O "grupo" aceitaria um argentino na seleção brasileira?

O "grupo" aceitaria um argentino na seleção brasileira?

Em abril de 2008, estive em Lisboa. Era dia de Sporting x Rangers, pela Copa da Uefa. A cidade estava em festa, repleta de escoceses bebendo desde o início da manhã e de lisboetas então entusiasmados com a chance de se classificar para as semifinais do torneio. Felipão ainda era o técnico da seleção de Portugal, cargo que iria trocar dois meses depois pelo comando do Chelsea.

Naquela manhã, peguei um táxi no centro de Lisboa para ir ao Mosteiro dos Jerónimos. O velho taxista estava animadíssimo. Falava com admiração dos jogadores brasileiros que atuam em Portugal, especialmente do atacante Liedson, o craque do Sporting. Era Liedson pra cá, Liedson pra lá, até que a conversa caiu em Felipão. “Ele mudou a seleção. É um grande técnico”, começou o taxista, emendando vários elogios ao técnico. De repente, porém, ele vira levemente a cabeça e me diz: “Mas não acho correto uma seleção nacional ser dirigida por um estrangeiro”.

(Em tempo: o jogo de ida, em Glasgow, foi 0 a 0 e o de volta, naquele 10 de abril, acabou com a vitória dos visitantes por 2 a 0 e a eliminação do Sporting.)

Lembro desta história ao ler no iG Esporte reportagem sobre a resistência à idéia de convocar o atacante Amauri para a seleção italiana. Além de Gattuso, que já havia se manifestado (“Ele esperava ser chamado pelo Brasil, é justo que jogue na seleção brasileira”), a rejeição a Amauri quase já configura um complô, mostra a “Gazzetta dello Sport” nesta sexta-feira.

Outros atacantes cotados para jogar na seleção, naturalmente, não vêem com bons olhos a possibilidade de o brasileiro vestir a Azzurra. São citados Iaquinta, Di Natale e Del Piero. O goleiro Buffon, diz o jornal, apoia Amauri, “mas ele é juventino”, lembra a “Gazzetta”. Além disso, segundo o jornal, o técnico Marcelo Lippi é muito sensível ao que pensam os jogadores – e Gattuso é um dos líderes da seleção.

É verdade que jogadores brasileiros já atuaram por seleções de outros países – mas a coisa pesa em lugares com tradição e história. Sei que estou pisando em terreno espinhoso aqui. Confesso que me causaria espanto, num primeiro momento, ver um argentino jogar na seleção brasileira. Tenho certeza que me acostumaria com a idéia – especialmente se fosse um craque. Mas, me pergunto: e o “grupo” comandado por Dunga, o que diria? Gostaria de saber a opinião de Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Lucio etc: o que você acha de um argentino na seleção brasileira?

39 Replies to “O "grupo" aceitaria um argentino na seleção brasileira?”

  1. BOM EM PRIMEIRO LUGAR NAO PODEMOS COMPARAR AMAURI NA AZZURA E UM ARGENTINO EM NOSSA SELEÇAO, PELO SIMPLES FATO DE QUE O FUTEBOL EUROPEU “VIVE” DE JOGADORES ESTRANGEIROS, SE NAO CONCORDAR TIRE OS ESTRANGEIROS DOS TIMES EUROPEUS E VEJA O QUE SOBRA. MAS EM SEGUNDO MOMENTO HA MUITO TEMPO NAO PODEMOS FALAR EM “SELEÇAO BRASILEIRA” E SIM TIME DA CBF, PORQUE TEMOS CADA CONVOCAÇÃO ESTRANHA, SE NAO CONCORDA NOVAMENTE, O ALFONSO FEZ UNS GOLS NA HOLANDA, ELE JOGA MENOS QUE WASHINGTON, BORGES, NILMAR, FRED, FOI CONVOCADO E DEPOIS TRANSFERIDO PARA INGLATERRA, MAS TUDO BEM VC NAO CONCORDA, ENTAO ME DIGA ALGUEM ASSITE CAMPEONATO DA UCRANIA OU DA RUSSIA, MAS TEM UNS CARAS QUE ESTAO LA E VOLTA E MEIA SAO CONVOCADOS, NAO DISCUTO O MERITO DESTE ATLETAS , MAS CONVOCAR UM CARA QUE JOGA NA UCRANIA…..E POR ISSO QUE SOU A FAVOR DO GAROTO BOM DE BOLA , IR EMBORA PARA A EUROPA,,,,QUALQUER PAIS, QUALQUER TIME….LA PARECE QUE SO JOGAM CRAQUES, VISIBILIDADE NA UCRANIA É ENORME….AQUI NOSSOS CAMPEONATOS REGIONAIS E NACIONAIS ,,,MERAS COMPETIÇOES…….ENTAO NAO TEMOS SELEÇÃO NACIONAL..SELEÇAO BRASILEIRA,,,.,TEMOS SIM TIME DA CBF.

  2. Em primeiro lugar, acho tudo isso uma palhaçada. Se não me engano a seleção italiana joga com um jogador argentino (Camoranesi é argentino com cidadania italiana). A Alemanha já solicitou os serviços de P. Rink, Kurani. Portugal tem em seu elenco jogadores brasileiros, a Espanha idem. O maior jogador Francês dos últimos anos, Zidane, é Argeliano. Na verdade o que aconteceu foi que os italianos se chatearam com a indecisão de Amauri e não com sua cidadania estrangeira, mas eles tem que entender que estamos falando de seleção brasileira, a melhor seleção do sistema solar e que está acima de qualquer tipo de comparação. Quem é a Itália???

    Ah, quanto a argentinos jogarem na seleção brasileira, nem pensar, até mesmo pq nunca precisaremos de seus serviços sujos. Nós somos uma seleção de classe e um Argentino mancharia pra sempre a beleza e a criatividade da seleção brasileira. Pra falar a verdade, nem no meu bahia queria um argentino, nem mesmo o messi (fogo de palha que não amarra as chuteiras de kaká).

  3. Quem é a Itália? É só a atual campeã do mundo, Hesli. Ganhou a Copa em que a seleção brasileira (aquela que você diz que está acima de qualquer comparação) caiu nas quartas, lembra?

  4. Na seleção italiana, há quarenta e tantos anos atrás, o brasileiro Altafini (nosso Mazola) jogou na seleção de 1962. Antes disso, na seleçãp de 1934 havia 2 brasileiros que eram oriundi. Na seleção de 1938 o Fantoni foi convocado, foi para a França e não pode jpgar no lugar do “Diamante Negro”, que estava contundido, pois os italianos alegaram que ele era oriundi e não tinha prestado o serviço militar na Itália. Esqueci-me de dizer que o “Fininho”, nosso segundo maior tenista era argentino.

  5. eles tem agradecer a Deus Amauri quer jogar pela deles, é normal deve doer reconhecer que não tem mais bola que o Brasil, mas o mundo não tem, agora com esta geração nossa que é fraca até eles podem ganhar uma copa em cima da gente mas mesmo com o robinho pipoca e o luis boxeador ainda podemos terminar entre os oito melhores seleções na copa
    porque a seleção deles é uma das mais fracas dos ultimos anos, jogadores envelhecidos, não formam mais atacantes e agora geração de sagueiros deles é a mesma de muitos anos atras.

  6. Se Amauri pode, Kaká, Pato e “companhia italiana” deveriam defender também a Azurra, pois é por lá que jogam.
    Acho que deveria ser proibido pela FIFA um jogador defender uma seleção de um pais que não é o seu por origem.
    Ao amigo que escreveu sobre o Zidane, imagine onde ele poderia levar seu país, a Argélia. Lembrem de Roger Millar, Shevchenko, Drogba, e tantos outros jogadores que tiveram o orgulho de colocar seu país no cenário mundial do futebol.
    Treinadores já acho aceitável, pois não entram em campo, não “vestem a camisa”., e podem contribuir com a evolução do esporte em uma nação. Veja o exemplo de nossa ginástica olímpica, quem lembra do treinador estrangeiro, quando vemos a Daiane dando piruetas.

    Abraços.

  7. É claro que na nossa seleção, nunca teremos um Argentino, pois a nossa seleção é forma só por jogadores que atuan na Europa, exemplo de uma seleção Brasileira, goleiro: Rogerio Ceni, Ld: Leonardo Moura, Le: Juan, Zagueiros: André dias, Fabão, Meio campo: Hernanes, Tiago Neves, Jean, Ramires, Atacantes: Keirrison, Borges, para que Argentino, só não entendo como que Maico é lateral direito da seleção. E o Amauri é um excelente jogador, mais nunca vai ter espaço no Brasil. E a Itália ganhou a copa por sorte, e nos jogamos sem vontade.

  8. até que o guiñazu no meio-campo da seleção não cairia tão mal assim! o cara é bom de bola

  9. A comparação não é pertinente: não há rivalidade futebolística entre Itália e Brasil como ocorre entre Brasil e Argentina.

    Pior foi o comentário do tal do Hesli…não sabe quem é a Itália, tetracampeã mundial e não queria Messi no Bahia, agora pergunto eu, quem é o Bahia? Um time que já esteve até na Série C do Brasileiro…mil vezes o Messi e também Riquelme, Crespo, Maradona, Aguero….

  10. Não concordo com o comentário de Hesli, mas o Fluminense também foi para a série C e nem por isso é um time sem tradição.

    Renato, o Bahia, apesar de esta em uma situação vexatória, foi o primeiro campeão de uma disputa em âmbito nacional, inclusive ganhando, no Maracanã, do supremo Santos, em 1959. Ignorante Hesli, que não conhece a história do time dele e, igualmente, o senhor que não conhece a história do futebol brasileiro. Deve ser um expert no futebol mundial.

  11. Renato Gagliardi, quem esteve na serie c: foi o time?? ou o clube?? se foi o time pode esquecer porque este já foi desmontado.. os clubes disputam os troneios , com os times montados com o elenco têm. Times sãotecnicos egrupos de jogadores estes vão e vêm .. clubes permanecem . e sempre seram a poaixão dos tr]orcedores mesmo nas divisôes mais baixas porque o torcedoré patrimonio do clube.

  12. Pra mim normal,já tem tantos estrangeiros lá,que parece mais qualquer seleção caribenha,menos a brasileira.

  13. E o que dizer de Fernando Meligene do tênis?O problema é que o Amauri tem que se decidir ao invés de dizer que quem convocar primeiro ele aceita.

  14. A seleção da Itália não precisa do Amauri, pois eles tem Toni, Iaquinta e Del Piero. Já a seleção brasileira está precisando de alguém pra ser o substituto do Adriano e talvez até disputar a vaga com ele. Fica no Brasil Amauri. Além disso, sou contra esse tipo de coisa.

  15. Não vería problema algum um Argentino jogar pela seleção. Se o craque for melhor do que alguns pernas-de-pau que andam jogando com a amarelinha, não há problema. Imagina o Messi jogando pelo Brasil… ia ser magnífico. Sem contar que o Amauri têm muito mais bola que os atacantes pernas-de-pau que rondam a Azzurra. Sem contar que a Itália, se não me engano, já teve um jogador brasileiro antigamente e que fazia muito sucesso.

  16. “A seleção da Itália não precisa do Amauri, pois eles tem Toni, Iaquinta e Del Piero. Já a seleção brasileira está precisando de alguém pra ser o substituto do Adriano e talvez até disputar a vaga com ele. Fica no Brasil Amauri. Além disso, sou contra esse tipo de coisa.”
    Pô tirando o Del Pierro e um pouquinho o Luca Toni, não vejo melhor solução para a itália que o Amauri. No entanto, também acho que o Dunga devería dar mais uma chance para que ele possa vestir a camisa da seleção.

  17. “Zeca

    Quem é a Itália? É só a atual campeã do mundo, Hesli. Ganhou a Copa em que a seleção brasileira (aquela que você diz que está acima de qualquer comparação) caiu nas quartas, lembra?”

    É, mas, além de ter sido uma das copas mais perebentas da qual se teve notícia, a Itália ganhou na cagada e no futebol mal jogado. A sorte dela é que as outras seleções conseguiram ser pior ainda.

  18. Pra mim é cada cidadão defende seu país de origem, acho uma palhaçada ficarem se naturalizando para poderem jogar em outros países, cada um nasce em um país e deveria defender somente aquele país, se não servir para defender seu país paciencia!!

  19. A Seleção da CBF teve/tem o Dunga e uns kbça de bagres q não tão nem ai para a camisa e seus torcedores, pois já perderam as raizes a muito, então porque não um argentino numa seleção que é o patrocinador quem provávelmente escala!!? E o melhor jogador do brasileirão, já não foi um argentino!!! E ai??? Agora o Amauri… Em tempos bicudos “Farinha pouca meu pirão primeiro” os kras tão é certos…

  20. Vamos deixar de arrogancia, mesmo sabendo que nossa safra não é das melhores, não seria o fim do mundo algum estrangeiro na seleção, levemos em conta que nossos jogadores nem são tam brasileiros assim. Você ja se perguntou quem escala quem, a nike ou a CBF?. Tem jogador brasileiro que ate pra falar português é dificil.nossa celeste tem uma empresa que vende seus jogos para grandes centros mundiais, jogar na Inglaterra é quase o mesmo que jogar em casa. então fala serio…

  21. Num mundo dominado pelo capitalismo seria normal um argentino j ogar na seleção brasileira ou em qualquer outra, por outro lado o nacionalismo impediria, a divergencia de argentinos e brasileiros nas disputas esportivas não seria correto, se pensarmos em nacionalismo também não seria normal, porém com a farso discurso nacionalista de que não fica bem etc, e tal, o que não fica bem é o país estar entrgando suas riquesas para multinacionais e outros paises. O argentino jogando ou não pela nossa seleção, não ira mudar a vida de nenhum brasileiro, porém o intreguismo, que já foi maior em governos passados e que move a economia, a politica e a vida dos brasileiros para pior. É para parar para pensar e chorar pela pátria Brasil.

  22. É bom que não queiram o Amauri na Zurra mesmo não ai sim nem o Brasil nem a Itália pra esse otário babaca.

  23. A Verdade é:

    Se a CBF decidir que joga um argentino na seleção ele joga e pronto, não adianta nen comentar sobre isso porque quando a CBF põe a mao sempre tudo termina em pizza!!

    CBF = Ridicula

  24. Para os torcedores o que deve imperar é o patriotismo. Mas, para a maioria dos atletas (infelizmente), o que fala mais alto são as cifras. Portanto, falando como torcedor e patriota, o que eu quero é ver a seleção do meu Brasil sendo campeã, com ou sem argentinos.
    O que eu quero ver é jogador “honrar”a amarelinha.

  25. Eles vivem de estrangeiros nos times, mas têm tradição na seleção. Não é tão fácil para eles assim. Concordo com o texto e adiciono: brasileiro é muito cheio de si. Impressionante.

  26. quem sabe um argentino na seleçao possa ensinar os brasileiros com se joga por amor a camisa

  27. Renato Gagliardi, Albán González,Hesli e demais defensores e ou, acusadores destes ou aqueles jogadores,vcs são uns toupeiras,pois os caras não estão nem ai pelo que vcspensam ou não a respeito deles,um abraço.

  28. Perda de tempo comentar tal assunto; SELEÇÂO dos melhores da nação e não pela nação; são duas coisas diferentes:
    estrangeiros (brasileiros ou não ) pela nação; jogadores da nação é quem esteve jogando aqui dentro selecionado dos times do Brasil.
    deve haver duas copas do Mundo (duas seleções)então, concordam comigo??????????????

  29. voces ficam ai falando da selecao brasileira, selecao argentina e selecao italiana,mais terao de concordar comigo que a selecao espanhola nesse momento e mais superior que todas elas e que tambem tem em seu elenco,Marcos Senna que e brasileiro e joga bem mais que esse amauri citado!!!!!

  30. se o brasll tem os melhores do mundo, se somos 5 vezes
    campeões para que vou querer importar jogador?
    burrice né? é mesma coisa do brasil importar soja ou arroz e
    feijão ou a arabia saudita importar petróleo ou o japão importar
    técnologia , em fim não precisamos disso né .

  31. E ENTÃO? SERA QUE A ESPANHA, A ARGENTINA, A ITALIA AINDA SÃO MELHORES QUE A SELEÇÃO BRASILEIRA? A ARGENTINA TROCOU BUENO AIRES PELO ROSARIO PORQUE TA TREMENDO DE MEDO DO BRASIL E QUER QUE A TORCIDA DELES FAÇA MILAGRES.

  32. EU SOU A FAVOR PQ EXISTEM VARIOS JOGADORES BONS A NIVEL DE SELEÇÃO Q NEM TEM CHANCE DE JOGAR NA SELEÇAO DE ORIGEN UM EXEMPLO DECO ele nunca ia ser titular do kaka por exemplo e ele sabia q teria chance na de portugal msm coisa para pepe e liedson

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *