Quem terá coragem de repetir o gesto de Belluzzo?

Quem terá coragem de repetir o gesto de Belluzzo?

Luiz Gonzaga Belluzzo assistiu a disputa de pênaltis que levou o Palmeiras às quartas de final da Libertadores na arquibancada, no meio dos torcedores, na Ilha do Retiro. Como tantos outros dirigentes esportivos, Belluzzo é antes de tudo um torcedor. Não é um profissional do esporte. Como ele mesmo já disse, não é presidente, está presidente do Palmeiras.

Belluzzo é uma figura rara, encantadora, educadíssima. Amigo de todos, do presidente Lula ao porteiro do seu prédio, passando pelo governador Serra, empresários, jornalistas e, descobrimos agora, os mais fanáticos torcedores da arquibancada.
 
O presidente do Palmeiras não está sozinho nesta sua demonstração de paixão pelo clube que preside. Os presidentes são todos, sem exceção, tão torcedores quanto Belluzzo. Alguns, com discurso empolado e palavras como “profissionalização”, “gerenciamento” e “marketing”, tentam demonstrar um profissionalismo que não resiste a um lance duvidoso ou de perigo do seu time no campo.

O gesto de Belluzzo, porém, cria uma situação embaraçosa para seus colegas, presidentes de clube. Ficam todos, depois dessa, obrigados a repetir a iniciativa do presidente do Palmeiras. Mas que cartola terá peito de ir à arquibancada num momento decisivo da partida sem correr o risco de ser vaiado ou, no limite, agredido pelo torcedores do seu time?

PS: Convido os leitores que estão no Rio de Janeiro para o lançamento do meu livro, “História do Lance!”, nesta quarta-feira, dia 13, a partir das 19hs, na Livraria da Travessa, Ipanema.  

38 Replies to “Quem terá coragem de repetir o gesto de Belluzzo?”

  1. Só mesmo o Belluzzo par fazer isso.Ele ,espero eu, vai revolucionar a administração palmeirense e depois de todo futebol brasileiro.Uma pessoa muito competente e bem relaionada como ele ,pode passar o futebol a outro nível.Salve Belluzzo.Salve PORCO.Salve SÂO MARCOS.

  2. Acho que o Mauricio não está lembrado ou está mal informado ou está desmerecendo o presidente do Corinthians, já que o mesmo só assiste aos jogos do Corinthians junto com a torcida, sem terno ou gravata, maloqueiro mesmo com voces definem a nossa torcida. Abraços e obrigado.

  3. Este sim e um autentico palmeirense, e que merece o nosso respeito e nossa adimiracao, por ser presidente do maior clube do Brasil, unico clube no mundo que ja representou a selecao do seu país em jogo oficial, e junto com os bambis que mais vezes representou o nosso futebol na Libertadores. Parabens Palmeiras, parabens Beluzzo, e a todos os palmeirenses do mundo!

  4. Maurício, na final da copa do brasil de 2008, o Andres Sanchez ficou na arquibancada também. Também gosto muito Belluzo, mas esta atitude não nada fora do normal, levando em consideração que para chegar nas tribunas tem que passar no meio da torcida que por sinal não é muito respeitadora com seus adversários, sendo assim é melhor fica junto a sua torcida.

  5. A diferença é que o Belluzzo sabe falar português corretamente, e não me parece ser demagogo como o presidente do “marginal sem numero”. Saudações tricolores (6-3-3)

  6. Duvido que algum dirigente o faça.. Ja pensou o Teixera na galera em dia de jogo da canarinho

  7. Realmente….
    O ” maloqueiro ” assiste mesmo…na numerada , onde ficam os “menos maloqueiros ” e rodeados de segunças….
    Quero ver ele hj no meio da gaviões…ou la no Rj,,,
    Sabe quando vai acontecer isso? NUNCA…se nem mesmo o ” maloqueiro MOR ” não comemorou o título paulista por FALTA DE SEGURANÇA…
    Abraços

  8. Pra mim esse cara não passa de um palhaço que quando foi ao programa Mesa Redonda, na frente dos jornalistas e convidados da mesa, fez até elogios ao Corinthians, mas quando os caras do Pânico na TV foram brincar com ele, falou pro reporter que estava brincando, que ele não era “mano” e disse que o Palmeiras estava disputando um torneio internacional, e o Corinthians não tinha passaporte, ou seja, fez das palavras do Marco Aurélio “Bambi” Cunha as dele. Quero ver se ele vai lá no meio da galera quando o Marcos for pra área cabecear uma bola aos 2 do segundo tempo, ou quando o verdinho estiver na corda bamba, o que aliás, não deve demorar muito a acontecer quando o K9, um policial bom pra cachorro for embora, por exemplo!!

  9. Pois é Maurício, realmente já tinha acompanhado o André Sanches acompanhando jogos do CURITIA, na arquibancada, o amigo Getúlio tem razão. E parabéns ao Belluzzo, dá uma aula de humildade e amor a seu time.

  10. Sou palmeirense, belluzo no meio da torcida pra mim tanto faz, tenho uma opinião, acho ele acomodado, nao fez nada ate a gora pelo palmeiras, ao contrario, montou um time fraco como os anteriores, nao briga pelo palmeiras, como pode uma marca como palmeiras ficar sem o jogo de t v aberta nas semifinais do paulista e copa libertadores em jogos decisivos e fora de casa?

    Belluzo nao esta presidente, ele é presidente e para tal foi eleito at´´e coma val da torcida. Não é o fato de ele ser gente boa, ter bom relacionamento com lula e governantes que faz do belluzo um grande gestor e muito menos imacula sua imagem como presidente do verdão. Por isso não esta imune as criticas e as cobranças do grande clube que ele dirige.

    Essa tipo de atitude, bonita, satisfaz o torcedor agora que o time mesmo fraco e limitado ganhou, mas vamos ver na hora de decidir e as cobranças vierem de fato.

    Essa é minha opinião.

  11. Chera

    Na realidade não foi só os porquinhos que representaram a selção nacional, o CORINTHIANS também o fez. Jogando contra o Arsenal da Inglaterra.

    E outra, esse negócio de presidente ficar no meio da galera não é nada mais do que uma situação de pura hipocresia. Tanto o Andres quanto o Beluzzo querem agradar a massa com atitudes deste tipo. Por que o Beluzzo, a quem respeito muito aliás, não fica no meio da torcida dos porcus quando o jogo for no chiqueiro?
    Fica a questão aos mais fanáticos parmeristas…

    Abs e VAI CORINTHIANS

  12. Gozado , esse mesmo programa(panico) entrevistou o presidente do curintia que estava totalmente bêbado e não conseguia nem falar direito e agora o andré ficou todo magoadinho por causa de uma verdade que o beluzzo disse.
    Corinthianos!!! pare de pensar que o mundo gira só em torno de vc´s.

  13. O PALMEIRAS ESTA NAS SEMI-FINAIS DA COPA BRASIL??? CLARO QUE NÃO TAÇA LIBERTADORES, LA PRA DISPUTAR PRECISA DE PASSAPORTE.

  14. Sou santista, mas não posso deixar de comentar essa notícia. Realmente os torcedores da Sociedade Esportiva Palmeiras têm de ser orgulhar de seu presidente, não me lembro de ver presidente, diretor de futebol ou similares de assistirem jogos em meio à sua torcida, sem medo de vaias, de agressão … Beluzzo é um homem de cara limpa, transparência no que faz, como ele mesmo disse, ele não é presidente, está presidente, só isso, ele não é mais ou menos torcedor, é igual em sentir a vitória ou a derrota de seu time de coração. Parabéns Beluzzo, que seu exemplo de profissionalismo e torcedor incentive os outros a terem tal atitude ! E acima de tudo, parabéns Palmeiras pela vitória de ontem !

  15. Realmente o presidente do Curinthimano, foi até a arquibancada, porem ele estava com seguranças gigantes ao seu lado. Agora veja o video do Belluzzo. Estava só ele e os trocedeores, ou deveria dizer só estavam na arquibancada torcedores.

    E ao Marcel, para sanar a sua triste ignorância que nunca se quer pisou no Palestra Itália, no jogo em que o Palmeiras perdeu para o Botafogo no ano passado pelo Brasileirão, o Belluzzo estava ao meu lado na arquibancada! Aqui é Palmeiras, Aqui é Marcos e não Marketing!

  16. Junto com a torcida é uma coisa, na arquibacanda com a torcida é outra, ele pode estar junto da torcida nas numeradas, oh pessoal que não sabe ler, não sabe entender… só podia ser corintiano mesmo… vai estudar interpretação de texto vai….

  17. Parabenizo o presidente Beluzzo, pela sua atitude desportiva e ética. Assim é que deveriam ser os cartolas dos diversos times. Parabens.

  18. Apenas aqueles que têm consciência de estarem trabalhando corretamente têm coragem de colocar a cara a tapa.

  19. no jogo Ponte e Santos em Campinas q o santos foi pra semifinal, o Marcelo Teixeira ficou no meio da torcida do Santos

  20. Sou corintiano. Amo muito o timão. Mas quero fazer justiça com o Beluzzo. Fui vizinho da mãe dele, e algumas vezes o encontrei, inclusive almocei com ele e os pais. É uma pessoa fora de série. Êle não é hipócrita nem precisa se mostrar. Ama o Palmeiras, como os irmãos a mãe e o querido e sempre lembrado pai dêle. Dr. Luiz gonzaga. Não precisa do Palmeiras. Pois é um grande e renomado professor de economia da Unicamp, jornalista e político de renome. Foi p/ a arquibancada para mostrar que é um torcedor como nós. Do povo

  21. Ae Marcel desde quando o CÚrintia representou a seleção??? Não viaja! O único time que fez isso foi o glorioso Palmeiras, e outra que seleção é essa chamada Arsenal??? Q Pais é esse? Q eu saiba este é um time da Inglaterra…

    HAHUAHAUHUAHUAHA… Só fala merda! Esses CÚrinthiÂNUS não sabem de nada!!!

  22. O BELUZZZO ESTA TRILHANDO O CAMINHO DO ADEMIR DA GUIA (NA POLÍTICA),ISTO EXPLICA O BOM TRANSITO NO MEIO,O DISCURSO”ESTOU PRESIDENTE” E A ATITUDE NOBRE DE ESTAR NO MEIO DA REVERBERANTE TORCIDA ALVI VERDE…

  23. Esperamos que não seja apenas uma modinha do SR que preside o palmeiras, tem que assitir todos os jogos com os torcedores, vamo vê se o cara aguenta

  24. Ao meu amigo Fábio ,(só pau lino) realmente o sr. Beluzo fala o portugues corretamente, isto não é mais do que nossa obrigação, mas temos um exemplo o sr Collor de Mello também fala o portugues correto, e onde ele levou o nosso pais? Hoje temos um presidente que não é tão “escolado”,como os outros, mas,o país também é outro, ou não?

  25. BELUZZO é BELUZZO o resto é resto.. presidente do timinho da marginal sem numero assistiu só o final do paulista para fazer a media em 2008… veja se no paulista deste ano ele ficou com os Maloqueiros.?? ND e ainda por cima quase se queima no carro alegorico levantando a taça.

  26. Cmo Palmeirense me orgulho de Beluzzo! Eu iria no lançamento se fosse em~São Paulo, mas digo, a próxima vez que eu der uma passadinha no Rio, vou querer conhecer a livraria travessa que me falam tão bem.

  27. Ah somente o Belluzzo para fazer isso. Ele é um revolucionário .e ético.
    100% Belluzo.
    Parabénsssssss pela reportagem e viva meu Palmeiras queridoooooooooooooo:p
    Viva São Marcossssssssssssss

  28. Parabens pela reportagem!
    Professor BELLUZZO, e o mais ilustre dos palmeirense, nos deu a Parmalat, muitos titulos e alegrias, agora aonde sempre deferia
    estar no comando da Gloriosa Academia! Obrigado professor!

  29. sou palmeirense com orgulho; temos um grande goleiro (Marcos), um bom cabeça de área (Pierre), um belo Centro-Avante (Keirrison), jogadores de médios para irregulares como Diego Souza, Cleitom Xavier, Armero; temos aí despontando um jogador carrega piano (Souza) que na minha opinião não pode mais sair do time em virtude do esquema de jogo fragil do nosso time; infelizmente nosso técnico não atravessa uma boa fase, pois nosso time não tem variações de esquema de jogo, não tem peças de reposição a altura no banco, falta maior agressividade e objetividade na ora de atacar, bem como na ora de defender, nossos zagueiros são frageis, por isso temos que defender em bloco para não corrermos riscos; e que substituição foi aquela la na Ilha, tirar o K9 e o Diego Souza, mesmo que estivessem cançados foi muito infeliz pois os dois estavam segurando a defesa adversaria lá atras e numa jogada isolada poderiam resolver o jogo a nosso favor, prova de que a má fase está atrapalhando nosso tecnico; ele expôs o time a levar a pressão mais cedo do que seria o obvio; eu fico pensando a quantidade de gols a mais o K9 estaria fazendo se nosso técnico tivesse se esforçado mais para segurar o Valdivia no time, jogador que parte para cima, tem habilidade, visão de jogo, estava completamente bem instalado em SP, e o que é mais importante, gosta do Palmeiras, essa instituição que tantos jogadores já “revelou” e no caso dele(Valdivia) não foi diferente, mas temos que pensar no futuro, que me preocupa muito; o Campeonato Brasileiro é longo e o risco de rebaixamento mais uma vez me preocupa, pois com esse time não sei não! se o São Marcos se machucar, temos outro goleiro a altura, o Bruno que me perdoe, mas é fraco, não aguenta pressão não; e se o Pierre machucar, temos quem com as mesmas caracteristicas, com a mesma vontade de jogar futebol que esse cara tem, não desmerecendo os demais, mas para ser um vencedor tem que ter o algo mais, tirar de si mesmo o além do que sua vontade pode fazer e acima de tudo ser profissional o bastante para admitir os erros e mudar suas atitudes, só assim vc consegue o respeito e a admiração até dos rivais, caso esse como o de São Marcos; Luxemburgo! acho que chegou a hora de repensar o time, fazer novas ordens táticas, mexer com o brio e os animos dos jogadores; Marquinhos e Willians são jogadores fracos, acho uma contratação errada, não temos outro centro avante e precisamos urgente disso bem como um jogador de meio campo estilo Alex ou Djalminha, mestre na arte de jogar e organizar um meio de campo; para fechar desejo que tudo isso que escrevi tenha entendimento como algo construtivo qdo os leitores analisarem tudo que escrevi, pois sou um torcedor que gosta do futebol como um todo e como bom palmeirense me preocupo em ver meu time no topo de todos os campeonatos que disputamos; para para pensar!!!!!!

  30. É uma figura de alto nível intelectual e me parece cordato, além de ter uma relação honrada e construtiva com os demais clubes. Tomara que o Belluzzo seja um padrão que se tornará cada vez mais frequentes no futebol. (p.s.: não sou palmeirense)

  31. Fernando Carvalho, ex-presidente e atual Vice de futebol do Inter pode ir aonde quiser e a qualquer momento na torcida do Inter que será recebido como herói. É considerado por muitos a figura mais importante dos 100 anos do clube.

    Se o clube ganhar, ele sai aplaudido, se o clube perder, ele sai aplaudido. Se o time fizer fiasco em campo e for vaiado e ele estiver no meio da torcida, sai aplaudido. É a única unanimidade que ví na vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *