Internet supera jornais como fonte de notícias nos EUA

Internet supera jornais como fonte de notícias nos EUA

Uma pesquisa do Pew Research Center for the People and the Press, um instituto especializado em estudos sobre mídia, indica que a Internet superou os jornais como principal fonte de noticias para os americanos em 2008. Em resposta a pergunta “onde você obteve a maioria das notícias nacionais e internacionais”, 40% dos entrevistados apontaram a web contra 35% dos que indicaram a mídia impressa.

Foram entrevistadas 1.489 pessoas, que podiam nomear mais de uma mídia na resposta. O resultado, lembra o New York Times, não representa um declínio da popularidade dos jornais – que cresceram um ponto percentual em relação à pesquisa realizada de 2007 (clique no quadro ao lado). O que chama a atenção foi o salto dos que indicaram a Internet como a sua fonte primária de notícias – de 24%, em 2007, para os atuais 40% dos entrevistados.

A televisão, com 70%, ainda é a principal fonte de notícias nacionais e internacionais. Mas, para os entrevistados com idades entre 18 e 29 anos (clique no quadro ao lado), internet e tevê já rivalizam como a principal maneira de se informar: 59% dos entrevistados nessa faixa etária afirmam que encontram na web a maior parte das notícias que os interessam, mesmo percentual dos que citam a tevê. Na pesquisa anterior, em setembro de 2007, o resultado foi bem diferente nesta faixa etária: 68% citaram a televisão contra 34% que mencionaram a internet.  

Um diretor do Pew Center, ouvido pelo New York Times, credita o resultado da pesquisa à eleição presidencial. “As pessoas normalmente não querem a visão geral de uma eleição. Querem seguir o seu candidato, selecionando e escolhendo o que querem ver de uma forma que a mídia mainstream não permite”, diz Michael Domock.

Na visão de Domock, a cobertura política funciona bem com recursos interativos, como pesquisas promovidas pela internet e comentários, enquanto, diz ele, “a guerra no Iraque é um assunto bem contado por jornais e televisões”.

Atualizado às 12h de 6 de janeiro de 2009.

24 Replies to “Internet supera jornais como fonte de notícias nos EUA”

  1. Acho que os jornais já foram substituidos a muito tempo pela internet !!! Só agora perceberam isso ?

    Abraços

  2. Informações pela internet são sempre atualíssimas e abundantes. E sempre pessimamente redigidas, além de incompletas.

  3. Isso já é passdo, a midia escrita dentro de alguns será como os hieróglifos egipicios coisa de museu. A atual internet tambem está com os dias contados. O futuro é a INTEGRAÇÃO DIGITAL TOTAL

  4. A internet nunca vai substituir totalmente os jornais: experimente tentar matar uma mosca jogando um monitor nela !

  5. Qual é a realidade? Vamos avaliar a verdadeira capacidade do administrador? Vejamos a inflação para o próximo ano esta sendo avaliada em torno de 7 % a 8 % ao ano, igual ao ano anterior; e o resultado será de 20 a 30%! Agora o crescimento é avaliado em 2,4% e será de zero a 1% ai vem um descarado e diz que o PIB esta em alta que o país cresceu, mas na verdade o que cresceu foi o arrecadamento e as taxas tributárias e juros. A eu ia me esquecendo, a renda dos petistas cresceu. O Lula inclusive tinha um capital de 800 mil reais; Hoje tem um capital de dois bilhões, olha eu não falei dois milhões disse bilhões! Comprou até vila na Itália, e o Lulinha aquele geniosinho, teve taxa descomunal de crescimento veja bem, o descaradinho ganhava 1.500 mil e quinhentos reais no zôo e hoje tem um capital de bilhões, assim é seu sócio Daniel Dantas e muitos outros; ai sim o rendimento é estupendo! Enquanto que o povo…? Dane-se… A maior parte desempregada e vivendo de esmolas! E ainda vai continuar acreditando em promessas?

  6. Realmente a imprensa escrita por editoras e jornais alem de TV estarem atrasadas, acredito que a informação pela internet sempre sera mais intensa rapida, e ainda podemos comentar ou até desqulificar certas noticias, que nao verdade são opniões e não noticias.

    Na tv ou editoras e jornais, lá eles veiculam o que , quando e como querem. aqui podemos ao menos tentar questionar..

  7. É muito interessante sim , a internet chegou pra ficar ,apesar de muitos sites serem uns verdadeiros labirintos, com seus cadastros chatíssimos , onde a informação que se busca é sempre a mais complicada de achar, fruto de uma mentalidade obscurantista e oportunista. Mas pelo menos os jornais online vão direto ao ponto, eu acho que isso é a chave do sucesso.

  8. Um dos pontos básicos, fundamentais aqui, é que o jornal prima pela qualidade da informação e o respaldo por ser uma fonte confiável e inabalável, já que varios periodicos possuem mais de 100 anos de existencia.
    já a internet, não podemos dizer o mesmo…

  9. em tempo para quem comentou dos hieróglifos egipicios…a descoberta deles se deu no século 19 pelo Francês Champolion…e foi bastante noticiada nos jornais da época.

    Adivinha qual é a fonte de vários sites da internet sobre este assunto ?…

  10. Acredito que há espaço para várias mídias ainda, pois não é a todo momento que se dispõe de um computador e uma linha ADSL, claro que a medida que se avança com a tecnologia estas barreiras irão se estreitar mais ainda, mas as condições financeiras ainda não, pelo menos em nosso país, que a idéia de possuir um computador ainda é um sonho pra muita gente, bem diferente dos Estados Unidos.

  11. O bom é que a imprensa oficial embedded, como é o caso de TODA a imprensa americana já ficou de lado. Os sionistas devem estar bufando de ódio, porque depois de todo o esforço pra dominar e manipular a mídia, agora acontece isso..Bem feito pra eles. O NYT e seus jornalistas, a CNN e Wolf Blitzer da aipac e demais sionistas na imprensa oficial já eram também, graças a deus.

  12. A internet tem o seu valor, mas não substituírá os jornais, que são mais organizados, reúnem as informações, além de terem história e tradição. Aliás, no Brasil, temos jornais de grande prestígio, já nos EUA, eles estão em crise.

  13. eu acho que a internet tem as mesmas reportagens idiotas do que a Tv, acho que a internet consegue ser ainda pior!
    porque a net virou depósito de lixo! de lá saem cantoras como malu magalhaes, de lá saem personagens bizarros direto pra tv, acho que uma mer… completa a outra!

  14. eu acredito que onde houver um jornalista da nova safra, sempre haverá mer… pra ler, ver e ouvir.Pessoas como sônia Abrão, Brito júnior, Zeca camargo, o Richard dos bichos da record, que acha que ficar viajando, demonstrando que estão apenas se divertindo, e nao acrescentam nada na vida de ninguém com suas reportagens cheias de autosatisfação, e nenhum conteúdo de interesse público, sempre haverá mer…. pra encher tanto a TV quanto a internet.

  15. A Tv manipula a mente das pessoas, principalmente a globo, que cria mitos, deuses, e muitas vezes, endeusa pessoas que nao tem nada a ver!
    Por exemplo, quem foi essa Maysa quando fala o coração?
    nunca ouvi falar nessa mulher intensa, forte, bla bla bla que tá toda hora noticiando na Globo, e que encheu os sites no ultimo mês, e que chegou até a passar antes de TELA QUENTE, isso nunca aconteceu antes!!!
    Que mérito essa mulher tem? e o que ela fez de tão especial pra merecer esse cartaz todo? acho que a união da tv e da internet faz a merd….
    O intuito da net no começo, unir as pessoas e tal, foi até legal, mas, o rumo que tomou apartir daí, ferrou tudo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *