Paulo Coelho: “Como brasileiro, tenho direito a uma explicação”

Paulo Coelho: “Como brasileiro, tenho direito a uma explicação”

Diante das reações dos leitores ao post publicado na manhã de quarta-feira, Paulo Coelho cobra explicações da Air France, o escritor enviou um texto ao blog no meio da tarde. Coelho critica o título do meu post (“é de inteira responsabilidade do Mauricio”) e esclarece dúvidas sobre os comentários que colocou no Twitter. Segue abaixo a íntegra do comentário do escritor:

Muito bem, vamos lá:

a] “Paulo Coelho cobra explicações da AF” é de inteira responsabilidade do Maurício. Se eu fosse cobrar alguma coisa da AF, não seria utilizando o Twitter. Hoje mesmo uma agência de notícias francesa me procurou, e eu expliquei que não se trata absolutamente disso.

b] Há dois anos, durante a Copa do Mundo, eu estava no lobby de um hotel na Alemanha conversando com dois pilotos. Eles levantaram o tema: muitas vezes evita-se contornar as CBs (nuvens com tempestades dentro) para economizar combustível. Acredita-se que o avião resista. Normalmente resiste.

c] Não estou absolutamente afirmando que a AF utiliza esta prática. O que me surpreende é que várias notícias, como na Folha hoje, mostram que os pilotos não seguiram a rota programada com antecedência.

d] Sim, viajo muito, muitíssimo de avião. E por causa disso, procuro saber tudo a respeito. Considero a viagem aérea como segura, e acho que as cias. são responsáveis.

e] Como cidadão brasileiro, quero uma explicação para o que aconteceu. Tenho esse direito, como qualquer um. Essa caixa preta dificilmente será encontrada (eu diria que as possibilidades são nulas), mas existem outras maneiras de se apurar. Por que o avião não seguiu a rota indicada no plano de vôo? Essa é a pergunta-chave.

f] Neste momento existem centenas, talvez milhares de aviões no ar. Um Airbus moderno, novo, sem qualquer falha mecânica antes de decolar do Galeão, que simplesmente desintegra-se no ar coloca muitos pontos de interrogação na cabeça de todos.

g] A primeira coisa que pedi no Twitter foram orações para as famílias. Acho que isso é o mais importante, e continuo achando.

h] Por outro lado, comecei a notar que se falava tudo na imprensa, inclusive em atentado(!!!), mas ninguém se perguntava por que os circuitos elétricos deixaram de funcionar.

i] O Airbus em questão tem quatro circuitos elétricos alternativos. E se todos falharem, ainda assim o piloto pode manobrá-lo manualmente.

j] Toda a segurança aeronáutica vem, infelizmente, do aprendizado através de acidentes. E no caso deste vôo, como as chances da caixa preta ser encontrada são praticamente nulas, alguém precisa vir a público e dizer o que se supõe ter acontecido. Será uma suposição? Sim. Mas especialistas podem ter uma suposição muito aproximada. Não acredito de maneira nenhuma em atentado, raio, coisas do tipo.

h] Isso dito, continuo – junto com as pessoas que usam o Twitter, pedindo para que se amplie a corrente de orações.

Obrigado
Paulo Coelho
P.S. – Quanto aos outros comentários (insultos) não faz muita diferença. Mas eu sugeria que gastassem a energia cobrando uma cobertura melhor do caso.

Atualizado às 20h13 pelo autor do blog: Ao final da quarta-feira, desanimado, Paulo Coelho voltou ao Twitter para lamentar: “Explicações patéticas para o AF 447. Ninguém apura porque o piloto não seguiu a rota indicada. Apenas publicam isso, e ponto final. Patético”. E, por fim, jogou a toalha: “Não adianta twittar sobre o AF 447. Espero que cedo ou tarde algum jornalista consiga a verdade. Agora vou apenas rezar pelas vítimas. RIP”

25 Replies to “Paulo Coelho: “Como brasileiro, tenho direito a uma explicação””

  1. Como esse Paulo Coelho escreve mal! A forma como escreve sugere que este “já é” o dono das coisas. Tanta autoridade merecia um pouco mais de qualidade. Diante de tal dilema, diria, diante da coisa ocorrida e sem volta, teríamos o direito de ler algo mais salutar do escritor mais lido. Vou deixar de ler esse cara e procurar alguma coisa escrita, sobre o assunto, por Saramago.

  2. O melhor mesmo que pode fazer é rezar, sr. PC. Pq todos querem uma explicação real… não suposições…e explicação real é bem complicado conseguir num momento onde se tem poucas informações.
    Já parou pra pensar q talvez o piloto tenha mudado a rota justamente pelas condições climáticas? Ja deram explicações técnicas de que, talvez, a tempestade não pudesse ser vista no radar do avião, por inúmeras razões…
    As famílias estão sendo informadas antes de qq tipo de mídia e isso é o mais certo a fazer.
    AS autoridades francesas não serão irresponsáveis de dar falsas explicações ou apenas suposições baseadas em achismos.
    E qto aos insultos nao fazerem diferença, se não fizessem, o senhor não viria a publico dar explicações sobre o texto q publicou no twitter.
    O sr. só tem razão em 2 pontos: twitter nao é o meio adequado de tais cobranças… e o melhora a fazer nesse momento é rezar mesmo e pedir paz a essas almas e aos vivos q precisam de consolo.

  3. Sr Paulo Coelho
    *g] A primeira coisa que pedi no Twitter foram orações para as famílias. Acho que isso é o mais importante, e continuo achando*
    Como é bom poder ler isso . valeuuuu Paulo Coelho.
    Eu também estou fazendo o mesmo…rezando pelas vitimas e familias .
    É isso ai…somos brasileiros e merecemos uma explicação para o caso.
    fiquem bem
    😉

  4. Eu penso que é válida a insistência do Paulo Coelho por explicações sobre o que de fato aconteceu, como também concordo com ele sobre a necessidade de orar pelas famílias, pelas vítimas.
    Porém, também penso que essa mesma insistência do Paulo Coelho sobre o caso leva a uma outra reflexão.
    Por quê tanta comoção no caso de um acidente aéreo?
    Não estou aqui deixando de me solidarizar com a dor de ninguém, mas nesse mesmo instante tantas tragédias ocorrem, aqui mesmo, no solo, sem que vozes conhecidas no mundo todo cobrem algo a respeito.
    Amanhã o Massacre da Praça da Paz Celestial na China onde centenas, senão milhares de pessoas morreram faz 20 anos.
    Onde está o clamor por explicações da China?
    J. A. Domingos

  5. Parabens Mauricio.
    Achei muito legal o que o Paulo tem a dizer. Otimo vc ter ido atras.
    Eu perdi o Maestro Silvio Barbato nesse voo e me sinto impotente.
    Gostei da posicao do Paulo de exigir explicacoes da empresa.
    Parabens
    LOVE
    Gerald

    Resposta do Mauricio: Obrigado, Gerald. Abração

  6. Com todo respeito à família das vítimas, NÒS TODOS gostaríamos de explicações…. Mas acontece que as coisas não são tão simples assim. As autoridades não tem MAGOS (gostaram do trocadilho ?) que possam ADIVINHAR o que aconteceu no vôo. Existem leis, existem regras, e existem procedimentos que devem ser seguidos. Acho um absurdo o sr. PC achar que só ele está indignado. Eu também ando (vôo) de avião. Também tenho medo, mas seria muito pior se as autoridades lançassem informações desencontradas.
    Será que o episódio da TAM não foi o suficiente ? Aquela bagunça, aquele bando de gente da imprensa querendo aparecer, e se “atropelando” não foi o suficiente para aprendermos certas lições ? A Globo, que é amiguinha do Sr. PC, foi a que mais falou besteira e tirou conclusões no ínício, como se fosse dona da verdade, e agora está se REMOENDO por não ter informções privilegiadas.
    Tudo tem seu tempo. Isso não é um livro de ficção, não existem adivinhos, temos que trabalhar com fatos concretos.
    Todos queremos explicações, Sr. PC. Todos.

  7. Devemos rezar p/ a alma das vítimas. E, sem gozação, alguem já pensou na hipótese do avião ter sido abatido por um OVNI???

  8. Oh povinho encrenqueiro esses brasileiros!!!!
    Tem que explicar sim, pois não me lembro de outro acidente aéreo c/ essas características.
    Ainda concordo c/ o Paulo Coelho sim, pois nós simples mortais sempre ficamos de fora das informações reais de acontecimentos relevantes, nos passam o que é conveniente p/ os governos, empresas e afins.
    Só quem neste momento tem um ser amado (ou famílias inteiras) no fundo daquele oceano deve sentir de verdade a real necessidade de que tudo seja muito bem explicado.
    Pensem no desgosto de familiares e amigos nunca poderem reaver os corpos da pessoas amadas p/ lhes proporcionar um enterro digno.
    Que a verdade venha a tona urgentemente, pois os corpos acho que nunca virão.

  9. Cara, uma coisa é certa…coincidencias existem, mas estranho é que muitas coincidencias, sao estranhas….
    Dois avioes A330 da Singapoure se nao me engano foram pro saco com problemas estruturais…
    Uma semana antes, um A330 da TAM quase matou um monte de gente em “turbolencia” (mandou um monte pro hospital…
    E agora o A330 do voo AF447 vai a pico.
    Seria a rota ultilizada inviavel plas mudanças climaticas ocorridas e iminentes, a responsavel por esses “acasos”?
    Ou essa pratica de seguir atraves das tempestades a fim de economizar combustivel realmente prevalece?
    Pq eu também viajo um bocado de aviao, e sempre pego turbolencia, mas nada que venha a passar perto de tudo que já divulgaram sobre essa do AF330.
    Seria uma boa vossa senhoria levantar mis informaçoes a respeito do que eu citei e traçar um paralelo entre o voo da TAM e da Af, pq ambos sao de mesmo fabricante, e ambos em tese foram vitimas de turbolencia…

  10. O que eu gostaria de saber é por que o avião da TAM que estava no sentido oposto e logicamente deve ter passado pela mesma tempestade não sofreu avarias enquanto o da Air France, que dizem ser um dos melhores aparelhos com alto grau tecnológico, sofreu esse terrível acidente. E agora se tem notícias de um outro aparelho, o da Air Comet, que passou pelo mesmo lugar, indo de Lima para Madrid, também saiu ileso.

  11. Engraçado, não vejo tanta comoção por explicações quando barcos afundam no Amazonas matando várias pessoas, e olha, isso acontece direto. Seria por causa da classe social dessas vítimas?

  12. Caramba, se o Paulo Coelho, que é um mago, não sabe as causas do acidente ainda, como é que nós, simples mortais, vamos saber???? =)

  13. Legal Marcelo,

    O twiter reamente é um fenôeno. A razão do sucesso do Mano é explicável. O cara é treinador do time mais popular da américa. e ele fosse treinador de outro time, com certeza seria ignorado. Me ajude também, se alguém quiser me seguir vai ser cool. Posto todos os dias e tem coisas interessantes: vai lá: @fcmb

    Resposta do Mauricio:
    Vc publicou o comentário no post errado.

  14. Também leio e pesquiso muito sobre aviões. Relamente muita gente tem razão, a tecnologia “Fly by wire” da irbus, deixa pouco espaço de manobra para o piloto. Os Boeing mais mecânico, deixa a aeronave nas mãos do piloto. Portanto, eu prefiro os Boeings e o o 190 da Embraer.

  15. Achei que era pra enviar respostas e comentarios elogiando e reforçando a posição do Pauo, temos sim o direito de respostas como todo brasileiro, algumas pessoas é que não estão acostumadas com esse direito.

  16. Como qualquer brasileiro o Sr. Paulo Coelho tem o direito de questionar e opinar sobre qualquer assunto … ou estamos no Irã.. onde pessoas são caladas por questionar e duvidar…

  17. Pessoas, devemos cobrar das autoridades explicações para tudo o que acaba por atingir o cidadão. Na verdade estamos envolvidos por uma cegueira ( parafraseando o Grande Saramago) que nos impede de cobrarmos, questionarmos as “desgracenças” agora parafraseando outro Grande.: Suassuna)que acomete o nosso povo todo santo dia.
    Não devemos esquecer que somos assaltados todos os dias…e enquanto isso, parlamentares votam pra aumentar seus salários e assistimos a tudo isso de braços cruzados.
    Meus sentimentos às famílias das vítimas.
    Ahh..continuo achando que o voo 447 foi abatido por OVNIS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *