“O time deles é muito grande para cair” e outros novos clichês do futebol

“O time deles é muito grande para cair” e outros novos clichês do futebol

Clichês e chavões são a tábua de salvação dos jogadores de futebol. Cercados por microfones, diariamente, antes, durante e depois das partidas, os craques preferem repetir os lugares comuns a arriscarem falar alguma frase polêmica ou uma grande besteira. Na dúvida, o mais garantido é falar: “futebol é momento”, “temos que respeitar o adversário”, “o grupo está unido”, “essa é uma partida de seis pontos”, “ainda não ganhamos nada”, “o importante é poder colaborar com o grupo” (quando está na reserva), “precisamos valorizar mais a posse de bola” (no intervalo da partida), “o professor pediu para eu ajudar na marcação” (à beira do campo, antes de substituir um colega), “o time teve muitas oportunidades, mas não soube aproveitar” (explicando a derrota) etc etc etc…

O campeonato por pontos corridos, que se realiza seguidamente desde 2003, introduziu alguns novos clichês no universo dos boleiros. O que eu mais gosto é quando o jogador de uma equipe bem colocada vai enfrentar um adversário que está nas últimas posições, próximo ao rebaixamento, e tenta ser politicamente correto. Tipo: “O time deles é muito grande para cair”. Ou “vai ser ruim para o futebol brasileiro se eles caírem”. Ou: “Um time com essa tradição não pode cair”. Virou um lugar comum. Antes do jogo de domingo contra o Vasco, Hugo, do São Paulo, falou uma variação dessa frase: “Não gosto quando uma equipe grande cai para a segunda divisão, pois desvaloriza muito o nosso campeonato”, disse.

Você lembra de novos clichês, criados por causa do campeonato por pontos corridos? Aceito sugestões.  

23 Replies to ““O time deles é muito grande para cair” e outros novos clichês do futebol”

  1. Caro, ainda tô “meio burraldo” do finde, não consigo lembrar novos clichês, mas o Muricy, ao final do jogo, dizer q o São Paulo “ainda não ganhou nada…” e q “…ainda tem uma pedreira no Morumbi” para o próximo jogo (leias-se Fluminense” é muito tosco…

    Resposta do Mauricio
    “O nosso time ainda não ganhou nada” é um clássico, realmente.

  2. Uma coisa que a muito estamos ouvindo é: Bambi pra cá, Bambi pra lá… Desse jeito, em breve, sinonimo de campeão será “Bambi”… Por que discutir futebol de verdade com tricolores ninguem pode né!!!!

  3. Maurício,

    Ainda falando em times que estão na ponta de cima e vão jogar contra os da ponta debaixo sempre sai: “futebol não tem mais bobo”…assim aproveitam pra tirar a responsabilidade no caso de derrota…rsrsrsr

  4. Tem umas muito boas, que falam demais, “Clássico é Clássico” para explicar a imprevisilibidade do jogo de 2 times grandes; ” Temos mais 45 minutos para sair com resultado positivo” no intevalo quando quer continuar com o score ou virar o placar; “O jogo só termina qunado o juiz apita” este é o cauteloso; “O placar não espressa o que foi o jogo” qunado o time joga bem mais perde o jogo; “Levamos um gol de bobeira” quando houve uma tremenda falha na defesa, masi o jogador não quer citar o nome de quem errou. Tem várias muito legais ………….

  5. … e por falar em Botafogo; ele foi roubado. O Fogão foi roubado, mais uma vez… pelo juiz ladrão.
    Ora, como roubam o Fogão, heim? Já nem tem campo de bater uma boa pelada. E, o q eu não entendo, é como o Bota vai assumir ou assumiu o Engenhão… Ele nem soube preservar a sua sede original… (risos)
    Êta. futebol “dos bão”!… Falo do fu-te-bol do São Paulo.
    Kakakakakkkkkkkkkk……
    Saudações

  6. Enviado por: Wenderson

    Uma coisa que a muito estamos ouvindo é: Bambi pra cá, Bambi pra lá… Desse jeito, em breve, sinonimo de campeão será “Bambi”… Por que discutir futebol de verdade com tricolores ninguem pode né!!!!

    Quando for fazer referência ao São Paulo, diga Bambi ou São Paulo, TRICOLOR só o Fluminense. “Sou Tricolor de coração…”. E… água no chopp dos Bambis.

  7. As pessoas costumam confundir clube grande com time grande , veja por exemplo o meu Vasco , é um clube grande , sede náutica , centro de treinamenento , estádio grande , e outras coisas mais , mas o time , pequinininho de dar dó . Se tem um clube grande com um time pequeno é o Vasco.

  8. Time que não chega a lugar nenhum tem que ficar quieto. O São Paulo é o tricolor do Morumbi. Tem estádio, torcida, muito mais titulos!!! O tricolor das laranjeiras (laranja é um bom termo) precisa ganhar alguma coisa pra falar dos outros, ah e não adianta dizer que ganhou do SP na libertadores e perder pro coitado da LDU na final. Saudações do HEXACAMPEÃO!!!

    24/11/2008 – 15:36

    Enviado por: Gilson

    Enviado por: Wenderson

    Uma coisa que a muito estamos ouvindo é: Bambi pra cá, Bambi pra lá… Desse jeito, em breve, sinonimo de campeão será “Bambi”… Por que discutir futebol de verdade com tricolores ninguem pode né!!!!

    Quando for fazer referência ao São Paulo, diga Bambi ou São Paulo, TRICOLOR só o Fluminense. “Sou Tricolor de coração…”. E… água no chopp dos Bambis.

  9. Os jogadores só dão respostas óbvias, por conta das perguntas óbvias. Como sabemos, a maioria dos boleiros não tem o mínimo de formação (e não estão muito preocupados com isso), cabe ao entrevistador formular perguntas mais inteligentes e provocadoras. Assistir aos programas de debate de futebol nas noites de domingo tornou-se a coisa mais repetitiva do mundo, quem assiste a um programa, assiste a todos, pois todos os canais tem em seus comentaristas o mesmo perfil: o politicamente correto, o polêmico, o comentarista de arbitragem e os vendedores de plantão …….. viva o merchan !!!!!!
    Saudações Santistas !!!!!!!!!

  10. SOU CORINTHIANO.E SOMOS CAMPEÕES MUNDIAL-PAULISTA VÁRIAS VEZES-TORNEIO RIO SÃO PAULO. ETC..TÇA SÃO PAULO-COPA DO BRASIL.
    E AGORA CAMPEÕES DA SÉRIE B.
    PARA O VASCO QUE NÃO É CAMPEÃO DE NADA HA MUITO É UMA BOA IR PARA A SÉRIE B.SÓ ASSIM PODERÁ TER A CHANCE DE SER CAMPEÃO UMA VEZ NA VIDA, OU IR PARA A SÉRIE C.

  11. Caro jornalista… escrevo apenas pra dizer que sua coluna é horrivel, não a leio todos os dias, mas sempre que fico curioso e dou uma olhada tem uma matéria ridícula… tente fazer algo melhor, vc conseguue… Essa do clichê parece um trabalho primário da disciplina de redação de qualquer escolinha…

  12. time cai para segunda divisão por incompetencia dos jogadores,só visam o contra cheque no final do mes.Trouxa é quem se descabela, chora, se joga no chão por que o time é rebaixado.Sou vascaina e acho que o time fez tudo para merecer descer para a segundona.Comprou, trocou, vendeu, elegeu mal.Agora não adianta chorar.Tem que tomar vergonha na cara e comer até a grama se for preciso e a imprensa para de endeusar esse monte de perna de pau, que comem, vestem, moram tem carrões e não jogam nada.

  13. Um clichê: o tal do G4!

    O time ganhou, entrou no G4!

    O time perdeu, saiu do G4!

    Não tem mais chance de ser campeão, mas está garantido no G4!

    Na última rodada o time ainda tem esperança de entrar no G4!

    E assim por diante…

  14. sou palmeirense desde pequeno.se o palmeiras se classificar para a libertadores ja esta de bom tamanho com o time que tem

  15. Sinceramente, eu não gostaria de ver o Vasco da Gama na segunda divisão do Brasileirão, má adoraria ve-lo na TERCEIRONA. HA.HA.HA.HA.HA.HA.HA.HA.HA.HA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *