Roberto Carlos agradece os jornalistas por perguntas fáceis

Roberto Carlos agradece os jornalistas por perguntas fáceis

Passei a segunda-feira entre Búzios e Angra dos Reis, a bordo do navio Costa Mágica, que hospedou o projeto “Emoções em Alto-Mar”. Desde 2005, Roberto Carlos vem promovendo esse cruzeiro marítimo, com grande sucesso. Os mais de 3 mil passageiros desfrutam de todas as regalias de uma viagem deste tipo além do direito de assistir a um show do Rei e sonhar com a possibilidade (remota) de cruzar com ele no navio em algum momento, ao longo dos quatro dias do passeio.

Escrevi uma reportagem, “Roberto Carlos vende o sonho de ‘cantar e dormir sob o mesmo teto’ das fãs”, publicada ontem no Último Segundo. No texto, eu conto que pesquisas realizadas com passageiros dos primeiros cruzeiros mostraram que eles se sentiram frustrados pelo pouco contato com Roberto ao longo da viagem. Para atenuar este problema, a produção resolveu permitir a participação do público na entrevista coletiva que Roberto sempre concede a bordo. Quatrocentos convites são sorteados a passageiros, que ainda tem o direito a levar um acompanhante.

Assim, a entrevista transforma-se num evento do cruzeiro, com a participação de 800 passageiros, mulheres em sua a grande maioria, fãs do cantor. Realizado num teatro, o diálogo de Roberto com os repórteres é sublinhado por aplausos, gritos e assovios do público. O cantor estava muito bem-humorado e descontraído ao longo da conversa, na qual falou de seus próximos trabalhos (um pouco) e de sua vida pessoal (muito). O resultado da entrevista está no texto que eu enviei do navio, “Aos 50 anos de carreira, Roberto Carlos diz ter ‘pânico’ de envelhecer e admite ‘puxadinha’ no pescoço”, publicado ainda na segunda-feira.

Roberto costuma dar uma ou duas entrevistas por ano – esta conversa no navio, assistida por 800 fãs, deixará o cantor livre da obrigação de falar até o final do ano, quando deve lançar um disco com canções inéditas, o que não faz há um bom tempo. Ao final da entrevista, Roberto agradeceu a presença das espectadoras e dos jornalistas. “Eu queria agradecer a todos os jornalistas”, começou dizendo e parou, para escolher a palavra certa… “Vocês foram muito razoáveis comigo”.

Devo dizer que me senti mal com o elogio. Entendi que o cantor achou as perguntas fáceis, pouco incômodas. Houve, é verdade, várias perguntas difíceis, que o cantor respondeu pela metade. Também houve perguntas que ele fingiu não ter entendido e aproveitou para falar de outros assuntos. Mas houve realmente um festival de bolas levantadas para o Rei cortar. Em todo caso, reproduzo as duas perguntas que fiz e as duas respostas de Roberto:

Pergunta: Eu sei que você escolheu o ano de 1959 como marco inicial para comemorar os seus 50 anos de carreira. Mas eu li recentemente a biografia do Carlos Imperial e vi que o ano de 1958 não foi menos importante. Você se apresentou várias vezes no Clube do Rock, cantou na TV Tupi e até participou de um filme. Ao comemorar 50 anos de carreira em 2009 você não estaria apagando de sua história musical o que veio antes?
Resposta:
Se eu fosse pensar assim, teria que considerar o meu início quando eu tinha 9 anos e cantei em Cachoeiro de Itapemirim. Escolhi 1959 porque foi o ano em que comecei a cantar profissionalmente na boate Plaza como crooner. Ali eu me senti um profissional da música, vivendo da música.

Pergunta: Você disse que vai lançar um disco de inéditas em 2009. Poderia adiantar alguns detalhes?
Resposta:
Não posso falar muita coisa, ainda. Já tenho algumas músicas prontas, que eu fiz sozinho, algumas que eu fiz com o Erasmo e duas ou três de outros compositores. Vai ser um disco atual, compatível com o meu estilo. Mas vou adicionar algo de moderno.

63 Replies to “Roberto Carlos agradece os jornalistas por perguntas fáceis”

  1. Com mesa de som simples sem tantos recursos tecnologicos, será que algum artista toparia gravar seu cd?

  2. Falar deste belo cantor Romantico para muito, dos anos

    60.70.80.90 2000. e assim por diante e o eterno

    REI………………

    que Deus Olhe sempre para ele bicho………………………………………………………

  3. Falar deste Belo Cantor Romantico não vai existir outro.

    igual essa belas musicas romanticas, que saudades..

    sou muito fã dele hoje tenho 54 anos, minha infançia,

    e todo dele…….

    QUE DEUS OLHE SEMPRE PARA ELE…………………………………….

  4. Realmente mesmo sem gravar a um bom tempo ele é o maior; gostaria muito que ele incluisse em seu próximo trabalho algo que lembrasse seu estilo em 1968. O único problema do Rei é que ele é Vascaino e eu Tricolor mas não tem nada não.

  5. Sou tão fã de Roberto que muita gente,afirma que eu gosto das musicas do Rei,mais do que ele próprio.Algumas musicas que ele pouco canta em shows , são as minhas prediletas:ALELUIA E AS BALEIAS,são duas melodias de rara qualidade.A frase :”NÃO É POSSÍVEL QUE VOCE SUPORTE A BARRA DE OLHAR NOS OLHOS DO QUE MORRE EM TUAS MÃOS “é uma frase extremamente forte e atual,não é só o que fazemos com as baleias,mas sim com toda a natureza.

  6. nao tenho como dizer como o rei entra na vida das pessoas mas, tenho um amigo chamado joao evangelista que no bairro de vista alegre rj e que é fa dele ,gostaria que ele me enviasse uma foto autografada para presentea-lo.
    resido na avenida sao felix 588 casa 01 fundos cep 21235610 no bairro de vista alegre rj e a minha vó era a costureira dele (dna edméa barbosa) trabalhou na casa do rei

  7. Sou do tempo da jovem guarda , nos anos de ouro da musica brasileira e as de fora. Fui sempre fã assiduo do REI mas confesso que algo me incomoda: Tenho a impressao que o Rei nao aceita envelhecer e viver a realidade de agora . Ficou cheio de manias, usa sempre o mesmo tipo e cores de roupa,etc.Acho que a sua juventude foi boa demais por isso nao quer perde-la.
    So os fãs podem ajuda-lo a enfrentar a dureza da idade e mostrar que enquanto se vive , o tempo é sempre bom. Foi ele quem nos ajudou a crescer, amadurecer ,ficar mais experiente. e esteve sempre presente em nossas vidas. E tudo se renova gracas ao tempo. O nosso carinho de fãs fara que Ele se recupere desse modo de agir.Viva o agora querido REI!!!!

  8. se ate hj ele continua fazendo sucesso é porque é bom mesmo..apesar de nao ser fã,admiro quem se mantem por tanto tempo sendo aplaudido e amado .parabens!!!

  9. foi com a musica do rei,amada amante que conheci a minha esposa estou casado a 32 anos,graca ao rei,conheci a outra metade da minha vida.

  10. Essa é uma das aberrações da música brasileira. Eu particularmente prefiro o Erasmo, responsável pelas melhores composições da dupla, mas a maioria prefere a breguice do “rei”(já começa brega pelo apelido)…
    Isso é Brasil…

  11. Ter um cantor que conseguiu cantar o amor por todos estes anos realmente é uma dádiva para nós que compartilhamos na mesma sintonia.

  12. REI ele sera sempre pois encantou e continua encantando toda um geração que cresceu com ele e suas musicas, cada uma na epoca certa do seu pensamento……mais que isso, suas musicas, letras, tem despertado gerações recentes que ficam maravilhadas com o sentido de cada canção em suas vidas…..cresci com ele e envelheço com ele…..nao tem pra mais ninguem no estilo dele…….vai meu REI…

  13. Ser grandiosamente abençoado por Deus incomoda muita gente
    Respeitar opnião,geito de ser,pensar são atos raramente usados pelos nossos semelhantes.Bola pra frente meu Rei.
    Você não é simplismente um Rei. Você é o cara Roberto Carlos.
    Sorria seja muito feliz pois você merece.Afinal de contas
    você ja fez e continua fazendo muita gente feliz com suas canções
    Te amo de montão Felicidades sempre.

  14. Vai meu REI, nao tenha tando medo da velhice nao, ela é um insulto, é verdade, mas fazer o que, chega pra todo mundo, então, de um arrrumadinha aqui outra ali, nada forte de mais, mais assim como uma manutenção e…..vai em frente me REI, ou vem quem sabe….

  15. Vai meu REI, nao tenha tanto medo da velhice nao, ela é um insulto, é verdade, mas fazer o que, chega pra todo mundo, então, de uma arrumadinha aqui outra li, nada forte de mais, mais assim como uma manutenção e…..vai em frente meu REI, ou VEM quem sabe….

  16. Que pena que ainda exista pessoas como esse luca, aí em cima, né.
    Falar mal da vida pessoal de um artista que é unanimidade nacional me parece dor de cotovelo.
    Parabéns, Roberto. Você ainda continua encantando milhões de pessoas.

  17. Acho que musicalmente o Roberto poderia caprichar um pouco mais no seu repertório. Incluir alguns rocks, “de leve”, seria uma boa pedida. Acredito que ajudaria ele a se sentir mais jovem.
    De qualquer modo, não deve haver um brasileiro que não tenha sua vida marcada, em algum momento, por uma das músicas do Roberto. O cara parece ser eterno.

    Kino

  18. ROBERTO TENHO APENAS SEIS ANOS MAS MEU SONHO É ASSISTIR UM SHOW TEU, SOU DE PORTO ALEGRE E TENHO CERTEZA QUE LOGO CONSEGUREI REALIZA-LO.
    TE AMO BEIJOS;

  19. Eu ti amo Roberto!!! A musica que marcou a minha vida foi DETALHES, linda, maravilhosa. Beijos, continuarei sua Fã eternamente!

  20. Esse Roberto Carlos tem seu público e sua fama é resultado do tempo que vem permanecendo em evidência, mercê de um poderoso esquema de mídia.
    Eu o conheço desde que assisti a uma apresentação sua num pequeno clube em Vila Isabel, no Rio de Janeiro. Naquela época dava para dar tapinha nas costas e dizer:” E aí, Robertão, tudo jóia?” Não cheguei a isso porque eu tinha uns 10 anos de idade. Ficou para os galalaus da turma.
    Agora falando sério. Acho que já é tempo desse cantor assumir alguma posição política e mostrar o que passa por sua cabeça branca. Não é possível mais ver alguém ser tratado como astro e saber que se trata de alguém que age como se fosse inteiramente alienado. Que pensa ele sobre o meio ambiente? sobre a pobreza e a fome no mundo? sobre o Brasil, o que sabe ele sobre o Brasil? E porque ninguém cobra dele essas coisas?
    Penso que nosso blogueiro perdeu essa chance e fez duas perguntas de pouco valor. Uma de adolescente CDF e outra de adolescente burro.
    Caraca!

  21. tenho 61 anos e não precisa nem dizer se sou fã de Roberto Carlos, esse cara me causa tantas emoções bicho

  22. Acho engraçado as pessoas escreverem que fazer show em navio pode ser fim de carreira…..e que se não tivesse um bom som ele não venderia? Caraca, o cara esta cantando desde 1959, ele não precisa de nada para cantar, ele canta sem som, pessos não sabem o que é musica ai falam asneiras;Me diga um cantor que esta a tanto tempo em evidencia e qual quer show que faça os ingressos acabam em horas. Ele canta para elites? VOCES QUE ESCREVEM ISSO, NÃO DARIAM 1 REAL PARA VER UM SHOW DE QUALIDADE, MAIS GASTAM 100 REAIS PARA TOMAR BIRITA……..

  23. Olá!
    Muito saudável e feliz em suas respostas o nosso Rei! Mas, gostaria de surgerir a imprensa de um modo geral, que perguntassem a ele a respeito dos Covers que trabalham suas musicas, levando toda sua história a lugares infinitamente desconhecidos por ele e imaginarios! O que ele acha desse trabalho? E a quem cabe algum destaque?

  24. Os que apareceram para falar mal do rei,não representa 10%,portanto voces fazem parte da grande minoria ou simplesmente invejosos.Os que conhecem verdadeiramente seu trabalho,sabem que ainda jovem o rei comandou a juventude e de quebra ganhou o festival de SAN-REMO,na Italia e permanece na mídia,mesmo preservando sua imagem.
    Pergunto porque até agora não apareceu alguem para substitui-lo?Onde estão voces , bestas ,metidos a revolucionários.

  25. Este babaca de Lucas, é um burro, so pode gostar destas porcarias que tem hoje em dia, como funck e tantas merdas que existe, acompanho Roberto Carlos desde 1964, portanto, 45 anos e vi que ali estava um autêntico cantor para todas as idades.
    Hoje, Idosos, adolescentes, crianças, seja indiretamente ouvindo
    em outras vozes, canções do RC, muita vezes estão ouvindo e nem sabe que é de RC, portanto ademiro e aprovo o título de “Rei” Roberto Carlos.

  26. Em 1967 ou 68, não me lembro bem, quando Roberto saiu da jóvem guarda (record), um jornal paulista publicou uma foto dele em página inteira dizendo:”E AGORA , CARA!” achando que ele estava desempregado e que sua carreira tinha chegado ao fim. Roberto deu a volta por cima foi para Itália e ganhou o festival de San Remo com a música “Canzone per te”. Quando regressou a o Brasil, as “Candinhas” da vida tiveram que engulir em seco a nova fase de Rei.
    ROBERTO ETERNO REI!

  27. Os maiores roqueiros deste país já regravaram Roberto e chegaram ao topo da parada ,vide “É PRECISO SABER VIVER”.ALÉM DO HORIZONTE” e outras dezenas de cantores já fizeram o mesmo:PAULO RICARDO,DANIEL,MARIA BETHANIA,não dá para enumerar .Cantores de A a Z ,já fizeram sucesso com musicas do fenômeno ROBERTO CARLOS.Portanto é isso aí.Onde estão voces ,bestas metidos a revolucionários?

  28. Sou fã do Roberto Carlos desde a jovem guarda, sou cantor, escroitor e compositor também, Mandei uma música de minha autoria, para o Rei Roberto Carlos, analisar. Enviada pelo reponsável do fã Club da grande Florianópolis. Ele ficou de entregar a letra da música com a gravação em fita cassete, em mãos do rei. Espero que ele tenha entregue. É UMA MÚSICA INÉDITA – vamos esperar praver se chegou nele… e, se ele pretende gravá-la ou até quem sabe ele já gravou pra este ano tem duas ou três musicas de compositores desconhecidos, como ele mesmo comenta.

  29. Sou fã do Roberto Carlos desde a jovem guarda, sou cantor, escritor e compositor também, Mandei uma música de minha autoria, para o Rei Roberto Carlos, analisar. Enviada pelo reponsável do fã Club da grande Florianópolis. Ele ficou de entregar a letra da música com a gravação em fita cassete, em mãos do rei. Espero que ele tenha entregue. É UMA MÚSICA INÉDITA – vamos esperar praver se chegou nele… e, se ele pretende gravá-la ou até quem sabe ele já gravou pra este ano tem duas ou três musicas de compositores desconhecidos, como ele mesmo comentou.

  30. Vai meu REI……continua como sempre fosses, nao precisas mudar nada…..os que tentam te desmerecer, nao entendem que voce é um conjunto de encantamento, nao é só a letra, ou a voz, ou só a musica, ou ainda o seu jeito de cantar, que cativaram e continuam cativando……..é muito mais que isso, suas musicas nao ficaram paradas no tempo, cresceram conforme fomos crescendo…..é mais, é o conjunto de tudo isso e mais um tantao de voce, que embalam e encantam multidoes…….vai meu REI.

  31. Que máximo, Maurício!
    As núsicas dele são mágicas…
    Me lembro quando pequena, ouvir Roberto carlos era “cafona”, era música de “empregadinha”..Graças a Deus o mundo mudou faz tempo.
    Ele fala a linguagem que todos gostariam de falar, mas sentem vergonha, ficam acanhados ao se falar num grande amor, numa grande paixão, na perda de….
    Diz Fauzi Arap: “Todas as cartas de amor são ridículas e não seriam ridículas se não dossem cartas de amor..” Me corrija se estiver errado.
    É isso aí..a linguagem do coração é simples e Roberto Carlos sempre foi simples e hoje ele atinge todas as camadas socias que perdram a vergonha de dizer: “Eu adoro ouvir Roberto Carlos!”
    Obrigada por me brindar com essa bela matéria, Maurício.
    Um beijo
    Malu

  32. Falar em Roberto Carlos é meio complicado, porque é om aior cantor e compositor do mundo, ele é o Rei e as canções dele é imorrtal. Eu sou deu fã n] um, obrigado rei por vc existir,

  33. Esse é mais um que há mais de 30 anos só faz PORCARIA. Seu trabalho virou um autoplágio sem qualquer qualidade. Suas melodias são de uma pobreza que dá dó. Vende 10% do que vendia quando gravava músicas com alguma qualidade. Em todo Especial dele, ultimamente, apela para quem esteja em destaque, não para dar oportunidade, mas para tentar salvar seu próprio programa.

    PASSOU DA HORA DE SE APOSENTAR…

  34. falar de Roberto, é complicado, um cara simples, humilde, honesto, nesses 50 anos de carreira nunca se ouviu falar do cara envolvido com coisa erradas e adai por diante, enfim Roberto é o cara exemplo, Humildade, Sinceridade, Romantismo, Boa energia Honestidade, o cara que muitos deveriam se espelhar, mas poucos são REIS, não é ?
    Vai enfrente cara, pois a junventude hoje tem saudades de uma brasa mora.

    abraços

  35. Na minha juventude não gostava do Roberto Carlos, nem um pouco. Mas, com o passar dos tempos, e ouvindo melhor o que ele cantava, comecei a gostar e hoje gosto bastante. Mas, como disse o Reinaldo acima, também espero que ele não acabe somente cantando em navios e cruzeiros, para que simples mortais, como eu, possa assistir um show seu. Quem
    sabe?

  36. O próprio PAI disse: Não há um ser humano perfeito. Portanto, devemos reconhecer o limite de cada um de nós. Jamais atacaria esse fenomenal cantor por suas limitações, até porque não sei se eu faria o mesmo que ele já fez nessas 05 últimas décadas. Somente essa façanha já é o suficiente para atribuir-lhe respeito. Se olharmos os seus números profissionais, então esse respeito passa a ser uma obrigação. De toda sorte, é compreensível a agressão por palavra de um internauta acima, tão-somente, pelo fato do reconhecimento de nossa limitação humana. Ademais, o próprio PAI sofreu ataques bem mais ferozes e para tanto teve que entregar o próprio SANGUE. Pensemos…

  37. falar em roberto carlos é simplesmente falar de um rei especial que nos faz sentir amores, saudades, emoções, etc, ele é meu rei

  38. ROBERTO EU TENHO TANTO PRA TI FALAR MAIS COM PALAVRAS MAO SEI DIZER COMO E GRANDE O MEU AMOR POR VOCE, E VERDADE VOCE E O MEU REI QUERIDO DESDE MEUS 16 AMOS TE AMO DE PAIXAO MEU IRMAO QUERIDO PRETENDO AIINDA PODER APERTAR SUA MAO E TE DIZER QUE DEUS TE ABENCOE MEU QUERIDO IRMAO TE ADORO COMO REI E IRMAO

  39. SOU DE FLORIANOPOLIS E GOSTARIA UMA DIA QUEM SABE DE PODER TE AGRADECE POR TODA ESSAS ALEGRIAS QUE VOCE ME PROPORCIONA COM SUAS MUSICAS QUEM SABE UMA DIA TEREI A CHANCE DE PODER TE AGRADECER

  40. Bom Dia , acompanho Roberto dos anos 60 , tenho netos e um deles de tanto ouvir suas músicas comigo, é FÃ MIRIM do REI, tem 9 anos e já sabe cantar algumas músicas suas. Seu Sonho é um dia poder assistir ao VIVO seu IDOLO, o que fazer para concretizar o sonho do Euller Casali?
    VIVA O REI

  41. Falar mais o que , deste ser humano maravilhoso e abençoado e enviado por Deus!!!! Ele é tudo que uma pessoa pode reunir de bom!….. Um GENTLEMAN
    Ah! se todos os homens fossem iguais à ele! Ki maravilha viver..
    Agradeço à Deus , por várias vezes , ter tido a oportunidade de estar com ele. Gente !!!! Ele é simplesmente Maravilhosooooo!!!
    Uma pessoa gostosa de estar , Ele me parecia um Anjo Bom!
    Incrível! Perfeito! Carinhoso! Amoroso ! e não tinha mídia p/ele disfarçar! Ele é o que vemos !! Um carísma sem igual! Roberto que Deus ilumine a cada dia os seus dias! VC não Existe!!! bjus
    sua fã Nº 0 . Mara s seraphim- Campinas -SP. te amo meu Rei!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *