo.”

    Mari, me desculpa, mas a Globo nunca teve ética. Pesquise bem a maneira que a família Marinho conseguiu a autorização para suas transmissões (algo vergonhoso).

    A Record não negou nunca que é uma emissora da Igreja Universal, que seus recursos vem sim das contribuições dos fiéis e sempre deixa claro a seus fiéis que precisam de auxílio para manter a emissora (sou evangélico, porém não gosto da doutrina da IURD, então não tenho pq defendê-la, apenas falo o que sei e o que é correto).

    Quanto a Globo, homenagem justa (porém manipuladora), pois, se alguns não se lembram, em 2000 ou 2001 (não me recordo muito bem a data), a Escola de Samba Tradição do Rio de Janeiro, fez um samba-enredo em homenagem ao maior comunicador do nosso país, Silvio Santos, e vocês se recordam da cobertura pífea que a “poderosa” fez??? A critica, manipulada pela Globo, classificou o samba-enredo como “fraco e mediocre”, porém a cobertura da Globo foi ridicula, e não mostrou detalhes e ocultou artistas do SBT que desfilaram pela agremiação.

    Então, pergunto, a Globo é etica? É profissional?

    NÃO!!!!!!

  104. eu não assisto a record pois acho que ela só produz lixo em vez de exibir programas realmente úteis para o povo, fazer o que, o povo gosta não é. viva a globo!

  105. Também é verdade que nos ultimos meses perdemos pessoas importantes, na musica, nas artes pessoas de bem honestas e que mereciam viver mais.
    O que eu lamento é não saber quando vamos perder todos esses politicos sujos corruptos de Brasilia que só envergonham nosso pais.
    Infelizmente estão todos muito vivos.

  106. Agora, tirando essa podridão que existe nos trópicos assolando nossas emissoras creio que a Rede Record está produzindo programas de muito bom gosto: Filmes atualíssimos, seriados atuais e de ponta, um telejornal bem dirigido, apenas as novelas é que precisam amaduecer, nada que um bom investimento não resolva e isso a Record está fazendo de modo pesado (rss). Os Programas de entretenimento e de utilidade pública da Record são melhores do que os da Globo, basta comparar O “Mais Você” c/ o apresentado pela manhã pelo Edu Guedes, Cris Flores, etc.
    A Globo parece não ter dinheiro p/ exibir filme c/ menos de 5 anos de lançamento. Seu Casseta e Planeta não faz rir nem criançinha de 6 anos de tão banal e ridículo que se tornou. Zorra Total? compete c/ o CQC? Aliás, quem consegue rir c/ aquilo?
    Fala Sério!
    Uma coisa é avaliar qualidade de programação outra bem diferente é torcer por qualquer uma das duas, o que demonstra uma ingenuidade de caráter sem igual.

  107. É verdade, me sinto um ET quando vejo um apresentador mostrar cachorros de famosos e um país inteiro c/ os olhos colados, grudados na apresentação brilhante dos cães das celebridades. Fico impressionado como aqueles cães são fantásticos no que fazem. Uma Hipnose coletiva, de massa, um contigente de pessoas unidas num mesmo ideal: assistir à relevante apresentação de um cão de celebridade.
    E o pior: Ninguém desconfia do rídiculo. E isso não é mico, é o rídiculo mesmo!
    E olha que não tô falando nem em dirigir a atenção p/ os verdadeiros problemas não, eu só tô solicitando um pouco menos de frescura e egocentrismo e vaidade e futilidade. É pedir muito?
    Eu sou de um outro planeta mesmo!

  108. Bom achei ótimo o que a Rede globo fez,isso é raro,
    e me preoculpou muito achei que eles não falariam desse home Lombardi que era uma pessoa bastante carinhosa,tem gente que realmente tem coração nesta emissora,parabéns REDE GLOBO.

  109. Realmente eu não esperava por isso, já que no seleto e restrito mundinho da Rede Globo de Televisão, nada que não venha de lá de dentro tem real importânca. Nunca imaginei que eles falariam de Lombardi e muito menos colocariam uma foto de Silvio Santos… afinal, eles não fazem parte do mundo global. Mas eu fiquei abalada com a perda de um ícone que, sempre junto de Silvio Santos, entrou em nossas casas pela porta da frente. Insubstituível.

  110. Vocês tem todo o direito de não assistir a Record e não gostar de evangélicos (isto é um direito de voces, e temos que respeitar). Mas meus amigos, não defendam a rede Globo com tanta convicção porque existem muito mais coisa por traz dela que a gente possa imaginar.

  111. Achei q extrema importância e respeito da globo em destacar a morte de um locutor ao publico um desconhecido,por não vermos a sua image,porem uma voz marcante que só d ouvirmos sabiamos de quem se tratava,era o LOMBARDI.Isso prova a grandesa de uma emissora que não é lider de audiência a trco de nada é lider porque tem direcionamento de publico e não coloca no ar as babozeiras q a outra emissora (IURDE) coloca.Tudo q brilha incomoda e a Globo incomoda,parabéns por homenagear um grande locutor que foi o Sr; Luíz Lombardi Netto,ou simplesmente o LOMBARDI o mais amigo do PATRÃO. Parabens Grande Emissora Rede Globo de Televisão.

  112. achei muito interessante a homenagem que a globo fez a Lombardi.mostrando assim que em um momento doloroso as disputas tem que ficar de lado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *