Fifa proíbe propaganda religiosa e adverte o Brasil

Fifa proíbe propaganda religiosa e adverte o Brasil

Com alguma discrição, a “Folha de S.Paulo” noticia neste sábado que a Confederação Brasileira de Futebol recebeu na sexta-feira, 10, um ofício da Fifa “afirmando que não irá mais permitir mensagens religiosas em comemorações de jogadores durante suas competições”.

A notícia, em duas notas curtas na seção Painel FC, se completa com a informação que a Fifa, “detectou” ter ocorrido “propaganda religiosa no caminho para a tribuna de honra após a seleção vencer a Copa das Confederações”.

O recebimento do ofício da Fifa se dá menos de duas semanas após a partida decisiva, contra os Estados Unidos, concluída com um culto religioso no centro do gramado, sob a liderança do zagueiro e capitão Lucio.

Dois dias depois da partida, o jornal “O Estado de S.Paulo” informou que a atitude da seleção brasileira havia provocado reclamações de entidades filiadas a Fifa, como a Associação Dinamarquesa de Futebol, e também críticas na imprensa britânica.

Na ocasião, o jornalista Jamil Chade escreveu: “A Fifa confirmou ao ‘Estado’ que mandou um alerta à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pedindo moderação na atitude dos jogadores mais religiosos, mas indicou que por enquanto não puniria os atletas, já que a manifestação ocorreu após o apito final.”

Um texto publicado neste blog, Fervor religioso nos gramados causa constrangimento, gerou quase 400 comentários – muitos deles negativos. Um grande número de comentaristas enxergou no texto uma crítica à liberdade de expressão religiosa, quando, na verdade, o que está em discussão é a propaganda e o proselitismo religioso em espaços públicos frequentados por pessoas de diferentes credos.

O ofício da Fifa avança em relação ao alerta de duas semanas atrás e, tudo indica, gerará uma reação em cadeia. A principal conseqüência, imagino, será a proibição aos jogadores de exibir em campo, mesmo depois dos jogos, camisas com inscrições religiosas, como as usadas por Lucio, Kaká e cia depois da final da Copa das Confederações.

471 Replies to “Fifa proíbe propaganda religiosa e adverte o Brasil”

  1. “quando, na verdade, o que está em discussão é a propaganda e o proselitismo religioso em espaços públicos frequentados por pessoas de diferentes credos.”

    Resumo da ópera. Se a gente falar mal, virá a acusação de preconceito e cerceamento. Agora que nome se deve dar à falta total de “SIMANCOL” dessa gente que se julga eleita e melhor do que os outros. O fanatismo e falta total de bom senso, estão contaminando todas as expressões artístico-culturais-sociais.

    Se fossem mesmo homens de fé adotariam o comportamento do:

    «Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé nas sinagogas e nos cantos das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no quarto mais secreto e, fechada a porta, reza em segredo a teu Pai, pois Ele, que vê o oculto, há-de recompensar-te. Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos. Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vós lho pedirdes.» (Mt 4,5-8)

  2. Não vai demorar muito até começarem a reclamar de “perseguição religiosa”, podem anotar.

    É uma questão espinhosa, para falar a verdade. O grande medo, e isso nem foi escondido pelos reclamantes, é de que os jogadores muçulmanos comecem a expressar sua fé nos gramados. E como todos sabemos, as cicatrizes de 11 de setembro de 2001 ainda doem. E muito.

    Eu apenas gostaria que a única religião demonstrada em campo fosse a da bola, onde os deuses do futebol prestigiassem seus fiéis com espetáculos inesquecíveis de seus sacerdotes, os jogadores. Amém!

  3. Até que enfim uma decisão decente da FIFA. tomara que se extenda a todas as competições oficiais de futebol.

  4. Esse caso está me lembrando aquele de proibirem símbolos religiosos nas escolas da França… Não existe resposta correta.

    Quem segue uma religião e conquista algo quer expressar agradecimento, e quem assiste se sente ofendido… E ao mesmo tempo não se pode pedir para que os religiosos sejam mais “contidos” e nem que quem assiste seja mais compreensivo. Péssima jogada da FIFA, de um jeito ou de outro.

  5. CREIO QUE TODOS NOS DEVEMOS FALAR EM DEUS QUE NOS ULTIMOS ANOS ESTA ESQUECIDO E É POR ISSO QUE ESTAMOS SOFRENDO COM TANTA PESTE,TERREMOTO, NOS ESQUECEMOS DE DEUS E O QUE OS JOGADORES FAZEM E QUE OS ATEUS VOLTEM PARA DEUS

  6. Ao Pedro Reis. Fantástica essa passagem da Bíblia. Mas fui buscar em bíblias online pra poder usar com “fonte comprovada” e descobri que é Mateus 6, 5-8.

  7. É BÍBLICO QUE NO FINAL DOS TEMPOS AS PESSOAS IRIAM TER SEU AMOR AS COISAS DE DEUS ESFRIADAS. MAS, EM NOME DE JESUS EU REPREENDO A CEGUEIRA DE ALGUMAS PESSOAS NESTE SENTIDO. É MARAVILHOSO VER ATITUDES SOBRE FÉ MANIFESTADA COMO TEM SIDO PELOS JOGADORES. PUNIÇÃO DEVERIA TER MAIS PARA TORCIDA QUE BRIGA E MATA, JOGADORES QUE XINGAM E TESTEMUNHAM PRÁTICAS AGRESSIVAS, ONDE ESTÃO AS OPINIÕES E LEIS A ESTE RESPEITO. POR FAVOR, VAMOS PARAR DE DEMAGOGIA. É MUITO BOM PALAVRAS AGRADÁVEIS E VERDADEIRAS. VIVER O EVANGELHO GENUÍNO E QUERER PASSÁ-LO PARA TODOS. BEM PIOR É PROPAGAR VIOLÊNCIA. ACORDEM.

  8. A FIFA PROIBE ORAR, É JUSTO?

    GENEBRA – A comemoração do Brasil pelo título da Copa das Confederações, na África do Sul, e o comportamento dos jogadores após a vitória sobre os Estados Unidos causaram polêmica na Europa. A queixa é de que a seleção estaria usando o futebol como palco para a religião. A FIFA confirmou à Agência Estado que mandou um alerta à CBF pedindo moderação na atitude dos jogadores mais religiosos, mas indicou que por enquanto não puniria os atletas, já que a manifestação ocorreu após o apito final. Ao final do jogo contra os EUA, os jogadores da seleção brasileira fizeram uma roda no centro do campo e rezaram. A Associação Dinamarquesa de Futebol é uma das que não estão satisfeitas com a FIFA e quer posição mais firme. Pede punições para evitar que isso volte a ocorrer.

    “A religião não tem lugar no futebol”, afirmou Jim Stjerne Hansen, diretor da Associação Dinamarquesa. Para ele, a oração promovida pelos brasileiros em campo foi “EXAGERADA”. “Misturar religião e esporte daquela maneira foi quase criar um evento religioso em si. À Agência Estado, a entidade confirmou que espera que a FIFA tome “providências” e que busca apoio de outras associações. Fonte: Agência

    Ser “EVANGÉLICO” virou moda e tornou-se uma febre no meio esportivo, basta dar uma olhada nas transmissões de jogos pela TV e lá estão os “PSEUDO-EVANGÉLICOS” erguendo as mãos para o alto, fazendo o sinal da cruz, exibindo camisas, balbuciando palavras às vezes desconexas sem falar no tradicional “Pai Nosso”. Este ultimo é na base do BERRO como se fosse um “GRITO DE GUERRA” entre os atletas, mesmo que eles não tenham, na maioria das vezes, qualquer comportamento que expresse aquilo que estão REZANDO. O que me deixa perplexo e intrigado é ver pessoas que se declaram evangélicas aprovando tais práticas como se isto fosse um ORGULHO para a religião. A prova está aí, a febre KAKÁ que está mexendo com os evangélicos por ter o mesmo se declarado seguidor de uma das milhares de religiões existentes. A dele é a mesma dos Apóstolos ESTEVAM HERNANDES E SÔNIA HERNANDES os mesmos que foram detidos nos Estados Unidos por sonegação, com $50.000,00 dólares escondidos na BÍBLIA.

    Neste caso duas palavras me chamam a atenção, CAUTELA e PRECAUÇÃO. Cautela porque não é assumindo uma posição diante de um compromisso religioso que se pode definir um verdadeiro cristão, há de se analisar toda a sua conduta diante de todas as circunstâncias. Precaução porque hoje existem entidades que se definem como igrejas, mas que em nada se identificam com os princípios elementares na sua forma de adorar a Deus. Se duvido destes testemunhos? Com certeza absoluta! Não me convence, baseado nas ESCRITURAS, esta forma de espetacularizar e usar a fé transformando-a num meio de propaganda de GRUPOS RELIGIOSOS, que coloca de lado as questões básicas no exercício racional da fé. Como disse, hoje qualquer um e em qualquer lugar pode se declarar um EVANGÉLICO, fato que não dá nenhuma sustentação para acreditarmos que tais pessoas realmente tenham um comportamento adequado e afinado com os ensinos de Jesus.

    É justa a posição da FIFA? Não tenho duvidas quanto a isto uma vez que os evangélicos, isto inclui todos os grupos, se eximiram da responsabilidade de tomarem uma atitude mais forte nesta HIPOCRISIA RELIGIOSA. O que me deixa preocupado é que foi preciso a FIFA chamar a atenção de dirigentes para por um freio nesta exploração irracional da fé nos jogos de futebol. Prefiro assim a ter que conviver com a desmoralização da religião que já alcança índices alarmantes em nos quatro cantos da terra. Esta farsa religiosa precisa urgentemente ser desmontada, do contrário, só Deus sabe onde vamos parar!

    “BEM-AVENTURADO o varão que não anda segundo os conselhos dos ímpios, nem se detém no caminho dos PECADORES, nem se assenta na roda dos escarnecedores. ANTES, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” – Salmos 1 : 1 e 2. Este texto por si só da a dimensão exata do que deve ser a vida de um cidadão comprometido com o Evangelho, ele explicita qual deve ser a conduta que o homem deve ter para ser bem sucedido na sua vida. Paulo recomenda: “Fugi da APARÊNCIA do mal” – I Tessalonicenses 5:22 o que me permite afirmar que no mínimo há algo incompatível nesta onda de se envolver as questões religiosas com as práticas esportivas. Ali é um JOGO, portanto, condenável diante das Escrituras. Você pode refutar dizendo que é apenas uma PROFISSÃO no que não discordo, mas para um cristão verdadeiro fica muito claro que há alternativas para que ele possa ganhar a vida sem se envolver com coisas desta natureza. Nesta linha de raciocínio um CARRASCO que se declare cristão está isento da condenação por ser um PROFISSIOINAL da morte. Desculpe a minha ignorância, mas prefiro um Evangelho que não esteja ATRELADO com as coisas deste mundo, mesmo que isto pareça utópico. Esta banalização da religião e esta exposição na mídia em nada contribuem para o fortalecimento do cristianismo, pelo contrário, o que se vê é uma enxurrada de produtos piratas rotulados de igreja negociando a fé do povo em troca de qualquer coisa, e quando o assunto é DINHEIRO a coisa fica ainda mais evidente.

    Assim, para a nossa HUMILHAÇÃO e VERGONHA, foi necessário que uma entidade sem qualquer relação com o cristianismo, a FIFA, tomasse uma posição dura, já que nós coitados religiosos de fachada sequer fomos incomodados com estes desmandos que notadamente maculam a história da religião. Já veio tarde e eu espero que os nossos líderes consigam enxergar neste posicionamento os seus equívocos religiosos e passem a tratar o cristianismo com respeito evitando constrangimentos desta natureza para o exercício da fé.

    “…Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavras, quer por epístola…” – I Tessalonicenses 2:2.

    Carlos Roberto Martins de Souza
    crms2casa@hotmail.com

  9. Amigos, tem de se proibir toda e qq manifestação religiosa, não foi Deus que marcou 2×0 contra alá, não foi Deus q deu a força para um atleta ser melhor q outro de outra religião.
    Se continuarem dando espaço para campo virar igreja de louvor, imagine qdo algum time mulçumano vencer?Ou xintoísta?Ou budista?
    Quando entra em campo, a seleção representa o PAÍS, não a religião, não há jogador individual, há o coletivo. Se o cara fez o gol, foi graças a seus amigos em campo.
    Jogos não possuem espaço para religião, se quer ter sua fé e agradecer, agradeça em silêncio, não precisa grafar em uma camisa.
    Se fosse para afirmar valores, eu nunca vi ninguem levantar a camisa para dizer: “SOU GAY e DAí??” hahaha, seria interessante.

  10. acho isso um absurdo e so as pessoas cristao nao frequentar mas os estadio que ai esta lei vai mudar isto e preconceito.

  11. este é o ato de fé deles, tem que agradecer e muito a Deus por tudo, pois Ele é digno de toda honra e toda glória.

    1º tessalonicenses 5. 18 diz: em tudo dai graças; porque essa é a vontade de Deus em cristo para convosco
    1ºtimóteo 2.8 Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.

  12. Muito bem FIFA

    Futebol é futebol!!!

    Religião é religião!!!

    Uma coisa não tem nada haver com a outra..
    Esses jogadores precisam ser profissionais e não marionetes.

  13. VIVEMOS NUM MUNDO DE VIOLENCIA.
    ONDE JOVENS SE CONTAMINAM PELA DROGAS
    ONDE NAÇOES GUERREIAM.
    MAIOR ESSENCIA QUE UM ATLETA PODE DEIXAR E O AMOR DE JESUS.
    ELE E AMOR E O QUE PRECISAMOS CONHECER .
    VAMOD DEXAR DE SER IPOCRITAS,
    TEMOS SIM QUE DECLARAR QUE O SENHOR E O SENHOR DOS SENHORES,
    JA FUI UM ATLETA,QUISERA EU TER ESTA OPORTUNIDADE,
    DE ESTAMPAR NO PEITO O AMOR DE JESUS.

  14. É… onde vamos parar depois disso. Depois se fala em liberdade de expressão. Cansamos de ser massacrados pela mídia com mensagens que nos afrontam, nos ofendem. Vemos comerciais onde as famílias são compostas de tudo quanto é jeito… Se podemos ver tudo isso sem reclamar, porque não podemos assitir a pessoas orando no fnal de um jogo? Porque não fica a critério de cada emissora transmitir ou não a oração? Se ela não quiser transmitir, tudo bem. Mas proibir alguém de expressar a sua fé acho uma lástima! Sou remetida com isso a 64… ou a 30 na Espanha… Senhores, que vergonha!

  15. Concordo com todos aqueles que são contra essas manifestações religiosas.
    As formas ostensivas de proclamação religiosa sempre foram fonte de incompreensões e mesmo de guerras entre cristãos de correntes diversas durante dois mil anos. Além disso, deve-se respeitar os demais credos em que Jesus Cristo tem menos importância ou não representa ninguém. É uma questão de bom senso e, acredito, que esses jovens jogadores nunca o tiveram ou foram ingênuos ou mal orientados.
    Ótima decisão da FIFA e veio com muito atraso. Antes tarde que nunca.

  16. Mais uma vez vemos a decadência da humanidade.
    Engraçado que propaganda e incentivo às práticas e gestos pornográficos, vemos e assistimos sempre e ninguém proibe ou fala alguma coisa contra, mas contra a palavra de Deus que faz de tudo para se ter e viver em um mundo melhor e mais justo se proibe, tudo isso comprova a veracidade da Palavra de Deus que se cumpre cabalmente sobre a terra, esses mesmo que são contrários e concordam, um dia precisarão ser a favor, mas já será tarde demais.

  17. R I D Í C U L O misturar religião com futebol e politica. São treis coisas que não se misturam de jeito nenhum.

  18. A DECADÊNCIA NO FUTEBOL MUNDIAL JÁ COMEÇOU, ESTÃO IDOLATRANDO O FUTEBOL.

    O QUE O HOMEM SEMEAR TAMBÉM COLHERÁ.

    O FUTEBOL NÃO SERÁ MAIS O MESMO, EU MESMO NÃO QUERO MAIS SABER DE FUTEBOL.

    JESUS CRISTO É O SENHOR E O SALVADOR, O RESTO É RESTO.

  19. Em nenhum momento o atleta cristao quis dizer que teve força divina maior que outro atleta., Quando ele mostra uma mensagem em campo é a forma de alcançar milhares de pessoas ao mesmo tempo!! e nesta mensagen diz somente que Jesus ama o homem e que morreu por ele, é somente isso nada mais!! O homem quer tirar Deus de Tudo e quando começa vir as desgraças é o primeiro a dizer que Deus nao existe ou que Deus os abandonou!!

  20. Pera ai… que tem a ver 11 de setembro com mulcumanos ? Nao confunda e nao diga oque nao sabe, e os mulcumanos nao carregam roupas com nomes ou imagens, nao deixam religiao nenhuma em constragimento, se ajoelhar e agradecer a Deus nao e tirar a camisa e se mostrar !
    Agora quanto a 2001, nao generalize, pois imagine se todos os Brasileiros sao traficantes e assassinos !!!! Nao se pode generalizar, e se quer comentar comente o assunto… O bin Laden e mulcumano , o beira Mar e Brazileiro, as milicias do Brasil..presta antencao antes de falar !

  21. Os jogadores se sentem mais importantes do que aquilo que representam …

    Mais do que a manifestação religiosa e, até sem entrar no mérito da relevância da mensagem, o que se observou foi uma falta de respeito à representatividade da equipe e o papel de cada um dos atleta.
    Além das mensagens religiosas pudemos ver vários atletas subindo ao local de premiação vestindo as camisas com as costas para frente, ressaltando o nome e número de cada um.
    O que poderia ser entendido como uma atitude descontraída e jovial traduz, numa leitura livre, o exagerado orgulho individual, relegando o escudo da seleção a segundo plano.
    A sensação que os jogadores transmitem é que se sentem mais importantes que a seleção que representam.

    Aproveitando … o assunto das camisas religiosas poderia ter maior repercussão caso alguém da comissão técnica não estivesse na base da escada orientando outros jogadores a retirar as camisas com mensagens que estavam por cima do uniforme.

  22. Na minha opinião a FIFA está certa.
    Discussão sobre religião sempre foi coisa mais complicada do que discussão sobre futebol, que já é coisa complicadissima.
    Misturar as duas coisas é arriscado.
    Religião se pratica no dia dia, mas a sua expressão pelos mais devotos, para nao dizer mais fanáticos, deve se limitar aos locais das igrejas, porque é lá que se reunem todos que professam a mesma fé. Católicos de um lado, mulçumanos de outros, etc e tal.
    Religião sempre gerou muita violencia. A maioria das guerras tiveram cunhos religiosos.
    Futebol também gera violencia no ambito das torcidas organizadas.
    vamos serenar

  23. Caro Maurício, na verdade o que está por trás disso, é o cerceamento da liberdade individual.
    Ora, não posso manifestar minha fé, que no caso específico do faato, é a crença da maior parte da população brasileira e de grande, se não, maior parte da população mundial: o cristianismo.
    Mas, por conta de uma minoria, repressora, que busca cercear o direito de expressão contrário a sua “visão” das coisas, não posso dizer no que creio? Mas tenho que ficar calado e ser proibido de dizer da minha gratidão?
    Daqui a pouco o torcedor não poderá mais encarnar, provocar o outro, pois isso é “ofensivo”? Como viverá o futebol sem essas manifestações que o tornam tão apaixonante?
    Pesquise e relate aos seus leitores se por algum acaso, os que reclamram com a FIFA se tem alguma religião?
    As pessoas que estão por trás disso na verdade nãotem religião e querem impedir os outros de tê-las e de manifestar sua fé.
    A FIFA não pode nos impedir de manifestar nossa fé!

  24. Quer dizer que a Dinamarca, e alguns Ingleses protestaram, noooossa, que coisa heim… estes dois povos são conhecidos por sua frieza com relação a religião, e quanto as relações humanas.
    Como disseram os comentários naquela semana, as mesmas manifestações ocorrem há vinte anos ou mais, e nunca houve qualquer problema (e isto é indiscutível). Por que agora? Política claro!
    Várias bandeiras possuem simbolos religiosos (a Estrela de David, o Quarto Crescente…), e aí? Vão proibir estas bandeiras nos estádios também?
    O esporte, desde a F1 até o futebol está cheio de políticos, fascistas, mentirosos e falsos. Realmente é tudo “um jogo”…
    Quero ver o jogador parar para orar e agrader (como fez a seleção…) e a Phifha reclamar, vão fazer o que? Dar borrachada neles, ou punir o time? Vai ser muito bonito…
    Até o bigodinho esquisito teve que encarar e aceitar os atletas negros na Olimpíada de Berlim, em pleno regime nazista pré-guerra. Ele reclamou? Não. Em público claro.
    Não sou adepto fanático de nenhuma religião, mas se fosse jogador colocaria o nome de Jesus nos filhos, só para esfregar na cara dos idiotas que acham que a Europa é o mundo e o mundo é a Europa, mas esquecem que eles não tem água nem comida sufcientes, e isto me faz rir, e faz eles puxarem a barba do nosso presidente Marolinha.
    Vocês viram a cara de deboche e falsidade do mister OBrahma Chopp quando o Marolinha entregou a camisa da seleção?
    Eu vi. Parece alguém recebendo presente furado de algum chato do trabalho, com aquele sorrisinho sem graça. Até o Ching Ling da China foi muito mais simpático, e menos falso.
    Quem quer ver e só olhar, quem não quer…

  25. Caralho! Tão fodendo o futebol… Os caras não podem mais nem comemorar do jeito que querem. Daqui a pouco proíbem de fazer gol também, de vencer.
    Se o cara quer comemorar pulando, correndo, gritando, rezando, batucando, etc, deveria ter todo o direito. Conquista a porra do título e não pode comemorar? Faça-me o favor.
    Não interessa se são católicos, evangélicos, judeus, muçulmanos, budistas, ateus etc… Tem que ter liberdade de manifestar a alegria pela vitória do jeito que bem entendem, desde que não seja de forma ofensiva. Ou alguém acha uma camiseta “I love Jesus” uma ofensa? Só se for muito retardado.

  26. Isso é absurdo, proibirem os jogadores de expressar seus agradecimentos a Deus. seja ele forma falada, ou escrita. Que absurdo. A fifa não tem mais o que fazer não hein? Vão fazer algo de útil. Que o nome de Jesus seja levantado em todos os lugares, seja proclamada que ele é o único digno de receber, honra, glória e louvor. Amém
    Deus é o único Rei…………….. Jesus é o Salvador….. te amamos Jesus.

  27. A FIFA deveria estar preocupa da com as manifestações racistas nos campos e com a violencia desenfreada. Manifestações religiosas promovem a paz e não a guerra.

  28. Certa a medida d FIFA. O futebol, como o rei dos esportes, é uma arte, e aí deve prevalecer a pureza da arte, “ars gratia ars” dos gregos e latinos, isto é, a arte pela arte. Isso é o que é bonito, humano, apaixonante e diferente no esporte, e é o que faz do futebol uma paixão saudável e de aproximaçáo entre homens de credos e posições filosóficas diferentes. Confundir as coisas não. E, como acreditar que o attleta mais desleal e malandro (há exemplos vários) seja o agradecido e umgido pela intervenção divina. Que Deus é esse? Deus não protegeria um desleal ou malandro. Ademais, Deus não se preocuparia em ir até uma partida de futebol desequilibrar o resultado, beneficiando menos competentes e desleais, apenas porque “lhe dão graças” publicamente, embora prejudicanto o mérito de quem foi mehor em tudo. Seria uma injustiça divina, o que á inconcebível. Ademais, há diversas igrejas (?) que são verdadeiros empresas comerciais, e são seus aficionados religiosos os mais agressivos na propaganda. Trata-se então, não mais de fé religiosa, mas, de interesse religioso-comercial, com os atletas ganhando dinheiro para apropaganda religiosa.Isso é tambéjm prerigoso para a paz mundial. Que dizer do perigoso choque das religiões dentro do campo, a exemplo de cristãos e muçulmanos? Basta de violência. É preciso conter isso e já é quase tarde . A FIFA está certa. A propaganda religiosa nos espetáculos públicos frequentados por pessoas de todos os credos é intelorável, distorce o sentido educativo e “mela” a alegria da vitória ou derrota. Adalberto Arruda Silva.

  29. Muitas pessoas aqui são batantes ignorantes. Existem centenas de religiões no mundo (o cristianismo e suas dezenas de vertentes são apenas uma delas). Aliás a principal religião no planeta em número de seguidores é o islãmismo. Já pensou se todos os jogadores do mundo resolvessem fazer iguais aos jogadores brasileiros?? O que aconteceria num jogo Israel X Irã?? A Fifa está correta e o ato dos brasileiros (que “oram” fervorosamente em campo e depois enchem a cara no hotel, no velho esquema bebidas-mulheres-festinhas) causou vergonha em todo o mundo. Quem quer orar que procure uma igreja. Orar é algo íntimo e não precisa ser transmitido para todo o mundo, muito menos fazer “propaganda” da sua religião. Já ouviram aquela história de mercadores da fé??……..
    Parabéns a FIFA.

  30. A Fifa tá certa, mas deve-se proibir também esses jogadores que em qualquer jogada, quando erram, ou não, fazem o sinal da cruz em campo …

  31. Aos amigos menos atualizados com as grandes religiões do planeta um adendo: o mestre cristão Jesus, é conhecido e respeitado com profeta por todas as grandes religiões do mundo, hoje, nenhuma delas ousa ignorar sua existência ou sua importância. Creio que aqueles que não puderam conhecer outras partes do mundo e seus costumes deveriam estar atentos, pois o mundo da mídia é diferente do mundo real. Assim como estimular confrontos (fictícios) religiosos ou raciais denota más intenções e manipulação de massas.
    Mas nenhuma mídia faz isso não é? Imagine………………………………

  32. Esta havendo um engano, não estão querendo excluir Deus de tudo, mas sim estão querendo inclui-lo em coisas que não deveriam. O nome de Deus não é prá estar em qualquer lugar, como querem esses que veem Deus associado a um monte de $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$.

  33. E´MUITO ENGRAÇADO, QUANDO EXISTE MULHERES SEMI NUAS NO CAMPO DANÇANDO , E VOCE COM SUA FAMILIA NO ESTÁDIO OU ASSISTINDO PELA TELEVISÃO, ISTO E´CONSIDERADO (NORMAL ).

    QUANDO AS PESSOAS FALAM PALAVRAS INDECENTES NO CAMPO, QUANDO OS JOGADORES BRIGAM E ACABAM INCITANDO OS TORCEDORES AO MESMO, ISTO É CONSIDERADO ( NORMAL).

    QUANDO OS CAMPEÕES , SE TORMAM BONS INFLUENCIADORES, EM UM MOMENTO NOBRE, AS PESSOAS QUE ACHAM QUE SÃO ALGUMA COISA DIZEM QUE E´ (ANORMAL) SER UM PACIFICADOR , AGRADECENDO AO ÚNCO DEUS O CRIADOR DOS CÉUS E DA TERRA, E AO SEU FILHO JESUS CRISTO, AS PESSOAS SE SENTEM AGREDIDAS, REALMENTE ESTAMOS CHEGANDO AO FIM DO MUNDO.

    AS PESSOAS ESTÃO INDO PARA O ABISMO, PERDIDAS SEM ESPERANÇA, E É TUDO OQUE O INIMIGO DE NOSSAS ALMAS QUER, NA REALIDADE DE QUE LADO VOCEIS ESTÃO ?

    POIS NÃO TEM COMO FAZER DE CONTA QUE DEUS NÃO EXISTE, ELE ESTA VIVO , E QUELE QUE O AMA SE E´GRATO Á ELE EM TODO LUGAR A TODO O MOMENTO.

    A BOCA FALA DOQUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO.

  34. Penso que os jogadores devem mostrar através de suas atitudes no campo e do testemunho de vida, extra campo, que ele é um verdadeiro Cristão … O Alá, dos Mulçumanos, é o mesmo Deus dos cristãos, o que diferencia é a maneira de adoração …

  35. Como não há interferência de Deus em resultado de jogos de futebol, porque se houver não se trata de Deus, mas de um ser parcial, torcedor, apaixonado, creio que as manifestações religiosas são inadequadas. Portanto, essa decisão da FIFA, a meu ver, foi acertada, e que toda manifestação de religiosidade seja feita nos lugares em todos têm o desejo de vê-la ou dela participar.

  36. Se os nossos jogadores, persistirem em fazer isso, pois é isto que eu espero do Kaka, Lucio ou qualquer outro que se diz Cristão. Eles não terão coragem de puni-los se isso acontecer a fifa, cbf, nike perderão muitos dólares, euros; outra coisa na Dinamarca tem futebol??

    E Louvado seja Deus, dentro e fora de campo!!!

  37. Quer coisa mais hipócrita que essa frase “Jesus vai abençoar a nossa vitoria ” Porque o seu deus vai dar a vitoria para um e negar ao outro?Se suposta mente somos filhos dele ele vai trair seu outro filho so para alegrar a vc..Vamos deixar de ser ignorantes e fazer desse livro de historia um manual de instrução….

    Chega de hipocrisia religiosa um mundo sem deuses e um mundo mais sadio,sem guerras,sem miséria,sem demagogia e muinto mais inteligente.

  38. A FIFA ESTÁ CERTA,JOGO NAO SE MISTURA COM FE,AINDA MAIS ENVOLVENDO UMA MULTIDAO POLITEISTA ONDE CADA UM TEM SEU DEUS SUA FÉ,CRENÇA OU DESCRENÇA.
    NO CASO DE LUCIO OU KAKA SAO IDOLOS DO FUTEBOL E JESUS NAO APROVA OS IDOLOS MUITO MENOS O SEU PAI.
    NO CASO DE PUBLICIDADE PARA PROMOVER UMA RELIGIAO
    USANDO OS JOGADORES COM DIVULGAÇAO A NIVEL MUNDIAL
    DÁ UMA BOA ALAVANCADA NOS COFRES DAS INSTITUIÇOES
    QUE NAO PAGAM IMPOSTOS.

  39. Engracado!!! ninguen reclamou quando os jogadores do Egito apos os gols comemoravam com gestos islamicos, porque sera

  40. Apoio os comentários e copio:

    “QUANDO AS PESSOAS FALAM PALAVRAS INDECENTES NO CAMPO, QUANDO OS JOGADORES BRIGAM E ACABAM INCITANDO OS TORCEDORES AO MESMO, ISTO É CONSIDERADO ( NORMAL).”

    “Várias bandeiras possuem simbolos religiosos (a Estrela de David, o Quarto Crescente…), e aí? Vão proibir estas bandeiras nos estádios também?”

    É isso aí gente.

  41. OS ATLETAS ESTÃO AGRADECENDO Á DEUS, A PALAVRA DE DEUS DIZ, QUE EM TUDO DEVEMOS DAR GRAÇAS.

    E EU NUNCA QUERO ESTAR AONDE DEUS NÃO ESTIVER,

  42. Rm 13:7 Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.

    Como diz o texto acima, dar honra a Aquele que concedeu tal vitória a uma equipe, ainda que publicamente não é pecado, aliás tirar texto do contexto é uma atitude pecaminosa da parte daqueles que não veem a trava nos próprios olhos, no caso o preconceito.

  43. A medida da fifa é correta. A maneira como esses jogadores têm feito para expressar sua fé está se tornando uma coisa ridícula.
    Será que para ter fé é preciso demonstrar isso para o mundo todo?
    Fica parecendo mesmo um showzinho a parte.

  44. Engraçado como uma simples manifestação inofensiva de fé incomoda algumas pessoas, e por “fé” devemos entender que qualquer pessoa de qualquer credo tem direito de manifestar-se dentro dos limites do bom-senso e da razoabilidade. Infelizmente, o mundo em que vivemos é assim, fazer uma oração conjunta após uma grande vitória é “proselitismo religioso”, porém, assistir a uma manifestação de pensamento de um “grande filósofo” , cientista político ou jornalista renomado é “liberdade de expressão” por mais perniciosa e ofensiva socialmente que seja tal manifestação. Enfim, um mundo de hipocrisia.

  45. “proselitismo religioso em espaços públicos frequentados por pessoas de diferentes credos.”
    ???????????????????????????
    Cê tá maluco blog reporter? Se algum desatento não entendeu eu entendi, e pergunto de novo, tá maluco meu?
    Quer dizer que segundo vossa excelência se eu usar uma camiseta tipo a do Kaka ou do Lucio sua nobre pessoa ficará ofendida? Ou isso ofende outros, que desejam que o mundo não tenha fé, religião e que suas filhas de 13 anos estejam drogadas e prostituidas por aí, e seus filhos além de drogados, sejam ignorantes, fiquem fora da escola, ou sem respeito por nada e ninguém, sejam pobres ou ricos? Deve ser isso.
    Há midias honestas, mas na internet são muito poucas fiquem atentos.

  46. Eu discordo completamente da Fifa,penso que as pessoas devem sim mostrar a sua religião, sua fé,e se acreditam em Deus,poorque para as pessoas que acreditam em Deus,akele momento pode ser de agradecimento e de uma possível evangelização das pessoas que estão assistindo

    e o que a Fifa vai ter de ganho nessa proibição?

    ela naaum ganha e nem irá perder nada com isso..

  47. O Brasil tem formação cristã (Católicos e Evangélicos). Expressar alegria, agradecendo a Deus, é normal e racional. O que incomoda a muitos, é a idéia de Deus, em pleno Pós-modernismo. Curioso é que os que reclamaram da atitude dos jogadores, é a Assoc.Dinamarquesa de Futebol, um país cuja religião oficial é o Protestantismo.

  48. É Rafael (vc sabe a origem do seu nome?), TB ACHO QUE A PALHAÇADA DE VIOLÊNCIA, AGRESSÕES, MORTES, ROUBOS, DEPREDAÇÃO, LIGADAS AO FUTEBOL DEVEM PARAR.
    Creio que foi isso que desejava dizer né? abraços.

  49. É… Talvez se os jogadores fizessem propaganda de maconha como o Planet Hemp, por exemplo, ou se aderissem a alguma causa “nobre” como a dos homossexuais e travestis, receberiam o aplauso da FIFA, dos jornalistas e de muito mais gente. Como oraram a Deus e exaltaram Jesus, realmente a turma de patrulhamento espiritual acha isso um “absurdo”. Francamente!!!

  50. O que a FIFA deveria proibe é esse cartola roubarem os clubes, cada dia os clube ficam mais pobre e os cartolas mais rico. isso sim que ela deveria se preocupar.

  51. Não é de se estranhar a atitude desta instituição, logo mais vão colocar robos em campo capazes de obedecer a tudo que eles quiserem, acho que seria melhor inventar futebol virtual. Partiuculamente repudio esta atitude da fifa, comparo isto a proibição de liberdade de imprensa, todos tem o direito de se expressar como quiser, a fifa não inventou e não pode ser a dona do futebol. Abaixo o preconceito.

  52. É meus irmãos
    será mesmo que a FIFA andou fazendo a coisa certa?
    Em meu ponto de vista as pessoas estão ali comemorando da forma que gostam e que estão se sentindo bem. Garanto que se não fosse comemorações que se retratassem ao Cristianismo muitos não iriam falar nada, mais como o Cristianismo está em expansão (sem puxar para lado nenhum de religião) as pessoas se incomodam. Com certeza as autoridades da FIFA deveriam é se preocupar com outras coisas que fazem o futebol entrar em decadencia como a violência.
    Abraços a todos.
    PAZ DE CRISTO E O AMOR DE MARIA

  53. estao com saudades dos bad-boys que distribuem socos e pontapes e estimulam a torcida a violencia ou sao flagados com travestis fando um exemplo lamentavel para as nossas criancas.
    porque nao criticam a globo por fazer apologia ao hinduismo em hotario nobre.

  54. Não fico nem um pouco abismado com tanta irritação das pessoas ao verem o nome de Jesus Cristo anunciado nas camisas dos atletas – diga-se de passagem, que para alguns, parece que o nome é de um homem que fez muito mal aos seres humanos. Mas, enfin, vivemos uma época de incredulidade e de aversão a tudo que se refira a Deus. Deus tem se tornada para muitos alguém repugnante. Por que tanta rejeição! Nós sabemo!

  55. Boa Carlos, copio abaixo

    “Engracado!!! ninguen reclamou quando os jogadores do Egito apos os gols comemoravam com gestos islamicos, porque sera?”

    blzzzz cara, estamos contigo

  56. Caramba fazer propaganda de bebida drogas etcc pooooodi´´ mas falar do DEUS criaador e mantenedor Naaaaao Poooodi´´ isso é uma vergonha, se fosse os Cara dos EUA eles Pooooodem´´
    só porque são os BRASUCA não Poooodi´´
    Eles têm que nos ingolir somos o melhor futebool do mundo e comemoramos nossa conquista sambando, cantando rindo, chorando e claro louvando o Deus maravilhoso,

    O que a fifa vai fazer punir o melhor foteboooool. nunca é esse foteboll que encorda o cofre da fifa.
    sem o BRASIl o fotebool perde a graça e os dolares$$$$$$

  57. Se fosse para fazer propaganda de drogas legais tudo bem, mesmo que provocassem algumas mortes nas estradas, seria pelo menos glamouroso. Jesus, que coisa patética!

  58. complicado! Que a religião está se tornando moda isto sem duvida é uma realidade assim como foi nos tempos da reforma as pessoas estão usando a palavra de Deus como fonte de renda, até seus atos as condenam . Vivemos em uma época da prosperidade onde as pessoas acham que servindo á Deus eles vão ter um carro novo , uma casa nova ,seu time vai ganhar o proximo campeonato etc,etc,etc. Não sabendo eles que Deus abomina á soberba ea Deus naõ se engana achando que ele vai ajudar para que eles venham a ganhar mais uma partida . O maior exeplo de fé seria se eles ao terminarem de jogar fossem para um canto em particular e agradecesem a Deus pela a partida ganha ou perdida e não irem para um bar ou uma boate afogarem suas magoas (não generalizado pois nem todos são assim). Os jogadores as pessoas em geral devem parar de viver na ápatia de achar que Deus sempre está em dividas com elas, e achar que nós somos os mai abençoados do mundo. Deixo este salmo como meditação pra todos ,,,,Bem – aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios ,nem se assenta na roda dos escarnecedores . Antes tem seu prazer na lei do Senhor , e nela medita de dia e de noite. Pois será como árvore plantada junto a ribeiros de águas , a qual dá o seu fruto na estação própria , e cujas folhas não caem; e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios , mas são como a moinha que o vento espalha . Pelo que os ímpios não subsistirão no juizo, nem os pecadores na congregação dos justos . Porque o Senhor conhece o caminho dos justos , mas o caminho dos ímpios perecerá. SALMOS 01.

  59. A religião, seja ela qual for, deveria ser banida completamente, e não só de eventos esportivos organizados pela FIFA. Se Marx acertou em algo, foi quando se pronunciou sobre o tema!

  60. é brincadeira essa proibição da FIFA pra mim isso chama preconceito religioso!!!!

    os jogadores não fizeram nada de mais só demonstraram a sua fé e agradesceram por mais titulo q eles conquistaram!!

    a FIFA timha q se preocupa com a violencia nos estadios!!!!!!!
    ISSO SIM!!!!!!!!!!

  61. NÃO VIVEMOS EM MUNDO QUE A CADA DIA PROCURA SER MAIS DEMÓCRÁTICO, COM TODOS TENDO OPORTUNIDADE DE EXPRESSASR SUAS IDÉIAS E CONVICÇÕES, NÃO A PONTO DE IMPOR, MAS UMA FORMA DE SE MANIFESTAR, SUAS CRENÇAS, SEUS OBJETIVOS EXEMPLOS DE VIDA ETC… AGORA A FIFA VIR QUERER COIBIR AS MANIFESTAÇÕES. TENHO CERTEZA SE NAQUELE CÍRCULO FORMADO ESTIVESSEM AJOELHADOS E NO CENTRO TIVESSE UMA BANDEIRA DA FIFA E TODOS ESTIVESSEM AGRADECENDO A PRESIDÊNCIA PELO TÍTULO, COM CERTEZA NÃO TERIA MANIFESTO CONTRA UMA ATITUDE DESSA, MAS COMO ESTAVAM ALÍ AGRADECENDO A DEUS POR TEREM CONQUISTADO O CAMPEONATO DAQUELA COMPETIÇÃO, SE SENTIRAM OFENDIDOS.

    OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE DE EXPRESSAR MINHA OPINIÃO, ESPERO QUE A FIFA NÃO QUEIRA PROIBIR AQUI TAMBÉM. rsrsrs

  62. Exemplo cristalino do quão ignorante pode se tornar um homem com a visão obstruída pela “religiosidade”:
    .
    “proselitismo religioso em espaços públicos frequentados por pessoas de diferentes credos.”
    ???????????????????????????
    Cê tá maluco blog reporter? Se algum desatento não entendeu eu entendi, e pergunto de novo, tá maluco meu?
    Quer dizer que segundo vossa excelência se eu usar uma camiseta tipo a do Kaka ou do Lucio sua nobre pessoa ficará ofendida? Ou isso ofende outros, que desejam que o mundo não tenha fé, religião e que suas filhas de 13 anos estejam drogadas e prostituidas por aí, e seus filhos além de drogados, sejam ignorantes, fiquem fora da escola, ou sem respeito por nada e ninguém, sejam pobres ou ricos? Deve ser isso.
    Há midias honestas, mas na internet são muito poucas fiquem atentos.
    .
    É digno de pena…

  63. Acho perfeita a recomendação da FIFA. Atitudes falam mais que gestos. Se esses jogadores querem professar sua fé que mostrem em atitudes fora de campo, o que o Kaka a principio faz muito bem.
    Tem que limitar mesmo. Ja temos dezenas de programas religiosos na tv e todos sabem onde assistir e qual o horario.

  64. Acredito que a liberdade deve ser para todos ;Eu creio e dai cada um faz o que tem vontade ,não é assim ? a para guei não pode mostrar o que eles quer.? As escolas coloca imagens em todo canto e nimguem fala nada; o povo só sabe fala mau do povo evangelicos.

  65. acho que demonstrar fe em suas conquistas é irrelevante, então vão proibir eles de beijarem aliança, tatuagens, garanto que se fosse referencia ao oculto seria otimo, eles fazendo sinais demoniacos, acho que neste tempo onde o homem esta esquecendoo de DEUS, é a forma de refletirmos nossa fe em crer mais em JESUS CRISTO

  66. Como diz um filosofo contemporaneo e serve para a FIFA

    “Deixa o homem trabalhar”, Digo “deixa a seleção comemorar, celebrar”

    Ai pessoal não precisam ficar preocupados, pois os jogadores sabem: Jesus este nome tem poder, faz o mundo tremer e estremecer.
    E outra coisa TODOS sem excessão inclusive voce que não concorda um dia terá que dobrar o seu joelho e confessar que ELE (JESUS) é Senhor.

  67. OLÁ,,EM TEMPOS QUE FALAMOS DE ACABAR COM A HOMOFOBIA E OUTROS TIPOS DE PRECONCEITO, PERGUNTO; EM QUE OS JOGADORES OFENDRAM ALGUEM, ELES NÃO FALARAM MAL DE BUDA OU MAOMÉ, APENAS OFERECERAM SUA VITÓRIA À JESUS, E DIGO SE FOREM VERDADEIROS ADORADORES ELES PREFERIRÃO PARAR DE JOGAR FUTEBOL DO QUE DEIXAR DE ADORAR, ELES FIZERAM UM PROPÓSITO COM DEUS E DEUS HONROU,,,VOCÊS JORNALISTAS QUE ESCREVEM E INCITAM COM NOTICIAS NEBULOSAS E QUE TRANSFORMAM UMA MANIFESTAÇÃO DE FÉ EM CRISTOFOBIA,,POR QUE NUNCA FALARAM DA NOSSA SENHORA QUE É VENERADA EM ARENAS DE RODEIO, E POR QUE NÃO CRITICARAM QUANDO A TORCIDA DO FLUMINENSE CANTA JOÃO DE DEUS,,,VOCES SÃO PREMEDITADOS EM OFENDER CRISTÃOS GENUINOS QUE SÃO A MINORIA,,,QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DE SUA FALTA DE FÉ….

  68. Atitude muito sensata, afinal esporte não tem nada a ver com religião. E não me espanta em nada ver aqui mesmo, neste espaço para COMENTÁRIOS sobre o tópico sugerido, várias pessoas fugirem da reflexão do tema para simplesmente postar mensagens sectaristas, evangelhizadoras. Prova de que além de uma visão universalista do mundo, ainda nos falta um pouquinho de bom senso mesmo.

  69. FIFA,,ATÉ O BURRO É SABIO QUANDO FICA CALADO,,A PALAVRA É PRATA,,MAS O SILENCIO É OURO,,,DEIXE O POVO ADORAR Á DEUS,,,BENÇÃO PARA TODOS E UM DIA CRISTO JUGARÁ À TODOS…

  70. Será que os mesmos que proibiram as expressões religiosas dos atletas da seleção também proibiram as declarações dos atletas nas olímpídas fazendo apologia ao homosexualismo. Não entendo esta questão de liberdade, que para uns funcionam de uma maneira e para outros de outra.

    Só Deus mesmo para ter misericórdia.

  71. “FALSA MORALIDADE.”

    SEM DÚVIDA,O QUE A FIFA ESTÁ DIZENDO,NÃO PASSA UM ARGUMENTO INFUNDADO E SEM NENHUMA CREDIBILIDADE.
    O QUE OS JOGADORES DO BRASIL FIZERAM EM NENHUM MOMENTO FOI COM O OBJETIVO DE DEIXAR NINGUEM CONSTRANGIDO,MUITO MENOS FAZER PROPAGANDA DE NENHUMA RELIGIÃO,ATÉ PORQUE NÃO SE VIU NOME DE NENHUMA RELIGIÃO,A NÃO SER O NOME DE JESUS. E QUALQUER LEIGO SABE QUE JESUS NÃO É RELIGIÃO,MAS O SENHOR DE TODAS AS PESSOAS.
    A MAIORIA DOS ESPORTISTAS,SEJA QUAL FOR A MODALIDADE,AO ENTRAR NO CAMPO,QUADRA O TATAME,USA FAZER O SINAL DA CRUZ,MAS NINGUEM RECLAMA DISSO.
    AGORA QUANDO TODOS OS JOGADORES,NÃO ALGUNS,MAS TODO O TIME SE AJUNTA NO CENTRO DO GRAMADO PARA PEDIR A DEUS PROTEÇÃO,OU AGRADECER PELO ENCERRAMENTO DE UMA PARTIDA,OU JORNADA DE TRABALHO,ELES ACHAM QUE É FANATISMO RELIGIOSO.
    NA VERDADE,ISSO DEVE SER PARA SUBLIMAR ALGO Q

  72. Parabens FIFA.
    Pena que a FIFA não tem ingerencia nas Emissoras de Rádio e Televisão Brasileira. A religião que era um ato de transcendencia, nas mãos da TV Brasileira virou uma sardinhada com pagode.

  73. Com certeza feriu a liberdade de expressão religiosa!

    Daqui a pouco vão proibir atores evangélicos de falar de Deus nas entrevistas; Artistas evangélicos de mencionar que o seu dom foi concedido por Deus.

    Eu nunca vi ninguém mencionar que será proibido proferir palavras de baixo calão dentro do campo, ou de xingar alguém, ou de ofender os colegas e o árbitro. A TV mostra isso diariamente e ninguém se incomoda (a não ser eu).

  74. É isso mesmo. Se querem “evangelizar” , como dizem por aí, que o façam extra-campo! O estádio é o palco da glória esportiva, não da glória religiosa. Já não bastam as misturas explosivas religião-dinheiro, religião-poder, religião-empresa, religião-política, religião-imprensa, religião-charlatanismo, religião-fanatismo, religião-lavagem cerebral, religião-fundamentalismo…

  75. Tomara que a FIFA proiba o nosso brasil de jogar tambem, assim quem sabe os Europeus ganhem a copa 2010.

    Vamos comemorar a copa louvando a DEUS, Claro

  76. Há alguns anos ouvi uma frase que nunca esqueci “em nome da liberdade vão nos proibir de fazer tudo”.

    Não vi propaganda religiosa alguma no jogo do Brasil, o fato de jogadores orarem APOS o jogo é um direito deles, não há lei que proiba isso e o Brasil ainda é um pais livre, pelo menos quanto a cultos.

    No meu ambiente de trabalho convivo com gente vestindo os mais variados tipos de camisas e T-shirts com propaganda de tudo que se possa imaginar (incluindo a camisa de times de futebol, etc). Nunca vi ninguem reclamar disso e acho isto absolutamente natural.

    O que nao dá mais é termos que nos submeter a esta ditadura do “politicamente correto”, que não passa de uma espécie de religião que querem nos obrigar a seguir.

    Daqui a pouco vão obrigar todos a falarem da mesma forma, para evitar que os sotaques sajam tomados como propaganda da região onde cada um nasceu.

    O mundo tem coisa muito mais séria para tratar…

  77. TODOS SABEMOS QUE O SER HUMANO PRECISA DE EXEMPLOS POSITIVOS, VALORES ÉTICOS E ESPIRITUAIS PARA CONSTRUIR UMA SOCIEDADE SAUDÁVEL.
    PERGUNTO: OS VALORES DE JESUS CRISTO OFENDEM AO HOMEM? PORQUE SE SENTIR OFENDIDO POR QUEM PREGOU APENAS O AMOR AO PRÓXIMO E O RESPEITO À DEUS?
    SER ATEU NA NOSSA SOCIEDADE É MAIS QUE UM DIREITO, É MODA. E MUITOS SE DIZEM ATEUS POR SE TRATAR DE MODA, SEM PERCEBER QUE A GRANDE MÍDIA MANIPULA A SOCIEDADE PARA FAZER ESSA MODA “PEGAR”.
    É UM ABSURDO PROIBIR QUE JOGADORES EXPRESSEM SUA FÉ E MANIFESTEM SEU DESEJO POR UM MUNDO MELHOR.

  78. Para Alessandro – 13:05 – Tens razão, é 6 mesmo. Embora eu tenha tirado de uma citação online também. Fui checar e é 6 mesmo.

  79. “FALSA MORALIDADE”.

    COM CERTEZA É PARA SUBLIMAR ALGO QUE ELES NÃO QUEREM QUE O POVO SAIBA.
    NA VERDADE,PEDIR UMA BENÇÃO DE DEUS PARA QUALQUER EVENTO,NÃO CARACTERIZA FANATISMO,ATÉ PORQUE NÃO SE ESTÁ USANDO O NOME DE RELIGIÃO,DENOMINAÇÃO OU AGREMIAÇÃO RELIGIOSA,MAS O NOME DE DEUS.
    NA ABERTURA DA COPA,POR VENTURA O PRESIDENTE DO PAIS NÃO FALA? NO ENTANTO ISSO CARACTERIZA ATO POLITICO? E PORQUE FALAR NO NOME DE JESUS,QUE ADORADO EM TODAS AS RELIGÕES É ERRADO?SERÁ QUE O NOME DE JESUS CAUSA MEDO?
    OU SERÁ QUE ALGUNS ESTÃO LIGADOS AO SATANISMO,POR ISSO NÃO SUPORTARIAM OUVIR NEM VER ESTAMPADO O NOME DAQUELE QUE É REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES?
    ACREDITO QUE A ATITUDE DOS JOGADORES FOI UM EXEMPLO DE UNIDADE,COMPANHERISMO E ESPIRITO DE EQUIPE.
    SE LUCIO TIVESSE PEDIDO PARA TODO ESTADIO ORAR COM ELES,TALVES ALGUEM PUDESSE CRITICAR.
    MAS ELE PEDIU PARA O GRUPO,PARA A EQUIPE,PARA O TIME.ISSO É UNIDADE,ESPIRITO DE COLABORAÇÃO.
    SE ISSO INCOMODA TANTO,DEVIAM ENTÃO CORTAR A TRANSMIÇÃO,PORQUE NÃO FIZERAM?
    FOI FEITO DURANTE A PARTIDA? NÃO? ENTÃO TA BOM!
    SE TODOS PEDISSEM AJUDA PARA DEUS EM QUALQUER EVENTO,TALVEZ NÃO TERIAMOS TANTA VIOLENCIA E TRAGEDIA.
    QUE DEUS ABENÇOE A TODOS EM NOME DE JESUS,O UNICO E VERDADEIRO SALVADOR DE TODAS AS PESSOAS E DE TODAS AS NAÇÕES.

    ADEMILSON RIBIERO.
    TEOLOGO E GRADUADO EM PSICOLOGIA.

  80. As comemorações desses atletas ditos “evangélicos” são mais combatidas do que outras comemorações religiosas por um único motivo: eles são os únicos que não se contentam em professar a sua fé, mas também em ofender e perseguir a fé alheia. Se ficassem na deles, ninguém reclamaria. Mas como eles se acham os “donos da verdade”, existe um “bronca” com relação a eles. Aposto que eles não gostaram nem um pouco da manifestação dos jogadores egípcios…

  81. Pessoas sensatas evitam levar discussões sobre futebol até o limite. Todo mundo sabe que vai dar M@#$%. Idem com religião e politica. Imagina um estádio fechado com 30 mil muçulmanos e 30 mil estadunidenses protestantes. Dá pra imaginar o que vai acontecer se: a) os estadunidenses ganharem o jogo; b) os estadunidenses protestantes (ou católicos) começarem um “culto” neo-pentecostal daqueles e; c) os islâmicos desconfiarem que a mensagem subliminar dos cristãos é que ganharam por que o seu Deus é melhor, ou maior ou mais macho. Imaginou? Pois é. A origem do problema está no fato de que o Estado brasileiro é laico, mas esse proselitismo típico de século XIX corre solto em todos os espaços públicos sem qualquer chamamento à razão de que NINGUEM PODE SER OBRIGADO A ASSISTIR CULTO EM ESPAÇO PÚBLICO PAGO SEM TER SIDO PREVIAMENTE ALERTADO SOBRE ISSO. É puro Código de Defesa do Consumidor. Tem mais.
    Já imaginou se algum jogador do Brasil se recusa a rezar aquele “pai nosso” no meio do campo? Por ser judeu, ateu, budista ou Seicho No Iê? Existem no mundo três (03) milhões de religiões diferentes. Só sete (07) são cristãs. Vai fazer o que com o jagador “faltoso”? Se perder o próximo jogo é porque “fulano é um infiel” (!). Que diabo é isso? Irã? Vai pôr o cara pra fora do time? É de um autoritarismo a toda prova! O Brasil era tri antes de Edir Macedo, Renascer e Cia. montarem suas empresas, digo, seitas. O Brasil nunca precisou disso. Não dessa forma. Qual a religião de Garrincha? Ninguêm sabe, não precisava. Ele jogava bola. E a de Beckenbauer? E a de Paolo Rossi? É a mistura do público com o privado duma forma totalmente histérica e provinciana. Inclusive teologicamente torta, para dizer o mínimo. A explicação desta distorção ter prosperado tanto é muito simples. Os trinta ou quarenta por cento da CBF que frequenta terreiro de Candomblé nunca tentou comemorar uma vitória colocando algum despacho ou oferenda no campo. Nunca tirou o uniforme para mostrar as guias. Se tivesse feito, não iria ter tantos closes (não teria nenhum…) e teria sido vetado no ato. Religião de “preto” só é aceita na surdina, como aliás, sempre o é a religião dos outros. O melhor é para com essa bobagem e quem quiser rezar, reze (e muito), mas dentro do recesso do seu lar.

  82. É ridiculo esse tipo proibição. Não tem nada proselitismo religioso, ninguém estava fazendo propaganda nenhuma. O que se percebe é uma expressão de alegria e gratidão dos jogadores a Deus pela conquista, uma coisa particular e em nenhum momento se viu algum dizer fazendo propaganda ou ligação da conquista a uma igreja ou entidade religiosa, nem condenando outras religiões.

    RIDÍCULA ESTA PROIBIÇÃO!!

  83. Sinceramente, quando eu acho que já vi de tudo no futebol me aparece uma coisa dessa. Isso se chama intolerância. Hoje Muitos crsitãos (e vocês não imaginam quantos) morrem diaramente em países como a Turquia, China, Índia… em decorrência da intolerância religiosa, ou seja, professam sua fé e são duramente perseguidos e mortos. É a tradução que faço ao texto acima escrito, perseguição, intolerância. Quando os egípicos fizeram goles ou gois (é assim mesmo que escreve) no Brasil eles comemoraram agradecendo a Alá, e daí? Acho que existem muitas outras coisas mais importantes a serem discutidas como por exemplo banir do futebol quem pratica o racismo dentro de campo ou punir o clube cuja torcida apresente manifestações racistas. Isso sim seria uma mudança digna de nota. P A L H A Ç A D A! E tenho certeza que a Seleção não deixará de professar a sua fé diante de uma vitória por conta de meia dúzia de ateus que nunca puderam experimentar a importância de Deus em suas vidas.

  84. Quero parabenizar aos jogadores Cacá, Lúcio e a todos os atletas que verdadeiramente tem o compromisso de levar a mensagem de Jesus Cristo em todo o lugar. Tenho a convicção de dizer que, para os verdadeiros discípulos, principalmente na final da copa das confederações, não houve nenhuma intenção de ofender qualquer pessoa ou dizerem-se superiores a alguém. Pois para os fiéis, os compromissados, em primeiro lugar vêm o amor a Deus e o amor ao próximo. Parabéns guerreiros! A missão foi cumprida. Acredito que em todos os lugares e em todos os continentes a mensagem foi levada. Muitos, agora, querem saber quem é esse Deus que faz a diferença, que vence as barreiras e que nos ajuda em todas as situações. De Coração, peço desculpas aos que se sentirem ofendidos com este comentário. Jesus também faz a diferença em minha vida.

  85. É Augusto, a Fifa deveria também se preocupar com a situação da África, mas decide fazer a copa no país mais branco do continente, legal né? A Fifa é lixo, fora lixo.

  86. É interessante alguns comentários feitos a respeito da proibição da FIFA, pois, nós somos um dos paises mais cristãos do mundo e tudo o que essa nação conquistou até o momento não está só relacionado à capacidade dos nossos políticos, mas ao temor e fé em Deus e aqueles paises que se esqueceram desses detalhes hoje pedem socorro para coibir a violência das guerras civis, fruto da falta de amor e temor a Deus e amor ao próximo e já testemunhamos o fato de nossa seleção ser responsável por um momento de paz quando jogou no Haiti.
    Por isso, não concordo com a colocação de que “a religião não tem lugar no futebol”, se assim fosse, poderíamos extinguir o futebol de nossa lista de esporte, pois somos um país de fé e isto é nossa essência e o futebol é uma paixão do brasileiro, jamais se poderá separar essas coisas do brasileiro, pois o dia que isto acontecer pode ter certeza seremos um povo vazio.
    Obs.: Os jogadores estão honrando não só a DEUS com esses gestos, mas também à nação, pois por muitas vezes fomos escarnecidos como nação e como seleção (será que se esqueceram da armação da Copa de 78, na Argentina, será que a FIFA não percebeu a armação, isso para mim é muito mais constrangedor no futebol do que expressar meu credo religioso em comemoração a uma grande conquista honrada e baseada na garra e talento de jogadores que são cobiçados por esses que não conseguem preparar seus jogadores e ficam buscando forma de denegrir suas manifestações).
    Vamos abrir o olho nação brasileira do futebol, se essa comemoração simples e sem gestos agressivos está gerando essa polêmica, em breve vão proibir pedaladas, bolas debaixo das pernas, chapeuzinho, isso seria favorável aos montes de inaptos que jogam futebol em vários paises e que com certeza aqui em nosso Brasil, Pátria amada do futebol, não jogariam nem em times da série D do brasileiro, porque tem jogador talentoso nessa série também.
    Sinceramente, falar mal dos nossos jogadores por isso, para mim é a mesma coisa quando vejo um brasileiro com camisa da seleção argentina, é TRAIÇÃO.

  87. BLZZ Wagner, tamos contigo.

    Embora nazistas, fascistas e idioteus apareçam por aqui, e alguns malucos de nome Nazi Ariano, ou drogados de plantão, há boas pessoas e boas visões. Lamentamos os burros mas eles não são maioria neste país como a Fifa e outras organizações, países e interesses economicos desejam.
    Mídias marrons gostam de polêmica e de jogar uns contra outros, parecem crianças mas brincam com coisas sérias.
    Mas os donos destas mídias tem seus interesses certo?

  88. Brsileiros religiosos e não religiosos!
    Manifestação religiosa é livre para os brasileiros, dela participa quem quiser tambem. Desde que não atrapalhe de fato o desenvolver a partida de futebol, não vejo nenhum direito da FIFA intervir.

  89. Sou contra a religião. Sou a favor de Deus, por isso acho que devemos fazer propaganda Dele em todos os lugares possiveis, estamos incomodando? isso é ótimo, Jesus quando estve na terra tambem incomodou, a ponto de ser morto.

  90. Bom amigos ouvi muitos comentários, alguns muito fortes mas a maioria prende-se a coisas pequenas que alguns fazem nesse enorme mundo do futebol como expressar seu amor por Deus, mostrar a foto de um filho, tatuagem da esposa etc…. Mas todos se esquecem dos VALORES PAGOS NA COMPRA DO PASSE DO JOGADOR KAKA, CRISTIANO RONALDO, ENTRE OUTROS JOGADORES, ENTRE OUTRA COISAS, JOGADORRES QUE FICAM SEM UNIFORME DE JOGO NA COMEMORAÇAO DE UM GOLLLL!!!!! JÁ NÃO EXISTE LEIS A ESSE RESPEITO…..FIFA OLHE COISAS DESSE TIPO NÃO SE PRENDA A COISAS QUE FOGEM DE SUA ALÇADA………………

  91. Bem, gostaria de tecer alguns comentários a respeito desta atitude da FIFA: Já não é de hoje que o fanatismo religioso promove desavenças, guerras entre povos irmãos em todo o mundo, isso é totalmente condenável, pois não se admite que em pleno século 21 com toda a informação disponível, alguém ainda tente impor uma crença religiosa a outras pessoas de outros credos ou ateus, que sejam. Isto dito, penso que o que está em questão nesta atitude da FIFA é uma tentativa de coibir um dos direitos básicos de qualquer Constituição de país democrata, qual seja o direito de fazer parte e de expressar alguma crença religiosa, ninguém ali estava tentando impor uma crença ou tentando converter alguém, apenas estavam exercendo o seu direito individual de expressar a alegria de uma forma pacífica e absolutamente individual, ainda que estivessem sendo filmados para o mundo todo ver, quem quisesse poderia, dentro do seu legítimo direito, desligar a TV ou mudar de canal se aquilo o estava ofendendo. Finalizando, o que se percebe é que é preferível ver este tipo de manifestação pacífica a ter que assistir uma novela onde tudo o que não presta, tudo o é prejudicial a uma pessoa individualmente e a família como um todo é visto na mídia como sendo algo normal, que deve ser mostrado para nossa juventude, uma hora mostram que a família é uma instituição a ser preservada, ao mesmo tempo tempo mostra uma família formada por duas pessoas do mesmo sexo como sendo modelo aceitável, principalmente em nome da evolução e da modernidade, para a mídia basta a pessoa ser correta, não roubar, não matar, drogar-se apenas com aquelas drogas permitidas socialmente, álcool, fumo, ter um parceiro fixo(pode ser do mesmo sexo), tudo é visto como aceitável, agora, expressar a sua fé, isso é digno de veto, de crítica, é uma vergonha para o nosso país. Eu a cada dia me decepciono mais com a nossa mídia, mais ainda bem que existem pessoas que apesar da pressão, teimam em exercer a sua liberdade, pacificamente, sem agredir ninguém, sem ameaçar ninguém, jogadores, continuem assim, sejam, Cristãos Católicos(continuem fazendo o sinal da cruz ao entrarem em campo), Cristãos Evangélicos(continuam exibindo suas camisetas com mensagens cristãs), Muçulmanos(continuem a prostrar-se em respeito as suas tradições com o rosto em terra) isso é democracia, isso é liberdade, isso é tolerância(se feito de forma respeitosa, sem atingir o outro, apenas para sí) se estão sendo vistos pelo mundo todo é devido a tecnologia e em nada fere o direito de quem quer que seja!

  92. Nessa discussão sobre propaganda religiosa, salta aos olhos a agressividade com que muitos religiosos atacam aqueles que com eles não concordam. Fica mais uma vez bem claro que a religião é um foco de desavenças e divisões para todos os grupos humanos. Por isso é sempre necessário que um poder maior, público e a ser obedecido por todos, tem que ser imposto a todos os grupos, para que as ideologias de uns não venham a ser impingidas aos outros grupos mais fragilizados em questão de poder ou de dinheiro. Bastou dar uma meia trava em alguns, para vir à tona todo um comportamento totalitário e fascista, de pessoas que pisam até no pescoço da própria mãe para que apenas as suas ideias prevaleçam. Estão se lixando para o bem comum e para a paz entre os humanos; o que para eles interessa é a predominância de suas convicções e a eliminação de seus opostos. Que os religiosos conscientes (aqueles que necessitam crer em algo, mas ainda conseguem pensar com o próprio cérebro) ajudem nesse trabalho de contenção daqueles fanáticos descerebrados que insistem em impor seus preconceitos e violências contra todos os demais.

  93. Engraçado que durante anos os jogadores fizeram e fazem o sinal da cruz, ao perder ou fazer um gol, ou no inicio de jogo/substituição ou ainda quando o goleiro faz uma grande defesa , e nunca enquararam isso como uma atitude religiosa. Creio que a FIFA tem outros assuntos mais importantes para se preocupar como segurança. No Brasil não levo minha familia a um estádio devido a nível de palavras que os torcedores usam e além é claro da insegurança, pela falta de punição ao causam confusão e brigas.

  94. Por que a nossa “selecinha” não agradece a Deus quando eles perdem o jogo, como na Copa da Alemanha? Será que Deus, naquela época, gostava mais dos franceses?

  95. Não vejo ng querendo ou mostrando ser maior que Deus.
    A FIFA deveria se preocupar em colocar juizes de futebol que
    marquem corretamente as faltas e o gol que mts vezes é roubado.
    O que os jogadores fizeram foi um agradecimento a Deus pela colocação, pelo trabalho do técnico da seleção Brasileira tentando acertar o time e no final conseguem ser os campeões. A Deus toda honra e glória. O mundo está esquecendo que de Deus. Está querendo ser Deus. O esporte é alegria é união. Porque não expressar com a oração que o Senhor nos ensina.

  96. GENTE QUEM SE IMPORTA COM A POLITICA DA FIFA?
    Lá são todos uns vendidos e corruptos.
    Viva a seleção, vamos dar nosso apoio nos jogos aqui com faixas e muita buzina, só quero ver a Globú mostrar. Duvido, são covardes.
    Também acho que alguns aí tão precisando de tratamento, ou quem sabe são casos perdidos, aprendam a ler e verão a coerênca das pessoas.

  97. Estão todos falando que apoiam a decisão da FIFA e que em breve todos estarão falando em perseguição religiosa…é perseguição sim! Por acaso, apenas os protestantes acreditamem Deus?
    Pode ser que eu esteja enganada, mas nas camisas exibidas pelos jogadores não estava escrito que apenas os protestantes são de Deus, e sim que Eles amavam Jesus e que pertenciam a Jes (We love Jesus, We belong to Jesus)…E acredito também que se reunir ao final de qualquer tipo de trabalho para agradecer a Deus, não seja nenhuma ofensa, afinal de contas TODAS as religiões “falam” com aquele em quem acreditam!!!!! Portanto parem de rotular os jogadores, simplesmente por saberem que são protestantes!!!!
    Porque até onde me lembro, no final da copa de 2004 todos os jogadores, protestantes, católicos, entre outros, se juntarão para agradecer a Deus, e não soube de nenhuma reclamação…então se não é pereseguição religiosa…não sei o que é…

  98. Grande FIFA. Ridículo aqueles caras (Kaká,Lúcio e cia.) Os gurus do Kaká estão presos nos EUA, por fraude, enriquecimento ilícito e por exploração da ignorância.
    Se esses caras querem adorar o Jesus deles, que adorem, mas ninguém é obrigado a assistir àquela babaquice. Valeu FIFA, agora vou torcer pelo Brasil.

  99. O que me incomoda em ver tanta repercusão negativa quanto as comemorações de forma religiosa dos atletas brasileiros é a questão de que se eles comemorassem de forma contrária aos princínpios religiosos, ninguém iria reprimi-los. É preciso que o homem aprenda a respeitar o seu semelhante, tanto o público que não concorda com a profissão de fé dos jogadores, mas respeita a sua expressão de opinião; quanto os jogadores devem respeitar o público não ofendendo religião de quem quer que seja, o que não foi o caso, apenas expressaram aquilo que eles acreditam, num mundo que prega a democracia e a liberdade de expressão.Não sejamos hipócritas.

  100. Esta turma de “iluminados” banaliza a Religião e o Sagrado,misturando desporto com religião,desrespeitando um dos 10 mandamentos: Não toras o Santo Nome em vão. Eles deveriam ser os primeiros a saber disto,mas não, a melancia é maior! Que sentido tem Deus fazer o gol para os corintianos,em detrimento dos palmeirenses? Ambos não são seus filhos?E se é Deus quem faz os gols,que merito tem o craque? Pra q jogo se Deus já é corintiano? É uma piada! Será q eles não tem simancol,nem respeito pelo Santo Nome ? Parece q não,eles adoam colar de melancias!

  101. Grande decisão da Fifa

    Ridículos Kaká, Lúcio e similares. Respeitem o campo, os torcedores e os espectadores!

    Respeito é bom e todo mundo gosta! Vão praticar suas religiões e fazer catequese e propaganda religiosa descarada longe dos gramados! Ninguém está interessado em saber o quão grande é o seu Deus e que vocês são os “escolhidos”.

    Fala sério! Vão rezar na Igreja e aprendam o que é respeito!

  102. PREZADA “ACREDITO EM DEUS”:
    É claro que os jogadores crentes estão dizendo SIM, ainda que de maneira subjetiva, que os crentes são os únicos que acreditam em Deus. Basta assistir a qualquer culto religioso evangélico na TV para presenciar inúmeras referências aos evangélicos como sendo o único povo de Deus… Afinal,não são vocês que vivem dizendo que vocês seguem a Palavra e que os outros têm religião, e que religião é coisa do homem?
    ô hipocrisia….

  103. Como a hiprocrisia é um comportamento dissimulado: os mesmos hipócritas que se incomodam com a manifestação de fé dos jogadores, são tolerantes com atitudes covardes como do flamengista Airton quando pisou em Nilmar deliberadamente e foi absolvido pelo STJD.

  104. deixa prá, sem comentários! Tem muita gente achando correto atitudes como esta e não está nem ai pra violencia nos campos de futebol, vidas ceifadas de maneira violenta pela ignorancia de pessoas quese dizem torcedor. Deus é Deus e ninguem vai tirar nada.A ele toda honra e toda a gloria. Futebol é mito e SÓ.

  105. Não entendo o ansia dos religosos em querer de todas as formas que outros acreditem no que eles acreditam, adorem o que eles adoram, Por favor, a inteligencia é livre, e nao admite-se que tentem manipula-la. Cada um na sua, sem querer fazer cabeça.

  106. KAKA, NÓS SABEMOS QUE VOCÊ NÃO NEGARA SUA FÉ
    LUCIO, NUNCA ESQUEÇA QUEM TE COLOCOU NA SELEÇÃO (GALVÃO BUENO BEM QUE TENTOU TE TIRAR DE TODAS AS FORMAS)
    FELIPE MELO, NÃO SE ENVERGONHE DO NOME DE JESUS
    LUISÃO, JORGINHO,….,
    JESUS É PODEROSO PARA FAZER MUITO MAIS DO POSSAMOS PENSAR OU IMAGINAR, CREIA SOMENTE CREIA

  107. acima da fifa e de todos deve estar o nome de jesus a ele toda honra gloria e todo louvor aqui fica minha indignaçao a esta atitude da fifa

  108. A FIFA e louka… quer proibir isso…

    nada a v… deixa a liberdade d expressao religiosa d cada um… aposto c fosse a imagem d Sao Jorge neguinho teria falado nada… e ainda taria batucando ate a musica do Zeca q fala d Ogum…aposto c fosse a cara do Papa Joao Paulo II a Fifa estaria rindo d orelha a orelha… iria sair em todos os jornais falando da hmenagem… isso pra mim e hipocrisia pura…
    deixa os jogadores comemorarem o titulo do jeito q eles quizerem… e teve uma pessoa ai q falou asneira… td bem q eu respeito a religiao d cada um… mas falou q nao foi Deus q fez 2 a 0 nos EUA e q nao foi Deus q ajudou os jogadores em campo… kara eu fiko pensando… eu acredito em Deus… c eu acredito nele acredito q pode fazer coisas tremenda em mim vida … assim sao os jogadores q acreditam nele e acreditam q Deus e capaz d ajudar sim na hora do jogo!!!

    A Fifa tem tanta coisa em c preocupar… po vai c preocupar em acabar com a paradinha na hora d cobrar penalti… isso sim q e brabo… o goleiro ja nao pode dar um passo a frente… a marca e pertinho e o cara ainda manda paradinha… c preocupa com isso… vai c preocupar tb com os arbitros q cometem erros abissais e nao levam uma puniçao… jogador leva cartao vermelho ai vai a julgamento e toma puniçao… arbitro faz merda a rodo e nao acontece nada…. isso sim e ridiculo e a Fifa caga e anda… proibiu o cjip na bola para ajudar em lances duvidosos e por causa d um lance desse quas e q o Brasil c ferra na final com os EUA!!! … isso sim sao coisa maiores a c preocuparem e nao o modo religioso q cada jogador tem d comemorar

    Pra mim e uma atitude ridicula, inutil e sem fundamentos nehum… cada um comemore do seu jeito… q botar mensagem pra Deus e jesus? coloca…q colocar mensagem pra Aparecida, fatima e qlq outro santo? coloca…. quer colocar mensaegm a Alá? coloca… pode colocar pra qlq um… buda, shiva, capiroto, papa e etc… achu q kda um tem sua crença e c cre q ela tem ajudado a ele pode mostrar pra todos!!!

  109. é incrivel, porque será que uma frase tão pequena, simples e direta ofende tanta gente, quando a intenção é lembrar que as pessoas são amadas por Deus: JESUS TE AMA; ops, desculpe por lhe ofender.
    será que voces não veem o que esta por tras disso? a biblia chama isso de cegueira espiritual, será que voces não estão cegos por satanás? faça um bem para si mesmo, pergunte-se: e se for mesmo verdade? se esses cristãos estiverem certos?
    consulte a biblia amigo e VEJA QUE JESUS TE AMA; ops, perdão se te ofendi.

  110. Porque será que falar de Deus incomoda tanta gente? Acho que essas pessoas ficariam felizes se os jogadores fizessem apologia a alcool, drogas, etc. pois até hoje não vi nenhum jogador após qualquer partida mostrar camisa com o nome de nenhum igreja ou religião, apresentaram apenas dizeres referentes a Deus que é o criador de todos pelo menos para quem não acredita na teoria da evolução.
    Gente vamos ser inteligentes e não ficar aqui com blá, blá, ou estamos vivendo em um mundo repletos de ateus?

  111. Infelizmente a ignorancia da FIFA só vai levar a uma discriminação religiosa. Hoje vemos que grupos distintos lutam por direitos de se expressarem, como por exemplo os homosexuais, os negros, etc…, e pelo visto os cristãos de uma forma geral também vão ter que lutar pelos seus direitos, nem que seja na justiça. Se começarem com estas proibições, devem também proibir as danças de comemoração, pois muitas delas são derivadas da “macumba” que é uma dança de um “culto religioso”, e nem por isto os cristãos se sentem ofendidos. Vamos lutar pelos nossos direitos.

  112. Essa questão fere um dos direitos básicos do ser humano, a LIBERDADE, pois a manifestação dos jogadores foi legítima, é direito deles agradecer pela vitória, como eles quiserem.E não estão propagando religião mas sim exaltando aquele que é Digno de toda Honra e toda Glória, O Senhor JESUS.

  113. Excelente a decisão da Fifa.Deus e Jesus não são para se meter em jogos.Religião e jogo deve ser separados.Essas manifestações são muito chatas e enjoadas.Pessoas de vários credos estão assistindo.Deve ser imparcial.Vamos deixar de chatice e deixar o nome de Deus fora de jogos!

  114. Na minha opinião os jogadores não estão incomodando ninguem, nunca vi nenhum jogador fazer propaganda de alguma Igreja ou Pastor, eles apenas estão adorando a Deus.

  115. Como é? Estão querendo proibir o “direito de expressão”? Pensei que o tempo da “ditadura” já tinha acabado, que estávamos vivendo uma época diferente, onde a procura da aceitação das diferenças e o convívio pacífico com opiniões diferentes das nossas era proclamado em todos os lugares. Proibir, proibir, proibir. Se estamos voltando no tempo, que Deus nos ajude… e concordo plenamente com o Jadson Barros Vilar.

  116. Esporte é esporte, religião é outra coisa, nada a ver, nao vamos misturar as coisas, Se há liberdade de expressão, entao quero manifestar contra a religiao, que aliena e torna os individuos instrumentos nas mãos de espertos. Se desejam que eu respeitem suas crenças, por favor, respeitem minha descrença.

  117. O q vc’s nao entende e q eles sao laicos, nao tem preferencias de religiao e nem credo, pq ao contrario de vc’s eles respeitam as diferenças, tanto q nao exibem seus ideais na tentativa de nao ferir os ideais alheios…

  118. Adorei…..demorô………se querem rezar..vão á igreja…….. vão agradecer lá…..ah, aproveita e deixa um dizimo tbm viu…..

  119. É dificil lidar com fanáticos, será que não entendem que o futebol tem que ser completamente agnóstico exatamente por conviver com todas as raças e culturas, e que muitas vezes uma religião ofende e cerceia a outra, por exemplo entre com uma camiseta anticatólica na torcida do Celtics e saia vivo, ou entre na torcida dos rangers com uma camisa de Maria e saia vivo.
    As religiões hoje todas produzem situações onde uma conflita com a outra imaginem por exemplo uma camisa “Amo Jesus” num jogo contra o Iraque onde a seleção será formada predominantemente de Muçulmanos, ou provocações entre jogadores judeus e muçulmanos usando o Yon Kippur, gente que fizer isso tem que ser punida e severamente pois é para isto que vai descambar, conhecemos os seres humanos especialmente em campo, se uma ofença racial fez Zizou dar uma cabeçada em Materazzi imaginem uma ofença religiosa o que não iria fazer.

  120. PREZADO MORENO (16:16):

    A atitude da FIFA “vai levar” a uma discriminação religiosa?
    Como se ela já não existisse …( basta lembrar o famigerado episódio do “chute na Santa”)

  121. Prezados(as),

    Cada vez que uma decisão dessas é tomada, mais Deus é afastado do ser humano. Se uns amam Alá, outros Shiva, outros Jeová, creio que Deus deve ser cultuado, adorado e manifestado em qualquer lugar, de qualquer forma ou religião. Deus conforta os corações, é motivo de alegria quando é comemorado um gol, um título. Pessoas medíocres que não têm Deus em suas vidas é que concordam com essas esdrúxulas decisões. Vejo um bocado de agnóstico ou ateu por aí que na hora que a coisa fica estreita, a primeira coisa que gritam é “Oh! Meu Deus!” Deus deve ser adorado, agradecido, cultuado em qualquer lugar, em qualquer hora. Quem fez tudo isso aqui foi Ele, inclusive capacitou o homem a criar e jogar futebol ou qualquer outro tipo de esporte. Deus ama o homem, por mais que ele seja pecador, pobre, miserável, cego e nu, como Jesus diz no Livro do Apcalipse, em Sua Carta à Igreja da Laodicéia. o homem no mínimo deveria fazer o mesmo, ou seja, amar a Deus, inclusive primeiro mandamento de Deus dado aos homens por intermédio de Moisés, passagem constante no Livro de Êxodo.
    “Perdoai-lhes, Pai, porque eles não sabem o que fazem!”

  122. ME DESCULPE MAIS E A COISA MAIS RIDICULA PROIBIR ALGO ASSIM SABE PORQUE ESTAMOS VIVENDO TANTA VIOLENÇIA QUE MANIFESTAR ATOS DE DEVOÇAO A DEUS E ALGO BOM E POSITIVO INFELIZMENTE SATANAS SEMPRE USANDO SEUS FANTOCHES PRA TENTAR BARRAR OS PLANOS DE DEUS AMIGO LEITOR DETALHE (NADA QUE FAÇAM PRA IMPEDIR VAI PARAR O CRESCIMENTO DO EVANGELHO PODE PROIBIR AIE MAIS A PALAVRA ESTA SENDO PREGADA GLORIA A DEUS A VITORIA E DO POVO DE DEUS ALELUIA O MUNDO ESTA ACORDANDO AS PESSOAS ESTAO CONHECENDO A VERDADE CERTO ENTAO ESSES ANTICRISTOS VAO TE QUE MORDER A LINGUA RSRSRSRS PORQUE A OBRA QUE DEUS COMEÇA O HOMEM NAO PODE PARARRRRRRRRRRR QUE (DEUS ABENÇOE A ESSES JOGADORES EXEMPLOS DENTRO E FORA DE CAMPO CORAJOSOS QUE NAO SE ENVERGONHAO DO SEU ((((((((DEUSSSSSS))))))))))ALELUIA ABRAÇOS

  123. É difícil discutir sobre esse assuntos. As pessoas já entram com frases feitas e dogmas pré-concebidos. Não se trata de liberdade de expressão, mas de manipulação. Um exemplo simples: o evangélico Káká foi eleito o melhor jogador do mundo, em um momento em que os pastores da sua igreja estavam sendo “perseguidos” pela mídia por um ato desonesto, revelando outros tantos na mesma ordem. O evangélico Kaká, ao retornar ao Brasil, não pensa duas vezes e coloca o troféu de melhor do mundo na igreja dos desonestos perseguidos. Qual é a intenção desse ato??? Não é influenciar??? Qual a intenção de alguém que é admiriado por crianças e jovens, não é influenciar??? Lá em cima, no segundo cometário, o Pedro Reis já falou o suficiente sobre isso. Muito boa a sua colocação Pedro Reis, mostrando se a atitude do cristão precisa realmente ser a de influenciar a todo custo….

  124. Parem com essa conversa idiota de “religião, politica e futebol não se discute” Tudo nessa vida é discutivel sim. Falando das manifestações dos jogadores nos finais das partidas, acho uma coisa natural. As novelas da globo só mostra as pessoas sendo católicas, padres, missas etc.. Por que não mostrar o lado evangélico das pessoas? Ou então proibam de uma vez a manifestação de qualquer crença, inclusive a católica!!!

  125. A proibição é bem vinda, mesmo porque os torcedores não são obrigado a verem uma manifestação religiosa dso atletas. Afinal, se q

  126. Correta decisao, temos que respeitar outras religioes, e mto simples de resolver façam as oraçoes nos vestiarios,embora que em qualquer lugar que vc envocar a Deus ele estara consigo. Ja pensou ao invez de tocar o hino nacional, O JUIZ DIZ TODOS DE JOELHOS PARA A NOSSO ORAÇAO.

  127. A FIFA e as Copas do Mundo passam…mas a Palavra de Deus (e consequentemente o Seu reino) permanecem para sempre. A Deus toda a glória! Graças a Deus por estes jogadores de futebol que, com a grande oportunidade que tem, glorificam ao SENHOR com seus atos no gramado.

  128. Acho que só quem defende a propaganda religiosa são os seguidores da religião divulgada em campo. A Fifa está certa. Se continuar assim, em breve, veremos macumbeiros fazendo oferenda a santos em campo. Veremos mulçumanos estendendo seus tapetes; e protestantes com caixas de som propagando a Bíblia. Parem com isso, jogadores. Se querem fazer propaganda de suas religiões, vivam de forma digna. Dêem exemplos. De que adiante fazer propaganda religiosa em campo e no dia seguinte aparecer estampado nos jornais ao lado de prostitutas e travestis? Fica hipócrita. A melhor propaganda é o exemplo dado em campo como respeito ao adversário, jogadas limpas e eliminação de tramoias e simulações de faltas.

  129. É fundamental na tão propalada “democracia” a liberdade para que qualquer cidadão expresse suas convicções pessoais, obviamente respeitando as opniões diferentes. Assim sendo, não vejo motivo para tanta celeuma, pois em nenhum momento tal princípio foi violado ou negligenciado pelos jogadores citados. Está parecendo intolerância mórbida. Deixem os meninos…

  130. opsss, tem gente aí confundindo Kaka com Jesus,
    peraí, não confundam.
    Para mim KK é só um bom jogador, nem sei o nome da igreja dele, e pra mim tanto faz.
    Depois caros amigos a ÁFRICA TÁ NUMA MERDIA FAZ MAIS DE UM SÉCULO E NINGUÉM NA EUROPA SE IMPORTA, fora alguns poucos como uns parentes meus que mandam roupas todo ano para lá. Se chega ninguém sabe. Por que a Fifafun não fez a copa em um país negro, e sim em um país de herança fascista? Alguém se arrisca a dizer? Stycer???? hellooooooo.

  131. bom com tudo isso que esta acontecendo ,acho que nao deveriam fazer tudo isso ,pois se as pessoas de outras religioes podem faser sinais como os das cruz nos evangelicos podemos adorar a DEUS de qualquer forma seria muito justo porque quando o caso e pior que esse eles ignoram entao acho que ! foi a maior bestera que a justiça fez porque na biblia diz que quem tocar num servo meu morrera

  132. Sou contra esse tipo de demonstração, Deus é ordem, te garanto que Ele não está em um lugar onde pessoas estão se combatendo, algumas vezes até com jogadas desleais, pra ver quem é melhor … qual seria o critério de preferência pra Deus poder ajudar um dos times na vitória .!?
    Esse negócio não é legal, sinal da cruz, ou outra coisa qualquer, é uma maneira de alguns tentarem mostrar que são pessoas boazinhas, viva de um jeito que os outros vejam vocês como pessoas boas, isso é testemunho, o resto exibicionismo …

  133. Deixo aqui uma pára-bola para sua reflexão, extraído do blog de um amigo meu:

    A parábola da bola
    Os dez homens importantes sentados ao redor da bola discutiam acaloradamente:
    – A bola é grená, disse um.
    – Claro que não, a bola é bordô, retrucou outro em tom raivoso.

    Todos estavam fascinados pela beleza da bola e tentavam discernir a cor da bola. Cada um apresentava seu argumento tentando convencer os demais, acreditando que sabia qual era a cor da bola. A bola, no centro da sala, calada sob um raio de sol que entrava pela janela, enchia a sala de uma luminosidade agradável que deixava o ambiente ainda mais aconchegante, exceto para aqueles dez homens importantes, que se ocupavam em defender seus pontos de vista.

    – Você é cego?, ecoou pela sala gerando um silêncio que parecia ter sido combinado entre os outros nove homens importantes. Era até engraçado de observar a discussão – na verdade era trágico, mas parecia cômico. Todos os dez homens importantes usavam óculos escuros, cada um com uma lente diferente. Talvez por causa dos óculos pesados que usavam, um deles gritou “você é cego?”, pois pareciam mesmo cegos.

    Depois do susto, a discussão recomeçou. O sujeito que acreditava que a bola era cor de vinho debatia com o que enxergava a bola alaranjada, mas um não ouvia o que o outro dizia, pois cada um usava o tempo em que o outro estava falando para pensar em novos argumentos para justificar sua verdade. Aos poucos, a discussão deixou de ser a respeito da cor da bola, e passou a ser uma troca de opiniões e afirmações contundentes a respeito das supostas cores da bola. A partir de um determinado momento que ninguém saberia dizer ao certo quando, os dez homens tiraram os olhos da bola e passaram a refutar uns ao outros. Em vez de sugestões do tipo: – A bola é vermelha, todos se precipitavam em listar razões porque a bola não era grená, nem cor de vinho, nem mesmo alaranjada.

    De repente, alguém gritou: – Ei pessoal, onde está a bola? Todos pararam de falar – estavam todos falando ao mesmo tempo, e foi então que perceberam um alarido parecido com aquelas gargalhadas gostosas que as crianças dão quando sentem cócegas. Correram para a janela e viram uma criançada brincando com a bola, que parecia feliz sendo jogada de mão em mão. Ficaram enfurecidos com tamanho desrespeito com a bola. Ficaram também muito contrariados com a bola, que parecia tão feliz, mas não tiveram coragem de admitir, afinal, a bola, era a bola.

    Lá fora, sem dar a mínima para os dez homens importantes, estavam as crianças brincando e se divertindo a valer com a bola que os dez homens importantes pensavam que era deles. E nenhuma das crianças sabia qual era a cor da bola.

  134. Pelo andar da carruagem ,parece que se os rapazes repetirem a dose,o bicho vai pegar.O que eles tem que fazer é continuar falando sobre o que eles acreditam sem se preocupar com as proibiçôes.
    Se a atitude deles vem de Deus com creteza permanecerá.Se não,vai desaparecer.A exposição do nome que se adora exposto na camisa,não constrange pessoa alguma.Não importa se orixás,buda,Maomé,krishna,Jesus…cada pessoa expressa e fala daquilo que crer.Os que não falam é porque pensam que crê.
    A FIFA terá dificuldades de resolver este caso.

  135. acho ridiculo kaka defender tanto aquela mulher da renascer que esta presa ele e burro mostre a sua fe na igreja ou em casa com a familia

  136. A FIFA ao invés de dar importância a essas coisas, divia se importar é com os erros de arbritagem e iniciativas para que esses erros fossem evitados.

  137. Não transformem esta medida em “ofensa”, “perseguição”, “preconceito” religioso, ela não é contra os evangelicos ou qualquer outra crença . Cada um acredita ,ou não acredita no que quiser.
    Vamos lembrar que todos estes torneios, campeonatos brasileiro, sul americanos, copa américa, copa das confederações, copa do mundo, etc…são de Futebol Profissional, e o que rola para que todos eles aconteçam são muitas negociações comerciais, ou seja , isto tudo é um NEGÓCIO, é trabalho, ou alguem ali joga de graça? , apita de graça ?, a TV,transmite de graça?,alguem assiste de graça? Patrocinio é o que ? Como em quaquer trabalho, empresas, existem regras de comportamento e conduta, quem quiser estar dentro tem que se enquadrar, a coisa não é pessoal contra A e B, no caso do Futebol a FIFA ,gostemos ou não, é a entidade maior, ela cria e aprova as regras do grande negócio que é o futebol. Não vamos levantar bandeiras que não sejam as dos nossos clubes e seleções. Dentro de campo quem tem que ser venerada é a BOLA.

  138. “Em nenhum momento o atleta cristao quis dizer que teve força divina maior que outro atleta., Quando ele mostra uma mensagem em campo é a forma de alcançar milhares de pessoas ao mesmo tempo!!”

    Porque que crente tem a mania de querer enfiar as coisas goela abaixo das outras pessoas, os cultos tem que ser barulhentos, gritados? E aqueles todos que estão no estádio e não acreditam ou aceitam? Que cada um siga a sua religião quieto no seu lugar. A palavra é respeito ao próximo. Assim Jesus nos ensinou.

  139. Muito bem Patricia.
    Embora alguns blogs tentem mascarar a opnião da população do pais (censurando opniões que dariam maioria avassaladora a uma visão do assunto), e embora alguns sites sejam parcias como a maioria da mídia, nossa voz não irá se calar pois somos muitos; fora mídia vendida.

  140. Mas e a liberdade de expressão, como fica?

    Quem se uniu em oração, foi pq quis, nao pq foi obrigado..

    Afirmação laica do esporte eh diferente de restrição à manifestação religiosa espontânea.

  141. Vejo que essa atitude da Fifa só mereço uma resposta do povo que adora e crê em Jesus Cristo. BOICOTE. Desligar o televisor em todas as competições da Fifa.

  142. Que sejam punidos, inclusive com banimento da prática de esportes.

    Os atletas são ingênuos ao pensarem que somente os adeptos de suas seitas são torcedores. Pelo contrário, a grande maioria pertence à outra ou nenhuma seita. Afinal, é justamente na liberdade de manifestação religiosa que está o desrespeito desses poucos privilegiados, que usam a mídia para propagandear os trabalhos do “lider” de suas seitas. Não se esqueçam que pela Constituição Federal, o Brasil é um país “laico” e a CBF não pode deixar que o nome do país seja ligado as esses tipos de manifestação, porque estariam violando esse princípio constitucional, que assegura o direito de todas as seitas, inclusive as que não professam o cristianismo.
    Diga-se, de passagem, é de profundo mau gosto ver um marmanjo gritar aos berros que a sua vida depende exclusivamente de Jesus. É confessar que ele (o atleta) é um incapaz, insignificante e que não deveria participar de um evento tão grandioso como o é a copa do mundo.
    De qualquer forma, se ele quer manifestar a sua inaptidão diante da vida, que o faça na sua vida privada, na sua casa, no seu carro, no vestiário, com os seus familiares, menos diante das câmeras, que o torcedor não é obrigado a ver essas manifestações esdrúxulas.
    Esses incautos deveriam saber que se qualquer manifestação de ocultismo ganhasse jogo, os títulos mundiais seriam decididos somente pelos africanos. Isto porque as “mandingas”, os “feitiços” e todos os “balacobacos” deles são bastante fortes. E, no Brasil, já disseram: “O campeonato baiano (o maior representante da cultura africana) terminaria empatado”.

  143. Aprovado! Entendo que o esporte também deve ser como o estado “laico”. Portanto, os jogadores que têm seus credos, sejam eles quais forem, que façam suas orações e/ou cultos nas suas respectivas igrejas ou casas, não em campo. Pois em campo, eles não são pessoas físicas, representam o Brasil, representam seus times e, portanto, representando o país e/ou seus times eles têm de ser “laicos”. Parabéns à FIFA pela atitude.

  144. Falasse tanto em liberdade religiosa e liberdade de expressão. Pessoas podem declarar livremente sua opção sexual em uma passeata com milhares de pessoas e os que não concordam com isso tem que se calar para não receberem a alcunha de preconceituosos. Por que então, os atletas de Cristo, aliás, hoje são muitos, e muito bons de bola, não podem expressar sua fé livremente depois do apito final? Aliás, quem assistiu à copa das confederações, talvez não tenha observado os atletas egipcios inclinando o rosto no campo e fazendo suas orações a Alá. Por que a fifa só censurou os jogadores brasileiros. Será que a fé deles está incomodando alguém? Por que nínguém se incomoda com os palavrões, violência, obcenidades feitas por técnicos, auxiliares e atletas? Existem dois pesos e duas medidas na censura mundial? O que é bom incomoda e o que não é bom passa batido. Onde está a liberdade apregoada por tantos?

  145. Infelizmente precisamos ouvir dos outros o que deveriamos saber de berço, que somos uma sociedade plural em todos os seus aspectos e que não só os jogadores que representam nossa seleção mas outros setores da esfera pública, como os servidores públicos devem ser lembrados/cobrados de que além de nossa pluralidade, não vivemos numa teocracia e que a República(1889) fez a separação da Igreja e do Estado brasileiro.

  146. A que ponto chegamos! Por que não proibem os cartolas, dirigentes, empresários corruptos e aproveitadores do esporte? Estão preocupados com uma mensagem religiosa? É que essa mensagem não traz retorno financeiro para vocês e para eles!!!
    Cabeça pequena, retrógrada e mesquinha é a de quem proíbe e quem defende. Não é uma questão de religião,mas sim, de livre expressão.

  147. Olha que interessante a copa da confederações ocorreu na Mãe africa pais que vivia uma grande crise por não se pode ser negro ou caucasiano (branco) . Se permitiu uma Copa do Mundo justamente pra mostra que vivemos o seculo da democracia onde se deveria ter a liberdade de expresssão seja o candoble´, protestanismo, cristianismo, etc, agora querem censura o livre direito de expressão so pq são o orgão entidade maxima do futebol. Pergunto eu falta respeito a alguma atleta da outra equipe?ou mesmo a equipe dos referidos atletas? FIFA vai se preocupar com outras coisas porque a escolha da religião de cada atleta é direito exclusivamente deles.

  148. NÃO ADIANTA CRITICAREM OU PROIBIREM… UM DIA TODOS ESTARÃO A FRENTE DE DEUS… E AÍ ELE PERGUNTARÁ “QUAIS SÃO AS TUAS OBRAS? E O QUE VOCE VAI RESPONDER?….

  149. Religião é coisa muito particular e deve ser praticada somente dentro dos templos ou em casa, não em público. Isso ridiculariza a Fifa e tira toda a credibilidade e seriedade da competição. Já pensou se jogadores que seguem o candomblé quisessem comemorar fazendo um despacho com frango, charuto, cachaça e velas pretas no meio do campo? Seria uma coisa linda… afinal, se uma religião (católica) pode, todas as outras podem também, seria uma questão de respeito e justiça. Ou será que os católicos não respeitam as outras religiões? Enfim, a Fifa deve mesmo punir e até expulsar qualquer time que insistir em fazer propaganda religiosa em campo.

  150. No Brasil sabemos que existe liberdade religiosa e graças a DEUS nossos atletas são homens tementes a DEUS. Toda a humanidade sabe da existência do DEUS Criador, que fez todas as coisas, inclusive os seres humanos. Não vejo nenhum mal nisso, jogadores agradecendo ao seu DEUS, conforme sua crença, isso leva-os a serem mais completos como pessoa, por temor a DEUS. Não há como evitar que um atleta faça reverência ao seu DEUS, isso é impossível. Acho que os diretores da FIFA são ateus, senão até gostariam dessa demontração de fé.

  151. Penso que cada um deva agradecer da forma que melhor lhe convém. Se fossem muçulmanos os ganhadores, qual o problema de manifestarem sua fé. O futebol é um esporte para unir as pessoas de todo mundo e isso implica na cultura dos povos. Agora apenas dois países reclamaram e a FIFA tem mais de cem países. Só quero saber se na confraternização brasileira se além do Pai-Nosso fosse rezado uma Ave Maria em louvor à Maria, como nossos jogadores evangélicos iriam se comportar.

  152. BOM…. analisando o bom comportamento do ser humano na face da terra,,,, pessoas dignas,,,, com caráter,,,,pessoas q respeitam o próximo,,,,,seres humanos mais longanimos,,,,,,prontos para o BEM e nunca para MAL………a decisão da FIFA é NORMALISSIMA,,,,, quem é q nesse MUNDO MARAVILHOSO e já tão cheio de pessoas super dóceis e BOAS DE ALMA E ESPIRITO……..precisa de uma manifestação sobre DEUS ou coisas desse nível ????

    ME RESPONDAM ………………..QUEM ??????????????

  153. SERÁ QUE A FIFA ACABARÁ COM AQUELAS MALDITAS CORNETAS? NÃO ALUGUEI MEU OUVIDO E TAMBEM NÃO GANHO NADA COM ISSO… E DIZEM QUE É CULTURA….E TENHO QUE SUPORTAR? POR FAVOR HIPÓCRITAS.

  154. Não há mal algum em se comemorar um gol ou uma vitória com um gesto de conotação religiosa , e nem a FIFA está proibindo isto, mas devemos concordar que os brasileiros estavam em outro país cuja cultura e religião são diferentes. Além da transmissão pela TV.
    Por exemplo, pensem os senhores cristãos se ao receberem um visitante de religião umbandista ( por exemplo) na sua casa teriam com ele a mesma atitude que estão defendendo, a título de liberdade religiosa, se ele por qualquer motivo executasse uma prática relacionada com ela.
    A maioria certamente não!
    Será que Deus fica mais satisfeito com uma demonstração de louvor a Ele ou com o respeito de um ser humano com seu próximo?
    Aposto na segunda opção.

    Houve exagero e foi previamente planejado.

    Quem sabe pela empresa religiosa que um dos jogadores representa.

  155. É ..são as crituras negando seu criador..so pq agradecem a Deus em público acham de +++…podia proibir as rinchar….a brigas as mortes dentro do campo….ninguém faz nada.
    Pobre mortais em breve nosso criado voltara aí daqueles q o renegaram.
    Que o Senhor tenha misericórdia.. eles ñ sabem ok faz!!!

  156. QUALQUER MANIFESTAÇÃO QUE SE FAZ NA MIDIA É CULTURA,MAS,QUANDO ENTRA O NOME ‘JESUS”,TUDOMUDA,O ÓDIO SE MANIFESTA INSTANTANEAMENTE,SE OS ATLETAS DA SELEÇÃO NÃO TIVESSEM FEITO O QUE FIZERAM,TUDO PASSAVA EM BRANCO…POR QUE NÃO ESPULSAM LOGO TODOS OS JOGADORES EVANGELICOS DA FIFA…A EUROPA JÁ ESTÁ ESPULSANDO JESUS ( O DONO DE TUDO) DE LÁ, E VCS VÃO VER ONDE A DINAMARCA E CIA VAI PARAR:NA MISÉRIA.

  157. Certa a decisão da FIFA. Uma coisa é o jogador ter fé, outra é se aproveitar do evento para propagandear sua fé.

  158. nao sabia que falar de DEUS e propaganda …POR ISTO QUE O MUNDO TA DO JEITO QUE TA,E VAI DAI PARA PIOR…AFINAL TA ESCRITO …TEM QUE SE CUMPRIR.

  159. A torcida não vai poder cantar “Corinthiano, maloqueiro e sofredor, Graças a Deus!” por manifestar sua Fé!!?? Dinamarca e Inglaterra ganharam o que para abrir a boca!!?? Seria como se a gente cornetasse no Baseball americano… Dinamarca nem na última Copa foi.

    Liberdade. Liberdade.
    até para os infiéis falarem mal do povo de Deus =)

  160. Em jogo Deus não entra.Jogo o nome já diz é jogo.Portanto vão jogar bola e reze para a DEUSA BOLA entrar na rede do adversário que é melhor.Ate em jogo esse povo quer usar o nome de Deus em vão.Se ligam!

  161. “NÃO ADIANTA CRITICAREM OU PROIBIREM… UM DIA TODOS ESTARÃO A FRENTE DE DEUS… E AÍ ELE PERGUNTARÁ “QUAIS SÃO AS TUAS OBRAS? E O QUE VOCE VAI RESPONDER?….”

    Fiz vários gols e não pentelhei ninguém. As suas respostas estão nos seus atos do dia-a-dia, e não em uma entrevista com Deus no dia da sua morte. Ou vc ignora a sua onipotencia? Ele sabe de tudo, não precisa perguntar… que cada um cuide de sua vida, faça a caridade e siga a sua consciência. Deus está lá.

  162. Não tem coisa mais gratificante que ver o Kaká falando de Deus seja onde for….é maravilhoso!!!amei a entrevista dele com L.Huck
    apesar de rico.. jovem ..bonito e um dos melhores jogadores do mundo ele não pega a glória para si…mas a devolve ao único q merece toda honra e toda Glória..parabéns a todos os jogadores que agem dessa forma….os diretores da FIFA ñ conhecem Jesus como vc Kaká e outros mais.

  163. “FIFA vai se preocupar com outras coisas porque a escolha da religião de cada atleta é direito exclusivamente deles.”

    Exatamente… não é necessário ninguém fazendo propaganda de coisa nenhuma em nenhum lugar… cada um tem a sua e ponto final.

  164. Futebol é futebol, religião é religião. Se não há espaço em um culto religioso para alguém fazer embaixadinhas com uma bola no meio do altar, creio que o mesmo deva se aplicar a uma comemoração por um campeonato conquistado, ou seja, não deve haver espaço para orações, fato!

  165. Cultuar deus só é importante pra quem acredita, e existem milhões que não acreditam ou não veem lógica alguma num ser superior e controlador. A FIFA sabiamente está apenas se blindando de mais uma propaganda gratuita de uma coisa qualquer, e que não deve ser misturada a arte do futebol, antes que isso venha causar problemas futuramente, pois é isso que religião proporciona em lugares onde ela não é bem vinda. Viva a diversidade e liberdade de escolha, porém Futebol é arte e lugar neutro.

  166. Acho a atitude da FIFA corretíssima pois, o louvor a Deus deve ser feito de forma interior.

    Infelizmente os muitas pessoas entendem que todos precisam ver a sua devoção, lotando igrejas revestidas de ouro, com roupas lindas, com o que é completamente desnecessário.

    O maior que passou dentre nós, Jesus, foi o mais humilde de todos. Nunca escreveu seu nome em paredes ou roupas, ele simplesmente deu o exemplo, por isso é lembrado.

    Parabéns FIFA, são essas atitudes que tornam a sociedade mais igual e enfraquece as pessoas de insensatas.

  167. Acredito que o procedimento da FIFA é arbitrária e que o simples fato de uma equipe manifestar o seu agradecimento a Deus Criador de todas as criaturas não pode ser repudiado por ninguém. Afinal de contas há quantos anos este fato se repete e , por que só agora algumas pessoas da liderança da FIFA sentem-se incomodadas? Alguma coisa há por detrás disso e acho que não é bom!

  168. Engraçado, qd todos deveriamos estar contentes independente de religião que DEUS foi lembrado no campo de futebol em um momento de alegria, vemos tantos comentários vazios e preconceituosos, se observarmos tantas comemorações de gols que vemos pelo mundo de racismo, violência, sexualismo é boquinha de garrafa , engraçado ninguem fala nada mas qd alguem fala de Deus, muitos criticam, tomara e eu oro que no dia do firmamento Deus não fale para essas pessos, O QUE VC QUER AQUI, QUE QUANDO ALGUÉM FALOU DE MIM, VC ESTEVE CONTRA, sorte que DEUS é misericordioso!!! vamos abrir o olho pessoal e pensarmos antes de escrever tanta asneira!!!

  169. Sinceramente, vejo que no mundo falta amor e Deus. Nao consegui ver exageros ou algo errado na fé brasileira. Que os outros mostrem sua fé também.
    Entendo que a FIFA atacou algo com muito pouca prioridade. A prioridade é reduzir os erros de arbitragem. Onde stao os recursos eletrônicos? Quando os erros irao se encerrar?
    Gente, precisamos olhar o produto que produzimos com excelência e profissionalismo.
    Forte abraço a todos.
    Cesar

  170. Quem é de Deus sempre honra o seu senhor ainda que isto incomoda os incredulos. Podemos ver que os filhos de Deus estão dominando os campos de futebol Deus seja louvado sem mais .
    Chora raça de mané rsrsr

  171. Concordo em proibir essas coisas. Campo de futebol não é igreja. Como se as pessoas fossem obrigadas a ver ou ouvir o que diz a crença de cada um, nada a ver. Daqui a pouco vai ter gente batendo macumba dentro de campo ou então estendendo um tapede em direção a cidade de Meca. Lugar de crença é na igreja ou em qualquer outro lugar a que ela se destina e não campo de futebol. Tomara que a CBF torne essa decião extensível ao Brasil.

  172. vivemos no mundo do futibol onde jogadores são obrigado a faser o que é do interece dos cartolas,dirigentes hipocritas, que vivem da custa dos trabalhadores,(jogadores)homens que sustentam a mordomia desses hipocritas, sem conhecimento e sem respeito por aquilo que alguns jogadores acreditam,se isso desce lucros financeiros para eses hipocritas, com certesa ao enves de proibir, criariam incentivos e campanhas,com certesa eles so encentivam o que leva a denegrir o carater dos jogadores.

  173. o que eu acho engraçado é que não se fala sobre a violência, o desrespeito dos jogadores e técnicos pela torcida e jornalistas, más quando se pensa em DEUS tudo não pode ou vai desrespeitar alguem. ora acho que quem se incomoda com um gesto de agradecimento desses, esta precisando de um pouco de DEUS na sua vida.

  174. Sou contra a manifestação religiosa exarcebada em jogos, por ser quase discriminadora e preconceituosa.

    Se seguir o reciocínio de evangélicos, que jogadores devem manifestar sua fé, quando fizer um gol, então não devem criticar se jogador for adepto da UMBANDA, e AO REALIZAR UM GOL, ARME UM EBÓ, FAÇA OS PAÇOS SAGRADO DO CADOMBLÉ, QUE OS ESPIRITAS INVOQUEM SEUS MORTOS EM PLENO CAMPO DE FUTEBOL, para assim, exibirem seus contetamentos com o gol ou com a vitória de seu time. pois a religião é de livre arbitrio e manifestação individual. dessa forma todos os jogadores terão suas liberdades para manifestar da forma religiosa e religião que é adepto.

  175. Acredito que as FIFA deva respeitar o direito de comemoração de cada país, cada um tem sua crença, seus valores e pode comemorar da maneira que quizer, desde que não desrespeitem os d+, se é católico, pode se benzer e rezar todas as ave-maria que quizer, se são protestantes tambem, cada um ao seu modo. não faz sentido proibir.

  176. Liberdade de expressão e religiosa é uma coisa, mas a tolerância tem que ser de AMBOS os lados, achar que só a sua religião é que vale não é respeito.

    Rezar dentro dos vestiários é normal, em todos os esportes e países, inclusive nos EUA, com jogadres protestantes, católicos, evangélicos, judeus, muçulmanos, etc, mas dentro de campo ou quadra, não, pois jogo é jogo, culto é culto.

    Nos EUA, costumam vestir a camiseta de campeão (que é vendida online minutos depois). Na Europa, mantêm-se as camisas do time.

    Sou católico apostólico de comungar toda semana, mas não concordo que se exibam camisas com imagem de Nossa Senhora, Jesus, etc.

    Aos que acham que pode ser assm, como se sentiriam se um jogador chinês ou norte-coreano após um gol, exibir uma camiseta “Ateu com Orgulho”, ou um jogador iraniano, com o dizeres “Alá acima de tudo”, ou “Morte aos cães infiéis”? Caso encerrado.

  177. Certíssima a decisão da FIFA. Cada qual no seu quadrado e cada coisa a seu tempo!
    Sou cristã católica e não preciso ficar gritando e ou mostrando para todo o mundo que eu amo a Deus e a Jesus. Rezo e oro em silêncio quando estou inspirada e coletivamente no templo seguindo as liturgias.
    A prática fanática da doutrina cristã em suas várias vertentes,bem como de quaisquer outras doutrinas religiosas ( são muitas) além da três maiores monoteistas , judaica, cristã e islâmica) é uma situação temerária.
    A história ja mostrou e ainda mostra muitas desgraças geradas pelo fanatismo religioso.

  178. CONCORDO COM A DECISÃO DA FIFA!
    NÃO DEVE SER PERMITIDO QUE EXCESSOS DE RELIGIOSIDADE SEJAM EXPOSTAS NUM MOMENTO DE COMEMORAÇÃO DE DIVERSAS PESSOAS EM TODO O MUNDO!
    SE ESSES JOGADORES TÃO RELIGIOSOS QUISEREM DEMONSTRAR SUAS FERVOROSAS CRENÇAS, PROCUREM OUTRO PALCO!
    ELES NÃO ESTÃO LÁ PRA REPRESENTAR RELIGIÕES! ESTÃO LÁ PARA REPRESENTAR O NOSSO BRASIL!!!!!
    RESPEITEM A CAMISA VERDE E AMARELA!!!!!!
    E O POVO BRASILEIRO!!!!
    OBRIGADO.

  179. P.S. – Apens para lembrar, os cristãos são o a maior população do mundo (cerca de 2 bilhões), mas não é a única, nem a maioria simples ou absoluta.
    E se um terço é cristão (com todas as divisões e cismas já conhecidas), DOIS TERÇOS não o são, incluindo seleções associadas à FIFA, países e torcedores.
    Enfim, respeitem para serem respeitados…

  180. “E´MUITO ENGRAÇADO, QUANDO EXISTE MULHERES SEMI NUAS NO CAMPO DANÇANDO , E VOCE COM SUA FAMILIA NO ESTÁDIO OU ASSISTINDO PELA TELEVISÃO, ISTO E´CONSIDERADO (NORMAL ).”

    E vc não gosta? Como todo mundo?

    “QUANDO AS PESSOAS FALAM PALAVRAS INDECENTES NO CAMPO, QUANDO OS JOGADORES BRIGAM E ACABAM INCITANDO OS TORCEDORES AO MESMO, ISTO É CONSIDERADO ( NORMAL).”

    Até mesmo Lúcio, fala palavrão p/ caramba.

    “A BOCA FALA DOQUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO.”

    Então o coração dos jogadores estão cheios de m***a porque é o que eles mais falam, inclusive os crentes.

  181. Ao meu ver, eles não estavam fazendo propaganda de religião nenhuma, simplesmente agradecendo a Deus pela vitória alcançada. Entre os jogadores provavelmente haja católicos, espíritas e evangélicos. não vejo nada de errado e sim muito bonito todos se unindo para agradecer a Deus.

  182. Isso mesmo Fifa!!! Parabéns pela decisão. Cada um que tenha sua religião, mas como diz a musiquinha: “Cd um no seu quadrado”!!!! Jogador tem é que jogar,não ficar fazendo apologia a crença alguma!!! Então deixa de ser jogador e vai ser “pastor”,tenho certeza que o faturamento será o mesmo!!!kkkkkk

  183. Não se pode tirar o livre arbítrio de cada ser humano de se manifestar religiosamente, esse alvoroço todo é porque ali naquele ambiente dava-se uma manifestação protestante e não católica como deve ser a religião dos mandatarios do futebol, tambem achei estranho que ninguem tenha comentado que a seleção do egito que após ter batido a tão temida espanha ajoelharam no chão e fez aquele jesto de oração islamica em direção a meca. Quando a manifestação é católica ou candoblé ninguem fala nada mais falou que é protestante ou evangélica todos vão de pau em cima.

  184. Está se cumprindo o que a Bíblia diz: O mundo JAZ no maligno. BREVEMENTE VÃO RECEBER O MICROCHIP NA MÃO DIREITA OU NA TESTA – o sinal da BESTA e adorarão o dragão.

  185. PROIBIR É UMA FORMA DE CENSURA À LIBERDADE DE EXPRESSÃO! É HIPOCRISIA !, VEJA; HÁ PLACAS COM PROPAGANDA DE BEBIDAS ALCÓLICAS, DE CIGARRAO E TANTAS COISAS QUE PREJUDICAM A SAÚDE E MUITAS VEZES INFLUENCIAM NEGATIVAMENTE A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS.
    QUE MAL PROVOCA A ALGUÉM A LIBERDADE DE EXPRESSÃO DE FÉ DE ALGUÉM ? SEGUE QUEM QUER ! VIVEMOS EM UMA ÉPOCA QUE MUITO SE PROPAGA E INCENTIVA O MAL ATRAVÉS DE FILMES, NOVELAS, ETC
    EXPRESSAR A FÉ NÃO DESTRÓI NINGUÉM !, AO CONTRÁRIO, PODE ATÉ DESPERTAR PESSOAS PARA FAZER UMA ESCOLHA ENTRE A INFLUÊNCIA NEGATIVA DE FILMES E UMA VIDA VOLTADA PARA VALORES BENIGNOS.

  186. Acho um absurso, cada um expressa seu agradecimento do jeito que quer, aqui somo um país livre, as emissoras transmitem se quiser, como em outros países tambem, se quiserem, vemos em nossa televisão tanta coisa ruim, como exemplo alguns comerciais dando margens a tantas coisas, novelas, etc… assim como eles colocam na tv o querem, porque isto liberdade religiosa, liberdade de expressão, assim eles podem e devem se expressar do jeito que quiserem, e nós assistirmos se quisermos, todo mundo tem o controle na mão, não está gostando muda de canal. Vamos gente, liberdade…óu vcs acham mais bonito os jogadores, ou os torcedores se pegarem em campo, acho que sim, dá mais ibope. Tenha misericordia de nós Jesus!!!!!

  187. E de se esperar que o diabo e seus adptos viéssem se se irar com atitude dos atlétas evangélicos ,em agradecer a DEUS pela vitória que conseguiram ,mas ,querendo eles ou não o nome de JESUS SERÁ CONHECIDO E EXALTADO EM TODA TERRA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  188. Apoio Mandela e repito seu post:

    “Por que a Fifafun não fez a copa em um país negro, e sim em um país de herança fascista? Alguém se arrisca a dizer? Stycer???? hellooooooo.”

    E aí gente q tal esquecerem o Kakkaa e responderem? ABÇS.

  189. Europa, a dona do futebol.
    Os europeus (da importantíssima Associação dinamarquesa, o mesmo país que faz charges ridicularizando Maomé) querem nos empurrar os problemas deles.
    Afinal é na Europa que não há convívio pacífico entre as religiões, realidade que não se aplica ao Brasil,
    é a Europa colonialista que agora enfrenta problemas com os imigrantes de suas ex-colônias e morre de medo das manifestações islâmicas (esse é o verdadeiro problema).
    Esse não é um problema nosso, com certeza entre os jogadores haviam vários de diferentes religiões, mas estavam lá agradecendo como grupo, uma cena bonita (não vou entrar na discussão de se é hipócrita ou não)
    O esporte não é algo isolado, é humano, posso até entender que a FIFA não queira política (embora discorde), afinal depende dos governos de vários países para manter o futebol, mas ter medo de religião é demais.

    A PROIBIÇÃO É SIM CENSURA CONTRA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, QUEREM TRANSFORMAR FUTEBOL EM CINEMA, POIS ATÉ TEATRO TEM MANIFESTAÇÕES POLÍTICAS E RELIGIOSAS.

  190. Na verdade o trecho da Biblia que fala sobre orar de forma discreta é Mateus 6, 5-8.
    Aparece imediatamente antes do Pai Nosso.

    Concordo com a Fifa, já que manisfestações religiosas em geral são constrangedoras para as pessoas de outra fé.
    Só Brasil temos várias religiões, e nem sempre muito tolerantes umas com as outras : Cadomblé, Evangelicos, Catolicos, Espiritas, judeus , mulçumanos, etc.

    Já pensou se eles resolvem discutir fé em campo ?

  191. Quando homessexuais tomam as ruas para defender seu estilo de vida, pode ? Pobre do prefeito que ousar proibir a parada gay.Jogadores de futebol rezam antes e depois dos jogos a muito tempo.Quem é boleiro sabe. O problema é que os anunciantes temem ofender adeptos de outras religiões e perderem consumidores. Só isso.

  192. Fifa é lixo, FIA é lixo, SÃO TODOS DO MESMO CLUBE, o clube fascista. Vergonha deles não nossa.
    Acham que a Europa se importa com o Brasil, só rindo.
    Estudei dois meses lá, passei por sete países, e eles não estão nem aí para quem está fora do mundinho deles, mais simpatia só na Italia, e olhe lá, deve ser por que minha família é Italiana.
    Copa na ÁFRICA, hah hah hahh, O que eles vão fazer com aquele monte de estádios depois? Acordem gente, querem que sejamos chatos e nojentos como o povo de outros países
    Não caiam nessa furada, não acreditem nestes veículos de mídia daqui. Acham mesmo que os países do G8, 9, 10 do mundo querem que agente se de bem??? Acorda BRASIL.

  193. Isso Fifa, acaba com a plhaçada desses vendedores de ilusão, quer comemorar q grite, espernie, se abraçem, se beijem e aplaudam o publico por ter lhes prestigiado, mas querer induzi os fracos de cabeça de que fez o gol ou foi vitorioso por causa da religião q segue , pelo amaor do senhor… só mesmo o otario acredita nisso. E qndo o time ou jogador entra em declinio, como fica??? Cadê a fé vitoriosa.Quem não se lembra de Marcelinho Carioca q dizia q os spés de eram guiados por jesus, hoje em dia tá num time de terceira, vencedor ou derrotado futebolisticamnete??????????Façam-me um favor!!!Acabem com essa mazela de juntor relião com diversão.!!!!!!!!

  194. Todos sabemos que essas adorações, histerias e ostentações têm conotações arrogantes dos religiosos. Que na vitória querem dizer, implicitamente, que Deus está de seu lado.
    Tem-se que lembar a eles que Jesus falou que para orar a Deus seira em seu quarto e não como os hipócritas, no meio da multidão, para que todos os vejam.
    Muito acertada a decisão da FIFA.

  195. “quando, na verdade, o que está em discussão é a propaganda e o proselitismo religioso em espaços públicos frequentados por pessoas de diferentes credos.”

    O Sr. Mauricio Sticer, ja tomou seu partido com essa declaração, Pelo que vi nas camisas dos jogadores cristãos não havia declaração proselitista, mas sim agradecimento ao Deus a quem eles servem e devotam sua fé, ( Proselitismo é outra coisa) Isso e pura ipocrisia e discriminação velada.

  196. Como tem idioteu aqui, bom outros países devem estar contentes pois é isso que queriam, criar uma geração fraca, descrente drogada e fud……a. Afinal é isso que se vê por aí. Quer dizer que ficar fumando e se drogando, roubando, assaltando, perturbando, agredindo por ái por causa da droga, PODE? A União Européia aplaude, quanto mais gente ferrada no mundo melhor para eles, ou acham que o Oba Maa é amigo do Lulé?
    FAÇA O BEM, AJUDE, SE NÃO PUDER, NÃO ATRAPALHE.
    Como diziam antigamente “já fez uma boa ação hoje?”.

  197. Corretíssima a FIFA. Vejo muito atletas ao conseguirem o êxito, dizer que foi graças a DEUS, oram a seu Deus, enaltecem o criador. Será que o perdedor ou perdedores não são filhos de Deus também? Por favor deixemos Deus fora de nossas disputas. Todos somos filhos do mesmo Deus.

  198. Meus amigos, estamos vivenciando algo muito interesante, quando uma pessoa declara publicamente o seu amor pela esposa (o),namora (o)ou por um filho(a) ficamos emocionados aprovamos a atitude como prova de amor ,o mesmo ocorre até mesmo quando alguem declara o seu amor por um animalzinho de estimação,não estou entendendo porque estão criticando tanto os nossos campeões eles apenas disseram ao Mundo: Nós Amamos Jesus !
    Não vejo razão para critica mas sim para admiração por terem tido a coragem de declarar o seu amor pela pessoa que eles admiram publicamente .

  199. Olha o mundo esta carente de alegria; deixe os rapazes comemorarem pois acabaram de ganhar um titulo, estao agradecendo ao deus que acreditam, que mal estao fazendo, que risco nos oferecem naquele momento, quando perdem sao criticados, quando ganhao tmbm. Deixe-mos para Deus os julgarem nao nós pecadores, precisamos perder esta mania. E fifa ajude a acabar com a violência nos estadios e nao com as alegrias.

  200. essa passagem da bíblia já explica tudo. !! pra quê ficar inventado..

    “Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé nas sinagogas e nos cantos das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no quarto mais secreto e, fechada a porta, reza em segredo a teu Pai, pois Ele, que vê o oculto, há-de recompensar-te. Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos. Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vós lho pedirdes.» (Mt 4,5-8)” [2]

  201. Já passou da hora alguém denunciar essa prática absurda!Se o cara for um religioso fervoroso que vá expressar sua crença no templo, na igreja, na mesquita, na sinagofa, no terreiro…

  202. Joga a Fifa no lixo, joga a Fifa no lixo. Palhaços ridículos.
    Como pude ler em comentários acima, manifestações bizarras podem, mas rezar menos de um minuto não pode? Uéeee.
    Depois o blog reporter deixa meio vago a causa da pendenga, que seria uma “manifestação no caminho para a premiação”, ou seja, não foi no campo, nem no final do joga, mas na premiação.
    se não é no jogo a Fifa em que se calar, se o jogador, eu ou você quiser usar uma camiseta com o nome do filho, mulher, país, ou seu ídolo (no caso deles Jesus) eles não podem se manifestar.
    bem lembrado por alguns é, por que só desta vez e só com o Brasil se outros países já fizeram sim o mesmo, e o Brasil sim tb fez o mesmo em várias copas? Adivinham?

  203. A entidade organizdora das competições de futebol no mundo, acertadamente, tomou as providencias cabíveis.

  204. Nota 1000. Pena que foi de cima para baixo. A CBF poderia ter tomado a iniciativa. A atuação de nossos jogadores/pastores era vexatória. Eles utilizavam os símbolos nacionais, de uma país que se diz laico para fazer proselitismo religioso. Eles sabem que nessa hora tem público cativo observando (via TV) e sob um forte impacto emocional (vitória esportiva). Pura propaganda, no pior sentido do termo. Eu já falei isso, se o babaca do KAKA que deixar parte de sua fortuna para os picaretas presos em USA, é problema dele, mas ao fazer isso com as cores do Brasil me expões ao ridículo.

  205. Estava demorando muito eles emplicarem com os evangélicos, se o nome do SENHOR fosse exaltado em tudo o mundo não estaria tão decaido com esta, pestes, guerras tudo de ruim a so o um DEUS e ELE tem que ser exaltado em todas as coisas glorficado seja o nome do SENHOR JESUS!!!!!! Mas sei que eles são servos fieis e não ão se abater por isso, continuem assim meninos engrandecendo o nome do SENHOR JESUS!!!! Um grande abraço!!!

  206. A PALAVRA E A MENSAGEM DE DEUS SEMPRE VAI INCOMODAR AQUELES QUE ESTAO LONGE DELE E ESTA E A PROVA DA SUA VERDADE, O INIMIGO SEMPRE VAI FICAR INCOMODADO,GLORIA A DEUS.

  207. Mauricio,

    Não vou opinar sobre este assunto,pois acho-o muito complexo para ser discutido, apenas quero registrar aqui meus parabens a você,pois sempre traz assuntos interessantes a serem discutidos no blog.
    ” Existem alguns por ai,que dá até nojo”. PARABÉNS!!!!!!!!!

  208. A FIFA está certa e ao lado da civilização e da verdade. Esporte é arte, e sua beleza é esta de ser “ars gratia ars”, isto é, arte pura. Acreditar que um time, mesmo mais fraco e desleal, ganha porque foi favorecido pela interferência de Deus, é transformar Deus em um jogador imparcial, que beneficiia desonestos. É uma heresia. Transformar os espetáculos laicos de jogo de futebol em manifestação de fanatismo religioso ou propaganda comercial de grupos religiosos é anti-esportivo, contradit´porio, deselegante e feio. A FIFA está também se antecipando em defesa da PAZ, e é preciso agair logo. Afinal, nenhum terrorismo é mais temido que o terrorismo religioso (lembrem-se de 11 de setembro) e os conflitos religiosos são focos de atrocidades e crimes nefandos em quase todo o mundo. Além disso, é revoltante vermos mandriões, desleais no futebol (Ex. Lúcio, Marcelinho, Andé Luiz, carioca e outros) e exempos de violência dentro do campo fazerem demonstrações públicas oportunistas a Deus pelo bom resultado de suas deslealdades. Quanto à violência no mundo, porque as religiões não ou ajudam muito pouco nisso? Ao contrário, estão é agravando com esse fanatismo fundamentalista. Imaginem jogo de futebol entre fanáraicos cristãos e fanáticos muçulmanos,? “Vade retro” esses falsos religiosos, raças de víboras. Vão rezar, se o fazem, aí sim no interior de suas casas ou em seus santuários. A FIFA ESTÁ CERTÍSSIMA. É a cibvilização contra o obscurantismo e a barbárie. A. Arruda Silva.

  209. O mais interessante disso tudo é quando nos estadios europeus
    os jogadores negros são chamados de macacos a FIFA e nem tão pouco a Associação de futebol Dinamarquesa tomam as devidas providencias para que não ocorra esses tipos de discriminação.
    Gostaria também que alguém mim informasse se existe alguma tradição de futebol na Dinamarca e qual o nome do craque que existe na seleção deles? e qual expressão dessa seleção no futebol mundial e quantos títulos eles possuem?
    Quando os jogadores catolicos entram em campo fazendo o sinal da cruz e dando tres pulinhos com o pé direito, não tenho nada contra, mas não há nenhum comentário sobre isso e nem proibição da FIFA. Vejo os comentários arespeito da oração do pai nosso, mas foi pelos católicos orado à Ave Maria.
    Eles deveriam procurar tomar providências em conter a violência, o racismo e as transações erradas que ocorrem no futebol e tentam esconder.

  210. Prezado Maurício Stycer, do ig.
    Como nós sabemos, o s nossos irmãos protestantes e católicos, acham que somente Jesus salva. E este Jesus é o próprio Deus, o Criador do Universo.
    A vitória conquistada – para esses jogadores fanáticos religiosos – nada mais é que a contribuição da Divindade por ele ser fiel a Deus, isto é: dízimos, louvores, vigílias, etc, etc.. Por isso essa rezação, essa ostentação, querendo dizer, implicitamente ou explicitamente que o seu Deus é melhor, que está do seu lado, que os fez vencer. Entendeste?
    Uma pergunta eu deixo no ar: Por que eles não fazem essa rezação toda e não usa as ostentações ao seu Deus, na derrota?
    Sou favorável à fé sim, isto é, uma fé raciocinada com trabalho, agradecimento pelas intuições, mas com simplicidade.
    Portanto amigo isto é o que penso.
    Muito Obrigado.
    Atenciosamente,
    Paulo Cesar

  211. o que incomoda para esses babacas da fifa e esses manés que comentaram apoiando,é o fato de o nome do SENHOR JESUS ter sido exaltado,mas é bom eles saber que nunca conseguirão abafar este nome que tem todo poder no céu e na terra,podem parar nos campos mas não no coração desses bravos guerreiros e não adianta porque agora a cada vitória dessa seleção o mundo todo já sabe quem esta no controle; se não sabe vou dizer JJJJEEEEEEEESSSSSSSUUUUUUUSSSSSSS CCCCCRRRRRRIIIIIIIIIIIIIISSSSSSSSSSTTTTTTTTOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  212. Quem está se oponto a atitude dos jogadores evangélicos de agradecer à Deus pelas vitórias não entendem nada do mundo espiritual de Deus, quando não, porque são ateus. Tudo bem, é um direito de qualquer um.
    Na verdade estão fazendo o jogo de satanaz, que é se opor a tudo que remete a Deus. Antes de incomodar estas pessoas que estão se oponto, estejam certos, está incomodando primeiramente a satanaz, cujo papel é impedir que o nome de Deus, em Cristo Jesus, seja exaltado e divulgado. Já pensou a quantidade de gente no mundo todo que viram a mensagem “I love Jesus”, por exemplo! Isso realmente incomoda o inferno. Então, essas reações são justificáveis!

  213. concordo com Cesar,uma certa vez um grande lider religioso chegou a dizer que Deus era Brasileiro,eu sei que Deus é universal,nós naõ temos culpa de ter a melhor seleçaõ e os melhores jogadores do mundo,será que até a fé desses jogadores atrapalha de alguma forma o seu talento e profissionalismo? ou será que estaõ preocupado com a copa de 2010 na Africa.poís o Deus que esses jogadores anunciam em suas camisetas é um Deus de poder e milagres.

  214. se alquem não tem prazer e orgulho de ver o nome do único DEUS e criador de todas as coisas ser exaltado e glorificado perante outras pessoas podemos dizer que O ESTA NEGANDO PERANTE OS HOMENS.LER MATEUS 10:33;O CRISTÃO VERDADEIRO SERVE A CRISTO E O LEVARÁ EM TODOS OS LUGARES MARCOS 16:15.OS SINAIIS ENDICAM QUE A PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA ESTA PROXIMA DEUS SEJA LOUVADO.

  215. Sinceramente, pelo visto a FIFA não tem mais o que fazer. Sou católico, e vejo com bons olhos qualquer forma pacífica e ética no meio esportivo, seja através de gestos religiosos (sejam católicos, evangélicos, judeus, muçulmanos, budistas…), seja através de formas de expressar amor pela esposa, pelos filhos, enfim, trata-se daquilo que o ser humano traz dentro de si. Estamos falando da intimidade de uma pessoa, da fé que ela carrega, da verdade que ela assume como caminho a seguir. Se for pra levar para o meio jurídico brasileiro, trata-se de mero ofício, ato meramente administrativo, totalmente incompatível com a Constituição Federal, pois a intimidade é inviolável. Exercer sua fé em campo e fora dele é posicionamento de vida, e ninguém tem nada a ver com isso. Que todos os atletas, seja no futebol ou fora dele, tenham o direito à expressão de fé. FiFA, respeite as diferentes religiões, respeite a verdade que cada um tem dentro de si.

  216. O futebol atualmente é praticado no mundo todo, onde encontramos uma vasta diversidade religiosa; está corretíssimo a FIFA proibir. Quem quiser fazer propaganda de sua religião que compre horário na tv e faça.

  217. Acho correto a FIFA proibir. Hoje, muitas igrejas são projetos de acumulação de riquezas em nome de Deus.

  218. A FIFA agora além de instituição que controla e parasita o futebol, passou também a controlar a Fé humana?
    Somos um povo que acredita em Jesus, não podemos aceitar uma determinação como esta, tenho convicção de que os jogadores que são servos de Deus, não aceitarão esta postura.
    Vale perguntar: 1-Quem é a Dinamarca para o futebol?
    2-Onde é a copa de 2014?
    3-Os evangélicos e os católicos praticantes que creem em Jesus representam uma boa fatia do Brasil?
    4-A Africa adora outros deuses por isto a crítica?
    Senhores dirigentes da FIFA, oraremos por vocês pois Jesus Cristo, morreu por todos naquela cruz, não foi por Kaká, Lúcio …. (ou pelo time de joelhos, prostados diante de SHALON),temos certeza que os homens de Deus irão se pronunciar.

  219. Primeira queda do Futebol!!!

    O QUE ISTO COMPANHEIRO? MORDAÇA? DITADURA?
    A Fifa errou, pois o gesto que um jogador faz, pode ser de sua religião sim, ou de sua cultura… daqui a pouco vai impedir os africanos de dançar… porque ofende quem NÃO SABE dança??

    Precisamos tomar cuidado, pois o que os jogadores fizeram, foi uma demonstração de sua fé, melhor, ali tinha evangélicos e católicos, mostrando unidade. Qtos milhões de jovens estavam assistindo, precisando ter uma referEncia de valores… nem vamos entrar na doutrina, mas em todo ensinamento que as religiões trás para vida das familias e toda sociedade. No minimo uma mensagem boa, saudável e plausiva, pois quem ajoelhou estava tentando ser coerente com o que acredita.

    Daqui q pouco vamos ver tudo que ofende o outro e proibir…o cara usa uma calça azul me agride… quem não gosta? Vamos devagar pois isto me parece um GRANDE MORDAÇA, DITADURA NÃO!

    As TVs nos mostra tantos absurdo, violência, pornografias, corrupções e tudo mais…agora por mostrar pessoas rezando ou orando como achar melhor.

    Os atletas são o que são, pelo o que eles acreditam, agora querer tirar isto deles? Qual será sua motivação na hora de uma prova, uma luta ou jogo? E aqueles que gritam bem alto, vão encomodar quem não gosta de barulho?

    O Estado não provem tudo que o povo precisa, e quer que este mesmo não invoca um DEUS que ele acredita para ajudá-lo na sua profissão? A humanidade está cada vez mais pobre, se achando a tal….Vou parar de escrever se não daqui a pouco vou agredir alguém e vão querer me punir.

    Com respeito a TODOS, porém tenho certeza que isto da fifa é uma grande arbitrariedade, poder de policia…Viva a Liberdade de expressão!

  220. O loco Mauricio acho que vc tem tido pouco assunto agora que acabou o BIg Brother onde vc é especialista como se fosse um programa altamente cultural. Se liga e comece a se preocupar com coisas mais importantes… rs Repercuta noticias que realmente seja importantes… Isso tem um nome e é mediocridade.

  221. Acho importante frisar que: “Como vocês disseram, nos estádios frequenta-se pessoas de vários credos. Pois bem, cada um que agradeça da forma que lhes convém agradecer!” Ninguém tem nada a ver com isso, Ok FIFA…

  222. Futebol e Religião tem tudo a ver, ao contrário do que muitos pensam. Deus está em tudo e em todos.
    Se não é permitido orar após um jogo de futebol, Está na hora do Brasil mudar todos os espaços públicos que hoje estão cheios de imagens sacras que representam apenas uma religião existente em nosso pais.

  223. POIS É, MAS, QUANDO SE FALA PORNOFONIA ( PALAVROES), CHINGAMENTO, MAOS DANDO TIRO, ENTRE OUTROS, ATÉ PARECEM QUE VCS GOSTAM, PORQUE O QUE QUEREM MESMO É PORCARIA…. ACHO QUE SE VCS LEREM A BIBLIA, VÃO VER O VERDADEIRO SIGNIFICADO DOS ATLETAS. MAS, VCS NÃO QUEREM LER, PORQUE SABEM SE VCS LEREM A BIBLIA VAI DIZER QUE ESTÃO ERRADO COM SUAS VIDAS, E VCS QUEREM É MESMO É FICAR NA PORQUIDÃO. P.E.N.S.E.M. ENQUANTO É TEMPO.

  224. acho ridiculo e preconceituoso , pois durante toda a minha vida, sempre vi jogadores se benzendo antes ou depois de um lance e a
    Fifa nunca se manifestou. Sera que o nome Santo de Deus,
    não merece ser contemplado em qualquer lugar?

  225. Campo de futebol ñ é lugar para manifestação religiosa e nem de fé. Os atletas brasileiro dão um pessimo exemplo nesse sentido. Precisou a entidade maior proibir(Fifa) porque a CBF e os clubes brasileiros nao tiveram a capacidade de faze-lo. Acho q a Fifa deve proibir em todos os jogos, campeonatos, torneios em todas as categorias, ñ so na copa da mundo. Ninguem é obrigado a assistir esse tipo de manifestação, a religião tem os seus lugares adequados para isso, futebol é jogo de bola e estamos conversado. Parabens FIFA.

  226. Vejam só: temos que suportar essa nojenta parada gay e todo tipo de manifestação depravada e nem podemos dar nossa opinião sobre o assunto, senão ja nos chamam de homofóbicos. Agora o simples fato de um cristão demonstrar sua fé em público é ofensa! Convenhamos! Essa é justiça de homens hipócritas!
    Bem que a Bíblia diz que os homens mudariam a Verdade de Deus em mentira e a mentira em Verdade, ou seja, está tudo sendo invertido: valores, moral, ética… não existe mais o bem nesse mundo. Agora as trevas tem poder sobre o futebol, porque Deus, o Senhor, também dali foi banido.

  227. Muito bom que a FIFA proiba tais manifestações. Não sou contra que cada um tenha suas supersições (acreditar em ajuda divina é ser supersticioso), mas manifestem-se fora do gramado, inclusive para não constranger pessoas de outros credos e aqueles que não acreditam em Deus. A continuar assim, amanha ou depois ao invés de volta olímpica, teremos procissões e cantos evangélicos em comemorações às vitórias, o que, convenhamos, seria ridículo.

  228. EM 1 CORINTIOS 10: 31 DIZ ” PORTANTO, QUER COMAIS, QUER BEBAIS OU FAÇAIS QUALQUER OUTRA COISA, FAZEI TUDO PARA A GLORIA DE DEUS ” …. ENTÃO O QUE DEUS QUER DIZER É ” QUE JOGAR BOLA, QUER COMPETIR, QUER REPRESENTAR O TEU PAÍS, FAZEI PARA A GLORIA DE DEUS”

  229. QUE OFENSA HÁ EM SE AGRADECER A DEUS POR UMA CONQUISTA? FALAM TANTO EM LIBERDADE DE PENSAMENTO E EXPRESSÃO, MAS NA PRÁTICA…..OS QUE MAIS PREGAM A ITA TOLERâNCIA SÃO OS MAIS INTOLERANTES

  230. Será que a FIFA está mesmo preocupada com a manifestação religiosa ou com o fato da manifestação ser evangélica. Temos vistos tantos sinais, na entrada em campo, goleiros junto a trave, que nunca foram notificados, mesmo indicando uma religião específica, talvez os dirigentes da FIFA, que não tem muito que fazer pelo futebol (ao que parece), tenham pelo menos bom senso no que se diz a respeito da liberdade de expressão.

  231. Acertada a decisao da FIFA. Mauricio Stycer, nao se preocupe com a estatistica de quantos aqui apoiam ou nao, seu texto.
    O grito dos descontentes sempre será mais alto que o silencio dos que concordam. Porém, esses estão em maior número.
    Continue com seu excelentes textos.
    Abs
    Edu

  232. O QUE TODOS OS PAISES DEVER PROIBIR MESMO É ‘ de fumar, de beber, de se drogar, de se prostituir, de adulterar…. e prender os pedofilos, os assassinos, os corruptos, os difamadores, os caluniadores, enfim… 70 % da população mundial seria preso….

  233. Já foram ao oriente médio ou índia? Mal amanhece e começam as orações que ecoam das torres e dos templos, e todo mundo tem que ouvir, e aí? Vc acha que dá para reclamar?
    Com fome, guerras, desemprego, doenças, ameaçando o mundo, é um pé no saco aguentar gentinha da FIFA perturbando por causa de uma camiseta ou oração, vão cag…

  234. QUE TRISTE,COM TANTA COISA DEVASSA ACONTECENDO NESSE MUNDO PODRE DO FUTEBOL, TERIAMOS QUE ADMIRARAR O COMPORTAMENTO DESSES “FANÁTICOS” QUE INFELISMENTE ALGUNS ROTULAM POR SÓ AGRADECEREM A DEUS POR TUDO QUE LHES É DADO, E DICA-SE DE PASSAGEM, PORQUE SERÁ QUE SÃO UNS DOS MAIS BEM SUCEDIDOS, HEIN?

  235. Acho que cada um deve cuidar da sua vida, os evangélicos tem o direito de expressar sua fé,eu concordo e reclamam quando não conseguem.. Mas ao mesmo tempo perseguem os gays, macumbeiros,etc fazendo pressão para não terem os mesmos direitos.Ou seja, são perseguidos mas ADORAM PERSEGUIR tbem

  236. caro jose batista, sua ANTA, catástrofes, pestes, terremotos, chuvas intensas, e muitas outras mais barbaridades que andam acontecendo, é culpa do préprio homem que está aniquilando com a natureza no geral. abra um pouco esta atrasada cabeça e veja que tudo o que acontece, tem uma justa causa. O homem só destroi tudo o que encontra pela frente. Vc quer que aconteça o que, MILAGRE. se liga ô meu, larga de fanatismo e abra a sua cabeça para a realidade das coisas!!!!!!!!!!!!!!!

  237. Já que a FIFA tem tanto poder, porque não proibe:
    *a violência nos campos,
    ou faça uma bela campnaha:
    *se for dirigir para ir ao estádio não beba ,
    *se beber pegue uma carona parir e voltar do estádio.

    Pois bem o que a FIFA precisa é entender sobre interação FÉ e VIDA…

  238. não acho correto a decição da fifa. os jogadores só queriam agradeçer pela conquista.e por serem evangelicos mostrar o nome de jesus ,onde todo o joelho deve se dobrar

  239. A jogada dura faz parte do jogo, o gol faz parte do jogo, essas coisas agradam uma torcida e desagradam outra(s)… mas tudo é permitido e não é ilegal!

    Agradecimentos a uma divindade são formas de agradá-la e alguma parte de torcedores, mas a outras partes não… mas DEVE também ser permitido, pois não é ilegal!

    Se você recebe alguma coisa e te sente vontade de agradecer a alguém ou algum ser, vá e agradeça não importando onde estiveres! Se isso desagradar a alguém… não importa, faça tua parte!

    DEVE haver bom senso por parte de todos os torcedores quanto a questão de “livre arbítrio e expressão” e se não lhe agradar algo, haja bom senso.

    Jogadores do Egito, se não me engano, quando fizeram um gol contra os EUA, comemoraram de forma reverenciadora ao deus deles… onde há problema nisso? Agradeceram algum que lhe concedeu-lhes mais um dia de vida e mais um jogo em paz e mais uma vitória. FIFA não comentou isso, torcedores contrários, não reclamaram… tiveram bom senso!

    HAJA PAZ ENTRE AS DIFERENÇAS E BOM SENSO!!!!!!! NÃO SE INTROMETAM (isso vale para qualquer um, inclusive a FIFA) NA DEMONSTRAÇÃO DE FÉ E AGRADECIMENTO DE CADA CIDADÃO A QUEM LHE INTERESSAR OU ACHAR CONVENIENTE!!!!!

    Atenciosamente!

  240. Digamos NÃO ao preconceito religioso no mundo esportivo. Assim como somos contra o racismo devemos ser também contra a intolerância religiosa. As expressões de fé pacíficas não fazem mal a ninguém. Será que vão proibir também os atletas católicos de fazer o sinal da cruz? Ou apenas os evangélicos serão o alvo da intolerância?

  241. E interessante como o Nome de Jesus Cristo incomoda muita gente. Mas pra nos que conhecemos a palavra de Deus, essa atidude da Fifa ou de qualquer outro, nao nos causa nenhum espanto, uma vez que, no passado muitos foram humilhados, torturados e ate msm mortos por causa desse nome.Mas como diz as escrituras; que por esse nome “JESUS”, todo joelho se dobrará, mesmo que esse tempo nao seja hoje, nos sabemos que chegara e nao tardará, pois a palavra do nosso Deus nao Falha. Infelizmente enquanto isso ficaremos ouvindo, lendo e vendo essas baboseiras. Mas Deus e Fiel !!!!

  242. Corretíssima a atitude da FIFA!
    O que está em questão não é o “Amor a Deus”, mas, sim, o fanatismo religioso.
    Não se pode esquecer que milhões de pessoas assistem a jogos de futebol, principalmente em finais como a da Copa das Confederações, e, entre esses milhões de pessoas, existem todos os tipos de crenças, de religião, de fé e até mesmo os que não acreditam em nada. Por isso, não se pode usar o futebol como meio para propagar um só tipo de crença. Especialmente propagar da maneira como o fez a Seleção Brasileira. O futebol é um dos esportes mais democráticos que existem e isso deve ser levado sempre em consideração.
    A postura dos jogadores da seleção foi exagerada, para falar o mínimo. Não deveriam, nunca, usar uma final de copa para “exaltação religiosa”. RIDÍCULOS.
    Como ficam os ateus, budistas, islâmicos etc?!
    Ponto para a fFIFA, neste caso.
    Espero que não se repita tamanha “barbaridade”!

  243. Se fosse uma manifestação de católicos estava todos batendo palmas… A Igreja católica expoliou povos desde os cavaleiros templários, cruzadas, inquisição. Hoje é exemplo de religião… engraçado…

  244. Religião nunca se deve se misturar com futebol.

    Para os religiosos, eu duvido que vocês gostariam que tivesse um ateu no meio dos jogadores brasileiros e tirasse uma camisa, escrita “Deus Não Existe, Sou ateu com orgulho”, duvido que vocês continuariam aprovando este tipo de atitude.

    Futebol não é local, para ficar demonstrando sua religião, falta bom senso para esses jogadores.

    Se eles conseguiram a vitória, se tornarem grande jogadores foi graças ao esforço deles e dos seus companheiros de campo, não foi graças a nenhum deus(ser imaginário), issu é não reconhecer seu próprio esforço, isso se torna irritante.

    Realmente, fé em alta quantidade cega a pessoa e se torna uma droga que destroi a mente, os comentários de certos religiosos aqui só provam esse meu pensamento.

    Deus(ser imaginário) não existe, FATO.

  245. Acho ótimo que a Fifa proíba . Manifestações religiosas são para serem feitas em igrejas e não devem ser espetaculares.

  246. Gostaria que proibissem sim os palavrões, as brigas os desentendimentos entre jogadores, invasões de campo e outras mais ccom multas, para aqueles que as fizessem sentir no bolso, teriam que proibir então camisetas com nomes de propagandas e de familiares e ficam se preocupando em quem fica mostrastrando adoração a Jesus que eu acho e mais importante desse mundo e o que estamos realmente precisando pra ter paz e menos violencia e perdoem PAi por que eles que criticam não sabem o que faz tem misericordia e fiquem a paz de Jesus

  247. Nossa propaganda religiosa???? aonde??? assisti a final e nao vi propaganda religiosa nenhuma….nao vi em nenhum momento o nome de alguma religiao/denominação em nenhuma camiseta.

    Na temporada 2007/2008 o time campeão da alemanha se nao me engano foi o do lúcio…e os jogadores alemães todos empolgados tomavam chopp em taças enormes no gramado comemorando e dando a volta olímpica…alguns bebem outros oram…normal….MAS PROPAGANDA não vi…

    dona FIFA tanta coisa pra se preocupar…tanto racismo por ai e vc´s preocupados com os caras rezando no gramado apos o jogo…brincadeira.

  248. Não me espanto com essa atitude da FIFA, pois sabemos o quanto o povo que serve a Deus é perseguido, vivemos em um mundo de tanta violencia a destruição do carater do ser humano, a degradação da natureza, as guerras, a intolerância a descriminação, engraçado que a FIFA faz campanha contra a descriminação racial e nos da esse péssimo exemplo.
    Adorar a Deus não é pecado e Deus não precisa de propaganda nós fazemos isso porque amamos e não somos fanáticos como alguns andam dizendo somos adoradores a ele toda a glória.

  249. Será que a FIFA vai proibir os jogadores muçulmanos de rezarem a ALAH tambem? Como se sabe eles obedecem um ritual de 5 orações diarias….

  250. É incrível ouvir um absurdo desses. Esta porcaria de entidade chamada FIFA não dá nenhum exemplo decente, pois acaba se metendo em assuntos que não deve e esquece que tem “telhado de vidro” e faz coisas e toma atitudes “por baixo do pano” que não ficamos sabendo, a não ser quando aparece as “sujeiras”. Não estou defendendo nenhum tipo de denominação religiosa, pois acho que não seria o correto, mas temos que admitir que falar de Deus não fará mal algum. Será que se tivesse aparecido uma mulher semi nua fazendo propaganda de cerveja, carro ou até cigarro alguém teria reclamado? E ainda vejo comentários imbecis querendo justificar uma atitude idiota dessas. Essa porcaria de entidade chamada FIFA deveria se preocupar com os erros cometidos pelas arbitragens e que acabam prejudicando o espetáculo chamado futebol, ou então procurar treinar melhor os profissionais que estão envolvidos para não cometerem os absurdos que vemos no mundo do futebol. Enfim, falar de Deus e agradecê-lo é sempre melhor. FIFA e CBF, criem vergonha na cara e façam a sua parte no futebol, e não fiquem desviando o foco da sua incompetência administrativa.

  251. Ao contrário do que afirmam alguns ignorantes que se dizem religiosos, aqui, a Fifa nunca proibiu orar. Ela proíbe sim, que essa corja ignorante leve para os gramados a perseguição religiosa que já fazem nas ruas.
    Existem pessoas de todos os credos que torcem para a seleção brasileira, por exemplo, e eu acho uma falta de respeito com os outros credos meia dúzia de imbecis que querem se mostrar como santinhos para o mundo, apregoarem suas religiões.
    Seria mais religioso eles doarem seu polpudo “bicho” que receberam para ganhar a taça, para instituições que cuidem dos pobres e famintos. Será que os exemplos de religiosos iriam fazer isso?

  252. concordo com a fifa, e o brasil tem que tomar cuidado e parar dee fazer vistas grossas, ao que está acontecendo aqui dentro, conforme imagens do youtube, na questão do vandalismo que são feitos contra religiões mediúnicas, ( que acreditam na incorporação de entes em médiuns qualificados), não estou aqui para acusar esta ou aquela religião, só peço que as autoridades, investiguem o que está acontecem e tomem providências cabíveis, por que o brasil em sua contituição é um país laico ( que tem liberdade religiosa), desde que se contenha o fanatismo. Para conprovar essas denúcias é só verificar imagens no youtube, que são preconceituosos contra a umbanda, o camdoblé, a religião espitrita, entre outra menos conhecidas. Com religião não se brinca vide os radicais do alcorão.

  253. Como diz o ditado que todos conhecem: para toda regra existe as suas exceções. Portanto, se um jogador ou vários jogadores agradecem a Deus pela vitória conquistada. Então que ela seja expressa onde seja. E a principal regra tanto para o presidente da FIFA como vários que também são contra, eu digo: todos estão lá ou ali, é porque, ao próprio Deus estão agradecendo por isso e muito mais. Entende-me?

  254. Isso não é de se ademirar, eu por exemplo já fue proibido de colocar minha Bíblia em cima da minha mesa de trabalho, enquanto que a mesa ao lado colocava a imagem da santa e era venerada por muitos. quando nos partimos para o certo encomoda a muitos, isso é verdade. É logico que os jogadores vão continuar jogando e submetendo as caprichos dos menos cenciveis a Deus, isso porque não sabem o grande valor do nome de Jesus, que dirá da pessoa Dele. Vamos a luta não tem nada e nem ninguem que pare Deus, e quanto mais lutam contram mais pessoas levantam a favoir deste gerande poder, que é o poder da luz.

  255. tanta coisa para se preocupar e a fifa esta preocupada com mensagens religiosas porque?SER UM CRISTÃO É UM PRIVILÉGIO E O NOME DELE INCOMODA MUITO

  256. Creio que aqueles que são contra a demonstração de espiritualidade em público, deveriam ler o otímo texto escrito por Adilia Belotti extraído do site do IG, que por sinal tem vários desses textos inteligentes. Se tivessemos no Brasil homens e mulheres com o caracter espiritual infiltrado em suas vidas, não teríamos nossa pátria tão fraca em honestidade.
    Nossa estrutura começa desde a familia até uma identidade espiritual, temos que ser aquilo que somos e todos aqueles que criticam deveriam primeiro olhar a situação mundial de violência, falta de amor ao próximo e uma forte perda de valores humanos.

    Pais de bem com a espiritualidade, filhos de bem com a vida
    de Adília Belotti. Não podemos contestar a formação de nosso melhor jogador de futebol do mundo KaKá, tirar a liberdade de expressão é como se não pudessemos mais comemorar um gol.

    LINK DO IG – LEIA E COMECE A REFLETIR:

    http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=05345

  257. A todos que rejeitam ao unico DEUS vivo, se convertam ou vocês irão para o inferno!!!
    Também concordo, pois todos não deveriam estar indo aos estadios ver uma simples partida de futebol, e sim essas manifestações de glorificar ao unico DEUS vivo, que deu seu Filho unigênito pra morrer em nosso lugar, e é dessa forma que agradecemos, o rejeitando, adorando mais as coisas do mundo do que Dono do mundo.
    Acordem em quanto a tempo e que DEUS abençoe a todos vocês em nome do Senhor JESUS!!!
    Amém!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  258. ISSO É PERSEGUIÇÃO CRISTÃ SIM, PORQUE O NOME DO SENHOR JESUS ESTAR SENDO ANUNCIADO PARA O MUNDO, ATRAVES DOS SERVOS DELE.
    QUEM SE INCOMODA É PORQUE TEM PARTE COM O MALIGNO.

    E CONHECERES A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ!
    JESUS É A VERDADE PARA O MUNO E PARA A FIFA.

  259. Futebol, um jogo para confrontamento amistoso de equipes vindas de diferentes tradições, ideologias e religiões. Lá nas suas origens era jogado com a cabeça de inimigos. Hoje tem sido um fator de congraçamento até entre nações inimigas, graças a esses princípios de se deixar de lado a política, a religião e outras áreas de possível atrito cultural ou social. Por isso, é sensata a resolução da FIFA, coerente com seus princípios, tentando manter o esporte descontaminado de possíveis fatores de atrito. Os estádios devem ser casas de neutralidade; só as manifestações de torcida pelo esporte em si é que devem ter lugar.
    Quanto a se manifestar sobre crenças, ideologias, etc. tudo tem o seu lugar mais apropriado (que, em princípio, deve ser convencionado para isso, ou seja, aonde as pessoas esperem por isso; em caso contrário poderá haver conflito).
    As bandeiras são símbolos de seus países, já estabelecidos e aceitos como tal; não devem ser tomados como provocação.
    Na busca religiosa, por qualquer caminho que se inicie, se estivermos buscando mesmo, vamos começar a encontrar os irmãos vindos de outras bandas seguindo, também, na procura pelo Divino. E, uma coisa interessante, notaremos que todos devem estar com melhor capacidade de AMAR (que é um dos atributos Dele).
    Mas, descendo ao nosso mundo não tão perfeito, precisamos ter cuidado para não ferirmos ou provocar desavenças. Somos humanos tentando acertar nossa caminhada.

  260. Lamentável a decisão da Fifa. Interessante que ninguém fala a respeito dos jogadores que fazem gestos obscenos no campo de futebol, ninguém fala em puni-los. Quando alguém fala em Deus todos começam a criticar.

  261. mas, para que não haja maior divulgação entre o povo, ameacemo-los para não mais falarem neste nome a quem quer que seja.
    Atos 4:18 Chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem em o nome de Jesus.
    Atos 4:19 Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus;
    Atos 4:20 pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.
    . Cristo é o Nome sobre todo o nome

  262. Pela quantidade de comentários podemos constatar como é polemico o assunto. Mas gente estamos voltado as cruzadas. Quantas manifestações de odio e indiguinação. Quem são os Europeus pra ficarem indiguinados. Impuseram sua religião a força na América e por onde andaram no mundo e agora acham ruim, foi o que eles plantaram e propagram. Em relação a seleção certamente existem ali jogadores de varias religiões e até que não tem religião nenhuma. Foi um agradecimento a um Ser superior e não ao Deus catolico,evangelico, muçulmano, Alias quem faz estas divisões somos nós. Temos muito que crescer como seres humanos, na tolerância, respeito, e amor. Chega de ódio.

  263. A fifa está correta.Esses líderes religiosos estão manipulando tudo.Aí já está evangélicos Feridos em Nome de Deus, nos seus depoimentos no livro da Jornalista Marilia de Camargo César.Evangélica convicta denunciando os abusos espirituais que os fiéis estão sofrendo.Jogo é Jogo.Religião é Religião.É separado.Deus não se mete em jogo.Chega de hipocrisia e envolver Deus em jogo.Deixem de fanatismo religioso,proselitismo.Deixem Deus em paz!

  264. Bom , pra começo de conversa toda vez que uma pessoa comete algum desvio de conduta,e é evangélica, logo destacam que fulando de tal “evangélico” cometeu isso ou aquilo.
    Porque, então, quando uma pessoa evangélica que tem uma ótima conduta eles não noticiam” fulando de tal ” evangélico” fez isso ou aquilo.
    Já começa ai a grande discriminação religiosa.
    Esses organizadores da FIFA deveriam se preocupar com a grande roubalheira que acontece no meio do futebol.
    Deveriam se preocupar em diminuir a violência nos estádios,se preocupar em mudar alguns grandes cartolas que só pensam em si mesmos.
    Ficam se preocupando com jogadores que ftiveram uma ótima atuação em campo, que demonstram uma boa conduta e com certeza procuram levam para o campo o melhor de si.
    Pode ter certeza que esse tipo de atitudes são de uma minoria de pessoas que só pensam em lucrar para os seus bolsos.

    DEIXO MINHA INDIGNAÇÃO.

  265. Realmete isso não é persseguição religiosa, é apenas opressão à religião. Que triste este mundo está se tornando, quando um grupo de pessoas se sente ofendido pela manifestação de amor a Deus. Depois reclamam que nossa sociedade afunda em desespero e criminalidade.

  266. A fifa está correta.Agiu bem.Não gosto de nomes sagrados envolvidos em jogo.De qualquer religião.Acho falta de respeito.Jogo não pode se misturar com religiões, é desrespeito acho.

  267. Tem tanta coisa pra FIFA se preocupar, fica aborrecida porque os profissionais da bola externam sua gratidão a Deus pelo gol, pela vitoria esquecendo da liberdade de expressão religiosa. As palavras de baixo calão e os atos obcenos isso sim denigrem a imagem do futebol, desmoraliza . . . A FIFA deveria se preocupar com o racismo, a violencia e com a qualidade das arbitragens, cujos juizes “cheios de autoridade” fazem cair por terra todo o trabalho de um clube e esforços dos atletas, com arbitragens desatrosas.

  268. Os dinamarqueses foram o que mais reclamaram, será que eles não vêem as matanças de centenas de golfinhos.EMBORA JULGUEM INCRÍVEL, A CADA ANO, ESSE MASSACRE BRUTAL E SANGUINÁRIO SE REPRODUZ NAS ILHAS FAROÉ, QUE PERTENCEM À DINAMARCA, UM PAÍS DITO “CIVILIZADO”, MEMBRO DA UNIÃO EUROPÉIA.
    MUITO POUCA GENTE TEM O CONHECIMENTO DESTA DEMONSTRAÇÃO TERRÍVEL E DEPLORÁVEL DE INSENSIBILIDADE QUE SE REPETE A CADA ANO.
    ESSE MASSACRE SANGUINÁRIO É FRUTO DE HOMENS JOVENS QUE PARTICIPAM DESTE EVENTO MACABRO APENAS PARA DEMONSTRAR QUE ALCANÇARAM A IDADE ADULTA.
    É ABSOLUTAMENTE INCRÍVEL QUE NADA ESTEJA SENDO FEITO PARA QUE ESSA BARBARIDADE SEJA IMPEDIDA, UMA BARBÁRIE CONTRA O “CALDEIRON”, UM GOLFINHO SUPER INTELIGENTE, QUE TEM A PARTICULARIDADE DE SE APROXIMAR DAS PESSOAS POR CURIOSIDADE. Será que esse povo merece ser respeitado e aceitar suas opiniões.

    DEUS SEJA LOUVADO PARA TODO SEMPRE E ÁMÉM!!!

  269. A atirtude da Fifa é extremamente louvável, visto estarmos enfrentando um movimento silencioso que se apoia em um Deus “ajustável”, conforme aos interesses de cada um. A indústria de manipulação das consciências é tão perigosa quanto a bélica, muito embora os estragos da segunda sejam mais evidentes. Há que se temer o encurralamento das massas, que não contempla a livre expressão, mas impõe um comportamento totalitário que anula por completo a ação individual.

  270. O que incomoda mesmo é saber que o Kaká, o MELHOR JOGADOR DO MUNDO , É EVANGÉLICO.

    (Ninguém viu os sul-africanos comemorando com gestos muçulmanos???)

  271. Eu quero é prova que isto vai dar certo.Eu duvido que eles consigam proibir uma forma de expressão, que sai do fundo do coração, e que na maioria das vezes a expressão, é uma coisa abitual e normal no cotidiano do atleta.
    Por exemplo eu quero ver na copa da Afríca, eles proibirem os jogadores do continente africano de dançarem após um gol, sabendo eles que este ato é uma saudação aos deuses africanos.
    Também, eu quero ver eles proibiremos baianos de fazerem uns despaxos antes do clássico BAHIA x VITÓRIA no barradão.
    Também, eu quero ver eles proibiremos os jogadores, após marcarem um gol de fazerem o sinal da cruz.
    EU QUERO É PROVA

  272. ACHO ISSO TUDO UMA GRANDE BESTEIRA, A FIFA PRECISA SE PREOCUPAR EM ACABAR COM AS DROGAS, A BEBIDA, O CIGARRO, OS PALAVROES, AS ARMAS QUE ENTRAM E ESTAM NOS ESTÁDIOS DO MUNDO TODO. AGORA SE PREOCUPAR COM MENSAGENS DE PAZ E DE DEUS SÓ POR QUE NÃO DA DINHEIRO A FIFA, NÃO TRAZ LUCRO PRA ENTIDADE ISSO CHEGA A SER RIDÍCULO. CONVENHAMOS VAMOS TORNAR O ESPORTE MAIS SÉRIO E MENOS INFANTIL. DEUS É UNIVERSAL NÃO É PROPRIEDADE DE NENHUMA RELIGIÃO.

  273. Sugiro que reflitam:
    E se ao invés de um culto evangélico, os jogadores se reunissem para cantar os orixás, ou colocassem uma galinha preta no centro, ou ainda que ficassem com a bunda para o lado contrário à Meca… será que alguns ainda manteriam a mesma opinião quanto ao “respeito à liberdade de expressão religiosa”?

  274. A liberdade de credo, creio, não está sendo tolhida, pois cada pessoa segue a religião que mais lhe agrade e isso não é problema que diz respeito aos outros, desde que não incomode. No entanto, isso, por se tratar de algo extremamente pessoal, deveria ficar mais restrito a ambientes apropriados como templos etc. Mas não é fácil conter a proloferação das religiões cristãs, principalmente nos países com altos índices de analfabetismo (Brasil) e de desinformação (idem). Isso é de fácil comprovação, haja vista a quantidade de rádios ou canais de televisão transmitindo cultos, missas e outros eventos relacionados à religião. Será que isso tem alguma coisa a ver com Deus??? Fé é diferente de religião.
    “A fé está para a águia, assim como a religião está para a galinha.” Leonardo Boff

  275. Primeiramente, quero dizer que esse Kaká é um ridículo e estúpido, que segue uma religião cujos fundadores foram presos nos EUA e quando pisarem aqui no Brasil, terão que se entender com a Polícia Federal, pois são acusados de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, formação de quadrilha, estelionato e outras coisitas mais. E além do mais, um jogador de futebol, ganhar milhões de dólares por mês, pra ficar correndo atrás de uma bola é uma idiotisse total.
    E para aqueles que adoram ficar citando a Bíblia a toda hora, deveriam saber que este mesmo livro, condena veemente a idolatria. E o que mais se vê hoje em dia neste esporte é a idolatria a esses malas do caramba, que ficam orando lá no meio do campo, com os bolsos lotados de dólares, enquanto milhões de pessoas passam fome pelo mundo afora.
    Eu queria ver algum deles com uma camisa estampada após o jogo: “Eu doei todo o meu salário mensal para instituições de caridade”
    Alguém já viu por acaso?

  276. Fifa adverte Brasil? E daí maluco. A Fifa não tem coragem de fazer nada contra o Brasil a menos de um ano da copa.
    Eles não são nada, nós somos tudo, e embora os dementes de plantão queiram nos prejudicar e nos desmotivar com palavras negativas (aqui), juros ridículos (+ um recorde p o Brasil), corrupção, e crimes, cada dia mais o mundo precisará de nós, e nós menos deles. Infelizmente meios de comunicação covardes estão mais do lado deles do que do nosso, são apenas mais uns vendidos e sujos, entre tantos.
    Manchetes de primeira página são armadilhas de intenções e palavras para capturar o leitor em uma teia de ídéias tendenciosas e maliciosas. E tem gente que caí. Cuidado.

  277. QUEM É A FIFA? QUEM COMENDA A FIFA?
    TODOS TEM DIREITO DE EXPRESSAR A SUA FÉ.
    A PALAVRA PROIBIR É MUITO FORTE, NÃO SE DEVE FAZER ISSO.
    TODOS TEMOS DIREITO AO CULTO, A ADORAÇÃO AO ÚNICO DEUS VERDADEIRO.
    DEVERIA PROIBIR O ROUBO NA FIFA, NA CBF,ETC…
    O QUE ESTES HOMENS ROUBAM, ISTO SIM TEM QUE SER PROIBIDO.
    PROIBIR A VENDA DE INGRESSO CARO, BRIGA DE TORCEDORES, ESTA MATANÇA EM NOME DO FUTEBOL.
    TEM TANTA COISA PARA PROIBIR, QUEREM PROIBIR A MANIFESTAÇÃO DA SUA FÉ.

  278. EU DESCORDO PLENAMENTE COM A FIFA ELA TEM MAIS COM QUE SE PREOCUPAR E DEIXAR OS JOGADORES SE EXPRESSAREM E AGRADECEREM A QUEM DE GRADO MERECE TODA HONRA E GLÓRIA QUE É O SENHOR NOSSO DEUS,INDISCÚTIVEL.

  279. Há algo muito engraçado e incompreensível no ser humano. Ele acredita e fala para todos que é filho de DEUS, tudo que recebe de bom poucas vezes agradece a DEUS, porém, o que mais me intriga é que quando as coisas saem errado, não dão certo como desejam, aí sim, lembram-se de culpar a DEUS pelo mal que-lhes cai sobre a cabeça. Agora quando recebe-se uma graça e este alguém agradece a quem é de direito agradecer a maioria contesta. Saibam que o Senhor não obriga ninguém a seguí-lo, “Aquele que quer vir após mim, negue a si mesmo, pegue sua cruz e siga-me”, por este versículo nota-se que Jesus deixou para voces o livre arbítrio, agora uma coisa é certa, “ide por todo mundo e pregai o evangélio a toda criatura, aquele que crer e for batizado será salvo” mas niguém é obrigado a crer. Então deixem de picuinha para com quem crê e vão cuidar de suas vidas que deve estar péssima sem DEUS, porque disse Jesus “Sem Mim nada podeis fazer. Pois que cada um manifeste a sua crença desde que não falem mal do seu irmão, quem se o deus de reclama estava viajando ou dormindo ou quem sabe até mesmo com os ouvidos tampados e não conseguiu ouvir as preces de seus devotos, como o DEUS do Lúcio, Kaká e cia ltda que os ouvem a todo momento, porque este DEUS, Ele não dorme, não viaja e nem está com ouvidos tampados para que não possa ouvir os seus filhos que O adoram de todo o coração sem menor vergonha de proclamar suas Boas Novas, porque, este DEUS é vivo e Unipotente.
    Pensem bem nisso!!

  280. Com certeza, futebol é futebol e religião é religião. Ainda bem que DEUS é DEUS e dono de todas as coisas. E mesmo assim Ele não agrada, agradou ou agradará a algumas pessoas; mas fazer o quê? Por isso, creio que o mesmo direito que uma pessoa tem de se alegrar com as “coisas ditas normais deste mundo”, outras pessoas têm de se alegrar com DEUS. E outra coisa, não é uma entidade ou nação que vai proibir o homem de louvar a DEUS, mas sim, a falta de vontade do homem de louvar a DEUS. Infelizmente a consequência disto esta aí diante dos nossos olhos todos os dias.

  281. A palavra de Deus diz:” Assim quer vocês comam, bebam ou FAÇAM QUALQUER OUTRA COISA,façam tudo PARA GLÓRIA DE DEUS.”
    1 Coríntios 10:31
    Só pode ter esse ato de adoração quem sabe que depende de DEUS para tudo ,porque é para ele e por ele que estamos aqui.

  282. Otimo! Vamos pedir ao governo que tire do ar os
    programas catolicos nas emissoras publicas, ja
    que o estado brasileiro é laico, nao tem religiao
    oficial, e , portanto, nao pode financiar propaganda
    de nenhum credo! Acho estranho a Rede Globo
    sendo uma concessao publica nao permitir
    programas evangelicos na sua grade!
    Sou evangelico, e nao vi nada
    de errado com jogadores expressando sua
    crenca religiosa. Acho que ofendeu mesmo
    so aos catolicos, pq será, ne ?

  283. Sou contra o fanatismo religioso. É muito mais proveitoso entrar em sintonia com Deus no silencio do quarto escuro a noite do que contrário.
    Não podemos misturar futebol com religião e alem do mais é um lugar público onde exitem pessoas de diversos credos.
    Vamos respeitar isso. Sem fanatismo.

  284. Concordo com o mentário do Joaquim quando ele diz que:

    ” tudo isso comprova a veracidade da Palavra de Deus que se cumpre cabalmente sobre a terra, esses mesmo que são contrários e concordam, um dia precisarão ser a favor, mas já será tarde demais.”

    O armagedom está as portas……quem tem ouvido ouça o que o Espírito Santo de Deus diz à igreja…..

  285. É BOM QUE O NOME DO SENHOR JESUS CRISTO SEJA EXALTADO EM QUALQUER LUGAR.POIS A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE FELIZ É A NAÇÃO CUJO DEUS É O SENHOR. E A ELE SOMENTE A ELE A HONRA E A GLÓRIA PARA SEMPRE.

  286. Na biblia sagrada diz: em tudo dai graças. Não tem nada de mais um jogador comerar um gol ou uma vitoria agradeçendo á Deus
    Agradecer á Deus não pode , mas violencia dentro e fora do campo é permitido…

  287. De tudo o que se tem ouvido,o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
    Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, que seja bom, quer seja mau. ( Ecl. 12: 13-14).

  288. Mais uma idiotice da FIFA. Ora não bebo cerveja, entretanto os maiores patrocinadores do futebol são as cervejarias…não sou fã(nático) da Globo, todavia os direitos de transmissão é monopolizado…Não sou cliente do Banco Itaú, porém sou obrigado vê-lo como símbolo do futebol…enfim se é para ser justa, então a FIFA permitira que todas as TV’s transmitisse o jogo da seleção…questão de credo é o que menos importa. O zelo é pela segurança, é combater o racismo explícito nos campos europeus, combater a violência dentro e fora de campo et al…ah, se a propaganda fosse: eu amo maria; sou capitalista; viva israel; bebo cerveja sempre; amo a fifa. compre o euro; salve o G8….a história seria outra, bem diferente.

  289. Parabéns a FIFA!!!

    Seus incompetentes, ao invés de ficarem se preocupando com o modo como os profissionais expressam a alegria das conquistas. Por que não vão se preocupar com o que está por tras das milionarias contratações dos clubes ingleses, espanhois. Ao inves de procurarem o politicamente correto, por que não procuram limitar a idade para que os jogadores deixem seus paises para jogar na Europa, assim o nivel do futebol mundial estaria melhor.
    E a pessoa que disser que religião é religião, politica é politica e futebol é futebol não sabe o que está dizendo, pois já viu um ser humano que não pratique esporte, que não tenha fé e que nunca tenha feito politica na vida?

  290. Acho isso um enorme preconceito, porque os jogadores podem usar camisetas com tantos dizeres sobre outros assuntos, como drogas etc. porque não podem manifestarem sua fé??? Sendo que isso sim é que traz mensagem de esperança as pessoas. Espero que a população se manifeste a este respeito.CONTRA

  291. Quanta bobagem!!!!
    Nós brasileiros somos “macaquitos” mesmo, aprovamos tudo que os americanos e europeus dizem, primeiro ponto, não sou evangélico ou católico, a manifestação no final do jogo foi de um grupo de jogadores agradecendo a DEUS , não foi uma “manifestação”, ou não se pode agradecer ?, e não era exclusiva de evangélicos, pois existem jogadores de todos os credos, foi uma reunião ecumenica, como seria bom se aqui fora
    fosse assim também,quanto as frazes nas camisetas, não é so
    em nome de jesus, tem com nome de namorada, de filhos etc, porque esses macaquitos metidos a intelectuais não criticam também ?, quanto a reclamação da Dinamarca, vamos lá esse país tem um dos maiores niveis de desenvolvimento,mas
    pasmem tem também o maior indice de suicidios,porque será ? quanto a Inglaterra voces talvez não saibam, o atual presidente da fifa Josef Blatter é ingles, qual seria o interesse de levar a copa
    para a Africa ?, se o nosso país não tem condiçõs a Africa do Sul teria, alguns “Intelectuais” que escrevem talves digam que a Africa
    do Sul é um país rico, mentira e´ de um miseria extrema (do povo claro) o transito nem se fala é semelhane a India, então qual o interesse? politico, votos para se reeleger, quanto as manifestações de alguns jogadores notadamente evangélicos a esse tal de “JESUS”, ele mesmo disse a Pedro que seria negado ,não reclamamos das garotas no Camp. Paulista que ficam pulando atras dos gols com pouquissima roupa, as “autoridades” ou Herodes de hoje não condenam, pelo contrário aprovam toda sorte de comerciais, tipo sou brahmeiro,fumo tal cigarro e sou bem sucedido e por aí vai, e nossos “macaquitos” concordam, enfim para terminar quero dizer mais uma vez que não sou filiado a nenhuma igreja, mas sou CRISTÃO . digo isso oculto em meu aposento como também
    tenho coragem de dizer em público, por isso vou aos “intelectuais” , agradeço a DEUS a todo momento por estar aqui, só estou pela vontade dele., e não me encham mais, tenho dito.

  292. …hoje em dia tudo ofende, menos orgias….se os jogadores fizessem orgias, seria apenas “engraçado” ou irreverente……

  293. NÃO TIVE A OPORTUNIDADE QUE AQUELES JOGADORES TIVERAM, MAS NÃO POSSO PERDER A CHANCE QUE TENHO AGORA PARA GRITAR:
    “JESUS CRISTO É O REIS DOS REIS E O SENHOR DOS SENHORES. A ELE (JESUS) TODA HONRA, TODA GLÓRIA, TODO LOUVOR E TODA ADORAÇÃO AGORA E PARA SEMPRE. AMÉM! (I TIMÓTEO 1:17).”

  294. sinto muito,mas ninguém gosta de ouvir a palavra de DEUS, e se incomoda , com pessoas que reconhecem que se DEUS não estiver na vida do homem,não chegará a lugar algum, NÃO FALA AQUI DOS JOGADORES DO EGITO, ao fazer seu gol comemoraram Ajoelhados em reverencia seu deus, queira ou não,um DIA todos se colocaram de joelhos perante ao Senhor.
    ESTÃO INCOMODADOS SÓ PQ ELES ORARAM O PAI NOSSO,IMAGINE SE ELES PREGASSEM A PALAVRA DE DEUS,
    RAÇA DE VÍBORAS QUEM VOS ENSINOU A FUGIR DA IRA DE DEUS,

    PQ A FIFA NÃO PUNIU O JUIZ QUE NÃO DEU O GOL DO BRASIL, FEITO POR KAKA, ,
    fazer o que tem que ser feito não faz…
    vive sobre influencia dos outros…

  295. Entendo a proibição de expressões religiosas como time, ou como confederação, mas não podemos aceitar proibições individuais, cada pessoa deve ser livre para expressar sua fé da forma que deseja, seja com uma camiseta, seja com um gesto antes de entrar em campo, seja através de orações. Ningém falou da comemoração dos jogadores do Egito que se prostraram em direção à Meca quando faziam gols. Liberdade de expressão é sim você poder usar uma camisa ou fazer uma oração independente de onde estejam. Acredito sim, que tanto Lúcio quanto Kaká pagarão, se multa forem cobradas, mas não deixarão de fazer o que querem, de expressar seu agradecimento por uma conquista, pois atribuem ao seu Deus, tal conquisa.

  296. Prezado Carlos Roberto Martins de Souza
    O versículo que vc mencionou: “…Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavras, quer por epístola…” – não é I Tessalonicenses 2:2. e sim II Tessalonicenses 2:2.
    Este versículo confirma tudo que está acontecendo. O homem esqueceu de Deus e este versículo fala da vinda de Jesus. Qualquer manifestação sobre Jesus, gostando ou não, concordando ou não, querendo ou não, proibindo ou não, é válida. Aquela manifestação não é religiosa e sim um agradecimento ao Senhor Jesus pelas bençãos, tanto nossa, que ganhamos a copa, quanto aos nossos adversários, pois todos são filhos de Deus.
    Outra coisa Prezado Carlos Roberto Martins de Souza, não temos milhares de religiões, como eu posso explicar: A preparação de vários pratos contém os mesmos ingredientes, cada cozinheiro prepara de modo diferente, mas os ingredientes não mudam.
    O Brasil é um país de maioria cristã, portanto quem é crstão, seja ele católico ou evangélico, gostou da manifestação, mas quem não é crstão ou acredita em outra coisa, com certeza, como o chamuscado, não gostou.

  297. A CASA DO PAI TEM MUITAS MORADAS ou para quem não entendeu, Deus está em muitos lugares e em muitas religiões.
    por este motivo discussões religiosas são uma coisa estúpida feita por humanos estúpidos e ignorantes, não por nenhum dos mestres. Além da confusão dos “bem intencionados” temos os mal intencionados, os porcos para quem as boas palavras não devem ser disperdiçadas, pois só provocarão ofensas e imundicias. Ou seja, não discuta por religião, respeite a boa fé, a má fé mande de volta ao lugar de onde veio.

  298. Primeiramente, concordo com o leitor Cesar. E mais, onde fica a liberdade de expressão, a democracia . !

  299. Eu conheço o Lucio e ele é um Cristão verdadeiro, nascido de Deus em sua conversão ao Senhorio de Jesus Cristo e tanto ele quanto Kaka não querem fazer propaganda de Religião e sim estão preocupados com a vida do próximo, eles querem mostrar a Salvação em Jesus, a propria PALAVRA DE DEUS que é a Biblia diz: IMPORTA QUE O EVANGELHO SEJA PREGADO SEJA OPORTUNO OU NÃO e Jesus tambem ordenou IDE POR TODO MUNDO E PREGAI O EVANGELHO

  300. COMO SERVO DE DEUS AFIRMO, PREPAREM-SE PARA O QUE DEUS FARÁ NA COPA DE 2010. ACREDITO QUE A MÃO DE DEUS SE LEVANTARÁ CONTRA SEUS INIMIGOS E NO FINAL DA COPA O SEU NOME SERÁ GLORIFICADO. PORQUE QUERENDO OU NÃO QUERENDO OS CRÍTICOS, O NOME DE CRISTO SERÁ MANIFESTADO EM TODO O MUNDO, SE OS MELHORES JOGADORES DO MUNDO QUE SÃO OS ATLETAS DE CRISTO NÃO VESTIREM A CAMISA PARA DIVULGAREM O SEU NOME, DEUS DESCERÁ PESSOALMENTE E MOSTRARÁ PARA OS DINAMARQUESES E PARA O MUNDO QUE OS DEUSES DO FUTEBOL TERÃO QUE SE CURVAREM DIANTE DELE, PORQUE O NOSSO DEUS É DEUS EM QUALQUER LUGAR E ELE NÃO ESTAR PRA SE MISTURAR COM NINGUÉM (FÉ X FUTEBOL), ELE APENAS QUER ABENÇOAR, SE CASO A FIFA NÃO QUISER A BENÇÃO DE DEUS SOBRE A COPA, PREPAREM-SE PARA O QUE VAI ACONTECER. JESUS VOLTARÁ.

  301. Como falar de JESUS tem incomodado as pessoas atualmente! “O interessante é ver cenas de vandalismo entre as torcidas,jogadores que agridem os colegas…” O reino de DEUS é tomado por esforço,a porta é estreita,são poucos que passaram por ela.Mas quando DEUS quer agir quem é que vai impedir?
    Fifa,Cbf,jornalistas,NÃOOOOOO!Ninguém pode impedir o mover de DEUS!

  302. Eu acho q eles podem sim fazer o TEATRO da igreja deles sim, só que, o que tem mesmo que ser feito é comemorar junto com os fans do futebol, junto com quem pula na arquibancada ou no sofa de casa, comemorar o gol com quem comemora junto. Esses fans tem que ser lembrados, é pra eles que o gol é feito.
    Escrever o nome da esposa, do bairro, nome de jesus, nome sei la do que mais, isso é babaquice e falta de visão do mundo, atletas bitolados.
    Só um aviso:
    DEUS É UNIVERSAL. Se colocarem a camisa canarinho na frente de DEUS, o Brasil so vai tomar pau nos gramados, eles vao se FUDER, idólatras disfarcados de evangélicos.

  303. Pura restrição à liberdade de expressão e à liberdade religiosa.
    Está claro que a FIFA vende a Copa do Mundo aos patrocinadores e que o futebol é mero coadjuvante das cifras astronômicas pagas pela exposição das marcas em escala mundial.
    Os patrocinadores não estão interessados em ver suas marcas associadas a manifestações religiosas, portanto a FIFA quer coibir esse tipo de atitude. “Eu digo que o craque joga bem porque usa meu produto e ele diz que é dádiva divina. Tenho que impedir isso imediatamente!”
    Os jogadores são muito bem pagos ao venderem seus “direitos de imagem” e, a partir daí, tem que se submeter ao domínio daqueles que os pagam.
    Reflexão número um: Se os jogadores quiserem se expressar, devem pagar pela exposição mundial que eles próprios dão ao evento. Esse é o pensamento da FIFA.
    Reflexão número dois: O que deve nos assustar não é o interesse financeiro acima do esportivo (isso já está claro há muito tempo…), mas a transformação do atleta em um mero veículo de exposição de produtos dos quais muitos jogadores nem sequer fazem uso. Ao se restringir a expressão religiosa, procura-se “matar” a “alma” do ser humano que existe por trás de um jogador de futebol. Isso é perigoso…
    Reflexão número três: Qual será o próximo passo? Impedir que eles se pronunciem sobre religião em entrevistas? Impedir que atletas devotos sejam convocados? Tirar a Cruz de fundo do emblema da CBF?
    Creio que, apesar da advertência, os jogadores não vão deixar de expressar sua fé. Isso é bom.
    Felizmente, uma punição esportiva a esse tipo de atitude está completamente fora de cogitação, pois os resultados seriam desastrosos. Infelizmente, os árbitros podem evitar que tal punição seja necessária, impedindo que as seleções mais fervorosas vençam qualquer tipo de competição, especialmente a Copa do Mundo…

  304. Essa atitude da Fifa é incorreta. As pessaos são livres pra esxpressarem o que elas quizerem, contudo não haja violência.
    O fim dos tempos está chegando mesmo, quem adora a Deus será criticado. Acordem gente Jesus está voltando, e quem não crer nele será condenado.

  305. Queridos leitores atentem ao fato que todos estao discutindo e opinando a respeito de religiao, inclusive a propria FIFA , porem percebam que em primeiro lugar eles nao estao fazendo propaganda de religiao pois nao citam nenhuma em seus dizeres.
    Segundo lugar apenas descrevem sobre JESUS, e para quem nao sabe ou NAO LEMBRA , JESUS e a comemoracao principal do ano: O NATAL ( Seu Nascimento ), alias que todos comemoram , inclusive os que teceram comentarios contrarios ( provavelmente a maioria destes passam pela comemoracao apenas como um feriado – VERGONHOSO !!! nao entenderam ate hoje o que JESUS veio fazer).
    Terceiro e mais importante , JESUS nao veio pregar a bandeira de uma religiao ( nao ha necessidade de polemizar sobre algo que nao existe ), ele veio pregar e consumar a possibilidade de reconciliacao do homem com DEUS , onde a humanidade continua cega, alias e como comentado sobre o texto de Mateus , o contexto fala de Lideres de sinagogas que gostavam de aparecer com o intuito que todos pensassem que eles eram muito espirituais, atitude completamente diferente dos jogadores , que apenas externaram que no momento mais dificil sempre se apegam a JESUS que e fiel dando a ELE o reconhecimento. Voltando ao texto de Mateus, no capitulo 28: 18 a 20 (18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
    19 Portanto ide, FAZEI DISCIPULOS DE TODAS AS NACOES, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
    20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.) JESUS deixa orientacoes de como deve ser sua alianca pratica ( mostrando que nao possuem religiao, pois a maioria que escolhe uma religiao sempre diz que nao e praticante ou cumpre os ritos com desgosto, somente como alivio de consciencia ), sendo assim, intendam que este breve comentario vem somente exclarecer que nao ha propanga, que a FIFA tem mais o que fazer ( como criar mecanismos que ajudem ao desporto – gol anulado do KAKA, alem de cuidar da Copa 2010 que esta com cronograma atrasado , e principal , que voces assim como o mundo todo entendam que eles estao tentando dividir com voves o que de melhor aconteceu nas suas vidas: JESUS CRISTO.

    Forte abraco em todos

  306. Honrar a Deus nunca é demais!!!!!!!
    Nenhum deles proferiu palavra alguma nos gramados desrespeitando ninguém.
    O mundo está nesse caos total pela falta de intimidade dos homens com Deus (não falo de religião) e a cada dia essa distância aumenta por decisões como esta da FIFA.
    Quando deixamos Deus de lado, só nós perdemos.
    MY LIFE BELONGS TO JESUS!!!!!!!
    MY LIFE BELONGS TO JESUS!!!!!!!
    MY LIFE BELONGS TO JESUS!!!!!!!

  307. Quanto a Jesus Ele não é religião – Ele é o único caminho, a verdade e a vida e ninguem vai ao Deus Único a não ser através d`Ele – E no grande dia final todo o joelho se dobrara e toda língua confeçara que Jesus Cristo é o Senhor!!! Quanto ao tema deste… Quem é a fifafa? A velha ratasana do futebol.
    Com corda ou sem corda; quer queiram ou não, Jesus é o Único
    Senhor!!! E que venha a perceguição!!!!!

  308. Parabéns, FIFA!
    Finalmente uma decisão acertada!

    Os mesmos que defendem as “propagandas”, provavelmente seriam os mesmos a atacar caso fosse uma comemoração com camdomblé. Imaginem ainda se fosse uma galera espírita, muçulmana, taoísta ou umbandista?
    É como se apenas o deus javé fosse o merecedor dos agradecimentos, como se ele fosse o verdadeiro, e os outros deuses fossem inferiores e falsos, “perdedores”. Pelo menos é isso o que é passado para as pessoas de diferentes religiões.

    O jogo foi ganho por aqueles que mais serviram ao seu deus ou por aqueles que mais se empenharam dentro de campo?

    FUTEBOL NÃO É PALCO PARA RELIGIÃO!!!

    Acontecimentos de nível mundial, como uma Copa do Mundo ou afins, devem expressar a maior neutralidade possível, seja ela política ou religiosa!!

    Mais uma vez, parabenizo a FIFA pela decisão!

  309. Se tivessem colocado alguma expressão de baixo calão seriam todos aprovados, mas, porque colocaram a expressão: “Eu confirmo Jesus”, é ssa represalia toda. O importante que essa voz ninguém pode calar. Daqui para o fim dos tempos todos teram que ouvir essa verdade: “Jesus te ama”.

  310. Não esqueçam que os discípulos de Jesus também sofreram perseguições severas de todos os lados por anunciarem o evangelho a cerca de 2000 anos. Porque seria diferente agora? Jesus mesmo falou que muitos seriam perseguidos por anunciarem o nome Dele, mas o mesmo Jesus também disse: Bem aventurados sois vós quando fordes perseguidos por amor do meu nome.
    As autoridades da época também queriam que os discípulos se calassem e sobre isso Jesus disse: “…se eles se calarem as próprias pedras clamarão…”

  311. Li dezenas de comentários aqui escritos, alguns condenando até com citações bíblica, e outros defendendo com também citacões bíblicas.
    O fato é que condenam as manifestações de Lúcio e Kaká como evengélicos, mas no grupo haviam católicos talvez espiritas e quem sabe até de outras religiões, e todos agradeceram a Deus, como se tivessem recebido um presente.
    Alguém citou acima que quem ganhou o jogo foi a equipe e não Deus, de fato, foi a equipe!… mas não poderiam estar eles agradecendo pela benção que Deus lhes deu, tendo corpos de atletas, saúde de atletas e habilidades de grandes jogadores de futebol?
    Não vejo problemas, se um Muçulmano comemorar a vitória de sua seleção a Alá, muito menos que isso cause problemas. 11 de Setembro não é culta dos muçulmanos, eles próprios condenaram a atitude de algumas minorias terroristas.
    Agradecer a Deus é atitude de humanos religiosos, sejam eles Cristãos, católicos ou Budistas. Proibir manifestações é atitude de Ateu.
    Vivemos num país de grande maioria católica, e me pergunto se o banditismo ou as brigas entre torcidas organizadas nos estádios de futebol tem alguma coisa a ver com isso, …é claro que não! Manisfestações religiosas, desde que sejam pacíficas e pessoais são bem vindas.
    Será que algum dia vão proibir os jogadores de sambar na hora de receber as medalhas, porque o samba ofende os dançadores de tango ou os bailarinos. Isso é puro preconceito!!!!
    Nos concentremos nos 90 a 95 minutos de jogo, isso é futebol! o resto é comemoração.
    Grato

  312. Para Luciano e Cesar,

    Vocês falam em deus mas se esquecem que nem todas as religiões tem deus ou só um deus. Algumas comemorações certamente iriam incomodar vocês. Algumas religiões africanas ou indianas, com seus cultos característicos, não têm nenhum deus como centro. É por isso que tem que ser proibido. As religiões de um sempre causam raiva em outros. E geram conflitos.

  313. Além disso, quem perde se sente mal, como se deus tivesse virado as costas para ele. E se for de outra religião, fica a ideia de que foi por isso que perdeu, por que tem outra religião. Isso tudo tem sim que ser evitado.

  314. Se os jogadores comemorassem a vitória com bandeiras e camisetas de um fabricante de bebida alcoólica, talvez nenhum desses críticos espiritualmente frustrados estaria questionando.
    Se os vitoriosos fossem indígenas, que comemorassem com sua típica invocação dos “espíritos”, esses hipócritas de terno adotariam postura reverente, referindo-se à “expressão cultural” de um povo especial.
    Os católicos não entram nem saem de campo sem fazer o sinal da cruz, e nunca isso incomodou uma “autoridade” esportiva sequer.
    O centro do problema são os evangélicos! Alguém já referiu isso há 20 séculos: “Se o mundo odeia vocês, lembrem que ele me odiou primeiro. Se vocês fossem do mundo, o mundo os amaria por vocês serem dele. Mas eu os escolhi entre as pessoas do mundo, e vocês não são mais dele. Por isso o mundo odeia vocês.” (Jesus Cristo, em João 15.18,19).
    Lúcio, Kaká e demais irmãos amados, continuem a fazer o que agrada o Senhor Jesus. As pessoas que gostam de futebol também precisam conhecer o amor salvador do Senhor. Quem sabe se ele colocou vocês em destaque no futebol exatamente para isso?
    Quem gostar, sorte dele. Quem não gostar, azar dele. Deus ainda é o único Senhor.

  315. A sede da fifa é no mundo ocidental , ou seja , no mundo cristão
    a maioria do seus filiados ( filiados de peso), e seus dirigentes são do ocidente. Desde sua fundação em1904 todos os presidentes com exceção de João Havelange; brasileiro que moldou a fifa como é hoje: são da europa, istoé todos tem como base formação e cultura cristã.
    Ainda bem que fifa tem esta visão . quem discorda, fanaticos que foram contra esta posição não conhecem nada de história ou acham que o cristianismo éa unica religião do mundo.
    Relmente não enchergam um palmo na frente do naris. Viva a sensates da fifa . A proxima copa é na Africa ; viva os orixas.
    Pior cego é aquele que não quer ver.

  316. O mundo hoje em dia esta tão longe dos caminhos do Senhor que o simples fato de agradecer a Deus por uma conquista se tornou um ato escandaloso.Acho que se tivessem comemorado,levantando um copo de cerveja(que mata varias pessoas nas estradas brasileiras)a entidade não falaria nada desde que tivesse entrado uma grana ou (patrocinio).Pergunte pro KAKA por que ele e tão bem sucedido na sua carreira.Deus merece todo LOUVOR.

  317. Eu sou judeu. Nao me simto bem quando meus colegas rezam oracoes que nao coadunam com a minha religiao. Acho valido rezar, mas cada um na sua, do seu jeito.

  318. Corretíssima a ação da FIFA. Para os cristãos de plantão com todo o respeito. Sou ateu e será que vocês não reclamariam se eu fosse jogador e comemorasse um gol com uma camisa escrito “Jesus não existe” ??? Acho que não se deve misturar religião e futebol (Imagina os mulçumanos comemorarem exaltando sua fé?) – assustaria muita gente e com certeza os cristãos reclamariam, então nada mais correto que proibir qualquer tipo de manifestação religiosa.
    P.S.: para José Batista. Faça me o favor José, dizer que os jogadores estão fazendo os ateus voltarem para Deus, rsrs

  319. Não sou, … deixo claro, avesso nem revolucionário(a) em nada, mal posso com o que já existe, imagine com o que talvez nunca tenha ocorrido ou mesmo havido, porém, … vivo incólume e un6anime comigo mesmo(a) na seguinte reflexão. Todo(a) poderoso(a) que se prez(s)e, se respeite tem seu lar e não deve ser em qualquer lugar, portanto, religiosos, religiosas e religiões o ateu aqui diz: – viva sua ventura de crer em … seja lá o que … no reservado, não no ouvido de quem nem siquer se abstem de ter bom senso vinte e quatro horas por dia todos os dias que a semana tem … beijos nas fofurinhas lindas que já me amam.

  320. Estadio é lugar de jogar bola. Quer rezar,quer agradecer a Deus (seja qual for), vá a um templo e agradeça. As nossas crenças são importantes para nós, mas só para nós. Essas demonstrações publicas não tem nada a ver com fé e espiritualidade. Tem a ver com fanatismo e com hipocrisia. A FIFA talves tenha cumprido muito bem o seu papel ao espulsar os vendilhões do templo (do futebol) como um outro “Dirigente” fez a muito tempo.
    Copio aqui a bem lembrada citação biblica feita por Pedro Reis.
    “”Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé nas sinagogas e nos cantos das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no quarto mais secreto e, fechada a porta, reza em segredo a teu Pai, pois Ele, que vê o oculto, há-de recompensar-te. Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos. Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vós lho pedirdes.» (Mateus 4,5-8)””

  321. PEDRO REIS – A biblia diz para nao julgarmos, pois nos tbm seremos julgados, so’ que pelo grande JUIZ…..
    TORCEDORA: vc foi otima em seu comentario.
    Creio que temos a liberdade de expressao e que essa atitude da FIFA e’ mais uma armadilha de satanas para tentar tirar o brilho dos jogadores que servem ao Unico e Verdadeiro Senhor; JESUS CRISTO. A atitude da selecao brasileira apos o jogo foi apenas uma maneira de demonstrar ao mundo que eles amam e confiam no em Cristo.
    Jesus disse: “TODO JOELHO SE DOBRARA’ E TODA LINGUA CONFESSARA QUE JESUS CRISTO E’ O SENHOR”.

  322. Dá até desânimo escrever algo aqui quando leio comentários de gente que sequer sabe ler e interpretar um texto. A matéria diz “abacate” e o infeliz entende “abobrinha” e ainda vem dar pitaco. Ou está tão cego pelo radicalismo religioso que nem leva em conta o que está escrito e vem com o mesmo “mimimi” de sempre. Mimimi … liberdade de expressão … mimimi … somos o povo de Deus, os escolhidos … mimimi … somos perseguidos … mimimi … mimimi e mais mimimi. Falando especificamente deste episódio no futebol que foi um campeonato de NAÇÕES, seleções de PAÍSES, não cabe manifestação ou propaganda religiosa ostensiva em momento de destaque como a comemoração de um título. Cabe sim a comemoração do povo brasileiro, porque foi um título nacional e não desta ou daquela religião ou seita. Quem quiser agradecer, que agradeça intimamente, com discrição a quem ou ao que quer que acredite.
    Aos que quiserem expressar suas convicções religiosas em um evento esportivo, façam seus próprios campeonatos inter-religiões/seitas e preparem-se para a guerra entre os seus respectivos – e ao pé da letra – fanáticos torcedores. Aos que apregoam liberdade de manifestação de credo em eventos que nada tem a ver com religião, quero solicitar que faixas e camisas de OUTRAS religiões e seitas sejam exibidas nos altares, em seus cultos públicos, com direito aos tão propalados testemunhos de seus respectivos fiéis. Conveniente ? Não. Todos se sentirão `a vontade? Não. Mas, vale tudo em nome da liberdade de manifestação de credo. Que tal? Pimenta nos olhos dos outros … santa hipocrisia, Batman ! Futebol é show business, não confundam com religião. Futebol está em outra esfera, independente de raça, credo, opção sexual, política e outros bichos. É aí que está uma de suas virtudes, belezas e verdades.

  323. Vocês acham que o Brasil está vencendo porque tem um dream team? Acham que venceu dos EUA, que detonou todo mundo, por causa dos méritos dos jogadores? Ha, ha, ha… Eles simplesmente deram a honra da vitória a quem lhes concedeu a vitória e o Brasil deveria se alegrar por isto. Quem reclama de se dar louvor a Deus é filho do Diabo, que detesta Deus. Aliás, o histórico da Dinamarca mostra bem que,embora tenha fervorosos crentes em sua origem, são agora celeiro do sexo e da pornografia, com ruas onde mulheres são expostas em vitrines para serem escolhidas como carnes expostas nos açougues…. deve ser maravilhoso, um grande orgulho para este povo…

  324. Em tempo: na MESMA página do IG onde um jornalista critica a atitude dos jogadores de manifestarem sua religiosidade, outro jornalista escreve sob o tema ASTRAL: PAIS DE BEM COM A ESPIRITUALIDADE FILHOS DE BEM COM A VIDA. Afinal, para vocês espiritualidade faz bem ou faz mal? Podemos também parafrasear o artigo:Jogadores de bem com a espiritualidade, torcedores de bem com a vida.

  325. SEU TEXTO É DE UM CINISMO DESCONCERTANTE:

    “[…], quando, na verdade, o que está em discussão é a propaganda e o proselitismo religioso em espaços públicos frequentados por pessoas de diferentes credos[…]”.

    ESTÁ NA HORA DO MUNDO APRENDER O EXERCÍCIO DA TOLERÂNCIA..

    QUAL FOI O GRANDE CONSTRANGIMENTO QUE UMA ORAÇÃO FEITA NO MEIO DE CAMPO CAUSOU ??? QUEM FOI PREJUDICADO ??? QUEM PROTESTOU ??? A FEDERAÇÃO DA DINAMARCA ??? OS MUÇULMANOS ENTÃO NÃO PODERÃO AJOELHAR EM GRATIDÃO A ALAH NA HORA DE SEUS GOLS ???ATÉ NISSO O SENHOR E A FIFA DESEJAM MANDAR ???

    TÁ BOM ENTÃO…

    Considero perseguição religiosa sim..sua e da FIFA

    A Seleção Brasileira tem uma forte vinculação com manifestações religiosas e tem OS DOIS PÉS FINCADOS no AUTORITARISMO. Na Copa de 1994 houve comemoração neste sentido. Na copa de 2006 também. Por acaso o Senhor não se lembra ???

    Se eles estivessem sambando, rebolando, tudo bem … Orando (rezando) não pode ???

    É perseguição religiosa sua também sim senhor..

    Sua crítica a uma suposta propaganda ou proselitismo religioso se encaixa num pseudo laicismo que é sim, a meu ver e de muitos que irão opinar, uma ação contra a liberdade de expressão

    As pessoas que tem o DIREITO de manifestar sua FÉ, de forma pacífica, ordeira e não violenta…

  326. Proibição corretissima da FIFA. Esses evengelicos iriam reclamar se uma seleção africana fizesse macumba no campo, ou se os iranianos fizessem um culto para Alah. Iriam se sentir ofendidos. Pois bem, nada de evangelismo no futebol tambem, ja não basta nos seus comercios (templos)?

  327. Quando uma pessoa nua corre no meio de campo as cameras não filmam, em respeito as crianças. Quando um jogador fanatico desses levantar a camisa para mostrar seu marketing religioso, as cameras deveriam boicota-lo e mostrar outra coisa, ou fazer quando aparece uma marca qualquer, colocar uma tarja preta.

  328. Sou, plenamente, a favor da proibição desta propaganda EXIBICIONISTA E HIPÓCRITA. Sou católico e frequentador de missas, ministro da eucaristia. Se amamos Jesus, temos que ter atitude e não falação e exibição como se Jesus fosse um objeto. O nome do Senhor é Santo e quem quer ser cristão que o seja exercitando a CARIDADE o AMOR e a ESPERANÇA. Parabéns a FIFA, por proibir estas manifestações, pois temos irmãos MULÇUMANOS e JUDEUS, que tb acreditam num só Deus e devem ser respeitados, pois não estamos numa guerra Santa, estamos no tempo favorável ao testemunho fiel e silencioso. Os hipócritas louvam para todos vejam, estes, como está na Biblia, já receberam a sua recompensa, quando for orar entre para dentro do seu quarto e fale com o Pai que está no Céu. Outras religiões tb são afetadas por manifestações desta natureza, temos que buscar a PAZ e não pra ver quem é mais que o outro. AME E FAÇA SÓ ISSO. Deus nos abençoe.

  329. a diferença de tudo isse fato, e que para nos que servimos ao deus vivo , e a lei do senhor e perfeita. e que unico digno de horra e toda gloria e para ele , por isso que lucio tem essa seteza em seu coração. e quiz mostra para deus toda a sua gratidão porque essa foi respostas de oreção o qual ele estava ,glorificando para mundo. que não outro deuz a que possamos honrar e toda gloria é para ele sempre ate nos confins do mundo. ele e quem e dono ouro e da prata sua gloria e para. ao meu senhor o nosso senhro lucio ,daremos sempre gloria ate volta gloriosa. do nosso amada filho jesus que um dia a de voltar para buscar sua igreja fiel e todos nos seremos arrebatados para morada na eterna, que são as mansões celestiais com onda la nao existira nem planto en dor comcristo jesus. hoje para é um dia especial e mais um ano de vida na preseça do sr, jesus ao acorda eu disse. senhor eu glorifico por mais um ano de vida na tua preseça nao foi eu que te escolhi mais o senhor que me escolheu .e acredito que o senhor tem um proposito na vida de cada um . e a palavra que ele falou para mim foi isais 55 cap. 11 assim será a palavra que sais da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o me apraz e prosperá naquilo para que a enviei. amem fique com deus. que ele continui te abemçoando.

  330. era só o que faltava. daqui a pouco teremos que pagar dízimo para assistir a seleção. lamentável misturar esporte com fé.

  331. Deus não está do lado do vencedor, mais sim dos dois lados. É uma falta de fé orar a Deus por ter vencido um oponente.
    Desce m o caete no jogo, depois agradecem a Deus.

  332. QUEM É SUJO QUE SUJE-SE MAIS AINDA! A FIFA É SUJA, O FUTEBOL OU QUALQUER OUTRO JOGO É SUJO.PORTANDO NÃO AGRADA A DEUS, E SE NÃO AGRADA A DEUS NÃO SE DEVE MISTURAR MESMO.FUTEBOL OU QUALQUER OUTRO JOGO FAZEM PARTE DA JOGATINA DO diabo.DEIXEM AS COISAS DE DEUS FORA DISSO!!!

  333. Como já afirmou o sociológo Roberto Damatta no seu livro “Carnavais,Malandros e Heróis”, o brasileiro não sabe diferenciar e respeitar o espaço público do espaço Privado! Entendo que, apesar no Brasil existir multiplicidade étnica,cultural e religiosa, nem sempre os que detém hegemonia respeitam essas diferenças e diversidades, sempre procurando sobrepor e fagocitar as minorias. Prova disso tudo são os atos governamentais formais nos quais sempre estão presentes representantes das religiões hegemonicas(Catolicismo e Protestantismo) sendo excluídas todas as demais de matriz Africana e Orientais.

  334. É isso aí! Aos poucos e de forma bem lenta o mundo tenta se livrar do lixo chamado religião. Já pensaram se o brasil fosse mulçulmano e ao invés de rezarem ajoelhados todos ficariam de bunda pro ar? Agora o sr kaká guarde aquela camiseta do I belong… pra dormir. Isso mostra o quanto o povo brasileiro tem cérebro de ostra e é dominado por religiões e isso mostra o quanto nos falta cultura e educação de qualidade. Eu gostaria muito que essas porcarias sumisse da mídia mas infelizmente não vai ser na minha geração. Sumisse não por proibição mas pelo esvaziamento das proprias pessas que com o passar do tempo tivessem mais cultura e educação.

  335. Até que enfim a FIFA tomou essa descisão, esse tipo de comportamento para min é pura HIPOCRISIA, a fé é uma coisa intíma, as outras pessoas não são obrigadas a assistirem tal manifestação DEMAGÔGICA

  336. na minha opinião, todo mundo tem direito de se expressar, quem não quer ver os jogadores, mostrando suas crença, ÉSÓ MUDAR DE CANAL .SOMOS DE CRISTÃO NOVENTA POR CENTO NO BRASIL.
    Tenho certeza, se fosse a religião destes hipócritas que escreveram ai eles estavam apoiando,
    é melhor isto que eles fazem doque propaganda de cerveja ou outras coisas que destrói o mais importande do espetáculo que é o SER HUMANO.
    SAIU FORA SEU FARIZEUS, CAMBADA DE IGNORANTES. SANGUE SUGA DA SOCIEDADE.
    Tem que fazer mesmo propaganda religiosa, só assim esta casta de hipocritas se convertem.
    vai lá Lucio e Kaka RELIGIÃO NELES.

  337. Senhor Carlos Alberto, permita-me dicorrer um pouco sobre o seu comentário. A questã religiosa é fato. Deveria ser colocada de lado dentro de uma competição esportiva. Ocorre que quando as manifestações de caráter religioso são provindos de seguidores de qualquer outra religião, nem sempre merece reprimenda, é cultura. Ou outra coisa que possa ser apreciada.
    Se o caráter é evangélico, imediatamente merece desaprovo.
    Veja a questão das tatuagens explícitas, o que significa isto? Vc. concorda que há exageros também? Mas ninguém reclama.
    A verdade é que o evangelho de Jesus Cristo incomoda. Fazer qualquer sinal de entrada em campo, por exemplo, a maioria o fazem, aquilo é o que? Não há reclamação. O certo é que não se pode generalisar e nem banalizar. Se algum segmento pode, o outro também. É totalmente impossível ao homem, não mostrar qual é a sua formação, o seu caráter e os seus valores; mesmo que contestado.
    Ninguém deveria se considerar o dono da verdade.

  338. Apoio a descisão da FIFA . Acho q as manifestações de fé não devem ser feitas da forma que são e exploradas da maneira que são.Fé é um processo intimo de cada um e não um convencimento provocado. Os caras dão botinadas e chutes, chingam a mãe do juiz o jogo todo e depois vem dizer que DEUS ajudou. Fala Sério!!!

  339. Será que a FIFA aceitaria propaganda de drogas ou seria a favor da violência? Estamos em um pais livre onde religião também é livre e os jogadores estavam ali,representando nosso Brasil , portanto poderiam fazer o culto ecumênico que fizeram. Zilda.

  340. Os caras querem se mostrar como soldados iluminados de DEUS. por dar botinadas e chutes e mostrara que agindo assim o SENHOR os abençoa!!

  341. É só o começo, dias virão em queveremos realmente aqueles que são dde Cristo. Mais proibições virão por ai. Mas como Cesar não conseguiu eles tb não conseguirão.

  342. NAO VEJO NEM UMA PROPAGANDA EM OS JOGADORES DIZEREM Q SAO DE JESUS OU COISA DESSE TIPO JESUS E UNIVERSAL SEUS BABACA, AGORA SE ELES LEVANTASSEM A CAMISA E MOSTRASSEM NOME DE IGREJA TAL AI SIM , MAIS ISSO TUDO NO FUNDO NO FUNDO E UM PRECOCEITO ENORME Q EXISTE NO MUNDO E NO BRASIL AINDA E PIOR CONTRA OS EVANGELICO ESSA E A GRANDE VERDADE, E VIVA JESUS UNICO E VERDADEIRO, FE EM DEUS SEMPRE.

  343. Em nosso pais, as manifestações religiosas são livres.Cada cidadão professa a religião que quiser. Os jogadores brasileiros estavam alí , representado o Brasil. Assim ,acredito que demonstraram naquele ato ecumênico espontâneo ,onde se misturaram atletas católicos , evangélicos ,muçulmanos, espíritas , budistas e etc., um exemplo ao mundo do que é a tolerãncia religiosa no Brasil. Foi bonito.Parabéns seleção brasileira!

  344. Acnho um desrespeita ao pais esses chogadroes ficarem rezando no meio do campo ou exibindo camisetas com frases religiosas. eles estão lá para defender e representar o Brasil e não sua igreja e culto que frequentam. a Ferderação Brasileira de Futebol tinha que ter tomado uma atitude e proibir as manifestações religiosas antes e não passar pelo constrangimento da FIFA proibir. Realmente ´é um constrangimento para todo pais ver essa cena que é um pais que possui muitas religioes e liberdade religiosa. graças a Deus e não deve ser representado mundialmente pela vontade de poucos jugadores que frequentam um religiao e naquele monmento estão em campo para defender o pais e não mostrar sua devoção religiosa.

  345. isso tudo e um preconceito contra os evangelicos q existe no mundo principalmente no brasil e isso ai tem mais q fala de jesus mesmo UNICO E VERDADEIRO SENHOR FE EM DEUS SEMPRE NAO VEJO NOME DE NENHUMA IGREJA NAS CAMISA QUANDO ELES LEVANTAM A CAMISA A NAO SE Q SAO DE JESUS OU COISA DESSE TIPO SE MOSTRASSE NOME DE ALGUMA IGREJA AI SIM PODERIA SE PROIBI, PODERIA TODOS JOGADORES SE REUNI E FAZER UMA GREVE CONTRA ESSA MEDIDA AI QERO VE SE VAI TER ESPETACULO NO FUTEBOL, ELES TAO MOSTRANDO AO JOVEM O CAMINHO DE DEUS, AGORA SE MOSTRASSEM USEM DROGAS A FIFA ACEITARIA O FIFA VAI TOMA NO C………

  346. Não entendi quando se fala que a questão está relacionada a propaganda e ao proselitismo(empenho ativista de converter uma ou várias pessoas a uma determinada causa, idéia ou religião.Penso sinceramente que a intenção(dos jogadores) não seja essa, creio que foi apenas uma demonstração de fé.Fizeram tempestade em copo de água..Eu como cristã não me importaria de ver um mulçumano, ou uma pessoa de qualquer outra religião demonstrar sua fé..

  347. tanto comentario otario que nao se satisfaz quem lê bom tem gosto ´para tudo tem gente que gosta do que eles fazem por ex. a fifa proibi este tipo de manifestaçao de religiosa por que tem uns besta que acha que isso esta prejudicando por que tem gente de todo credo nos estadios mas entao porque nao proibir a propaganda nos estadios de futebol contra abebida alcolica como a cerveja etc. esta sim destroi a pessoas gente nos da muito valor nas coisas que nao prestam que prejudicam o ser humano e muitos torcem para aquilo que para muitos é bom para nao dar certo como o ex. da religiosidade em campos futebol para mim é uma confraternizaçao ex. disso foi quando um país estava em guerra ,. suspendeu a guerra para ver a seleçao jogar vamos nos preocupar com o ser humano que quer ser gente . eu nao sou nada nem catolico nem crente nao sou nada simplesmente sou alguém que gostaria de entender a cabeça do ser huamano.

  348. Alguém m e diga o que há de sensato ou inteligente nesta manifestação contra a expressão de oração dentro do campo de futebol. Se ora em todos os lugares onde se há a necessidade da presença de Deus,em empresas, igrejas, hospitais etc. Se as pessoas que estão tecendo tal comentário orassem pedindo a Deus que as socorra em situações em que estão vivendo reconhecendo que só Ele pode ajudá-las, com certeza teriam algo mais relevante para falar. Se os cartolas do futebol aprenderem a chamar a Deus para dentro do campo quem sabe não teríamos tanta violência e podridão num esporte tão querido e praticado.
    Ficar constrangido porque um grupo de vencedores se puseram diante do Soberano e Criador de todas as coisas para pedir a sua presença naqueles momentos de desafio e participasse da alegria da conquista, é ridículo. Deveriam ficar constrangidos consigo mesmo pela vergonha de suas condutas em tentar coibir algo tão sobrenatural e importante para o homem.
    Se o congresso Nacional parasse todos os dias para se colocar de joelhos e orar, se as Escolas chamassem os seus alunos para isto, se a nação toda se colocar de joelhos e buscar a Deus, com certeza seremos a nação mais feliz da terra e não passaríamos por tantas vergonhas causadas pelos erros que comentemos por causa do distanciamento da presença de Deus quando pecamos contra Ele.

  349. Reli o texto “Fervor religioso nos gramados causa constrangimento” e percebi que suas afirmativas são repercussão de dos jornalistas Ricardo Acampora (BBC) e Jamil Chade (Estado), ambos do Brasil, e da INSIGNIFICANTE Federação Dinamarquesa de futebol, ou seja: o umbigo (mídia) falando com o próprio umbigo (outra mídia que endossa sua visão pessoal) e um nada futebolístico de um país Europeu insignificante neste esporte.

    Parabéns por sua tentativa de imitar o MIlton Neves batendo em temas que irritam a população sem ter um só fundamento oriundo de uma fonte de peso…A audiência do seu blog aumentou..Agradeça a DEUS por isso…

  350. Não concordo com a FIFA, pois já que a FIFA é tão ética quanto aos termos religiosos…..

    Porque que Bebida é liberado nos Jogos ?
    Porque que CIgarro é liberado nos Jogos ?
    Porque que as drogas conseguem se manisfestar no estádio ?

    Louvai em Deus em todo tempo, não só na Igreja ou em casa, mas em Todo TEMPO….
    As pessoas ao envés de tentar resolver problemas mais importante, ficam apontando problemas na religião…

  351. Que coisa mais normal quererem impedir isso! Não sei porque tanto alarde… quando JESUS pregava uma multidão virou as costas, os discípulos viraram as costas, e os judeus quiseram calar sua voz e o mataram por inveja… quando o nome de JESUS aparace aqueles que ainda não são dele se iram. Normal…achei que era uma notícia mais interessante/diferente. Podem impedir isso, mas as palavras de JESUS ninguém poderá impedir e tudo que está escrito se cumprirá. Quem tem ouvidos para ouvir: OUÇA!! Eu amo JESUS!!!!!!!!! ^^

  352. E vergonhoso de ver pessoas apoiarem esse tipo de proibicao,enquanto isso os preconceitos racistas, nos estadios passam batidos. Cada um tem o direito de expressar seja qual for sua religiao.

  353. Intolerancia da FIFA. Ninguem eh obrigado a seguir religiao, segue quem quer, quem quer continuar ateu vai continuar, nao muda nada. Além do mais, até onde eh o limite entre a tal propaganda e o direito de um atleta de comemorar sua meta de acordo com a fé q lhe convém? Entao, nas entrevistas, tambem vão proibir qq mençao à religião? Soh por q alguns nao tem religião nao devem outros q tem por causa dakeles conter as suas.
    Msm q eu discordando de propaganda religiosa nos estadios nao posso concordar com a restriçao da liberdade individual de alguem seguir akilo q acredita.

  354. Se continuar assim, daqui a pouco a FIFA também vai querer proibir Roberto Carlos, o Rei ( para alguns ), de cantar a sua música Jesus Cristo, no Maracanã. Afinal de contas, a manifestação dos atletas se deu após o apito final, entre eles. Uma mera demonstração pública de fé, nada demais, nada mais. Quem condena o ato não sabe o que é fé. Só isso.

  355. Nunca vi niguém falar nada quando um jogador faz o sinal da cruz ( porque é católico), ou outras manifestações…porque só contra os evangélicos?
    É…A VERDADE INCOMODA, É COMO A PESSOA QUE ESTA NO ESCURO, QUANDO VÊ A LUZ OS OLHOS ARDEM… MAS ELA É TÃO MELHOR QUE AS TREVAS.
    PARABÉNS A ESTE TIME DE JOGADORES QUE RECONHECEM QUE SEU SUCESO DEPENDE MAIS DE DEUS DO QUE DELES MESMOS.

  356. Realmente é uma pena saber que muitas pessoas estão sendo sufocadas em falar ou agradecer ao nosso PAI, as vezes pensamos que falar do evangelho é proibido só em outros países, aos poucos essas atitudes vão se tornando mais visiveis em nosso país, as pessoas deixam de se preocupar com coisas problemáticas caóticas e visiveis aos nossos olhos tais essas que não preciso falar, mas realmente falar de DEUS encomoda, mas quero sim encomodar até o fim da minha vida e que DEUS tenha misericórdia de todas essas pessoas e que venha alcançar essas vidas tão sofridas e carente do seu infinito amor. Tenho certeza que na hora da dor essas pessoas vão lembrar dessas criticas e vão olhar para o céu e falar desculpa pela negligência em que cometi, não só em menosprezar a tua palavra e impedir a proliferação do teu evangelho.

  357. Quem é Dinamarca para reclamar? Quem ja jogou campeonato de verdade sabe como é, cansamos de rezar antes de jogar futsal e depois do jogo, para agradecer por nao ter ocorrido nada, e outra, a seleção ganhou, comemora como quiser, se quiserem correr todos pelados, que corram, foram campeoes, e quem nao gostar que faça outra coisa, ao inves de ficar enxendo o saco

  358. 100 % POSITIVO

    Os idiotas já dão 10 % do salário para os pastores e ainda querem fazer propaganda no campo, isso não deve ser permitido.
    Parabens FIFA.

  359. Parabeniso a FIFA, por tomar esta atitude que já veio tarde…..!, imagina o jogador KAKÁ, exibindo a camisa com menssagens religiosas(evangélicas;…?), quiando uma coisa mnada tem a ver com a outra. Porque o Sr. Kaká não mostra em sua camisa, o pastor(?) evangélico que foi preso nos EUA., com dolares escondido na Bíblia, e que foram presos, pois lá existe justiça. Kaká é da mesma igreja(?) em São aulo, que por ironia ajudou a reconstruir(antigo galpão), que veio desmorronar em virtude da má conservação, vindo matar pessoas inocentes(?)… cadé a justiça destes Senhores, que pregam o proselitismo religioso cristão?. Vamos praticar o futebol com discreção, alegria e esportividade. Mesmo tarde, parabéns a FIFA, e que este exemplo se espalha por todas as partidas futebolisticas do Planeta.

  360. Eu acho que a fifa deveria se preocupar em tirar a violência dos estátios…Quando ganhamos algo queremos agradecer sempre e se Deus e criador a Ele se deve toda a honra e a glória…
    E uma pena que temos pessoas com suas mentes tão retrgradas.
    Adry

  361. Se é para proibir manifestação de fé, acredito que também se deva censurar ministros, dirigente e políticos que aparecem ao lado das taças. Sem contar presidentes que recepcionam esquadrões vitoriosos.

    Acredito em bom senso e diálogo, e não em proibições. No futebol é apenas vedado colocar a mão na bola, e que assim seja!

  362. Realmente sou contra isso . proibir a propragação do nome Santo do Senhor Jesus é um abisurdo …Ele é o unico merecedor de receber toda honra e toda glória …
    Mas poder fazer gestos obsenos .. danças indecentes … até quando isso !!!!!!

  363. CAMPO DE FUTEBOL NÃO É IGREJA. TODOS TEM O DIREITO DE EXPRESSAR SUA FÉ, MAS NÃO TEM O DIREITO DE DIVULGA-LA EM TELEVISÃO SEM AUTORIZAÇÃO DE QUEM TRANSMITE OU PAGA PELO EVENTO.
    JESUS NUNCA JOGOU FUTEBOL, NEM DEUS COLOCOU ESTE ESPORTE NOS MANDAMENTOS.

  364. Qualquer manifestação que traga fraternidade ou outro bom sentimento no campo é muito bem vinda.
    Se não existe tolerância em um estádio com pessoas que em comum gostam de futebol, como teremos isso no mundo se nem no esporte que parava guerras isto está acontecendo mais?
    Pior é a perseguição contra raças dos jogadores q existe em lugares da europa.
    O futebol deveria ser um esporte familiar, mas a violência impera em todos os sentidos. Toda hora morre gente por aí. Eu gostaria de levar meus filhos com segurança no estádio.
    Com tanta corrupção no futebol e violência nos estádios, a FIFA deveria cuidar de coisas mais relevantes. Se é para proibir, que proíba as emissoras de TV de colocar no ar essas imagens, não os jogadores.
    Lí por aqui muita bobagem de gente com mente curta criticando essa atitude de fé dos jogadores. Acabou o jogo já era! O que importa é o resultado para o torcedor. Estou pouco me lixando no que o jogador faz. Isto é problema dele.
    Eu me sinto ofendido é qdo quero ver futebol e vejo um jogo que não valeu nem meu tempo, nem dinheiro do ingresso. Qdo vejo um mané qualquer sendo surrado e não sei exatamente o que explicar ao meu filho pequeno assutado. Qdo jogam urina em sacos plásticos. Isso é esporte?
    Se sentir ofendido por manifestações de fé em estádios não é somente intolerância é uma burrice!

  365. Os vendedores de verdades absolutas e de sonhos irrealizáveis fazem proselitismo junto aos profissionais de futebol por duas razões básicas: a primeira é que, basicamnte,. atuam num segmento de pessoas de menor formação, sendo, portanto, mais fácil manipular as idéias; a segunda é de cunho mercantil, já que a receita (dízimos) passa a ser substantiva em função dos salários auferidos pelos profissionais do futebol. Portanto, trabalhar mentes deprovidas de senso crítico, em nome de DEUS, é mais fácil e mais rendoso.

  366. O nome de Deus e soberano, ninguem na face da terra pode questionar isso, quando um jogador manifesta a sua fe em campo ele esta apenas cumprindo uma ordem de Jesus.”IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA”, mas tem criaturas que querem continuar na ignorancia. Convoco todo o povo de Deus a orar para que Deus tenha piedade da FIFA

  367. A FIFA ESTÁ CORRETA ! VÁRIOS PAÍSES E POVOS NÃO SÃO CATÓLICOS NEM EVANGÉLICOS, POR QUE ESTES POVOS TEM QUE ASSISTIR A ESSA PALHAÇADA. ENQUANTO O JOGO ROLA OUVI-SE TODO TIPO DE AGRESSÃO E PALAVRÔES, DEPOIS VEM FALAR DE JESUS. HIPOCRITAS !!!

  368. Para começar os jogadores não fizeram dentro do momento do futebol, o ser humano é muito esquisito, ou diabólico. Pois quando aparece espiritismo, budismo, reencarnação, etc. Ninguém fala nada fica todo mundo quietinho, mas quando se fala de Jesus, aí não pode. Para de ignorância só Jesus Cristo leva o ser humano a Deus e mais ninguém, caso você aceite ou não. Vamos também tirar das festas de peão a reza para a Senhora Aparecida dos católicos,pois se é uma festa, um esporte, mas aí fica todo mundo quietinho. Porque também não pedem para Roberto Carlos na cantar nossa Senhora. Para de palhaçada, somos livres para expressar a nossa religião, é assim que diz a lei dos direitos humanos. Portanto, Eu amo Jesus, e você pode acreditar.

  369. Lendo varios comentários acima ficou a impressão que não existe liberdade de expressão no nosso pais,nós evangélicos mostramos que servimos ao Deus que criou o ceus e a terra e todas as coisas que existe nele,e não temos medo de expressar isso,ao contrário dos outros que se escondem.Precisamos para de ser hipócritas pois Deus é amor.Ame mais as pessoas não brigue nas arquibancadas.

  370. Religião e Futebol. Não pode ser misturado.
    A fé pública não pode ser negada. Exaltar a Jesus Cristo após uma ação positiva, independente de ser um gol, uma vitória do time, uma venda ou uma conquista de sonhos não pode ser reprimida.
    Os palavrões de outros atletas, a violência dentro do campo, os atos imorais praticados por atletas e pelos árbitros da FIFA não são proíbidos.
    Que pena!!!
    Ainda existem no mundo pessoas que tem medo de ter um encontro pessoal com Jesus Cristo e teem receio de ver ou ouvir sobre O Maravilhoso Nome.
    Isto são sinais que os homens mostram que continuam de escondendo de Deus.
    Que o Eterno use de misericórdia conosco.

  371. É amigo…tambem fiz muitos gols e sempre dei graças a Ele por me dar vida para fazê-los… mas não se esqueça que a “entrevista no julgamento” ocorrerá por mais que sejamos “bonzinhos” apesar de Sua onipotência e onisciência e onipresença porque Ele quer que nos revelemos aquilo que está no coração apesar de saber de tudo, aí te pergunto: “Com suas atitudes” do dia-a-dia, qual será sua resposta diante de Deus? espero que seja a melhor para ficar a direita Dele, porque Jesus diz ” Aquele que me confessar diante dos homens eu o confessarei diante do Pai” (Mt.10:32) e leia o versiculo 33 para tirar suas próprias conclusões. Abs. No amor de Cristo.

  372. ao PEDRO REIS:
    Amigo, vc utilizou uma linda passagem bíblica do sermão da montanha, onde JESUS se referia aos religiosos hipócritas. JESUS orientou o povo a buscar intimidade com DEUS, fato que se dá em lugar privativo, por exemplo, o ambiente mais reservado de nossa casa, o quarto.
    O que vimos no final da CC foi uma explosão de alegria de todos os jogadores, cada um expressa o que é importante, especial ou de grande valor para sí. Uns lembram a família, outros amigos, outros cidades, bairros, comunidades e outros redem graças a DEUS, e não há nada de exagerado nisso. O próprio Kaká em partidas anteriores homenageou seu filho, vale lembrar ainda, que os valores pessoais deste jogador, como família e tantos outros hábitos saudáveis cada vez mais escassos em nossa sociedade global, estão consolidados nos princípios cristãos.
    Proclamar a fé em JESUS é saudável, pois o próprio CRISTO veio a este mundo, nos deixou princípios de amor e, de “quebra” morreu por todos nós para termos a eternidade, desde que O aceitemos como nosso único e suficiente Salvador. O mundo precisa conhecer essa Verdade. Em suas últimas palavras após ter ressucitado, JESUS nos orienta: “Vão a todos os lugares do mundo e preguem o evangelho”. Nada mais cristão do que isso.
    Não quero criar em vc um desafeto, pelo contrário, uma amizade. Apenas trago a público o entendimento deste trecho bíblico.
    Que DEUS abençoe a todos nós. Amém.

  373. Porquê não se consegue proibir a violência nos estádios?
    Porquê não se consegue proibir os cartolas do futebol?
    Porquê não se consegue proibir esse “lixo” e “imundícia” da política brasileira?
    Porquê essas pessoas não procuram o que fazer como acabar com a prostituição infantil; meninos e meninas de rua; abuso infantil através desta maldita pedofilia? Onde estão os acusados? Agora, Deus tem culpa destas masélas que assolam esta sociedade? Onde Deus têm que aparecer então? Pessoas se sentem mal só porquê oram a Ele no campo? Mas não se sentem mal por ver o que descrevi acima. Quem estiver lendo acha que estou apelando olhe por si mesmo as fabulosas e maravilhosas notícias que o “FANTÁSTICO” traz e se contente com isso mesmo.

  374. engraçado…por que será que Deus protege apenas um time? qual será a implicancia Dele com o o outro? não seria o caso de se perguntar ao Próprio? e por que os atletas do perdedor não agradecem a Deus pela derrota, afinal não é mesmo Ele aquele que sempre sabe o que faz? os derrotados deveriam agredecer pela derrota e não lamentá-la.

  375. a fifa nunca apoiou a copa do mundo no brasil só que cada um tem sei direito de ir estas pessoas poderosas não querem que
    glorifique o nome de DEUS como davi e outros da Biblia isto e mal é outra inquisição diferente . não matam as pessoas mas querem proibir tudo de JESUS é o ante cristo que esta por vi .

  376. Bem não sou contra um individuo ter a sua religião a liberdade de escolha religiosa, filos´fica sexual e outras e um direito de qualquer um – mais dai a fazer propaganda e tentar adepitos através de astros do futebol, volei, boxe e outros esportes e um caminho perigoso, pois passa a impressão de que o perdedor é um individou afastado de deus ou uma pessoa pior, inferior – e se estiver o Lúcio de um lado e o Kaka de outro a quem deus vai ajudar a ganhar? e quando for um budusta ou islamico contra atletas cristãos? vai acabar virando uma batalha religiosa onde o resultado vai ser creditado a um poder maior e não ao talento dos atletas em disputa.

    Agora quanto a divulgação da palavra de deus ela é veiculada todos os dias e em todos os horários na midia brasileira, basta ligar a TV ou o rádio – paginnas na internet – tem para todo gosto.

    A FIFA agiu de forma correta, vamos evitar problremas futuros, pois essas manifestações aparentemente “inocentes” tem um grande poder incendiário, a história nos dá inumeros exemplos de intolerância que se iniciam com nanifestações aparentemente “inocentes de de boas intenções”

    OBS; não sou religioso e comento sem defender ou condenar um ou outro credo religioso, estou somente analisando os fatos e exprfessando a minha opinião.

  377. Muito interessante isso, o fato da fifa não permitir manifestações religiosas no gramado, é que de ainda não teve um encontro com Deus… pra cobrar o cachê ou firmar o contrato,pensava que era pra quê. Não pode cultuar a Deus, mas mulheres semi nuas, idolatrar pelé, zico e outros ai pode, pois o contrato já foi firmado.
    Bando de mercenários hipocritas…

  378. Ninguém se incomoda com as propagandas de bebidas alcóolicas que fazem tanto mal a nossos jovens por causa do lucro a qualquer preço, agora querem proibir manifestações de fé daqueles que colocam Deus à frente de suas vidas e demonstram união, força e companherismo (virtudes quase esquecidas em nossa sociedade). Lamentavél!!!

  379. Parabéns à todos.

    Apesar de não ter lido todos os comentários e, de pensar que, esta continuidade de “papo virtual” também será um sucesso.
    Dou um “aperto de mãos especial” ao Pedro Reis.

    “PAX” à todos e, até a próxima rodada de “bate papo virtual”.

  380. O problema não está em os jogadores terem a coragem de demonstrarem a todos a sua crença religiosa e sim no mau uso que podem fazer dela. Pelo que me consta nenhum dos jogadores que vestiram camisas com mensagem religiosa cometeram atos de fanatismo ou que possa ofender qualquer outra crença religiosa.

    Quanto a proibição é bom observar que Hitler também começou com pequenas perseguições as religiões e terminou da forma que todos nós conhecemos.

  381. É isso aí, FIFA. Lugar de fanatismo religioso é na Igreja. Depois do jogo, vá à sua Igreja preferida, e agradeça a quem vc quiser. Quem faz isso em pleno campo de futebol é para se exibir. É exibicionismo, e não fé.

  382. ESSAS PESSOAS QUE PENSAM ASSIM: NO SENTIDO DE QUE O EVANGELHO DO SENHOR JESUS SEJA DIVULGADO, ESTÃO PEDINDO PARA IREM PARA A CONDENAÇÃO ETERNA, SEM TEREM A MÍNIMA CONSCIÊNCIA DE QUE DEUS ESTÁ NO COMANDO ABSOLUTO DE TUDO; EIS QUE SE FOR DA VONTADE DE DEUS, ESSAS PESSOAS, NESSAS COMPETIÇÕES, PODERÃO PERDER A VISÃO, PARA QUE OS FEITOS NÃO SEJAM PROIBIDOS. QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DESSAS PESSOAS, NO NOME DO SENHOR JESUS CRISTO, QUE POR NÓS MORREU NA CRUZ!

  383. POR MUITO SE ESPALHA A INIQUIDADE O AMOR DE MUITOS SE ESFRIARIAM…. é isso que estamos vendo esta acabando o temor a DEUS… Jesus esta voltando e é certo o EVANGÉLIO tem de ser pregado !!! eles tem a forma deles deixem-os e parem de perseguir pois estão perseguindo o próprio DEUS… SAULO SAULO POR QUE ME PERSEGUES…. lembra….???

  384. A merda é q quem emcabeça isso é uma entidade estúpida, corompida, e podre, q pouco se lixa p fazer qquer benefício da humanidade, q o rabo e do presidente da FIFA e dos jornalistas peguem fogo, qu e se preocupem em parar de ser tão idiota como são, – isto está qse no nível de todo s eles

  385. Impressionante como o bem incomoda o demonio, e quando se tem pessoas que nao sao de Deus no Poder, compactuam com ele.

    Os Jogadores que sao de Deus simplesmente estao expressando seus agradecimentos pela vitoria, e dando honra e gloria a Deus. E usando o meio de comunicação que e a tv para dizer ao mundo que so estamos aqui graças a um ser superior que nos conduz, e que nada acontece se nao for pela vontade dele.

  386. Só aplaudirei tal ato. No dia que a FIFA punir as manifestações da RELIGIOSIDADE PAGÃ que ela mesma faz, ou não pune, quando locutores, TVS ou ela mesma veincula propagandas onde Estádio = fala-se em TEMPLOS.. onde se fala em DEUSES DO FUTEBOL… ou quando se estimula o FANATISMO DAS TORCIDAS em expressões eufemistiscas como TORCIDA APAIXONADA… etc…

    QUANDO SE ACABAR COM ESTA PALHAÇADA PAGÃ… Eu como cristão ACEITAREI TÃO RESTRIÇÃO..

    Do contrário… NADA TIRARÁ DE MIM… Que proibido é ter FÉ QUE NÃO SEJA O PAGANISMO PROPALADO POR ESTE MUNDO PERDIDO E MATERIALISTA… QUE REJEITA TODA FORMA DE RELIGIÃO INSTITUCIONALIZADA….

    QUE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO NOS PERDÕE E TENHA MISERICORDIA DE NÓS…

  387. não se trata de religião, pois não tem ali nenhum nome de igreja ou denominação. Oque há alí é uma mensagem, tão somente uma mensagem para os povos. Se a FIFA preocupa-se tanto por manter a paz está se contradizendo e indo na conta-mão do que defende. Mas vamos refletir: a próxima copa será na Africa, País onde nasceram as religiõs africanas e culto á guias (demônios) com rituias pesados de magia negra. Não me estranha nada essa atitude da FIFA. Afinal temo um inimigo declarado que governa este MUNDO..

  388. Pois é, ninguém vai ler o que eu escrever depois de tanta indignação, mas fico feliz de não ser a única incomodada com a demonstração dos jogadores, que foi de muito mau gosto.

    Não sou cristã, mas achei muito feio o capitão do time colocar uma camiseta dizendo “Amo Jesus” pendurada na frente do calção enquanto segurava a taça com as duas mãos.

    Creio que ninguém comentou sobre isso ainda, o visual ficou tão banal e grosseiro. Brega e ignorante demais!!!!!!!!!!!!!

    Será que os cristãos não perceberam isso?

    Será que vale tudo na guerra da popularidade religiosa?

    Também acho que o Kaká cansa com aquela pinta de bom mocinho, quando no fundo ele quer é faturar muita grana…

    Muitos sabem que jogador de futebol e brasileiro não gosta de ler, portanto o que vemos é o retrato de grande parte da nossa sociedade que acha que se “tá com Deus, tá com tudo”…

    Um grande consolo pros pobres de espírito.

    Que pena, a comédia humana nunca vai parar…

  389. Fiquei triste ao ver essa notícia,já que existe a liberdade de expressão porque ela se limita quando o assunto é Deus?Porquê esse incomodo com uma mensagem que contribui para formar valores?Homem tem mania de confundir Deus com religão,Lúcio e Kaka e companhia ali mesmo naquele momento não proclamaram em algum momento nome de igrejas,mas sim exautaram o nome de Jesus,que como o Lucio disse o ajuda nos momentos em que ninguem vê,e essa injeção de ânimo divina reflete nos gramados.Pra começar ninguem convidou o estadio a orar,e outra de 50 mil pessoas a Fifa cita apenas 400 incomodados que expressaram a sua indignação,depois são os religiosos que são intolerantes.O esporte é pra todos independente da crença,expressar sua fé é mais uma maneira de expressão individual,onde o jogador tem o seu momento com Deus,mas ele não obriga a ninguem a nada,se indentifica quem quizer e quem não quizer respeite assim como varios outros atos são respeitados.Futebol tem q unir e não dividir ,respeitar valores e não condenar pelo ponto de vista de alguns,isso demonstra a visão embassada e preconceituosa dessas organizações,é uma pena,mas ainda é um caso que tem reversão.Vamos esperar.

  390. Você quer rezar?
    Quer seguir Jesus, Maomé, Olorum, Ishtar?
    Seu direito.
    Mas faça isso NA SUA CASA, na SUA VIDA!
    Mas não num evento público bancado pela população brasileira.
    Que, caso não saiba, não é TOTALMENTE submissa á deus e nem muito menos acredita em religião.
    Existem milhões de ateus que simplesmente não se interessam, não crêem e não querem saber de religião… E que pagam impostos tanto quanto você.
    E que financiam a Seleção tanto quanto qualquer outro cidadão.
    O que acontece é que as pessoas NÃO RESPEITAM A CRENÇA ALHEIA! E não respeitam a DESCRENÇA.
    Já nos países democráticos e sérios, religião fica fora dessas discussões.
    O dinheiro público não deve financiar a filosofia ou corrente religiosa de quem quer que seja.

  391. Sabe o que eu vejo acontecer se rolar mesmo essa proibição? Milhares de torcedores indo em campo com esta camisa kkkkkk……..NINGUÉM PODE IMPEDIR O NOME DE JESUS !!!!!! KKKKKKKKKK tolinhos….Se a morte não o deteve, não vai ser uma lei idiota pode ter certeza…..Proibe ae meu…vamos ver o que acontece kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  392. Em vez de proibirem todas as pilantragens q tem dentro do futebo, se preocupam com as coisas boas dentro do esporte, lamentavel

  393. Outra coisa…

    Dentro da FIFA existem fraudes e coisas ruins contrárias à ética profissional, coisas essas ocultas ao mundo, mas se procurarem na web encontrarão o Blatter e membros envolvido até o pescoço…

    Isso pode né? É legal! Assim como é legal criar “leis” absurdas contra um grupo religioso rsrs Ai ai… esse é nosso mundo atual… jazendo no Maligno sem que perceba… seus olhos estão fechados… rsrs

    Tanta coisa negativa acontecendo no mundo afora como: Mudança climática, desmatamentos, fome, peste, prostituição (no futebol também), pedofilia, homicídios, roubos (no futebol também), fraudes (no futebol e em entidades esportivas também), crises, conflitos… etc… etc… e o mundo dá vistas grossas para essas coisas… Mas são veementemente CONTRA DEUS rsrs como se Ele fosse o culpado por permitir ao ser humano livre arbítrio de fazer o que manda seu coração e entendimento… rsrs

    Esse é o mundo e seus habitantes… rsrs Ai ai…

  394. Isso demontra a ira no coração do homem com as coisas de Deus,simplesmente porque colocaram uma mensagem cristã.TODOS tem o direito de se expressar,e daí que você paga ?Ninguem te obrigou a nada,você é um mero expectador sendo assim o jogador tem a liberdade de se expressar da forma que quizer e vc tem o direito de não participar,eu nao vi nenhum torcedor indo orar com eles,e se você se incomoda ,desliga a tv e vai ler um livro meu amigo,porque futebol dessa maneira ae é alienação.Estou aqui nao defendendo o esporte,mas sim a liberdade de expressão.Jesus ama vocêeeeeees!!Eae quem vai me impedir de falar isso em público???Hein?Deus é mais

  395. Bom existem pessoas que falam que se querem fazer propaganda religioso que paguem, essas mesmas pessoas criticam programas de tv e outras ações sobre a manifestação de sua fé, acho que e valido o fato do atleta ou qualquer outra pessoa manifestar gratidão por aquilo que deu força para superar o desafio, acho que a Fifa deveria se preocupar mais como conter a violencia nos estadios e não condenar ou proibir as pessoas que pregam a paz de manifestarem sua crença.
    Quanto ao constrangimento gerado, também me sinto constrangido quando os jogadores xingam ou tem alguma ação energica com seus companheiros e arbitro, porque não proibir isso também?

  396. Simples babaquice por parte da FIFA e por parte daqueles que apoiam a idéia, futebol você comemora da forma que quiser, primeiro proibem tira a camisa nas comemorações, agora essa proibição qual será a próxima.
    Acho que a FIFA e outras federações de futebol estão cansados de ver o Brasil ganhar, e querem de uma forma tirar o brilho da nossas vitórias.

  397. Agrader, é bem natural. O que não pode acontecer, é transformar a comemoração de um título em culto. Eu liguei a tv pra ver futebol, se não tinha colocado no canal dos pastores.

  398. Os “religiosos” do pedaço não sabem nem escrever.

    Não é de se espantar que frequentemente se associe excesso de religiosidade com falta de leituras.

    A FIFA fez o que lhe cabe: conteve os excessos. Já que, para uns e outros, bom senso é uma coisa que não existe.

  399. Achei que o esporte fosse uma forma de unir diferentes países, raças,culturas, promovendo o respeito mútuo e a derrubada de preconceitos. Que pena que me enganei…. Ou será que foi a FIFA?
    Então é preciso advertir o jogador dos EUA porque comemorou um gol dançando como o Michael Jackson, pois segundo o raciocínio da FIFA – ou falta dele – seria propaganda do cantor!!!

  400. O Fato é que querendo vocês ou não,Deus existe e é soberano,Ele permitiu a vitória do Brasil,até os próprios jogadores reconheceram isso,e afinal quem jogou ali não foram eles?então eles sabem o que estão fazendo.O Melhor jogador da Copa das confederações reconheu isso.Então,vcs fanáticos por futebol,tem a comprovação escancarada de que a vontade de Deus foi feita,que eles tiveram essa força essencial da presença de Deus.O Jogador que decidiu a partida,que concretizou a espetacular vitória do Brasil,teve como primeiro ato levantar as mãos aos céus e agradecer.Isso não é religiosidade,isso é mover de Deus mano.E por saber disso,saber dessa maravilha eles aproveitaram a oportunidade pra espalhar isso ao mundo.Então,primeiramente saibam que sem Deus o Brasil não teria sido vitorioso,não estou tirando mérito dos jogadores,mas eles mesmo reconheceram que foi Deus quem os ajudou.eu volto a enfatizar a liberdade!Eles tem a liberdade de agradecer e vcs a liberdade de não concordar,mas de não concordar a condenar e proibir tem uma grande diferença.Convido vcs a olharem por esse ponto de vista,esquecerem a religião,a propaganda,as regras e lembrarem apenas de Deus agindo pessoalmente na vida dos jogadores e dando estímulo a vitoriosa seleção brasileira.

  401. olá meus queridos, essa questão é bem dificil e muito discutivél, independentemente da religião dos jogadores brasileiros, muitos da seleção não creem em nenhuma religião, ou não sabe e nem conhece Deus, como existem jogadores como o KaKá que conhece e frequenta uma igreja sabe que isso foi um agradecimento a “Deus” , e não significa propaganda, pois, Deus não é uma empresa que precisa ser divulgada, pra ser conhecido e tudo mais, basta conhecer e saber oque Deus fez por nós, acho que todas as pessoas deveriam que assistir o filme ” A Paixão de Cristo”, Mel Gibson, ai sim voces vão entender bem o significado de muitas coisas em nossas vidas.
    Um grande abraço…

  402. Pra galera que esta associando religiosos com ignorância falta de leitura,etc e tal,ai vai um recado.A população brasileira não tem o hábito de ler ,seja qual for o seu credo.Então estereotipar religiosos como pessoas que não praticam a leitura é torpe,já que eu mesmo já vi o governador do estado de São Paulo ,entregar prêmio aos evangélicos como a camada da sociedade que mais incentiva a leitura ,e têm mais leitores ativos.Só enxerga assim os alienados ,que tem o ego elevado ,que se apoiam em seu próprio entendimento limitado ,que enchem a boca pra falar de liberdade e respeito mas são propagadores da ira contra principalmente grupos evangélicos,a FIFA parece estar no comando de homens assim que disseminam raiva gratuita contra atos e manifestações que exaltam o nome de Jesus,me parece o mesmo sentimento que foi gerado no coração dos homens que condenaram Jesus um homem que trouxe uma mensagem de amor e paz,e que foi condenado simplesmente por isso.

  403. Caro Julio de Oliveira,

    você tem todo o direito de colocar uma Bíblia sobre sua mesa de trabalho, defenda -o.
    Mas coloque também um dicionário.

    Ademirar , encomoda , cenciveis… é de chorar.

  404. A FIFA é uma instituição falida, comandada por velhos que repudiam até a tecnologia. Por que seria diferente com a religião?

    Perseguição religiosa não, cegueira de um mundo de princípios corrompidos.

    I Belong to Jesus!!!

  405. A Fifa foi perfeita. Trata-se de evento público, assistido por diversos credos religiosos que pagaram para ver um espetáculo de futebol. Que se agradeça, pois, em local reservado. Já imaginaram se um goleiro, momentos antes da batida de um penalti, pedisse um tempo para rezar um terço todo? E se conseguisse defendê-lo?
    Não não…uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
    Me faz lembrar de um certo jogador convocado às pressas para a seleção brasileira para substituir outro jogador que se machucou num treino. A esposa do “sortudo” soltou numa entrevista que sempre confiou em Deus e que este não a abandonaria. tsc, tsc!! Quer dizer então que Deus fez um jogador se machucar para poder chamar outro?
    Grato Fifa…

  406. Poxa vida, a Fifa faz a proibição de agradecer a Deus…. na biblia diz em tudo dai graças! só pode ser o final dos tempos msmo*
    Quero só ver oq eles vão fazer pra diminuir as brigas dentro dos estádios de futebol! Eles tem que se preocupar na Integridade física das pessoas que vão a esses estádios assistir o “JOGO DE FUTEBOL”, e não chegar lá e perder a vida! Isso é absurdo! Se eles venceram foi pq Deus permitiu! Se fosse assim…. por fazer propaganda de Religião, deveriam ter advertido o Jogador dos EUA não acham?? (dançando Michael Jackson) por fazer uma propaganda!!
    Que Deus tenha compaixão destes que acham que Deus não existe!

  407. Aleluia!!

    Até que enfim …tomaram providências!!
    Resta saber qual será o próximo “canal” de propaganda e proselitismo religiosos…

    Allah U Akbar!!

  408. Era só o que faltava.

    Se aparece um cara com uma camisa 100% maconha ia ser muito bonito.

    Temos liberdade de culto, e ninguém tem o direito de proibir. Assim como se algum país mussulmano tivesse ganho também iriam fazer seus ritos. Os americanos também fariam, pois em sua maioria são protestantes.

    Agora vem a FIFA dizer o que se pode comemorar ou fazer após o jogo?

    absurdo total!

  409. Não entendo como uma oração em campo pode ofender uma pessoa? Isso é ridiculo e vocês todos são! Está se tornando pecado orar nesse mundo, mas só quando você é cristão, quero ver proibir os mulçumanos de orar também e os afrodecendentes macumbeiros. É uma pena que nosso país seja tão pobre de espírito! Ver a camisa do vasco na rua me ofende quero que proibam todos de usarem camisa de time nas ruas. PALHAÇADA!

  410. É INTERESSANTE COMO MUITOS ESTÃO FALANDO MAL DE ATITUDES DOS JOGADORES DE NÃO ESTÃO NEGANDO A SUA FÉ.
    COMO NINGUÉM RECLAMA QUANDO A GLOBO DESCARADAMENTE ENCHE AS CASAS DE MUITAS FAMÍLIAS COM APOLOGIA AO DIVÓRCIO, ESPIRITISMO, NOVA ERA.
    NINGUÉM FALA NADA QUANDO UM JOGADOR OU UM FAMOSO FALA NO MICROFONE DIZENDO QUE É ESPÍRITA.
    É ENGRAÇADO POIS NÃO VI NINGUÉM FAZER UMA NOTA RECLAMANDO SOBRE A NOVELA CAMINHO DAS ÍNDIAS, ONDE MUITO DE VOCÊS PERDEM NOITES ASSISTINDO ESSA PORCARIA, ONDE É PREGADO O INDUÍSMO, AINDA NÃO VÍ UMA NOTA DE RECLAMAÇÃO.
    SE JESUS ERA PERSEGUIDO, SE O POVO ESCOLHEU A BARRABÁS E NÃO A CRISTO, O QUE DIREMOS NOS DIAS DE HOJE ONDE AS PESSOAS SE APEGAM A TUDO QUE AS NOVELAS EXPÕE….

  411. Dona FIFA

    Deixa nossos meninos!!!
    AFINAL não são somente Campeões no Futebol, mas sim nascerem num País livre e vitorioso onde tmos coisas mais importantes para falar doque aparecer com uma notinha desta nos Jornais.

    Pois eles estavam orando a DEUS e agradecendo pela sua vida (D. Fifa) que proporcionou a eles uma alegria momentanea já que nesta vida tudo passa.

    Acho que eles diziam: “Senhor louvado seja o Seu nome JESUS CRISTO, por mover pessoas para organizar toda esta festa, apenas para mostrar ao mundo mais uma vez que o povo Brasileiro é abençoado por DEUS.

    Obrigado FIFA por servir de escada para o BRASIL aparecer na tela do mundo todo.

    Até a Próxima

    Abençoa também

  412. Não dá para compreender o motivo da FIFA proibir propaganda religiosa em jogos.
    É curiosa como a religião ofende tanto as pessoas. Uma propaganda de cerveja não ofende a ninguém, mas o fato de alguns jogadores demonstrarem seu amor por Jesus ofende. Uma mulher aparecer com roupas intima em rede nacional não ofende a ninguém, mas, a religiosidade das pessoas ofende. Como pode isso? Qual a explicação para isso? Por que não poder demonstrar esse amor por Jesus Cristo?! Homem que veio ao mundo para nos salvar.
    Acho que as pessoas devem ser respeitadas quanto suas opiniões.
    Acho que ainda vivemos num mundo com liberdade de expressão.
    Sem falar que não é a primeira vez que os jogadores transmitem mensagens pessoais no final de um jogo. E nesse caso o sentimento desses jogadores é repreendido por falar do amor por Jesus.
    Essa atitude de vocês, realmente decepciona. FIFA, você foi uma decepção na decisão que tomou.
    Tenho orgulho desses jogadores, que mesmo sabendo da perseguição que sofreriam, não desistiram de demonstraram seu amor, sua fidelidade a Jesus Cristo.

  413. É realmente cansativo e triste observar a intolerância e ignorância de pessoas que não conhecem ao único Deus vivo e verdadeiro, e que por isso não compreendem a atitude de nossos atletas, e que por não compreenderem o que os motiva a separar um momento de fim de jogo para dedicar sua vitória ao seu Deus, sentem-se revoltados e “absolutamente” certos em lançar suas pedras em quem pode desfrutar de tão magnífica honra de poder declarar que ama ao Senhor Jesus, e por esse motivo, entregar à ele toda Glória de seus feitos. Esse é um direito do cara que lutou, batalhou para que hoje pudesse estar ali no meio do campo, usando a camisa da seleção brasileira e celebrando sua vitória. O que incomoda à tantas pessoas é o simples fato de não compreenderem como é bom experimentar o amor de Jesus, não compreendem que Ele é o motivo de nossa alegria e que verdadeiramente queremos agradecê-Lo por nossas vitórias, assim como agradecemos por nossas derrotas onde podemos aprender muitas coisas. Amor verdadeiro, genuíno, e em todas as direções é o que falta aos que não compreendem o motivo daquela celebração.
    Desejo que possam um dia ter olhos para ver, aquilo que já enxergamos.
    Parabéns Lúcio, parabéns Kaká!

    1. Blablabla mimimimi

      O pior na religião e isso, a falta de interpretação de texto ¬¬’ aposto que se fosse um time muçulmano ajoelhado agradecendo a Alá estaria todos esses Cristãos ofendidos.

      A Fifa pede para maneirar e não para virar ateu.

  414. PERFEITO por parte da FIFA. Se querem rezar, pregar, orar, citar salmos ou o caralho a quatro que vao a igreja, que comprem um espaco no canal do bispo macedo, futebol nao tem porra nenhuma a ver com religiao, e o fato do jogador ser religioso nao tem nada a ver conosco torcedores. Imaginem soh, daqui uns tempos os clubes vao comecar a cobrar dizimo da torcida… huahuahu
    Vc jah viu um frentista rezando e fazendo o sinal da cruz depois de abastecer seu carro??? NAO
    Vc jah viu um padeiro ajoelhar e rezar em direcao a meca depois de fazer o pao que vc compra na padaria da esquina??? NAO
    Entao, pq os jogadores tem que fazer toda aquela palhaca religiosa depois do jogo???
    Se querem rezar e agradecer a buda, ala, shiva, deus, papai noel, coelhinho da pascoa bispo soares ou quem quer q seja que facam isso no lugar de direito.
    E todos devem concordar, um estadio de futebol nao eh lugar pra isso.

  415. Só pode ter alguém dentro da Fifa que é ligado ao “demo”… e que deve estar “morrendo” de inveja pela fé maravilhosa e verdadeira dos jogadores.
    Fifa, vai regular coisa que interessa, que vai melhorar o futebol mundial, que vai agregar valor… selecionar melhor os juiezes, as condições dos estádios, e PRINCIPALMENTE, tirar aquele monte de placas de propaganda que tem nas competições, que estão a 1m da borda do campo, e que o jogador quase se quebra quando bate, e que certamente se confunde enquanto está jogando bola porque aquela porcaria fica piscando na cara dele…

  416. Daqui a pouco não se poderá comemorar gols e vitórias já que no estádio sempre haverão, pelo menos, duas torcidas.

  417. Para Rose e demais:

    Na realidade, a questão não se resume apenas nisso. Não é o melhor comparativo (esse de duas torcidas), pois uma competição esportiva, não existe apenas entre os atletas, mas entre as torcidas, visto que, essa permanecendo no âmbito da esportividade, é ótimo e salutar.

    Agora, religiões nunca, NUNCA devem “competir”. O simples sentimento de competição religiosa presume um sentimento enrustido de supremacia ideológica.

    É extremamente fácil defender a atitude de Lúcio e seus companheiros de seleção, pois estão protegidos por uma certa simpatia por parte do público…. “olha que bonitinho, que caráter, que pureza, estão rezando…”

    Suponhamos que, no meio do círculo, estivesse um budista, ou um hinduísta, ou um muçulmano, ou… qualquer outro seguidor religioso. Ele seria respeitado? Teria que ficar de lado, esperando o final da pregação? Fingir que (momentaneamente) pratica, para escapar de algum constrangimento ocasionado pelos jogadores “religiosos”?

    Se o ato de orar em público fosse manifestação de liberdade de expressão, então por que os fariseus eram criticados? Não era pela atitude hipócrita? Lúcio, definitivamente, liderou uma demonstração pra lá de “fariséia”, ou seja lá como se re-escreve ” H-I-P-Ó-C-R-I-T-A”…

    Mas ele não é o pior, pior é o volante Roberto Brum, do Santos, que se acha super-hiper-engraçadão e faz anedotas acéfalas como essa: “Minha vida amorosa é um triângulo amoroso: Eu, minha esposa e Jesus..” faça-me o favor, Sr. Brum.

    Admiro o Zé Roberto, que é evangélico, e o Roberto Baggio, que é Budista, e nem por isso ficam se mostrando na frente de todo mundo pra passarem uma imagem de “certinhos e melhores que os outros”.

  418. Não acredito no que acabo de ler… não é possível:

    “Só pode ter alguém dentro da Fifa que é ligado ao “demo”… e que deve estar “morrendo” de inveja pela fé maravilhosa e verdadeira dos jogadores.”

    Como argumentar, dialogar, propor discussões inteligentes, salutares e positivas com alguém que rumine uma excrescência dessas?

    Meu caro, saiba que você também é ligado ao “demo”… abreviação de “demonstração de intolerância e ignorância”.

    Caso não tenha acordado pro século XXI, a FIFA e o COI preocupam-se com choques entre religiões extremistas em Copas do Mundo, Olimpíadas, e demais competições de nível internacional. Infelizmente, vivemos numa época de ódio e intolerância, onde até mesmo o esporte é utilizado para canalizar e extravazar as ondas da imbecilidade humana. E, mais infelizmente ainda, a religião é um dos mais fortes veículos de propagação dessa imbecilidade.

    Ninguém proíbe manifestações religiosas simplesmente por “proibir”, e sim para evitar piorar uma situação que já se encontra num estágio pra lá de delicado. não se esqueça que a maioria das Religiões já foi utilizada para massacrar, controlar e tolher o povo de liberdade de ir e vir, por milênios.

    Antes de teclar coisas escabrosas na internet, por favor, reflita, ou ao menos, tente uma primeira vez, garanto que não dói.

  419. Como foi dito nessa reportagem sobre a reprovação da FIFA a essa manifestação “que está em discussão é a propaganda e o proselitismo religioso em espaços públicos freqüentados por pessoas de diferentes credos”.
    E há, além disso, a mistura do concreto com o abstrato; que é o fenômeno dito espiritual, com o ente JOGO DE FUTEBOL, que poderia ser qualquer outra operação, de cujo sucesso, que se sabe contingente, aproveitou-se convenientemente para se cultuar a arte de se cultuar, comprometendo a própria Divindade, sem se saber se é justo alguém atribuir, esperar ou pedir que Deus faça certos tipos de mágicas, ou se é correto de ter as suas prerrogativas freqüentemente colocadas à prova pelos cristãos fanáticos, deixando-o, apesar do seu imenso poder, em seriíssimas dificuldades, por se botá-lo a reflexionar, talvez com uma das mãos no queixo, e um pouco aflito, olhando aqui para baixo, para as perigosas peraltices dos terráqueos, do sólio supremo em que se encontra, acerca da questão de dever precipitar as suas graças.
    Em face desses episódios é que se tornam uma imbecilidade essas manifestações místicas em público de forma tão intempestiva; e, por isso, abomináveis; abomináveis porque, em complementação, não são uma coisa sóbria, adulta, profunda, grave, racional e séria; e por não perceberem que sua atitude não é um fato universal, incomodando, destarte, o restante de um público provavelmente majoritário.
    Na Igreja Católica, principalmente na tradicional, não se vê o sacerdote, que faz voto de pobreza, separando, então, o patrimônio público eclesiástico, da pessoa dos clérigos, cobrando milagres de Deus, ou proclamando êxtases espirituais ou profecias, e buscando a prosperidade individual. Eles falam de esperança, da grandeza do Criador e da fraternidade entre os homens. Os benefícios simples, ou milagres, se acontecerem ou quando acontecem, são dons suplementares.
    Em contraposição ao discursório dos “preletores” sem preparo, e deslumbrados de muitas seitas que se vê por aí, em que se contam piadinhas de péssimo gosto, e se fala de coisas trivialíssimas para uma claque solícita, que não percebe os estereótipos retóricos desses pregadores – muitas vezes importados dos norte-americanos, nos templos católicos, por entre o dourado em detalhes nas paredes, além das ogivas abrigadas sob os seus coruchéis, há a atmosfera de legitimidade nos sermões integrais, coesos e precisos, e na autêntica eloqüência dos padres que celebram a santa missa.

  420. O que se quer dizer é que não se pode pretender que a religião em suas manifestações tenha sua apresentação concebida como, dito de uma forma, uma convenção social aceita de modo harmônico; e dito de outra maneira, como um fenômeno universal; assim sendo, ela não é um ambiente onde há sistemas sociais, mas é um sistema psicológico que pode ocupar parte do ambiente terrestre; sendo, por conseguinte, numa classificação hierárquica urbana, espécie, não gênero. E, não sendo instrumento de concretude política, social, econômica, científica ou tecnológica com emprego oportuno, manifestação em solenidade futebolística mundial incide no supérfluo ou despropositado, causando espanto esse ato cultural, fora de contexto cerimonioso, ou sem ser suscitado por outro fato de emergência sacramental.

    E não se trata, de não se poder misturar as coisas. Eu misturo ou separo eventos de acordo com a oportunidade. Igualmente, com ralação a questão do quorum; mesmo que houvesse unanimidade acerca dessa manifestação, os crentes deveriam avaliar a ocasião de praticar tal comportamento místico, por lealdade, racionalidade e compromisso com o protocolo social relacionado à universalidade e à densidade dos fatos sociais.

    A religião não é um fato político e social concebido como o Carnaval ou como os festejos folclóricos do São João, que têm caracteres, concretos, e consagraram-se, entre outras questões por, simplesmente, não terem precisado de esforço para terem vindo a se estabelecer. Eles não se ofereceram, eles foram requestados. Eles não impõem regras de ascetismo que inclui abstinência, e contiguamente ou, no seu bojo, alinhamentos ideológicos. Alinhamento, por exemplo, com o tipo de capitalismo injusto, e é bom que se diga isso. Eles oferecem fruição, não impõem a tortura da renúncia; misturam em sua diversão o luxo milionário nos salões, e a simplicidade da folia nas ruas, podendo, também o rico ir às ruas ou o pobre, eventualmente, ir aos bailes fechados permitindo essa heterogeneidade.

    Deus não discrimina as pessoas, mas algumas religiões tidas como verdadeiras, por gerar resignação na sua massa de adeptos, dá razão a Napoleão como destacou Frei Beto citando seu argumento: “Como explicar a sorte a um homem que morre de fome ao lado de outro que esbanja se não houver padres ou pastores que lhe digam Aqui tens sofrimento, no céu terás tua recompensa”? As quais oscilam entre a fraternidade da “Palestina do século primeiro”, a defesa da submissão e à TEOLOGIA da PROSPERIDADE. Sendo, em muitas vezes, tão irracionais que não percebem a grande contradição que apresentam como a identificada em depoimento concedido em um determinado programa, em que um membro de uma seita protestante pentecostal, ligada a uma emissora de televisão, que, ao testemunhar uma graça recebida, proferiu: “Eu era um mero empregado e passava grande dificuldade. Hoje eu tenho um monte de empregados trabalhando para mim”. “Aleluia”. A que um perspicaz colega espectador parafraseou: “Eu era um fudido, e hoje tenho um monte de fudidos trabalhando para mim”. Aí está a contradição: não se busca a paz e o bem-estar dos homens, busca-se preparar o homem para o sucesso pessoal. E entre dois súplices que estão lado a lado, no banco de um desses templos, podem estar o banqueiro agiota, querendo mais, e o mutuário escorchado, rogando pela sobrevivência.

    O paradoxo de não se ir à raiz político estrutural do problema, o paradoxo da distribuição da sopa ralíssima, das migalhas concedidas pelas modernas castas oportunistas, da crudelíssima exploração, na impostura da caridade, como fez conhecida igreja reformada pentecostal, em ralação à acumulação privada dos dízimos e ofertas, e com a profanação da sagrada fonte literária dos cristãos.

    A competitividade, o mérito pessoal e a iniciativa são entes com muito valor, e entes defensáveis; todavia eu, tu, ele, nós podemos ser individualistas, egoístas e gananciosos; mas a Igreja deve ser a voz do bem, do amor e da generosidade que conclama para a justiça, para a piedade e para o equilíbrio da humanidade.

  421. Alquem se lembra o que a religião fez a pouco tempo atras? os jogadores sao leigos….?porque misturar religião com a vida do ser humano? nenhum dos jogadores nunca ouviram na ciencia?ate mesmo em outras religióes? a fifa ta certa!

  422. Isso mostra como os brasileiros são OTÁRIOS ao extremo,manipulados pelas grandes corporações!Eles estavam fazendo a manifestação sem pedir atenção pra ninguém!!
    OTÁRIOOOOOSSSSSSSSS!!!!!

  423. Aonde Deus é proclamado o ódio, a ignorância, o egoísmo, a hipocrisia e muito mais dessas aberrações transformam o paraíso harmonioso que é o nosso universo, em guerra.
    O Futebol era um esporte, agora corre o risco de virar batalha e desordem, onde os mensageiros de guerra são marionetes de chuteiras, manipulados por lideres ludibriadores agindo com finalidade lucrativa. Sim! Religião = empresa lucrativa, onde celebram o amor pelo poder.
    “Quando a paixão pelo ser for maior que o amor pelo poder, só então haverá paz”. Marcelo Nazar

  424. Se as pessoas buscasse mais a Deus com certeza o futebol seria bem mas melhor, teria paz, algo que hje não existe.infelismente as pessoas se deixam levar pelas as malditas corporações….

  425. E engraçado como as pessoas dão ouvido aos que tem dinheiro, as grandes corporações como essa fifa, que deveria era se preocupar com as vergonhas que existe nos estádios de futebol atualmente,violencia ,onde o cidadão não pode mais levar a familia pois não sabe se volta mais pra casa viva…

  426. Ah se todo o problema do mundo se resumisse a meras camisetas… Bom, conheço o Deus a quem sirvo… e sei que TUDO está sob seu controle… como cristã e advogada sei que as leis foram feitas prá serem respeitadas, e havendo regra estabelecida pela FIFA, certamente ela será seguida pelos amados Atletas Cristãos, homens sábios e de exemplares condutas. Apenas gostaria de ressaltar que, se a FIFA se importa com algo referente ao futebol, deveria tomar providências quanto às manifestações de violência e verbalizações torpes por parte de muitos jogadores, já que muitas famílias vão aos campos e assistem os jogos pela televisão, que refletem ódio e remetem muitas vezes à violência de gangues de rua.

  427. Interessante,só levantam a camisa para a publicidade religiosa quando ganham.Quando perdem trazem consigo o rancor da derrota;palavrões;pontapés;xingamentos.Olha,o Lúcio mostra cara de valente dá cabeçada e tudo isso em nome de quem?Só se for do Jeová judeu e sangrento que massacra os palestinos.Engraçado,o Pelé,Maradona,Garrincha,BecknBaue,Cruyf e outros gênios da bola,diferente desses comuns citados,nunca fizeram essa palhaçada,e tenho certeza todos são filhos do mesmo Deus.PARÀBENS FIFA,por cumprir uma determinação que existia e estava esquecida

  428. NAO VEJO MAL QUE OS JOGADORES AGRADEÇAM A DEUS EM UM FINAL DE PARTIDA OU A UM GOL FEITO. HOJE QUEM GOSTA OU NAO GOSTA TEM QUE ACEITAR AS LEIS DA HOMOFOBIA, DO ABORTO E TANTAS OUTRAS QUE ESTAO LÁ NO CONGRESSO PARA SEREM APROVADAS E NINGUÉM TÁ NEM AÍ PARA O PRINCIPIO RELIGIOSO DE NINGUEM!
    ENTÃO, SÓ PORQUE ALGUEM FAZ UM GESTO DE AGRADECIMENTO A DEUS ESTÁ FERINDO O SEU CREDO? FAÇA ME O FAVOR! RESPEITAMO-NOS UNS AOS OUTROS E CADA UM SE EXPRESSE DA FORMA QUE QUISER ONDE FOR!

  429. Bom dia!
    A questão não é simplesmente se o campo de futebol é lugar para propaganda religiosa ou não.
    O cerne da questão é: quem vai rasgar a Constituição?

    Art. 5° – Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residente no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    (…)

    VI- é inviolável a liberdade de consciência de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

    VII- é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;

    VIII- ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

    Começa assim…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *