Qual é o problema do gol de bico?

Qual é o problema do gol de bico?

Final do primeiro tempo de São Paulo e Atlético (PR). O repórter de uma emissora de rádio aproxima-se de Rafael Santos, autor do único gol da partida até então, e pergunta, não sem ironia: “Gol de bico, né?” Rafael explica que pegou na bola do jeito que ela veio, de bico, sim. Se fosse um pouco abusado, teria perguntado ao repórter: E daí? Fiz alguma coisa errada?

O gol de bico é o patinho feio do futebol. Pega mal apelar para a ponta da chuteira em momento de gol. No país que cultua o futebol-arte, a pedalada, a ginga, recorrer ao bico é sinônimo de falta de habilidade – como se o craque fosse menos craque, apelasse a um golpe baixo, para fazer o que há de mais sublime no futebol.

Não entendo por que há tanto preconceito com o gol de bico. Qual é a diferença entre empurrar a bola para o fundo das redes com o peito do pé, a “chapa” ou a bicanca? Romário fez gol de bico em Copa do Mundo. Ronaldo idem. Basílio tirou o Corinthians de uma fila de 22 anos com um gol de bico. Você lembra de outros?

Lanço aqui uma campanha em defesa do gol de bico. Feio é não fazer gol.

16 Replies to “Qual é o problema do gol de bico?”

  1. Caro Mauricio.
    Muito feliz a sua colocação quanto ao gol e bico.
    Bola na rede é goll e de bico vale do mesmo jeito. Porque não pode ser contra o São Paulo?

  2. Gol de bico é recurso do Futebol de Salão (ou FUTSAL), O ESPORTE DA BOLA PESADA, GENUINAMENTE BRASILEIRO (onde reinaram Tostão, Rivelino, Ronaldo, Jackson, Falcão, etc)

    O Romário é o eterno rei do gol de bico…

    O problema da BICUDA é que ela é o recurso também dos becões da roça, quado dão um bumba-meu-boi ou um espalha-bolinho(de gente) na áres…e vai bola, canela, trave e bandeirinha de corner junto com o BICUDÃO…

    Mas um chute de bico bem dado (sem “espirrar o taco”) é uma arte ew dá rock, quer dizer, dá gol!

    O Romário e o Dadá que o digam (e o Pelé também, porque não, TALVEZ ATÉ ELE tenha feito alguns de bico dentre os seus mais de 1.000 golaços…será?

  3. Quem tirou o Corínthians da fila de mais de 20 anos, em 1977, foi O JUIZ (PRÁ VARIAR), O TAL DE BOSCHILHA, QUE EXPULSOU O CRAQUE DA PONTE PRETA (RUI REI) COM 10 MINUTOS DE JOGO NA FINAL, POR RECLAMAÇÃO…UMA PALHAÇADA

    A PONTE, DO CARLOS, DO OSCAR, DO DICÁ, DO RUI REI ERA MUITO MAIS TIME

    FOI UM ROUBO ESCANDALOSO!

  4. Eita gente que é anti-corinthiana!!!

    Poderiam reprisar a final do mundial do São Paulo, campeão mundial????com seus gols impedidos, como este time ganha sempre e ninguém tem coragem de falar e só puxar saco!!!

  5. problema do réporter que infelizmente de sofrer de : submissão se se pautou pela determinação do editor ou , pior se por falta de cultural geral, esportiva pergunta algo tão estúpido; já foi tratado em discussões acolaradas que vergonha é perder gol como o ¨fenomeno ¨perdeu ante o jovem arqueiro do botafogo e não fazê-lo de bico, mas é um país em que se reverencia ¨treinadores¨como luxemburgo é normal o ¨reporter¨fazer tal pergunta.

  6. Não acho falta de cultura falar do gol de bico! Faz parte do futebol e gol de bico, vale como gol e todos jogadores o fazem e vale na regra, então o nosso repórter pode sim explanar a respeito…

    E você hilson leu e respondeu…

    E vale comentar do Ronaldo e do Luxemburgo!

    Figuras polêmicas, mas trabalhadores do futebol!

  7. Gol é a meta no futebol, o atacante ou qualquer outro jogador que tenha a possibilidade de chutar para dentro do gol deve fazer sem pensar se o gol foi bonito ou não o que interessa é marcar, futebol sem gol acaba em empate e quem quer ver isso.
    Eu fui centro-avante e nunca me importei com gol bonito e sim com o gol, o respo é frescura, como tenho visto atualmente tantos gols perdido pela frescura de fazer um gol bonito e, zefini.

  8. NUNCA, REPITA-SE NUNCA OUVI DIZER QUE FAZER GOL DE BICO ERA FEIO…

    E TAMBÉM NUNCA VI NINGUEM DIZER QUE PERDEU O JOGO, MAS QUE TUDO BEM O GOL FOI DE BICO MESMO.

    ACHO QUE A 100 ANOS ATRAS ISSO ATÉ FARIA DIFERENÇA, MAS NOS DIAS DE HOJE…….ME DESCULPE, SE EU TIVER EM MEU TIME UM CARA QUE FAZ GOLS DE BICO, E VENÇA A PARTIDA, ELE TERÁ LUGAR GARANTIDO EM QUALQUER TIME DO MUNDO…BASTA FAZER GOLS, DE BICO, BUNDA, MÃO, JOELHADA, NARIZADA, CANELADA, QUALQUER TIPO, DESDE QUE SEJA GOL.

    UM ABRAÇO, E VAMOS VIVER O PRESENTE.

  9. Apelar é fazer gol com a mão! Gol de bico é um gol difícil e oportuno e que poucos sabem fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *