Luxemburgo ataca jornalistas “corintianos”, mas é criticado por “palmeirenses”

Luxemburgo ataca jornalistas “corintianos”, mas é criticado por “palmeirenses”

Jornalista pode ter time? E pode torcer? A resposta à primeira pergunta é fácil: lógico que sim. A segunda é mais complicada. Pode torcer desde que não esteja no ambiente de trabalho ou em missão profissional – do contrário, a confusão é enorme. Foi a propósito deste assunto que entrevistei, para o Último Segundo, o radialista Eraldo Leite, presidente da Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro.

A ACERJ acaba de advertir um jornalista que, no último domingo, comemorou e gritou acintosamente na Tribuna de Imprensa do Maracanã depois de um gol do Fluminense. O fato foi noticiado no site da entidade. É uma situação inédita, até onde eu sei – uma associação de jornalistas esportivos vir a público ensinar como os profissionais devem se comportar no ambiente de trabalho.

Quase todo torcedor suspeita que os jornalistas esportivos beneficiem os seus clubes de coração em suas reportagens, análises e comentários. Os profissionais sérios e respeitados convivem bem com essa questão – sabem que podem falar abertamente o nome do time que torcem sem que o trabalho que fazem seja afetado.

Uma novidade esta semana foi a suspeita levantada por um técnico, o sempre polêmico Vanderlei Luxemburgo, sobre a isenção dos críticos que atacaram o pífio desempenho do Palmeiras, nesta quinta-feira, no Parque Antarctica, contra o Nacional, de Montevidéu. Segundo o técnico, os seus críticos são jornalistas corintianos. Eis o que disse:

“Tenho percebido que há uma má vontade grande contra a gente. Nos outros clubes as mesmas coisas acontecem, mas aqui têm mais críticas. Percebo que são corintianos que precisam tirar a camisa do time e ter mais calma na análise”.

Em seu blog, Opiniões em Campo, o jornalista Allan Brito resolveu “comprar” a provocação de Luxemburgo e trouxe os comentários de dois colunistas considerados torcedores do Palmeiras, Mauricio Noriega e Mauro Beting, sobre o desempenho do Palmeiras em campo. São críticas fortes que provam, mais uma vez, o eu que eu disse antes: jornalistas sérios não confundem a paixão por seus clubes com a isenção profissional.

39 Replies to “Luxemburgo ataca jornalistas “corintianos”, mas é criticado por “palmeirenses””

  1. Ele deve ter dito isto direcionando ao Juca Kfouri…

    Aliás, isto é normal dele, né..

    O Luxemburgo busca desviar o foco sempre que algo nao da muito certo… Ou é a arbitragem, ou o jornalista, o reporter, o gandula, o presidente do outro time, alguem tem a culpa… menos ele, que escalou o Obina, Jumar e um caminhão de volantes quando precisava ganhar…

    Patético…

  2. Acho complicado para um jornalista esportivo admitir seu time.

    Realmente é possível trabalhar com isenção e fazer isso passar desapercebido.

    Mas sempre vai ter alguém para desconfiar e dizer que você está sendo mal intencionado, como o próprio Luxemburgo fez..

    Logo ele que deveria ter um senso crítico maior para não fazer um comentário tão absurdo como este.

    Às vezes penso que o ideal mesmo é não admitir, mas confesso que não tenho certeza desta opinião.

    Enfim… Ótima discussão, Stycer!

    Abraços e obrigado pela citação ao meu blog,

    Allan Brito

  3. As vezes a genialidade do Luxerburgo perde espaço com suas declarações imbecis. Ele acha que todo o resto (sim, porque pra ele tudo é resto) não consegue perceber sua intenção de mudar o foco da situação como citou o nosso amigo Samuel aí em cima. Até onde vai a necessidade do ser humano em se auto-afirmar, em se aparecer, sua vaidade, orgulho, etc, etc, etc. Já sabemos que dinheiro não é e nem nunca foi problema para o Luxemburgo, mas ele sente uma vontade imensurável de querer ser o dono da situação. Por exemplo: Se o Palmeiras tivesse ganho ontem com um gol do Obina, como seria sua declaração na imprensa ? Voces vão ter que me engolir ! Eu sou o melhor, etc etc. Alguém por favor, me lembre de uma entrevista onde o Sr. Vanderlei diz assim: Realmente, eu me equivoquei nas alterações que fiz, ou, acho que a escalação do time que escolhi para esse jogo, não foi a mais adequada. Alguma vez ele disse isso ? Desca deste pedestal Luxemburgo, foque na sua capacidade de comandar um time (pois isso voce sabe fazer), e tente dominar essa fera que se chama seu EGO que está te matando aos poucos. Ass. Um Palmeirense ferido por um técnico idiota.

  4. REALMENTE ME PARECE VERDADE EU ESTAVA ASSISTINDO O JOGO NA NA SPORTV EU O PESSOAL SO COMENTOU DO NACIONAL , DA EQUIPE DOS JOGADORES ENQUANTO QUE A EQUIPE QUE REPRESENTA O BRASIL NA LIBERTADORES FOI MUITO POUCA COMENTADA PARECIA QUE O NACIONAL ERA O BOCA JR DA A IMPRESSÃO NO CASO DO PALMEIRAS QUE ELES ESTAVAM TORCENDO CONTRA

  5. Sou palmeirense não concordo com muitas atitudes do Luxemburgo ,tambem não acho que ele é o técno ideal para o Palmeiras,porém da até pra entender sua posição com relação a alguns reporteres discarados que em seus comentarios só tem olhos para um determinado clube,e não são poucos…

    Agora me diga o que é mais importante um
    Esporte X Palmeiras ,um Cruzeiro X São Paulo pela Libertadores ou um corintians e Fluminence ,Corintians X Vasco pela copa do Brasil?
    Pois é a preferencia grotesca se resume a uma bancada corintiana na cupula esportiva da Globo ignorando a grandesa de outros clubes ,retendo todo direito de transmição não dando chances para otros torcedores.

  6. Putz … o cara tirou um atacante e colocou um volante jogando em casa e quer culpar quem?
    Não há como a imprensa elogiar … a substituição foi péssima. Além disso o Palmeiras jogou pouco, a zaga é fraca, e o gol saiu por um frango do goleiro Uruguaio.
    Aceita Luxa … seu trabalho está meia boca.

    Ô Ô Ô …. Obina é pior que um Cocô.

  7. Não sou palmeiras, mas concordo plenamente com Luxemburgo, tem uma turma de jornalistas e comentarisras que da nojo ouvir. tem um tal de NETO. Que do jeito que fala parece que jogou mais que PELÉ.

  8. O Luxa surtou!!!! Ficou maluco!!!
    Uma hora é o Coronel Marinho que precisa tirar a camisa, agora são os reporteres. Acho que ele tá procurando hom… não, isso é coisa de bambi.

  9. Primeiro o Sr. Vanderlei Luxemburgo reclama que o Palmeiras foi prejudicado contra o S.Paulo porque o Cel. Marinho seria S.Paulino, agora reclama que os repórteres estão o criticando porque são Corinthianos…tô louco pra ver quem ele vai culpar se o Palmeiras perder lá no Uruguai e por um azar do destino ser rebaixado para a 2ª divisão do campeonato brasileiro…provavelmente vai falar que a bola que insistiu em não entrar no gol adversário era torcedora do América de Piripiri ou do Ibis….

  10. O problema do Luxemburgo é que ele fala o que pensa , e acho que esta correto, tem muito técnico que diz amém para a imprensa só para nao ser criticado.
    Hoje lendo os sites, os mesmos já dão o Palmeiras como virtual eleiminado da libertadores, isso porque empatou, já o São Paulo que perdeu é taratdo de outra forma, dizem que pode reverter aqui no Morumbi.
    Ou seja , o Palmeiras empata , esta eliminado, o São Paulo perde , pode reverter.
    Acgo sim que tem muiot São Paulino e muiot Corinthiano na imprensa.
    Vejo muita má vontade com o Luxemburgo, tudo oque ele fala vira polêmica, se o Palmeiras perde um ou dois jogos já esta em crise.
    O São Paulo não vence a 4 jogos e ninguem fala nada, foram 2 derrotas e 2 empates.
    Se fosse no Palmeiras, minha nossa !!!!!!!!!!!!

  11. É só pra desviar a atenção. Ele já está corendo perigo no cargo. se sair da libertadores os palmeirenses saem com ele.

  12. O Luxa, tem que mandar esse tal de Jumar, plantar batata, mas nao jogar bola. Aonde o Luxa consegue ver futebol nesse rapaz.
    Há, ele foi infeliz na escalação. Porque insiste nesse tal de Fabinho Capixaba. Será que é parente dele. Aqui quem fala, um verdadeiro palmeirense.

  13. Deixei de assistir a Bandeirantes. Os comentaristas são verdadeiros psicóticos fanáticos pelo ” Timão”. O jornalismo para ter credibilidade tem que ser imparcial. Nisso, Luxemburgo tem toda razão. Neto e companhia,….., pelo amor de Deus!!!

  14. Tudo bem, eu assisti pela SporTV e realmente estavam nitidamente torcendo contra. Mas o que isso tem a ver com as cagadas que o Luxemburgo fez ontem? Monta o time de um jeito e muda aos 20 do primeiro tempo. Põe o Obina, sendo que o Ortigoza é bem melhor que ele e já está entrosado com a equipe e faz seus golzinhos. 3 zagueiros? Coloca o Jumar no lugar do Keirrison quando estava ganhando de só 1X0. O primeiro chute ao gol do Palmeiras foi aos 39 de jogo. Ninguém merece! Jogar em casa na defensiva. O que os repórteres tem de culpa nisso. Se eles torcem pro Curíntia, eles que vão pro raio que os partam, mas quem foi o culpado pelo resultado não foram os repórteres, foi o idiota do Luxemburgo que deve estar ficando gagá. A Libertadores está uma baba, porém o Palmeiras está sem liderança e sem tática. A única tática é chutão pra frente. Nós palmeirenses que lotamos o estádio, realmente não merecemos. Fora Luxemburgo!

  15. Concordo c/ o Luxemburgo e olha q não vou c/ a cara dele !!!! Não dá p/ assistir a Band e gde parte da Globo parece q trabalha c/ a camisa dos gambás por baixo das oficiais da emissora .

  16. Com certeza, existem jornalistas que fazem propaganda de seus times. é só assistirem as transmissões da Band e Globo. Aqueles que são isentos percebem claramente que há exageros em alguns comentários. Tanto para por o time para baixo, quanto para exaltar o time. A transmissão da Band é bairrista, sempre favorecendo os times de São Paulo e a Globo talvez seja mais ainda pq sempre exalta o “melhor futebol do flamengo”. Comentários a parte, o bom é que todos tranmitam com isenção.

  17. Sou Palmeirense, porém não gosto muito do Luxemburgo, mas ele está com a razão e disse o que todos os Palmeirenses pensam e gostariam de falar. Chega de Chico´s Lang´s, Neto´s, Juca K., etc… Queremos uma imprensa e uma arbitragem imparcial… Chega de Reis e Rainhas do apito Amigo.

  18. Não gosto desse pipoqueiro que quando o time dele perder arruma sempre um bode expiatorio (Wandeley) mas sou obrigado a concordar aquentar torcedor jornalista é um saco, além de ser antetico, desrespeitso e estou falando sim:do seu Neto (burra louca), seu Osmar ou Dr. Osmar alem do outro gordinho Maria vai com as outras todos profissionais NÂO torcedores do corintinhas 2 segunda divisão a serviço da band vão para a arquibancada que é lugar de torcedor pra barzinho e afins. Ou entao vai dizer as besteiras que fala no meio da torcida adeversario, lá na arquibancada, se sao realmente homens

  19. Àqueles que dizem que essa torcida contra, mesmo que admitindo tal, não apagam os erros que o Luxa comete, só um comentário – o Luxa erra, mas tentando o melhor, tentando ganhar (a vaidade dele é ganhar, ser campeão), e isso é bom para o Verdão. Mas os tendenciosos da mídia, com seus comentários parciais, insuflam a torcida contra nossos profissionais, que é o nosso próprio time. Criam uma onda de insatisfação na torcida, que explode quando o resultado não vem. Este tipo de coisa faz da nossa torcida amargurada, impaciente e intolerante. E é por isso que muitos profissionais, técnicos e jogadores, não querem vir para o Palmeiras. E é isso que essa mídia torcedora quer, afastar do nosso time profissionais competentes. Repare como eles elogiavam o marcinho guerreiro…

  20. Mauricio, tem também os jornalistas do Rio Grande Do Sul que também torcem para seus clubes, seja Grêmio,Inter ou Juventude, e que nunca receberam uma advertência do Sindicato Gáucho de Jornalistas por isso e é só com jornalistas Paulistas que acontece isso? Quando jornalistas Pernambucanos torcem ou simpatizem com Sport, Santa Cruz ou Náutico, o Sindicato de Jornalistas de Pernambuco não adverte seus filiados por isso.
    Quer dizer, a isenção profissional,no caso do jornalismo esportivo, só deve existir para São Paulo e Rio de Janeiro?e no outros estados? o jornalista pode torcer à vontade e não será punido por isso?

  21. NÃO SOU PALMEIRENSE , MAS , O QUE A SPORTV FEZ NO JOGO CONTRA O NACIONAL FOI BRINCADEIRA !
    NÃO BASTAVA A GLOBO SÓ TRANSMITIR JOGOS DO TIMINHO ( NEM QUE SEJA DA COPINHA DO BRASIL) AGORA COLOCA REPÓRTERES NA TORCIDA DE FÓRA EM DEMÉRITO AO CLUBE LOCAL ( EXCETO O TIMINHO) , É CLARO !

  22. Porcada!

    Fazer o que se a poderosa sabe que o timão da mais ibope…
    Outra coisa na imprensa esportiva tem torcedor de todos, mas lógicamente que do timão é maior…..somos o maior…..
    Quanto a BAND, só melhorou quando lá colocou os corinthianos, inclusive o Neto, nosso idolo ( xodó da fiel )… que só pra lembrar foi trocada pelo tal de RIBAMAR…. é ruim hein!!!!

  23. Que bom que existe na TV brasileira os Chico Lang/Neto/Osmar de Oliveira … eles dão brilho as emissoras em que trabalhão..
    Mas respeito muito tbem os palmeirenses ” Mauro Beting/Avalone/ “…. todos tem virtudes e defeitos….mas são importantes no futebol.

  24. Jorge 159….o lambão..

    Pra nós corinthianos, o Neto/Socrates/Marcelinho/Rivelino, jogou + que o Pelé sim senhor e dai? qual o problema?
    Vá se catar o lambão…

  25. Dizer para qual time torce é opcional ao jornalista desde que não atrapalhe a sua análise do futebol. Caras mais antigos, como os falecidos Peirão de Castro e José Italiano, santista e corintiano, respectivamente, sempre proclamaram a paixão pelos seus times e nem por isso deixaram de ser respeitados por todas as torcidas. No caso em questão, o Vanderlei está perdidinho da silva com o péssimo elenco que formou no Palmeiras, e agora está tentando desviar a atenção da torcida para a provável desclassificação do time na Libertadores.

  26. Coluna corporativista, defendendo a classe. Jornalismo esportivo brasileiro – não conheço o dos outros países – é uma piada.

    São torcedores com microfone na mão.

  27. Jornalista nao pode torcer. Não deve existir essa história de repórter que participa da notícia, jornalismo gonso. Aff!. Repórter pode se emocionar, chorar, etc, mas existe uma bobagem que jornalista pensa: imagina que tem opiniões relevantes. Burrice. Não existe isso de formadores de opinião. Temos um supermercado de opiniões e fazemos o que queremos.

  28. GAMBAZADA, sem euforia vcs esqueceram de 2008SPORT, agora prestem atençao LIBERTADORES,nao é coisa para vcs

  29. bem acho q n devia ter saido dessa forma talvez se tivesse colocado o argentino no primeiro tempo nao teria saido dessa forma daria 2×0 para o corintians + sou corintiano ate morrer..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *