Rivalidade entre Rio e SP no futebol está de volta

Rivalidade entre Rio e SP no futebol está de volta

O sempre sensato e elegante Lédio Carmona, comentarista do SporTV, escreveu em seu Twitter na quinta-feira: “O futebol, como um todo, está fora do tom. Discursos e atitudes raivosas por todos os lados. Me confesso assustado com tudo isso.”

Creio que Lédio referia-se, especificamente, à briga entre dois jogadores do Palmeiras, no intervalo da partida contra o Grêmio, mas também a uma série de outros episódios recentes. “Rivalidade e acirramento é uma coisa. Mas a sociedade do futebol está passando do ponto. Pensem nisso”, escreveu. E ainda: “A sociedade da bola é totalmente IN: Insensata, Intolerante, Invasiva, Insana, Insuportável…”

Todos nós, apaixonados por futebol, temos o hábito de exigir “profissionalismo” dos atores envolvidos neste mundo – jogadores, técnicos, dirigentes, árbitros e mesmo comentaristas. Por trás desta cobrança está a idéia de que todas essas figuras são remuneradas, logo, tem obrigações, deveres e compromissos.

Assim como exigimos conhecimento do médico que nos atende, educação do caixa no banco e pontualidade na entrega da loja, esperamos que o jogador do nosso time seja eficiente em campo, dentro da posição que é escalado, que o dirigente defenda o nosso clube da melhor forma possível, que o árbitro domine as regras do esporte e que o jornalista esportivo seja isento.

O problema todo é conciliar as nossas exigências com a paixão. Nisso, o esporte se diferencia de todas as outras atividades. Ninguém tolera um juiz ladrão, mas você já viu algum torcedor reclamar quando o próprio time é beneficiado por erro de arbitragem? Torcedor odeia cartola corrupto, mas se a ação dele, nos bastidores, ajudar o seu time, você é capaz até de votar no sujeito para deputado federal nas próximas eleições.

Para piorar, muitos dos atores envolvidos no mundo do futebol, apesar de profissionais, também não conseguem controlar sua paixão. Brigas entre jogadores do mesmo time, brigas entre dirigentes esportivos, acusações variadas e teorias da conspiração prosperam no momento em que o Brasileiro se aproxima do fim com um grau de competição nunca visto antes, tanto no alto quanto no fim da tabela.

Os ânimos de todos os envolvidos parecem mais exaltados do que nunca. E dentro dessa confusão toda, reaparece um elemento que andava adormecido – a rivalidade entre Rio e São Paulo. Muito por culpa do desempenho pífio dos times cariocas nos últimos anos, esse bairrismo andava sumido do teatro das paixões do futebol. Mas voltou com tudo nas últimas semanas, em função do bom momento do Flamengo. Infelizmente, prevejo ainda muita baixaria até o final do campeonato.

36 Replies to “Rivalidade entre Rio e SP no futebol está de volta”

  1. O que mais preocupa é a falta de critério so STJC – Superior Tribunal de Justiça CARIOCA, embora sãopaulino, eu não posso compactuar com apenas 3 jogos de suspensão para o Borges, deveria ser mais pois ele agrediu o Tulio. Agora 3 jogos para o Jean é brincadeira. se ele não hovesse tomado o primeiro amarelo naquele jogo contra o Grêmio não teria sido expulso e consequentemente não seria julgado … Só uma CARIOCADA FLAMENGUERA explica isso.

  2. Mauricio, muito bom seu comentário,acrescendo e valorizando a posição do Lédio em seu artigo.Veja só,eu como voce, sou botafoguense portanto neste ano não tenho nada a comemorar e muito menos me meter em problemas de S.Paulo ( Que se acha o maior prejudicado em seus interesses) Flamengo e Palmeiras.Mas veja só: Dois jogadores do S.Paulo brigam entre si em campo e nada lhes acontece.Dois jogadores do Palmeiras brigam no final do primeiro tempo e são expulsos pelo juiz.
    Dois jogadores do Barueri insinuam promessa de prêmio para derrotar o Flamengo o que de fato ocorreu( a vitória que fique claro).O Flamengo bota a boca no trombone e a Diretoria do Barueri suspende estes jogadores exatamente antes de seu jogo contra o S.Paulo.No meio deste lamaçal de dúvidas ficamos nós torcedores que queremos apenas ver nosssos times jogarem e ganharem ,empatarem ou perderem e somos obrigados a ficar discutindo esta avalanche de erros de juizes sabendo que tudo não passa de um imenso circo armado por dirigentes que de honestidade não teem nada.Infelizmente o Botafogo que foi, realmente, o grande prejudicado neste campeonato fajuto está bem próximo de amargar sua segunda queda para uma divisão menor.Abraços

  3. Concordo. O que anda acontecendo no mundo do futebol chega a ser assustador, com grandes probabilidades de não ter um basta, porque para os interessados (dirigentes, técnicos, jogadores) deve estar bom assim .

    Para mim, o campeonato deixou de ser emocionante, virou um festival de horrores protagonizado por dirigentes beirando a insanidade, jogadores medíocres e pouco profissionais e arbitragem… o que dizer da arbitragem…..
    Que nojeira!
    Torcer é divertido. Futebol é apaixonante. Mas não está dando para se divertir muito. Cadê o futebol?

  4. A questão toda é que o Flamengo tem time e está jogando bem mas, o que não pode ocorrer é ter dois pesos e duas medidas exemplo: Quando invadiram o Maracanã para abraçar o Adriano, o STJD absolveu o Flamengo de culpa, quando acontece a mesma coisa com o São Paulo, 1 jogo de punição. Quando os jogadores do Flamengo foram julgados 1 jogo apenas, quando o coitado do Jean foi julgado 3 jogos e não me referi aos outros pois sou honesto e acho que tiveram o que mereceram. E mais, quando o Rogerio defendeu o penalti do patckovic ( sei la como escreve) mandaram voltar, quando o goleiro do Flamengo escandalosamente pula no pescoço do cobrador, nada. Por isso é que achamos tudo uma armação e pior, quando é que vão mudar este tribunal para Brasília ?

  5. Não existe rivalidade entre SP e RJ, o que existe é muita ofensa e baixaria entre torcedores.
    O s comentarios não são feitos somente por São Paulinos e Flamenguistas, tem todo tipo de torcedor, do Vasco, Fluminense, Botafogo, corinthians e etc. Todos xingando o Clube do Flamengo e os torcedores. A baixaria é total e conta com a conivencia de alguns comentaristas esportivos.

  6. Eles fazem de tudo para que na mão grande os times falidos, desorganizados do RJ vença os de SP, que são muito melhores independente das trapalhadas de corinthias e palmeiras.
    só roubando para tirar o título do maior de todos.

  7. mais uma vez a imprensa paulista se cala. tudo esta armdo para o FLAMENGO ser campeão e nehum carioca cair, senão vejamos; o SPFC teve tres importantes jogadores suspenso por 3 jogos e sem direito a efeito suspensivo. o mesmo SPFC vai ter de jogar um jogo fora do Morumbi apenas pq um e apenas um torcedor ( que nem se sabe se era torcedor so SPFC ) invadiu o campo e finalmente o Corinthians vai ter de jogar fora da capital com o Flamengo, já que longe da torcida os jogadores ( 3 JÁ SE DECLARARAM TORCEDORES DO fLAMENGO ) poderão amolecer o jogo mais facilmente, a unica chance que o SPFC tem de ser campeão é ganhar os tres jogos conquistanto os nove pontos em disputa

  8. Somente agora a imprensa e a torcida paulista se deram conta de que a CBF, a comissão de arbitragem e o STJD favorecem os times do Rio e, de forma acintosa, o Flamengo. Nós mineiros, principalmente os Atleticanos, já fomos roubados pelo Aragão (1980), pelo (argh!) Wright (1981), pelo Simon (2007), entre tantos outros. E é batata! Roubou do Galo, tem emprego garantido na Globo! Mas não são só os cariocas não! O Sr. Arnaldo César Coelho, na final de 77, contra o São Paulo, não viu que “a regra é clara” e não expulsou o Neca e o Chicão. Quebraram o Ângelo! O Sr. Márcio Resende de Freitas (MG) anulou 3 gols do Galo contra “as meninas” e deixou de marcar um pênalti claro para o Atlético na final de 1999, e hoje também é comentarista. Para finalizar, quem disse que o Flamengo tem 5 campeonatos brasileiros? Ah, já sei: a Globo e os próprios flamenguistas!
    Quem sabe este ano?

  9. Parece até piada, mas o sao paulo tem sido beneficiado constantemente e tem tido ainda muuuuuuita sorte neste ano.
    O q incomoda no sao paulo é q ele realmente estava morto no campeonato e retornou e esta na muvuca pra ser campeao de novo, com sorte ou nao, com ajuda ou não, está lá de novo … isso incomoda mesmo.

    Mas já que o sao paulo ta se achando injsutiçado, basta lembrar o q o amigo disse acima, que os dois do sao paulo deveriam ter sido expulsos naquele jogo, e o sao paulo teria de ter perdido o jogo …. e isso é irrecuperavel.

  10. É uma pena achar que estão tentando favorecer o flamengo.
    Não existe nenhum fato concreto. O problema é que a paulistada é muito esquicidinha. Principalmente os bambis torcedores do SP.
    Será que ninguém lembra o fato do Juan ano passado ter pego um gancho no brasileiro por ter brigado no Campeonato Carioca e o Diego Souza ficou sem punição nenhuma mesmo tendo feito a mesma coisa ?
    E o que falar das vezes em que o Flamengo teve que jogar em volta redonda, devido a reformas no Maracanã.
    Agora só por que o corinthians vai jogar fora do Pacaembu acham que é favorecimento.
    Bom vou curtir uma praia

  11. A CARIOCADA quer levar o campeonato na mão grande! A final, faz quanto tempo que um time carioca ganha alguma coisa???
    Querem levar a todo custo! Tem também o fato do São Paulo ser TETRA seguido e somar 6 campeonatos no total (HEXA), aumentando ainda mais a diferença para este FRAMENGO que aí está. Com dívidas até as calças, mas com $$$ para pagar salários de Imperador, Maldonado, Pet e compania!
    Temos o fato, também, de os cariocas terem que amargar o rebaixamento de 2 times seus, no ano em que comemoraram a Olimpíadas 2016 (que entre nós – será uma furada). Eu, não vou! Tõ fora! Tô fora, para não ser furado por uma AK-47.
    Tenho dito…

  12. 1-Só para lembrar, o Flamengo teve um gol legal anulado contra o Náutico, dentro do Maracanã, na primeira fase do campeonato. O Jogo terminou em 1 X 1.

    2-Somemos isso às expulsões de Hugo e André Dias, contra o Vitória, que não ocorreram, o que levaria o São Paulo, provavelmente a uma derrota.

    3-O saldo final seria uma vantagem de 5 pontos do Flamengo em relação ao São Paulo (descontando as demais vezes que o São Paulo foi beneficiado pela arbitragem, que não foram poucas).

    Vamos considerar que a repetição do Pênalti do Pet foi um erro, o que levaria o jogo entre São Paulo e Flamengo no Maracanã ao empate.

    O Flamengo continuaria líder do campeonato, com 3 pontos de vantagem.

    Ainda, se considerarmos que o primeiro gol do Barueri foi impedido, podemos imaginar que o resultado do jogo fosse outro, um empate ou vitória do Flamengo.

    CONCLUSÃO: Os BAMBIS são DESCARADAMENTE FAVORECIDOS E AINDA RECLAMAM.

  13. Sou Palmeirense e não tenho mais chances de ser campeão , restam São Paulo e Flamengo, mas o que esta mais irritando e desmoralizando o campeonato é o STJD , pois é totalmente parcial em relação aos times do Rio . Onde esta a Federação Paulista de Futebol neste momento .

  14. Seu post está perfeito. E digo mais: acho que o problema que você e o Lédio estão expondo transcende o futebol. De modo geral, não é isso que a gente está vendo na política, por exemplo? “Não é ilegal se me favorece”, “o meu lado está sempre certo, não importa a questão”, a falta de educação e de ética quando esperamos profissionalismo, seriedade e austeridade dos políticos. Acho que estamos vivendo esse momento no Brasil de hoje.

  15. Como eu tenho pena do SP.
    Olhem nos últimos 04 anos qtos jogos o SP foi beneficiado.
    O meu coitado Botafogo que é do RJ foi roubado escandalosamente contra:
    Corinthians -Penalty enexistente, outro Gol a bola saiu 38 cm (ver tira teima) gol de falta que não existiu e para tentar justificar validaram um gol do André Lima feito de mão.
    – Contra o Cruzeiro dois penaltys não marcados.
    – Contra o Atlético PR – Gol. impedido com 2 metros.
    – Contra o Gremio.
    – Contra o palmeiras (primeiro turno) estava 1 X 0 para o botafogo, Lúcio Flávio derrubado escadalosamente na área e o Juiz não marcxou nada.
    – Contra o Flamengo – O Bruno avançou mais de um metro na cobrança do penalty e nada.
    – Contra o Vitória da Bahia (1º turno 4 X 3) dois gols impedidos,
    Para ser honesto o Botafogo foi beneficiado contra o Nautico pois o goleiro Jefferson fez uma falta, foi penalty e era para ser expulso e o Juiz, que tinha roubado dois jogos antes não marcou nada.
    Mas Paulistas vejam também.
    Palmeiras foi beneficiado contra Flamengo, contra Cruzeiro, contra Avaí sem falar no gol contra o Sport.
    São Paulo – Benefiaciado em vários jogos ( ver a briga do Hugo X André) e o juiz não os expulsou. Rogério ceni era para poegar uns 05 jogos com aquela tesoura voadora e passar 05 minutos em campo ganhando tempo e o Simon ~só deu 03 minutos.
    O Futebol de SP foi quem levou vantagem com a historia do tal Edilson ( Sem falar no título do Corinthians contra Brasiliense9Copa do Brasil) e Inter com a historia do Edilson.
    Realmente é uma vergonha

  16. Estão todos dizendo que o São Paulo vai ser campeão, então por que essa preocupação de culpar o Flamengo de ser favorecido? Ou o São Paulo não se garante? Ou esta amarelando que nem o Palmeiras? Acho que o Flamengo esta incomodando muito mais que o São Paulo na liderança.
    Todos só se preocupam em falar do Flamengo. Que o Flamengo é isso é aquilo e etc. Paulista é assim, quando o bicho pega, coloca a culpa em alguém, agora é no STJD amanhã é no juiz e depois e na CBF. PALHAÇADA

  17. O acirramento dos sentimentos, dos paulistas e dos cariocas são normais, visto que São Paulo e Flamengo disputam o campeonato brasileiro, quanto as atitudes dentro de campo, ora traduzem a tenção para ganhar a disputa, tanto no caso saõpaulino, quanto no palmeirense, dizer que isto é culpa de dirigentes passionais, também não deixa de ser verdade, pois o Botafogo quando da administração Bebeto de Freitas, vez ou outra ia as vias de fato, como se futebol fosse uma guerra, pois isto posto costumo dizer que o futebol de hoje está ficando chato, não pode ter drible, não pode ter pontas natos, meias natos, não pode ter provocação, e aí? Cade a alma brasileira de jogar bola, aquilo que nos leva a sermos pentacampeões mundiais onde foi parar? cobramos o profissionalismo dentro de campo, mas devemos retomar o futebol espetáculo, saudades do Telê Santana, como era bonito assistir Rai e cia ltda jogando futebol, ganhando dos melhores times do mundo, provando que o berço do futebol é o Brasil…….

  18. O problema todo é que os paulistas achavam que mais um time de São Paulo ganharia o campeonto ( Corintians, Palmeiras ou São Paulo). O fato é que eles foram incompetentes, não conseguiram se consolidar na liderança e deixaram o Flamengo, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Internacional chegarem e estão vendo a chance de um deles ser campeão e estarem na libertadores com muita competência por sinal e agora vem a chiadeira por questões outras que sempre aconteceram a favor deles e contra os demais clubes que nada tem a ver com os fatos. Quando os juízes errram a seu favor tudo bem faz parte do esporte, agora quando é contra eles… Cantar vitória antes do tempo é burrice, pois os outros times tem jogadores que jogam e estão alí pra ganhar também, e agora tem a oportunidade de serem contratados por grandes clubes da Europa, coisa que os times do São Paulo e Palmeiras terão concorrentes fortes agora; antes eles achavam que iam ganhar todos. Abraços!

  19. O Cláudio, que escreveu às 18:45, está com razão. Os times de São Paulo cansaram de ganhar com falhas dos juízes, propositais ou não, principalmente o São Paulo. Vários times forma prejudicados, graças a isso, principalmente quando envolvia os times do Rio. Chega a ser engraçado quando vejo Ricardo Gomes reclamar. O Muricy, então, nem se fala. Quando o gol do Obina foi anulado, foi um Deus nos acuda. Mas quando o mesmo Palmeiras foi beneficiado quando o juizinho apitou o impedimento (correto ou não) fazendo todos pararem e facilitando o gol, eles acharam muito engraçado e muito bom. Como dizem, farinha pouca, meu pirão primeiro.

  20. Não poupo.Analize o retrospecto dos jogos em que os times do RJ foram “ajudados por arbitragem” e as punições impostas a estes .São inversamente desproporcionais .Os erros de arbitragem comtra times do RJ têem pesso muito maior em possiveis punições á arbitragem e clubes. E meu caro deve concordar que o Flamengo é o “Todo Poderoso” do Rio.

  21. Esta briga bairrista, por causa do futebol, e tão rançosa que perdeu a graça já há muito tempo. Não tem mais essa de que o meu futebol é melhor que o seu. Tem que se falar em resultados, em estrutura, em recursos disponíveis, etc… etc… etc… os números estão aí para serem vistos. Neste aspecto a diferença é gritante, neste momento. E é claro, isto não é permanente, uma verdade eterna.

    O Lédio tem razão nas suas assertivas, toda esta discussão é muito chata. Pois não chega a fim algum. E o pior que é alimentada pela própria mídia. Hoje num programa do Sportv, o Marcelo Barreto, colega do Lédio disse que muitos dos membros da imprensa usam sua camisa de torcedor por baixo e deixa isso latente em seus comentários. Concordo plenamente com ele, pois no próprio programa isto ficou latente, nas participações partidaristas dos comentaristas presentes, nos quais se destaca o seu colega Telmo.

    Eu, pra resumir esta discussão, costumo dizer, que o Rio de Janeiro é o bairro mais bonito de São Paulo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *