Qual é o seu Brasil x Argentina preferido?

Qual é o seu Brasil x Argentina preferido?

Acaba de ser publicado um livro essencial para quem se interessa por história do futebol. “Brasil x Argentina – Histórias do maior clássico do futebol mundial (1908-2008)”, de Newton César de Oliveira Santos (Scortecci Editora, 616 págs., R$ 60) reconstitui todas as partidas entre as duas seleções.

Santos destaca no livro uma série de episódios curiosos, mostra que houve brigas e batalhas campais em 50% dos clássicos, trata abertamente dos problemas de racismo (somos os “macaquitos) envolvidos na disputa e descreve a trajetória dos inúmeros craques, de ambos os lados, que foram protagonistas em partidas das suas seleções.

Pedi ao autor que me dissesse quais, entre as quase 100 partidas entre Brasil e Argentina são as suas favoritas. Eis o seu top 5: 

1. Argentina 0 x 1 Brasil (27/09/1914): Primeiro jogo oficial e primeiro título em disputa, em meio a muita cordialidade de ambos os lados.

2. Argentina 6  x 1 Brasil (05/03/1940): Maior goleada da Argentina e maior diferença de gols em jogos entre os dois selecionados.

3. Brasil 5 x 2 Argentina (16/04/1963): Pelé deu show e marcou 3 gols.

4. Brasil 0 x 3 Argentina (03/06/1964): Argentina goleou com autoridade, em pleno Pacaembu, e arrancou rumo a seu primeiro grande título internacional, a Taça das Nações.

5. Brasil 4 x 1 Argentina (29/06/2005): Final da Copa das Confederações, primeira decisão entre as duas seleções de um torneio da Fifa fora da América do Sul, com os mais valorizados jogadores do mundo em campo (e fora dele) – e uma partida com cinco golaços.
 
Pedi também a Santos que escalasse uma seleção argentina e uma brasileira de todos os tempos, com base na disputa entre os dois países. Eis a sua resposta:

“Não me sinto em condições de ‘escalar’ uma seleção de todos os tempos, de nenhum lado, porque só acompanho os jogos desde 1974. Não vi jogar Fredenreich, Leônidas, Zizinho, Didi e mesmo Pelé. Da mesma forma, não vi Nolo Ferreira, Stábile, Moreno, Di Stefano, etc. Mas já dá para imaginar uma seleção com Leão, Oscar, Junior, Falcão, Zico e Ronaldo, de um lado, contra Fillol, Passarella, Mascherano, Kempes, Maradona e Messi, do outro. De quantos países no mundo podemos destacar jogadores deste nível de 30 anos para cá?”

Qual é o seu Brasil x Argentina preferido? E os seus craques favoritos?

34 Replies to “Qual é o seu Brasil x Argentina preferido?”

  1. Na minha opinião a melhor partida que já assisti, foi pela final da Copa Améria de 2004, quando houve um empate do Brasil nos últimos 30 segundos do segundo tempo. O jogo foi para os penaltis e nossos jogadores mostraram uma tranquilidade e capacidade, que eu a muito tempo não via. Foi demais.

  2. Ah, meus preferidos foram aqueles que acabaram bem pra nós, claro!
    O 3 a 1 na Copa de 82, aquele amistoso em POA em que o Vampeta arrebentou (4 a 2), um 3 a 0 em eliminatorias com três gols do Ronaldo… e, é claro, aquele 4 a 1 na final da copa das confederações (show de bola) e aquela Copa América em que perdíamos por 2 a 1 até o finalzinho, quando o Diego jogou a bola pra área e o Adriano fuzilou na sobra, e ganhamos nos pênaltis. Na última Copa América também, aquele 3 a 0 na final foi um autêntico vareio.
    E das vitórias deles, a mais amarga e trágica foi aquele um a zero em 1990, com gol do Canighia, numa das maiores injustiças da história das copas do mundo. Tanto que depois o próprio Maradona comentou em entrevista antes da final que ter eliminado a Itália não foi um milagre. “milagre foi termos ganho do Brasil”, declarou.

  3. Meu Brasil x Argentina favorito é o da Copa de 82, quando o Brasil ganhou de 3 x 1, com show de Falcão, Zico e Sócrates (e com Maradona sendo expulso). Aquele time era fantástico, e o Brasil jogou muito naquele dia. Quanto aos jogadores, são muitos: Falcão, Zico, Ronaldinho Gaúcho, Sócrates, Junior, Maradona, Rivelino, Ardilles, Kempes, Messi, etc …
    Abraços,

  4. O melhor Brasil x Argentina q vi foi na Copa de 1983, Brasil venceu por 3 a 1, com direito a solada do Maradona no Batista. hhhuuuuuuuuuuuuuuuupa, don Diego. E dá-lhe, mais tarde, Paolo Rossi

  5. O Meu Brasil e Argentina foi o da Copa América de 1989 em pleno Maraca, quando Bebeto, no toque de Romário exato pra Bebeto que fez aquele golaço no VOLEIO.

  6. Não há como descrever a emoção da final da Copa Améria de 2004, quando Adriano fez um gol salvador faltando 30 s logo depois do Tevez fazer diversas firulas achando que o jogo estava liquidado.

  7. Os melhores foram recentes: os das duas últimas edições da Copa América, uma pela dancinha de Tevez que teve que engolir o Imperador Adriano, e outra em que já consideravam dar goleada e levararm um tubaço do Julio Batista; a outra foi a memorável vitória na Copa das Confederações em que entraram na roda e nem viram a cor da bola e ainda teve Riquelme tendo que devolver trofúe de melhor jogador para entregarem ao verdadeiro dono, Adriano.

  8. O meu favorito é o Brasil 3X1 Argentina da copa de 82!
    Eles eram campeões do mundo até então, e esta vitória teve um sabor especialissimo, com Maradona e Passarela no time.
    Inesquecivél, direto do tunel do tempo…

  9. Na minha opinião, o melhor jogo entre as seleções foi os 3X1 que o Brasil aplicou no seu rival na Copa do Mundo de 1982. Foi um jogo inesquecível e de pura magia futebolística. Talvez uma das 5 maiores atuações da seleção brasileira em todos os tempos.

    Minha seleção é a seguinte de 1970 para cá:

    Tafarel, Leandro, Aldair, Oscar, Junior, Falcão, Rivelino, Zico, Pelé, Romário e Ronaldo(Traveco)

  10. O jogo entre Brasil e “argentina” que eu prefiro foi o realizado na Copa de 1978, um empate em zero a zero, mas com a valentia do Chicão que simplesmente não se amedrontou no caldeirão de Rosário e neutralizou o Mário Kempes.

  11. O meu preferido foi aquele jogo de 1974, gols de Brindisi para a Argentina e de Rivelino (ainda com um éle somente) e Jairzinho para o Brasil.
    Bons tempos aqueles, quando eu não sabia de nada (continuo não sabendo) e 4 anos representavam uma eternidade.
    Aproveito para citar 10 grandes jogadores das duas seleções que vi jogar: Rivelino, Leão, Carlos Alberto, Zico e Sócrates, Brindisi, Maradona, Ardiles, Kempes e Passarela. Foram os melhores, das duas seleções, que vi jogar.

  12. O melhor jogo entre BrasilxArgentina é aquele que está por vir, sempre cercado de expectiva e rivalidade. A melhor vitória do Brasil foi o 4×1 do final da copa das confederações.
    A seleção do Brasil de todos os tempos é formada por: Marcos(Palmeiras), Djalma santos(Palmeiras), Aldair(Flamengo), Mauro(Santos), Nilton Santos(Botafogo), Didi(Botafogo), Dunga(Inter), Rivaldo(Palmeiras), Garrincha(Botafogo), Pelé(Santos), Romário(Vasco). Formada só de campeões do mundo. Na reserva colocaria os grandes jogadores que quase escalei mas não foram campeões: Nelinho(Cruzeiro), Luis Pereira(Palmeiras), Falcão(Inter), Zico(Flamengo), Leonidas da Silva(São Paulo)…
    A seleção Argentina: Fillol, Passarela, Tarantini, Ardilles, Kempes, Maradona e Di Stefano
    E viva o futebol

  13. Meu melhor jogo entre ARGENTINA e brasil, foi o de 19 de Augusto de 2008 na ARGENTINA, um show de como se jogar futebol bonito, com raça, catimba, ‘teatro’e etc…

    […]

    Sou ARGENTINO desde os 12 anos, tenho a alma ARGENTINA, jogo futebol ao estilo ARGENTINO, até o cabelo, e meu apelido…

    […]

    Os brasileiros deveriam reverenciar o futebol único praticado com superioridade na ARGENTINA.

    1. Sei, futebol superior que quase não se classificou para a Copa do Mundo de 2010… Aquele que saiu na primeira fase em 2002… sei…

  14. O meu melhor BRAZIL X argentina, foi 1982, 3×1 para o BRASIL, um show de arte no campo. A ultima COPA AMERICA tambem foi demais, aquela imagem que rodou todos os jornais, mostrando o goleirão deles esticado no chão, e os argentinos com cara de tacho entrou para a historia.

  15. O MARADONNA ESTÁ MUITO PREOCUPADO COM ESSE JOGÃO DE SETEMBRO, TROCOU ATE DE ESTADIO PARA VER SE CONSEGUE VENCER, A TORCIDA DELES PARECE QUE VAI ENTRAR EM CAMPO TAMBEM. ACHO QUE O BRASIL DEVE INCOMODAR ELES PORQUE SEMPRE EM SUAS ENTREVISTAS TEM DE CITAR A SELEÇÃO CANARINHA. DOR DE COTOVELO INCOMODA.

  16. ” Sou Argentino com muito orgulho , sou brasileiro mais Gosto muito do fultebol ARGENTINO que pena que nâo vai ter a presença de RIQUELME , para fazer un´s daqueles Golaço de Falta … DALE, dale ” ARGENTINA ” …..

  17. o melhor brasil x argentina, foi na final da copa américa de 2003, quando o brasil empatou no final do jogo com um gol do adriano, e depois vencemos nos penaltes, com o d’alessandro despediçando um deles.

  18. O jogo “mais emocionante” Brasil – Argentina, foi na Copa da Itália 1990. 1 x 0, magia do Maradona e golazo de Caniggia… DALE, DALE ” ARGENTINA ”

  19. Hola brazucas ,
    El gran y mejor de todos en planeta el Diego Maradona tiene razion en hablar que los jugadores Argentinos som mucho mejor que los jugadres debios de brasil.
    Sin la menor duda que estamos mucho mejor que los fracazados brasilenos.
    Perdon por nuestra sinceridad,mas el futbol brasileno es mediocre y decadente y sus equipos tiene mucha necesidad de jugadores Argentinos para hacer sus quebrados equipos y su fracazado futbol triunfar.
    Aca no queremos y no precizamos de jugadores brasilenos para hacer nuestro futbol triunfar.
    Somos los mejores, Maradona tiene razion !
    Argentina 4 brasil 0
    Vamos hacer usted sus brazucas llorar .
    Nuestro triunfo va ser con facilidad .

    Un saludo
    Esteban Crustille
    Cordoba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *