Publicidade deforma Ronaldo

Publicidade deforma Ronaldo

Tem causado alguma comoção a mais recente publicidade da Brahma. Num filmete de 30 segundos, Ronaldo aparece em campo superando diferentes obstáculos. O narrador informa que são as suas contusões, os repórteres, os cartolas e os médicos. O texto, em off, ainda acrescenta: “driblou todos que não acreditaram nele”. Ronaldo, então, diz: “Mas eu sempre dei a volta por cima. É, não é fácil. Mas o que é suado tem mais sabor”. 

Seria muita pretensão querer ensinar algo aos publicitários que idealizaram essa campanha. Mas devo dizer que não entendi a mensagem. Até onde sei, o principal obstáculo que Ronaldo enfrentou em sua trajetória como atleta foi de ordem física. Sofreu contusões gravíssimas, que colocaram a sua carreira em risco em três ocasiões. Todas as lesões que o tiraram de campo ocorreram em consequência do seu próprio esforço – nenhum zagueiro jamais quebrou a sua perna.

Jornalistas ou médicos que questionaram a capacidade de o jogador voltar a atuar em alto nível não fizeram mais do que a sua obrigação. Teriam sido irresponsáveis se comungassem cegamente da vontade geral, legítima mas não fundada em bases científicas, que Ronaldo iria superar as suas dificuldades. E os cartolas? Não tenho simpatia alguma pela maioria dos dirigentes esportivos, mas o que fizeram contra Ronaldo? Não conheço nenhum episódio importante em sua carreira na qual algum cartola o tenha prejudicado seriamente.

Quem o viu chegar ao Corinthians, com dez (15?) quilos em excesso, estava errado em achar que o jogador não teria mais condições de voltar a ser o Ronaldo de antes? Ronaldo é um sobrevivente por méritos dos seus médicos, dos fisioterapeutas e do seu esforço pessoal. É realmente um guerreiro, como descreveu a campanha anterior da Brahma.

Enfim, acho que esse novo anúncio “força a mão”, como se diz, no esforço de apresentar o “herói”. Ronaldo já é suficientemente admirado, por corintianos e não corintianos. O risco do exagero é causar uma deformação na imagem – o que acontece, a meu ver, nesta publicidade.

Uma última questão: não entro aqui no mérito se um atleta deveria fazer propaganda de bebida alcoólica. Apenas acho hipocrisia levantar essa discussão neste momento. Ronaldo é garoto-propaganda da Brahma desde 1994 – e nunca ninguém reclamou. Já o argumento que o próprio jogador está usando em sua defesa não é menos hipócrita: “A Champions League é patrocinada por uma marca de cerveja”. E daí? Uma coisa é um atleta emprestar a sua credibilidade para vender um produto; outra, é um evento esportivo ter o apoio de um produto. 

PS. Antes que a torcida fanática envie comentários me ofendendo, sugiro a leitura do texto Por que gostamos tanto de Ronaldo?, no qual eu falo da alegria de ver o jogador novamente em campo. E também do texto Uma turma de ronaldianos vê o jogo na tevê do porteiro, no qual eu descrevo a emoção de assistir o gol que ele marcou contra o Palmeiras.

Crédito da foto: AFP

359 Replies to “Publicidade deforma Ronaldo”

  1. Mauricio, vc é publicitário ou jornalista? Se vc é publicitário precisa estudar jornalismo…. E se é jornalista, precisa estudar publicidade.
    A sua coluna hoje foi fraquinha, fraquinha… nem sei porque li.

  2. texto muito bem elaborado e opinião muito bem esplanada, nota máxima. Ser bom profissional é isso saber passar o pensamento com elegância. Parabens.

  3. Parabéns pela matéria, não tenha medo de criticar ou elogiar , temos que parar com a hipocrisia que não se pode criticar algumas celebridades.
    Nilson RJ

  4. Desde o inicio da carreira de RONALDO -O FENOMENO- admirei pela sua determinação e coragem e sempre foi muito digno, até um pouco ingenuo , e sempre leal aos seus ideais. Parabens a ele e a todos que acreditaram nele, mesmo Mauricio Stycer.

  5. Tem que acabar este preconceito contra marcas de bebidas investirem no esporte na Inglaterra tem a Carling Cup, a champions é patrocinada pela Heineken a muitos anos. Que bom seria se a Copa do Brasil tivesse um calendario maior e fosse nominada por uma destas marcas famosas.

  6. Não há motivo pra xingamentos, apesar de não ser corinthiana mas gostar muito do Ronaldo, concordo 100% com a sua opinião e ainda intero o fato da tal propaganda terminar com o Ronaldo dizendo-se um Brahmeiro. Atletas não deveriam ser exemplo contra alcool e drogas?

  7. Excelente análise de uma pessoa madura e equilibrada. Há muitos heróis de verdade no Brasil que a maioria dos brasileiros nem ouviu falar. Eu sou uma pessoa que gosto muito de futebol, mas não misturo as coisas. Pelé, Ronaldo, Romário, Edmundo e companhia jogam bola, uma brincadeira de criança. E as centenas de médicos em condições muitas vezes precárias salvam vidas nos hospitais públicos e não são reconhecidos como heróis. E os policiais ganhando um absurdo de salário sobem os morros com bandidos fortemente armados para guardar as nossas vidas. E os bombeiros, E os….. Temos que parar com essa estupidez de idolatrar esses homens os quais muitas vezes não é exemplo para os nossos filhos e se fazem de coitadinhos. Coitadinho é o trabalhador brasileiro que ganha salário mínimo não um jogador de futebol que ganha milhões de dólares. Excelente análise sua.

  8. Ronaldo não joga nada. Trata-se de um fenômeno de criado por publicitários. Muitos jogadores fazem muito mais e não tem o espaço na midia que êle tem

  9. Eu entendi que preciso arrebentar-me todo para tomar uma boa cerveja. É por isso que não bebo Brama.

  10. PARABENS PELA REPORTAGEM,É INCRIVEL PORQUE A PROPAGANDA NOS LEVA A CRER NA SUPERAÇÃO DE RONALDO E AS OPUTRAS MENSAGENS NOS PASSOU DESPERCEBIDO.

  11. -Concordo com o colunista, não entendi o ataque gratuito contra os “reporteres” esportivos, que não passam na maioria de pessoas passionais e fofoqueirss dignos de coluna social ou de fofocas, salvam se poucos no meio(Juca Kifuri, Tostão, Alberto Helena Junior)não se espera muito deles, porem eles fazem parte da famosa Shownismo esportivo. Cartolas, bem uma raça que espelha bem o sentimento das lideranças brasileirss(corruptos, mentirosos e mal intecionados).Medicos bem … foram eles que acrditaram e trabalharam a seu favor. Ronaldo escolha melhor os textos em que atua senão logo, logo veremos uma propaganda politica nas suas costas ou de uma idiologia barata e facil de vender.

  12. Longe de mim querer te ensinar seu trabalho Mauricio, mas essa coluna foi completamente tendenciosa e pra nao dizer maldosa.

  13. sei que o quanto é importante para um atleta fazer propaganda e receber o direito a utilizacao de sua imagem , mais acho complicado associar a imagem de um atleta a bebida alcoolica, alem do mais com o desgaste de imagem que ele sofreu nos ultimos tempos com festas fora de hora e com episodios obscuros como aquele do motel com os travestis. Nao acho que o jogador tenha que ter perfil tipo o de bom moco como passam do kaka, que doa dinheiro para uma igreja de trambiqueiros , mais tbem acho que o atleta tem que levar em conta que seu exemplo e sua imagem servem para milhares e milhares de criancas e jovens se espelharem para seus futuros, entao acho que responsabilidade ao que se associa a imagem é importante. Acho que o dinheiro é valido para ele mais inteligencia e responsabilidade tbm.

  14. Como todos sabem cerveja ajuda a engordar, portanto, a brahma é um dos obstáculos que o Ronaldo tem que driblar.

  15. Na propaganda mostrou que mostrou os adversários tentando quebrar a perna, ele quebrava sozinho pq é desleixado e fica sempre em sobrepeso curtindo bramas , noitadas..

    Vamos lembrar a entrada criminosa do ronaldo no André Luiz, isso a mídia abafa e comentaristas como o medíocre arnaldo cézar coelho comentam que como era primeiro tempo ronaldo não deveria ser expulso, Onde está escrito que as regras determinam o tempo como fator, entrada violenta e desleal é cartão vermelho a qualquer hora, disso suponho a manipulação da mídia

  16. Olá, Sr. Maurício Stycer.
    Não se preocupe se alguém fala mal do senhor, pois enquanto alguns falam mal outros gostam e admiram suas reportagens. Continue escrevendo bem como vem fazendo, pois auxilia aqueles que o leêm, na cultura e esclarecimentos, especialmente os esportivos.
    Quanto ao Ronaldo, continuo acreditando nele, gostaria de vê-lo jogar novamente na Seleção Brasileira, embora acredite seja muito difícil, até porque o Sr. Dunga não vai convocá-lo, neste momento de auto-afirmação seria ótimo convocá-lo para um jogo mais fácil, quiçá, até como incentivo, aí é que fica um desafio aos maus faladores e torcedores do Ronaldo , vamos pedir ao Dunga para convocá-lo ?
    15/04/09
    Abração, Cilço Luiz

  17. Sou palmeirense, mas, mesmo se tratando de um jogador do corinthians, estou de saco cheio desse moralismo barato perpetrado pela imprensa esportiva.

  18. Concordo com você em gênero ,número e grau Maurício, como estudante de jornalismo também consigo perceber este ângulo.Na questão de emprestar a imagem para comerciais de bebidas, acho um grave erro ,não só jogadores de futebol ou esportistas em geral(e que se diga de passagem esporte não tem nada a ver com bebida) , mas todos que tem uma imagem pública que podem ser espelho de nossa sociedade em algum momento, não deveriam faze-lo.Estão banalizando o consumo de bebida alcoolica e infelizmente a lei anda mais devagar.

  19. bruno e Arisio, que tal dizerem porque a coluna está “fraquinha, fraquinha” ou foi “tendenciosa e pra nao dizer maldosa”?

    É fácil criticar e não apontar o quê.

  20. Mauricio, achei muito inteligente sua crítica em referência a esta nova propaganda. Todos de bom senso sabemos que o Ronaldo sempre foi vítima do próprio esforço e retornou por cima também por conta disso. Importante que existam pessoas como você que consegue enxergar além do que é transmitido para o público, parabéns. Ah espero que os publicitários reflitam sobre isso. Abraços

  21. Não foi o melhor texto do cronista. Na realidade, ficou abaixo da média. Nem mediano é. A discussão toda é por causa do Ronaldo. Quanto a ofensas e desaforos, são apenas reflexos da incapacidade da maioria dos brasileiros em ler e interpretar um texto. A deselegância dos comentários é também por conta da baixa educação. Mas a opinião de Cláudio – curto e grosso foi boa: é preciso arrebentar-se todo para tomar uma Brahma. Por isso, prefiro a Antártica

  22. Querido colunista,

    O Ronalo é sim um guerreiro,não importando o time que ele jogue, em questão da propaganda so tenho que plaudir. No meu ver não existe no Brasil ( quem sabe no mundo) esportista que enfrentou tanta adversidade, e os obstáculo que ilustram o comercial de certa forma são reais, pois como você mesmo disse, os médicos e profissionáis da área diseram que seria quase impossível deste atleta voltar a jogar, em alto nivel, impossível, tanto que seu antigo clube não renovou seu contrato, e o flamengo perdeu a chase de ter este espetacular profissional da bola em seu elenco, sorte nossa corintianos e brasileiros que podemos ter aqui em nossos estadios um craque como ele, que supera advesidades e prconceitos.

    PS – Ele ainda nã está em sua plena forma física, mas quando chegar é melhor, brasileiros que gostam de um bom futebol olhar pra ele com mas carinho, quem sabe com uma certa camsa nove amarela.
    Sei que para ito ele terá que SUAR muito a camisa do corinthians.

  23. Por isso ele é fenônemo…nem sei se dentro de campo ainda o é, mas que a mídia não consegue ficar longe dele, isso é verdade. Isso é um fenômeno!
    Tanta coisa mais importante para escrever Maurício…
    Isto é que maximiza Ronaldo e minimiza os outros…

  24. O “suado” é melhor, seria a condensação de particulas de agua no copo de cerveja.
    SINCERAMENTE, INCLUSIVE EM DEZEMBRO, eu ouvia jornalistas dizendo que Ronaldo não jogaria no corinthians e sim seria instrumento de Marketing. – quebraram a cara.
    Logo na sua segunda contusão ouvi medicos afirmando a impossibilidade de que ele volte a jogar.
    Amigos. nao vamos ser tendenciosos….. OUTRO JOGADOR NA SITUAÇÃO DELE nunca mais pisava em campo de futebol. Realmente esse cara tem sim um impeto em acreditar em si mesmo. Assim como muitos brasileiros. O que conhecemos de pessoas que DESISTEM por muito menos…..

  25. É isso Maurício, concordo com você totalmente.
    E o principal disso tudo, eu acho que nenhum atleta deve colocar o seu nome ou sua imagem, em comerciais de bebidas alcoólicas.
    O Ronaldo não precisa que ninguém o defenda. O que êle já fez pela nossa Seleção Brasileira, e o futebol que êle mostrou lá fora como brasileiro, é o bastante !

  26. Eu acho válido o comentário, mas acho que é apenas a sua opinião e parece ter um ar de censura. Acho que você deve ter lido isso várias vezes, mas : “Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lá.”
    Voltaire
    Portanto, deixe os publicitários e os brahmeiros se expressarem numa boa.
    Beber é bom, se exceder é o grande problema.

  27. Ra ra ra ra ra (risos) o cara tá buscando racionalidade em uma propaganda de cerveja… ra ra ra ra (mais risos).

  28. Maurício, acredito que a sua coluna ficou parecendo aqueles casos em que você conta uma piada e logo após algum chato começa a questionar, querendo entender a “lógica” da piada.

    “Ora… mas não seria mais racional o português (…)???”

    Detesto as propagandas atuais de cerveja. Tenho saudade de quando era apenas a do célebre “baixinho”. Mesmo assim, entendi o que esse que você comenta quis passar. Ronaldo é um “superador nato” de obstáculos, e isso basta.

    Em todo caso, parabéns por não entrar na onda de jornalistas patrulheiros, hipócritas, que se mostram indignados ao ver um jogador de futebol fazer propaganda de cerveja.

    Abraço.

  29. Quem joga bola sabe o quanto é saboroso degustar uma cervejinha apos o jogo e tambem num bate papo. Quem é cervejeiro sabe do que se trata, portando alimentação, vestuario, bebida utiliza quem pode e sabe o que quer….quanto ao jornalista ande procure uns anonimos e coloque-os na midia…será que terá tanta repercução?

  30. é deprimente ver como esse cara é badalado é algo sem comparação na história da humanidade,atualmente esse cidadão não tem nenhum atrativo,quer profisional quer fisico,quer cultural,politico ou o que quisermos acrescentar que o diferencie de qualquer cidadão comum,na sua profissão, o futebol,está muito abaixo da maioria dos MÉDIOS

  31. Sei lá, mas o anúncio deu a entender que brahmeiro é um cara gordo, em fim de carreira e que ocasionalmente pega travecos.

  32. ele e´ ALIENADO com certeza essa informação do torneio europeu falaram para ele, logico q NAO se deve fazer propaganda de bebidas alcoolicas ainda mais idolos e` PROIBIDO por lei tem horario mas a industria da bebidas(FORTE) nao respeita e
    com certeza ele nao sabe disso, a mesma alienaçao do zeca pagodinho
    valter
    ps zeca pagodinho

  33. concordo, dá a impressão q ele só “superou as dificuldades” pq toma cerveja brahma…… tsc, tsc……… deprimente…….

  34. “comentarista de materia Mauricio. Ronaldo não joga nada? Quem joga Rycharlison, Cleber Pereira ou Leandro? Vc além de mal informado (O CARA foi eleito melhor jogador do mundo por 3 vezes!!!!!) (maior goleador da historia das copas!!!!!) Mauricio, atenha-se a comentar materias cuja hipocrisia se faça necessária pois vc nada além de hipócrita foi neste seu comentário. É inveja pq O CARA não joga no seu timinho??? Vai assistir ana maria braga bambi!

  35. FUTEBOL E BEBIDA ALCOLICA NÃO COMBINAM O QUE EU VOU DIZER PRO MEU FILHO UM DIA FOR ATLETA E QUISER BEBER CERVEJA??? POIS O IDOLO DO PAI DELE BEBE CERVEJA!!!! RONALDO FENOMENO DEU MANCADA.

  36. Bom Mauricio, o primeiro comentário resume muito bem seu texto. Claro que foi bem elaborado e escrito, porém entrou na onde de tantos outros oportunistas e pegou carona com o nome do Ronaldo.

    Criticar é fácil ….. até eu fiz minha crítica… !

  37. Olá Maurício,
    Concordo com você, não fica bem um atleta veicular a sua imagem em comerciais de bebidas alcóolicas, e como fica as nossas crianças, jovens e outros atletas?. O que se passou na cabeça desses publicitários?

    Grande abraço.

  38. o Lobe que escreveu afrente disse tudo, buscar racionalidade em comercial de cerveja. e ainda estar na 1ª página do IG é porque está sem assunto pra comentar …rs

  39. SER BOM E SEMPRE ALVO DE DISCUSSÕES P/AQUELES QUE FALAM BEM PARA AQUELES QUE GOSTAM E MAUS P/AQUELES QUE NÃO GOSTAM, MAS P/MIM QUE NÃO SOU CORINTHIANO E NEM TORCEDOR DE QUALQUER TIME, ESSE HOMEM E UM HEROI, POIS NÃO PRECISARIA ESTAR JOGANDO FUTEBOL.
    MAS VEJO QUE O HOMEM GOSTA DE FUTEBOL. PARABÉNS
    VOCE E O CARA.

  40. O povo brasileiro necessita de ídolos que os represente projetivamente pois temos vários exemplos que nos entristesse e , sendo o futebol uma vitrine que entra em nossas casas e o Ronaldo uma história de superação “humana ” que veio de uma família humilde e conquistou a fama, representa a alma do povo brasileiro. Superação diária.
    Talvez seja por esse motivo que gostamos dele, apesar de seus deslizes, afinal, quem não os tem?
    Concordo com a deformação que corre o risco do exagero. Não precisamos de um Super Herói, mas sim de um exemplo mortal com seus erros e acertos que se assemelham a nós, também mortais.
    Faço um paralelo com outras histórias como a do Adriano que com certeza, através de suas declarações, relata que tudo aconteceu muito rápido em sua vida (fama e dinheiro) e hoje quer retornar a suas raízes pois nada supre o que ele deixou para trtás.
    Muitos garotos, infelizmente a maioria, continuam sem acompanhamento profissional nas categorias de base tendo seus sonhos destruídos por pessoas inescrupulosas.
    Devemos ter sonhos mas não alimentar ilusões.
    E assim veremos histórias como a do Adriano se repetirem.
    Quando os clubes ir]ão acordar para essa realidade ?
    Tanto a fama como o “fracasso” podem causar danos a uma pessoa, principalmente aquelas que não se prepararam para isso ?

    Lelo Castro
    Psicólogo Esportivo

  41. Só gostaria de saber uma coisa? Ele bebeu uma Brahma antes ou depois de driblar os travestis?
    OBS: Propaganda de alcool ou cigarro deveria ser proibida em qualquer lugar do mundo. É uma hipocrisia ver centenas de milhares de pessoas morrendo enquanto o governo ganha com impostos cobrados sobre estes produtos.

  42. quanta dor de cotovelo!
    não bastam entrarem constantemente em sua vida pessoal e agora querem entrar vida comercial.
    provavelmente se Ronaldo estevesse no SFC, diriam que foi a co
    mpetencia da diretoria do SP. a causa de sua recuperação.
    deixem o homem trabalhar

  43. O autor desta matéria não está falando mal do Ronaldo, e sim dos publicitarios que estão usando sua imagem de forma errada. Mas o fato é que não tem NADA HAVER superação do atleta Ronaldo com a escolha da marca de cerveja que ele vai encher a cara nas festas… Nota zero pra esta propaganda da brahma.

  44. Ok Mauricio, como não falar mal de médicos, cartolas e todos que não acreditam em uma pessoa, ele deu a volta por cima porque ele quis, ele não precisava mas jogar bola mas ele enfrentou essas pessoas que desdenharam dele, quanto ao fato de ser uma campanha de bebida alcoólica isso e por dinheiro, contrato sei lá acho que 90% das pessoas que gostam de futebol também gostam de uma bebidinha e não falo só de cerveja não que muitas mulheres não apreciam mas de qualquer outra bebida desse gênero. Então por isso não devemos criticar ou elogiar a sua atuação na publicidade e sim o que ele faz no campo.

  45. Ronaldo faz sua parte: ganha dinheiro com sua imagem!; o Corínthians faz sua parte: monta um projeto supimpa, dá oportunidade à um excelente jogador de futebol e, de quebra, dá um salto magnífico na imagem da própria instituição Corínthians, que vem de um ano na segunda divisão do Brasileirão; a Brahma faz sua parte: vincula grandes nomes da contemporaneidade nacional para alavancar as vendas de seu produto, embora pudesse melhorar o seu produto tão ruim… mas a mim, o comercial pareceu piegas!!
    Em todo caso, seria bom se todo mundo visse comerciais com olhos críticos, apenas. Afinal, com o advento da internet e de outras modernidades midiáticas, tudo o que vem da TV já nos parece um tanto quanto bobagem.

  46. meu Deus do céu, agora vejo como Brahma faz mal a saúde. vejam como o ronaldo engorda, nao corre e se arrebenta todo. deve ser por isso que me machuco jogando bola. vou passar a tomar outra marca. talvez uma schin para poder ficar em forma como a Ivete, uma kaiser para ter um pouco mais de cabelo como o baixinho, ou antartica para poder fazer sucesso e ter capacidade e inteligencia como sergio lorosa. brahma nao da mais para tomar, a gente fica muito gordo e se machuca fácil

  47. Achei péssima a ideia do Ronaldo fazer uma propaganda de bebidas, bem no momento em todos queremos acabar com o uso indesejado de drogas.O alcool é uma droga menor , mas é uma droga. `Não fica bem para um atleta como o Ronaldo incentivar a criaçada nesse caminho.Lamentável! Parabens pela reportagem!!!

  48. Mauricio,

    Hoje tu pisou na bola feio rapa… tentou ser jornalista, publicitário e tudo mais e acabou sendo PATO… PATO voa, canta, nada e corre. Mas faz tdo isso mto mal…Não seja PATO !!!

  49. Não importa o tipo da propaganda seja ela qual for ,agora vencer tres fortes tempestades e continuar sendo FENOMENO não é pra quaquer atleta nâo,primeiro é preciso ter carater e responsabilidade deslise e falhas quem nâo tem atire a primeira pedra,e nâo sou flamengo não estou falando do super atleta deixa de paixâo e vamos valorizar o que temos de bom e que nos deu muitas gló.rias e cuspir no prato que come

  50. É muita hipcrisia.
    O Ronaldo insistir em jogar não é só por amor ao futebol, mas apego a badalação, estrelismo e, claro, ao dinheiro. Ele recebeu tratamentos que a ciência e o dinheiro pode proporcionar, nada de superação fenomenal.

  51. Parabéns.
    Sou corinthiano e fã incondicional do Fenômeno, mas tenho certeza
    que propaganda de bebidas alcoólicas, feita por um herói nacional,
    mancha sua imagem, como mancha de artistas que deveriam pensar um
    pouco antes de fazer. Quando de repente ver um filho seu alcoólatra talvez seja tarde demais.
    Getulio

  52. Como vcs jornalistas conseguem analisar um lado negro de tudo, é impressionante em que não perceba que médicos e cartolas em sua maioria davam a carreira do cara como terminada, entenda por favor antes de criticar. E outra, so pq ele é um atleta não tem direito de expor suas vontades, quero ver um jornalista que no final de um dia cansativo, não vai a um bar ou restaurante saborear uma boa cerveja merecidamente, algo social. Pelo amo de Deus, deixa o cara viver em paz, td o que faz levam para lado negativo, percebam como seria a sua vida se ficassem vigiando 24hrs por dia, muitos iriam aceitar seus atos, outros repudiar, então se coloque no lugar antes de julgar.

  53. Será que você não gostou da propaganda porque era um dos “jornalistas” que não acreditavam no Ronaldo?

    Acho que sim…

  54. Maurício.

    Sou corinthiano e fã do Ronaldo, porém, confesso que a primeira vez que vi a publicidade da Brahma com o Ronal fiquei sem entender algumas coisas…principalmente relacionado aos seus dribles, não sei que publicitário teve esta “brilhante” idéia, mas compartilho com vc as críticas.

  55. é um absurdo o Ronaldo ter feito esta propaganda, nenhum esportista pode apoiar bebida alcoolica, depois falam do Pelé que nunca fez propaganda de cigarro e bebida alcoolica.
    será que a imagem do Adriano, que todos sabem que bebe horrores já não é de assustar.

  56. A cervejaria quer acossiar sua marca à de uma pessoa vitoriosa. E ninguem hoje pode ser considerado mais vitorioso que o Ronaldo. E sua trajetória tem drama, tristesa, alegria, fracassos, sucessos… é temperada por belas mulheres, pessoas famosas, travestis, baladas, bebidas… tudo com ampla cobertura da mídia.

    Sua vida é digna de um roteiro de hollywood. Os temas mais usados pelos filmes e novelas estão todos aí…. A infância pobre, o nascimento de um craque, a consagração, a soberba, a queda…. a rendenção….. o herói…..

    A publicidade não deforma o Ronaldo….. é apenas mais um capítulo dessa história fantástica.

  57. Confesso que também não entendi a propaganda,só gostaria de saber porque o mp aceitou a propaganda de um atleta que é adorado por crianças passasse na televisão e proibiu aquela, da mesma bhrama onde tinha a tartaruga que todos paravam pra ver ? qual será o critério.?

  58. Quem bom que indicou aqueles dois posts ao fim do texto, pois mesmo concordando com você, já ia te chingar! Brincadeira, não ia, também não acho saudavél um jogador de futebol fazer, do modo que foi feito, esse ultimo comercial de cerveja. Eu amo o Ronaldo e o que ele representa para o futebol brasieliro(mesmo sendo torcedora do Galo) mas a ideia que o comercial me passou foi “to gordinho pq bebo cerveja” morri de ri!

  59. Caro Jornalista,
    talvez o Sr. não tenha etendido a mensagem porque nunca foi jogador de futebol, pois se contundir seriamente requer muita força de vontande para se recuperar. Esta ai e mensagem,pois a volta, claro, depede de médicos e fisioterapeutas, mas tem que suar muito nesses tratamentos, por isso o “tem que suar” para dar a volta por cima é uma alusão a cerveja suada(o copo fica suado), este é um jargão de todo bebedor de cerveja e chopp…beber uma suada. Capichi.um abraço e meus respeitos.
    Luiz Nena.

  60. Grande Zé, falou tudo que eu queria dizer. Quero acrescentar só mais uma coisinha. É incrível como podem ser hipócritas os que dizem que atleta não deve fazer propaganda de bebida alcoólica. O cara não precisa necessariamente de fazer ou não uso do produto para fazer propaganda de nada. Aliás vale lembrar que 90% daqueles que gostam de futebol, apreciam também uma cervejinha. A PROPAGANDA É PARA ELES E NÃO PARA OS ATLETAS. Então qual é o problema? É o falso moralismo. Alguns se acham melhores que outros e muitas vezes são piores.

  61. Quando não souber o que falar é melhor ficar calado… é isso que deveria fazer Mauricio Stycer.

    1º- Se as contusões que ele teve foi por muito esforço físico dele mesmo…não deixa de ser superação, de ter garra e vontade pra voltar jogar.

    2º-Quem disse que ele não “driblou” os carlotas? vc conhece toda a vida do Ronaldo??? até a vida íntima dele pra saber???

    3º- Os médicos exercendo seu papel…disseram a verdade…muito improvável ele voltar a jogar bem… Também não deixa de ser superação…Ele voltou e jogou bem.

    4º-Publicidade é feita para impressionar mesmo, se não impressionar não vende! Jornalista é formado pra criticar mesmo, se não critica não faz seu nome… mas tem que saber o que criticar.

    5º-Se for assim a propaganda antiga da cerveja, a do caranguejo…mundialmente conhecida deforma o caranguejo…coitado do caranguejo, caranguejo???

    6º-Nenhum momento essa propaganda DEFORMA… Aprende o português primeiro DE-FORMA = Sem forma…Qual momento da propaganda e qual momento da sua crítica está deformando o Ronaldo? Muito pelo contrário.

    7º-Concordo e assino em baixo em tudo que o Bruno comentou. Pra falar de publicidade tem estude jornalismo…se vc é jornalista (é muito fraco) vai estudar um pouco de publicidade pra entender melhor. Dúvido que vc já fez algum curso de comunicação social.

  62. Não sou corinthiano, nem torço pelo Ronaldo. Acho que se ele está ganhando “o dele”, tem fazer por merecer e pronto.
    Propaganda de bebida alcoólica isso sim é um tanto fora do padrão não é mesmo? Kd as propagandas dos artigos esportivos?
    Pq será que as modelos, manequins não fazem propagandas de
    produtos alimentícios? Enfim…
    Boa sorte para o atleta Ronaldo, quer no futebol, quer como garoto propaganda.
    Bom senso todos nós temos que ter.
    Quem quiser ser influenciado pela imagem do garoto, que fique
    esperto, não é?

    Mauricio, parabéns pela reportagem.

  63. O que o Ronaldo faz com o dinheiro dele é problema dele…se ele bebe, fuma, cheira ou transa com travesti o problema é dele….
    Seu trabalho ele faz muito bem feito e com garra…
    Também torço pro galo e gostaria de ver ele jogando pelo galo, gordo ou magro, o cara joga muito, tem que abaixar a cabeça pra ele

  64. Concordo em parte com sua colocação,mais acho que que não fica bem para um atleta fazer propaganda ou apologia a bebida alcoolica ,principalmente um atleta com tamanha visibilidade como Ronaldo.Quando vemos a propaganda ,temos uma mensagem de que a superação ,a vontade e o sucesso são inerentes ao atleta,mensagens importantes,mais finalizar com um copo de cerveja não ajuda muito a quem quer incentivar seus filhos de que bebida não faz de você uma pessoa melhor.

  65. O único repórter boca aberta que ele driblo foi aquele, que disse nas duas ultimas contusões dele que ele não voltaria a jogar.

    O comercial devia falar lavem Ronaldo e dribla Flávio, o repórter mais pessimista que já vi.

  66. Bom, propaganda é propaganda. Não importa se vai causar frisson nas pessoas ou não. Muitos vão continuar gostando do Ronaldo, muitos vão continuar não gostando do cara. Muitos vão continuar enchendo a cara e pondo a culpa de suas próprias fraquezas na mídia. Endim, gente hipócrita sempre vai existir… Ainda bem que ainda temos alguma liberdade de expressão.

  67. Eu também torço pro galo,
    mais pra mim o ronaldo pode jogar aqui no galo quando quiser, ele joga muitooooo….
    o q ele faz com o dinheiro dele não tem problema, o trabalho dele ele faz e muito bem feito.

  68. Gostei bastante da coluna, parabéns. Temos que parar com essa hipocrisia. Ronaldo não é herói de m**** nenhuma. Nunca foi injustiçado, prejudicado ou coisa qualquer. Muito pelo contrário, sempre teve o suporte de todos a sua volta… jogadores, dirigentes, médicos, fisioterapeutas, patrocinadores, orgãos governamentais… fala sério!!! Se não conseguisse dar a volta por cima com todo esse suporte, ai sim seria um belo exemplo de fracasso. Então vamos parar com essa lambeção e tratá-lo como um jogador qualquer. Muito bom, é verdade… mas de fenômeno, passa longe.
    Agora que ele está bem próximo de nós e, não recebemos as notícias distorcidas, poderemos ver quem é o verdadeiro Ronaldo… po tempo irá nos mostrar. Aguardem.

  69. ACHEI SEU COMENTARIO BRILHANTE ELE COMO JOGADOR E OTIMO EXELENTE DEU ATE UMA COPA DO MUNDO ALIAIS PARTIÇIPOU DE TRES COM VITORIA DE DUAS 1994 E 2002 SO ACHO QUE ELE PODE SIM E MOSTRAR UM POUCO MAIS DE MATURIDADE PROFISSIONAL EM RELAÇAO AO QUE ELE DIS COMO ESTA PROPAGANDA EM SI A QUE SE REFERE PRA MIM NAO PASSA DE UMA CRIANÇA GRANDE QUERENDO APAREÇER COISA QUE PRA ELE NAO TEM NECESSIDADE SO MESMO MOSTRAR SEU FUTEBOL QUE TODOS NOIS CONHEÇEMOS NA MINHA OPINIAO E SUFIÇIENTE UM ABRAÇO

  70. PARABÉNS, MAURÍCIO

    ESTE SEU COMENTÁRIO FOI GRANDE, O RONALDO AO MEU VER NÃO PRECISA DESTE COMERCIAL DA BRAHMA PARA SOBREVIVER, CERTO, MAS, QUE NÃO FICA BEM PARA UM JOGADOR COMO ELE FAZER PROPAGANDA DE CERVEJA, QUE EXEMPLO VAMOS DAR PARA AS CRIANÇAS, QUE TANTO OS ADMIRAM, DEIXA ISSO PRO ZECA PAGODINHO, FALEIIIIIIII.

  71. não tem como ver futebol hj e não falar de ronaldo o cara e foda no domingo deu de ibope 40 pontos pra globo mais q jogo da copa do mundo então o cara e o cara por isso temos pessoas como vc mauricio falando do ronaldo ele merece uma adimiração sim por qualquer um q gosta de futebol

  72. Não acho legal atletas fazerem propagandas de bebidas alcólicas, mas também é verdade que a maioria dos jogadores de futebol bebem cerveja, o Gerson ex-jogador da seleção fez propaganda de cigarro, é dificil hoje em dia deixar de fazer isso pois a grana que rola não dá pra descartar.

  73. Acho muito engraçado, vocês da imprensa malharem o Ronaldo. No caso acontecido no Rio de Janeiro, todos caíram na pele dele. Agora que esta se recuperando e dando a volta por cima vem com essa desculpa da publicidade. O que vocês jornalistas fazem contra a publicidade de bebidas ou de cigarros? Deixem o cara em paz! Não sou corintiano, mas torço para quem se da bem.

  74. Desde sempre acho polêmico ser garoto-propaganda de cerveja. É um puuuuta atleta, exemplo etc. Acho q ele deveria ter recusado, .

  75. O Ronaldo é um FENOMENO!!!!!!!!! Mesmo pesado e longe do que foi, segue sendo craque.
    É um exemplo de superação, gosta do que faz e é um cara de sucesso!
    Seu único defeito é gostar de ” travecos”! Mas gosto não se discute… e da vida particular ele que sabe, certo?
    A propaganda da BRAHMA é boa!! O cara é o cara do momento e tem que aproveitar!

  76. Mauricio achei que era somente eu que havia notado um tom um tanto exagerado da propaganda de ronaldo, alias acho muito estranho eles nao terem colocado tambem travestis tambem porque esse sim foi um grande problema que Ronaldo enfrentou porque arranhou muito a sua imagem.

  77. Este texto está por fora totalmente!!! Vou explicar o porquê. Quantas pessoas são o que são e não o que gostariam de ser por serem acomodadas?? Ronaldo, mesmo com todos os seus problemas, realmente sempre deu a volta por cima exatamente por sempre confiar que poderia superar, principalmente a si próprio. Quem é que pode dizer que ele não superou cartolas?? Ninguém sabe, mas podemos desconfiar que teve problemas desse tipo sim… e médicos?? talvez algum que tenha lhe dito não ser mais possível jogar… talvez teve. Se na sua interpretação do texto não conseguiu entender a mensagem principal de superação, é uma mera e singular opinião pessoa sua… para mim, os publicitários passaram a mensagem de “superação”, seja lá qual for em alusão ao que tudo o que suado é melhor… combina com cerveja…

  78. peça publicitaria, nao passa de propaganda para vender mais cerveja.E relacionar bebida alcolica com superação é um engodo, pergunte a todos que sofreram com acidentes devido ao consumo da bebida. Mas superação mesmo tem os trabalhadores que tem salarios baixos, enfrentam filas de meses pra serem atendidos por medicos que nem conhecem. Agora o Ronaldo e outros jogadores tem uma equipe de medicos próximos, podem ir para a França, Inglaterra ou mesmo o Brasil pra se “superarem” com os melhores especialistas. Penso que superação não é o que ele passou. Para mim superação terão os sobreviventes do salario minimo.

  79. O reporter apresenta uma opinião simplista a respeito das contusões sofridas pelo atleta, as contusões em sí, envolvem questões mais complexas, em um contexto mais abrangente(genética,treinamentos,etc.),sendo assim, o reporter caiu na mesma questão dos públicitários,um pensamente reducionista.

  80. Mauricio, discordo de que os que acreditavam no retorno de Ronaldo o faziam sem bases científicas. Primeiro, porque não seria o primeiro retorno de Ronaldo aos gramados de sofrer uma série lesão. Além disso, a medicina esportiva, hoje, faz verdadeiros milagres e esta é uma área, aliás, em que o Brasil é um dos países mais avançados do mundo.

    E o fato de Ronaldo ter um excesso de peso, mesmo que de 15 kg, não seria obstáculo para a sua volta, pois qualquer preparador físico competente o colocaria em forma com poucos meses de treinamento sério e intensivo.

  81. Heróis somos nós brasileiros comuns que vivemos com menos de um por cento do que ganha este Ronaldo, Que se deu a volta por cima foi por cima das cagadas criadas por ele mesmo, em puteiros, boates,travestis e etc…Não sabe nem se expressar, sendo uma pessoa pública, deveria gastar um pouco de seu tempo aprendendo a falar.Imaginem o trabalho que tiveram pra ele conseguir gravar 30s de comercial.Admirem algo na pessoa, mas não o idolatrem por inteiro.Não é exemplo para meus filhos….

  82. Lamentavel, patético, e outros adjetivos que me faltam. Um atleta, AINDA MAIS COM A VISIBILIDADE DO RONALDO, jamais deveria fazer propaganda de bebida alcoolica. Esta, só não é pior que a da Antarctica, tempos atrás, que mostrava um aluno deixando uma sala de aula para se transformar em pinguim e beber a maldita cerveja num bar em frente.
    PS: SOU UM CONSTERNADO CORINTIANO.

  83. entendo também os publicitarios que querem passar a imagem de um cara que não desiste embora outros queram , e vc deve ser um destes que tem inveja dele ter voltado a jogar .Fique sem escrever por um ano e tente voltar depois . O principal é ele querer ainda jogar futebol , aquilo que ele sabe fazer de melhor .

  84. Estou tentando mandar um comentário mas infelizmente não consigo, é duro ouvir verdades. Mas pra constar, que matéria horrível.

    Resposta do Mauricio: Não publico comentários com ofensas a pessoas citadas ou não no meu texto. Ainda mais assinadas com pseudônimos.

  85. Taí, descobrimos uma nova profissão analista de propaganda

    Maurício, você é muito inteligente, entre tantas propagandas com conteúdo discutível você escolheu justo a do Ronaldo que dará maior repercussão na sua matéria

    Parabéns!

  86. Jogador pode fazer propagandas sim , porque se um compositor pode , um ator atriz pode , a popularidade se mede assim .
    Conheci diversos jogadores que bebiam e no outro dia arrebentavam no jogo , Gerson um monstro , Dr Socrates , genio, Renato Gaucho ,fabuloso e dá pra montar uma seleção melhor que esses tipo atleta de Cristo e pouca arte.

  87. Gostei da matéria e é uma realidade, qual o obstáculo ele superou a não seus próprios problemas físicos e aventuras com travestis, todos acreditavam e queriam que ele voltasse parabéns para o Ronaldo, quanto ao comentário do colega Bruno foi infeliz. Acho a matéria correta, ficou um pouco “COITADO DELE” , Ronaldo não precisa se expor assim para todos saberem que é artilheiro e que seus problemas eram graves e que os superou com garra.

  88. Maurício, muito boa a matéria, mas gostaria de ressaltar o seguinte:
    Uma vez, conversando com o vice-presidente da CREDICARD na época, critiquei a propaganda que eu havia acabado de assistir de sua empresa.
    a resposta dele foi rápida e objetiva. “Viu, chamou a sua atenção, tanto que voce agora esta comentando. O objetivo ja foi alcançado, uma vez que voce se lembra do comercial”
    nao que eu concorde plenamente com isso, mas,é quase como aquele velho ditado; “FALEM MAL, MAS FALEM DE MIM”
    abs,

  89. adorei a matéria, sinceramente achei a campanha meio forçada também. Cheguei a rir nas primeiras vezes que vi.

    Além de não suportar Ronaldo (tem coisa melhor que ele por aí) e a festinha que fazem ao redor dele, essa campanha ficou com um roteiro no minimo risonho.

    P.s: No comercial, faltou ele driblar as drags e travestis…mas bem que colocam um teenagers (deve ser pra simboliza-las). Afinal, essas sim foram parte importante em sua carreira. kkkkkkkkkk

  90. Para fiote! Comentar sobre a vida do Ronaldo que é legal neh!!!!
    Sempre a matéria é interessante e com muitos acessos no seu blog só isso!!! deixa o kra sossegado galã!!!

    abs.

  91. Depois sou eu que sou burro!!!!!!!!
    Parabéns porque eu também não entendi a mensagem, nada a ver com a historia do Ronaldo. Os marketeiros tem que saber que nós(consumidores) já entendemos de comercial.

  92. OBSERVAÇÕES PERFEITAS. ALIÁS ACHO QUE AS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE ESTÃO EM BAIXA. TEM CADA LIXO PASSANDO POR AI. CABEÇA DE BAGRE NÃO REPARA NESSAS. E A MAIORIA É. BASTA OLHAR QUEM ELEGEMOS.

  93. JOAQUIM MORENO
    Ronaldo é realmente, unaminidade nacional, mais que corintiano, é de fato o maior ídolo brasileiro, na atualidade. Seus acertos superam em muito seus erros, ainda mais se considerarmos que os acertos foram foram de profunda repercussão social e seus erros foram pessoais e fartamente explorados pela imprensa sensacionalista, cujo único e claro objetivo é destruir pessoas de origem pobre ou melhor ainda, se forem oriundos de favelas, que se projetaram à esta “nobre e digna casta social”, recheada de valores morais, mas com práticas bem menos nobres.
    Portanto, caro Maurício, cuidado com suas intenções, pois, muitas vezes ao tentarmos nos livrar das embalagens para liberarmos o produto, corremos o risco, se não formos criteriosos, de danificarmos ou contaminarmos seu contúdo.

  94. Muito boa a sua coluna de hoje.
    Só esqueceu de comentar que quando ele não tem condições de superar um obstáculo ele tenta quebrar os mesmos, como o que quase fez com o André Dias no jogo contra o São Paulo no domingo passado.
    Deslealdade que foi considerada leve por falta de “antecedentes” por um ex árbitro e pseudo comentarista, e só tomou o cartão amarelo.
    E que me desculpe o “imparcial” árbitro da partida, mas sou obrigado a comparar a punição aplicada ao Ronaldo, a de um assaltante que cometeu latrocínio e por ser a primeira vez o juiz só o condena por assalto.

  95. a inveja mata, e tem muitas pessoas morrendo pois ele é o cara! infelizmente ninguém que luta e consegue vencer nesse país não pode ser reconhecido.

  96. …afinal bebida alcoolica, associa ou dissassocia do esporte…heim? heim? quero saber…eu quero saber…nós queremos saber…onde está a ética? existe isso? expliquem isso…não é só no caso do Ronaldo, mas de outros exportes patrocinados por bebidas alcoolicas..pode ou não pode….eu repondo pra todos…tendo poder e muito dinheiro vc pode comprar tudo até sua ética, sua alma, e tudo mais…pensem nissi senhores sabichões e donos da verdade

  97. Não só nem jornalista, nem publicitário, muito menos comentarista ou especialista em futebol. Apenas gosto do esporte e também acho Ronaldo um grande jogador.
    Sinceramente apesar da critica ser bem feita e bem escrita tanto em relação ao texto, como em relação a propaganda. Quero afirma em bom tom para todos, a maioria é hipocrita, independente da situação ou do exemplo tanto o Ronaldo como diversos outras celebridades expostas pela midia fazem propagandas sem nenhum sentido ou mensagem, o que todos querem no final é ganhar dinheiro, pra mim a propaganda e bem ruim sim, mas existem piores e imagem ou termos de pessoa para incentivar, acho até pior propagandistas celebridades que pedem para pessoas fazer emprestimos em financeira dizendo que isso pode ajudar a pagar suas dívidas isso sim é muito pior.
    No mais parebens independente de quem gostou ou não da sua coluna a reportagem foi interessante.

  98. Publicitários nunca serão Jornalistas e vice-versa. Mas acho que jornalista em geral é mais humilde e quando não é, sempre existe a possibilidade da ERRATA, coisa que não acontece na propaganda (Quando existe um erro, o produto é a vítima, pelo menos, e depois, a agência) Trabalhei vinte anos com publicitários e a maioria se “acha o máximo da vida” e dona da verdade. Eta ‘catigoria’ vaidosa. Aqui, Stycer não está sendo nem um, nem outro. Só externando a opinião de muitas pessoas que também não entenderam muito bem o teor do texto do “reclame”.
    O que de certo modo evidencia uma falha dos mestres publicitários. Estamos sabendo muito bem, no entanto, que além de gênio e guerreiro, Ronado é também o protótipo do garoto-propaganda. E os produtos que o patrocinam são sempre poderosos, seja marca esportiva, cerveja ou telefonia celular. Ou seja, não tem erro e o retorno é garantido.

  99. Parabens por comentar esse fato, mas temos que enxegar antes de tudo que ronaldo é um ser humano !, e toma sim cerveja, assim como milhares de pessoas, e nos tempos de crise seria muito bem vindo um patrocinio de alguma cervejaria ao futebol.
    abs

  100. Antes do meu parecer – lembra quando a gillette lançou o gII uma faz tcham a outra faz tcham tcham tcham – no comercial a 1a. deixava pelos e a 2a. cortava tudo / dois anos atráz lançaram o gIII no comercial a 1a. cortava e deixava muitos pelos a 2a. cortava e deixava muitos pelos a 3a. cortava tudo e voce não escreveu nada sobre isso – agora já que voce se especializou no assunto vou esperar que voce faça comentários de milhares de comerciais que aparecem nas tvs do Brasil todo o dia.
    Aproveito para denunciar que eu caí no conto do GII voce pode me ajudar?

  101. RONALDO PARA O FUTEBOL JÁ ERA , É PASSADO ! AGORA , HOJE SÓ É *** MARKETING *** – SERIA MELHOR IR PARA A PLAYBOY

  102. Esta matéria foi na realidade mais uma forma de promoção da Brahma e deste comercial.
    Acho que o publicitário acertou ao colocar desta forma, pois gera ainda mais repercussão.

  103. Pelo que entendi a superação dele é justamente sobre seus problemas físicos. Como na copa de 2002 que muitos jornalistas e técnicos disseram que ele não tinha condições físicas, e criticaram a sua convocação. Ou seja muitos não acreditaram na sua recuperação física já que , quanto que sua qualidade nunca foi questionada. Acho que você até entendeu a propaganda mas não quis entender.

  104. Como não tenho o rabo preso com ninguém só posso dizer que como cidadão que para mim estes heróis criados pela mídia não me comovem nem um pouquinho, são invisíveis e insípidos e mesmo sabendo que faço parte de uma ínfima minoria tenho orgulho de pensar assim.

    Heróis são aqueles que conseguem sobreviver e criar seus filhos com dignidade pelos mais diferentes cantos destes diversos brasis, e ingênuos pueris e desavisados por vezes ainda se curvam e pedem autografo a quem os ajuda naufragar.

  105. Parabéns pela reportagem. Excelente colocação. Rico não é homem que tem tudo e sim o que precisa de pouco! Ronaldo ídolo de crianças em todo o mundo deveria saber que seus atos refletem na personalidade delas. Mas ele precisa de dinheiro. Antes juras de amor ao Flamengo, depois a opção pelo Timão que tinha como pagar seus salários. Ele está perdido até no seu formato que é de uma garrafa de cerveja.

  106. Parabéns pela lucidez na análise. Pelo menos não segue a linha da imprensa esportiva paulista e carioca, que vê em um péssimo exemplo de homem e cidadão um “herói”.
    Num país sério ele voltaria a ser o que estava em vias de ser: um ex-jogador desempregado.

  107. Mauricio. SE vc tivese quinze anos esta propaganda te afastaria ou tre aproximaria da cerveja brahma. Esta é a ideeia da publicidade, influenciar a molecada e os mais jovens, [pra quem ronaldo é um grande apelo consumir mais cerveja da marca anunciante. é isto. analkisar a propaganda como vc fez foi….de mais…..proxima pauta,…analisa como o slogan coca cola é isso ai não tem haver com x, y ou z. Abs. mas o texto ta bem construido meu chapa. seo que, como disse algumas das pessoas ai acima, publicidade nnao é sua praia.

  108. Maurício; não sou costumeiro leitor da sua coluna, porém o título me chamou atenção. não concordo com você quando diz que o Ronaldo não teve muitos desafios, pois apenas conhecemos o que passa na mídia e vc sabe mais do que nós que a mídia divulga muita balela. Quanto a parte física, o R é muito dedicado para recuperá-la, porém não tem o mesmo empenho em mantê-la não sei por que. A vida dele antes de se tornar um fenomeno futebolistico é desconhecida por nós e não conseguimos mensurar as possíveis deificuldades enfrentadas.

    Quanto a mensagem, realmente o comercial é apenas regular. Muto fraco para o personagem usado (podemos entitular neste caso o Ronaldo como personagem do comercial). Muitos outros comerciais já foram feitos com um resultado muito melhor.

    Resumindo: Comentar o comercial pode, mas comentar as dificuldades e superações que ele teve não nos cabe fazer!!!!

    Acredito que por você ser comentaris do IG, pode fazer coisa melhor do que este…

  109. cara, vc eh muito fraco mesmo, n sabe oq escrever, quando escreve fala merda, pensando q ta saindo do senso comum, mas apenas pensa, pq pra vc ser lido vc tem q ficar dando voltas sobre ronaldo, o fenomeno, soh assim para alguem chegar na sua coluna.aposto q todos q leram se arrependeram depois de ter perdido seu tempo!!!
    va ler um pouco mais!

  110. Continuo acreditando q qq atleta não deve fazer publicidade de cerveja, cigarro ou qq outro produto q prejudique a saúde, msm q esse atleta consuma tais produtos. Acho incoerente com a máxima ‘ESPORTE É SAÚDE’. Já o Ronaldo, não precisa provar nada pra ngm, apenas para sua consciência (coisa q ele deve resolver no analista).

  111. Para enfim terminar, dos poucos jogadores que participam de programas televisivos, Ronaldo consegue formular respostas coerentes para o que lhe é perguntado. Em muitoas jogadas ele demonstra ser mais inteligente do que a maioria dos jogadores em campo.

    Quem está realmente errado, o Ronaldo que é embaixador de projetos sociais, ou a mídia que inventam heróis novos a cada semana (que foram os mesmos que deram como certo o fim da carreira do Ronaldo na promeira operação do joelho) ?

    Para mim parece claro a resposta. É só verificar o nível da maioria dos comentários para perceber como se comporta a massa pensante e com acesso a informações do nosso país.

  112. O RONALDO É UM EXCELENTE JOGADOR MESMO FORA DE FORMA MOSTRA A DIFERENÇA, PORÉM ELE ESTÁ ENTRANDO NO EMBALO DOS MALOQUEIROS CORITHIANOS, E ACABA AGREDINDO OUTROS JOGADORES, O RONALDO FOI PARA O TIME ERRADO, O RONALDO TEM NIVEL SUPERIOR CORINTHIANS É TIME DE IDIOTAS.

    PAULO

  113. comentário infeliz de quem não tem o que fazer, e eu muito menos porque parei pra ler essa porcaria!!!
    pra mim esse comentário não passa de pura inveja e vontade de se aparecer, mas não sabe como!!!
    cresça e apareça!!!

  114. Parabéns!
    São poucos que enxergam além do que a mídia quer nos transmitir…ou melhor, nos monopolizar.
    Admiro Ronaldinho, mas realmente o esforço e mérito não pertenceram apenas à ele. Pertence aos médicos, fisioterapeutas, mídia…
    Ah…aproveitando…quem não está farto em ver a Globo televisionando o Corinthians com times que, na sua maioria, não são conhecidos?! É uma vergonha o patrocínio da Globo com o Corinthians…são puxa saco declarados….talvez pq sabem que há mtos torcedores que irão ter tempo em assistir….estão enganados!!!
    Parabéns pela reportagem!!!

  115. Fez parte da minha formação ou educação, uma frase simples :- quando não se tem nada de bom pra falar, é melhor ficar quieto.
    Perdoe a minha opinião que como a sua sobre o referido “reclame” não contribui em nada. Saudações

  116. O Blog diário é uma das maldições dos tempos atuais. O cara se sente obrigado a escrever, então nem sempre sai coisa que preste. Saudações

  117. Neste ano estou completando 40 anos – quarenta, de vivência em universidade. Além da experiência em campo, leciono, oriento pesquisas e publico trabalhos científicos. Parabenizo o autor da coluna e expresso meu sentimento de decepção em face da imagem de uma pessoa de importância mundial, como é considerado o “fenômeno”, em sair para todos os cantos, vendendo bebida alcoólica! É uma atitude lamentável e não condiz com a situação nacional e mundial, as quais reclamam uma retomada dos valores morais, evitando-se os conflitos que crescem a cada momento. Nota zero para o “fenômeno’ e para as pessoas que o motivaram para essa campanha destruidora.

  118. Eu como publicitária, sei como funciona esta parte de propaganda, jamais fui a favor de propagandas de cerveja, pois o brasileiro é um bicho que acaba querendo ser algo atraves de uma propaganda, assim fantastico que o Ronaldo se ergueu de novo, mais não teria que ter usado algo através da Cerveja. O seu ponto de vista eu acho maravilhoso, pois não só esta propaganda como outras deveriam ter sido melhoradas.

  119. parabéns Mauricio, assim como muitos e muitos adoraram a sua coluna,
    poucos como tão pouco coritianos criticaram a sua coluna tomando a dores do Ronaldo que é um grande e excelente jogador. Um jogador como Ronaldo tem que ser exemplo para estas crianças de hoje,que não tem o que comer e se vestir, pobre povo brasileiro que assistem uma propaganda, em grande estilo veem a emoção de um jogador de futebol brasileior em se recuperar, mas esquecemos que por tras deste grande jogador existem medicos, fisioterapeutas Prof. de Educação Fisica, para que o mesmo possa se recuperar e voltar a jogar. Parabéns Ronaldo o Brasil precisa de voce. Mas não vamos esquecer de nossas crianças que não precisam beber nenhuma brahma para dar a volta por cima, não vamos nós esquecer dos medicos e os fisioterapeutas que SUS e os Prof de Educação Fisica que tentam dar as suas aulas em escolas do estado ou prefeituras com materiais precários para nossas crianças, para que as mesma possam sair da marginalidade. Parabéns RONALDO
    Não sou Brahmeiro, mas sou Brasileiro.

  120. Acho que eu entendi a mensagem oculta do comercial.
    É como a d´aquele biscoito: driblei as dificuldades porque enchi a cara com Brahma eu bebo porque dificuldades tive.
    Ou ainda, se não tenho problemas eu bebo sim e se os tenho devo beber ainda mais. (publicitários sempre se superando na manipulação do universo cognitivo dos coitados)

  121. Sou da Gração que nomeou erroneamente um obm jogador de fenomeno…. fenomeno e um meio campo fazer mais de 800 gols
    fenomeno e um zagueiro nõa fazer uma falta se quer na copa du mundo…
    com um time jogando pra ele em função dele levado pela midia globla bem patricinada por uma marca de tennis
    assim ate eu seria o melhor e o artilheiro de todas as copas.
    quanto ao assunto em questão cresci vendo-o jogar e nunca o tive como referncia pra minha vida sou esperot preferia ver os videos de zico e pele e do ranaldo gauxo que foi e pdoe ser um verdadeiro fenomeno… mas e outro que pro enqunto não sabe como gastar seu dinheiro…
    mas ronaldo?
    quero saber quem e ronaldo vejo a midia e a televisão dizer que ele é alguma coisa mas o que ele fazia mesmo? ah sim gols ta certo ok ok ok vamos la o que ele fazia de bom pra sociedade como ele usa seu poder de influencia pra influenciar positivamente? quanod o vejo se recuperando ao invez que querer ser como ele como alguns coitados cogitam sinto vontade de ser medico fisioterapeuta e por ai vai.
    nõa sei o que custa a ele ser responsavel pai de familia mas vejo ele num quarto com drogas e travestis e saindo na noite onde rola de tudo que n presta “quem ja fopi e nõa é hipocrita sabe”.
    e agora incentiva crianças a tomar cerveja ate morrer de algum conseuencia.
    enfim os gols com aquel time ete eu seria o maior artilheiro de todas as copas
    fenomeno? so ser for do efeito sanfona….
    cresci vendo-o jogar mas NÃO SOU BURRO

  122. Sou fâ de Ronaldo torço muito por ele mais acho que a pior parte da propaganda é o fianl onde ele fala eu sou brahmero, é uma frase muito forte para um atleta. ele podia dizer seja brahmero.

  123. gostaria de saber se a Xuxa e a Hebe usam leite de aveia davene, por que se não, criticar o Ronaldo e a propaganda de cerveja é pura hipocrisia.

  124. Eu acho que o princípio básico para se manter um jogador de alto nível no Brasil é ter companhas e companhias que entendão essa nova realidade do mercado publicitário. O basquete brasileiro é o exemplo disso que estou falando. Esse novo basquete está nascendo graças a força publicitária que está por tras dando a maior força que eu já vi dar ao basquete.
    Nem quero esticar esse papo falando de Rubinho com o carro e o macacao sem patrocínio, mas que a mídia entendeu que ele precisava do espaço.
    Esse pequeno detalhe se a empresa tá falando isso ou aquilo e problema da marca e do contratado pela marca. Não é pra ser questionado e sim aplaudido por nós , ANTES QUE ESSA VERBA VÁ PARA UMA BUNDUDA QUALQUER QUE VÁ PARA O ESPORTISTA.
    DEU PRA ENTENDER AGORA SEU CRÍTICO …….

  125. quem não gosta de uma cerva ou drink preferido, qual o problema de beber?
    Ta na hora de perceberem que estamos num mundo maduro aonde qualquer um pode beber desde que respeita as leis, pessoas, o proximo, estar na hora de voltar os valores, o respeito, o comportamento e acima de tudo humildade.

  126. achei uma porcaria essa materia, até porque
    não tem o que questionar.
    O comercial tem tudo a ver com ele
    e a frase ‘eu sou Brahmeiro’ não
    tem nada de espantoso, pois já inventaram a cerjeva
    sem alcool!!

  127. Mauricio , também concordo com o seu ponto de vista , realmente muito exagerada a propaganda e outra coisa , porque ele não pode ser expulso de campo ??? pois contra a ponte preta deu um chute no jogador na frente do árbitro e nem cartão tomou … E domingo contra o são paulo quase quebrou a perna do André Dias e só um cartão amarelo , é a estrela do campeonato , deve ser clausula de contrato não poder expulsá-lo só pode …

  128. na verdade o Ronaldo é um pançudo decadente tem bastante dinheiro agora fica enganando, já devia ter encerrado a carreira a muito tempo, mas como corintiano gosta de ser enganado vamos em frente!

  129. Os obstáculos são os médicos, as contusões, os repórteres, e os cartolas. Já os árbitros brasileiros não são obstáculos, estes são aliados de Ronaldo. Entenderam? Não? Vocês viram contra a Ponte-Preta? Ele não foi expulso quando agrediu COVARDEMENTE o zagueiro pntepretense. Vocês viram contra o São Paulo? Ele não foi expulso quando agrediu COVARDEMENET E CRIMINOSAMENTE o zagueiro André Dias. FALOU MAIS ALTO A GRANA DOS PATROCINADORES.

  130. Maurício como bom carioca,e flamenguista, percebe-se vc está tentando denegrir a imagem do Ronaldo por frustação dele não ter ido para o seu time.
    Sendo assim então porque vc não fala mau também do parreira, diguinho e tantos outros que não quiseram ir passar vergonha no seu time de coração hein?

  131. Parabéns pela ótima materia, onde já se viu um atleta do porte do gornaldo passar para a sociedade que teve varias vitórias na vida porque bebe Cerveja, faça mil favor, onde vamos parar?

  132. O Ronaldo hoje é um jogador comum, caso contrario teremnos que chamar o centrovante do Santos, Palmeiras e São Paulo de fenomeno também pois todos estão melhores do que ele no campeonato atual.

    Mesmo assim a história dele é diferente, sou fam!!

  133. MAURICIO,

    Cuidado com suas declarações. RONALDO pode não gostar e tentar fazer contigo o que fez com o ALAMBRADO do PACAEMBU…
    Ele ainda está bem gordinho prá isso.

  134. Mesmo muitas vezes discordando de algumas posturas que vc tem Mauricio, realmente tenho que reconhecer voce é brilhante, porque ate mesmo as criticas que vc recebeu aqui nos comentarios mostra o quanto voce conseguiu tocar no calo de muitos, isso vc tem de sobra criativida e senso critico apurado com uma pitada de elegancia. Parabens e continue assim.

  135. Acho que o criador do comercial teve a intenção de deixar que cada um interprete a mensagem a sua maneira. Na minha interpretação não vejo qualquer problema, uma vez que cuida-se de um tema de superação pessoal e profissional de uma pessoa que dispensa comentários. Quanto a ser uma marca de cerveja igualmente não vejo problemas. Quissá outras marcas patrocinassem o esporte nacional, assim não teriamos que ver atletas como Jad Barbosa necessitando vender camisetas para conseguir se manter.

  136. Sempre que vejo o Ronaldo na televisão, na internet ou em propagando, lembro dos travecos que ele confundiu com mulher e o pior de tudo o lençol que ele levou do Zidane na copa do mundo. Acho que foi o primeiro lençol que um jogador brasileiro levou em copa do mundo, realmente foi fora de série.

  137. nao por nada, eu nao ia falar mas vou falar, as pessoas falam bem ou mal, mas de pessoas ricas, famosas ou inteligentes pq essas materias rende ibope e isto e sinonimo de dinheiro, e a maioria so pensa nisso…. eta mundinho.Rssssssssss

  138. Num passado distante (rsss) o craque Gerson, fazia propaganda dos cigarros “Vila Rica” (tirei do fundo do Baú) e beleza ficou por isso mesmo e foi numa epoca cheia de censuras…Sem problemas, já que vivemos numa democracia , não vejo mal algum na propaganda do Ronaldo.Coluna inteligente, mas, como sempre Ronaldo é polêmica e muito marketing e a coluna vai render o efeito esperado

  139. POR ISSO QUE O RONALDO SEMPRE FOI SAUDÁVEL…A CERVEJA TEM:
    CEREAIS,LÚPULO,CEVADA E AGUA…LOGO É IGUAL A GRANOLA.
    E PRA ENCARAR OS TRVECOS SOMENTE TANDO DE PILEQUE E ATÉ O NOME BRAHMA CHOPP FOI FEITO PARA O RONALDO :

    BEBA
    RONALDO
    AMANHÃ
    HAVERÁ
    MAIS
    AMIGOS

    CHEGANDO
    OU
    PEDINDO
    PUBLICIDADE

    FRASE DE ZECA PAGODINHO: “A BEBIDA E AS MULHERES SÃO MEUS INIMIGOS.MAS QUEM FOGE DOS INIMIGOS É COVARDE.

  140. Gente, ente fato de que o Ronaldo é isso, é aquilo, pelo amor de Deus! Deixa o cara viver em paz e com o seu trabalho de melhor jogador do mundo! Isso já é fato. Só que as pessoas não aceitam ninguém melhor que eles…tem muitos invejosos, sádicos e por ai vai. Só querem marretar o fenômeno; não aguentam ver que é realmente o melhor e tudo que faz e que falam sobre ele, vem essa enchurralhada de comentários ridiculos. Gente Ronaldo não fala de ningué! E quando fala, só fala bem. Admitem gente que ele é o cara!!! E será sempre…deixem o fenômeno em paz! Quem sabe assim vcs vão ter até um pouquinho de sorte na vida. A inveja mata viu???

  141. Cara vc tem que ver a in tenção do anuncio que é propagar a marca da cerveja e causar este tipo comentario, resumindo a propaganda conseguiu seu objetivo.
    Outra coisa, mesmo que vc não concorda com a mensagem da propaganda achando exagero, que seja exagero, quer ver só realidade assista o Cidade Alerta.

  142. Você presisa estudar um pouquinho mais de publicidade e jornalismo meu caro blogueiro !!!

    É bem claro que as pessoas sempre gostaram de herois, de pessoas em quem possam se inspirar, mas pra isso poder existir é presiso também criar vilões não é mesmo?

    Pois bem, que graça teria se no comercial da Brahma o unico vilão fossem suas contusões? Você acha mesmo que isso teria alguma significancia nas vendas?

  143. Na boa, vc foi muito infeliz no seu texto, muito mal argumentado e sem logica alguma, percebe-se quanfo o cara so servi para falar de fofocas de novela. Parabens pela sua qualidade mais para comentar fofocas de atores de novela, kkkkkkkkkkkkk

  144. ADMIRO O RONALDO PELAS BARREIRAS QUE ELE VENCEU ,GOSTO DE UMA CERVEJINHA , MAS NÃO ACHO CORRETO ASSOCIAR VITORIAS DESTE TIPO À CERVEJA, QUANTO AOS COMENTARIOS DO JORNALISTA TUDO BEM ,POIS AS BATALHAS VENCIDAS PELO RONALDO FORAM OUTRAS BEM DIFERENTES.

  145. meu amigo vc matou a pau isso sim é que é jornalista e publicitario ao mesmo tempo parabens pela materia sou timao e tiro meu chapeu pra vc cara vc fez a critica e o elogio ao mesmo tempo reporter e jornalista vc é 10000000000000 abraço/nonato

  146. Seu texto é o mais contraditório que eu ja li sobre o tema, mas…enfim, esperar oque de um Palmeirense…

  147. SEM DUVIDA NENHUMA A BRAHMA VACILOU, PIOR AINDA FOI O RONALDO TER ACEITADO FAZER. SERA QUE JA TA SEM GRANA? FOCO NO FUTEBOL E BOLA PRA FRENTE FENOMENO

  148. MAURICIO ACHO QUE VC FOI UM TANTO INFELIZ COM SEU COMENTÁRIO!!!
    ELE PODE FAZER COMERCIAL DO QUE ELE QUISER SABE PORQUE?PORQUE ELE É O CARA!!!!

  149. NÃO SEI PORQUE OS SRES QUANDO ERRAM (ENÃO POUCAS AS VEZES)NÃO SE FAZEM HUMILDE O BASTANTE PARA RECONHECER SEUS ERROS,NÃO CONSIGO ENTENDER CERTOS JORNALISTAS ,QUE SABEM TUDO ,PODEM PERSEGUI TODOS E CONSIDERAM-SE INTOCAVEIS,NO CASO DO RONALDO CABE DIZER QUE ELE IMDEPENDE DAS OPINIÕES MALDOSAS DOS SRES PARA VENCER,AFINAL ELE É VENCEDOR DE NASCIMENTO.GOSTAM DE FALAR DE TODO MUNDO ,MAS QUER ARRUMAR BRIGA FALE CERTAS VERDADES DELES,A MAIORIA DESTES SÃO PESSOAS FRUSTRADAS E INVEJOSA QUE NÃO SE COMFORMAM COM SUAS PROPIAS IMCAPACIDADES ,E VIVEM SE ESCOMDENDO POR TRAS DE IMFORMAÇÕES DA FONTE.ALGUNS JORNALISTAS OU SIMILARES ACHAM QUE ESTÃO ACIMA DO BEM E DO MAL E PODE TUDO,SRES CALMA E SEM INVEJA DE CRIANÇA.

  150. Não acho nada disso pois eu sempre fui um ardoroso critico do Ronaldo por ser, de há muito, garoto propaganda da Brahma.
    Acontece q nunca se deve misturar a figura de um atleta, especialmente os melhores, com bebida alcoólica.
    Não sou puritano, bebo as minhas no final de semana, mas a figura de um atleta deve sempre ser referência aos demais cidadãos. É evidente q tudo isso seria uma verdade, se não existisse um aspecto importante: estamos no Brasil.
    Aqui tudo é possível. É possível torcedores se matarem nos estádios e ninguém fazer nada e eles voltarem no próximo final de semana para um UFC, isto é, um jogo de futebol.. É possível vc roubar o governo ou seu irmão, ou seu pai, sua mãe, uma, duas, três vezes, ou a vida inteira e no final o ladrão aparecer na Globo como celebridade no Faustão, Fantástico ou nos desfiles de escol-de-samba. É possivel uma partida de futebol começar às 22 horas e 10 minutos, para não estragar a novela e o importantíssimo programa de fofoca e bisbilhotagem chamado BBB, que apesar de zerar o QI das pessoas, consegue ser mais importante do q o coitado do bom torcedor q sai da Zona Leste às 5 da tarde para ir ao Morumbi, esperar até as 22 hs. e depois ter de retornar para sua casa já no início do outro dia. Como também é possível pq aqui, já q parece q somos um bando de idiotas metidos a sabe-tudo, acharmos normal um atleta bebendo cerveja e dando esse tipo de exemplo aos fãs menores de idade.
    Por essas e por outras, q continuaremos a ser o país das mulheres q dão para todo mundo, do turismo sexual infantil, das famosas prostitutas super conhecidas q tão bem nos representam na Europa, Ásia, dos sonegadores, traficantes e etc..

  151. vamos la.

    para um jogador de futebol ser brameiro so poderia da nisso, uma esponcha jogando futebol e ainda se achando heroi nacional, lugar de sucata é na reciclagem.

  152. O Ronaldo não tem culpa da propaganda ser mal feita, ele poe o dinheiro no bolso e acabou. Acredito que é o que ele faz em campo que define sua imagem, ponto final.

  153. Legal essa de colocar barrigudos associados a cerveja…

    Pode nos alertar muito! E aos jovens também!

  154. Eu quase não consigo acreditar no que estou lendo… sua coluna foi um pouco infeliz sim, tem gente escrevendo que há diversos heróis brasileiros e que ninguém nem conhece, etc, etc… por favor me poupem de clichês baratos, a verdade é que se tem e ninguém conhece o energumeno é por causa desses comentários… pois se quem a gente conhece que é sim um exemplo de superação… não se dá valor, vai dar valor pra quem então?!?!? Por favor que costume que a gente tem de esqueçer quem nos deu alegria?!?!? Fazer o que se são na maioria atletas?!?! Que seja assim, mas nao vamos esquecer deles por isso, é uma pena que nossos heróis.. bombeiros, policiais, professores que ganham uma miséria, padres e irmãs que abrem mão de suas vidas por um ideal não são reonhecidos é triste mesmo…. e tem muita gente, agora ignorar, Senna, Ronaldo, até o chato do Romário temos que tirar o chapéu.. e quanto ao Ronaldo é um fenômeno de superação, queria ver qualquer um desta coluna que tivesse um décimo da grana que ele tem se iria fazer a metade do que ele está fazendo por amor ao FUTEBOL!!!!! Parem de ser demagogos e valorizem esses heróis já que os outros vivem no anonimato mesmo

  155. Não acho nem errado e nem certo a questão de atletas e clubes se favorecerem financeiramente com a industria do alcool.Esta questão deveria ser discutida da mesma forma que o cigarro, proibindo qualquer tipo de propaganda insentivando o uso da droga. Eu bebo minha cerveja, mas não acho certo o insentivo ao consumo. droga é droga e todas devem ser tratadas da mesma forma.

  156. Não acho que seja hipocrisia atacar propaganda de bebidas alcóolicas. Acho lastimável que o estímulo ao consumo de álcool seja feito por qualquer pessoa. Mas uma pessoa pública, que já foi embaixador da UNESCO e que vistou em outras ocasiões Sarayevo e etc…. É LASTIMÁVEL o que o dinheiro pode fazer. Quando vejo a propaganda me lembro de relance, naqueles 30 segundos, quantas famílias estão sendo arrasadas ou quantos estão morrendo ou ficando mutilados pelo uso excessivo e sem responsabilidade do álcool. A propaganda não pode ser responsabilizada por estes atos, mas pode (e na realidade é o objetivo dos 30 segundos) estimular o consumo de uma determinada marca, mas que no fundo dá no mesmo que estimular o consumo da cerveja. Não sou abstêmio nem pertenso ao AA e muito menos frequento qualquer ceita que proiba o álcool. Álcool é droga legalizada e portanto há de ter códigos que orientem quando, onde e quem deve propagar seu consumo.

  157. Caro Mauricio, realmente em alguns dias da vida temos que opinar apenas por compromisso e/ou responsabilidade, no seu caso acredito que responsabilidade, já que é colunista do IG.
    Mas o fato de fazer alguma coisa por obrigaçao, muitas vezes dá nisso aí, Sem qualidade nenhuma, aliás, dizer que Ronaldo nao deveria fazer propaganda de bebida alcólica pois é um jogador e para muitos deveria dar exemplo é muita falta de vergonha, pois eu mesmo nunca me atendei para sua coluna no IG, não sei se devido a esta baixa qualidade nos comentários, mas o que me impressiona vc usa um “Hardware de Marketing” que é o Ronaldo para impressionar e consegue, pois assim como eu muitas pessoas leram seu comentário. Me diga uma coisa se vc tivesse a oportunidade ou vivesse na pele dele vc faria diferente.
    Po meu, o dinheiro fala muito mais alto na Mídia, vc sabe disso, também deve saber a potência do nome Ronaldo quando o assunto é “IBOPE”, então larga mao de hipocresia e assuma seu papel de encanador do público, pois vc tem uma ferramenta para “Criar opnioes” e não sabe “DAR OPINIAO”.

    Desculpe, temos problemas maiores que intervir na vida de um cara que sempre buscou fazer o que gosta e o que dá dinheiro.

    Por que vc nao comenta o motivo do nosso congresso, politicos, safados, privar o povo de informação necessária. Isto é útil. Use sua ferramenta para modificar alguma coisa não para gerar discussao sem fundamento e sem valor algum.

    Um abraço.

  158. Sou Corinthiano, mas confesso que a imagem na tv do Ronaldo com aquele copo de cerveja me chocou. Pois a ídeia que temos de atleta é de saúde, evitando cigarro, álcool e controle total de alimentação com muito exercício. Realmente ficou estranho a associação do atleta com o álcool, mesmo sendo o patrocionador dele desde épocas antigas…. Gostaria muito mais de ter visto o Ronaldo se associando à imagem de crianças deficientes físicas que conseguiram vencer muitas barreiras ou algo parecido. Pra terminar, Ronaldo é Ronaldo, mais um louco se unindo num bando de loucos… Viva o Timão….

  159. Mauricio,
    só vou te dizer uma coisa, nunca tinha lido nada de sua coluna no IG, só li agora por que vc está falando do Ronaldo,entendeu????ou quer que desenhe????

  160. A propaganda em si é bem fraquinha, e cerveja muita gente já bebe com ou sem o Ronaldo. Existem sim, outros exemplos muitos mais ruins neste país, tais como: a poluição do Ar da cidade de São Paulo, os rios Tiete e Pinheiros são todos exemplos de algumas coisas erradas. Falar mal do Ronaldo virou moda, pois da ibope.

  161. A meu ver, o principal problema da propaganda não é o que foi apontado pelo colunista, e sim o fato de ter associado, ainda que implicitamente, a prática de esporte em alto nível ao consumo regular de cerveja, como se isso fosse possível.
    É essa a mensagem subliminar da propaganda.
    No meu entender, a propaganda é apelativa e o Ronaldo foi infeliz ao fazê-la, aceitando segurar um copo cerveja em um comercial e se auto intitular um “brahmeiro”. Aliás, é inegável que esta expressão traz, em si,a idéia de que ele consome regularmente o produto (pensando bem, isso até explicaria sua atual forma física…rs), o que, certamente, influenciará negativamente uma série de pessoas, principalmente as crianças e os jovens.
    Sou fã do Ronaldo, de sua capacidade de superação e, devo confessar, tomo minhas cervejas de vez em quando, mas – volto a repetir – a peça publicitária é apelativa e infeliz.
    Na verdade, para ser pior, só se o Ronaldo “enxugasse” o copo ao final da propaganda, pois, nesse caso, seriam inevitáveis as comparações com aquela propaganda em que o Gérson, campeão com a Seleção de 70, aparecia tragando um cigarro e afirmava que consumia o produto porque “gostava de levar vantagem em tudo”, dando origem a expressão “Lei de Gérson”.
    No mais, parece-me que a agência que bolou o comercial deu um tiro no próprio pé, pois certamente forneceu mais um argumento para aqueles que pretendem banir, definitivamente, as propagandas de bebidas alcoólicas da mídia.

  162. Primeiramente parem de criticar o RONALDO colocando o nome dos seus filhos em jogo, pq concerteza esse exemplo de que beber é bom ja vem de casa poucos aqui realmente não bebem nenhum tipo de bebida alccolica, isso tudo é INVEJA e se essa oportunidade de fazer essa propaganda fosse para vcs criticos da propaganda, duvido que vcs iriam pensar em seus filhos ou nos filhos alheios, so iriam pensar no dinheiro que iriam receber, não que o FENOMENO precise disso.

    Caro Mauricio então quer dizer que as mulheres bonitas tbm não podem posar na PLAYBOY pq isso não é uma coisa boa, homens ficarem vendo seu corpo nú em revistas , pq vc num faz criticas falando que a FILHA dos outros vão ficar constragidas ao saber que homens olham mulheres peladas, elas vão ter medos de serem bonitas neh….

    Não vai ser o RONALDO que vai fazers seus filhos beberem ou deixarem de beber, doque adianta a propaganda para hj, e no dia do jogo de seu time ou em alguma outra comemoração vc beber,então não joguem a culpa na RONALDO se seu filho for um alcolatra no futuro, o unico culpado nesse caso são os pais.

    SOU MAIS UM ADORADOR DO RONALDO !!!

  163. Porque se aborrecerem com coisas banais…, quando odemos
    muito bem darmos a volta por cima, sem nos aborrecermos e/ou
    aborrecer ao nosso próximo! Á vida é tão curta e tão boa para po-
    dermos curtir do que gostamos e não fazer guerra pelo que não
    gostamos…, entre mortos e feridos que se salvem todos!…

  164. Prezado Mauricio.

    Que baboseira você escreveu por aqui né.

    Olha, acho que para jornalista você esta distante uma galaxia.

    Para publicitário, melhor nem citar.

    A questão é que, se não temos assunto, melhor ficar de boca fechada né.

    Ou melhor ainda, da uma disculpa, fala que não tem assunto hoje, as vezes é melhor ser cincero do que forjar algo ou assunto incrivelmente estúpido.

    Talvez seria melhor talvez, usar aquela velha arte manhã………..PEDE PARA CAGAR E CAI FORA…………do que ficar tecendo comentários assim né………..pelo amor dos meus filhinhos

    este povo viu…….o raça..

  165. Somente um débil mental, um bêbado, um celerado ou um maníaco por comerciais poderia querer extrair de uma propaganda de cerveja alguma verdade ou fundo filosófico válido. Qual seria o caso do escrivinhador desta porcaria de coluna?

  166. Mauricio….vc tem uma capacidade de colocar em palavras o que muitos de nos so pensamos. Cara, vc foi muito feliz , sensato e corajoso nesta analise acima. Parabens ! Esta visao ‘e pra poucos.

  167. Bom, já sabendo que ia chover comentários em cima do seu post, o meu é só mais um, mas, gostaria de acrescentar que hoje realmente fiquei decepcionada com os seus comentários!

  168. Concordo plenamente com a matéria, inclusive qto ao fato de atletas fazerem propaganda de drogas. Uma coisa é um produto patrocinar um time ou um campeonato ou ainda uma modalidade de esporte, outra coisa é o atleta aliar a sua imagem a uma droga, seja ela qual for.

  169. Caro Bloqueiro (não brahmeiro).. É difícil falar sobre fenômenos do futebol no Brasil… Aqui boleiro pode fazer qualquer coisa, desde que marque o gol para o seu time no final de semana… No caso de Ronaldo, ne preocupa o tipo de “exemplo de ídolos que a nossas crianças estão tendo”… Garrincha não foi um bom exemplo, mas, em seu tempo a informação andava bem mais devagar….Hoje, o mesmo atleta que estava numa delegacia de polícia por se envolver com travestís, entra na nossa casa e diz que tudo que ele conseguiu ele deve a seu esforço, seu “suor” (ou da cerveja) e superação… Tudo isso ligado a um péssimo hábito que vicia e mata…. O que o CONAR diria se fosse instado a falar sobre isso..

  170. O que deforma!!!

    é A ipocrisia !!!! a balela e o falso moralismo ….

    Mal exemplo… para meu…caro
    Esta sua foi mal .

  171. Acho engraçado todos dizendo que futebol e cerveja não combinam. Quem diz isso é porque não joga numa várzea, um futsal, um socyet, no fim de semana. Onde churrasco e cerveja são as cerejas do bolo de qualquer “atleta de fim de semana”. É só correr pelos campos de várzea ou qualquer quadra de futsal com times de amigos, de bairros. Tem até uma copa patrocinada pela Kaiser. Super disputada. Não me venham com essa. Quem gosta de futebol bebe cerveja mesmo, come churrasco e ta nem aí pra isso. Bebe Ronaldo, bebe torcida, com moderação.

  172. ISSO SIM EH FALTA DO Q FAZE…VAI CUIDA DA SUA VIDA !!! Q DV SER BEM PIOR Q/A DO RONALDO…
    TEM TANTA COISA PRA SE FALAR…VC VAI SE METE NA VIDA DO CARA….

    ACORDAAAA !!!!

  173. Bom Maurício eu a primeira vez que vi esta propaganda eu também tive essa mesma impressão! Achei o texto muito forçado para contar uma trajetória de sucesso galgada nas dificuldades que foi a vida do Ronaldo. Histórias essas que são simplesmente 3 (três) acontecimentos marcantes. Primeiro seria a mudança da difícil vida simples para a consagração como melhor jogador do mundo, herói nacional pelas conquistas na seleção brasileira. Segundo pela, já no auge de sua carreira, sua contusão física e por fim pelas confusões pessoas na vida amorosa que não vem ao caso e não serve de nenhuma referência publicitária.
    Então esta propaganda que já tinha pouco tempo para narrar uma história de vida fantástica e superação que “foi” a de Ronaldo, deveria ser mais simples e não encher de palavras sem soridez ou de nenhuma referência relevante.
    Quanto a participação da publicidade de produtos do tipo alcoolico, tabaco, fármaco, etc por mim poderia ser totalmente livre e ficar a critério do veículo, estrela, time, etc escolher se aceita ou não. Mas sei que mente da grande maioria das pessoas (massa) isso causa uma associação muito forte e realista entre produto veiculado com o veículo usado, então acho que o mais correto deveria ser a proíbição de anúncio de produtos que fazem mal a saúde em veículos que estão ligados ao esporte e bem estar social.

  174. Se não perceberam ainda, então percebam que todos que fazem propaganda são instruidos a falarem o q tem que ser falado e não é o Ronaldo que elaborou o texto, então não tem o q falarem dele se ele é brahmeiro ou não o q importa é que a cerveja Brahma é muito gostosa.

  175. eu sou santista e gosto dele pela humildade nao nariz enpinado enao metido e isso ai ronaldo se quiser fazer outras cousas o problema e seu abraços da torcida santista

  176. se estivesse passando fome e nao fosse o ronaldo nao tinha comentario fechem os c;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;s

  177. ENGRAÇADO QUE NA PROPAGANDA DA AMBEV NÃO APARECEM AS MILHARES DE PESSOAS E FAMÍLIAS DESTRUÍDAS POR CAUSA DO VÍCIO DA BEBIDA.

  178. Ronaldo, não passa de ser um jogador comum, pelo menos nesta faze, com certeza já foi um grande jogador, merescendo carregar o apelido de fenômeno, mas no momento temos jogadores bem mais importantes e jogando melhor do que Ronaldo.
    Na verdade ele é jogador de Marcketing.

  179. O comercial eh simples no meu entendimento, nesta crise mundial o q mais precisamos.
    Acredito que seja SUPERAÇÃO, ou seja uma simples super ação.
    Araras-Sp

  180. Amigo,
    Sinceramente, acho uma tremenda perda de tempo falar e não dizer… elegância? Subir no muro é ser elegante?
    “Critico, não concordo, mas nunca disse que era contra”.. que porra de opinião é essa?!!!!
    Acho que quem, como você, “ganha” um espaço como este de alta visibilidade deveria ter um pouquinho mais de objetividade, abordar assuntos mais interessantes e dentro de sua ínfima capacidade de articulação.
    Não estou “tomando as dores” do jogador, mesmo sendo corinthiano. Mas, que desperdício de espaço…

  181. Dá até dó das coisas que este povo escreve. Realmente somos um povo sem educação, sem cultura, sem heróis, etc..
    Misturam os assuntos, não são claros nos comentários, êrros de concordância generalizados, êrros de gramática, êrros….êrros..
    E o conteúdo? Você está se referindo a um aspecto da propaganda e parece que ninguém entende, mas todos querem dar o seu “pitaco”.
    Fazer propaganda de cerveja não pode???? Vão ser hipócritas assim lá na Arábia, Iran, enfim, nos países onde bebida alcoólica é proibida.

  182. QUANTA FALTA DO QUE FAZER, NINGUEM TRABALHA NAO???
    UM BOBO RASCUNHA UMAS BESTEIRAS E UM BANDO DE
    DESOCUPADOS FICAM BRIGANDO , AFF, MAURICIO, VAI PROCURAR UM EMPREGO RAPA,,,,

  183. sou corinthiano,mas temos q admitir q o comentario foi muito oportuno,pque uma coisa é o comercial outra coisa o ronaldo q pra mim é um cara humilde e o melhor jogador q vi jogar,falar q é brahmeiro,podiam cortar essa parte do comercial,mas já foi,agora é só torcer para o ronaldo meter uns dois gols nos bambi domingo.

  184. Ah!!!
    Em tempo:
    Moçada que se atreve a apresentar comentários. Pelo menos aprendam a escrever!!!
    Não há justificativa para tantos erros de grafia e concordância, mesmo usando o “internetês”… Arreeee!!!!

  185. Bom gostaria de tentar justificar o caso dos dirigentes, todos nós sabemos que o Ronaldo era franzino, e devido a este fato foram investidos milhares de Euros para que ele tomasse a força física que ele tem hj, e esse tipo de atitude normalmente se deve a aprovação que os dirigentes dão para tentar umentar a força física de um atleta que primava pela agilidade e destreza, e então passa a usar mais a força do que qualquer outro fato.
    Outro fato é o de que clubes espanhóis que são comandados por dirigentes tem a incrível capacidade, ou vontade, de acabar com carreiras de jogadores, o Ronaldo foi vendido a preço de banana ao Milan por simples desprezo do Rela Madrid, e por mais que possamos discutir, o emocional é o maior fator a ser considerado para um profissional que utiliza sua criatividade como ferramenta. Dessa forma acho sim que os Dirigentes tentaram derrubá-lo… Gostaria de salientar o exemplo do Adriano, que podendo estar no auge, pendurou a chuteira, por problemas psicológicos e falta de motivação.
    Em boa Parte concordo com o resto de sua crítica.

  186. Não acho hipocrisia condenar jogador de futebol que faz propaganda de bebida alcoólica. Também não deveria fazer de cigarros. O fato de muita gente fumar e beber mesmo sendo atletas não faz da condenação uma hipocrisia. Na verdade, atletas sérios, profissionais, não fumam nem bebem. Os outros são condenáveis exceções, que dão problemas aos seus clubes. Vide Adriano, Ronaldinho e outros…

  187. A publicidade da Brahma não deforma o Ronaldo “Fenômeno”. Ela apenas orienta os telespectadores o que a cerveja Brahma pode causar se for utilizada em excesso.
    Você prestou atenção na observação em baixo do rótulo da garrafa da Brahma que aparece no comercial?
    Assim como toda droga existe uma advertência da Organização Mundial de Saúde e esta não deveria deixar de constar: “O Ministério da Saúde adverte – a utilização desta bebida sem moderação causa barriga e em alguns casos o usuário pode trocar mulheres por produtos similares”.

  188. o comentário foi excelente, só faltou dizer que o comercial é um plágio do comercial ” sou brasileiro e não desisto nunca”

  189. DIZER QUE VOCE NAO ESPLANOU O SENTIMENTO DE TODOS OS BRASILEIROS QUANDO O ELOGIOU SERIA LEVIANO!!
    NA VERDADE E QUE QUANDO VEMOS UM CARA DESSES QUE VENCERAM UMA PORRADA DE PROBLEMAS TENDENCIOSAMENTE ACABAMOS POR ACHA-LO UM COITADINHO!!!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    .QUANDO NA VERDADE NAO O E!!!!
    COM VOCE BEM O DISSE,ELE NAO TEVE PROBLEMAS COM NINGUEM,MAS E AQUELA NECESSIDADE SOLIDARIA QUE NOS BRASILEIROS TEMOS DE FICAR SEMPRE AO LADO DO CARA MAIS SOFRIDO,MAS FRACO,MAIS VULNERAVEL!!!
    PORTANTO POR SUAS CRONICAS QUE TANTO JA NOS DEU PRAZER,SINTA-SE PERDOADO MAURICIO!!!!!

  190. ai isso mesmo o ronaldo e um heroi que veste chuteeiras jamais temque confundir o esportista com a imagem do garoto da brama que ali e a ima gem e o atleta eoutro as mais linguas da inveja que que o criticam le temque jogar muito e volta a cer convocado para seleção o provar que ele e mesmo o fenomeno

  191. Com todo respeito acompanho a carreira desse jogador desde que foi para o barcelona.
    O cara simplesmente foi o melhor.
    Não importa cartola se jogador quebro ou não ele.
    E sim que o cara quebro os dois joelhos.Quando quebro o primeiro foi la recupero e ainda fez dois gols que trouxeram o titulo da copa do mundo para o Brasil.
    Depois foi eleito mais pela terceira vez eleito melhor do mundo.
    preciso dizer mais alguma coisa???.
    Não duvido nada que ele no Corithians ele ganhe muitos titulos

    E com relaçao a propagandoa ele ganho muito dinheiro! e em quanto tem pessoas como você tetando queima o cara.
    Quanto mais fala mais ibope vão dar pra ele!!

    PARABENS !!!!

  192. A propaganda cumpriu seu objetivo.
    A marca da cerveja está sendo repetida inúmeras vezes e pronto. Quanto ao Ronaldo, a empresa é patrocinadora dele há mais de 10 anos, desde que não tão famoso e tão ídolo assim.
    E cá entre nós, perder todo esse tempo (você escrevendo a coluna e eu comentando) é só pra quem infelizmente não tem patrocinador nenhum. Quando se ganha $$$, qualquer um vende qualquer produto.

  193. Olha num sou jornalista comentarista muito menos uma pessoa capaz de jugar os outros, concordo com ponto de vista do Mauricio, resaltando minha admiração por Ronaldo. Acho que propaganda exagerou um pouco sim, ele superou uma lesão ocasionada pelo fato de jogar futebol num nasceu com isso e outro pequeno detalhe, vem superando seus erros mau alimentação, falta de praticar exercicios ele mesmo prejudicou sua forma fisica(me reviro seu sobrepeso) com isso vem melhorando e voltando ser Ronaldo que todo brasileiro quer ver vencer, mais uma coisa se for discuitir isso num tem fim pois como telefonia celular tanto que vende é tanto de reclamação (kkkk).

  194. Superação,fenomeno etc…. um KACETE, Ele voltou a jogar porque tem dinheiro, os melhores médicos, fisioterapeutas e a melhor tecnologia do mundo esteve todo o tempo a sua disposição. Eu queria ver ele voltar a jogar se ele fosse tratado pelo SUS, aí eu chamaria ele de guerreiro. Infelizmente o povo é alienado passa privações mas atende aos apelos da midia para comprar camisas, ingressos e qualquer coisa que seja associada a uma imagem até cerveja….. ACORDA BRASIL.

  195. Lamentável sua coluna, já que vc avisa q tem dois textos falando do ó do borogodó e do orgulho de todos brasileiros sentem quando veem o Ronaldo jogando.

    A propaganda é somente propaganda…talvez na verdade ele prefira Heineken ao inves de Brahma… e foda-se sabe… é somente grana q rola. Qtos aos desafios sim..ele superou todos e a dúvida de todos sim e até cedo pediu pra ver o gol dele contra o palmeiras em braile.

    Sou corinthiano fanático sim, tenho mto respeito e orgulho dos sucesso dele dentro do futebol mundial e agora muito mais no meu Corinthians… mas bebo Skol e sou feliz assim!

    Carissimo Mauricio Stycer

    …Quando falares cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio…

    Ronaldo é Ronaldo. Ronaldo é fenômeno.

  196. Realmente, os publicitários, o staff do Ronaldo e, acima de todos, os profissionais de marketing da AMBEV se equivocaram absuradamente.
    Que falta de criatividade e de senso crítico.

  197. PARABENS, SEM COMENTÁRIOS VC FALO E DISSE TUDO, MUITO OBRIGADO, ESPERO QUE SEUS COLEGAS DA CRONICA ESPORTIVA LEIAM ESSE ARTIGO. UM GRANDE ABRAÇO..

  198. quem é vc mauricio….??? que moral vc tem p fala do ronaldo…para ne!!! nao é possivel se quer aparece …se eu nao me engano é a segunda vez que vc critica ronaldo…….antes de critica ele se olha no espelho..aposto que vc ta com uma inveja desgracada do ronaldo ta fazendo propaganda da bhrama se queria ta no lugar dele!!!!…se deve ser bambi ou porco nao é possivel………ronaldo é fenomeno ..vc nao é nada … menos mauricio bem menoss..e termos de superaçao ele é fodaa te garanto que se vc passa a metade do que ele ja passo vc ja teria desistido…….apesar que vc nao joga bola nem aqui e nem na chinaa.. vc sabe oque é futeboll??

  199. Tudo isso se resume a 2 coisas… Ronaldo é um atleta (Gênio), mas vive em um mundo CAPITALISTA. Ele pode viver não somente do esporte, parabéns pra ele!!!!

  200. Porque vcs não vão cuidar de suas vidas, vcs querem é mostrar serviço pro seus chefes por não terem capacidade de encontrar algo que realmente tem que ser esposto neste País,vai procurar oque fazer e para de encher o saco do rapaz.

  201. Olá Redação

    Cara, acho que você esqueceu que é apenas um comercial, não leve tão a sério… hehehe… e falando sério, não judie o fígado com isso…

    Abraços.

  202. RONALDO É RONALDO E A BRAMHA É BRAHMA,QUEM PODE CONTRATA SEU GAROTO PROPRAGANDA , RONALDO A E BRAMHA UM CASAMENTO PERFEITO, ESTÃO COM DOR DE COTOVELO……

  203. Mauricio excelenteeeeee reportagem.

    postado por Carlos 15/04/2009 – 11:23
    *É muita hipcrisia.
    O Ronaldo insistir em jogar não é só por amor ao futebol, mas apego a badalação, estrelismo e, claro, ao dinheiro. Ele recebeu tratamentos que a ciência e o dinheiro pode proporcionar, nada de superação fenomenal.*

    Carlosssssssss seu comentário foi 100%. Exatamente. nadaaaaaaaaa de superação fenomenal .
    e viva o Palmeirasssssssssssssss kkkkkkkkkkkk

  204. Quem paga o salário dele?? Seja o clube, Nike,a cevejaria, ele tem que fazer o comercial sim…Tá ganhando. Acho que ele não pode ser igual a muitos de nos que falam mal do patrão, do encarregado, da empresa, e todo mês estão lá trabalhando na mesma empresa recebendo e criticando. Temos que falar bem e fazer comercial da empresa que nos paga sim, quanto mais ela aparecer melhor para nos, manteremos o nosso emprego.

  205. É fácil falar que de uma coisa que vc nao viveu… Eu tive as mesmas contusões do Ronaldo e já operei 04 vezes, e posso dizer com conhecimento de caso que se nao houver realmente muita força de vontade não dá pra se reabilitar, mesmo com todo suporte médico que exista, depende de vc…

  206. O texto é absolutamente isento. Aponta opiniões diferentes sobre um fato notório. Excelente para suscitar uma segunda opinião em todos nós, sem impôr a opinião do autor.
    Fantástico!

    * Um recadinho para BRUNO 15/04/2009 – 09:55
    Acredito que você seja um excelente jornalista e publicitário. Parabéns!
    Pena que não soube expressar sua opinião sobre o texto.
    E não você sabe porque leu?
    E eu não sei porque você comentou!

    cada uma, viu…

  207. Mauricio faz uma materia sobre artista, cantores etc que sobem em palanque, fazem comerciais pra politico tenho certeza que politico mata ate mais que motorista embriagado, bebado, VOCÊ TAMBEM TA USANDO O RONALDO PRA VENDER O SEU PEIXE, atè parece a Brahma, so que não paga o cache do garoto propaganda, quem sera o pior?

  208. Sou Corinthiana e adoro o Ronaldo…..e não é por isso que deixo de concordar com vc. O que vc diz no texto está correto, não foram esses que atrapalharam a vida e a carreira do Ronaldo, e sim problemas dele mesmo.
    Parabéns por seu trabalho e sua sinceridade.

  209. Já levei muitos tombos na vida e consegui superar todos. Devo salientar que esses tombos foi tudo por causa dessa maldita Brama. Agora só bebo Antarctica e depois disso parei de cair.

  210. Existe alguma denominacao pra jornalista que usa pessoas famosas pra aparecer??? Sei la, talvez um maria chuteiras do jornalismo. Eh moda hj em dia falar mal do ronaldo, tambem falar bem jah cansou, todo mundo jah fez isso. Entao agora os “pseudo-intelecto-jornalistas” descobriram a nova formula de audiencia. Falar mal do Ronaldo. Assim ganha espaco na midia, ganha atencao dos torcedores, dos curiosos e dos opositores.
    Isso ainda pode funcionar com um monte de leitor idiota, mas sinceramente jah saquei a nova joga dos blogueiros de plantao.
    Cada dia que passa aumenta as “colunas” falando mal do fenomeno.
    Tambem que audiencia teria falar bem do cara que foi 3 vezes melhor do mundo, artilheiro de todas as copas, e pela terceira vez esta se levantando… Nao tem mais graca, o povo jah se acostumou a ver o ronaldo sendo bem falado, ninguem mais clica num link que diz: Ronaldo esta de volta. Ou O fenomeno continua fenomenal. e coisas do genero. Desde sua primeira contusao o mundo se aocstumou a ve-lo dando a volta por cima, alcancando seus objetivos, entao agora, eh muito mais facil ganhar atencao sendo do contra.
    Andre rizek, Michel laurence e agora vc. Um bando de bobalhoes, que como diriam na minha cidade “nao tem o cu pra cagar” e querem pegar carona no sucesso dos famosos. Marias chuteiras do jornalismo.

  211. Oh! VC é Maluco !!! Que facilidade vc escreve com tinta preta justificando-se com a tinta branca. Vc (julgador de m..) devia ser julgado e punido. Punição: Pintar o emblema do Corintians .

  212. rs

    Deixa o Ronaldo de boa, o cara é fenomeno.

    E que mal tem em ganhar grana assim.

    Eu queria ganhar a grana que o Zeca recebe, fazendo o que gosta, e segundo informações, mesas, freezer lotado de quantas garrafas ele aguentar beber com a galera.

    Até os caras da novela das oito se denominam Brahmalhes..rs

    Inveja destes barrigudos que pagam pra beber e não ganham nada com isto.

  213. Meu… concordo com o que você disse, mas antes que falem do FENOMENO (RONALDINHO), vamos olhar em volta dos campos, cheio de propagandas, e em uma delas podemos ver de bebidas alcoolicas, me parece que você esta em cima do muro em respeito ao Ronaldinho, mas… gostei da sua matéria, foi a primeira vez que eu li a sua matéria, um abraço.

  214. Só sei de uma coisa não entendo nada de publicidade nem propaganda, mas com certeza posso afirmar que Tanto Ronaldo quanto a Brahma, ambos tem forma cilindricas”gorduchinhos” mas o certo é que todo mundo adora os dois kkkkk…

  215. Caro autor, com certeza o senhor está extremamente mal informado sobre os problemas que o atleta Ronaldo e o homem Ronaldo tem enfrentado nesses ultimos anos que vão além, muito além de suas contusões…
    De fato lhe faltou conhecimento e embasamento para escreve tal crítica.
    Fiquei decepicionada após ler o seu comentário, vazio e desconexo…
    Acho que você se utilizou meramente de opinião pessoal contra o a Ronaldo atual jogador do Corinthians, fato que icomoda muita gente e pelo visto inclusive você.

  216. Mauricio, estou indignado!!!
    Como uma pessoa com o seu nível de conhecimento, um reporter vivido pode escrever tanta besteira num espaço tão reduzido… Caro Mauricio… Acho que você deve torcer para os BAMBIS!!! Só pode ser isso!!! Tente rever seus conceitos.

    Abs…

    Geraldo de Oliveira

  217. Mauricio Stycer,
    Parabéns pela reportagem, pois é seu trabalho. Mais no que diz vida pessoal o que realmente acha…
    “NINGUUÉM PODE POR NÓS MESMOS”, ou seja, não estamos dentro das cabeças, dos corações pra definir-mos o que realmente o outro está pensando. Na trajetória do jogador Ronaldo existem dificuldades que só ele mesmo sabe e somos ERRADOS em querer mudar a sua realizade.

    Grato.

  218. blá, blá, blá, blá, blá, O Ronaldo como todo ser humano, busca a felicidade. Com o dom recebido, fez e faz fortuna!
    Marca de cerveja, cigarro ou latinha de merda, o Fenômeno dá credibilidade, e ganhará muito dinheiro quem apostar nele!
    Vamos deixar de ser Hipócritas, o futebol arte…. que saudades!
    Hoje, quem movimenta é o dinheiro, a grana o faz me rir!!!
    KKKKKK,
    Eles enriquecem, e nós discutindo essa bobagem!!!

  219. O pelé em toda sua vida nunca fez propaganda de bebida alcoólica e nem de cigarros e olha que ofereceram a ele muita grana pra isso. Esporte e bebida não tem nada a ver um com o outro, esses jogadores de hoje são como prostitutas se vendem somente pelo dinheiro fazem qualquer coisa por ele!! Os craques tem que ser admirados dentro e principalmente fora do campo, cambada de mercenários se gostassem tanto do Brasil estariam jogando aqui e não lá no exterior!!!

  220. Mauricio,

    Entendo que suas colocações são pertinentes. Deiscordo apenas do fato de você não entrar no mérito se um atleta fazer propaganda de bebida alcoólica. Deveria sim! Entendo como um péssimo exemplo para os adolescentes…pois Ronaldo é uma figura pública. Os meninos vão querer dos pais a camisa 9 do Ronaldo e uma cerveja também, não é? Já não chega aquele pinguço do Zeca Pagodinho, enfiando dia após dia, goela abaixo, Brahma para quem quiser ou não quiser…criando a Zeca-feira etc. Querendo saber de seu médico, quando estava com pneumonia, quando poderia tomar uma cerveja…Fala sério!!! A propósito, você pode me informar qual propaganda de bebida ou de cigarro que o Pelé já fez?

  221. Como publicitário, jornalista e corintiano, concordo em gênero, número e grau com suas observações. Em uma coisa, no entanto, o comercial acerta. Ronaldo é brameiro mesmo. Tem cara e corpo de brameiro. Esta exposição dele na mídia já está cansando. Haja marketing!

  222. Maurício, faltou assunto hoje heim, mas pelo que voce já escreveu no passado, assim como o Ronaldo voce tem crédito, pela coluna de hoje deixou muito a desejar.

  223. É que vocês ainda não viram a propaganda do motel. Ele entra com os travecos para o quarto, dribla um, dribla dois, derruba o terceiro e gooool. O bandeira marca impedimento, mas ele não desiste. Vai de novo… Só de manhã, quando chega em casa é que ele vê o replay e entende o impedimento. Ele estava por baixo, mas deu a volta por cima….

  224. CONCORDO,HÁ EXAGERO NO COMERCIAL E TALVEZ A BRAHMA LHE AGRADEÇA POR LEVANTAR POLEMICA, ESTIMULANDO A QUEM NÃO VIU SE INTERESSAR, AUMENTANDO ASSIM A PENETRAÇÃO DA PROPAGANDA, QUANDO A EMPRESAS DE BEBIDAS E DO FUMO PATROCINAREM O ESPORTE, ANTES ELAS, POIS BICHEIROS, TRAFICANTES, CONTRABANDISTAS E POLITICOS USANDO DINHEIRO PUBLICO JÁ O FIZERAM, OUTRA COISA, AVISA AI PRO TAL DE MARCO BALA QUE O JOGADOR DO SÃO PAULO É ANDRÉ DIAS, QUE DEVERIA TER SIDO EXPULSO NO LANCE ANTERIOR PELA ENTRADA SOBRE DENTINHO E SAIR DE BRAÇO DADO COM RONALDO PELA JOGADA SEGUINTE, ASSIM COMO O MIRANDA PELA FALTA SOBRE CHICÃO E A FINALIZAÇÃO EM POSIÇÃO IRREGULAR, OU O WILLIAM PELO PENALTI SOBRE WASHINGTON, O CRISTIAN POR OFENDER A TORCIDA DO SÃO PAULO E O IMBECIL DO JUIZ QUE PERMITIU TUDO ISSO, ACREDITO QUE A QUESTÃO DA PROPAGANDA FICA MUITO PEQUENA EM RELAÇÃO A BAGUNÇA, A VIOLENCIA O DESRESPEITO PELA PAIXÃO NACIONAL … FUTEBOL

  225. Maurício, concordo com o comentário logo abaixo ao meu.
    Publicitário, limite-se à publicidade; jornalista, limite-se ao jornalismo.
    Por esse motivo não escrevo para jornais, revistas e blogs pois minha formação é em Publicidade e propaganda.
    Totalmente sem fundamento seu comentário, o atleta Ronaldo carrega consigo uma imagem de batalhador, guerreiro e essa imagem enquadra-se perfeitamente ao perfil adotado pela marca Brahma, só porque o Ronaldo superou barreiras fisicas não significa que ele não as superou com suor, que ele não foi um vecendor.
    Só deixo um momento para que vc reflita:
    “Final da copa do mundo de 2002, Brasil x Alemanha, dois gols de Ronaldo contra aquele monstro de goleiro(não me recordo o nome); todos duvidavam de sua capacidade física de disputar o mundial, isso não é superação?
    Quanto a imagem associada de Ronaldo com bebuda alcolica… duvido que vc não tome sua cerveja nos finais de semana, faz parte da cultura do brasileiro e disvincular isso do esporte, futebol, não passa de hipocrisia.

  226. Éssa propaganda da Bhrama é a prova de como a imprenssa em geral puxa o saco não só do Ronaldo, mas também até de mais do corinthians, queriam de qualquer jeito que o Ronaldo fizesse um gol no Palmeiras, “estratégia de marketin” , e agora foi a Bhrama que exagerou na dose.Vamo parar de falar bobagens até porque o corinthians de maneira nenhuma é o melhor time do Brasil, na minha opinião o melhor clube do Brasil apesar de mim ser Palmeirense é o São Paulo, pela estrutura e titulos e diversos outros motivos, o segundo é o Palmeiras , pela estrutura , titulos tradição etc… portanto ganhem audiencia , mas sem apelação porque o corinthians só ganha em torcida ( por pouco tempo )

  227. Até certo ponto acho que vc têm uma certa razão, pois o Ronaldo nunca foi ferido por zagueiros, cartolas, repórteres e blábláblábláblábla´……..Mas, acho que a propaganda foi muito bem feita ao meu ver, pois, ela não está falando mal de ninguém, apenas elucidando o fato de que Ronaldo já passou por diversas dificuldades seja, na carreira, na vida profissional e familiar, como todos nós, e o fato de o coercial exibir repórteres, cartolas, jogadores e outros, não quer dizer que são maus profissionais e sim, pessoas que direta ou indiretamente estão ligadas a vida de um jogador, no caso Ronaldo. Ah! E antes que me esqueça, não sou consumidora de nenhuma cerveja, pois não bebo nada alcoolico, e muito menos sou corinthiana, apenas mais uma brasileira que expressa a sua opinião, assim como vc. E no meu caso eu não ganho com isso.

  228. 1994 – foi campeão por tabela, não jogou.
    1998 – amarelou, quando a responsabilidade pesou e a CBF se vendeu aos interesses da FIFA, um clube europeu tinha que seer campeâo.
    2002 – Título arrumado vide copa de 1998
    2006 – esse foi, é e será o verdadeiro Ronaldo, uma armação, coisas para o povo ignorante e burro.

  229. Caro, não sou fã de futebol, mas acho que você estava sem assunto para escrever hoje, pode falar a verdade vai, não vamos ficar tristes com você. Isso me lembra o JK na CBN dizendo ao vivo durante seu programa que havia se esquecido de escrever sua coluna para um jornal no dia seguinte, imagine o que ele deve ter feito só para cumprir tabela, o mesmo que o senhor.

  230. Vamos deixar o Ronaldo cuidar da própria vida, se faz ou não propaganda, se ganha ou não muito dinheiro, se sai na noitada ou não isso é problema dele, o importante é voltar a jogar o bom futebol que ele sabe e ser campeão paulista, copa do Brasil, brasileiro, libertadores e mundial 2010 no centenário.

  231. Caro senhor Mauricio Stycer.
    Não me dei o trabalho de ler o seu comentário até o final para deduzir que você é um São Paulino com dor de cotovelo!

    Atenciosamente

    Paulo Pereira

  232. O Ronaldo pra mim é um Zé Mané. E na DITADURA do mercado é possível sim um atleta fazer publicidade de bebida alcoólica. Mas pra quem tem princípios morais, as duas coisas não são compatíveis.

  233. Mauricio, sua observação é lógica e perfeita, mas estou tendo uma outra impressão do Ronaldo, não é o mesmo e a cada dia muda ainda mais, valeu.

  234. Simplesmente desnecessário esta matéria, qual a sua preocupação? “Deixem o Homem trabalhar”.
    Para aqueles que concordaram com a matéria….chupa bambis….

  235. Triste mesmo, aposto que quem está criticando o Ronaldo bebe cerveja na frente dos seus filhos e dos filhos dos outros, com certeza, ninguém que criticou a propaganda ao ver uma criança ou adolescente se aproximando vai esconder o copo e a garrafa. Acho realmente que é por isso que nossos políticos deitam e rolam e dão gargalhadas nas nossas costas, porque vcs meus caros criticam a Propaganda mas não fazem a sua parte…. façam a sua parte…. somos um país de demagogos que vêem tanto mau n em coisas assim, mas que não temos a verdadeira ação, prática. Proibimos então o consumo de bebidas alcóolicas nos bares a beira das calçadas, na praia no meio de todos,VAMOS PROIBIIR ISSO SENHORES DEMAGOGOS, PEÇAM ISSO EM ALTO E BOM SOM BERREM PELO FIM DESSE CONSUMO NA FRENTE DE TODOS….. daí senhores vocês estarão fazendo algo de prático, e não essa coisa EVASIVA…. de “eu sempre fui contra atletas que kikiki kókókó —- ACORDA BRASIL PELO AMOR DE DEUS ACORDEM – admitam que é mais fácil ficar malhando o pau num cara que nos deu tantas alegrias do que tirar o BUMBUM DA CARDEIRA E MOVIMENTAR ESSA MASSA INERTE CHAMADA POVO BRASILEIRO….

  236. O Gérson (o “canhotinha de ouro”) fumava pra baralho, fora de campo esses caras podem fazer o que quiser, até usar a imagem como bem entender… Azar daquele que é manipulável com essas mensagens subliminares.

    Falar bonito, sarar de lesão, se desintoxicar é fácil, quero ver é manter o nível dentro das quatro linhas. Para minha humilde opinião é só isso que importa.

  237. aew galera, esse cara ta com dor de cotovelo mesmo como estao dizendo aih em cima….
    VAMOS FAZER A SEGUINTE CAMPANHA INTAUM PRA ELE FICAR TRANQUILO:

    MAURICIO COLUNISTA PARA GAROTO PROPAGANDA DA BRAHMA!
    MAURICIO NUMERO UMMMMMMMMMM…

    FORA RONALDOOO, QUEM EH VC PRA FAZER PROPAGANDA DA BRAHMA???????

    SOH TOMO BRAMAH AGORA QUANDO MAURIÇAO APARECER NA TV TOMANDO UMA GELADA E FALANDO, PRA ESCREVER BEM, SOH TOMANDO UMA BRAHMA E FICANDO INSPIRADO…BEBAM BRAHMAAAAAAAAA

  238. Ok, não vou te ofender ou atacar, apesar de você já ter se defendido em seu P.S…. Mas seu conceito sobre algumas palavras é muito subjetivo. Vitória, por exemplo. “nenhum zagueiro quebrou suas pernas”… e se tivesse quebrado? A “vitória” de Ronaldo seria legítima? Ele teria, inclusive, que arrebentar o tal zagueiro?
    Pelo seu critério os aliados não ganharam a 2a guerra, apenas sobreviveram…

  239. RONALDO VC É NOSSO FENÔMENO, ÉS FORTE, É RAÇA´É BOM, LUTADOR, AMIGO E AS PESSOAS GOSTAM DE VC. NÃO SOU CORINTHIANA, SOU SÃO PAULINA E ACEITO OS RESULTADOS DOS JOGOS NUMA BOA, GOSTO DE VC. E TU ÉS UM BRASILEIRO NATO. REFORCE SUAS ORAÇÕES AS PESSOAS SÃO INVEJOSAS MAS SEU DEUS É BEM MAIOR, NOSSO DEUS É MAIOR. DEUS TE ABENÇOE E AJUDA O NOSSO AMIGO ADRIANO A SE RECUPERAR. ADORO VCS E VIVA A BRAHMA A MELHOR CERVEJA

  240. Nossa da para ver como o Ronaldo é fenomeno,pois um simples comercial ja faz uma carnaval,vamos para de se preucupar com pouco,vc devia se preucupar com as novelas da globo que insentivam as crianças a serem gay,latrao,drogado etc…deicha o homem trabalhar….ou vc tbem assiste o BBB

  241. A sua colocação hoje não foi uma das melhores, sou PALESTRINO, mas ha de convir que ele se superou, perder peso não é FÁCIL que diga o FAUSTÂO.

  242. Eu achei fantástica a propaganda, ela simplesmente relata as dificuldades com relação as cuntunsões que o fenômeno sofreu ao todo de sua carreira e ele venceu todas, agora ele está comemorando com todo direito tomando cerveja. afinal futebol sem uma geladinha não tem graça nenhuma. Agora diga-me, qual o jogador que nunca tomou uma cervejinha? Mas pode jogar dopado, se encharcar de vinho como é na europa … etc…
    vamos deixar de ser hipócritas !!! é só uma propaganda bem feita.

  243. Quando é que vão dizer que o corinthians foi ajudado em 1977,2005,2008 e 2009 hein? Todo esportista esta vendo e nada se ouve sobre isso.

  244. Mauricio, sou corinthiano, mas não sou sem estudo (ignorante) como vários que aqui escreveram. Entendi perfeitamente sua matéria e deixo meus parabéns. “Ronaldo atleta = 10 / propaganda não pensada = 0”.

  245. Puts Mauricio acho q vc ta com dor de cutuvelo pq o Ronaldo n joga no seu time e pq ele n ta nem na propaganda da cerveja q vc toma.

  246. Gostei… bom diagnóstico da situação… Triste é ver esses cúrintianos falando abobrinha… amanhã se ele vai pro sao paulo ele fica ruim d novo… povo mala!

  247. Ai parceiro tá afim de aparecer mesmo, faz algo de importante que tome proporções internacionais e depois volta falou bicho.
    (bicho do mato)

  248. Engraçado Maurício… Você critica uma “simples pessoa” e seu singelo blog está na capa do site IG.com.br… Isso só acontece com fenômenos mesmo neste caso claro que não é você, é o Ronaldo. No fundo você tem uma razão sim, pois na vida de Ronaldo tudo sempre foi muito exagerado, mas certamente a propaganda não vai deformar um homem que até “traveco” já pegou, imagina uma simples propaganda exagerada!! Infelizmente você também entra na lista de jornalista a serem driblados, porque nunca terá imagem deformada. Errou como erraram todos os que você mencionou, dirigentes, médicos e joranlistas…

  249. Respeito todas as opiniões, mesmos as infundadas, pois, somos humanos, entretanto, devemos ser coerentes em nossas colocações, para não ofender uma pessoa que antes de ser um
    jogador de futebol é um cidadão que deve merecer todo respeito.
    Ronaldo, eu gosto muito de vc como pessoa e jogador , para mim tu és o melhor do mundo, embora sou botafoguense.

  250. Meus parabens pela coragem e pelo bom portugues. Sem desmerecer jogos passados. Mas acho que o Ronaldo esta forçando a barra para continuar jogando. Desde a Copa, em que ele teve sérios problemas colaborando para nao ganharmos, até hoje nao explicado. Depois com a namorada que ficou ajudando a emagrecere um casamento ridiculo com escandalo, e ainda mal explicado episódio dos 03 travestis.
    Olha a ironia. Enquanto o Imperador diz que nunca bebeu e deixa de jogar. Vem agora um jogador gordo, fazendo gols por pura sorte, fazendo propagando de bebida alcoolica, dizendo que passou por cima de problemas por beber cerveja.
    E olha que estao em campanha para diminir o alcolismo nas estradas
    Este País precisa se descolar de ser famoso apenas por futebol , samba e mulheres peladas nas praias.
    Precisamos nos preocupar com a defesa do nosso patriotismo e recursos naturais.

  251. É as vezes certas coisa fazem tornar-se centro para q outras aconteçam!!! Foi assim na copa de 2002 ronaldo com aquele cabelo ridiculo onde foi centro de atenção por jornalistas de todo o mundo sem contar ainda q ele foi um dos maiores responsáveis pela vitoria e consagração do futebol brasileiro c ele estivesse com o cabelo normal concerteza iriam pressiona-lo de outra forma…… penso assim…. resumindo e finalizando….. dentro do campo ele é ronaldo camisa 9 do corinthians e de qualquer outro time do mundo fora dele ele é apenas ronaldo mais um brasileiro dando um d artista…. a vida é essa!!!

  252. Parodiando Gilberto Gil qdo viu as fotos da Preta seminua no material de divulgação do seu CD, que disse: “achei desnecessário”, tenho a mesma impressão quanto a esta campanha. O Ronaldo tem ultimamente chamado mais a atenção do que deveria, a meu ver, por chegar atrasado a treinos por causa de baladas, e antes, se envolvendo com travecos….. pra que colocar mais lenha na fogueira, parece estar “se esforçando” para linkar sua imagem com isso!! Desnecessário.

  253. realmente muito ruim essa coluna, não por se tratar do Ronaldo, mas sim pela questão levantada…é óbvio para quem conhece marketing a mesagem que essa campanha passa. Para você, que não entende absolutamente nada e mesmo assim resolveu escrever sobre algo que não domina, em palavras simples, a mensagem da campanha é a de atribuir a cerveja a um vencedor. Apenas isso. Não interessa se um zgueiro nunca quebrou a perna dele ou se repórteres esportivos nunca fizeram mal a ele, ele venceu e a cerveja quer associar a imagem da marca a de um vencedor.

  254. Só lamento um esportista, que tem total coerência com saúde, está incentivando o uso de bebida alcoólica, ainda mais em se falando do Ronaldo , pois o mesmo é referência de uma significativa parte da juventude . Fica difícil a escola ensinar aos jovens a não fazer uso de álcool e do outro lado a mídia prega o oposto, com o apoio do Estado, e o próprio prende o cidadão que bebe. Como professor, sinto-me quase impotente.

  255. Opa…
    Não sei o que você viu na msg que a propaganda passa,mais, falar de tal forma é defender um ponto de vista bem particular.
    Sabemos do valor de Ronaldo… e sei que o uso da imagem dele a bebidas alcoólicas geraria problema de interpretação,pois o atleta que vemos é associado a uma imagem de herói ou de algo do tipo.Assim éramos para estarmos acostumado com propagandas engrandecendo a trajetória dos atletas.

  256. MAURICIO VC COMO PUBLICITARIO É UM MEDÍOCRE JORNALISTA, E COMO JORNALISTA TALVEZ FOSSE UM MEDÍOCRE PUBLICITÁRIO. NÃO SOU A DA FRAUDE CHAMADA RONALDO, QUE NUNCA FOI FENOMENO, NA SUA ÉPOCA BATTISTUTA MARCAVA MAIS QUE ÊLE, SÓ OLHARES MÍOPES E COMPROMETIDOS COM PATROCINADORES PODEM VER UM FENOMENO ALI. NÃO SABE DAR UM PASSE DE MAIS DE 5 METROS, NÃO SABE JOGAR DE COSTAS PARA O GOL, NÃO CABECEIA, ENFIM É UM JOGADOR DE NÍVEL MÉDIO, A SUA ÚNICA GRANDE QUALIDADE ERA A VELOCIDADE. O FILMETE NÃO PRETENDE CULPAR NINGUÉM PELAS AGRURAS, SÃO MOSTRADAS COMO PESSOAS QUE PARTICIPARAM DELAS, MÉDICOS, ETC…
    EM NENHUM MOMENTO A PROPAGANDA SUGERE ALGUMA CONTUSÃO PROVOCADA POR ADVERSÁRIO. OS ADVERSÁRIOS SURGEM COMO MAIS PARTICIPANTES DA SOFRIDA CARREIRA DO “FENOMENO”. A PROPAGANDA É MAL MONTADA MESMO, CONFUSA, ATÉ PIEGAS, MAS O CORAÇÃO DO TORCEDOR TAMBÉM É PIEGAS E FANÁTICO, PORTANTO SUSCETÍVEL A ESSAS BABOSEIRAS QUE VC. PRETENDE TRANSFORMAR EM MATÉRIA INTERESSANTE. NÃO DEU.

  257. Oi Mauricio, tudo bem?
    Eu sou corinthiano, os motivos tenho certeza que vc sabe e toda a nação corinthiana também de sermos corinthianos além é claro da (das) outra torcida contra aqui em SP e das outras torcidas aqui do nosso Brasil.
    Sou fã do craque Ronaldo por tudo que ele fez em campo pelo BRASIL e dormindo sonhava com ele no corinthians. Quanto a seu comentário sobre a praganda da cervejaria AMBEV que distribue para o Brasil a fora a cerveja BRHAMA te dou toda a razão, porque a propaganda em si foi elaborada para os apaixonados insandecidos por ceveja ( BOÊMIA, ORIGINAL, CERRA MALTE, BRAHMA, SKOL, NOVA SKIN, ANTARCTICA etc….) e por Futebol ( PELÈ, GARRINCHA, RIVELLINO SOCRÀTES, BIRO BIRO, NETO, MARCELINHO CARIOCA, TEVEZ E AGORA, TALVEZ RONALDO) O Ronaldo é um ídolo nacional por tudo que fez na Seleção Brasileira. No corinthians ele precisa ter tempo de casa e de conquistas para ficar marcado nas lembranças amocionais de nos torcedores na minha opinião a essa propaganda foi tendenciosa a levar pelas emoções o telespctador o fato da superação do Ronaldo e nada mais é do que um convite também aos outros torcedores virarem a casaca e torcer para o TImão, porque então a BRAHMA ( AMBEV) não patrocinou o Corinthians de uma vez ? Será que o consumidor na hora da escolha prefere a BRAHMA ao em vez da concorrente tão fácil como um torcedor torce para o TIMÂO a MAIOR torcida do BRASIL. Um abraço e parabéns.

  258. Se alguém aqui fez-se de desentendido é porque falta mesmo a interpretação. A mensagem da propaganda é bem clara e de simples entendimento. Pobres os que não entenderam!!
    Os que não gostaram é porque são rivais, é óbvio!! O Ronaldo tem lá seus problemas particulares como todo ser humano os tem. Daí misturar as coisas…… é falta de bom senso!
    É claro que bebida e fumo nãoservem de exemplos para os filhos e para ninguém, mas se os pais dão a educação e explicam suas razões, não há o que temer. Filhos com estrutura FAMILIAR não se deixam levar por propagandas.
    O Ronaldo foi SIM motivo de “piadinhas” por todos, é só consultar as midias e conferir. A imprensa também foi impiedosa em alguns momentos, isso é fato.
    Mas Ronaldo é superior e deu a volta por cima , mais uma vez, mostrando que seu lado profissional é maior.
    Pessoal, vamos seguir em frente e deixar de tanto falar em Ronaldo. Afinal, ele não é um mero jogador de futebol?
    Se é assim, porque as mídias ficam na marcação dele? É porque vendem muitas notícias??

  259. Olha! Faz um bom tempo que deixei de acreditar que a imagem do Ronaldo possa ser denegrida por qualquer coisa que for, o homem realmente tem uma grande estrela e por isso deve ser admirado.

    Eventuais comerciais de mau gosto, são passagens insignificantes em sua carreira; afinal, ele é o Fenômeno não é?

    Um abraço!

  260. Acho sim que Ronaldo superou bastante desafios em sua carreira.
    Um jogadorzinho qualquer já é criticado e apedrejado por milhões de motivos, imagina o “melhor jogador do mundo”?
    Acho a propaganda medíocre, mas concordo que o Rolnaldo já sofreu bastante e já superou muito!
    Achei um começo de post infeliz…

  261. Ai Fenômeno amarelado, não vai fazer igual ao GERSON em “Leve vantagem você também”. um icone que acabou com ele.

  262. …Sr. Henrique 14:10, vc tem toda razão…mas vc sabe ..escrevemos depressa demais, as vezes passa…e quando vc envia não dá mais para consertar a palavra…já foi ok?…

  263. Caro Mauricio ,

    acompanho sempre seus comentarios na coluna, e sinceramente acho que dessa vez vc não foi feliz no comentário sobre a campanha inteligentissima da brahma, nada melhor do que um cara que sofreu tres contusoes, foi desacreditado pelos medicos, abandonado pelos dirigentes e que teve que se esforçar e suar muito para poder recuperar seu maior prazer que é jogar futebol, mesmo que ainda nao tenha chegado ao nivel de antes , mas ta desequilibrando a favor do corintians e pudemos ver isso no fim de semana contra o poderoso sao paulo(pentacampeao brasileiro), para ser comparado com os 200milhoes de brasileiros , que diariamente enfrentam suas lutas diarias pra poder prover sustento pra sua familia nesse pais de hipocrisia, e que no fim do dia querem relaxar , abrir a geladeira e beber nem que seja uma latinha de brahma, suadinha,suadinha. porque nesse ponto tenho que concordar a cerveja suada é muito mais gostosa!!!!!

  264. Bruno, você precisa estudar português.

    A sua frase correta seria:

    A sua coluna hoje foi fraquinha, fraquinha… nem sei por que li.

    Explico: “por que” separado.

  265. Caro Maurício, espero que tenha tempo para ler todas os comentários, pois são muitos e a maioria com elogios.
    Parabéns pela matéria, realmente é 10 e não falou nada mais que a verdade.

  266. APESAR DE SER TORCEDOR DO CORINTHIANS E ADMIRADOR DO RONALDO, EU ACHO QUE O QUE ELE JA TEM EM PATRIMONIO NÃO GERA A ELE A NECESSIDADE DE ESTA FAZENDO PROPAGANDA DE BEBIDAS ALCOOLICAS, ATE PORQUE O ATLETA TEM QUE DAR BONS EXEMPLOOS.. JA IMAGINOU UM JOGADOR DE FUTIBOU TOMAR 2 OU 3 GARRAFA DE CERVEJA ANTES DA PARTIDA DE FUTIBOL, COITADO O JUIZ… PARA-BENS RONALDO PELO QUE O VC TA TA FAZENDO EM CAMPO, ESTA É A MEKHOR MANEIRA DE PROVAR PARA TODOS AQUELES QUE TE CRITICARAM E ATE ME ARRISCO FALAR, DOS MUITOS JOGADORES QUE EU VEJO HJ EM DIA JOGANDO NA SELEÇÃO BRASILEIRA, EU AINDA PREFIRO VC JOGANDO NA NOSSA SELEÇÃO MESMO GORDINH COMO AINDA DIZEM POR AI…

  267. Caro Mauricio. Lí, e concordo como tudo o que voçe escreveu. Sou fã desse cara “Ronaldo” acredito muito que o veremos defendendo a seleção Brasileira na proxima copa na Africa do Sul. Realmente ele é um guerreiro e não precisa provar nada a ninguem do que ele é capaz quando o assunto é futebol. concordo com tudo o que voçe escreveu. parabens pelo texto.

  268. A mensagem: brasileiro se fode tanto e é um povo tão sofrido e desacreditado que merece tomar uma Brahma no final do dia, por tudo que passou.. mesmo que sua profissão seja incompatível com uso de bebida alcóolica, como motorista, cirurgião, pilto de aeronave, etc… Comunicação de débil mental para débil mental… mas, pelo menos, os débeis mentais da agência de publicidade sabem ganhar dinheiro.. em cima da debilidade mental absoluta dos demais…

    Diga-se de passagem.. brahma dá dor de cabeça.. assim, como skol, antarctica e todas as demais cervejas industriais brasileiras, fementadas à força…

  269. Outra coisa.. acho muito engraçado esse povo que faz críticas ao jornalista, em nível pessoal.. vcs acham mesmo que o Maurício se importa com o que vcs pensam dele? Ô, povinho sem noção… Devem ser os mesmos que xingam as pessoas no trânsito, de dentro do carro, mas não se garantem fora dele… O pior de tudo é que 99% de quem faz essas críticas é visivelmente semi-analfabeto (ainda com hífen)… Que nem esse Bruno, aí, que manda o cara estudar, mas não consegue escrever duas frases sem cometer um erro básico… eh, Brasil…

  270. Cara hoje é a primeira vez que leio sua coluna ,achei bacana sua carreira e admiro bastante,você está de parabéns.
    Agora em relação a o que li em sua coluna.Geralmente os comentários que eu vi postados aqui, ou estão elogiando demais ou criticando sem ter um amplo conhecimento do que realmente leram,agora deixando isso de lado,o que eu vou observar, é quando o senhor questiona sobre os cartolas,temos um exemplo recente do ultimo clássico contra o São Paulo quando o cartola São Paulino Carlos Augusto o chamou de ex-jogador em atividade.Realmente seria ignorância dizer que isso prejudicou a carreira do Ronaldo ,com certeza não,como ele já mostrou isso em campo,mas no comercial da Brahma o que eles quiseram aduzir foi isso a superação,e se você tivesse um pouco mais de bom senso você conseguiria intender isso,não é querendo te criticar de forma alguma mas eu só queria observar isso.
    Eu sou estudante do 3º ano e pretendo fazer faculdade para jornalismo esse ano, eu espero que o senhor possa me responder .

  271. Ô Maurício, deixe de ser bobo!! Porque , só agora vc fala, que o Ronaldo( o maior jogador de todos os tempos) não superou obstáculos? Porque , na época que ele estava quase abandonando a carreira, vc não se prontificou a curá-lo, levá-lo para seu Clube? Em vez disso, fica tentando virar a cabeça do torcedor!! Pau nele Ronaldão!!!
    Atenciosamente,

  272. É deprimente ver um atleta do porte do ” Ronaldo Fenonemo “, a troco de mais algum zero, acredito, em sua polpuda conta bancária, aparecer em um comercial de bebida alcoolica (droga licita). Lamentável e péssimo exemplo. O que tem nos pés falta-lhe na cabeça. Força Ronaldo, Talves um dia você supere isso.

  273. Sou corintiano e tenho o esporte como meio de integração e não de confusão. Admiro e fico feliz por surgir tantos craques, seja no futebol ou em qualquer outro esporte, independente do clube que os acolhe. Ser ou tornar-se campeão é uma consequência dos resultados obtidos, graças ao esforço individual ou coletivo.
    Quanto a participação do Ronaldo, na propaganda de cerveja, entendo como um ato comercial normal. A indústria usando o jogador, craque muldialmente famoso, para popularizar a sua marca, e o Ronaldo, também demonstrando que é craque nas oportunidades para ganhar dinheiro.
    Em se tratando de bebida alcoólica, não deixa de ser uma droga, como outras mais. Quanto a pessoa ingerir, depende muito e fundamentalmente da extrutura e orientação da família que o criou, aliás, como tudo na vida. Se ninguém beber ou fumar, Ronaldo nenhum gerará sucessos para as respectivas indústrias. Respeito a opinião dos demais e o assunto é muito interessante.

  274. Que coisa deprimente.Num pais em que o alcoolismo cresce entre adolescentes e jovens um pseudo idolo e ferramenta de tal apologia.Que vergonha.

  275. Concordo quando diz que a imagem de Ronaldo não deveria estar vinculada a nenhum tipo de bebida alcólica, com certeza rola muita grana nesse esquema, dinheiro nunca é demais concordo também, mas acho que ele poderia ficar fora de mais essa polêmica e negativa situação envolvendo seu nome. Mesmo porque vários jovens e crianças veem em Ronaldo uma fonte de inspiração não só na carreira mas na vida pessoal também. Sem falar em adultos que corinthianos ou não, consomem outras marcas de produtos. Bem na verdade é o seguinte, como é na politíca, pessoas do comércio ou como Ronaldo(idolos), não devem se vincular a um só partido ou como nesse caso a um só produto.
    Este é meu comentário, obrigado.
    Marco A. Faxini, São José do Rio Preto,SP.

  276. olha até concordo,com algumas observações,mas levamos em conta que ele como trabalhador,nao tem que escolher um ou outro patrocinador para vender seus produtos(sua imagem) hoje,independente de ser uma marca de cerveja, acho que é só mais um trabalho e mais uma porpaganda como outra qualquer.

  277. Senhores,que inveja é essa?todos sabemos os jogadores não sao deuses,e Medicos,policiais,torcedores,dirigentes,e toda cambada.
    sabe que fazer um churrasquinho no fim de semana,tem que ter uma cervejinha,
    agora pelo amor.ficar falando que o cara ta fazendo propaganda de uma cerveja ele ta errado.
    parou né galera.
    ninguem bebe aqui?somente agua?coitados.rrsrssrsr

  278. Caro Mauricio,
    Tem gente que olha e não vê, tem gente que come e não sente e tem gente que lê e não entende nada ; Muito boa a matéria e inteligente também , pois trata do assunto independente.
    Muito bem , minha opinião sincera é que Ronaldo como atleta que é, tem se superado . No entanto como Ronaldo cidadão, tem tido talvez até por negligencia própria, muitos altos e baixos na sua vida até por causa da própria droga, (pois o alcool é droga);Por isso mesmo, creio que ele deveria pensar com um pouco mais de responssabilidade na hora de fazer um contrato qq. para emprestar sua imagem que é querida por todos nós brasileiros que amamos o futebol.E não só isso, ele é embaixador das crianças que se espelham na sua imagem como atleta.PS: A vida particular sei sim, é dele e faz o que quiser com ela, porém creio que ele deveria parar e pensar um pouco talvez , e perguntar ao seu filho que já é um adolescente e está vendo tudo, o que ele acha.(As vezes é bom ouvir a opinião de um filho , mesmo sendo ele uma criança).Há , poderia até reforçar aqui, o que Raul Gil disse em um de seus programas ao Ronaldo: Procura JESUS . É querido Ronaldo JESUS não é religião, ELE é o caminho , a verdade e a vida , vai nessa, procura conhece-lo e depois me conta se não é maravilhoso.
    Um abraço Mauricio. Milton.

  279. o ronaldo esta se afstando ainda mais do futebol , com essas propagandas,pois ja ganha demais pelo futebol que joga e ñ prescisa de propaganda para sobreviver e industrias de bebidas que se virem se querem vender

  280. NÃO ENTENDO DE FOTEBOL, em seus detalhes, nas minúncias, e menos ainda nas entre-linhas(c/ ou sem hífem), mas a figura de RONALDO me é extremamente simpática, passa uma imagem de gente de bem, bom filho, bom pai, bom profissional, mas eu tive o prazer de ver geração de 70 em campo, e eu não estou falando necessariamnte da seleção canarinho, mas das outras estrelas que não puderam ir áquela copa por absoluta falta de espaço, só tinha vaga prá 23, e entre as estrelas que não puderam ir, RONALDO, com todo o seu fotebol de hoje, naquela época não entraria nem na 2ª seleção, mas pro fotebol atual, é, gordinho ou não, um show bola. Ser humano não é perfeito, e, ser garoto propaganda de uma cerveja, é um deslize sem medidas, e em doze dupla tanto para o RONALDO qto para seus idealizadores, afinal o sucesso do RONALDO NADA TEM A VER COM SER BEBEDOR DE CERVEJA, ALIÁS, É EXATAMENTE POR NÃO SER BRAMEIRO que o RONALDO ainda tem esse fotebol todo, bebida alcóolica não tem nada a ver com esporte, saúde, sucesso, vitória, não rima com a verdadeira alegria, aquela que é fruto da disciplina, da superação das próprias forças, do apoio dos amigos, da família, de chegar no topo do sucesso … vitória não rima com cerveja, qualquer que seja, mas pelo tanto de alegria que ele já nos deu, pelo tanto que já nos preocupamos com ele qdo está doente, ele merece uma segunda chance, não o condenemos ainda, vai que ele está precisando de grana, vai que é ainda muito jovem, influenciável, enfim, ele precisa de uma chance, um espaço para repensar, rever seus valores, talvez “amanhã” ele entenda e decida nunca mais influenciar negativamente quem quer que seja , a beber ou fumar, nem que seja apenas “socialmente” … continuando as voltas por cima!

  281. alem de escrever que o fenomeno e o pesadelo que qualquer torcida adversaria, tenho que dizer que o cara e um midas da imagem, e porque nao usar isso a favor dele nesse momento magico????

    alem do mais seria muita hipocresia dizer que qualquer um no lugar dele nao faria o mesmo?

  282. é um absurdo o seu ronaldo fazer e vincular a imagem de um atleta vitorioso, a bebida alcoolica, so que deveria mostra o efeito como cirrose hepatica, e gente dirigindo alcolizado, é o que sugere este comercial uma vergonha ta!!!

  283. Engracado demais o cemrcial. Valeu. E alem de tido gerando esta polemica toda fica melhor ainda; da mais valor ao produto. A Brahma deve estar rindo ate….

  284. Faltou na campanha publicitária colocar Ronaldo driblando, docês, massas, bebidas(afinal foi nas farras que Ronaldo mais se prejudicou) e finalmente um travsti, esse sim o maior escandalo em que ele se meteu e que quase arruinou sua carreira no esporte pois houve até insinuações de uso de drogas, o que para um atleta é mais grave que uns goles dd cerveja.

  285. Caro Maurício,
    Parabéns pelo texto. Não torço para nenhum time em particular, então falo com isenção.
    Os inúmeros comentários que vi , só reforçam (em sua maioria, é claro) a falta de valores éticos neste momento histórico.

    Todos que constestam seu texto alegam que “Não tem nada de mais associar esporte com bebida alcoólica, e não tem nada de mais um ídolo do esporte vender sua imagem para defender a idéia de que se deve tomar bebeida alcoólica.”

    O fato de não conseguirem ver “o que tem demais nisso”, é o grande problema da atualidade!

    Ética e moral não se impõe, mas dos jeito que vamos, não sei não se irá se salvar alguma coisa…..

  286. Saber que Ronaldo, o fenômeno é um craque, é querido pelos brasileiros e não brasileiros, todos o sabemos. Mas que é humano, não podemos esquecer.

    Agora, ao ver o comercial, sempre sinto um grande desconforto. Numa época que um dos maiores poderes do mundo (destruidores) é a droga, o álcool, é lamentável que o peso do nome “Ronaldo” seja ferramenta de promoção a favor. Não é hipocrisia. Trata-se de combate à apologia ao consumo, principalmente através de atletas.

  287. Não entendo muito de futebol e muito menos de bebida, mas não sei porque quando vi aquela propaganda de cerveja com o Ronaldo lembrei-me tanto do Zeca Pagodinho! Mas o Zeca “pode”, não é? Afinal ele é notoriamente um boêmio (no bom sentido) e como todo bom pagodeiro não dispensa “uma”. Olha, cara, não o conheço; jamais havia lido qualquer coisa escrita por você… Meus parabéns: Você foi direto na ferida. Também admiro muito o Ronaldo, mas acho que ele está “bem” mal assessorado e que está na hora de “acordar”.

  288. Seja brahmeiro e engorde um pouquinho, você só precisa montar guarda parado próximo ao gol, nem precisa correr o campo todo e driblar os adversários, a bolinha vem para seu pezinho e é só chutar pro gol. Encare como uma cobrança de pênalti.
    Seja brahmeiro mesmo jogando futebol.

  289. Esse FEMOMO, não pode servir de exemplo superação
    de atleta…O que superou foi a ganancia por dinheiro,
    não se preocupou que a combinação alcool e esporte
    não é positiva… não serve de exemplo para nova geração
    do tanto faz …pode ser ….sei lá …já tão vazia sem sonhos
    sem ideais …e agora muitos loucos ….futuros alcolotras

  290. Vamos lembrar a entrada criminosa do ronaldo no André Luiz, isso a mídia abafa e comentaristas como o medíocre arnaldo cézar coelho comentam que como era primeiro tempo ronaldo não deveria ser expulso, Onde está escrito que as regras determinam o tempo como fator, entrada violenta e desleal é cartão vermelho a qualquer hora, disso suponho a manipulação da mídia.

  291. Sr• Maurício.
    Realmente concordo de que a informação passada é exagerada e pode vir a deformar a boa imagem do Ronaldo. Parabens!

  292. Quero matéria da entrada criminosa do Ronaldo no André do São Paulo. Ou vc é farinha do mesmo saco da mídia do baladeiro que confunde mulher com travesti sendo um mau exemplo para as pessoas que admiravam? Me responda por favor.

  293. Cai aqui meio de paráquedas… Link do Twitter.

    Gostei da matéria, vc mostrou seu ponto de vista.

    Concordo com vc. Msm nao sendo da área, eu não gosto de ver essa propaganda.

    A Brahma, vamos dizer, extrapolou a realidade ali.

    Talvez o fato de eu nao gostar do Ronaldo (e do Corinthians) ou o fato de eu ser Santista afetem meu jugamento. Especificamente hoje.

  294. Maurício, é no mínimo, triste, ver as pessoas escrevendo hipocrisias, pois temos tantos absurdos acontecendo no futebol pelo mundo, a começar pelas entidades esportivas e pelos cartolas. Deformado é o pensamento de quem acha um crime esta campanha de cerveja em que o Ronaldo é o garoto propaganda, se formos pensar assim, seria crime as celebridades em geral estrelarem comerciais, pois estariam influenciando diretamente no direito de escolha das pessoas. Porque todo este alarde? porque tem grande número de fãs menores e cerveja faz mal para a saúde? então porque não faz um movimento para proibir os comerciais de cerveja na televisão? E o exemplo de determinação e perseverança que Ronaldo está passando para as pessoas, principalmente, para os jovens? Aliás, acredito que vc está sendo influenciado pela guerra das cervejas, deixe a briga mercadológica para elas e utilize o espaço que vc tem para falar coisas coerentes e demagogias. Para esclarecer: não bebo cerveja e nem qualquer bebida alcoólica. Porque ninguém questionou Zeca Pagodinho e Ivete sangalo fazendo propaganda de cerveja? porque não são atletas? eles não tem fãs menores também? Maurício, continue escrevendo as coisas boas que eu sei que vc escreve, inclusive, de apoio ao Ronaldo, que vem reafirmando a cada treino, a cada jogada, a cada jogo, a cada resultado, o título de fenômeno do futebol mundial, vamos concordar que ele não merece toda esta hipocrisia em torno do seu nome?

  295. O QUE DEFORMA O RONALDO É QUE O ATLETA DEIXOU DE SER JOGADOR E VIROU GAROTO-PROPAGANDA DE TUDO QUANTO É LADO, FORA ISSO GRAÇAS A ELE, O UNIFORME DO CORINTHIANS PARECE UM OUT-DOOR AMBULANTE, ATÉ CEDEU O SOVACO DA CAMISA, SENDO QUE A BATAVO NÃO GOSTOU DE DIVIDIR SEU ESPAÇO COM OUTROS, ISSO SE A FEBRE RONALDO NÃO PASSAR!!!

  296. admiro voce ronaldo O FENOMENO pois achei que voce foi infeliz na sua resposta ao reporter pois nao se esqueça que voce e uma celebridade se nao quisesse responder poderia der saido de uma forma mas educada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *