No futebol, só a audiência importa, lamenta Tostão

No futebol, só a audiência importa, lamenta Tostão

O ex-jogador Tostão se tornou uma referência no jornalismo esportivo pela rara combinação de conhecimento sobre o que fala, inteligência, independência, lucidez e equilíbrio. É um dos meus ídolos na área. O seu livro de memórias, “Tostão – Lembranças, Opiniões, Reflexões sobre Futebol”, é uma pequena jóia, indispensável a quem sonha seguir carreira no jornalismo esportivo.

Por tudo isso, chega a surpreender o tom de Tostão na sua coluna desta quarta-feira na “Folha de S.Paulo”. A contundência começa pelo título – “Quem manda é o mercado” – e prossegue desde a primeira linha. Reproduzo os três primeiros parágrafos:

Cruzeiro e Estudiantes fazem hoje o primeiro jogo decisivo. A Taça Libertadores da América é o título mais importante e mais desejado pelos clubes brasileiros e argentinos.

Mesmo assim, a CBF, para atender aos interesses da Globo, adiou o jogo entre Corinthians e Fluminense para o mesmo dia e horário da partida da Libertadores. Para a Globo, o jogo pelo Brasileiro dá mais audiência no Rio e em São Paulo.

Estou curioso para saber qual das duas partidas será transmitida para outros Estados, fora Minas, Rio e São Paulo. Com certeza, será a que a Globo acha que vai dar mais audiência. Quem manda é o mercado.

É, de fato, uma situação tão absurda que dispensa outros comentários da minha parte.

288 Replies to “No futebol, só a audiência importa, lamenta Tostão”

  1. Mauricio, para quem ama futebol, fica difícil entender. Mas tanto em São Paulo, como no Rio, a audiência seria muito pequena. Claro que se Palmeiras ou São Paulo estivessem na final, a Libertadores ganharia destaque. Nesse momento, acho que a Globo deveria deixar uma TV aberta, como a Band, sua parceira fazer a transmissão.

  2. A Globo manda mesmo. Chega a ser absurdo que esse (ou qualquer esporte (e olha que eu não gosto de futebol) dance conforme a música de uma emissora de TV. Partidas deveriam ter sua data trocada apenas em função de problemas de um dos times.
    Acho que aí vai um pouco de desrespeito também, sem falar na banalização do calendário de um campeonato e daí para pensar que a Globo manipula algo mais…..

  3. É com esse tipo de atitude que a GLOBO, vai adquirindo cada vez menos audiência!O Brasil não é só feito de Rio e São Paulo!

  4. não conheco um, que queira assistir corinthiansXfluminense. todos querem assistir a final da libertadores!

  5. é uma vergonha o que a globo faz com a gente que mora no interior de saõ paulo,sacanagem, falta de respeito ainda bem que a rede record ta crescendo e a globo caindo….

  6. concordo,é um absurdo uma empresa ter os direitos de transmissão e não colocar no ar em tv aberta um jogo de final de libertadores!!!é um desrespeito para com o estado de mg ecom o restante do brasil!!a cbf deveria exigir que a dona globo liberasse
    pelo menos a band para transmitir o jogo sempre que eles optassem por outros programas de sua chatérrima grade
    de programação
    outra coisa colocar o jogo do timão no mesmo horárioda final
    de libertadores é outra brincadeira!!!
    VIVA A REDE RECORD!!!!!!!

  7. A questão não é nem o mercado, é a total falta de logica entre as pessoas que comandam nossa midia e nosso futebol, não falo so por mim, mas por muitas pessoas amantes desse esporte onde o importante é assistir a grandes partidas e ver grandes jogos do que simplesmente ficar preso somente assistindo aos jogos do seu clube de coração. Tenho certeza que o problema não é audiencia, mas somente a promoção de um time e de um jogador por motivos financeiros.

  8. Eu também discordo de você Maurício.
    Primeiro: Não acho Tostão toda essa maravilha que você diz.
    Segundo: A Globo está correta, tem que transmitir que dá mais audiência, aliás, a emissora paga milhões aos clube e precisa ter retorno, afinal, empresa não é instituição de caridade.
    terceiro: Sem a verba da TV os clubes vão a falência, ou então, vai disputar campeonatos com jogadores de terceira linha.
    Para encerrar: No Brasil dá para contar nos deds das mãos jornalistas esportivos de real qualidade. A grande maioria deixa à desejar. Se não tiver, não faz falta. Aos torcedores evidentemente.
    Abraços!!!!

  9. Venho registrar meu protesto contra a TV Globo por esta absurda decisão de não transmitir a final da Libertadores. Moro na cidade de São Paulo e serai privado de assistir a uma grande final. Entretanto, fico mais estarrecido com a anuência da CBF em atender aos interesses da TV Globo. O interessante é que todos os meus conhecidos que gostam de futebol estão decepcionados com tal atitude, indepententemente de serem Palmeirenses, São Paulinos, Santistas e, inclusive Corinthianos.
    Quanta falta faz a concorrência!!!!!!!

  10. É sempre a mesma coisa….todo mundo louco para ver um jogo de verdade (Cruzeiro x Estudiantes) e nossa TV aberta (Globo,Band) vai passar o que dá mais audiencia…pelo menos o índice de criminalidade no horário do jogo cai por volta de 80%….pensando pelo lado social, acho que a Globo e Band estão certas.

  11. Parabéns pelo lúcido pensamento, esse tipo de enganação já faz muito tempo que ocorre, se beneficiam há bastante tempo times do Rio e de SP. Eles não tem vergonha alguma, quando pensamos, agora não vão roubar, nos enganamos feio, eles roubam igual, basta ver em 2005, penalti no Tinga, jogador expulso e penalti não marcado. Na política é a mesma coisa, na verdade temos que limpar essa corja de velhos que mandam.

  12. è uma vergonha o que a Globo faz, somos obrigados a assisir jogos sem importãncia nenhuma, enquanto estamos em uma decisão de libertadores. Tomara que a Record acabe com essa mamata da globo, torço para ela comprar os direitos dos jogos e colocar os jogos as 20:00Hs. bem na hora da Novela.kkkkkkkk

  13. Caro Mauricio,
    É por esta e outras coisas, que diminui 70% o meu interesse pelo futebol nacional. Além de proteger os clubes cariocas e paulistas, (porque os erros é só pro eles), o monopólio da globo é gritante. O futebol há muito, perdeu o romantismo, a paixão, o brilho.

  14. Prezado Maurício Stycer, equivoca-se tanto você quanto o brilhante Tostão. Não é o mercado que dita as regras… e sim a paixão das torcidas. No presente caso o Corinthians não têm culpa alguma de ter a maior e mais fanática torcida do país. Abraço.

  15. Prezado Maurício, esqueci de dizer que moro no interior de Minas. E aqui o jogo que será transmitido via parabólica é o do Timão. Tanto na Band quanto na Globo.

  16. Aqui no Espírito Santo vai passar o jogo do Corinthians infelizmente. Acho que numa final como esta o que vale é o peso da competição envolver uma grande equipe como o do Cruzeiro – um time brasileiro na final. É claro que seu eu torcesse para alguma das duas equipes, estaria vendo o jogo do meu time.

  17. É MESMO UM ABSURDO A GLOBA NÃO TRANSMITIR A FINAL DA LIBERTADORES E AINDA NÃO DEIXAR QUALQUER OUTRO CANAL DE TRANSITIR ESSA GRANDE FINAL, NÃO SOU TORCEDOR DE NENHUM DOS TIMES IMAGINE SE FOSSE COMO ESTARIA.

  18. È isso aí Tostão, Nao confundam Causa com Consequencia.

    Tem a gente que acha que os jogos do Rio sao transmitidos por que tem mais torcedores, mas eu digo o contrário eles tem mais torcedores porque são os únicos transmitidos para todo Brasil.

    Espero que os Cariocas sejam todos rebaixados, aí a Globo para de transmitir os jogos da 1ª. divisão e passa a mostrar os da 2ª.

  19. por isso vale tudo para o corintinha chegar a final, ponto eletronico cancelamento de jogos perdidos arbitro argentino etc.

  20. TOSTÃO, VOCE TEM TODA RAZÃO. CHEGOU O TEMPO EM QUE O POSTE ESTÁ MIJANDO NOS CACHORROS. SABEMOS QUE É O INTERESSE É APENAS LUCRO, LUCRO E LUCRO.

    FUI.

  21. Nao sou corinthiano nem torco pro fluminense, o jogo mais interessante pra mim é a final da libertadores sem duvida !! Realmente dispensa comentarios !!!

  22. Parabens Tostão, eu sempre pensei desta forma, aliás toda a libertadores foi assim, a globo sempre preferiu ao corintias, enquanto times brasileiros disputava um dos título mais importante do futebol, a globo transmitia corintias e sei lá quem, é um absurdo, acho que tá na hora dos clubes brasileiros fazer alguma coisa, caso contrário, em breve só teremos jogos do corintias na telinha, ninguém merece isso não é mesmo!!!!

  23. Um absurdo o que a Globo faz, como ja dito uma final do principal torneio do primeiro semestre ela deixara de transmitir, para passar para são paulo e rio uma rodada do brasileirão, isso é bem dela como na semana passada aqui para são paulo não trasmitiu a partida entre Gremio e cruzeiro, uma falta de consideração com os amantes do futebol

  24. Concordo e proponho um boicote a São paulinos, palmeirenses, santistas, lusos, atleticanos ( esses vão secar o cruzeiro ) todos vamos para o rádio ouvir a partida do cruzeiro e deixa a mulherada assistir oque quiser na tv.
    Em tempo : Tenho fé que ainda verei o dia em que outra emissora vai tirar da globo as transmissões de futebol.

  25. PARECE QUE VOCE ESTA VIVENDO EM OUTRO PLANETA
    O PLANETA TERRA O QUE MANDA E A GRANA
    QUEM VAI ASSISTIR O JOGO DO CRUZEIRO AQUI EM SAO PAULO,SOMENTE OS MINEIROS ORIUNDI
    POIS CORINTIANS TEM A MAIOR TORCIDA A FAVOR E A MAIOR CONTRA PORTANTO QUANTIDADE DE AUDIENCIA E O QUE CONTA
    E TEM MAIS UM DETALHE FLUMINENCE E UM TIME CARIOCA
    E MINAS FICA BEM LONGE DISSO TUDO
    PORTANTO SE PASSAR EM MINAS O JOGO DA LIBERTADORES JA TA BOM DE MAIS
    MEU MEDO E QUE UM DIA ATE MINAS VEJA TIMES PAULISTAS OU CARIOCAS JOGANDO NA TV
    E ISSO NUM TA LONGE NAO POIS O QUE TEM DE MINEIRO QUE TORCE PARA TIMES DO RIO E UM ABSURDO
    E JA TEM ATE A TORCIDA GAVIÕES DA FIEL MINEIRA
    TE CUIDA BH

  26. Segue uma sugestão para a TV Globo.
    Que tal fazer um” você decide” em dias de jogos importantes?
    Deixa que as pessoas descidam qual o jogo quer assistir.
    Assim os telespectadores é que escolhe, pode fazer isso atraves da internet.

  27. Como gaúcho, concordo com o craque tostão e acho isso LAMENTAVEL, para dizer pouco. É ridiculo marcar jogos do meu INTER, as 18:30 dos domingos gelados na beira do guaiba. Prejudica muito o clube pois é dificil encarar o vento gelado e frio que vem do rio, diminui publico e renda. E olha que os clubes gaúchos ainda são os que menos recebem da TV.

  28. o queriam? esse é o mundo real…a torcida corinthiana é a mais rica, mora no estado mais importante deste pobre país! essa é a única realidade….

  29. Não vejo nada de absurdo uma empresa (Globo), que PAGA pela transmissão, escolher o que quer passar em sua programação.
    Se voce perguntar o que a maioria em Sao Paulo e Rio gostariam de assistir, a resposta sera a mesma da escolha da Globo.
    Desculpe, discordo totalmente de seu comentario.

  30. Mauricio, muito bem lembrado por você o Tostão e este jogo da Globo, além de mais mercado, também foi para o Corintians descansar.
    A Globo e a CBF conseguiram que eu deixa-se de acompanhar futebol, principalmente do Brasil.

  31. Concordo com o Tostão, em gênero, número e grau, mesmo sem ser mineiro…por isso é que esse país sempre será o país do futuro, que nunca chegará ao presente… terra de interesses,
    nada mais que isso!

  32. Venho, como consumidora esportiva que mora no RS, me revoltando quanto a essas atitudes já faz muito tempo! Todos no Brasil consomem esporte via tv, mas sempre se privilegia Rio e São Paulo. Até percebo uma melhora nos programas de futebol do Sportv, um tom mais neutro, quando analisam os clubes brasileiros, mas o resto continua o mesmo. Eu acho que os consumidores de outros estados, fosse feita pesquisa, salvo corinthianos espalhados por aí, prefereriam o jogo da Libertadores. Eu ao menos, prefiro! O Cruzeiro é o Brasil na libertadores!

  33. Ja esta na hora das emissoras de tv se unirem para acabar com esse monopólio da globo diante do futebol..pergunto? porque outras emissoras não podem transmitir outros jogos..o Brasil não é só corinthians..eu gosto de assistir futebol e hoje gostaria de estar torcendo pelo cruzeiro, unico time brasileiro na competição “libertadores”….tem que ter um basta nisto, espero que isso acabe para o bem dos telespectadores.

    Gmarques

  34. Realmente é lamentável!
    Sou gremista mas considero uma tremenda falta de respeito com o Cruzeiro que está disputando o maior título da América do Sul!
    A Globo é provinciana!
    Além de só se preocupar com $$$$!

    Leo.

  35. Stycer, concordo 100% com o Tostão!! nisso ele foi muito inteligente (ou seria óbvio demais?) basta ver que desde que o corinthias subiu para a primeira divisão só se fala dele, o engraçado é que quando o Sao Caetano quase ganhou o brasileiro e chegou a final da Libertadores pouco se falava do azulão, sejamos honesto, o que vale é a audiencia, futebol bonito? pra que?

  36. Sou Corinthiano e também não achei muito legal esta atitude da CBF/GLOBO…..Creio que uma final de campenato deve ser mais prestigiado que um jogo comum. Deixando de exibir uma partida como esta de Cruzeiro x Estudiantes, estamos desvalorizando a competição em sí, que por sinal, é o maior sonho corinthiano para o ano que vem!

    Isto é tão feo quanto a transmitir jogos do Rio para todo o Brasil, tirando o poder de escolha de milhões de brasileiros!

  37. É que na verdade, no fundo no fundo, todo brasileiro tem um carinho especial pelo corinthians, se não fosse verdade, não haveria tanta audiência quando esse time joga.
    E não culpem a globo, pois ela pensa exatamente como o amigo do tostão pensava: “Gosto de levar vantagem em tudo…certo?”

  38. corinthians.corinthians,corinthians,corinthians,corinthians,corinthianscorinthians.corinthians,
    corinthians,corinthians,corinthians,corinthicorinthians.corinthians,corinthians,corinthians,
    corinthians,
    corinthianscorinthians.corinthians,corinthians,corinthians,corinthians,corincorinthians.
    corinthians,corinthians,corinthians,corinthians,corinthianscorinthians.corinthians,corinthians,
    corinthians,corinthians,
    corinthicorinthians.corinthians,corinthians,corinthians,corinthians,corinthianscorinthians.corinthians,
    corinthians,corinthians,corinthians,corinthiansansthiansans

  39. Concordo plenamente com o comentário de um dos colegas , é possivel haver manipulação em outros niveis, vide erros seguidos de arbitragem favorecendo o mesmo time.

  40. Não podemos nos esquecer também do clubismo existente no próprio jornalismo, mal mascarado,diga-se de passagem
    Cláudio

  41. É isso mesmo, Globo e Bandeirantes só falam de ocrinthians. No jogo aberto da Band, os comentaristas são todos corintianos e nao falam em outra coisa…..são reportagens antigas, reportagens com qualquer um….uma lástima. Hoje um jogão da Libertadores e quem não tem tv por assinatura, fica sem assistir. Negocio é alugar um filme, muito melhor.

  42. vamos boicotar a globo pois veja esta emissora faz o que quer e veja acho que a população deveria sim boicotar esta emissora para levá-la a bancarrota pois isto é falta de respeito com a população e veja será que ninguém têm coragem de usar os meios legais como este jogo da final têm de ser transmitido obrigatoriamente e sem ressalvas pois isto é abuso de poder.

  43. Voce que gosta de futebol, sugiro que assistam os jogos por outra emissora que não a Globo, mesmo que não seja seu time de coração, ou seja:
    Você que não é corintiano ou fluminense assistam esse jogo na Bandeirantes, assim derruba-se a audiência da Globo

  44. Para mim, que sou corintiano, prefiro mesmo assistir ao jogo do meu time, a qualquer outro, mas tenho pena dos mineiros que não poderão ver seu Cruzeiro disputando a grande final da Libertadores. Por que a Globo não libera o jogo do Cruzeiro para a Band ou porque Corínthians e Flu não foi marcado para amanhã? Incapacidade dos cartolas da CBF ou desinteresse? Afinal, o único interesse futebolístico do Ricardo Teixeira – uma das malditas heranças legadas por João Havelange ao futebol mundial – é com o lucro que ele, pessoalmente, tem com esse esporte.

  45. Não é de se adimirar o que a Globo faz ou está fazendo.Todos,
    inclusive na política abixam as calça pra Rede Globo. Pouco tem-
    po atrás a Globo tentou impedir de Ronaldo fazer um comercial
    para o SBT. Com que autoridade ela fez isso? Só pode ser com
    algum dinheiro. Ninguém tira da minha cabeça que a Globo tem
    dedo na contratação de Ronaldo pelo corínthias. Só dá ele na te-
    linha. Claro que ela banca o futebol brasileiro e por isso tem a
    CBF na palma da mão. Manda desmanda. Aí tem cheiro ruim.

  46. acredito que a tv globo esta fazendo o certo, pois caso contrario, sua audiencia cairia muito e a band se transmitir, daria risada o jogo todo e sozinha.

  47. Quem sabe se entrarmos no PROCON por nos sentirmos lesados por esse monopólio da Globo a gente não consegue alguma coisa?

    A Globo compra o direito de transmitir um espetáculo público, com exclusividade, não repassa os direitos de transmissão a nenhum outro canal e simplesmente se nega a transmitir o espetáculo.
    Isso fere o código de defesa do consumidor.

  48. Nossa, Mauricio, adoro Tostão e desconhecia esse livro. Agora, quanto a globo e o corinthians, isso é só pra mostrar como a Globo favorece esse time e provavelmente deve ter investido dinheiro nele de alguma forma. Quem é torcedor de outros times de São Paulo sabe bem disso, essa marketing criado em cima da torcida do corinthians, você vai no estádio(no morumbi, no meu caso) e sua torcida canta mais algo o jogo inteiro, chega em casa para ver o VT e parece o contrário, isso porque eles viraram todos os microfones pra torcida do corinthians. Essa é uma tática comum, mas quando um time do Brasil joga fora do país, por exemplo, mesmo com a torcida menor os microfones ficam só em cima da torcida brasileira. Ou seja, quando faz isso com dois times brasileiros, a Globo está delimitando o seu favorito.

  49. Em se tratando da Rede BOBO é normal fazer isso. Alguem falou em
    fazer um você decide, não tem como vai fazer na mesma Rede eles escolhem quem querem.

  50. Em 2000 a Band teve record de audiencia por televisionar os jogos do Mundial Interclubes da Fifa e depois dessa data a Globo aprendeu a lição… Corigão jogou Globo passou é assim agora!!!

  51. É engraçado como as pessoas sempre tendem a colocar a culpa nos outros…..Porque a Globo põe o jogo do corinthians? Por causa da audiência? E QUEM É QUE DÁ AUDIÊNCIA?????? Então, desliguem a televisão ou assistam outro canal, e tudo se resolverá! Infelizmente, é sempre assim, em tudo, a culpa é do OUTRO!!! Por isso vivemos no país que vivemos, e com os políticos que temos!!!! FAÇA A SUA PARTE!

  52. O ESPAÇO TORNOU-SE CAMPO PARA CHORADEIRA DAQUELES Q PENSAVAM Q PODERIAM DERROTAR O CORINTHIANS E ATÉ O MOMENTO NÃO CONSEGUIRAM. MORO NO TRIÂNGULO MINEIRO (UBERABA) E POR AQUI A TORCIDA DO TIMÃO É INFINITAMENTE SUPERIOR À DOS TIMES MINEIROS. TODOS SABEMOS Q CRUZEIRO E ATLÉTICO ESTÃO REDUZIDOS À BH E A OUTROS POUCOS PONTOS DE MINAS, VALENDO LEMBRAR Q NA REGIÃO DE JUIZ DE FORA OS TORCEDORES ESTÃO MAIS LIGADOS AOS CLUBES DO RJ. VALE RESSALTAR Q NO FUTEBOL NÃO EXISTEM FRONTEIRAS, CAMARADAS, É DEMAGOGIA ESSA COISA DE DIZER Q O TORCEDOR TEM Q TORCER PARA UM TIME DO SEU ESTADO. RESPONDAM AÍ, PRA QUEM O TORCEDOR DO ATLÉTICO MINEIRO ESTARÁ TORCENDO HOJE? PARA O TIME DA SUA CIDADE/ESTADO OU PARA O TIME DA ARGENTINA? ISSO SÃO COISAS DA NOSSA CULTURA FUTEBOLÍSTICA. ACREDITAM Q ALGUM TORCEDOR DO SÃO PAULO, DO PALMEIRAS OU DO SANTOS TORCEU PARA O CORINTHIANS CONTRA O INTER, PELO FATO DE ELE SER UM REPRESENTANTE PAULISTA? É ÓBVIO Q NÃO. TÃO ÓBVIO Q ME SURPREENDE O FATO DE O TOSTÃO NÃO ENTENDER Q PARA 33 MILHÕES DE TORCEDORES O CORINTHIANS É MAIS IMPORTANTE Q QUALQUER FINAL DE LIBERTADORES.

  53. Véspera de feriado em São Paulo, o SPFC não joga, hoje é dia de namorar.

    Que mané futebol.

    Se as pessoas levassem a política tão a sério como o futebol nosso país seria bem diferente.

  54. VOCÊ TEM TODA RAZAO!!!
    MAS UM DIA ISSO VAI ACABAR. DEIXAR DE TRANSMITIR UMA FINAL DE LIBERTADORES PARA TRASMITIR UM JOGUINHO MESQUINHO E TAO SEM GRAÇA DE BRASILEIRAO??? PACIENCIA NEH!?

  55. isso já era esperado. já que não só a globo, mas a maioria dos programas sobre futebol q passam nacionalmente só falam dos times do sp e rio. fora as narrações nada imparciais q sempre rola nos jogos. ahaha
    mauricio, adoro seu site, fiz um twitter d tanto vc cirtar ele aqui.
    http://twitter.com/ludinthesky
    um abraço.

  56. Parabéns, é muito bom quando um jornalista tem coragem de dizer isso. No Brasil parece que so existe o corinthans do Ronaldo, pra mim é um desrespeito com outros torcedores que tabém dão audiência para a globo em diversos programas, mas o brasileiro aceita tudo mesmo, por exemplo sabe que determinado politico rouba e continua votando nele, então vão continuar assistindo a globo e provalvelmente outros torcedores vão assistir ao jogo do corinthans…quando vai mudar?

  57. Abaixo a GROBO…seguinte pessoal vamos boicotar a nave-mãe e ir de Bandeirantes… os caras não estão nem aí para o proprio jogo e se voce deseja ver realmente os bastidores da partida, os jogadores as entrevistas, o jogo de verdade não assitam a GROBO.

  58. concordo com o frank,a televisão paga muita grana para os clubes,e tem que ter retorno,afinal o que interessa para nos a liibertadores se não tem nenhum time de são paulo,outra coisa e só ver que na final da copa do brasil,a globo ganhou 41 pontos de ibope,e sinceramente nenhum time mineiro nos da o prezer de ver jogar medsmo sendo a libertadores.agora quando o timão estiver jogando essa competição ai e outra coisa.vai corinthians rumo a triplice coroa,o campeonato brasileiro começa na quarta.

  59. a globo não é boba , deve passar no sportv a final da libertadores para SP e RJ. é lamentavel que apenas uma emissora de tv compre os direitos de vários campeonatos. isso acabando virando um monopólio e o telespectador fica refém da globo!!!!

  60. Não sou especialista em mercado, longe disso, mas acho burrice da imprensa do Eixo e da CBF. O Cruzeito tem mais torcida que o Botafogo, o Fluminense e o Santos, além de estrutura e marketing de nível europeu. Claro que esse descaso tem haver com disputa de mercado, afinal a imprensa do Eixo tem como clientes prioritários as torcidas – consumidores – de seus estados, os patrocinades, em boa quantidade. Mas estamos em um tempo de mercados cada vez mais intrincados e onde existe simpatia de muitos torcedores com o Cruzeiro, além de muitos outros que gostam de assistir uma boa partida independente dos times em jogo. Uma burrice e um desrrespeito, afinal, as empresas de comunicação e patrocinadores do Eixo não se pretendem nacionais? Além disso o time azul pratica o dito “bom futebol”, com poucas faltas, pouca catimba. Futebol que se não chega ao antigo futebol-arte, está longe do futebol de resultados como é o do São Paulo-Murici. Um estilo de jogo, de política administrativa e de resultados, inclusive, impar no futebol brasileiro, é só analisar. Zero TRI, na cola do Barça, outro grande time.

  61. Quem, em São Paulo, está preocupado com o jogo do Cruzeiro. Espero que eles vençam, mas eu quero ver o Timão. E aposto que haverão mais saopaulinos e palmeirenses vendo isso do que se fosse a Libertadores.
    Numa democracia, vence a maioria. E quem vai argumentar que nós, corinthianos, aqui em SP, não somos?
    Boa sorte, Cruzeiro. Arrebenta, Timão

  62. Todos os Sites que noticiaram estão pasmos com tamanha imbecilidade da Globo, mas fazer o que? Ela quer transmitir essa pelada então que perca no Ibope, pois grande parte da nação brasileira estará ligada na final da Libertadores. O Problema é deles.
    O Canal fechado dará um banho de audiência na Globo.

    Vamos Vamos Cruzeiro
    Sangue nos Olhos

  63. Vcs q estão reclamando, queria ver se estivesse no comando da emissora e tivesse q escolher qual produto patrocinar o que te dar lucro ou que é melhor, isso vale não só p/ os pobres ou ricos, isso é um negócio e com negócio não se brinca. A empresa agregou os dois, o q da lucro e o melhor; Corinthians.

  64. Temos que iniciar uma campanha para a CBF estabelecer horarios fixos para os jogos do meio de semana. O horário deveria ser as 20h, pois daria tempo para o trabalhador chegar em casa cedo e descansar para no outro dia ir trabalhar. o que acontece é que com o horário as 21:50h, ninguem tem coragem de sair as ruas com toda essa onda de violencia para assistir um jogo de futebol. Aí a golobo coloca no horário que quer. Se o horário for fixo, as outras emissoras teriam interesse e a disputa pelo direito de transmissão aumentaria.

  65. Maurício, estamos falando de TV aberta, certo? Nesse caso, é a audiência mesmo quem manda. E não há nenhum problema em se afirmar isso. A televisão é, sim, um negócio, que repecisa, como os outros, lucrar.

    E, futebolísitcamente falando, o Cruzeiro não tem nem a maior torcida de Minas Gerais. Também é claro que chegou a esssa final menos por seus mérito mas sim pela total apatia de outros times participantes, do Brasil e de fora.

    Então, o que você queria? Ver um jogo do décimo terceiro colocado do Campeonato Brasileiro contra o sexto do Argentino (e não venha com essa de prioridades) ou do atual campeão da Copa do Brasil e um time carioca que quer se vingar e carimbar a faixa? Qual o maior apelo?

    Sem demagogia, é claro!!!

  66. O Tostão está coberto de razão.
    E digo mais. Quem é esse timeco chamado Corinthians na ordem do dia ? O Adilson Batista é o melhor técnico do país e só se fala em Muricy e Mano Menezes. Falta respeito. O tal do Timão NUNCA ganhou um título de expressão internacional (aquela copinha fajuta em 2000 não vale, pois nem a Fifa se lembra mais daquilo).
    A Globo vem perdendo credibilidade há muito tempo, com seus famosos “bairrismos”. Seu padrão de qualidade está cada vez mais arcaico. Dá nojo ver o casal Bonner no JN com aquelas carrancas, parecendo que comeram e não gostaram. Parecem dois robôs (mal programados, diga-se de passagem).
    A novela das oito, agora inicia-se às nove e tantas. O público que gosta de futebol é obrigado a aguardar até dez da noite para assistir a uma partida na TV, por “força dos contratos”. A Record vem aí, com muita bala na agulha para tomar o Brasileirão da Globo e, quem sabe, outras modalidades também.

  67. Maurício, é uma pena você não ter comentado o que o Tostão escreve nesta mesma crônica sobre o bairrismo. Digo isto porque percebe-se em algumas opiniões o quanto o bairrismo, que é tão propalado como uma característica dos mineiros, permeia o comentário de alguns nesse espaço. Concordo plenamente com vc no que se refere ao Tostão. Além de ter sido um gênio dentro de campo é um cronista e analista de futebol da maior grandeza. O mais coerente do Brasil.

  68. O TOSTÃO COMO JORNALISTA,´FOI UM ÓTIMO JOGADOR DE FUTEBOL. UMA PERGUNTINHA:
    QUEM VAI ASSISITR A UM JOGO DO CRUZEIRO AQUI EM SÃO PAUO? PELO AMOR DE DEUS GENTE. SE A GLOBO PASSAR O JOGO DO CRUZEIRO AQUI EM SÃO PERDE EM AUDIÊNCIA ATÉ PARA O BISPO RR SOARES. TOSTÃO, POR FAVOR, VOLTE A SER MÉDICO………

  69. A Globo vai transmitir Cruzeiro x Estudiantes pela parabólica para todo Brasil, quem tem parabólica vai ver o jogo, como eu, felizmente..

  70. É o retrato fiel de um país de terceiro mundo onde quem tem um olho é rei. Essa vergonha nascional acontece a muitos longos anos.Se nós telespctadores não tomarmos uma atitude ou seja boicotando se indignando contra essa rede globo, estaremos fadados à assistir jogos de dois times isto é Curínthias e Flamengo eternamente.

  71. Claro que a grana não manda nada. Os jogadores do Cruzeiro vão jogar de graça na Argentina. Apenas pelo amor ao “esporte”? O Tostão não recebe pelos comentários que faz. A Globo é uma instituição sem fins lucrativos. O futebol é um esporte.
    Se liguem!!!

  72. Nos São Paulinos temos que fazer um boicote a rede globo e assistir a Band e quando mudar um jogo do São Paulo como ela fez assistir outra coisa em outro canal. Não devemos assistir jogo de outro time para não dar audiencia.

  73. A Globo é uma potência destruidora, caso eles passem esse joguinho do fluminense, devemos mudar de canal ou desligar a TV. Isso nós podemos, eu farei com certeza. Vamos mostras para esses manipuladores de tudo que somos maioria, hehehehe,,

  74. Será q vcs ñ tem nada q fazer e ficar opnando sobre uma bobagem desta. Vão ler um bom livro, desliguem a tv.

  75. Eu que sou corinthiano, gostaria de assistir o jogo da libertadores, mas infelizmente não tenho tv por assinatura. O bom senso morreu, e faz tempo.

  76. Concordo com o Tostão e qualquer pessoa coerente, vejam a disputa entre São Paulo e Cruzeiros não passou na tv aberta porque no mesmo dia passou o campeão da segunda divisão (corinthians) x o capenga na segundona desse ano (Vasco).
    Será que o campeão do brasileiro do ano passado vezes o Cruzeiro, não tinha mais brilho do que esse jogo de segunda divisão…

  77. Maurício, algumas pessoas antes de opinar deveriam ler a crônica na íntegra para não ficarem falando asneira. E pra quem não sabe, Tostão publica suas crônicas também em outros jornais de grande circulação em outros estados do Brasil. Portanto, leiam primeiro a crônica para entender em que contexto o Tostão. E um detalhe: ele não se prende a analisar apenas o futebol de seu estado, não. Alíás, vc abordou isso muito bem na abertura do seu comentário. É por que existem pessoas que não tiram o entrol do preconceito e do bairrismo e só enxergam o próprio umbigo, pra não falar outra coisa.

  78. Pois é monoselha, a vida é assim memso! as redes de televisão são empresas e empresas visão lucro! se o IG tivesse um canal de TV não tenha dúvidas de que ele passaria o jogo do brasileirão também! Bem vindo a vida real, deveria sair mais do quarto!

  79. Respeito tôda e qualquer opinião, mas, concordar com alguns comentários de que a Globo está correta, é brincadeira, só pode ser coisa de corintiano fanático, deixar de transmitir uma final de libertadores, para transmitir um jôgo sem importância.

  80. Retificando o comentário anterior: onde se lê: “Portanto, leiam primeiro a crônica para entender em que contexto o Tostão.”
    Leia-se: “Portanto, leiam primeiro a crônica para entender em que contexto o Tostão ESCREVE”.

  81. VAMOS BOICOTAR!!!! DEIXEM ESSE LIXO DESSE JOGO PARA SEUS TORCEDORES ASSISTIREM, SÓ ASSIM AS COISAS MUDAM… APOSTO QUE O SEGUNDO JOGO DO FINAL ELES MOSTRARÃO, E VÃO FAZER DE CONTA QUE AQUELE É O ÚNICO… BOICOTEM, VAMOS QUEBRAR A GLOBO!!!!

  82. Na democracia vence a maioria , pois os times de rio e são paulo tem mais torcidas.
    exemplo no nordeste so da flamengo, no parana todos os times paulista tem mais torcidas,

    Por tanto o cruzeiro, não e atrativo nem em minas pois tem mais torcedores de outros times, como flamengo, vasco, corinhtias, palmeias, santos, botafogo e fluminense.
    tostã vai chorar . na cama.
    a fui passear em mina o que eu vi decamisa do são paulo conrinthias e santos pacia que eu estava em são paulo,

    a globo esta correta e tema mais sabe quem da audiência , tem muitos anti corinthianos

  83. Galera…
    Mudem de canal…assinem TV a cabo…deixem a TVBobinho…de lado.
    Façam isto e vamos ver quanta audiência terão mostrando jogos do timeco da Av. Marginal s/número.
    Pra finalizar…não sou protetor da globo, mas acho que se eles largarem o osso, quem o pegar vai agir da mesma forma…por isso…somos nós quem temos que mudar…mudar de canal…toda vez que estivermos vendo programas tendenciosos e bairristas, apresentados por TORCDORES vestidos de jornalistas esportivos. Como apreciador do futebol, certamente assitirei o final da Libertadores.

  84. Eu concordo com o amigo Luis Fernando que postou mais acima. Devemos desligar a TV em protesto e aproveitar o tempo para ter uma noite mais culta lendo livros como os do Tostão, da Dani Bananinha ou de ex participantes do BBB.

  85. Esse tipo de absurdo acontece porque os Presidentes dos Clubes de futebol vivem pedindo esmolas para a Rede Globo. Consequentemente que paga, mesmo que pague mal como é o caso, exige.

  86. Uma vergonha! Como pode se deixar de transmitir um jogo de grande importância como a final do maior torneio das américas por um jogo do brasileiro que ainda está no início?! Esse tipo de atitude da Globo só atrai a antipatia do público que gosta de futebol. Um recado para os diretores da Globo: Tem muita gente (inclusive eu) torcendo para que vcs cada vez mais caiam e afudem e a concorrência cresça e isso é provocado por vcs mesmos.

  87. Gente quem quer ver uma pelada do pior torneio sulamericano de todos os tempos. Até a GLOBO já captou . Espero que passem pra BH o jogo do campeonato brasileiro , pois estou cansado de ter que assistir times de baixo nível jogando .
    LIBERTADORES —– PELADA
    POR FAVOR PASSEM PRA BH O BRASILEIRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    RESPONDAM : QUAL O JOGO (BOM JOGO) QUE PASSOU DA LIBERTADORES????? SÓ PELADA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ABAIXO O TOSTÃO (REI DA BICHARADA)

  88. o quê dizer de uma emissora mercenária? até jogos da segundona transmitiram por causa de um único time, até o presidente LULA desviou o avião prá Brasilia por causa de time, venhamos e convenhamos, o tal time não é o único do país, existem melhores

  89. Boa tarde
    Essa situação e causada pelos clubes que deixam a globo
    mandar no futebol,isso não e de hoje,a libertadores nem foi muito
    televisionada pela globo e band,por causa do corinthians.So faltou dizer que a copa do Brasil vale mais que a libertadores.

  90. QDO VC VAI A UM SUPERMERCADO VC COMPRA QUAL IOGURTE? O “PATUTO” OU O ACITVIA? MESMA COISA ACONTECE COM O FUTEBOL, O MELHOR TIME E MAIS FAMOSO É QUE TEM A VEZ, A GLOBO VAI ARREBENTAR NA AUDIÊNCIA HOJE… DÁ-LHE TIMÃO!!!!!!!!!!!!!!!

  91. CONVOCO TODOS MINEIROS A MUDAREM DE CANAL (GLOBO), DURANTE TODO FINAL DE SEMANA, A COMEÇAR POR HOJE, SOU PALMERENSE ACHO UM ABSURDO OQUE FAS ESSA EMISSORA…….BOICOTE NELES TAO FALIDOS MESMO……..

  92. sem ofender os corintianos, mas um time que se julga campeão do mundo, sem jamais ter ganho uma libertadores, e ainda ter disputado este´suposto título com o vasco, estão de brincadeira né?

  93. A grande problema é o monopólio da TV Globo.

    Só ela tem os direitos. Então todos nós ficamos reféns.

    Darei outro exemplo, mas de outro esporte. Em 2000 e em 2001 as finais de Roland Garros com Guga, transmitidas pela Record ganharam do esporte espetacular. Sabe o que a Globo fez? Comprou os direitos com exclusividade nos anos seguintes para que qualquer concorrente não exibisse. E de todos os torneios importantes. Só para ninguém exibir.

    Ah, a BAND não tem os direitos da Libertadores.

  94. Acho legal que a globo de opçao para a torcida paulistana assistir ao jogo de um time do estado, no caso, o Corinthians(maior torcida do Brasil).Para quem tem canal por assinatura
    a SPORTV(tambem da Globo) transmitira o jogo do Cruzeiro.

  95. Eu acho meio inútil discutir esse tipo de assunto por alguns motivos óbvios. Primeiro devido ao monopólio da Rede Globo, uma vez que possui a (incontestável) melhor qualidade de imagem dentre as TVs abertas. Em segundo lugar todas, eu disse, TODAS as emissoras levam em consideração o numero de telespectadores. Sem querer desagradar os anti-corinthianos devo dizer que se fosse um jogo do flamengo não seria diferente. E antes de praguejar contra a Globo devem levar em consideração que ela e a Band são os únicos dois canais que exibem os jogos nacionais! Por que não fazer uma rebelião contra os canais públicos que não exibem futebol como SBT, Rede TV e Record ao invés de voltar a ira pela emissora que preferiu passar o justo o jogo do time que você detesta!?

  96. Infelizmente,Flamengo e Corinthians são um mal para o futebol brasileiro,pois empre terão a prefrência de transmissão devido serem considerados as duas maiores torcidas do Brasil(mas não são as únicas!).Deveria ser feito uma pesquisa séria,por um orgão imparcial e levantar-mos os nº de torcedores novamente,pois essas duas podem ser as maiores mas com certeza,a diferença não é tão grande em relação aos outros grande times do Brasil,basta ver a indignação da maioria dos comentários.Tostão sempre coerente!

  97. Para o canal aberto a tendência é a segmentação. Principalmente agora com o advento da tv digital.

    Na tv a cabo você já compra hoje campeonatos específicos e tudo ou determinadas partidas, para o aberto só os anunciantes dirão se será mantida essas transmissões e modelo de negócio de um meio sem muita inovação.

  98. Muricio vejo resquícios em seu texto mas cabe entender que custos são enormes e tem q ser pagos , acredito que nós também temos naturalmente esse modelo de gestão em nossa vida…é chato é mas é a realidade.

  99. Querem assistir final de Libertadores da América entre dois times sem expressão alguma, e outra, o Cruzeiro já é campeão, perder pra esse timinho ao do Estudiantes é piada, é a mesma coisa que marcarem outra vez a final do paulistão e da copa do brasil, o Corinthians será campeão em todas……
    E é isso mesmo, quem é que paga a Globo, são os patrocinadores, vcs acham que eles iram ficar contentes com o Ibope que irá ter entre Corinthians Campeão da Copa do Brasil, o primeiro jogo desde então, ou essa finalzinha fajuta ai???? Não esquentem que o segundo jogo sempre é transmitido, enquanto isso terão que assistir a mais uma Vitória do Todo Poderoso Timão. Meu orgulho meu maior Amor.
    Vai pra cima delas Timão “da bicharada Carioca”!!!!

  100. IBOPE precisa deixar URGENTEMENTE medido apenas em SP… hoje já existem meios para isso. Fora que não é apenas o futebol brasileiro que sofre, o esporte olimpico, a cultura e a própria identidade nacional. Aliás isso é questão de segurança nacional! O exercito, e congressistas exceto os paulistas, claro, devem exigir que a midia nacional volte por que o que existe é uma midia paulita, ou melhor, paulistana mediocre. ATÉ QUANDO O IBOPE SERÁ MEDIDO APENAS EM SP????
    Isso reflete até nos resultados das partidas, já que os arbitros ficam com receio de contrariar times de São Paulo, principalmente o Chorintias que tem APENAS nesta cidade a maior torcida!

  101. é um absurdo. Deixar de transmitir uma final de libertadores para transmitir um jogo que no momento nao vale nada. No ano passado foi a mesma coisa, deixaram de transmitir o jogo do fluminense na final da libertadores para transmitir um jogo de segunda divisao do corinthians, fala sério, a band deveria ser mais indepedente da globo que é totalmente corinthiana

  102. ISSO NÃO EKSISTE! A NATHÁLIA TEM BUCHO INCHADO E GORDO!

    E o Tostão dava umas cotoveladas do c%%% nos zagueiros…

    Abraço

  103. Sou corinthiana, tenho tv a cabo e concordo com a Globo querer transmitir o que lhe dá mais lucro, oras.
    É inegavel que o nível de futebol do Brasileirão é superior ao da Libertadores!

  104. IBOPE precisa deixar URGENTEMENTE de ser medido apenas em SP… Hoje já existem meios para isso. Fora que não é apenas o futebol brasileiro que sofre, o esporte olimpico, a cultura e a própria identidade nacional. Aliás isso é questão de segurança nacional! O exército e congressistas exceto os paulistas, claro, devem exigir que a midia nacional volte por que o que existe é uma midia paulita, ou melhor, paulistana medíocre. ATÉ QUANDO O IBOPE SERÁ MEDIDO APENAS EM SP????
    Isso reflete até nos resultados das partidas, já que os arbitros ficam com receio de contrariar times de São Paulo, principalmente o Chorintias que tem APENAS nesta cidade a maior torcida… eu disse APENAS nesta cidade.

  105. Que coisa mais sem sentido que voces estao salando. Eu sou Cruzeirence e falo, se fosse final de libertadores corintians x boca junios e o cruzeiro estivesse jogando o mineiro contra o ituiutaba eu preferia ver o jogo do meu time. Se querem ver outros jogos a Sportv ta ai pra isso. Se num tem TV a Cabo vai prum buteco que tenha.

  106. Lamentável, a Globo deixar de transmitir uma final de Libertadores e passar um jogo sem graça entre um ex time da Segunda Divisão e um da Terceira divisão. Sem falar que Corinthians e fluminense nunca venceram uma Libertadores.Tenho pena que Palmeirenses, Santintas, São Paulinos, Flamenguistas e Botafoguenses não acompanharão o Tri do Cruzeiro.

  107. O Corinthians dá mesmo audiência, tanto para os fanáticos corinthianos quanto para as outras torcidas, ou seja é uns torcendo pro Corinthians ganhar e outros mais ainda pra vê-lo perder, direta ou indiretamente acabamos assistindo.

  108. Pq não fazerm um campeonato já com o Corinthians na final!! E depois entregam a taça para o Ronaldo!! Aí a Globo e companhia ficaria com a audiência lá em cima!! Já foi assim em 2005, Copa do Brasil este ano e mais quantas vezes?????

  109. Me perdoem, o qe vale é audiênci sim senhor. Mostrar um timinho de azul enfrentar um utro timinho argentino…ou é prefirive mostrar umtiminho do Rio cntra o TIMAO do Brasil???? Clarque quem tem bom senso…assti ao TIMAO…e se passase o outr jogo eu nao iria assistir na Globo…ia para ocanal pago…rsss

  110. O unico problema disso tudo, é que a Globo não passa, e não deixa os outros passarem. Uma pena, pois é uma final de Libertadores.

  111. Concordo com tudo.

    Não há príncipio nenhum e o que dita é a cobiça.Temos que boicotar esta emissora maldita!

  112. Apenas um jogo para cumprir tabela do Campeonato Brasileiro entre Corinthians X Fluminense que só deve interessar aos seus respectivo torcedores. Enquanto a tradicional rivalidade entre clubes brasileiros e argentinos está presente na final da Libertadores que não será transmitida para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. É por essa falta de respeito aos telespectadores que a audiência da Rede Globo tem caído ano após ano. Torço para que um dia outra emissora adquira os direitos destes campeonatos e, mudem o horário dos jogos para começar junto com a Novela das 9 horas ou do Jornal Nacional. Não há mal que dure para sempre. Tudo acaba um dia.

  113. realmente é uma vergonha, deviam transferir o jogo da libertadores para quinta-feira à tarde. RONALDO, BRILHA MUITO NO CORINTHIANS!!!!!!!

  114. Fato: os times de todos que deixaram comentários aqui são bancados pela Globo.
    .
    Fossem esses torcedores donos de uma emissora de TV, cujo objetivo é o lucro, qual seria a partida com transmissão?
    TV’s abertas são um lixo e sempre serão, aqui e no resto do mundo, mas sempre houve, e sempre haverá, quem lhes dê audiência e consequentemente lucro. E essas mesmas pessoas, que perdem tempo com os BBB’s da vida, com os Marcelos Tas e os Lucianos Hulk da vida, agora acham que podem reclamar da aberração com a qual contribuem diariamente.
    Acho que prefiro o debate acerca da menstrução da Borboleta Albina do Sri Lanka…
    .
    PS: Sugestão àqueles que serão “obrigados” a assistir ao jogo do Corinthians: percam menos tempo com TV, estudem mais, arranjem melhores empregos e paguem por uma assinatura de TV a cabo. Eu vou assistir a Estudiantes X Cruzeiro…

  115. Enquanto não acabar com o monopolio da Globo, sob o futebol brasileiro, isso vai continuar acontecendo. Acho que seria muito valido, mais de uma emissora ter os direitos de transmissão.
    Mas até que enfim, alguem se deu o trabalho de falar sobre o assunto, até agora ninguem havia falado sobre isso. Vamos começar a protestar de alguma forma, para ver se isso muda.
    To de saco de cheio de ver, corinthians na quarta, corinthians no domingo, parece que só existe esse time em São Paulo, chega até a ser uma falta de respeito com os outros torcedores.

  116. QUEM BANCA É QUEM MANDA !
    MANDA , FAZ E DESFAZ !!!!
    VAMOS LEMBRAR :
    BRASILEIRO DE 74 (CRUZEIRO X VASCO) ROUBADO
    BRASILEIRO DE 77 (ATLETICO -MG X SP) JULGAMENTO DO REINALDO
    BRASILEIRO DE 80 (ATLÉTICO X FLAMENGO) ROUBADO
    LIBERTADORES DE 81 (ATLÉTICO X FLAMENGO) ROUBADO, COMPRADO E ETC. ….
    BRASILEIRO DE 2005 (INTER X CORINTIANS ) GARFADO, ROUBADO E EMBRULHADO
    ONDE ESTÃO TAIS APITADORES TRABALHANDO NO MOMENTO?????
    TUDO ISTO EM FAVOR DO IBOPE ! É JUSTO ??
    SE ALGUÉM LEMBRAR-SE DE MAIS QUE FALE !!!
    AGORA , QUE A LIBERTADORES ESTÁ RIDÍCULA, ISSO É A PURA VERDADE . 2 GRANDES CLUBES COM TIMES MEDÍOCRES !!!

  117. Se o jogo dá mais audiência, significa que tem mais gente interessada nele. Por que a emissora deveria privilegiar uma minoria, e ainda por cima levar prejuízo por isso? Essa reclamação é infantil, e os argumentos apresentados, em sua maioria, desprovidos de lógica.

  118. PESSOAL vamos deixar a globo para os desdentados já que ela já se contenta só com a audiência deles… vamos assistir o jogo de futebol de verdade pela internet!!!! E dá-lhe Cruzeiro!!!!!

  119. veja além de transmitir jogos em horário armagedônico porque jogo que começa as 22 horas quando o jogo termina quem depende de coletivo, está ferrado, a GLOBO manda em tudo até presidente ela já pôs deu no que deu a RECORD transmitia chanpion league a partir do ano que vem ela comprou os direitos de transmissão na minha opinião essa emissora não tem respeito por nenhum telespectador

  120. A Rede Globo é uma empresa, logo o que ela visa é $.
    Portanto deixem de demagogia barata.
    Não tá satisfeito vai assistir tv por assinatura, ou não assiste nada (acho até melhor, quem sabe assim dá tempo pra ler alguma coisa…(algo que preste, espero)).

  121. É UMA PENA ESSE BAIRRÍSMO…E MERCANTILISMO DO NOSSO ESPORTE…SOU DO PARANÁ, TORÇO PARA O COXA, MAS HOJE SEREI CRUZEIRENSE COMO TODO BOM BRASILEIRO, TORCEDOR DE FUTEBOL.
    UM EXEMPLO A SER SEGUIDO É O DA UEFA, O CALENDARIO NÃO BATE COM OS CAMPEONATOS LOCAIS, AS DUAS SEMI-FINAIS SÃO TRANSMITIDAS AO VIVO EM DOIS DIAS, E A FINAL DA UEFA É UM GRANDE EVENTO, A NOSSA LIBERTADORES TAMBÉM DEVERIA SER ASSIM, INDEPENDENTE DE QUEM CHEGE A FINAL.
    MAS AQUI, OS INTERESSES SÃO PONTUAIS E GLOBO E CBF SE ACERTAM ENTRE ELAS E O PÚBLICO TORCEDOR QUE SE LIXE…ENFIM , CREIO QUE TRANSMISSÃO TAMBÉM DEVERIA ESTAR NO ESTATUTO DO TORCEDOR, ASSIM FARIAMOS VALER A NOSSA VONTADE E NÃO OS INTERESSES DE ALGUNS…
    CLÁUDIO AGUIAR

  122. É uma vergonha, não é atoa que o presidente do Internacional de Porto alegre editou o DVD contendo as contribuições da arbitragem para que o Corinthians chegasse na final. Parece que a rede globo de televisão não só manipula as agendas mas também resultados.

  123. A DIRETORIA DO CRUZEIRO DEVERIA PROIBIR os jogadores de darem entrevista a Globo e a Band caso o cruzeiro seja campeão.

  124. NÃO TEM NADA NÃO, DOMINGÃO VAI PASSAR O MELHOR D NOVO, TODO PODEROSO TIMÃO, Q DOR D COTUVELO….
    CHORA BAMBY, CHORA PORCADA , CHORA LAMBARIS CHORA O RESTO…..

  125. Quer estar na moda??? então se atualizem…..O bom mesmo é o CORINGÃO…a GLOBO e o Ronaldão já descobriram……mudem vcs de time…hahahah

  126. A CBF é o reflexo da FIFA, onde o que interessa é o financeiro, faturamento, não estão preocupados com o futebol melhore com equipamentos eletronicos , ficando a cargo de juizes e bandeirinhas erros que poderiam não haver , deflagrando a ira de torcedores contra inocentes, sempre dando mais destaque ao esporte que no principio dá vantagem ao oportunismo do gol, independente do time jogar bem ou mal.
    Diferente da maioria dos esportes onde a vitoria é consequencia da superioridade tecnica , o futebol é uma droga que faz o povo esquecer temporariamente as suas frustraçoes pessoais .
    A midia vai no mesmo embalo que a CBF , acompanhada pelo povo .

  127. QUEM QUISER QUE VEJA O CORINGÃO. QUEM NÃO QUISER DESLIGUE A TV E VÃO DORMIR SEUS BABACAS, POIS HOJE VAI TER 30.000 NO PACAEMBÚ E MAIS A TV.

  128. PODE ANOTAR O CURINTIA VAI SER CAMPEÃO BRASILEIRO
    Obs: SOU COLORADO, ELES VÃO FAZER O MESMO QUE FIZERAM COM O INTER( COMPRARAM A ARBITRAGEM PARA DAR O TITULO PARA ESSES PODRES)
    GLOBO-LULA-CURINTIA SÃO TUDO FARINHA DO MESMO SACO!!!

  129. Me solidarizo com Tostão. Apesar de Rubro Negro( maior torcida do Brasil) acredito que a Globo e outras emissoras de televisão, são excessivamente tendenciosas quanto a audiência. O Cruzeiro merecia ter o seu jogo transmitido para todo Brasil em TV aberta sim, pois no momento, é, sem dúvidas o time que joga o melhor futebol do país além de estar disputando um torneio difícil que é a Libertadores. Felizmente, eu e poucos brasileiros temos uma saída, a TV a cabo. Desde já, convido aos meus amigos cruzeirenses para assistir ao jogo na minha residência. Boa sorte ao Cruzeiro.

  130. Não acho tão absurdo assim.
    Acho que a Globo deve mostrar o que a maioria quer assistir.
    Se a maioria quizesse assistir ao jogo do Cruzeiro, este jogo daria um ibope maior, como isto não ocorre, concluo que a maioria quer mesmo assistir ao corinthians.

  131. Acho que se a DONA GLOBO diminuisse a sua programação novelesca daria pra colocar coisas muitos melhores inclusive programação esportiva.

  132. Concordo com você e com o Tostão. O 1º jogo do torneio mais importante do continente é menos importante do que a audiência da “Poderosa”. Como diria Zé Trindade: “O que é a Natureza!” O futebol, como qualquer outra parte da nossa vida, está subjugado pela Ditadura do Mercado, nas mãos de “expertos”, que normalmente não entendem nada do assunto, que mandam e desmandam na vontade dos pobres mortais. Esse exemplo desta quarta justifica ao Profeta Ronaldo Nazário fazer a previsão que fez. Pena não ter sido entendido. Por causa do Deus Mercado o Corinthians terá a maior torcida do Brasil, em breve. Mas, enquanto isso, Maurício, eu, você, o Tostão e outros que não somos corintios, temos de pagar canais a cabo para termos uma escolha de aonde garimpar por um Bom Futebol. Saudações Vascaínas

  133. Caro Maurício,
    É porque os cartolas brasileiros são muito fracos, corruptos. O Presidente da CBF o Sr. Ricardo” Vitalício” Teixeira, é quem domina o futebol e, manda e desmanda da maneira que bem entende. Já que Rio e São Paulo são os maiorais, eles deveríam devolver todos os atletas e treinadores que não fossem dos dois Estados. Aí, queria ver a Globo transmitir só os jogos desses Estados. É porque como em tudo, o povo brasileiro se contenta com pouco.
    Viva os campeonatos europeus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  134. Pessoal, acorda… alguém vive sem dinheiro???? A Globo esta coberta de razão, ela pagou os direitos, ela quem sabe quem vai jogar e o horário que ela determina.
    Os clubes estão falidos, sem o dinheiro da tv não sobrevive.
    E quem tem dinheiro? Record? Band? Redetv????
    Apoio a Globo, quem manda é o que tem mais grana.

  135. que me desculpem os mineiros,o tostão,eos cruzeirenses,mas é a pura verdade o que inporta no mundo de hoje é a grana o retorno sabem porque a globo vai transmitir o corinthians porque a torcida inteira do corinthians e maior que o estado de minas e se levarmos en condiçoes que tem ainda o fluminense fica maior ainda pois e dois clubes contra um só pois o outro é argentino se fomos ver do nosso lado o que inporta esse jogo do cruzeiro?nada para mim que sou de presidente bernardes sp.

  136. Meus caros, já sabemos de cor e salteado que a Globo é quem manda, portanto não percam tempo com essas suas reclamações, o que voces devem fazer como torcedores que dizem que são é irem pessoalmente ter com o presidente do clube que voce torce e fazer ele mudar as regras do contrato que ele assinou com a globo, Mas não se esquecem que quem paga as dívidas adquiridas pelos clubes é a globo.

  137. FAZER O Q? SE MESMO NA SEGUNDONA TINHAMOS O MAIOR PATROCÍNIO INDIVIDUAL ENTRE OS CLUBES DO BRASIL COM A MEDIAL. ISSO MOSTRA A FORÇA DO CORINTHIANS. PESSOAL, 21H 50 TODO MUNDO LIGADO NA GLOBO OU NA BAND. TIMÃO 3X1.

  138. FLUMINENSE 10 MILHOES TORCEDORES
    CORINTIANS 30 MILHOES VOCES QUEREM QUE PASSE QUE JOGO PRESTA ATENÇAO PESSOAL

  139. Caros amigos, tentem entender as coisas como elas são. É claro que para Rio e São Paulo a transmissão do jogo entre corinthians e Fluminense vai dar uma audiência muito maior do que o jogo do cruzeiro. A rede globo não é uma casa de caridade e sim uma empresa, logo, precisa dos anúncios para ganhar dinheiro, logo, pensa em faturar e transmitir o que lhe convém comercialmente. A globo está coberta de razão.

  140. O q a globo faz com o futebol brasileiro é palhaçada transmitir jogos as 10:00 horas da noite, sendo que os trabalhadores no outro dia vão acordar cedo para pegar ônibus e ir trabalhar, ou melhor no mesmo dia né porque a jogos q acabam depois da meia noite, e agora em vez de transmitir a final da libertadores vão transmitir dois times q ja foram de segunda divisão. só no Brasil acontece isso.

  141. O Tostão escreveu isso porque é mineiro e jogou no Cruzeiro, e está com ciumes dos Paulistas, pra falar verdade, o que o Tostão escreve não se pode levar em consideração, não tem valor nenhum aqui em São Paulo, o que está correto é o fato da globo ter o monopolio das transmissões deveria ter a tal concorrencia entre as emissoras pois seria bom para todos né.

  142. Concordo que todo mundo gostaria de assistir um jogo de final de libertadores da américa na TV, mas existem os dois lados da moeda. Primeiro a Rede Globo, quando comprou os direitos de transmissão desses eventos, tem totais direitos o que deve ou não passar na sua grade de programação. Segundo, infelizmente para a anti-corinthians, o time que dá ibope, gera receita a televisão ainda se chama Corinthians. Terceiro, os maiores culpados disso tudo não é a Rede Globo, são os clubes e federações que se vendem, pois com certeza, isso conta em contrato e a incapacidade das outras redes de televisão do País que não conseguem negociar, seja com os clubes, federações e com a própria Rede Globo os direitos de transmissão de jogos deste porte. Portanto, se quer ver jogo do Cruzeiro, na TV à Cabo vai passar.

  143. E ninguém cala.. esse chororoooo…. Torcidinhas de times medianos do Brasil, desculpem… Vo~cês não sabem como é bom torcer pra time grande!!! VAI CORINTHIANS…

  144. Maurício, ano passado o próprio Fluminense foi fruto dessa distorção. A final da Libertadores entre o clube tricolor e a LDU no Maracanã – uma das mais emocionantes dos últimos tempos da competição – não foi transmitida para São Paulo, que assistiu ao jogo do Corinthians pela Série B do Brasileiro.

  145. Dois interesses em conflito: o jornalístico e o comercial. Do ponto de vista da informação não há dúvida que o jogo do Cruzeiro é, disparado, mais importante. Do ponto de vista comercial, Corinthians e Fluminense darão mais audiência.
    Acho justo que os interessados em futebol protestem, mas o que fariam no lugar da direção da Rede Globo? Perderiam o dinheiro da publicidade?

  146. Claro que a postura da globo é monopolista e a CBF dispensa comentários! Mas também a postura da Comebol é ridícula, imagine se na Europa um canal iria comprar os direitos da Champions e não transmitir a final. Deveria haver uma cláusula no contrato de obrigatoriedade de transmissão da final. E tambem ´so no brasil que só um canal tem os direitos de transmissão de um evento desse porte. Está na mais do que na hora de eventos como libertadores, copa do mundo e olimpiadas ficarem nas mãos de pelo menos dois canais abertos e fechados também , porque sou assinante da sportv e espn e esse comportamento se repete tb na sportv-globo. Tive o prazer de assistir a ultima copa pela espn e foi maravilhoso me livrar do galvão bueno.

  147. Semana que vem, no mesmo horário do jogo do Cruzeiro, o decisivo, acontecerá os seguintes jogos:

    FLAMENGO x PALMEIRAS
    INTERNACIONAL x FLUMINENSE

    O que será que irá acontecer?

  148. A melhor maneira de se acabar com a mamata da tal rede globo, é as demais redes de televisão (CNT/SBT/RECORD/ESPN/VIDA, etc), peitarem a dita, e formalizarem uma proposta para o clube dos 13 e a m…rda da cbf, para acabr com esta sacanagem qu se transmitir jogos as 10 da noite (horário de boate, e estádios vazios), mudança de dia e de horario, jogos aos sábados as 18:30 – 20:00 horas, aos domingos, esta palhaçada de jogo as 18:30. Não pode começar a mer..da do jogo enquanto a bos..ta da novela nao acabar. As redes dvm saber que o que dá ibope é futebol, e não faustão, gugu e outros bichos. CLUBES abram os olhos e refuguem a tal da globo

  149. Seus hipocritas acham mesmo que a Record quando puder ter nas mãos os mesmos direitos da Rede Globo não faram o mesmo seus imbecis façam o seguinte organize os Times e não dependam mais do dinheiro da TV, e outra vejam o quanto a ede Globo investe no futebol é uma empresa privada e tem que ter retorno sim e vc Sr. Jornalista não esta pegando a opiniao de um jornalista isento pois tenho quase certeza que o Tostão torce para o cruzeiro ou seja sua opniao nao é valida e nao tem valor vc deveria fazer uma enquete de opnioes e nao insitar as pessoas com falsas afirmações, Viva o ESTADO DE SAO PAULO, Viva O RIO DE JANEIRO , vai C O R I N T H I A N S…

  150. Deveriam acabar com esse monopólio, esse exclusivismo da Globo. Ela só passa o que quer. Não tenho o mínimo interesse em ver CorinthiansXFluminense, válido pelo Brasileiro, quando sei que em outra partida há uma decisão de Libertadores envolvendo um clube brasileiro.

  151. A final da libertadores deveria ser transmitida para todo Brasil, poiis é o + importante torneio das Americas. Se tivesse um time do Rio ou de São Paulo envolvido na finas eles, a GLOBO, transmitiriam com todo estadalhaço, como é um time mineiro eles dão pouco destaque. viva a concorrencia!!!!!!!!

  152. Todos sabem que a cupula Global são um bando de Corinthianos e que fazem de tudo pra ver este time brilhar internacionalmente. Felizmente isso não tem acontecido senão iriamos respirar esse time.
    A minha parte estou fazendo, não assisto futebol na Globo.
    Ainda bem que a Record está crescendo, quem sabe acaba esse monopólio idiota.

  153. Realmente um absurdo caro Mauricio, por explo…onde trabalho somente quem torce para o corinthians assitirá a globo, os demais ( ao menos aqueles que tem essa alternativa), estarao ligados no SPORTv…Q TBEM ABSURDAMENTE ESTÁ FAZENDO PALHAÇADA NOS JOGOS DO BRASILEIRAO..pois, quem gosta de futebol de verdade, sabe que o JOGO DA NOITE..é o da libertadores…

  154. Caro Marício…. A tempos venho falando deste assunto com meus amigos. Acho um absurdo tremendo não transmitirem o jogo mais importante do ano até o momento para os clubes brasileiros para mostrar jogo que teoricamente dá mais audiência… Tenho absoluta certeza que quem gosta de futebol não deixaria de assistir a final da Copa Libertadores para ver um jogo regional… Mas como disse o Tostão…. Infelizmente faz muito tempo que a coisa é deste jeito e não há o que fazer a não ser protestar!!

  155. aí, seus anti-corinthianos chega de chororô, vão reclamar com os
    presidentes dos seus clubes que assinaram o contrato com a
    globo. porque nós vamos rumo a tríplice coroa, saudações alvinegras.

  156. Realmente a Globo como tutora dos direitos de imagem dos jogos coloca no ar os jogos que bem entende.Mas cadê o bordão que o time A, B ou C é o BRASIL na LIBERTADORES,NO MUNDIAL?. O TIME que hoje joga é o melhor dos Brasileiros, se não estariam na final São Paulo, Grêmio, Palmeiras, Sport, ou será que ainda não perceberam que não é somente os times do Eixo Rio-São Paulo que conseguem se mostrar para o mundo?.

  157. Vamos ser sinceros e deixar a hipocrisia de lado!
    A quem interessa assistir ao jogo CruzeiroXEstudiantes, alem dos torcedores do Cruzeiro? Só se for para o Atleticanos, que com certeza na grande maioria vão torcer contra.
    Ou vão me tentar convencer que neste pais existe espirito de solidariedade entre os torcedores dos times, excluindo-se a seleçao brasileira?

  158. Grande Maurício,

    É por essas e outras que abomino a “BOBO NET”, rede globo num trocadilho safado.
    Aqui na Bahia é de uma subserviência incrível. A globo, ou melhor, a “BOBO NET”, é preconceituosa, amoral, e, principalmente “MEDÍOCRE”.
    O Tostão, juntamente com José Trajano, são os mais coerentes Profissionais da mídia esportiva que conheço. A farsa “BOBO NET” ou rede globo, tá começando a minguar. Milena Ciribele já foi, espero ver fora Cleber Machado e Léo Batista, para mim, os três melhores Profissionais esportivos da referida tv. (A “BOBO NET”).

  159. O que está em questão, é que o resto do pais que se dane… se eles ganharem a mais cobiçada taça do da améria latina, não importa. Para a CBF e A (nojenta) rede Globo o que importa são as cifras…
    E relevemos os comentários absurdos dos corinthianos… será que se o cruzeiro ganhar a libertadores e for fazer a final com o Barcelona, eles vão querer que transmitam Corinthias x Barueri as 8 hs do domingo???

    “HOJE O CRUZEIRO É O BRASIL NA LIBERTADORES CONTRA A ARGENTINA” É RAPOSA NA CABEÇA!!!

  160. Lamentável esse dominio da Globo sobre o futebol brasileiro. O interesse comercial é maior que o respeito ao torcedor (existe?) e ao próprio futebol penta campeão do mundo. Uma decisão de Libertadores é, de longe muito mais importante que um jogo do campeonato brasileiro que mal chegou à metade do 1° turno. Até quando?

  161. clari que a globo vai ter que transmitir corinthians e fluminense quem tem a maior torcida do brasil o CORINTHIANS….

  162. futebol + ibope = $$$… quando algum time no Brasil der mais ibope que o corinthians, então este time terá seu jogo transmitido, seja qual for a competição…. vocês estão com inveja… quem é Cruzeiro para a cidade de sp??? Estudiantes?? este não é aquele que foi goleado na pré-temporada do corinthians? aaa táaa

  163. Interesse de mercado ou interesse particular?

    Para mim é só o reflexo do monopólio de uma emissora na transmissão do futebol em tv aberta.

    E isso faz termos jogos em horários quase de matinê, começando às 20h00, e como resultado disso, estádios cada vez mais vazios e desrespeito à lei (muito barulho dos estádios perturbando o sossego público em horários não permitidos pela lei).

    Todos os principais campeonatos nacionais e do continente controlados pela mesma emissora local, que faz com que a transmissão de partidas de futebol não seja concorrência para os principais produtos dela – as novelas.

    E como resultado final, vemos clubes subservientes e mal administrados por dirigentes que faturam com esse status quo e a sub-valorização do principal produto do pais mais forte em termos técnicos do futebol mundial. O que a emissora paga é menos do que efetivamente os clubes poderiam arrecadar com os direitos de transmissão.

    Nosso futebol é pobre se comparado, por exemplo, ao do México. Como pode?!

  164. A única coisa que é estranha é a polemica que foi criada. Sempre foi assim quando jogos de finais não envolvam times de São Paulo ou Rio. Se não me engano no ano passado a Globo não passou para São Paulo o 1º jogo da final entre LDU e Fluminense.

  165. Sei que milhares de Cruzeirenses estão perplexos com esta notícia.Mas infelizmente o monopólio existe está aí e o pior cego é aquele que não quer enxergar, com certeza valerão de outra forma para acompanhar uma final emocionante quanto é a Libertadores, só quem joga, torce e gosta de uma boa decisão sabem como é. Lamento pela Globo não saber aproveitar um momento como este, onde se tem apenas um representante de todo o Brasil. Para os meus vizinhos, amigos e apreciadores de futebol a quadra onde moro estará fechada com direito a canal fechado exclusivo para os dois jogos da final. Que Vença o Melhor, de preferência o BRASILEIRO. FORÇA GUERREIROS BRASILEIROS!!!!!! FORÇA CRUZEIRO!!!!!! PARABÉNS por nos dar esta alegria de representar as cores Verde e Amarela.

  166. Discordo do jornalista e do festejado tostão. A rede Globo paga milhões de Reais para ter o direito de transmissão do campeonato brasileiro. Não seria justo, apesar da importância do jogo final da libertadores, ter ela de transmitir um jogo de baixa audiência. De se indagar então: e os anunciantes ? Convém lembrar, que não apenas o futebol, como também a mídia, é movida pelos reais fornecidos pelos anunciantes que, não só bancam as trasmissõpes do campenato brasileiro, como também o salário dos jornalistas.

  167. Tem final da libertadores hoje….não sabia…não passaram varios jogos da libertadores ate agora…DÁ-LHE CORINGÃO !!!

  168. Seria bom lembrar que as emissoras que transmitem o programação da Globo no Brasil são as chamadas afiliadas que, presumidamente, por serem empresas de vida própria, deveriam escolher o que transmitir, mas que, não se sabe o motivo, não o fazem, não tem voz junto àquela emissora ou não tem interesse. Aqui no sul, pelo menos, quando se trata de Grêmio e Internacional a RBSTV tem transmitido alguns de seus jogos em detrimentos de outros que não interessam aos torcedores do RS, logicamente não ferindo o lucro, o proveito e a vantagem e quando o horário é compatível com a programação da VENERÁVEL GLOBO.

  169. LEMBREI-ME DE MAIS DOIS JOGOS
    CORINTIANS X BRASILIENSE (COPA DO BRASIL)ROUBADO
    ATLETICO X BOTAFOGO (COPA DO BRASIL) ROUBADO
    CORINTIANS X SPORT (COPA DO BRASIL) VCS SE LEMBRAM DO NARRADOR DA GLOBO COM CARA DE DECEPÇÃO NA HORA DO 1º GOL DO SPORT .
    ELES TEM DIREITO DE PASSAR O QUE QUISEREM , MAS INTERFERIR NO RESULTADO É QUE SÃO ELAS .
    DOU UM PRESENTE PARA QUEM ME FALAR DE UMA DECISÃO ENTRE TIMES DO EIXO CONTRA MG/RS E OUTROS QUE FOI ROUBADA CONTRA O EIXO .
    POR ISSO NORDESTINO E NORTISTA TORCE E NUNCA VAI DEIXAR DE TORCER PARA TIMES DO EIXO .
    É CACHORRO CORRENDO ATRÁS DO PRÓPRIO RABO !!!!!!!!!!

  170. Mais uma reportagem de quem está sem assunto né? Sr. Mauricio…

    Escute, arrume alguma coisa pra fazer…se a Globo quer transmitir jogo de bocha, de botão ou qualquer outra coisa, vc tem controle remoto….

    Vc escreve tanta besteira que não perco meu tempo lendo o que vc escreve, só venho aqui quando a besteira é tanta que alguns amigos tiram sarro…pelo amor de Deus…quando vc vai esquecer o Corinthians e pensar só no seu Bota-faísca…

    Jornalistazinho medíocre…

  171. SÃO OS FAMOSOS FILHOS DA GLOBO . COMO O FLAMENGO SE LEVANTOU ? LEMBRAM-SE DA DÉCADA DE 80 ? J. ROBERTO WRIGHT E CIA … (HOJE GLOBO / RJ)
    COMO O CORINTIA CONTRA O INTER ? MARCIO RESENDE… (HOJE GLOBO / MG)
    CHEGA A SER ………………E S C A N D A L O S O

  172. EU VOU VER O JOGO PELO SPORTV E PONTO . ACHO QUE O TOSTÃO PODE BATER NA TECLA A VIDA INTEIRA …ATÉ O DIA QUE OS OUTRO TORCEDORES COMECEM A BOICOTAR A GLOBO E O PRODUTOS NELA ANUNCIADOS . JÁ PENSOU DE DELÍCIA VOZ DO POVO SENDO OUVIDA . É SIMPLES SOME OS TORCEDORES DO BRASIL TODO E VEJA QUANTO DÁ . UMA CONTA SIMPLES E LÓGICA .MASSSSSSSSS TORCEDOR NÃO TEM QI .. PORISSO ESSES DESMANDO DO INFERNO

  173. Maurício

    É por esta e outras razões que a audiência da Globo tem caído e que quem não torce para o Corinthians, torce contra, desde a segundona.

    Vamos torcer então pelo radinho para o Palestra de Minas e parao Fluminense na Telinha.

  174. A GLOBO VAI TRASMITIR O JOGO DO CURINTIA,
    POR SOLICITACAÇÃO DA PRESIDENCIA DO BRASIL. NA
    PROXIMA ELEIÇÃO SE O AECIO VENCER E O CRUZEIRO
    CHEGAR, QUEM SABE PODEREMOS ASSISTIR A FINAL.

  175. Dá nojo vê o timinho do corinthians jogar, se achando os melhores e se beneficiando sempre pela arbitragem, e ainda fico sem a final da libertadores!!!!!!!!!!!!!!!!!!É um absurdo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  176. AQUI NÃO ESTAMOS DISCUTINDO QUEM É O MELHOR TIME E SIM A IMPORTÂNCIA DA COMPETIÇÃO.
    QUAL É A MAIS IMPORTANTE?
    FALTA CONCORRÊNCIA E FALTA RESPEITO COM O ESPORTE.
    BOICOTE AO ESPORTE NA GLOBO JÁ!!!!!

  177. Está faltando alguém de poder maior, digo, um ministro de comunicação, ou alguém que responda de fato pela regulamentação da tv brasileira que defenda apenas dois torneios por emissoras para acabar de vez com essa palhaçada de assistir só os jogos do corinthians. Eu quero ver a final da Libertadores e moro em São Paulo. E não vou assistir. Tem que ter alguém que chegue pra essa tal de Rede Globo que quem manda aqui é o telespectador e não uma minoria. Afinal, Santistas, São Paulinos e Palmeirenses são bem maiores do que a Gaviões da Fiel. Corinthians e Fluminense por um Cruzeiro e Independente. Uma nona rodada por uma final. Quem vale mais? Vale a ignorância da TV Globo.

  178. É por essas e outras que a Rede Record vem ganhando espaço em audiência. Moro em Brasília e chega a ser ridículo as partidas escolhidas p/ transmissão. A concorrência comemora a burrice da dita “lider em audiência”. Passam o ano todo dizendo que a Copa do Brasil é o caminho mais curto p/ Libertadores, que é a competição mais importante do Continente, etc, mais na transmissão nada. BURROS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  179. Sou corinthiano, mas lamento muito a não transmissão da final da Libertadores. O jogo do Corinthians não tem muita importância, gostaria muito mais de assistir a final da Libertadores, o torneio mais importante das Américas

  180. Primeiro, peço desculpas ao parceiro Darth, que diz não conhecer ninguem que queira assistir o Classico Rio/São Paulo – com certeza ele não conhece ninguem mesmo.Quanto à Globo, ela manipula tudo mesmo ao seu bel prazer, já lí entrevista em que o ex todo poderoso da Globo Boni, declara que a Globo consegue atrazar a televisão brasileira em 20 anos, devido a sua programação de “pacotinhos”, já que as outras emissoras não têm o mesmo poder econômico que ela.

  181. É mesmo um absurdo o destaque que a rede globo para esse timinho que acabou de voltar da segunda divisão, e não ganhou nada de importante até agora, paulistinha(sem expressão) e copa do Brasil(torneio de timinhos incompetentes no campeonato brasileiro do ano anterior. Resolvi boicotar a globo, não vejo mais futebol neste canal.

    1. Bah eu assino em baixo,não devemos perder nosso tempo com as alienações globais, ela divulga o que paga mais,enfim…Entre no msn e vamos discutir melhor essa pauta…E que pauta!!!Bjs pra ti

  182. O engraçado do fato é que os colunistas tão se valendo do mercado paulista, onde a torcida Corintiana é 3×1, para conseguir notoriedade.
    Porque que será que o Tostão opta por escrever pela Folha ? Porque seguramente é a que melhor lhe remunera . Isto faz sentido para explicar a opção da Globo. Questão de mercado. Faz se o que mais da Lucro . Por acaso é o Corinthians ! Como poderia ser outro fato notório. Por favor parem de Hipocrisia. Mauricio; Analisar os fatos com imparcialidade é regido pela cartilha do bom jornalista.

  183. A maioria dos que metem o pau na Globo votam no PSDB, dão uma no cravo outra na ferradura, na sociedade capitalista em que vivemos seria uma burrice a emissora optar por um jogo que tem menor audiência, é uma questão de racionalidade.

    sds

  184. Deus abençoe a TV a cabo e, em breve, streaming de internet ao vivo.

    O resto do país e por que não, aqueles que tem Globo internacional, não devem representar audiência para o grupo dos Marinho. E em termos de importância do evento, chega a ser prepotência em um “quê” de preconceito com os mineiros em não transmitir. Nada contra Corinthians e Fluminense, mas até os jogadores desses times gostariam de ter uma TV ligada no jogo do Cruzeiro nos vestiários e bancos de reservas…

  185. pessoal mandar quem pagar. se o clubes fossem serios e nao esse modelo budega a globo nao faria pois eles nao precisariam receber dinheiro da globo antes mesmos de comecar o campeonato ja tem dirigente batendo na porta da globo pedindo dinheiro adiantado por isso sao refens da globo.

  186. Deixemos o coração torcedor de lado e analisemos os desmandos da Globo. Não se trata apenas de dar preferência a “A” ou “B”, pois o jogo do Corinthians X Fluminense acontece pela 9ª rodada do Brasileirão que deveria ter sido concluída no domingo 05/07, o que não aconteceu. Outro fato de relevancia é que o jogo do Corunthians x Fluminense era o nº 1 da LOTECA que teve de ir para sorteio. Os Procons de plantão, poderiam até instruir possível acertadores de 13 pontos que tinham o Fluminense ou empate como palpite (pois no sorteio deu Corinthians) e instruir também uma possível cobrança indenizatoria contra a GLOBO e também a CBF.

  187. Negócios são negócios. O Globo é uma empresa e portanto existe para dar lucro. Eu acho que o problema não é a globo e sim a CBF. Que vende os direitos de trasmissão a uma única emissora. E como corinthiano achei péssimo ter jogo hoje, terei de ficar com um olho no gato e outro no peixe. O Cruzeiro é Brasil hoje!

    PS: O Tostão é ótimo

  188. CONCORDO COM O “FERRARI”, É MUITA HIPOCRISIA!! QUALQUER EMISSORA ESTARIA FAZENDO O MESMO QUE A GLOBO. POR SINAL, TODAS QUEREM CHEGAR ONDE A “VENUS PLATINADA” CHEGOU, PRINCIPALMENTE A RECORD, HAJA VISTA O QUE ESSA EMISSORA TEM FEITO (E BEM MAL FEITO!) COPIANDO TUDO QUE É PROGRAMA GLOBAL E AINDA BALDEANDO FUNCIONARIOS DAQUELA CASA (SE BEM QUE NÃO LEVOU NADA QUE VIESSE A FAZER FALtA).
    APESAR DE SER TORCEDORA DO SÃO PAULO, ASSISTIREI O JOGO NA GLOBO E VOU TOCER PELO CORINTHIANS POR CAUSA DOS MEUS FILHOS E, TAMBÉM, POR CAUSA DO OTIMO FUTEBOL QUE ELES VEEM JOGANDO.

  189. E ninguém cala esse chororo, chora gaúcho, chora mineiro, chora o Brasil inteiro. Vai Corinthians! Atropela todo mundo…

  190. IBOPE precisa deixar URGENTEMENTE de ser medido apenas em SP… hoje já existem meios para isso.
    Fora que não é apenas o futebol brasileiro que sofre, o esporte olimpico, a cultura e a própria identidade nacional. Aliás isso é questão de segurança nacional!
    O exercito, e congressistas exceto os paulistas, claro, devem exigir que a midia nacional volte por que o que existe é uma midia paulita, ou melhor, paulistana mediocre.
    ATÉ QUANDO O IBOPE SERÁ MEDIDO APENAS EM SP????
    Isso reflete até nos resultados das partidas, já que os arbitros ficam com receio de contrariar times de São Paulo, principalmente o Chorintias que tem APENAS nesta cidade a maior torcida

  191. O fato é que eu já estou de saco cheio de ouvir o nome do corinthians. Antes nem ligava, agora tiro do canal na hora. Depois que o Ronaldo chegou no corinthians a Globo só da preferencia para esse time, qualquer babaquisse do corinthians vira manchete . Deveriamos boicotar os jogos neste canal. CHEGA!!!!

  192. A globo é uma empresa privada e precisa dar atençao ao produto que lhe der mais retorno. Parem com hipocrisia corinthians , flamengo , sao paulo , palmeiras , vasco dão muito mais retorno que outros times e ponto final. quando o cruzeiro eliminou o spfc a globo se mordeu toda de ter que transmitir essa porcaria de time. minha opinião.

  193. Quando chega as quartas-feiras, ponho um filme para ver, pois desisti de futebol (pelo menos o brasileiro). Ninguém tem peito de encarar a globo, pois todas elas têm “rabo preso”. Como diria a Casoi: É UMA VERGONHA!!!
    Estou começando a odiar futebol, por causa da Tv Globo.

  194. Quem é “frank” ???? é algum codnome para não assumir tamanha asneira ? Voce , frank , sabe quem foi tostão ? tem noção do que ele significou para o futebol nacional ??? sabe das artimanhas da globo com os times de S.P. e Rio ? Conheça melhor do assunto para enviar idiotices pela net….

  195. É LAMENTÁVEL O COMPORTAMENTO DA PODEROSA! DEPOIS ELES TEM A CARA DE PAU DE DIZER QUE CRUZEIRO É BRASIL. QUE NADA BRASIL SÓ PRÁ ELES É RJ E SP. RESPEITO OS OUTROS TIMES E ACHO QUE O CRUZEIRO DEVERIA SER RESPEITADO. POR ISSO O TAL DE GALVÃO RONALLLDOOO BUENO, ARNALDO CÉSAR RATO FILHO ATÉ JÁ LEVARM PORRADA EM BH. TANTO DA TORCIDA AZUL QUANTO DA PRETA E BRANCA. NINGUEM SUPORTA ESSES MANÉS VIREM AQUI EM MG E TORCER CONTRA, COMO JÁ VIMOS VÁRIAS VEZES. BOICITE NELES!

  196. Se o corinthians estiver jogando, não importa se em um amistoso ou na 1 ou 2 Divisão é claro que deverá ser transmitido o corinthians.
    A final que manda é a audiencia

  197. caro mauricio, eh obvio que o que manda eh o mercado… o corinthians eh o time mais poular do brasil justamente por ter fans e anti corinthianos fanaticos, que nao perdem oportunidades de secar o time de mano meneses…

    descule vc e o tostao… mas tudo na vida eh medido pela quantidade de gente que assiste ou se interessa por dado assunto… se nao fosse assim, o itabuna e o america do rj estariam todo dia aqui no seu blog. nao estao por uma questao de audiencia e relevancia…

    adoro seu trabalho mas hj vc isou na bola… seu post eh no minimo hipocrita.

  198. Finalmente alguém na imprensa para dizer que o adiamento do jogo do Corinthians e Fluminense não foi por causa da decisão da Copa do Brasil ter sido na última quarta-feira e sim porque a Globo preocupada com a audiência no Rio e SP preferiu passar o jogo do Corinthians com o Fluminense. Sou corintiano, mas hoje prefiro ver Estudiantes e Cruzeiro.
    Abaixo esta ditadura e monopólio da Globo.
    Jefferson

  199. Lamentar a busca da TV pela audiência é o mesmo que não desejar que os clubes contratem grandes jogadores. Cada um busca o que vai lhe fazer melhor e maior.

  200. Para quem quer ver o Jogo da Libertadores, irá passar no SporTV, pronto resolvido.Viva o Corinthinas o melhor time do Brasil, hoje.

  201. UMA TREMENDA FALTA DE RESPEITO PARA COM OS TORCEDORES QUE GOSTAM DE VER GRANDES DECISOES!!!TODOS OS GRANDES CLUBES GOSTARIAM DE ESTAR NA DECISÃO DA LIBERTADORES E NENHUMA TORCIDA MERECE O DESRESPEITO COM QUE A GLOBO ESTÁ TRATANDO ESTA GRANDE DECISÃO!!!QUE O TIME DE MINAS VINGUE A TODAS AS TORCIDAS INJUSTIÇADAS COM UM GRANDE JOGO

  202. Vocês esquecem que a torcida corintiana não tem dinheiro para pagar pay per view, logo a única chance deles verem o jogo é na tv aberta. É o lado social da Rede Globo em ação.

  203. Discordo tambem do jornalista que escreveu essa materia, pois esse jogo vai passar em um canal fechado(Sportv) e hj em dia so fica sem ver quem quiser varios bares passam esse jogo e aqui em SP aposto que o povo que da audiencia que ver o Coringao…no Rio eu nao sei a opiniao do povo devem estar nervossinho por que o Ronaldo falou a verdade que a torcida nao eh a maior faz tempo!!!!

  204. Rede Record, bata no calcanhar da Globo, Galvão e cia, dê um lançe $$$$ maior e marque um golaço. Calcule o tamanho da torcida brasileira. (vai dar MUITO IBOPE nos dois sentidos) Preciso desenhar……
    Tô de saco cheio desse negócio de imperador, fenômeno, fabuloso etc….quero ver dribles, gols e títulos para os CLUBES.
    (QUANDO FOI QUE UM JOGADOR BRASILEIRO RECEBEU UM TÍTULO DE MELHOR DO MUNDO JOGANDO O QUE SABE EM UM TIME BRASILEIRO????) esse jogador seria a Marta? acho que não….

  205. E AINDA APARECE UM LOUCO AI EM CIMA DIZENDO QUE O NIVEL DO BRASILEIRAO É MELHOR DO QUE DA LIBERTADORES!!GENTEE…ONDE NÓS VAMOS PARAR??SE NÃO É O SONHO DE TODA TORCIDA DISPUTAR A LIBERTADORES???APARECE CADA ALIENADO….PUTZZZZ

  206. Se pegarmos a final da copa do Brasil, teremos 39% de pontos na globe e 8% na band, conclusão quase metade da rede estavam assintindo ao jogo, então não precisamos falar mais nada, a rede globo está certissíma, é uma questão de lógica.

  207. Sacanagem dessa globo, tinha de passar a final da Libertadores e não esse joguinho do Brasileiro.
    Tinha de respeitar mais o publico, além dos jogos começarem as 10:00 hs por causa da novela lamentavél essa atitude.
    Até quando iremos ter de aguentar a rede BOBO de tv.

  208. Sou corinthiano, mas acho que a Globo, por ser monopolista dos direitos de transmissão, deveria disposnibilizar este grande jogo para o público, transmitindo ou autorizando uma outra rede de tv a transmitir o jogo. Claro que prefiro assitir o jogo do meu time, mas se tiver aquele 0x0 chato, ou 3×0 no primeiro tempo, tb gostaria de ter a possibilidade de acompnhar o jogo da libertadores, que, obviamente, é o grande acontecimento da noite.

  209. Tem jogo do Corinthians, sendo assim, o resto não importa, poderia ser jogo da Final do Apocalípse, o jogo do Corinthians continuaria sendo mais importante.

  210. Estou de acordo com a Globo há muito tempo, pois se o Timão dá audiência, tem mais é que transmitir o jogo do TODO PODEROSO!!!! Tem muitos invejosos por aí, que só falam besteiras…..Da-lhe Todo Poderoso!!!!!!!!

  211. Não entendo porque tamanha grita. É obvio que a Globo vai transmitir o jogo que lhe dê um maior retorno publicitário e, no caso, Corinthians e Fluminense.
    Tenho certeza que se outra emissora tivesse o direito de transmissão das duas competições, pelo menos para as praças do Rio e de São Paulo, com certeza optaria pelo jogo do Campeonato Brasileiro.
    Tudo é uma questão financeira.

  212. Sportv. É o único meio de assistir o jogão hj. Problema eh q nem todos tem. E por sinal tb eh canal da globo… fazer o q…

  213. Gente na Sportv vai passa o jogo?!
    Quem manda é SP e Rio?!
    Pq mudaram justo o jogo do CORINTHIANS E fluminense?!
    Ja pensaram qto a globo pagou para te os direitos de transmissão do Brasileiro?!

  214. e tu queria o que, se fosse outro time que iria jogar seja la contra quem fosse que nao o corinthians, a globo ai sim transmitiria o tal jogo que tu diz ser o mais importante, a bandeirantes tambem vai transmitir o jogo do brasileirao, e contrato e sendo assim a globo iria transmitiir cruzeiro e esse time da argentina, so ia dar audiencia de algums milhares de cruzeirense, agora esse jogo coringao e fluminense vai dar mais de 50 % de ibop e n e pelo fluminense nao e pelo coringao

  215. As grandes redes de tv acham que o Brasil e somente o
    Rio e São Paulo. Os programas esportivos, as transmições são declaradamente bairristas,resta a nós não assistirmos a estes
    canais-

  216. Lamentável, mas antes de qualquer clássico, nesta decisão de Libertadores o Cruzeiro é representante do BRASIL.
    E que fique entre nós……..como é bom ganhar dos argentinos, e ótimo quando eles perdem…!!!!!

  217. Sinceramente, já tá na hora de acabar com isso no Brasil. “A Globo quer mandar em tudo”. Hoje a final da Libertadores da América e vem com essa estória de colocar Corinthians x Fluminense, eu não assisto mas e de jeito nenhum. Aliás isso ocorre constantemente aqui no nordeste, não sei nas outras regiões que a Globo só mostra jogos de times cariocas. Principalmente aquele campeonato carioca que é ruim pra caramba. ” Haja paciência” !!

    A única forma de deter esse monopólio global é não assistir jogos lá. Tem a Band. Não sei porque que a Record e o Sbt não entram nessa disputa de vez pra acabar com isso.

  218. Outro post contra o Corinthians??? Por que tanta raiva da gente??? É ainda por causa da eliminação do Botafogo na Copa do Brasil do ano passado???? A Globo transmite o que dá mais Ibope e nesse caso basta pegar os números para ver que é o Corinthians. A maior audiência da história da Band é a final do Mundial da Fifa de 2000. Quem torce para time sem torcida tem que assinar o pay-per-view ou se conformar em assistir aos jogos dos times com maior torcida.

  219. É profundamente lamentável que a Globo e a CBF fazem no futebol brasileiro, deixar de transmirtir uma final de libertadores, para exibir um jogo do Corinthians, a mesma já conseguiu o que queria, subir o corinthians da Série B e disputar a Libertadores 2010, será que irão colocar um jogo do corinthians na final da Copa do Mundo de 2014, é uma Vergonha.

  220. Na minha opinião, a infeliz da “Rede Bobo” , infelizmente já manda já a um tempão no futebol e como não bastasse no esporte em geral. É do tipo assiste o que eu transmito caso contrário desliga a tv. Já se percebe em escalações dos times a até no horário de início da partida que sempre é depois de suas famigeradas novelas inúteis. Noutro dia até mandei um email ao apresentador do chato boboesportes… programinha chato!!!
    O importante é que isso ninguém me tira, o “poder do controle remoto”, por que do prazer de assistir uma partida de futebol já me foi tirado a muito tempo, digo mais, Deus me livre de ir hoje em dia em um estádio.

  221. Não é para o futebol que quem importa é a audiência mas sim para as emissoras. A ESPN também vai transmitir o jogo do Timão. Pq só falam da Globo? Eu também detesto a globo mas é o mercado. Se os anúncios sumirem do portal o do seu jornal, seu emprego dança viu, amigão!

  222. CRUZEIRO HOJE É BRASILLLLL CONTRA TODOSSS…..MORRAM DE INVEJA CORINTIANOS!!!CRUZEIRO NA FINAL REPRESENTA TODAS AS TORCIDAS EXCLUIDAS DO EIXO RIO SAO PAULO…..DA-LHE RAPOSAAA…ESCREVE TEU NOME NA HISTORIAAAA

  223. O amigo Ronaldo se esqueceu de falar que a maior audiência da história do SBT é a final da Copa do Brasil entre Corinthians e Grêmio.

  224. O Brasil não é so feito de Rio e São Paulo, mas quem realmente impulsiona o nosso país são esses dois estados e nada mais do que justo passar o que a maioria quer assistir, não a minoria.
    A globo, manipula sim mas paga os direitos de imagem e como eles pagam vão vazer o que é mais vantajoso para eles, quem não quuiser assistir vai assistir o programa da Luciana Gimenes.

  225. Bom, como um verdadeiro e fiel torcedor do Corinthians, prefiro mil vezes ver o jogo do meu time!!!! Existe aqui muita hipocresia em alguns comentários de torcedores de outros times dizendo que preferem ver o jogo do Cruzeiro porque é final de libertadores: Será que se o time dessas pessoas estivessem na mesma situação que Cortinhians e Fluminense elas ainda iriam querer assistir o jogo do Cruzeiro?

    Também não acho legal a atitude da Globo e CBF, mas como alguém que postou aqui, ratifico que essa emissora paga muita grana aos clubes pra direito de imageme e espera um retorno, do contrário, não existiria futebol no Brasil e os clubes mais falidos ainda. Outra comentário: O Corinthians hoje é o clube mais popular do Brasil…isso já justifica a atitude da Rede X CBF

  226. Nada mais justo do que transmitirem o jogo do atual vice campeão da Libertadores e do atual campeão da Copa do Brasil… Mérito e interesse !!

  227. Quando os jogos, numa cidade operaria como S. Paulo iniciam a TV às 21,45, algo esta errado. Quanto ao jogo do Cruzeiro esta noite, nem se discute é o mais importante de tudo. Afinal nesse momento êle representa o Brasil. Sera que precisa explicar mais? Um abraço do palmeirense Amauri

  228. é só boicotar a proxima partida que será no Brasil e a Globo com certeza passará…fazer isso é sinal de amadurecimento.

    BOICOTE NA PRÓXIMA SEMANA.

  229. atenção atenção GAUCHOS e MINEIROS, da mesma forma que o TÍTULO DA COPA DO BRASIL, foi DADO PARA o corintians a midia do rio-sãopaulo estão ARRUMANDO para esse mesmo TIMECO, ganhar o CAMPEONATO BRASILEIRO. ACORDAM TIMAÇOS do RIO GRANDE DO SUL e DE MINAS GERAIS. Saudações COLORADAS

  230. Como tem imbecíl por aí ………….apoiar esse tipo de atitude que a Globo impõe é foda……………
    Só podem ser gambás…………..
    vai torcendo curintianada de merda ………………..
    LIBERTADORES SÓ OS TIMES GRANDES POSSUEM ………….

  231. Somos todos reféns…. Ou éramos. Quem tem internet banda larga (e que funciona!) consegue escapar do monopólio global. Ainda são poucos os brasileiros com essa possibilidade. Sabe qual foi a última vez que assisti a um desses horríveis jogos do Corinthians?? Foi aquele contra o Grêmio que marcou a deliciosa queda do time popularesco para a Segundona. E assisti porque era uma ocasião histórica e memorável. Fora isso Bye Bye Globo e imitadores!! Quem faz a minha programação de tv sou eu.

  232. É lamentavel, ver como o futebol de hoje esta se afundando, Antigamente o jogador p/ ser um susseso, tinha que jogar muito e ir p/ seleção BRASILEIRA mostrar serviço e depois seguir sua carreira no exterior. Hoje as coisas são diferente, mal o jogador nasce ou chega no time e ja esta saindo e pior ainda sendo vendito por uma merreca de dinheiro e posteriormente sendo vendido por milhões.
    E agora vejo ainda mais a decadencia do futebol de um jeito que uma T.V aberta tem todos os direitos de passar uma final de campeonato alias Libertadores “Que não é um campeonato qualquer” deixado de lado.
    O pior de tudo é que de um lado ela tem direitos, porque pagou p/ isso, Mas lamentavel a forma que esta usando este direito.
    A favor so aquele torcedor sem noção, e contra é aquele que quer ver um bom futebol na TV. Estou errado!!!

  233. Eu também acho um absurdo, vamos fazer um boicote a essa TV vamos acompanhar pela internet ou ouvir no rádio e deixar a mulherada assistir o que quiser.
    Deixo aqui o meu protesto: EU PREFERIA VER A FINAL DA LIBERTADORES DO QUE UM JOGO DE DUAS EQUIPES QUE ESTÃO NO FINAL DA TABELA.

  234. Nada melhor do que ver o segundo melhor time da América contra o atual campeão da Copa do Brasil !!
    Além disso, o técnico campeão do Mundo e o artilheiros das Copas!!!
    Nada mal !!

  235. Calma galera a Record logo logo vai tomar conta ai eu quero ver se nao muda por isso vamos todos prestigiar o crescimento dessa REDE RECORD.

    Abbss Espinosa MG

  236. eu como flamenguista axo isso um absurdo trocar uma final de libertadores por um jogo mediocre de flumerda x coringordo ninguém merece aturar isso né preferem esse jogo do q colocarem a final da libertadores da america!!!!!!!!!!!!!!e mais uma coisa da rede globo pq ela tirou a tv diario do ar no sinal da parabolica isso nin´guém explica foi por causa da audiencia de nordestinos no eixo rio sp toma vergonha rede globo e reveja seus conceitoss!!!!!!!!

  237. Não é de graça que hoje o que tem de melhor na crônica esportiva é a coluna do Tostão. Escreve como jogou football ,om competência e simplicidade. Levanta questões polêmicas sem agressões e com muita independência, como devedria ser o jornalismo, principalmente o de texto. Hoje na nossa imprensa poucos se salvão e o Tostão que, não deve ter diploma de jornalista, dá um show de qualidade e exemplo. Bola prá frente amigo. Precisamos de um jornalismo maduro como o seu.

  238. Só pra constar… no Ceará, estado que nao está ligado “emocionalmente” aos jogos de ontem, a Globo transmitiu o jogo do cruzeiro e bandeirantes passou filme…

    E pra azar da Globo, com 10 minutos o jogo do corinthians estava resolvido, enquanto que o do cruzeiro pegava fogo… Tenho certeza que até os corintianos estavam curiosos em ver o jogo do cruzeiro do que o passeio que o corinthians deu no flu…

  239. Parabéns Tostão.
    Já estamos acostumados com esse bairrismo às avessas da Globo.
    A noçao de que tudo tem que se submeter a essa ditadura do mercado é uma banalizaçao do papel do esporte e da cultura.
    Uma pena que muitas pessoas deixrão de registrar não o jogo em si, mas a historia que se constroe e é importante para outros torcedores.

  240. Paulistas e cariocas, vcs estão e com inveja, pois todo mundo sabe que o cruzeiro e o melhor time do Brasil. Vcs assistirem o jogo do cruzeiro nao faz diferença, aqui no nordeste a torcida para o cruzeiro foi grande e o jogo passou na globo.

  241. É revoltante o modo como a Globo controla a transmissão de futebol no nosso país. Sou mineira e torço para o Galo, grande rival do Cruzeiro por aqui. Mas admito que a final da Libertadores vale muito mais que qualquer jogo simples de mais uma rodada do Brasileirão, independente do meu rival ou de qualquer outro time estar na final. Foi um grande desrepeito com os paulistas ou cariocas que queriam acompanhar a final de um torneio intercontinental, mesmo que essa final não contasse com times do eixo Rio-São Paulo. ABSURDO. Se tem um time do Brasil na final de um torneio grande e importante como a Libertadores, era obrigação das TVs detentoras do direito de transmissão que esse jogo fosse transmitido a todo o país.

  242. E Stycer, seu blog é sensacional. Sempre com textos firmes e bons argumentos. É muito bom saber que ainda há jornalistas como você. Parabéns!

  243. Não só a Globo, mas os meios de comunicação de um modo em geral, mudaram completamente o comportamento das pessoas (claro que temos livre arbítrio e escolhemos isso) ao redor do mundo nos últimos 50 anos. Então, como estamos dando audiência, estamos dando poder!

  244. Lucidez. Este é o adjetivo para o ex-craque de futebol Tostão e agora grande comentarista. É uma falta de respeito da Globo.
    A emissora, que tem até boa qualidade,com este bairrismo faz um desserviço ao futebol e ao esporte em geral.

  245. o flamengo tem a maior torcida do brasil e sempre tera. Os corintianos se acham por que transmitem mais jogos pela globo.O corinthians tem a maior torcida na cidade mais rica e no estado mais rico e por isso que é mais conveniente para globo só isso mas dizer que tem a maior tocida do pais menos corinthianos……. menos……… se fizer uma comparação doz dez maiores públicos do brasileirão em toda a sua historia sera a do flamengo e voces se contenta com o segundo lugar e ainda por que o estado de são paulo tem a maior população do país.

    1. é claro que o flamengo tem o maior publico do que o CORINTHIANS, voce ja fez uma comparação entre o maracanã e o pacaembu? ha uma enorme diferença entre 80 mil e 36 mil!
      mas se voce ver as rendas, o CORINTHIANS mesmo com menos espaço da mais lucro, tem o ingresso mais caro e mesmo assim todo jogo lota! se coubesse 100 mil no pacaembu teria 100 mil por joogo!
      nao tem comparação!

      vai CORINTHIANS!

  246. Pra mim, tá muito claro que o fato de como Corinthians e Flamengo terem torcidas maiores se deve, pelo menos em parte, ao maior destaque que a grande mídia dá a esses times. A contar pelos títulos, tanto no passado mais remoto como em período mais recente, Cruzeiro, São Paulo, Internacional e Santos são muito mais dignos de destaque. Com essa ampla cobertura da Globo, Band e outras, até o Bandeirante de Birigui teria a maior torcida do Brasil.

  247. Olha, essa é a mesma discussão sobre filmes iranianos belissimos passando num cine clube tosco enquanto as salas gigantes dos shoppings passam o blockbuster da semana.

    Não adianta, a Globo oferece o que o público que ver. Quando o Tostão diz que quem manda é a audiência, a impressão que passa é que essa tal audiência é um monstro, um robo, uma lei, mas não um grupo de pessoas que assistem ao programa X ou Y. É inegável que o jogo do Cruzeiro teria uma audiência muito menor que o jogo do Corinthians em todas as regiões fora Minas Gerais. O futebol na Globo é feito para os torcedores esporádicos., não para nós que adoramos o esporte.

    Somos um país muito grande e é difícil conseguir manter o interesse do público médio em times que não sejam da região onde vivemos. O estado de SP já sofre tentando cobrir decentemente 4 grandes times, imagina se tivessemos que ser justos e dar o mesmo espaço aos dois grandes do RS, aos 4 do Rio e aos dois de BH. É impossível.
    Não somos como a Inglaterra, que é pequena e com 4 grandes times com torcida em todo o país.

  248. Sem contar que respeito o Tostão como o grande colunista que é, mas apesar do texto irrepreensível, fica claro que essa movimentação foi feita pois o time que está na Final é o Cruzeiro. Se fosse o Grêmio o Tostão teria essa mesma reação?

    Longe de mim querer diminuir a importância do Tostão, mas quando se trata de futebol, mesmo o maior dos maiores se rende, mesmo que inconscientemente, a sua paixão. E eu aposto que se formos analisar os números da audiência, veremos que a Globo fez um ótimo negócio.

    Ainda mais agora, vendo o estrago que o Ronaldo fez. Mesmo nos programas imparciais da TV a cabo e nos jornais Brasil a fora, a notícia do dia foi a atuação do Ronaldo. Aí eu uso uma frase tosca que nem sei de quem é:
    O IMPORTANTE É O QUE IMPORTA!

    E o que importa hoje no Brasil é a repercussão do Ronaldo no Corinthians.

  249. Estou indignado com a palhaçada que a globo está fazendo em 2010.Sou torcedor do fluminense,sei que a torcida do fluminense nao é muito grande em relação a outras grandes do futebol brasileiro, mas o único jogo que vi do fluminense esse ano foi o primeiro contra o corintians.De la para ca mas nenhum.O Fluminense hoje é o lider do Brasileiro, todos querem ver o Flu jogando aqui no nordeste da bahia.Mas infelismente não podemos suprir as nossas vontades, pois, a globo nos desrespeita não mostrando jogo do meu time de coração.Isso é um desrrespeito com o telepectador.Terá um dia em que a record, o SBT , eas outars comprarão jogos dos campeonatos e respeitará o telespectador.Não o fazendo de troxa como a globo faz.
    TV GLOBO, RESPEITE MAIS OS SEUS TELESPECTADORES.SOU FLUSÃO E PAGO IMPOSTOS SA MESMA FORMA QUE OS TORCEDORES DO FLAMENGO.okkkkkk!
    SEJAM MAIS COERENTES E TRANSPARENTES.

  250. Só acho que a Globo poderia disponibilar 2 dias de futebol tipo quarta e quinta feira e sabado e domingo dando mais oportunidades para outros times passarem na tv seria umpresente para os fãs de futebol . Sou corinthiano e assisto quase todos os jogos e torço contra os rivais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *