Sobre torcida, patriotismo e comentários dos leitores

Sobre torcida, patriotismo e comentários dos leitores

O leitor que assina Martinelli pergunta: “Poxa, Stycer, você é a favor ou contra um brasileiro torcer por outro?” Acho que está aí, nesta indagação irritada, mas educada, a chave para compreender o meu comentário de ontem à tarde, depois de assistir a transmissão do GP Brasil de F-1 pela televisão. Não tenho nada contra um brasileiro torcer por outro, muito pelo contrário. Entendo perfeitamente – e respeito – todos os leitores que escreveram para dizer que, como Galvão Bueno, estavam torcendo por Massa e secando Hamilton. Mas acho que todo cidadão tem o direito de torcer – ou não torcer – por quem quiser. Critiquei o fato de a narração tentar transformar a transmissão de uma corrida numa disputa de todo um povo contra um piloto de outra nacionalidade, ou de uma pátria contra outras.  Não vejo uma prova de F-1 dessa forma – até porque os pilotos representam fabricantes de carros, frequentemente de nacionalidades diferentes das suas. E, não à toa, ao final da corrida, executa-se o hino do país do piloto vencedor bem como do país do construtor do carro.

Aproveito para esclarecer que aceito todo tipo de críticas ao meu trabalho, menos ofensas pessoais. O mesmo vale para comentários sobre pessoas citadas. Por esse motivo, exclui uma centena de comentários agressivos, com palavrões, ou mensagens de cunho racista. Peço desculpas caso algum tenha passado, e agradeço ser alertado quando isso ocorrer.

293 Replies to “Sobre torcida, patriotismo e comentários dos leitores”

  1. Tomo a liberdade de comentar neste seu espaço pela primeira vez para concordar com seu artigo. O Galvão Bueno se comportou, como de´seu hábito, de maneira enfadonha ontem na transmissão da corrida de F1, como faz geralmente em seu trabalho. Óbvio que o brasileiro estava torcendo para Massa, mas o Galvão, como profissional que é, ou deveria ser, deveria tomar uma postura mais contida e imparcial, pois sua locução espalhafatosa irrita o espectador mais do que outra coisa. Idem nos jogos de futebol. Por fim, vc lembrou bem que os pilotos correm pelas montadoras que os empregam, e não por seu países de origem.

  2. Queriam o que? que o Galvão torcesse pelo Hamilton! Ora! vão assistir Fórmula 1 pela BBC de Londres ou qualquer outra emissora Britânica

  3. Boa Tarde Stycer.
    É sempre assim, quando a globo escala o Galvão Bueno em eventos importantes ou momentos decisivos; ele deixa de lado sua neutralidade e passa a assumir o papel de torcedor. Chega ser irritante isso. Até nos lembra a época da guerra fria, onde todos os filmes tinha que ser abordado a luta de uma nação contra a outra, da superioridade.
    Na fórmula Um, como você já citou, nada tem a ver com nação x nação, e sim empresas x empresas, no caso empresas automobilísticas.
    Pena que a empresa automobilística ao qual o Massa pertence, cometeu vários erros, crassos, que fizeram ele perder o título.
    Mas com certeza o ano que vem, será diferente.

  4. Parabéns Stycer,
    Até porque torcer é uma coisa e querer incutir nas pessoas ódio aos demais desportistas concorrentes é outra completamente diferente do que pregam os melhores princípios esportivos. Pessoalmente, torci muito pelo Hamilton, simplesmente porque o considero melhor piloto que os demais, ou já esqueceram de que no ano passado quem foi vítima do “acaso” foi ele? Ridículo é ver o Galvão Buenos e boa parte da mídia querer ofuscar o brilho da fantástica conquista do inglês.

  5. Maurício, comungo da mesma idéia que a sua. O que muitos brasileiros não entendem é do livre arbítrio de cada um. Querem com o poder do microfone ou do teclado do computador, nos fazer engolir goela abaixo seus pensamentos e tendências.
    Opinião minha: Hamilton é mais piloto que os outros.
    Sobre patriotismo, lanço o desafio a qualquer um, achar a bandeira do Brasil no macacão do Massa, na temporada de 2008.
    Ser patriota, não é torcer para um corredor ou jogador de futebol, mas sim, buscar no dia a dia agregar ações e pensamentos que venham a ajudar uma comunidade num todo.
    Abraços

  6. Fala sério…esse Galvão é retardado….Lembra nas Olimpíadas, na final da natação, o gritedo q ele fez pelo Phelps??? Esse cara é completamente problemático….é uma vergonha, e é repugnante também, assistir qualquer tipo de esporte narrado por ele…..

  7. Venho atravês desta fazer uma pergunta.
    Quem para todos vocês é o pior comentarista esportivo da Televisão Brasileira.
    Não preciso nem falar e outra coisa nove entre dez pessoas concordam que ele irrita o telespestador.

  8. Eu não sei nem porque o automobilismo entra na categoria esportiva. Não vemos o desempenho de um ser humano, vemos o total desempenho de uma máquina. Tudo gira em torno da máquina e não do piloto…aliás, inclusive o piloto gira em torno da máquina.
    Pobres do que se iluedem e gastam seu tempo com tamanho circo, e ainda por cima aguentar muitos narradores bairristas, pois não é somente Galvão Bueno que age assim.
    Vai uma dica: FAÇAM COMO EU, BAIXEM O VOLUME DO TELEVISOR QUANDO O NARRADOR DO SEU DESAGRADO ESTIVER AO COMANDO DO MICROFONE!!!

  9. o esporte é emoção!!! julgar palavras de alguém apaixonado pelo esporte e levá-las ao extremo ou querer racionalizá-las é no mínimo cruel!!!

  10. Verdade que muitos possam estar torcendo e esperando o titulo que nao veio, mas espero que todos entendam que foi algo merecedor da parte de Hamilton que lutou bravamente durante todod o campeonato, pra mim o narrador deveria sempre ser um fator neutro diante que qualquer atuacao, ate porque o papel dele ali é de narrador e nao de um torcedor fanatico, mas se galvao bueno se diz tao brasileiro assim na epoca de schumacher elçe torcia descontroladamente por ele. por isso que estou muito feliz com essa vitoria de da McLaren muito merecida

  11. Houve um erro, Galvão Bueno não é comentarista!Não sabe nem narrar uma partida de futebol!!!Quanto mais F1!!Infelizmente dizem que ele serve para narrar,só se for história de ninar!!!

  12. Perfeito o seu comentário. Galvão não passa de um baba ovo da sua própria imagem. Ontem foi ridículo àquela entrevista com uma cantora Italiana com nome de Laura. A moça fala até um português razoável, mas o “tal” insistia em demonstrar os seus “dotes’ ligüísticos para todo o Brasil. Vejo que temos o direito de torcer, porém, não há obrigação alguma sequer em menosprezar um adversário brilhante e até mais genial que o próprio piloto brasileiro. Venceu o melhor!

  13. Esse Galvão é irritante, sou de Belo Horizonte, e quando ele narra um jogo de futebol de times de São Paulo contra times de Minas ele torce discaradamente por São Paulo. É uma falta de ética e respeito com os torcedores dos outros estados. Assim como ele faz na Fórmula-1

  14. Eu acho q o Galvão Bueno está certo, por isso ele ta la na Globo e nao vai sair de la tão cedo. O povo quer alguem narrando com o coração e nao com a merda do “profissionalismo” dessa sociedade imbecil em que vivemos.
    Viva o Galvão, viva o Massa e viva o povo brasileiro!!!

  15. TÁ LEGAL “Mauricio Stycer” XINGAR VC NÃO PODE ,MAS XINGAR O GALVÃO PODE….. DA UM TEMPO MEU!!!!O CARA TORCEU COMO QUALQUER OUTRO TORCERIA E ESTA CERTO.
    UM CAMPEONATO DECIDIDO EM 14 SEGUNDOS E EMOCIONANTE MESMO PARA QUALQUER UM …. TALVEZ PARA VC NÃO…… MAS E DAI ….QUEM SE IMPORTA COM O QUE VOCE PENSA …. ALIAS,, ESTOU DANDO MUITO IBOPE PARA ESSA COLUNA OPORTUNISTA…….

  16. Só pra responder uma pergunta aí da galera…a bandeira do Brasil está na cintura do Massa…quem não viu, ou é cego ou não quis procurar…rs…

  17. Brilhante o seu comentário, é a primeira vez que leio sua coluna, mas sou de todo acordo a respeito dessa triste tendência do Galvão de irritar o torcedor brasileiro com comentários incoerentes. Apesar de não ser tão patriota, torço sim pelo Brasil, mas acho que não devemos de forma alguma desmerecer o mérito alheio se for obtido de forma justa.

  18. Concordo plenamente com o colunista Mauricio Stycer…parabéns!!
    O narrador tem que ser imparcial….ele não está ali para ser torcedor e sim para narrar uma corrida…não jogar nação x nação.
    Chega a ser irritante, mas como é o único canal que monopoliza as corridas da F-1.
    O Massa não perdeu a corrida ali….perdeu ao longo do campeonato mediante vários erros da sua equipe.

  19. Todo mundo critica o Galvão, então porque não deixa no mudo, para não escutar ou então vão assistir a formula indy com Luciano do Valle.

  20. Não sou fã das narrações do Galvão, porém ontem, era impossivel controlar a emoção em ver um brasileiro tão proximo do titulo mundial depois te tantos anos. O Galvão acima de tudo é brasileiro, qualquer outro narrador faria a mesma coisa.

  21. ESSE GALVÃO É TROXA SE O FELIPE DEPENDESSE DO GRITO DELE SERIA CAMPEÃO.
    ELE ACHA QUE A LINGUA DELE DA VITÓRIAS, CAI NA REAL MEU SAI FORA.

  22. É minha gente!!!!!!!!! Esta figura que se diz narrador de F1 ou mesmo de futebol é mais uma das nulidades que a Globo criou. O “Gaviao Bueiro” é um entre tantos outros globais que tornam assistir televisão um verdadeiro martírio para os ouvidos e, em muitos casos, também para os olhos.

  23. se formos pensar desta maneira o que falar do futebol onde jogadores mudam ate de nascionalidade para defender paises onde nao nasceram, o caso meu amigo e que pelo visto voce nao gosta de formula 1e adora futebol voce sofre pelo botafogo e um direito seu mas nos sofremos e muito pelo massa que e um brasileiro correndo por uma equipe italiana mas representando ,e muito bem o Brasil la fora e aqui dentro

  24. Campeão que é capeão não precisa de torcer para que seu adversario fique em sexto lugar para não perder o campeonato. O que tem que fazer é merecer e foi o que aconteceu com Hamilton

  25. O brasileiro tem mania de contar com o ova antes da galinha botar temos sim que torcer mas jamais comtar com a vitoria antes mesmo dela acontecer todos estavão contando com a vitoria de Massa que ele já havia ganhado e viram o que a conteceu no final ele so ganhou e ficou com o segungo lugar dando o premio par o ………esqueci o nome dele mas é a vida eu so´venso quando o ultimo chegar antes disso eu ainda ñ ganhei

  26. Sempre achei ridícula essa maneira extremada com a qual o Galvão transmite os eventos. Chega a ser desconfortável, forçada… Ele é brasileiro? Sim! Mas ele age de maneira anti-ética ao desejar tanto azar aos outros competidores de uma prova. Li sua coluna ontem e hoje, Stycer. E concordo plenamente.
    Qualquer um, recebendo a grana que ele recebe, narraria com o “coração”… Se a globo pedir, ele torce pelos estados unidos de maneira até mais convincente.

  27. quem não gosta de determinado comentarista , mude de canal ,
    ou tem preguiça de utilizar o controle remoto.?

  28. Dizer que o Hamilton é melhor que o Felipe é absurdo o Felipe foi superior o ano todo até a ultima curva e só perdeu o titulo por causa dos erros da Ferrari.
    Que o Galvão é fanatico e chato eu concordo,mas ele narrou como um brasileiro que está carente de vitórias na Fórmula 1.
    O Hamilton apenas se livrou de pagar um grande mico pela segunda vez foi só isso,o talento ficou com o Felipe que é o campeão moral do ano.Eu aprovei a emoção dele ao narrar a corrida.Se fosse na Inglaterra o narrador faria o mesmo.

  29. Oi…acho que tem toda razão,para quem é fã de corridas de automóveis a disputa é para se julgar o melhor PILOTO e não o melhor PAIS. O Galvão torce pelo Brasil e não pelo melhor Piloto,veja seus comentários…o Raikonen deve ajudar o Massa e quando era o Rubinho criticava eufóricamente da ajuda ao Schumi. Torci sim muito pelo VETTEL,mas para ele ganhar,pois o acho um excepcional piloto que disponta. O Galvão é insuportável em seus comentários ridículos. Ainda perguntou no ar ao BURTTi se ele estava desempregado(e riu…),não tem bom senso e a educação. Poderia ter feito a mesma pergunta de outra forma e sem ironizar…voce já renovou para 2009? Poderia citar milhares de comentários ridículos,mas acho que a Globo é que deve se cuidar…ninguém aguenta mais o Galvão.

  30. piloto de fprmula 1 n representa a nação do piloto mas sim o fabricante de carro ! é isso que li ai. ! sendo assim na opiniçao de quem escreve esse blog e na maioria de quem posta comentarios aqui o piloto nada mais é do que funcionario de uma fabrica ou montadora de carro que nem uma delas e nacional, sendo assim os que assistem pela tv a formula ! critica o galvão por ele ser fanatico, bem e a nossa seleção de futebol representa o quê? já que n tem um unico jogador da seleção atuando em clubes brasileiros, seleção pode formula um n pode?

  31. me admira um emissora domporte da globo que faz crinça esperança critica o racismo e o preconceito e não percebe que Galvão Bueno quando narra um jogo é parcial preconceituoso ainda mais se o jogo for contra Argentinos lembre-se Galvão estamos no seculo xxi não na Roma antiga nossso atletas lutam sim pelo esporte pela paz, seu país,por eles mesmos por uma satisfação pessoal, até mesmo realização financeira.O esporte e a cultura é melhor forma de unir os povos
    Lembre- Galvão são atletas não gladiadores

  32. Concordo em parte, pois acredito que Galvão mistura muito a postura de comentarista com a de torcedor. Ele deixa o torcedor prevalecer e comete alguns erros. Agora torcer para outro competidor de outra nação, acho meio complicado. Certo que todos podem fazer o que quizer, mais em todos os países quando o atleta deste está em uma competição todos torcem para ele, claro que não existe o 100%, mais a imensa e esmagadora maioria torce sim. É o sentimento patriotrico, é o “puxar a sardinha para o seu Lado”. Não vejo nada demais nisso. (www.pontodainformacao.com)

  33. Alguém percebeu o comentário que o Galvão fez em referência a uma faixa que dizia: “Felipe voce é massa”. Ele entendeu que a faixa fazia uma alusão a massa italiana ,quando na verdade era uma gíria de Salvador /Bahia. Pelo menos ele devia se policiar mais e não dizer tantas bobagens no ar.

  34. Eu não tenho o mínimo de paciência para suportar o Galvão Bueno narrando qualquer coisa que seja. A voz dele se tornou algo irritantante, e tudo o que ele fala ou da maneira como fala, é extremamente repugnante. Não consigo mais assistir e nem ouvir nada que seja falado por esse “mala”. TÔ FOOOOOOOOOOORA!!!

  35. Eu acho q o Galvão Bueno está certo tem que narrar com o coração mesmo passar emoção para quem está assistindo e ontem ele fez isso e era o que deveria e deve ser fetio ser feito mesmo. E quem estiver achando ruim vai assitir formula truck com Luciano do Vale ou Indy com Teo José.

    Viva o Galvão, viva o Massa e viva o povo brasileiro!!!

  36. Prezado colunista.Desde que perdemos nosso mais brilhante
    piloto “” Ayrton Senna “”estamos em busca de um novo ídolo
    para torcermos.E nada mais justo que o Galvão Bueno assim
    o fizesse.Me desculpe os oportunistas de plantão,mas enquanto
    o tal comentarista faz críticas neste blog,o Galvão Bueno com
    toda a sua torcida ganha dinheiro na maior empresa de comuni-
    cação da América Latina e ainda é idolatrado por muitos.
    Vê se enxerga.

  37. Bueno, no mi gusta su narracion Galvon!

    O título mostrou qual foi o “melhor” piloto, porém o campeonato mostra o contrário, confirma inclusive a equipe Mc Laren, pois a Ferrari não o merecia – mas considero melhor piloto o Felipe Massa – assim como também deixou claro, que piloto mesmo, hoje no Brasil só ele, os demais são figurantes. Agora já deu prá serem identificados os erros, vamos ver o resultado do próximo campeonato, com o 1º piloto da Ferrari definido.

  38. O pior é que temos que aguentar o Galvão. Não dá para mudar de canal, na medida em que a Globo tem exclusividade. Se querem saber, eu estava torcendo por Hamilton, inclusive pela sua história de vida; não passei procuração para Galvão Bueno que não poderia falar em meu nome. Concordo com um dos comentários: se a Globo pedir leitor: se a Globo pedir ele torce até para os EUA. É uma grande manipulação…

  39. Seria muito bom se os serviços de televisão a cabo oferecessem a opção de podermos desligar o som da emissora e ouvirmos somente o evento. Desta forma estaríamos livres das asneiras que a maioria dos comentaristas/narradores falam durante as transmissões.

  40. Se fosse só o Galvão estaríamos contentes. Assista aos jogos do Corinthians pela Rede TV, e ouça o narrador, o comentarista que é ex-goleiro do Timão e o repórter de campo. Dá nojo. Até o Luciano do Valle, quando narra jogo do Corinthians, fica difícil de assistir. Mas o negócio é ligar a TV, colocar no MUTE e ouvir pelo rádio.

  41. hahaha, kd a liberdade de expressão. O Colunista vc precisa rever seus conceitos, c vc postou algo com polêmica assuma sua responsabilidade, mas não tem o direito de excluir qualquer comentário por mais ofensivo que seja. Sincera mente vc não trabalharia pra min. E mais, Galvão é um saco, mas passa muita emoção em suas transmições, e se ele quiz dizer q os brasileiros são Vettel desde pequenininho, vc ja deveria saber do que ele estava falando, HORAS, use sua MASSA cinzenta.

  42. Boa tarde Stycer. Primeiramente queria parabenizá-lo pela visão jornalista dos fatos. Para mim o Galvão não é um jornalista, nem um reporter e muito menos narrador. Foi só um torcedor que teve sorte na vida e soube aproveitar. Concordo com você que na posição dele, ele deveria secar menos o Massa. deixa isso para os torcedores. Quando eu vi a programação de domingo de manhã eu já sabia que algo daria errado. Muito estrelismo pra cima de alguem que acabou de chegar a Formula 1. Entrevistaram a mulher dele, os amigos, o cachorro, papagaio, etc. Parece que procuram desesperadamente um sucessor do Senna pra tentar alavancar a audiencia das corridas. Não é por ai. Jogam toda a responsabilidade pra cima dele e quando perde (ou ganha mais perde, no caso), ficam enventando desculpas! Acho que jornalista deve agir como tal e dar bons exemplos, porque de exemplos ruins o povo já está cheio. Depois ficam criticando o racismo e o xenofobismo… Abraços.

  43. Galvão Bueno exagera? Sim. O povão gosta? Sim. A Globo não pagaria um salário estupendo pro cara se ele desagradasse a maioria. Tudo lá se faz por pesquisa de opinião: roteiro de novela, abordagem jornalística, narração esportiva, cenários, tudo, tudo é resultado de extenuante trabalho de pesquisa. Vejam o Sílvio Luiz, o cara é um mala! E o Luciano do Valle? Consegue ser mais chato que o Galvão e saiu da Globo por ter fama de pé-frio! A Record apostou em narradores mais “neutros”, o Prietto é muito bom, boa voz, sereno e preciso. O Galvão é chato, na minha opinião, mas isso não o preocupa: a “galera” adora gente chata, que grite, que torça pro Hamilton derrapar, que diga que o Rubinho é um vencedor, que chame o Glock de brsileiro! Um abraço a todos os internautas.

  44. O problema não é torcer a favor ou contra o problema é fazer comentários muitas vezes ofensivos contra os concorrentes e depois ficar cheio de melindres quando falam de nós.
    Como formador de opinião deveriam ser mais cuidadosos com as bobagens que falam e isto não se aplica somente a Galvão Bueno ainda que ele seja o mais destemperados de todos

  45. O Galvão quer fazer com a Fórmula 1 o mesmo que faz com o futebol, uma paixão nacional. E ele sempre se propõe a ser um show a parte além do espetáculo esportivo. Não que outros locutores de outras emissoras abertas não queiram faze igual, mas ele vai além de qualquer condição lógica e de boas maneiras. Talvez seja por isso que a Fórmula 1 venha perdendo tanta audiência nos últimos anos, e a Globo se esforce para dizer que a culpa é da falta de competitividade dos carros, ou de um bom piloto nacional.
    Respeito o valor do profissional Galvão Bueno, mas assim como o Rei Roberto Carlos, o frescor e a verve criativa já se foram e vivem dos louros de um passado melhor, que infelizmente virou uma fórmula que todos têm que gostar e consumir como uma paixão nacional.

  46. Concordo em gênero, número e grau com o argumento que você expôs. Realmente me chama muito atenção certas colocações e provocações exaladas por Galvão Bueno. O jogo Brasil e Argentina é clássico desses deslizes de Bueno. Estive em Buenos Aires algumas vezes e convivi com pessoas de renda média-baixa. Estas são pessoas extremamente boas e trabalhadoras que admiram muito os brasileiros e adoravam que eu falasse o português. Esta rivalidade ridícula criada pela mídia a la Bueno entre Brasil e Argentina não existe. Somos nações irmãs.
    Um grande abraço,

  47. Olha!!!! Esse Galvao nao da mais para aguentar, nao consigo assistir nada com esse cara narrando, desde jogos da seleçao brasileira de futebol ate formula 1; Será pq a Globo fecha o audio qndo esse dito apresentador vai narrar jogos do flamengo em estádios pertecentes a outros clubes de futebol???? Já respondo: é pq esse senhor torce descaradamente, ao vivo, para o supracitado time, causando irritação das demais torcidas. Esse tal de Galvao nao da mais nao!!!!! chega

  48. Galvão é o mesmo de sempre, não adianta. Todo mundo esquece do mala do Reginaldo Leme, que mesmo depois de tantos anos cobrindo a F1 jamais conseguiu dizer uma frase inteligente ou mesmo entrevistar alguém de fato importante do meio, esse sim, é brincadeira, não é a toa que o Ayrton Senna nem podia ouvir falar dele.

  49. claro que um comentarista pode, e deve torcer pelo piloto do seu país, lá fora eles externam muito mais a torcida deles na narração… meu amigo me desculpe mas vc fez um comentário muito infeliz. comparo a corrida de ontem como uma final de copa do mundo, me diga se o narrador vai ou não torcer pelo seu país. faça-me o favorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr.

  50. Galera, isso é normal, não se trata puramente de patriotismo, e sim demostrar que o brasil também pode exportar pilotos, alguem se lembra de Airton Senna da Silva, se assistirem em outro país é a mesma coisa, na Inglaterra por exemplo acham que o narrador estava…. vai massa… vai massa… com certeza não… então deixem de se apegarem as pequenas coisas e torçam para quem achem que devem torcer, se não gostam de formula 1 vão viajar, se nao gostam do galvão mas gostam de formula 1 dimunuam o volume e liguem o radio, estamos em uma democracia em que podemos simplesmente mudar o canal ou baixar o volume…o que tem demais um narrador declarar a sua torcida, isso irá influenciar vocês? façam me o favor……

  51. boa tarde ! Nossa eu pensava que eu era o unico qe implicava com as narraçoes do galvao bueno, mas pelo jeito ele irrita mas do que narra. Como seria bom assistir uma bela competiçao ou campeonato importante . valorizando o atleta ou o profissional sem a narraçao desse mala sem alça. me desculpe galvao mas nao consigo mas ouvir nenhuma narraçao sua eu prefiro abaixar o volume da tv.

  52. Parabéns Stycer,

    Esse Bobão Bueno é o exemplo mais real do que é ser experto e oportunista, longe de ser profissional. Amadoras suas narrações, com gafes do tamanho de seu salário. Um dia ainda os brasileiros vão se tocar e começar a ignorá-lo…….

  53. Em tempo, como a transmissão do vídeo é exclusiva da Globo (plim plim), o som pode muito bem ser pela BAND, assim vão parar as críticas no Galvão, qm sabe o olho gordo e possa não afetar o…campeonato.

  54. A vitória do Hamilton foi justa, o cara tem competência para ganhar este campeonato e outros (se tiver um bom carro),Massa não ganhou por falta de competência da Ferrari que o prejudicou em varios momentos do campeonato e também por não defini-lo como o número um da equipe, concordo com o cara ai, ou seja o dono do blog,

  55. Galvão é horrível, incomoda mais que empolga!

    Além de ser extremamente mal educado com seus colegas de trabalho, que tem de pedir permissão (pasmem) à vossa majestade e esperar pela sua boa vontade em ouvir! Você lá morrendo de vontade de ouvir o comentário e ele la tagarela sem deixar os colegas falarem.

    Galvão não só roubou dos brasileiros momentos importantes da transfmissão, como as mensagens de hamilton e massa com suas equipes (estava tagarelando fanfarronices na hora) como torna a transmissão confusa, porque corta o reginaldo leme no meio do que tá falando pra mostrar o céu, o paddok sem nada demais, ou seja, corta uma informação preciosa com coisas irrelevantes, além do que nota-se que o galvão é extremamente invejoso e quando outro tem uma idéia que ele não teve, fica discordando, e mais engraçado é quando o comentarista invariavelmente tem razão e ele fica com cara de bobo ao vivo.

  56. Maurício, eu achei que fossem poucas pessoas que não gostavam do berreiro histérico do Bueno, mas concordo completamente com vc; e ainda digo mais, lembram da final da natação olímpica, qd ele disse que era “impossível” o Cielo ganhar? Pois é, ele ñ otrce pelo Brasil e sim pelos protegidos dele, a Globo vai acabar sem audiência se continuar com ele narrando. Sem contar a raiva que ele demonstra ter do AIRTON SENNA DA SILVA, vamos mandar ele tomar banho, vergonha e o no resto.

  57. Que Galvão Bueno é exagerado todo mundo sabe. Agora na tvs antigas e modernas continua sendo utilizado um botão de baixar e aumentar o volume. é só usar que dá certo. Outra coisa, quem deveria narrar a corrida? procurem e não vão achar ninguém que possa substituir o cara. Quanto a patriotismo acho que deve existir, vejam a Argentina (no futebol), a Espanha, a Inglaterra, a Alemanha… O problema é que é muita gente gostaria de ter o cargo que Galvão possui, ser a celebridade que ele é, trabalhar numa emissora que ele trabalha… Agora para aquele que falam em empresas x empresas, essas pessoas precisam entender que o nome Fórmula-1 e é uma disputa mundial, não é campeonato mundial de marcas. Olha, aprendam a usar o controle remoto, é bem melhor que derrubar o Galvão.

  58. Em parte eu concordo com você, o Galvão deveria ser mais profissional, entretanto eu gosto de F1, mesmo sabendo que se trata de uma competição entre o melhor motor e melhor empresa.
    Acho muito bom um brasileiro se sobressair nesta categoria, pois enaltece um brasileiro, e dá alguma alegria a nossa nação, pois no futebol que deveria ser o nosso forte estamos muito a desejar.

    sds. André

  59. Uéeee, não existe rivalidade entre brasileiros e argentinos???? Então quem chama os brasileiros de “macaquitos”????? Os bolivianos???????

  60. Galvão Bueno um ícone da Globo em trnasmissões esportivas..muito bem um “cara” que narra de tudo desde jogo de bolinha de gude até Fórmula Um. Se não fosse o Reginaldo Leme para salvá-lo dos seus comentários estaríamos perdidos… Para aqueles que nos sugerem que mudemos de canal para não ouvirmos o Galvão, não nos esqueçamos que temos de tomar este porre Galvãolesco, tudo porque a “poderosa” possue os direitos de trnasmissão… o evento de uma de Fórmula Um ou qualquer outro de natureza automobilistica tem que ser destinado pra quem entende do assunto e não a um mero chutador de palpites que se diz conhecedor do assunto…Haja paciência !!!!

  61. CARO MAURÍCIO, CONCORDO PLENAMENTE COM SUA POSIÇÃO QUANTO OS EXAGEROS COMETIDOS PELO GALVÃO BUENO, É TÍPICO DELE DESMERECER AS PESSOAS E NESSE CASO O HAMILTON, QUEM ACOMPANHA A F-1 SABE QUE O PILTO INGLÊS FAZ A DIFERENÇA E O PILOTO QUE PROPORCIONA , MAIS INTERESSE PELA F-1, NADA CONTRA OS OUTROS MAIS ELE É O MELHOR, E ISSO FAZ O GALVÃO COMETER INJUSTIÇAS CONTRA ELE TENTANDO COLOCAR O POVO CONTRA ELE, E NESSE CAMPEONATO O HAMILTOM JÁ TINHA SIDO PREJUDICADO POR DECISÕES INJUSTA DOS COMISSÁRIOS DE PISTA É SO OBSERVAR DIREITO

  62. Bem, que Galvão Bueno é irritante isto é fato! Mas vejamos por essa ótica: Felipe Massa tinha que ganhar o GP Brasil para ser o campeão (e ganhou!). O Hamilton tinha que, APENAS, não chegar após o 5º lugar. Ele conseguiu está em 6º durante um bom tempo (ou seja SEM o título) e nos instantes finais ele consegue o 5º lugar e hoje é o campeão. É irritante! Parece que ele não se esforçou, só isso.

  63. Boa tarde Mauriccio Stycer, parabens pelo seu comentário, a respeito do Galvão Bueno, nós não merecemos isto, este cidadão tira o prazer de você assistir e mesmo torcer em qualquer competição, acredito que ele esteja precisando de umas férias, só assim teriamos paz.
    O Galvão é narrador, comentarista de esquema de jogo e comentarista de arbritagem, quero a direção da rede globo que nós torcedores não sadomasoquistas, nos poupe, mande o GAlvão narrar briga de galos.

  64. TODOS VC’S MERECEM OS GALVÃO, OS FAUSTÃO, OS GUGUS, OS SILVIO SANTOS.
    DESLIGUEM A TELEVISAÃO QUE ALGUM DIA PODE MELHORAR

  65. Concordo e já reclamei tambem sobre esse assunto, nada contra torcida, mas ele esta lá para narrar e é isso que espero dele, a torcida é tanta que começa a distorcer as coisas e passar informações incorretas e isso atrapalha, não precisa sere assim pra ser legal…

  66. Discordo completamente, antes de ser um narrador, ele é brasileiro, assim como cada um de nós, e na verdade, todos “secaram” Hamilton. Se a corrida fosse na inglaterra, e Massa estivesse na posição de Hamilton, seria igual ou pior ainda. Não vi nada de mais na transmissão de Galvão

  67. Não estou entendendo essa galera que fala mal do Galvão Bueno,pô a globo deveria então contratar um narrador ARGENTINO?

  68. Acredito eu, que no mundo globalizado de hoje, existam vários canais de televisão que estavam transmitindo a corrida. Com isso basta trocar de canal. Não quero defender o Galvão, mas acho que se as pessoas conhecem o modo de como ele narra, não gostam, e ainda assim continuam assistindo….aí tem coisa errada!!! E quando Galvão diz: ” O Brasil é Vettel desde criancinha” isso foi uma expressão dita no meio de um fervoroso momento da corrida onde, quem estava torcendo pelo Massa teria de torcer para o Vettel passar o Hamilton, para assim Massa ser campeão!! Alguém teria uma expressão melhor?? Talvez….mas o narrador é o Galvão, não nós!

  69. Concordo plenamente, ele não pode de forma alguma expressar sua opnião dessa maneira. Quando narra jogos de times mineiros é exatamente o que o amigo disse.
    Ele torce prinicipalmente para os times de S.Paulo.
    Quando o Cruzeiro em 2003 ganhou a triplice coroa ele disse que não merecia o brasileiro. Agora eu pergunto: Ele sabe qual time fez mais ptos ate hoje no C.Brasileiro por ptos corridos? E outra o meu time nunca foi rebaixado como o Corinthias dele.
    E realmente na F1 não da pra assistir qdo ele narra. Vc passa é raiva isso sim…

  70. OLHA, PENSO QUE ESTOU A PERDER MEU PRECIOSO TEMPO AO FALAR SOBRE ESSA PESSOA NEFASTA, ABJETA QUE SE CHAMA GALVÃO BUENO. MAS, VAMOS LÁ: ALGUÉM ACHA QUE ESSE SUJEITO RIDÍCULO PODERIA FAZER OUTRA COISA? NA REDE GLOBO? EU TORCI, E MUITO, PELO MASSA, QUE, INFELIZMENTE COM AS PISADAS DE BOLA DA SUA EQUIPE, ACABOU NÂO SE TORNANDO O CAMPEÃO DE FATO E DE DIREITO, MAS DAÍ ATÉ IMAGINAR QUE PODERÍAMOS ESPERAR OUTRA COISA DE UM SUJEITO QUE INSISTE EM CHAMAR O “TIME DA NIKE” COM SEUS ESTRAGEIROS DE SELEÇÂO BRASILEIRA E DUNGA DE TÉCNICO, É, INDUBITAVELMENTE, ACREDITAR NA PUREZA DO SER HUMANO. FORA, GALVÃO, ABAIXO A REDE GLOBO. PARABÉNS, FELIPE MASSA, UM CAMPEÃO DE VERDADE.

  71. antes de fazer alguma crítica sobre as narrações da f1, vc deveria primeiro entender sobre o assunto…na f1 são disputados 2 campeonatos distintos…os de construtores (q abrange toda a equipe) e o de pilotos (q é totalmente de forma individual)…por isso é q se tocam os 2 hinos nacionais na premiação.

    entao o fato de o galvao esta torcendo por felipe e contra hamilton é totalmente justificável, porque massa esta representado o seu país na disputado titulo entre PILOTOS, e junto com raikkonen, seu companheiro de equipe, disputa o título de CONSTRUTORES!! ou seja a disputa particular entre massa e hamilton é por um título q nao tem nada a ver com a ferrari!!!

  72. Post sobre a Mostra de Cinema – 0 comentarios
    Post sobre o Atletico do Parana – 0 comentarios
    Post sobre Homens de Barba (??) – 4 comentarios
    Post-clichê-anti-Galvão-renova-meu-contrato-antes-que-o-chefe-novo-chegue – 1600 comentarios

    ai ai

  73. Apenas em resposta ao Raphael.
    Infelizmente amigo, grande parte da sociedade não tem dinheiro para fazer assinatura de canais.
    E a única alternativa é assistir onde estiver passando.
    E tbm concordo com a opnião de outra pessoa acima.
    O melhor é baixar o volume mesmo.

  74. Mesmo sendo um brasileiro e mesmo com os gritos atormentados do Galvão eu acredito que faltou ao Massa a postura de campeão não nessa corrida mas ao longo do campeonato. Faltou agressividade na hora certa, faltou decisão, faltou faca entre os dentes. Alguem poderia imaginar estes errros consecutivos da Ferrari na época do alemão e mesmo se fosse com o Senna, ou Piquet? Alguem iria apanhar ou perder o emprego. Qual foi a postura do Massa?

  75. Em resposta ao Eduardo.

    Está corretíssimo, nem todos conseguem ter canais pagos em casa!!! E o que fazer então…baixar o volume e ligar o rádio!!!

    Se as pessoas sabem que a narração é desagradavél, ao ver das mesmas, não tem tv a cabo para “ouvir” outra narração, ainda assim aumentam o volume!!???
    Basta abaixar o volume pois aí não teriam reclamações! Acredito também que se os telespctadore não estão satisfeitos, devem reclamar no sac da rede globo, para “tentar” mudar algo, mas dúvido que as pessoas o façam!

  76. Patriotismo ? A tá……….
    Agora fica toda a imprensa lambendo o Massa. O detalhe é que quando ele foi para a Ferrari mostrou-se extremamente patriota ao debochar do Rubinho, dizendo que ele não ia dar passagem ou fazer jogo de equipe. A sorte do Massa é que o Schumacher aposentou, caso contrário……………

  77. SOU BRASILEIRO , MAS TORÇO SEMPRE PARA A ARGENTINA NO FUTEBOL E CONTRA O BRASIL EM QUALQUER ESPORTE , AFINAL O GALVAO NAO MANDA EM MIM ! E EU TORÇO PARA QUEM EU QUISER OK.

  78. Na formula 1 fica dificil nao ter que aturar o Galvão pela exclusividade da globo, mas nos jogos em que o flamengo esta em campo chega a ser vergonhoso, ao inves de narrar o jogo, ele orienta como o flamengo deve jogar para vencer, ignorando seu oponente.Os demais torcedores devedriam boicotar este narrador que torce descaradamente pelo flamengo sem o menor respeito.

  79. Porque vocês não vão morar em outro pais? que mania feia de vcs brasileiros em fazer critica a tudo o que é daqui. É óbvio que Galvão Bueno incendeia a transmissão, mas esse é o papel dele, o Luciano do Vale também tem a mesma postura e nem por isso é criticado. Sou espanhol ,moro aqui há 15 anos e acho vibrante a narração do Galvão. Procurem assistir da próxima vez uma corrida de F1 pela BBC de Londres para verem que tédio. Vocês estão procurando pêlo em ovo.

  80. O Galvão é uma MALA.
    Também depois do Ayrton,Mansel,Prost,Lauda, Piquet etc…. ACABOU , só temos motoristas porfissionais.
    Lembram do Rubinho ,brindo passagem para o Alemão ?
    Imaginem um Ayrton ,um Piquet, um Emerson …. Jamais , era mais facil produzir uma pane no rádio e seguir em frente.
    Ainda querem chamar isso de esporte?
    No esporte se honra a bandeira e não o próprio bolso.
    O Massa está começando, mas tem que ser mais determinado.
    Volto a dizer “O GALVÃO É MALA”

  81. Por isso que esse pais está essa porcaria: Porque existem pessoas que não torce pela sua patria,não torce pela a alegria de nosso povo tão sofrido,e tão massacrado.Ao invés de falar do galvão seus ipocritas lutem para que tudo corra bem lutem pelo seu proximo e lutem pela nossa dignidade lutem pela as pessoas que estão nos corredores dos hospitais esquecidos morrendo as minguas.Façam o levante contra alguns politicos corruptos que não deixam nosso patria crescer e que não deixam nossas crianças se educarem e ser alguem,Por fim não critiquem um apaixonado por sua patria. Vão Todos se Foder enclusive esse porra desse Jornalista que poderia colocar uma matéria falando do que realmente acontece em nossa sociedade.

  82. Porque que no Brasil falar mal de outra pessoal dá ibope, fica bem entre amigos falar mal de outro, deve-se ficar com um pé atrás com amigos dessa natureza porque é só virar as costas para eles e você passa a ser a bola da vez , com pessoas assim devemos falar o minimo necessario e se possivel afasta-lo de sua roda de amigos.

  83. O Galvão Bueno se acha tão estrela que os intervalos dos jogos não são intervalos, é a hora do show do intervalo … agora adivinha quem deu a idéia brilhante de chamar o intervalo de show do intervalo… o próprio … logicamente ele que apresenta o show. Muita vontade de aparecer.

  84. É a primeira coisa que quero saber quando vou ver um esporte na tv: é o Chatão Bueno que vai narrar? Então vou ler um livro.
    Forte abraço.

    P.s.: Ganhou o melhor piloto.

  85. O DIA QUE TIVER UMA GUERRA ENTRE BRASIL E ARGENTINA A CULPA SERA DO GALVAO, MAS ELE É OBVIO QUE NAO VAI IR PARA A GUERRA, QUEM VAI É O POVO BRASILEIRO , QUE TEM O NARRADOR QUE MERECE !

  86. A questão que se coloca é muito simples: cabe à TV a transmissão do evento pura e simplesmente, não importa qual esporte. Cabe ao profissional de TV transmitir de forma imparcial seja o que for, por isso ele é profissional. Não cabe ao locutor, jornalista, comentarista torcer para este ou aquele participante durante a transmissão. Que a transmissão de TV tente emocionar o espectador para manter a audiência é uma coisa, o locutor torcer como se estivesse na arquibancada é outra bem diferente. Galvão Bueno passa a impressão de não estar satisfeito com nada nunca, ele irrita até os companheiros de transmissão com seus cortes abruptos. Mas, pelo que se vê em alguns depoimentos, parece que o povão bovino aprecia ter suas opiniões dirigidas pela TV.

  87. Acho uma besteira discutir esse tipo de comentário, mas vamos lá. Se fosse o Cléber Machado ou qualquer outro locutor agiria da mesma maneira porque além de locutores estariam ali como torcedores e a exaltação e ânimos fogem do controle. Na hora é pura emoção e se vocês acharam a transmissão tendenciosa isso é muito bom, pois revela que a missão do Galvão foi cumprida e afetou aos mais críticos e patriotas do país. Caso você ache ruim esse tipo de comentário procure assitir à televisão com áudio desligado.

  88. Inúmeras são as opiniões de que, o galvão bueno é extremamente irritante, e isso Brasil á fora, ele exibe seus comentários pessoais e repassa como se fossem unânime do povo brasileiro. e isso é o o cúmulo da presunção: Mediante a isso eu pergunto e ja me perguntei várias vezes porque esse cara ainda continua atazanando como comentarista top de linha da globo, existe algo que possamos fazer para espurgar esse câncer da televisão brasileira, se alguém tiver alguma idéia me avise por favor.

  89. Realmente torcer não é problema , mas no caso do Galvão é irritante, chega a ser ave de mau agouro de tanto que ele torce contra os outros fazendo o azar voltar-se contra nós. Além do mais os comentários dele são tão irritantestipo se chover ou se não chover, se a equipe fizer ou não fizer. PÕOo Cala a boca Galvão, mudei de canal e fui assistir o Silvio Santos porque não dava pra aguentar os comentários do dito cujo carcará sanguinolento

  90. É isso aí, Stycer!
    Eu torci pelo Hamilton e morri de raiva do Galvão, zicando o cara.
    Acho esse patriotismo da Globo totalmente anti-esportista.
    Cada um torce pra quem quiser.
    Valeu pelos posts!!

  91. Resposta para Paulo Novo Ello

    Tá nervosinha nenem ? Deu chilique ? Noooooooossa, tô bege !

    Continue sendo patriota mas não se esqueça. Quando houver rebelião vamos pagar mais imposto para reformar cadeia, o cara da favela não paga luz (porque fez um gato) cobra mais caro de nós, os hospitais possuem pacientes nos corredores ? Cria mais um impostinho pra nóis pagar………….

    Vai lá Brasileirinha……………..Ó sem pitti hein.

  92. Cara… você deve falar e conversar igual ao Fernando Gabeira….. num sossêgo só. Nada contra ele ou contra você. Mas esporte é emoção meu velho! O Massa tava à alguns metros de ser campeão mundial numa corrida emocionante. E olha que eu filtro as pérolas que o Galvão solta. Mas acho que o momento que ele colocou emoção foi válido. Ou você queria que ele mantivesse a neutralidade, como se fosse uma partida de Golf. Vai você comentar sobre Golf junto com o Fernando Gabeira. E deixa o Galvão colocar a dose de adrenalina que ele acha que tem que colocar. Quem não quisesse poderia ligar o rádio e ouvir na Rádio Bandeirantes a narração do Oscar Ulysses. Que também colocou emoção na transmissão. Acho que você está querendo tapar com chiclete a rachadura da represa…. Para!

  93. “Aquela mangueira que o Massa levou do box da ferrari (lembram?) ela é a culpada…prendam a mangueira “

  94. Pessoal, esporte é emoção, e pq não um narrador brasileiro torcer para um compatriota?
    Parece que virou moda criticar o Galvão, o cara é extremamente brasileiro, e assim como eu, quer ver nossos esportistas nas cabeças.
    Na verdade, acho que muitos comentários são de “marias vão com as outras”, pois todo mundo vê e aumenta a televisão quando temos os momentos “dramaaaaaaaaaaticos ” do Sr. Galvão Bueno.

  95. Galvão Bueno é style !! o Brasil todo estava torcendo para o Massa ontem, e pq não ele !! Sabe o que é isso? Inveja, vc é um jornalista qualquer que escreve par ao IG e que ninguem da a minima para o que você fala.
    Quem é o Galvão Bueno?

    2 pequenas diferenças.

  96. Stycer concordo plemamente com o comentario, qualquer modalidade esportiva narrada pelo Sr. Galvão e de Arrepiar, até meu cachorro se inrrita com a voz dele.

  97. E o massa tirou uma com os corinthianos quando fomos pra segunda…toma Massa vai que a segunda também é sua…..”

  98. Eu estou ai como o Luciano,
    ” Eu acho q o Galvão Bueno está certo…
    ” O povo quer alguem narrando com o coração”…
    Viva a GLOBO, viva o Massa e viva o povo brasileiro!!! ”
    e também estou com a Natalia, só quem não a Bandeira quem é cego, vejo os americanos, eles tem a bandeiras em suas casas esses sim são patroitas. e porque nós não somos???
    não pela escuderia e sim pelo massa, aonde ele for é do Brasil.
    Já esqueceram o que o saudoso Airton Sena do brasil fez???
    ele trabalhava e fazia a mesma coisa do massa…
    Abraços…

  99. Vocês estão preocupados demais com o Galvão(sic),e esquecendo da grandiosa capacidade do Massa,e alguns,torcem contra a Nação.(Mudem-se prá lá…)

  100. Embora não tenha lido todos os comentários aqui relacionados, a meu ver, obviamente ficam quase que unânimes as opiniões sobre as narrações do Galvão (saco) Bueno. Além dos diversos comentários a respeito, gostaria de salientar a infâme pronúncia de palavras que só existem no “português” do dito cujo, ou seja: “CURRIDA; TURCIDA; MILHOR, assim como muitas outras que no momento não me ocorrem. Acho que a GLOBO deveria reciclar URGENTE o Sr. Galvão…

    Abraços Mauricio Stycer

  101. Moramos em um pais maravilhoso com uma democracia incontestavel…vão morar ou simplesmente vão viajar para outro país….ja foram para Europa? ja viram o tratamento com brasileiros? Ja ouviram os narradores da Argentina? Ja ouviram os narradores da espanha contra o Brasil? tentem depois vocês critiquem….

  102. ACHO QUE A EMOÇÃO QUE O GALVÃO BUENO PASSOU EM SUA NARRAÇÃO, ERA A MESMA QUE MILHÕES DE BRASILEIROS ESTAVAM SENTINDO. SOMENTE UMA PESSOA AMARGA E FRIA CRITICARIA ESTA POSTURA. SE TANTAS PESSOAS ODEIAM ASSIM ESTE NARRADOR, BASTA QUE NÃO O ESCUTEM,É TÃO SIMPLES. AGORA UTILIZAR-SE DELE PARA GANHAR DESTAQUE E IBOPE, ISTO SIM É RIDÍCULO, E ACIMA DE TUDO FALTA DE COMPETÊNCIA.

  103. Stycer, só resolvi escrever porque achei o comentários de muitos uma grande idiotisse tipica de brasileiro. Deixo bem claro que, também não gosto do Galvão Bueno e se, somente se, existisse um outro narrador esportivo, que fizesse você vibrar quando uma partida de futebol estivesse uma droga, ou mostrasse o gosto de ser brasileiro mesmo quando só tihamos o fiel escudeiro do Shummi, com toda a certeza eu mudaria de canal, mas quem já viu uma narração automobilistica em outro canal sabe muito bem o que estou escrevendo aqui. Quanto a narrar e torcer como ele fez no domingo, até que curti e senti muito orgulho de naqueles 37 segundos de ser brasileiro. Quem não gostou, esperimenta assistir uma narração automobilistica da formula indy lá nos EUA vocês irão perceber que torcedor e narrador é uma coisa só, ou alguém acha que os gringos vibram quando algum brasuca ganha lá na terra deles.

  104. Como controlar as emoções depois de tantos anos sem títulos na fórmula um? Como tentar ser inparcial vendo um piloto prestes a se tornar compeão mundial de F1? Como ficar em cima do muro vendo milhares de brasileiros em um autódromo contagiados pela emoção e não sntir nada?

    Mauricio Stycer, vai no cunsulado britânico, arruma um visto para trabalhar como jornalista e fique igual aos britânicos, perca a sua natureza latina e explosiva. Perca a sua identidade.

    Obs.: O Galvão tem suas falhas, mais ontém qualquer um ficaria como ele ficou.

  105. Tendo acesso à estes comentários, tive a certeza de que o meu pensamento é compartilhado por um grande número de esportistas, que por não terem opção, são obrigados a se sujeitar à narração deste locutor. Assim, sem perceber, o torcedor acaba torcendo contra um esportista brasileiro, quando na realidade, torce contra o Galvão. Imaginem o quanto eu sofrí, afinal, sempre fui torcedor do Michael Schumacher desde os tempos de Beneton, e o Galvão parece querer tirar esse direito de escolha!

  106. O interessante, foi antes da corrida, Galvão dava uma volta na pista e falava o que cada curva representava, no final ele termina dizendo (use o cinto de segurança), o qual ele não usou para fazer a reportagem.

  107. Em relação ao Galvão Bueno nada tenho a dizer. Todos conhecem o jeito dele, que muitos gostam e outros odeiam. Entretanto, não concordo quando você diz a respeito de que os pilotos não correm por seus países. De duas uma: ou você não entende patavina de automobilismo, ou quer se desvencilhar das infelizes críticas que fez. O Felipe Massa representa sim o automobilismo brasileiro, tal como foi com Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Airton Senna. Torci por todos eles em suas épocas porque eram brasileiros e excelentes pilotos. Além disso, o campeonato mais importante é o de pilotos. As equipes pouco de importam com o campeonato de construtores. O seu comentário foi, no mínimo, infeliz.

  108. Poxa, ontem foi frustrante sim! Não frustrante o Massa não ganhar o título, e sim descobrir que só a globo iria transmitir para o brasil, por conta do maldito “direito” de transmissão… A sport tv ficou devendo… e além do mais….tive que ouvir Galvão um tempão… A respeito do Assunto em questão… eu concordo com o Mauricio Stycer, e ainda temos que dar graças a Deus…. é sim… imagina se fosse o CACA BUENO o piloto da Ferrari ontem…. Sobre o Massa, fica para uma próxima…

  109. A moda hoje em dia é criticar, dizer que não gosta de algo que faz sucesso para dizer que tem opinião, confesso que o Galvão não é meu narrador favorito, mais o senhor,é um tosco mesmo
    pfffffff

  110. concordo com STYCER, porém não devemos deixar de elogiar o HAMILTON, pois fez um grande compeonato.
    como todo brasileiro torci sim pelo MASSA, contudo os erros cometidos por ele e a equipe. fizeram com que perdesse o campeonato.
    AGORA GALVÃO BUENO, tem que mudar, porque a maioria do espectadores irão mudar de canal.

  111. O Galvão narra como quiser narrar, o comentarista comenta como quiser comentar, nós torcemos para quem quisermos torcer e pronto. Acho que devemos acabar com essa história de pátria de chuteiras ou pátria de pneus de chuva. Na minha opinião não é o país que está jogando ou está correndo, chega de ame ou deixe-o. Esse ufanismo barato causa enjôo.

  112. Se acham que o Galvão Bueno narra tão mal? mude de canal, ele está fazendo o trabalho dele. Vá trabalhar para também quem sabe assim ocupem o lugar dele será??????????

  113. Concordo plenamente com o que você escreveu. Fui muito hostilizado entre família, amigos e conhecidos, por torcer para o Hamilton em vez de torcer para o Massa,e não é pelo fato de ele ser brasileiro que vou virar a casaca.. A minha explicação era simples. Quando você torce para um piloto está torcendo para a equipe. Como quando você torce por um jogador, está torcendo para o time na qual ele defende. Sou McLaren desde que o Senna pilotava, e fiquei mais fiel quando a Ferrari cometeu aquelas besteiras para proteger o Schumacher quando o Barrichello estava na equipe.

  114. Este tipo de conversinha ridícula de “imparcialidade” já está muito batida, e ninguém aguenta mais. O esporte somente é apaixonante pelo possibilidade de torcemos pelos nossos preferidos, sejam pessoas, sejam times, senão seria algo muito chato e sem graça. O Galvão Bueno não distorceu os fatos nem cometeu excessos, apenas cumpriu a sua função (pela qual é pago) de passar emoção aos eventos que narra. O resto é bla bla bla de gente chata e que não tem o que fazer…

  115. Concordo plenamente com sua opnião Maurício. Aproveito para lamentar que a torcida brasileira tenha vaiado o Hamilton. Talvez influenciada por Galvão que deixa de ser um mero narrador para ser um torcedor e, geralmente com suas opniões ridículas. Parabéns ao Massa, mas, mais ainda ao Hamilton que consegue ser um piloto carismático, diferente da maioria.

  116. Senhores:

    Eu vejo corridas de F1 desde os idos de José Carlos Pace, Emerson e Wilson e olhe que o Emerson não tinha ganho nem um titulo. Sempre os narradores “brasileiros” torciam pelos pilotos “brasileiros”, o que acho normal, afinal sería estranho que qualquer narrador brasileiro estivesse vibrando com um gol da seleção de futebol Argentina sobre a seleção Brasileira. Tirando os grandes excessos que o GALVÃO pratica e olhe que são muitos, e claro um profissionalismo que as vezes ele esquece, desculpem quem não concorda, mas a opinião é pessoal, brasileiro que torce contra qualquer brasileiro em qualquer esporte precisa rever seus conceitos. Não podemos ser todos como a torcida do flamengo que primeiro é flamenguista depois é brasileiro. Grande abraço. Fiquem com Deus.

  117. Oi Natália!
    Nossa! Como não fui perceber uma bandeira do Brasil daquele tamanho em seu cinto???? rsrsrs
    Do jeito que o cara é político, daqui a pouco ele vai colocar a bandeira na sapatilha.

  118. Parabéns pelo exelente texto!Concordo plenamente e fiquei profundamente irritada com os comentários e com o comportamento do comentarista em questão e de vários outros apresentadores ,humoristas e do própio público, vaiando o campeão mundial como se apenas o Felipe Massa tivesse o direito de vencer o mundial.
    Fiquei feliz de verdade quando por poucos minutos ele foi consagrado “campeão !” (por mérito e não por q Rubinho bateu no Hamilton),mas em seguida … triste ver q o povo brasileiro ainda ñ sabe dar valor ao segundo lugar e pior ,ñ reconhece que a corrida é um trabalho de equipe achando que quando o Felipe Massa ganha foi ele q ganhou e quando perde foi a equipe q atrapalhou…ridículo!
    Até quando vamos ser obrigados a ouvir o Sr Galvão Bueno reclamar da bomba agarrada ao carro de Massa e dizer a frase q eu mais odeio:
    -Tragam as crianças pra casa!!!!
    Obrigada pelo espaço.

  119. Se mudem do Brasil quem não torceu pro Massa, eu não assistia formula 1 desde a era Piquet-Senna até que enfim temos um piloto novamente para torcer.Galvão continue sendo patriota, brasileiro torce pro Brasil, argentino para a Argentina e ingleses para a Inglaterra.

  120. Senhores, outra :

    A expressão: “« Galvão: “O Brasil é Vettel desde criancinha”. Hã?! ” não pode ser analisada desta forma é ridículo. É o por tuguês coloquial, como outras linguas tem estas mesmas expressões. Significa que a torcida brasileira devería estar torcendo muito pelo Sebastian Vettel por que sería bom para o Massa ! Se todas as expressões “coloquiais” forem analisadas ao pé da letra, será o fim da sanidade. Torci pelo Vetel, Torci pelo Timo Glok, Torci por uma quebra da Mac Larem. Sempre que tiver um Brasileiro disputanto estou torcendo para ele não importa se ele é corinthiano, palmeirense, flamenguista … qualquer coisista, sendo brasileiro minha torcida é dele. Grande abraço.

  121. O comentário aqui tratado pelo sr. Stycer, é totalmente procedente. Galvão Bueno, o insuportável, já o é há muito tempo.
    Vou deixar uma dica para quem gosta de F1 e só tem a Globo para assistir: ponha o som em “mudo” e ligue um radio na Jovem Pan, ou Bandeirantes, por exemplo. Garanto que o resultado ficará bem mais agradável.
    Em tempo: esta solução serve para o futebol também, pois só assim consigo assistir a algum evento esportivo quando é exclusividade Globo.

  122. Realmente estou tentando entender o porquê Galvão Bueno exagera nas suas narrações, ele é insuportável, seus comentários são infelizes e fico indigado como um cara, mala como ele, está em uma das maiores emissoras do país e ganhando um excelente salário…e nós obrigados a ter que ouvir tamanhas asneiras que ele diz!!!!!!!!!
    Entrem para esta comunidade……EU ODEIO GALVÃO BUENO!!!!!
    Eu já tô dentro…….

  123. olha, o Galvao passou da hora de partir, quanto aos comentarios inuteis aqui em apoio ao Gaviao Bueno, lamento, vcs estao quase sozinhos, e acho, melhor, nao acho, tenho certeza que ao inves de ficar berrando que nem trouxa na frente da TV, deveriam pensar em como mudar este país, e por isso que o brasileiro nao vai pra frente, por pensar em coisas futeis, que nada trazem, e como o corintiano, ele acha que futebol e vida, por isto morre por ele (rs), tenho certeza que se a Globo fosse uma grande emissora, e nao uma emissora grande, ja teria mandado o Galvao passear, bom pra encerrar, os que sao tao “patriotas” peguem as armas e vao para Brasilia lutar pelos direitos de nós tirados, se nao sao, sentem em frente a tv e chorem com o Galvao.

  124. A respeito da corrida deste último domingo, estou 100% ao lado de Galvão Bueno; há muitos anos não temos um piloto competitivo nesta modalidade, muito menos na condição que chegou o campeonato; quanto ao comentário infeliz deixado anteriormente por um internauta, que habilidade do piloto não conta e sim o equipamento que vale, faça-me o favor colega; tanto isso é ridículo que Rubinho ficou anos na Ferrari e não vimos nem perto do que Massa está nos proporcionando. Certamente nosso narrador em questão tem falhas como todos temos; basta um pouco de aceitação e empenho para corrigí-las.

  125. Nunca li tanta bobagem escrita em uma só página. Brasileiro dizer que torceu pelo Hamilton e que ele é o melhor de todos não é brasileiro. O telespectador busca entretenimento na televisão e, de que adiantaria assistir a uma disputa de título mundial se a narração tiver tom britânico. O narrador também é brasileiro. Mais, dizer que na fórmula 1 não importa o desempenho do piloto é de uma ignorância descomunal.
    Por favor ignorantes, calem suas bocas.

  126. Senhores mais uma:

    Peço que não me critiquem dizendo que queria o mau de alguém, apenas gostaria que o Massa ganhasse não ganhou, não importa o por que. Se por mérito do Louis Hamilton, que é um ótimo piloto se é por causa de erros da equipe ferrari. Ele é um campeão mundial agora, longe do carisma de outros pilotos, mas deve ser respeitado pelo bom trabalho. Aos Brasileiros, que CONTINUO torcendo para que ganhem as próximas. A propósito, muito embora o galvão “encha o saco”, trazer as crianças para casa não é uma expressão do GALVÃO, é uma expressão usada no mundo todo, e muito mais pelos NORTE AMERICANOS quando saem com seus helicópteros e caças para combate, os comandantes pedem aos pilotos antes mesmo de saírem com os equipamentos, tragam as crianças de volta para casa. “LEMBREM-SE COLOQUIAL !!! é a última !!!! abraços.

  127. que falta de assunto…talvez nao deverias assistir a globo…eu nao assisto…ganhar a vida criticando o trabalho dos outros é fácil…ainda mais quando um quer estar no lugar dele

  128. Cada um tem direito a ter opinião formada sobre todo e qualquer assunto. Se o jornalista está ou não certo não cabe a NINGUÉM decidir ou julgar. A isso dá-se o nome de liberdade de expressão. Eu, como fã de F1 desde meus 12 anos de idade, por influência de um pai apaixonado por automobilismo, e apesar de ser “menina”, também vou me expressar. Tem uma coisinha me incomodando: sobre essa pessoa citada, o tal de Galvão Bueno. Graças a Deus estou começando a esquecer da voz desse elemento, pois existe o botão de mute. Se ele tem direito de torcer durante uma transmissão de corrida? Até teria, não fosse o fato do elemento, que tanto “ama” o esporte e os esportistas brazucas, este ser tão “patriota”, ter se mudado de mala e cuia para o principado de Mônaco há um tempo atrás. Lembram daquela frase: Brasil, ame-o ou deixe-o. Então, ele deixou. Mas tô cagando e andando pro indivíduo, nem vou perder mais tempo com essa pauta. Perguntem ao pessoal de Londrina-PR se alguém tá sentindo falta dele por lá.
    Mas, enfim, vamos ao que importa, que é o resultado da prova e do campeonato. Foi muita sorte do Hamilton ou muito azar do Massa? Pra mim, nem um nem outro. Quem merecia? Eu julgo não pela genialidade ou talento, carisma, escuderia, o escambau. Eu julgo pela regularidade. E o mais regular neste ano foi o Hamilton, sem dúvida. Graças à matemática, aos cálculos precisos da Mc’Laren e à sua aplicação em seguir os mandamentos da equipe. Não é todo mundo que consegue, o que demonstra que ele também é, inegavelmente, habilidoso, talentoso, arrojado e paciente, como todo bom piloto deve ser. Mas ainda precisa comer bastante arroz com feijão pra ostentar o título com a mesma propriedade de um Senna, Schumacher, Lauda. Tempo pra isso ele tem, vamos ver o que ele tem para nos mostrar daqui pra diante. O Felipe Massa também tem tempo (e talento) suficiente para amadurecer na pista, pegar jogo de cintura para ter voz ativa nos erros da equipe e reverter isso em resultados mais constantes e seguros. Isso demora um pouco para acontecer, e acredito também que é muito raro. O Senna mandava e desmandava na equipe Honda Mc’Laren porque ele era o Senna pô!! Até hoje a japonesada respeita o cara, não porque era bonzinho, mas porque soube se impor como piloto, que geralmente é mero instrumento das escuderias e seus milhares e milhares de euros. Mas isso aconteceu com o tempo, não foi de uma hora pra outra. E era o Ayrton Senna da Silva.
    Voltando ao assunto: está de parabéns o Lewis Hamilton pela conquista. Ótimo piloto. Massa também está de parabéns, vai amadurecer bastante com isso tudo que aconteceu. Está no caminho certo e vai nos brindar com seu talento nas pistas por muito tempo ainda, espero.
    Mas cá entre nós: que saudades do Senna!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  129. Maurício, concordo plenamente em genêro, número e grau, e vou além, o Galvão é pé frio demais!! Muito bairrista!! Falou o nome do filho dele 3 vezes no ar, só para que saibam da amizade com a família do Massa.
    Criou um clima hostíl, suponhamos que o Hamilton ou seu companheiro de equipe, batessem no carro do Massa, será que não iriam linchar a equipe Maclaren?? Ou se Massa não pontua, qual seria a reação do povo e do próprio Massa com a expectativa criada?? Será que tudo isso vale para conquistar a audiência?? Ao amigo leitor que disse que quem não gosta do Galvão que assista a band com a formula Indy, digo ao mesmo, analise a besteira que falou, por quantos anos a indy teve uma prova no Brasil?? Qual o piloto brasileiro que saiu da Indy e foi campeão na fórmula 1?? Indy é fim de carreira para os pilotos, Cade o Montoya??

  130. É simples, pessoal. No controle remoto há um botãozinho escrito MUTE. Quando é algum evento que só a Globo transmite, como a F-1, basta acioná-lo. MUTE. Ontem assisti à corrida no MUTE torcendo pelo MELHOR pilto da atualidade, se não o único digno de ser chamado de piloto: LEWIS HAMILTON. Só tirei o MUTE no final pra me deliciar com as choradeiras do gavião bueno (no minúsculo mesmo) e do massinha. PÔ!!! Esse campeonato já era pra ter acabado há muito tempo. 14 pontos de vantagem pro Hamilton, se a FIA não tivesse feito o escândalo de lhe tirar a vitória incontestável na Bélgica, e dar um ponto pro massinha na China sabe-se lá por quê. Coisas que a Fia e a Ferrari explicam.

  131. gosto muito do estilo do galvão acredito que o brasil inteiro tava torcendo como ele que além de narrador e fã e amigo do felipe parabéns felipe e parabéns galvão vc é um patriota

  132. Cada um torce para quem quiser, eu particularmente, deixei de torcer com a morte de Senna, que foi nosso maior piloto, até agora nenhum dos que vieram depois, se igualou a ele. Parabéns ao Felipe que venceu o GP do Brasil, ao Hamilton que em seu segundo ano conseguiu ser campeão e, a sua equipe que por muitos anos nos deu tantas alegrias nos domingos, com as corridas fantásticas e inesquecíveis do Ayrton.

  133. FAZEM 14 ANOS QUE NÃO TEMOS UM PILOTO COM CONDIÇÕES DE SER CAMPEÃO DA F1.
    ENTÃO SURGE FELIPE MASSA, E VOCES QUEREM QUE O GALVÃO BUENO SEJA IMPARCIAL NA NARRAÇÃO!!!
    ESTOU DO LADO DO GALVÃO, SOU PATRIOTA SIM E TORCI MUITO PELO FELIPE, TORCI PARA O HAMILTON QUEBRAR O CARRO.
    DUVIDO QUE TENHA UM BRASILEIRO SEQUER QUE NÃO TENHA CHORADO NA ULTIMA CURVA.
    QUEM NÃO QUISER TORCER PELO FELIPE, QUE VÁ PARA OS QUINTO DOS INFERNO.
    VÁ ASSITIR O SILVIO SANTOS.

  134. Na ultima vez em que alguem insistiu tanto na questão do nacionalismo e do patriotismo morreram dezenas de milhões de pessoas. Para os tempos atuais faz um tempão, mas para a história foi logo ali.

  135. O fato é que você foi infeliz na sua matéria de ontem, criticando dados da narração que foi emocionante e representou a realidade do final da corrida. A narração do Galvão Bueno foi excelente. Parabéns Galvão e Massa pela brilhante corrida.

  136. Prezado Mauricio…
    Concordo com vc q Galvao Bueno exagera… nao gosto de ouvi-lo narrando nada… Sou até membro, no orkut, da comunidade “eu odeio galvao bueno”…mas ontem, até eu gritava feito louca em casa vendo o final da corrida. Ontem nao achei exagero dele nao…
    Discordo de vc qdo cita “E concluiu: “Felipe Massa do Brasil. Valeu, filho. Comemore. Hoje você é um grande piloto.” Mas quem foi mesmo campeão?”
    É indiscutivel que Massa é um grande piloto. O fato dele nao ter ganho o campeonato, nao tira o brilho dele, a competência, a ousadia….Vc escreveu a frase de forma que parece que o Galvao elogiou, mas o fato dele nao ter sido campeao, anula isso…
    Desculpe, mas foi uma colocaçao infeliz!
    Massa é otimo! Nao tinhamos emoçoes como as de ontem há anos! Sabemos q, as falhas da Ferrari, fizeram que só uma combinaçao de resultados traria o titulo a ele, mas ele tem muito merito com esse segundo lugar no campeonato… Mais até que o “Pé de chinelo”, q nunca convenceu nibguem do seu talento…

  137. Não concordo com a maneira do Galvão transmitir corridas de Formula 1, pois ele é um torcedor e não um locutor. Vi todas as corridas em 2008, em quase todas êle torcia para que o Hamilton quebrasse ou saísse da pista em benefício do Massa,é claro que como brasileiro torço para o Massa ser campeão, daí querer tirar o mérito do Hamilton, não concordo. Ele Galvão em alguns momentos faz com que o Reginaldo Leme tambem cometa este tipo de bairrísmo bobo. Vejo Formula 1 desde o tempo do Emerson Fitipaldi, Nelson Piquet e Airton Senna, portanto já assistir corridas memoráveis, e nunca vi um piloto receber tanta punição como o Hamilton recebeu este ano. Por algum momento cheguei a pensar que eles não iriam deixar um negro ganhar o campeonato, mas graças a Deus isto não aconteceu. Outra coisa qual é o melhor carro? não é a Ferrari, portanto o título está em boas mãos. Parabens ao Hamilton, e parabens ao Massa que fatalmente tambem será campeão.

  138. Mauricio, estou vendo que além de imprudente em seu artigo você foi anti-democratico ao excluir comentários que não foram agressivos nem anti eticos mas sim munidos de opinião e argumentos. É uma pena.

    Resposta do Mauricio
    Ana Paula, exclui apenas comentários com palavrões ou ofensas racistas.

  139. Galvão Bueno é um tipo de indivíduo que narra geralmente para as maiores torcidas, para agradar a maioria, fazendo um marketing para si mesmo. Adora fazer média com os melhores, vide Airton Senna. Pode-se dizer que é uma espécie de viúva do corredor… Não sei o que ele tem de especial que até hoje a Globo, com seu padrão de qualidade, o mantém na emissora…
    Simplesmente dá nojo de ouví-lo! E aquela palhaçada da Fafá de Belém, macaqueando os americanos, cantar o Hino Nacional Brasileiro daquela maneira como se estivesse com diarréia… Talvez tenha um dedo da Globo nessa palhaçada.

  140. Mas é assim mesmo….os canais de televisão que necessitam de audiência, tem que fabricar herois para manter o público enterdido, foi assim com os ronaldinhos e alguns outros do futebol. a televisão necessita urgentemente de um heroi para a fórmula 1, ( para substituir o Sena )… E assim vamos.
    Agora !!!, ficar registrando quanto tempo o Massa ficou no banheiro e por onde ele passou, ( será que vai nascer grama??), HÁ, ISSO AI É DEMAIS ,NÃO É???

  141. Pessoal, ter que aguentar Galvão Bueno, Neto e Luciano do Vale é durezzzzaaaa! Esses caras são um pé no S@$%&@. Coitado de quem não tem TV por assinatura.

  142. Caro Mauricio, e importante que o narrador se coloque em uma posição de neutralidade, entretanto, em um clima festivo, emocionante, numa situação a qual o povo brasileiro esperava ha muito tempo, pois estava carente de um momento de vitorias na f1, desde a morte de Senna.Portanto, o Galvao nao fez mal algum em “narrar torcendo”.

  143. Como já cheguei a comentar ontem em outra coluna, eu não gosto do Galvão, e acho que neste momento, não há um narrador competente para conter com tamanha parcialidade algo que realmente foi extremamente emocionante, mas concordo que o que faz do Galvão uma pessoa irritante são seus comentários, como o que um internauta chegou a citar sobre o Luciano Burti….. Mas o que me deixou irritado sobre o comentário feito ontem pelo Stycer foi o fato de diminuir a gloriosa vitória do Massa diante da conquista sem brilho algum e regado a uma falha de um colega de profissão, conquistada por um Hamilton que mal conseguiu segurar atrás de si um piloto bom com um carro sem fôlego…. Vejam, eu não estou opondo nações, mas diante de tantas adversidades, quem soube melhor administrar seus problemas e transformá-los em vitórias sem dúvida foi o Massa, portanto, o que eu vejo neste atual campeão mundial foi a “sorte” de escapar daquilo que seria seu segundo mico por ter o título nas mãos e deixá-lo escapar. O Massa foi e é melhor….

  144. Se o comentarista que é brasileiro, não puder torcer para um brasileiro, pra quem ele vai torcer? Sinceramente acho que voces não são brasileiros. Não gostarem da narração dele tudo bem, mas achar que ele não deve torcer, daí é exagero. Garanto que se ele estivesse torcendo para o Senna todo mundo ia elogiar.

  145. Tá td certo o que vc fez. Concordo 100% com o que escreveu na postagem de domingo e na de hoje.
    E apoio sempre que quiser apagar comentários que não convem, ou seja, aqueles comentários irracionais escritos por pessoas tbm irracionais.
    Em tempo, não entendo como alguém pode torcer por Felipe Massa, só pq ele é brasileiro??? É um piloto sem carisma nenhum.
    Também quero registrar que grandes eventos esportivos me fazem ter vergonha de ser brasileiro por causa dos torcedores que comparecem neles. Foi lamentável os caras vaiarem o Hamilton e levar cartazes provocando o piloto inglês.
    Parabéns pelo texto e pela sua personalidade.
    abraço!

  146. CONCORDO COM TUDO ISSO QUE VC DIZ SOBRE O GALVÃO ELE E MUITO PATRIOTA QUE CHEGA SER RIDICULO,MAS NÃO POSSO DEIXAR TAMBEM DE FAZER UM COMENTARIO SOBRE OS FIGURÕES DA FERRARI ELES ESSE ANO SE PORTARAM COMO EQUIPE MEDIANA GRAÇAS AO MASSA CHEGOU EM INTERLAGOS COM ALGUMA ESPERANÇA DE GANHAR O CAMPEONATO PORQUE O DESEMPENHO DA FERRARI DURANTE O ANO FOI TOSCO SO ATRAPALHOU O MASSA QUERIA VER SE FOSSE O SHUMI AS COISAS COM CERTEZA SERIA DIFERENTE ATE PARA FAZER O JOGO DE EQUIPE ELES PENSSARAM DUAS VEZES QUANTO AO REMIGTON COM CERTEZA MERECEU POR TUDO QUE FEZ E SUA EQUIPE FOI FANTASTICA EM TODAS ASC ORRIDA QUE NEM MOTOR TEVE PROBLEMA PARABENS REMGTON EXELENTE PILOTO

  147. Todos os comentarios são validos as vezes o Galvão enche o saco mesmo mais faz parte, o que é ruim é um idiota escrever seu comentario em inglês ainda mais se for Brasileiro.

  148. Brasileiro gosta mesmo de ser enganado. E simplesmente idolatra a hipocrisia. Não gosto do Galvão Bueno. Mas é brasileiro, narrando uma corrida em São Paulo, na disputa de um título mundial. Quem seria neutro? O Mauricio Stycer? Não há profissionalismo que resista. É como narrar gol de uma seleção contra o Brasil, em Copa do Mundo. Comemorar? Vibrar? É brasileiro e antes de tudo, torcedor!!!! Desta vez, infelizmente vou ter de apoiar o Galvão!

  149. Vcs queriam que o Galvão torcesse para quem? Além de narrador ele é gente como a gente.
    Ele realmente é chato, mas eu no lugar dele, faria a mesma coisa. Voces que reclamam, assitam pela BBC ora bolas!
    O Hamilton pode ser bom, mas torcer pra ele é brincadeira…….sem comnetários!

  150. Torcer e uma coisa e ser fanatico e outra.
    Nao gosto do Galvao Bueno narrando ou comentando pois ele se acha entendido de tudo.Me irrita profundamente.Torco pelo Massa mas porque ele corre pela Ferrari.Prefiro assim ,curtir o espetaculo e me prender ao carro e nao ao piloto.Voce pode nao concordar mas e menos estressante.Alem do mais e so passatempo porque nenhum deles te ajuda ou da nada em troca.
    Usem o tempo para coisas mais uteis e cada um na sua.respeitar a opiniao dos outros e o primeiro passo para ter a sua opiniao respeitada.Abraco a todos.

  151. Eu torci muito pelo Hamilton, é o melhor piloto mesmo!!!! nao aguento o galvao com esse patriotismo dele, ele tem q saber que existem passoas torcendo para o Hamilton no Brasil, como eu. Ele devia ter mais respeito pelas pessoas q torcem para o Hamilton. Eu odeio essas pessoas racistas q ficam julgando o cara por ele ser negro. O cara é bom temos q adimitir isso. Faltou braço para o Felipe em algumas corridas q ele nao conseguiu fazer muitos pontos. No mais é isso

  152. Olha o fato de um narrador expressar sua torcida ou seu patriotismo em uma decisão, seja ela qual for, não vejo nada de anormal, o que vejo é um narrador achar que toda a nação é idiota, todos nós sabiámos o quanto era difícil o Massa ser campeão, fcar louco gritando e tudo mais é coisa de louco não de narrador. Agora qualquer pessoa que entendo o mínimo de automobilismo, sabia desde o início daquela chuva nos minutos e voltas finais, que um piloto que não trocasse pneus como fez Timo Glock, não chegaria a lugar algum, como não chegou entre os primeiros. Ora se o Galvão está no mundo da F1 como ele me diz, há muuuuuito tempo, teria ele de ter o mínimo de respeito com a nação brasileira e com os sentimos alheios dos menos desavisados. Outro fato que me chamou a atenção, não é a primeira vez que vejo isso, foi o fato de o Galvão ficar indagando o tempo todo como, de onde e porque o Fisiquela esta naquela posição depois que todos os ponteiros havia feito a primeira troca de pneus, ora como um narrador que está no circuito, tem todo o aparato para acompanhar a corrica faz uma pergunta dessas o tempo todo??? Ora era o mais simples, ele,o Fisiquela, havia sido o primeiro a fazer a troca de pneus e o reabastecimento, logo ele estaria mesmo entre os primeiros, é complicado, só o Galvão não viu issso. Ou Galvão, vai se aposentar e larga de falar e fazer besteiras nas transmissões de TV!!!

  153. Ai ai ai ai ai….
    Que sonolência, Maurício!
    Tô percebendo porque o Gavião Bueiro é um chato. É pq tem uns 50% de brasileiros que gostam desse tipo de chatice, de marquetagem travestida de patriotismo. E tem torcedor que acha a vitória do Hamilton sem brilho. Que sono!!! O cara é o melhor, foi punido injustamente, a FIA bem que tentou dar um empurrão na Ferrari e no Massa. Não deu. Quando foi preciso, na pista, o Hamilton foi pra cima e deixou todos comendo poeira. Ultrapassagens dignas de um grande piloto, em um campeonato onde ultrapassagens foi o que menos se viu. E por ultrapassar as ferraris, debaixo de chuva, foi punido pela FIA. Menos, turma. O cara é bom, é o melhor. Ou alguém conhece algum estreante que botou um bicampeão pra correr? Só mesmo Hamilton. Parabéns ao cara, que ele mereceu.

  154. OLHA SÓ APAGARAM MEU COMENTÁRIO…PQ SERÁ???? FICARAM COM MEDO QUE A GLOBO VISSE???????

    HAHAHAHAHA

    AINDA TENTAM CALAR A CONTRA MÍDIA…UHUU
    FLO E DIGO MAIS…É TUDO JOGADA MSMO!!!!

  155. Não gosto muito do Galvão Bueno. Mas desta vez tenho que concordar com ele.
    Oras, só vê formula 1 como uma briga de empresas quem não acompanhou essa competição nos tempos de Ayrton Senna. Acredito que para a maioria das pessoas Formula 1 significa competição entre pilotos com nacionalidades, tanto que poucas pessoas comentam quem ganhou o mundial de construtores.
    Por esse motivo, defendo o Galvão que ontem torceu como brasileiro para a conquista de Felipe Massa. Em nenhum momento eu vi ele desrespeitando ou subestimando o potencial do Hamilton.
    Ah, as vitórias do Senna não teriam a mesma emoção sem o tema da vitória e a gritaria do Galvão Bueno.

  156. O Galvao Bueno , procura transmitir futebol e F1 com euforia e vibraçao de torcedor Brasileiro, humilde e espontaneo e com interesse em nossos idolos, que sao poucos e tem que ser valorizados e conhecidos por todo o povo Brasileiro.
    Essa vibração é contagiante e ele tem que continuar suas transmissões dessa forma, que é tbem uma forma de incentivo aos nossos futuros e desconhecidos idolos…

  157. para todos que não gostam do Galvão\;
    voces ja acompanharam A transmissão da uefa na
    record. (eder luis, mauricio torres) vão se catar seus otarios
    GALVÃO E O TIME DE NARRADORES SÃO OS MELHORES QUE HA NO BRASIL. SE LIGUEM. FANATICOS PELO MACEDO

  158. Caro Stycer,

    Concordo com você. Confesso que me sentia desconfortável com a torcida do Galvão Bueno ao narrar os enventos esportivos, entretanto, depois que assisti a uma transmissão do GP do Canadá, no ano passado, em Barcelona, constatei que esse “problema” não é exclusividade nossa.

  159. Cara mais chato e puxa-saco que galvao bueno nao existe ou melhor esta para nascer. E um puxa saco sem vergonha. Puxou saco de todo mundo. agora quando nao recebe nada em troca deixa de puxar o saco. veja o caso dos ronaldinhos. nao pagaram mais para ele………

  160. Parabéns ao Galvão Bueno, qualquer brasileiro torceria pelo Felipe Massa, ou pelo Rubinho, ou qualquer outro brasileiro. Isso não é ser nacionalista, isso é ser brasileiro. O Brasil é nossa mãe e somos filhos dela.

  161. Eu não sou fã do Galvão Bueno, mas todos se emocionaram pelo Massa ontem! Acho que ele tem o direito de torcer sim!!! Não importa o carro, importa que o piloto é brasileiro! E fez mais bonito que a seleção brasileira tem feito!
    Por isso estamos em uma democracia…quem não quer assistir tal canal, é só mudar…

  162. o galvão é mesmo irritante,para mim o luis roberto é muito melhor q ele,e o luciano do vale?nem se compara,alias ele deveria estar na globo a muito tempo.tambem acho o hamilton mais piloto q o massa,mas torcer para ele não dá,porque sou BRASILEIRO.

  163. Além do Galvão Bueiro, falta aposentar o gordo do Fausto Silva. Só aí Globo ia ganhar uns pontinhos de Ibope de novo. He, he, he!

  164. Resultado Justíssimo. O Massa ganhou o grande prêmio do Brasil, mas não levou o campeonato, porque a Ferrari não merecia. Só fez “bobagem” e acabou com a possibilidade do Massa ser campeão. Parabéns ao Hamilton, campeonato merecido, fez tudo certinho, e a equipe também. Quanto ao Galvão, é muito triste, ter de houvi-lo, (com tanta idade…) falar tanta besteira. Não respeita nem seu colega, que é o cara que entende de Fórmula 1, o Grande Reginaldo Leme. E ainda tem mais, o Galvão insiste em querer que o Rubens Barrichello seja um grande piloto. Ele não é, teve a mesma chance do Massa, e provou sua incompetência. Galvão se liga… o povo não te göenta mais. Vai cuidar dos netos… Xaropão.

  165. Ou, já imaginaram vocês o Galvão “narrando” a F1 com os comentários do gordo Fausto. Oh loco meu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkk

  166. O Galvão está tantos anos à frente da narração esportiva da globo porque tem competência. O restante corra a´trás em vez de ficar criticando….parece que é o que melhor fse faz nesse país, críticas!

  167. ACHO LEGAL TORCER.MAIS NÃO CONSIGUO ATURAR O GALVÃO BUENO E AINDA QUER COLOCAR O RUBINHO COM ÓTIMO.UM BOM PILOTO JÁ ESTA BOM DEMAIS TANTO É QUE DEVE FICAR FORA NO ANO QUE VEM.DUVIDO QUE ACONTEÇA ISSO COM MAZZA,HAMINTON OU ALONSO. GALVÃO DESAPAREÇA CARA.VOCÊ É UM SACO

  168. Não querer ter o nome ligado a outra pessoa não deixa de ser uma crítica. Meio velada, mas é crítica. Não é?

  169. Minha gente, vamos deixar de hipocrisia, será que se fosse um outro narrador não torceria também para Massa? Vocês assistem a fórmula indy? Assistiram a última corrida onde disputavam o título Hélio Castro Neves e Scott Dixon? O Galvão é chato em muitos momentos, mas, como já falei antes, não vi nada de mais em torçer para Massa. Que diferença faz se ele disse que o Brasil era Vettel naquele momento, e era mesmo, pelo menos eu fui. Não tinha como torçer para Massa e não secar Hamilton. Hamilton é o campeão, é um fato, mas eu não torci para ele, pois a Mclaren não agiu correto com o Alonso no ano passado, se tivesse agido, hoje a equipe seria bi-campeã, e não apenas campeã por apenas 1 ponto, como foi o caso deste ano. Acompanho a F1 faz muitos anos, desde a época de Emerson, Piquet e Senna, e posso garantir, a equipe Maclaren de hoje, não é mais a mesma da época de Senna, o melhor de todos os tempos, inclusive melhor até que Shumi.

  170. esse galvao é mais uma porcaria q a globosta envia guela abaixo dos brasileiros, e o povo aceita tudo tranquilamente, e o pior, ainda idolatra. galvao bueiro nao esta sozinho, bigbrothers, xuxa e jornais tendenciosos como o fantastico e o jornal parcial são alguns exemplos de lixos q o povo aceita só porque vem da globosta.

    mas foi otimo ver ele engolir os gritos ridiculos quando viu q o hamilton foi campeão, foi. e ver a musiquinha ridicula da globosta parar de repente…ganhei o dia.

  171. Só faz mesmo é torcer, porque foi uma decepção. Aliás, tem sido uma decepção atrás de outra quando este torcedor tem o poder de influir no pensamento coletivo.
    Façam como eu. Desligo o som da TV e ligo a rádio. Aí sim existe uma locução emocionante.

  172. Acho que as transmissões quando são feitas com a narração
    de Galvão Bueno se tornam mais emocionantes.Ele tá certo,e
    o considero o melhor comentarista esportivo de todods os tempos,por isso ele tá lá na melhor rede (GLOBO).
    Com cerrteza a audiência da Globo com a sua narração é
    imbatível nestes dias.

  173. Para aqueles que não curtem fórmula 1,acham que é só
    máquina que ganha uma corrida,queria ver estes senhores
    sentados num carro destes para ver se realmente é só a
    máquina que vence a corrida.Se fosse assim não precisaria
    nem tirar carteira de motorista,já que o carro faz tudo.
    É melhor ouvir isto do que ser surdo.

  174. Olá, Maurício.

    Quero aqui, de profundo pesar, não concordar com seu texto – ou melhor, com seus dois textos. Você, tanto em um como no outro, foi por caminhosos sinusosos. Tal qual uma pista de Fórmula 1.

    Sabemos, desde que nos conhecemos por gente, e você mais ainda, das folclóricas narrações do Galvão Bueno. Sabemos que ele é odiado por muitos e querido por quase ninguém. Mas, também sabemos, que o que ele fez na transmissão da Globo nada mais foi do que o que todo brasileiro – dentro e fora do autódromo fez. Todo mundo torceu para o Vettel “desde criancinha”. Todo mundo xingou o Glock por ter ficado para trás.

    Seu texto, sinto muito, é inoportuno. Tratar a “torcida do Galvão” como algo tendencioso contra o Hamilton é demais. Exemplos temos aos montes, dessa imprensa torcedora. Veja grandes exemplos na Argentina, mais precisamente no Diário Olé. Tente ver, pelo menos depois de cada derrota da seleção brasileira de futebol (se for humilhante mais ainda) o que o diário argentino estampa em sua capa.

    E, chegar ao cúmulo de falar que “pilotos representam fabricantes de carros, frequentemente de nacionalidades diferentes das suas” é, no mínimo, descaracterizar um esporte global. Infelizmente, digo, essa parte de seu texto é um tanto desmerecedora e, sinto dizer, mesquinha.

    Vibramos com o Senna na mesma McLaren do Hamilton quando ele venceu o título da Fórmula 1 em cima do Prost. Adoramos ver o Emerson Fittipaldi ganhar duas vezes as 500 milhas de Indianápolis na Terra do Tio Sam.

    O Brasil vibra, na maioria dos casos, com quem dá certo no esporte. Vibramos com a seleção de vôlei masculina, por sete bons anos, mesmo que os jogadores pisassem no Brasil dois meses por ano – e olhe lá.

    Vibramos na Copa de 2002, com uma escalação que tinha – só no time titular – três jogadores que jogavam no País (São Marcos, goleiro, e os volantes Kléberson e Gilberto Silva). E não vibramos em 2006, pois os mesmos não honraram a camisa.

    E, para terminar, digo: o Massa, sim, representa o Brasil. E o Galvão, sim, falou o que todo brasileiro sentiu na hora. Ou você foi o único que não esstava torcendo para o Vettel?

  175. Quem não gosta disso ou daquilo, o problema é de cada um, o que devemos é respeitar quem gosta; não gosta? desliga, muda de canal, esses críticos são todos pseudos formadores de opinião (opiniões equivovadas), Galvão Bueno é Galvão Bueno, o resto é resto! PURA INVEJA! para chegar onde ele chegou e está é porque tem capacidade e PODE!

  176. Concordo em genero e grau sobre o seu artigo. O Galvão é tão torcedor quanto narrador, sem contar que é pé frio pois tudo que ele narra vira pó (olimpiadas, copa do mundo e agora final do mundial de F1.

  177. a transmissao foi normal, se tratando de galvao bueiro. mas a transmissao da globo foi muito ruim. quando a corrida é fora e eles perdem algum momento, ele critica a “emissora do tal país”. pois a transmissao da globo, que era a responsavel pelo sinal, perdeu varios momentos da corrida, como varios pit-stops, inclusive um do massa, soh pegaram o carro saindo. no final, so mostraram o massa, em vez de mostrar o hamilton, q acabara de ser campeao. se eles torcem durante a transmissao, passa, se tratando de rede globo, mas a transmissao foi para o mundo inteiro, e a geração era responsabilidade da globo. foi um papelao

  178. Claro que o Massa é mais piloto, é so ver os numeros: mais vitorias, mais voltas em primeiro lugar, mais poles; infelizmente os erros da Ferrari deram o titulo a Hamilton.
    Claro que ele representa o Brasil neste otimo esporte, onde tivemos o grande idolo Ayrton Sena da silva.
    Não entendo este tipo de postura e criticas, demos é que dar força para um Brasileiro que esta vencendo e elvando o nome do Brasil no exterior.

  179. BOA TARDE!!! RESPONDA ESSA SRº STYCER !!!

    QUAIS AS NORMAS, PARA UMA NARRAÇÃO ESPORTIVA E AUTOMOBILÍSTICA ? HEIM!! ONDE ESTÁ ESCRITO?

    JUNIOR

  180. Concordo com você!!
    Acho então que você não odeia as narrações da Band que puxa um saco do futebol paulista! E o que é pior prejudicam a própria narração, a própria razão.
    Eles deixam de falar o que é certo para puxa pro deles!

  181. NÃO GOSTO DO GALVÃO BUENO. ABAIXO O VOLUME QUANDO SE TRATA DE NARRAÇÃO DE FUTEBOL, MAS ONTEM ELE FOI PERFEITO.

  182. TA NA HORA DE O “GAVIÃO BUENO” SE APOSENTAR… ELE IRRITA QUALQUER UM ACHANDO QUE É NARRADOR. ALÉM DE SER UM PÉ FRIO….

  183. ESTOU DE ACORDO TOTALMENTE COM A OPINIAO DESTA PESSOA , NAO SE PODE FAZER DE UM ESPORTE UM PRETEXTO PARA GUERRA OU RACISMO

  184. Senhores,

    Que o Galvão Bueno “torça” de maneira inusitada pelo esportes que o mesmo transmite, tudo bem… Porém, triste é ver desdentados e sem dinheiro nem para o “pao de cada dia”, que deixam as famílias a “chupar os dedos”, enquanto eles se “divertem”, “torcendo” pelos seus esportes favoritos. O Galvão ganha para isso, não é???
    RF

  185. O Galvão está cada diz mais ridiculo. Quando mostrou a arquibancada com os braços estendidos, evidentemente filmando ou fotografando com suas maquinas digitais ele confundiu com braços estendidos dando força para o Massa – PATÉTICO.
    E a Globo devia pelo menos dobrar o sálario do Burti, pois comentar uma corrida ao lado de um gagá falando bobagem e não sabendo traduzir coisas elementares é dose ptrá leão.
    E ainda, salvou a trarnsmissão e nossos ouvidos alertando o gagá que o Hamilton havia ultrapassado o Glock.
    E o pior, quem está ensaiando para pegar o lugar do Gagá é o Cleber Machado que quamdo trnsmite consegue ser tão ruim ou mais.

  186. Para os que defendem aquela figura egocêntrica e narcisista dizendo que ele é assim porque o povo quer ver emoção, que não perde uma oportunidade de ficar falando no outro chato que é o seu filho o Cacá Bueno, digo apenas uma coisa: LEVA PRÁ CASA!!!!

  187. Eu discordo ,acho que o galvão pode torcer o quanto ele quizer ,não vejo nada demais.Mas por um outro lado como gosto muito de esportes e de houvir um bom comentario,seria OTIMO SE A GLOBO NOS POUPASSE DE HOUVIR AS BESTEIRAS DO GALVÃO ,ETA CARA CHATO,JA QUE A GLOBO E NO RIO E GOSTA FAZER COMENTARIOS BESTAS DE SÃO PAULO POR QUE O GALVÃO NÃO NARRA SO PARA O RIO E NOS DEIXA COM O KLEBER MACHADO. Por favor

  188. Galvão Bueno não é um locutor … tá mais pra um “loucutor” é extremamente irritante. Quando tiraram a vitória do Hamilton da Belgica e jogaram ele no colo do Massa foi uma das coisa mais ridiculas na Formula 1 Atual, onde pelo jeito é proibido ultrapassar, no Japão foi a mesma coisa, o cara largou mal e foi tentar recuperar a posição e foi punido agora quanto a punição do Massa neste mesmo grande premio acho que foi justa pois ele abriu demais e o Hamilton esperto passou ele só que o cara foi na grama e acertou o carro do cara em cheio, na mais pura maldade, e se fosse ao contrário, estariamos massacrando o Hamilton. Por essas e por outras é que fica dificil ouvir o Galvão narrando em prol do Massa, só porque ele é amigo do Caca Bueno. Sejamos justo, o Hamilton é muito mais piloto e pronto, na ultima prova correu com o regulamento embaixo do braço e pronto, pra que se arriscar com Raikkonen e Alonso na frente. Fez o certo por mais que outros digam que ele amarelou, o cara tem só 23 anos e agora acumula um campeonato e um vice na sua curta carreira e o Massa já esta a 5 anos na formula1 e o que sempre ouvimos é ele reclamar do carro, da equipe, do tempo, dos outros pilotos mais esquece de apontar ou mesmo admitir seu erros, falta humildade, falta carisma, falta ser um pouco mais homem e deixar de ser moleque. Quem sabe mais pra frente o cara mude mais eu duvido, sua chance de ouro foi esse ano, e independente das trapalhadas da Ferrari ele perdeu muitos pontos pra ele mesmo, quando na Malásia rodou sozinho e até hoje não admite que errou, só me lembro das palavras ridiculas dele, ” Tive uma sensação estranha no carro ” . Me lembro de um grande premio de Monaco no qual Senna liderava tranquilamente na frente e de repente bateu, muitos questionaram se tinha sido algum problema no carro, e ele na entrevista falou ” A corrida estava tão fácil que me desconcentrei e bati ” . Pronto o cara admitiu o erro e pronto. Esse vai deixar saudades mesmo, ficaremos aguardando por enquanto uma nova revelação ou promessa para que possamos torcer novamente. E espero que pelo menos o Galvão se contenha com seus ufanismo de patriotismo, querendo sempre rotular novos idolos que na verdade não estão merecendo esse rótulo.

  189. TUDO QUE VEM DA GLOBO PARA MIM NÃO VALE NADA.JORNAL NÃO SERVE . DÁ MAIS NOTICIA INTERNACIONAL QUE NACIONAL.ESTÁ CHEIA DE CHEIRADORES.DOS ARTISTAS AOS COMENTARISTAS.FORA COM OS GALVÕES-DIDIS ETC.. ESSA MERDAS.

  190. Definição:
    Jornalista “Made in England” ou “Made in Qualquer lugar”
    Ta no pais errado meu amigo!

    Esta na cultura do povo brasileiro torcer energicamente por tudo e todos que representam a nossa bandeira!

    Será que vc torceu pela França nas ultimas copas?

  191. Assisti toda a corrida e minha opinião é que o Galvão não exagerou na sua torcida pelo Massa. Sim, ele secou o Hamilton nas ultimas 2 voltas mas achei de forma natural. Após a confirmação do titulo pelo Hamilton ele deu os parabens e em varios momentos da corrida mencionou o belo piloto que é o Hamilton.

  192. se o galvão é narrador que narre, nos torcemos. agora quem perdeu o campeonato foi a ferrari que cometeu aquelas lambaças com o felipe. o galvao que fique na dele se e que e narrador

  193. OLHA CRITICAR O GALVÃO É FACIL, EU QUERIA VER SE VCS TIVESSE O EMPREGO DELE, O Q VCS DIRIA AGORA, ISSO TUDO É INVEJA, VAI CRITICAR POLÍTICOS, E ESSES CARAS IDIOTAS Q CUIDA DO NOSSO PAIS. SÓ QUERO DIZER Q SÓ CONHEÇO O GALVÃO BUENO PELA TELEVISÃO C/ QUALQUE UM. VCS GOSTA É DESSES Q ROUBA E VAI MORAR NO OUTRO PAIS, C/ OS BANQUEIROS.ME POUPE DESSES COMENTÁRIOS.

  194. A corrida foi ótima, o Galvão narrou com a emoção que foi a corrida e o que parecia impossível ( Massa campeão) quase aconteceu. Acho que o Hamilton mereceu o título porque a sorte estava do seu lado, mas o Massa saiu campeão moral. Agora, se não fosse a tal chuva no final, nada disso teria acontecido e o Hamilton terminava campeão do mesmo jeito.

  195. eu não podia deixar de expressar a minha opinião concordo com td que foi escrito aqui, mas uma coisa me intriga porque ainda o consideram o melhor comentarista esportivo isso ele não é nem de longe na propia emissora que ele trablha tem gente melhor que ele o C………… e um deles.

  196. so agora q vc foi dar conta q ele é patriota??

    esqueceu tambem de falar sobre ele comentando jogos da seleção brasileira e dos times de SP.!!

  197. O QUE MAIS IRRITA NESTE NARRADOR É O FATO DE FICAR DIZENDO O TAL “AGUENTA CORAÇÃO!”. ISTO MEXE COM O EMICIONAL DE TODO MUNDO.
    TAMBEM NÃO JUSTIFICA O MESMO FICAR DESEJANDO QUE O HAMILTON DESSE UMA ESCORREGADINHA, OU O SEU PNEU FURASSE, OU AINDA FICAR MOSTRANDO FALHAS DO PILOTO INGLES, INDUZINDO ASSIM QUE ALGO DE MAL ACONTECESSE A ELE. DESEJAR MAL A ALGUM SER HUMANO É NO MINIMO RIDICULO.

  198. Ninguem chuta cachorro morto! É claro que este comentarista Mauricio alguma coisa esta é querendo se promover às custas do horrível Galvão Bueno, mas… quem não torceu ou era peruano desde criancinha na copa de 78? A expressão “sou torcedor do tine tal desde criancinha” já faz parte do folclore esportivo; agora, querer crucificar o narrador da Globo por isto, é pura sacanagem! Quem em são consciência não torceu pra que o pneu ca McLaren não furasse logo depois da entrada dos boxes; quem não torceu pro Rubinho dar um leve “toque” no Hamilton e tira-lo da corrida em beneficio do Massa?? Quem?? Ora seu Mauricio… vá procurar outros comentários pra se sobressair no portal do IG. Porque o senhor não comenta o absurdo que ainda se faz com o caso de Santo André?? Será que a emissoras de televisão não tem outros assuntos?? CHEGA DE BABAQUICE E COMENTÁRIOS SEM CONTEÚDO !!!

  199. Houve um tempo que gostava das narrações do Galvão, porém,
    a partir do momento que descobrí que o mesmo é bairrista, perdeu todo encanto.
    No episódio do jogo de futebol entre Náutico x Botafogo, no Recife, ele deu todo espaço para o Bebeto, destilar todo o seu veneno, porém , em contra-partida, não deu nenhum direito de resposta para os dirigentes do Náutico se defenderem.
    É um pena que pessoas assim, continuam intocáveis.

  200. Ah vai caçar serviço. O cara narrou com a emoção que o momento pedia. Não que o Galvão não seja um chato, mais criticar o cara por qualquer coisa que ele fale ou faça, faça-me o favor, se ele não tivesse aprovação ele não estaria aí. Que profissão esquisita essa, colunista. Não sei porque ainda perdi meu tempo de ler isto. Colunas são ridículas, 90% delas são para falar da vida dos outros.

  201. Bem Amigos do IG, estamos juntos para comentar sobre o Galvão, percebi q existem mais criticas contra do q a favor ao nosso mais famoso patriota Galvão Bueno. Agora vamos convir q as vezes ele é chato, mas tbém vamos devemos admitir q todos se emocionam qdo o Brasil vence e ele narra com todo clamor. Então vamos todos gritar AHA UHU O GALVÃO É MASSA, AHA UHU O GALVÃO É MASSA.

  202. Olá. Segue o meu otimismo a todos. Muitas pessoas não aceitam as opiniões alheias. É um trabalho, uma posição, uma opinião de um cidadão que nos escreve o que pensa, o que acha, e isso basta. Temos que aprender a respeitar. É isso ai pessoal.

  203. O Oscar do cara mais
    chato do Brasil, vai para….
    …GALVÃO BUENO
    Chamar os pilotos de rivais é de uma cegueira
    intelectual muito grande.
    No minimo são adversários…
    …até a próxima escuderia!

  204. caros amigos, nosso grande narrador Galvão Bueno, sim foi muito bem em sua narração, pois antes daquela chuva á cinco voltas do fim, ele já estava achando que o felipe não iria ganhar o titulo, pois depois que começõu a chuva, todos tocaram o pneus, e o Vetel passou o Hamilton, me descupe mas o narrador mais imparcial, estaria também narrando com o coração, viva massa o verdadeiro campeão, deixe o Galvão em paz.

  205. PARA SER UM CAMPEÃO TEM QUE TER BRAÇOS FORTE, TEM QUE SER COMO O AIRTON SENNA, FOI O QUE MOSTROU HAMILTON, PARA O MASSA QUE SÓ PISA NO TOMATE.
    CHORA NA RAMPA ANÃO DE JARDIM, VÁ PILOTAR CARRINHO DE SUPER MERCADO.

  206. O que a Grobo queria,,,,,,,roubar mais um titulo para a Ferrariiiiiiiiiii,,,,,,GROBO, GARVÃO , FERRARIIIIIIIIII e PT nada a ver,,,

  207. INFELIZMENTE, VER NOTÍCIAS DO BRASIL PELA INTERNET ESTÁ DEIXANDO DE SER A ULTIMA OPÇÃO.
    ORA VEJAM, QUEM NÃO GOSTA DE FORMULA 1, TEM OPÇÃO DE TORCER POR POR FUTEBOL, BASKET, VOLEI, CICLISMO…ETC…
    QUE O LOUCUTOR EM QUESTÃO É DESAGRADÁVEL, NÃO É NOVIDADE PARA NINGUÉM, MAS TORCER PELO INGLÊS SÓ POR SER NEGRO, OU PARA O CANDIDATO AO GOVERNO AMERICANO PELO MESMO MOTIVO É BEM A CARA DE UM POVO ALIENADO COMO O BRASILEIRO.
    CONCORDO, VÃO ASSISTIR F1 PELA BBC !!!!
    QUE FALTA FAZ UM CASO ELOÁ OU ISABELA PARA ESTA IMPRENSA SEM IMAGINAÇÃO !!!!!

  208. VAMOS PARA COM ESSA DEMAGOGIA.
    COMO É QUE VOCÊ QUER QUE UM NARRADOR SEJA IMPARCIAL SE UM PILOTO DO SEU PAÍS ESTÁ A UMA CURVA DE SER CAMPEÃO MUNDIAL.
    OS NARRADORES DA INGLATERRA FORAM IMPARCIAIS?
    NÃO SE PODE SER IMPARCIAL QUANDO ALGUM ESPORTE DO SEU PAÍS ESTÁ PRESTES A CONQUISTAR O MUNDO, SEJA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL, SEJA UM PILOTO DA F1, SEJA O BRASIL NAS OLIMPÍADAS.
    TODO MUNDO TORCE, VAMOS PARAR COM ISSO, ONDE ESTÁ O SENTIMENTO DE PATRIOTISMO.
    QUEM NÃO GOSTA DE ESPORTE QUE NÃO ASSISTA.
    TODOS ESTÁVAMOS CONFORMADOS ATÉ A ÚLTIMA VOLTA, QUANDO O VETTEL PASSOU O HAMILTON A ADRENALINA FOI LÁ EM CIMA, O MUNDO PAROU PRA VER AQUELA ÚLTIMA VOLTA E VOCÊ VAI SE PREOCUPAR COM A NARRAÇÃO”.
    ESPERAMOS 14 ANOS POR UM NOVO CAMPEÃO, E AGORA QUE TÍNHAMOS A OPORTUNIDADE DE VENCER, EU TENHO QUE ESCUTAR QUE O HAMILTON MERECEU, VÃO TE CATAR!!!!

  209. Não assisti a corrida, não gosto, acho muito chato e não dá para entender o motivo o porquê do brasileiro gostar de fórmula 1 se não por causa da globo, que ao longo desses 30 ou 40 anos fala todo domingo da mesma coisa. Não tenho nada contra a globo. Ela ganha seu dinheiro e tudo bem. Só que, acho, poderia ser com coisa mais atraente. Mas o Galvão, o Galvão, meu Deus!! Que coisa. O cara está ja está irritante a muito tempo. Em casa assisto ao futebol que ele trasmite com o televisor sem som. Isso mesmo, sem som. O que será que está acontecendo com ele?

  210. Eu não concordo com o Galvão Bueno e acho-o patético em transmissões não só de formula 1 como de futebol também, vc esta correto e criticar esse tipo de trasmissão, porém não se pode dizer tudo porque afinal ele é um “global”, isto é, dono da razão neste pais.

  211. Stycer, sinceramente o Galvão é um baita “pé no saco”, o car não narra, nam pra torcedor serve, parece até um certo apresentador que o Globo mostra nos domingos à tarde, sempre procuro trocar de emissora quando é o Galvão o narrador, ou então desligo a TV ou tiro todo o volume, com certeze há muitos locutores melhores que ele, e não se trata de eu estar, ou não sendo patriota, torci para o Massa, porque é brasileiro, porém o Hamilton mereceu o título, apesar de achar que Alonso é, atualmente, o melhor piloto na F1, isto que acompanho as transmissões desde 1982, assim creio que ser patriota não significa torcer descaradamente por alguém, e sim amar seu país e dar valor para o mesmo.

  212. TEM MUITA GENTE QUE NÃO CURTE NADA, NENHUM ESPORTE, MAS E ONTEM NA CORRIDA FICARAM EMOCIONADOS, COMO VOCES QUEREM QUE O GALVÃO BUENO QUE VIVE DO ESPORTE HA TANTOS ANOS PRINCIPALMENTE DE TRANSMISSÕES QUE ENVOLVEM ALGUM REPRESENTANTE BRASILEIRO NAQUELE MOMENTO FOSSE FRIO, DEIXEM DE SEREM HIPOCRITAS, E VEJAM A REALIDADE ANTES DE FALAREM BOBABENS.

  213. Gente, torcer para um brasileiro é legal e saudavel, porém, o Galvão Bueno é chato demais e eu desligo o rádio e ouço uma rádio paulista que trasmite a f1.
    Além disso não é só o Galvão que é chato, a rede “bobo” também idolatra o filhinho do Galvão que corre na stok car e ignora todos os outros corredores como se só existisse o tal de Cacá Bueno, é lamentável….O pior de tudo é que ainda tem gente que acha o Galvão um amorzinho, tenha santa paciência…

  214. Primeira vez que leio sua coluna.
    me chamou atenção a “chamada” na home do site e entrei.
    incrível, concordo plenamente com você e com a maioria dos comentários que li. (Inc´rivel, reparei que muitos concordam com você, e os que não concordam são os revoltados da vida, rs)
    Galvão – Narrador? Comentarista?
    A Globo precisa rever seus conceitos.

    *Será que você lê meu comentário depois de tantos?! rs

  215. QUANTA COISA SEM SENTIDO ESCRITA AQUI …. SO PQ O CARA TORCEU POR UM BRASILEIRO , DEIXA ELE TORCER É DIREITO DELE , CONFESSO QUE NÃO GOSTO DE TRANSMISSOÕES FEITAS POR ESSE NARRADOR , AGORA QUERER IMPEDI-LO DE SER PATRIOTA É O FIM DO MUNDO .
    E OUTRA………….FALAR QUE ESSE HAMILTON É MELHOR QUE O FELIPE MASSA É FALAR BOBAGEM , A FERRARI SIM QUE O FEZ PERDER ESSE CAMPEONATO , NO MAXIMO OS DOIS PILOTOS SE EQUIVALEM E QUEM DEU O TITULO PRO HAMILTON FOI O CARA QUE DEIXOU ELE PASSAR .

  216. Gostar do Galvão Bueno é gostar de mesmice, a Globo deveria mandar esse cara pra Londrina onde mora, meu Deus, esse cara é chato demais.

  217. Aqui na minha cidade, Pres Prudente chamamos de Gavião Babão, ninguém merece, esse cara é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito chato.

  218. ..JA ESTA MAIS DO QUE NA HORA DA GLOBO TIRAR DO AR ESTE PROFISSIONAL QUE JULGO EXTREMAMENTE COMPETENTE,POREM SEU TEMPO JA PASSOU E BASTANTE,SEMPRE SOUBE QUE UM “LOCUTOR””OU “NARRADOR” NAO PODE SER PACIAL,TEM QUE COLOCAR EM PALAVRAS O QUE VE,PARA QUE O OUVINTE OU TELESPECTADOR SEJA ESCLARECIDO DOS FATOS. TEM MUITO LUGAR ATRAS DAS CAMERAS E MICROFONES QUE PODEM USAR TODA SUA INTELIGENCIA E EXPERIENCIA,POR FAVOR GLOBO….NOS DE ESTE DELEITE A PARTIR DE 2009.

  219. Bem, dizer que o Galvão é chato é dizer que a chuva é molhada, todo mundo sabe disso, mas o que esta em discussão é o fato dele torcer da forma que torceu pelo brasileiro, nisto acho que é normal, acho eu que na inglaterra a coisa foi desta forma também.
    O que não se pode admitir é um narrador tão chato e que da tanto fóra em uma narração, o outro comentarista que estava também narrando na globo ficava até chateado com tanta bobagens ditas pelo Galvão, parece que ele assiste a outra corrida de tanta bobagem que diz e ainda ganha 18 vezes mais do que o outro comentarista que a meu ver entende bem mais que ele.

  220. Nossa você não gosta do esporte, é isso?? eu seu sonho desde pequenino era ser comentarista e acha que pode fazer melhor do que o galvão… é pra rir essa sua coluna aqui…
    Tudo bem que o Galvão é exagerado, concordo… mas como conter o patriotismo… graças a Deus que ele não se conteve tem que ser assim mesmo… deixa a porcaria de profissionalismo pra lá… chega de hipocresia… ainda mais como a corrida de ontem, acredito que pessoas que nunca pararam para assistir uma corrida, ontem estavam torcendo pelo massa…
    ah… você é argentina?? só pode…

  221. Não é novidade o tom exarcebado das narrações do Galvão. Não só na formula um , em todos os eventos ele força convocação ou escalações de jogadores ( Kaka , futebol / Giba , volei / Falcao,futsal tudo em nome da audiencia e em detrimento aos expectadores com seus comentariios infelizes e as vezes tendenciosos . Nada contra a globo , pois eles tem o Kleber Machado que já é muito melhor que o Galvão.

  222. Tods falam mal do Galvão Bueno, mas ninguém desliga a TV, em protesto. Mais do que profissional, ele é humano, e tem o direito de extravasar suas emoções, do jeito que ele sabe.

  223. AH, PELO QUE ESTOU LENDO NESTES COMENTÁRIOS SOMENTE O QUE SE DIVERGE É O FATO DE UM NARRADOR TORCER OU NÃO POR UM PILOTO DE SEU PAIS, MAS É QUASE UNANIMIDADE O FATO DO BRASILEIRO NÃO AGUENTAR MAIS A NARRAÇÃO DO GALVÃO BUENO, ME PARECE QUE A REDE GLOBO DEVERIA TIRA-LO DO AR O QUANTO ANTES PORQUE DA FORMA QUE ESTA INDO VAI COMEÇAR A SE TORNAR DIFICIL PATROCINADORES E AS MANHÃS DE DOMINGO PODEM FICAR SE FORMULA 1

  224. coisa estranha!!! invariavelmente escuto criticas negativas da forma em que o Galvao Bueno conduz as transmissoes esportivas da rede Globo. mas tambem invariavelmente ele esta transmitindo eventos principais. Sera que a rede Globo esta miupe ou somos nos que estamo em so criticar, porem dar ibope semanalmente para esse cidadao.

  225. O país está carente a muito tempo de um campeão na f1, tive uma sensação (por poucos minutos) de novamente que a nação iria ter um título mundial, para quem é apaixonado por f1 sabe muito bem o que é isso, não há como ser profissional….

  226. …..a frase mais esperado do ano…….BEM AMIGOS,,,,,este é meu ultimo programa na televisão vou me aposentar,,,,,,,,,,,criar cavalos

  227. Tem gente que gosta tanto do Galvão que se torna ridículo ao comentar que ele é patriota, acooooooordaaaaaaaaaa, ele só se preocupa com seu salário milionario e a audiencia da Rede Globo, não se iludão.
    Galvão Bueno, por favor nos deixe em paz e Rede Glogo o Kleber Machado é anos luz melhor do que esse individuo, de um cartão vermelho pra ele.

  228. olha,O galvão sempre foi assim,a excessão era quando ele puxava o saco do schumaquer,que ele chamava de schumi.
    Ohamiltone o melhor piloto da atualidade ao lado do alonso,o resto e so força de motor.

  229. achar que toda aquela exagerada encenação emocional do Galvão é despretensiosa é no mínimo absurda, é a mesma coisa ao acreditar que papai -noel entrará pela chaminé e deixará um presentinho, quantas casas no Brasil têm chaminé?!.
    o narrador-mor e queridinho da Globo o Galvão Bueno mexe com o lado mais volúvel e irracional dos telespectadores num circo que ele arma através do seu exagerado e insuspeito patriotismo-de-ocasião.
    abaixo o Galvão! viva o profissionalismo!

  230. Dizer que o Galvão é um grande locutor ou comentarista é não entender nada de televisão, o que acontece é que a Globo ficou com medo do sbt a alguns anos atráz e prolongou seu contráto até 2010, essa é a verdade, acredito que após 2010 ele ja não fara parte da equipe da globo porque sabe-se que os diretores da Globo também não estão satisfeitos com tantas criticas envolvendo seu narrador principal.

  231. Concordo com o Marcos Paixão, o problema não é que a Globo queira ele, é que ja fez bobagem agora esta esperando o contrato terminar, ninguem da globo é tão tapado que não perceba que o povo não aguenta mais ele, em um jogo de futebol no estádio ele foi literalmente vaiado e todos sabem disso, inclusive o pessoal da globo

  232. Tem que torcer mesmo!!! A corrida fica mais dramática, o ibope aumenta…e é o que o povão gosta.

    Vai ver corrida na inglaterra, tomando chazinho!!! 🙂

  233. Tudo bem que o Galvão é chato, mais trocar o nome de jogadores ou de carros como o Luciano, é de mais pra cabeça de qualquer um Ex: O Luciano conseguiu chamar o Douglas do Corinthians de Neto(parou de jogar fazem 10anos)chamou o Hugo do São Paulo de Grafite (tá fora do Brasilhá cinco anos) chamou o Lulinha de Dentinho (na época o Lulinha tava banguela(aliás como a maioria de corintianos)). chamou a Débora Rodrigues da fórmula Truck de Lolita rodrigues

  234. A matéria foi Boa, mas meu questionamento é em saber se um Brasileiro, qualquer um, que estivesse narrando o GP do Brasil não ficaria entusiasmado e emocionado com o final da corrida. Além do mais, o Galvão acompanha a F1 há muitos anos, e viu Grandes Pilotos correr, e ontem não foi diferente, ao ver Massa e Hamilton disputando o título até a última curva. É claro que não podemos tirar o Brilhantismo do Inglês, mas vamos ser sinceros, Hamilton ontem não fez nada que um Campeão de verdade deveria fazer, pelo contrario, foi apático e medroso, deixou Vettel passá-lo poucos metros da linha de chegada, como se soubesse que Glock daria seu lugar a ele, ou será que sabia!!!!! Todos reclamam do Galvão, mas todos sabem também tudo o que ele narrou, só pega a Globo na casa de vocês??? Parabéns Galvão, o Brasil ontem voltou a torcer pela F1, e Felipe Massa era o Brasil sim, assim como Senna, Piquet, Fitipaldi e outros com menos brilhantismo.

  235. O Galvão estava transmitindo a corrida para o brasil. Ora, queriam o que dele?O acho um exelente locutor, consegue “tirar água de pedra”.

  236. Mauricio, é isso ai, o Galvão pode ser um bom profissional, mas todos sabem e não é novidade que o “negocio” dele é o “showbusiness”, o Massa parece ser um cara legal, mas dai dizer que uma corrida de automoveis é um jogo de patriotismo, pô é forçar demais a barra. Quando os atletas dos EUA eram vaiados na ocasião do PAN, ano passado, a Globo e a maioria dos jornalista chamaram o povo do Rio de mau educado, agora na Formula 1 deram a todos ali o direito de serem deselegantes com o britanico, é questão de jogo de interesses.

  237. Minha opinião sobre o Galvão Bueno e que ele deve se aposentar, ele não pode fazer uma nação se enraivesser e isto ele faz em qualquer coisa que narre. Já é tempo da Globo trocar de narrador.

  238. Concordo em gênero, número e grau. Assistir as trasmissões da Rede Globo seja, F1, futebol, vôlei, entre outros com a narração de Galvão Bueno, é simplismente extressante, cansativo e porque não dizer chato. Ele dá a nítida impressão de todo mundo sem exceção, está torcendo naquele momento para quem ele quer. Temos o direito de exercer o nosso livre arbitrio. Torço pra quem quero, quando quero e se quero.

  239. galvao bueno pede para defecar e sai fora seu seca pimenteira voce e chato para cacete para nao falar outra palavra de baixo calao se toca o cleber machado e melhor que voce. galvao guarde os seus comentarios para voce .
    voce da zica .

  240. Realmente o Galvão caiu do cavalo. É um torcedor, muito mais que um narrador ou comentarista. E isso tira a credibilidade dele. Mas, sua tese, que ele estava jogando toda a nação brasileira contra o piloto inglês, merecidamente campeão, presisa ser provada. Senão, quem exagera é vc. Desculpe.

  241. Não vejo nada demais nisso, porque os canais de televisão dos outros paises os locutores fazem a mesma coisa, o ue não pode haver é desrespeito com as pessoas.
    Quer mais nojento do que assistir jogo do Corinthians na segunda divisão na REDE TV com o Ronaldo comentando, ele não comenta coisa nenhuma ele torce.

  242. Não gosto do Galvão, que “se acha”, não dá espaço para os comentaristas e repórteres quando é chamado. Mesmo que
    esteja falando algo não muito importante, ele não interrompe qualquer besteira para abrir espaço aos “auxiliares”. A voz dele já enche e ele não sabe calar a boca, é pior que mulher tagarela!
    Sou do RS e tds locutores e repórteres de SP e RJ menosprezam qualquer tipo de esporte de nossos próprios Estados, só SP e RJ teem os melhores times, os melhores atletas, etc…. Torcem descaradamente quando estão transmitindo jogos, de futebol então, nem se fala.
    O MELHOR É DO RS. Querem mulheres bonitas? É aqui que
    veem procurar, os melhores jornalistas? Vejam a relação da poderosa rede Globo que vcs verão de onde veem os melhores, e etc…..
    Valorizem mais as coisas do nosso país e vamos mandar o “Gavião Bueno” se catar. Hehehe….

  243. Caro Stycer,

    Concordo com você em gênero, número e grau!
    O estranhamento causado pela postura do Galvão ainda é parte de uma longa penitência que os telespectadores irão cumprir. Bem, isso só mudará se a Globo perder o contrato de transmissão da F1 ou o Galvão resolver voar para outras paragens…
    Tido como “estrela” e tratado como tal dentro da emissora em que trabalha, somos infelizmente condenados à repetição de “lugares comuns ” ou de “raciocínios” que se distanciam e muito, da lógica.
    Os comentários inteligentes são raros e quando ocorrem, provém na maior parte dos casos, de seus colegas: Burti e Reginaldo Leme ( o qual já tem vaga no céu garantida graças ao longo acompanhamento do trabalho de seu colega).
    Poderiamos ter um trabalho diferente, qualificado e que se distanciasse do ufanismo histérico de variadas tendências(vide o caso de Phelps ou de Vettel, ontem.)
    Reconheço que o locutor deva dar seu toque pessoal, enriquecer a fala, mas já estou cansado das groselhas dominicais que ouço há 23 anos.
    Quem sabe um dia, sejamos poupados, mas ainda acredito no pior: já pensou o que será da Copa de 2014 no Brasil???
    Um abraço e parabéns pela rara lucidez no jornalismo brasileiro!

  244. É incrível a tendência Vira-latas de nosso povo brasileiro. O Felipe Massa de longe foi o melhor piloto da temporada, prejudicado apenas pela equipe, que lhe tirou diversos importantes pontos. E mesmo assim, disputou o campeonato até a ÚLTIMA CURVA. E ainda há quem diga que o melhor piloto foi o piloto INGLÊS. A disputa realmente é entre máquinas, e de nada adianta serem as melhores se não tiverem o melhor piloto para fazer a diferença. E cada piloto possui a sua nacionalidade, e se há brasileiro, é pelo sucesso dele que devemos torcer. Podemos até admirar o talento de outros pilotos, mas, torcer, somente pelo BRASILEIRO. E se GALVÃO BUENO, torceu ou não torceu, ele tem mas é que TORCER MESMO, pois, ele representava uma torcida, A TORCIDA BRASILEIRA.

  245. Gostaria simplesmente de dizer que todos os brasileiros na formula 1em equipe de ponta sempre será um mero FIGURANTE, que na resta final sempre terá de dar passagem para o piloto nº 1 isso ocorreu com o Rubinho dando passagem para o alemão e com o Massa dando passagem para o parceiro o ano passado isso é o fim do mundo, é uma vergonha, a era SENA nunca mais voltará, SENA escolhia onde queria correr e era desputado por várias equipes, qto ao Galvão Bueno esse não vê a incompetencia dos pilotos brasileiro apos a era Ayton Sena o qual nunca deixaria um outro piloto da mesma equipe passar a sua frente qdo já prevendo o podio, como sitaram aqui VEJO a F-1e jogos ouço e vejo pela TV banderantes.

  246. Galvão Bueno, como todos nós, tem o direito de torcer, mas não durante a transmissão da corrida. Sua função ali é narrar ou comentar. Em sua euforia pela bandeirada recebida pelo Massa, deixou de nos dar uma informação importante: o carro que ,segundo ele, o Vettel “colocara entre ele e o Hamilton” era o do Glock que perdia velocidade e após ser ultrapassado pelo Vettel foi, também, ultrapassado pelo Hamilton. Enquanto isso acontecia , Galvão torcia para o Hamilton não ultrapassar o Vettel, que já estava longe. Este é o risco de termos um narrador torcedor.

  247. Acho o Galvão um chato!! Principalmente quando narra jogos entre times do Sul/Sudeste e Nordeste todos fezem isso, uma torcida exessiva conta os nordestinos e ninguém reclama. Na corrida, não tinha como ser tranquilo foi muito emocionante e para quem estava acostumado nas mnhãs de domingo com Senna teve boas recordações e e galera dessa geraçaõ teve chance reais de conheder um campeão. Realmente não dava para manter uma postura comedida.

  248. Em resposta ao Daniel Flávio de Lima, venho informar que o Brasil passou a acompanhar a Fórmula 1, quando um certo rapaz chamado Emerson Fittipaldi, mostrou todo o seu talento ao mundo, vencendo logo na temporada de estréia sua primeira corrida de Fórmula 1, em 1970. E depois de Emerson Fittipaldi, vários outros pilotos, entre eles, Nelson Piquet e Ayrton Senna, demonstraram esse talento. Eles são ORGULHOS NACIONAIS, e por isso, o povo brasileiro acompanha as corridas de Fórmula 1. Fiquei contente por ver o Galvão Bueno torcer pelo brasileiro Felipe Massa, pois, ridículo seria vê-lo torcer pelo inglês Lewis Hamilton.

  249. É lamentável, mais uma vez, ver a Rede Globo e o Galvão Bueno, tentarem, a qualquer custo, criar mais um “ìdolo de papel” Afinal! O esporte para a Globo e para o Galvão, não é encarado como esporte, mas sim, como um produto que pode dar audiência e render cifras.. É lamentável que, ao final, ninguém mostrou o campeão Hamilton.. É lamentável ainda, ter que ouvir durante toda semana a frase mais racista que se possa ouvir.. “o primeiro negro a ser campeão”, como se o fato de o Hamilton ser negro, fosse como um ” ET”.. E o Pelé! Porque não dizem que é o primeiro Rei Negro? . Por essas e outras é que a Globo perde cada vez mais, sua discutível e preciosa audiência. Valeu Hamilton.. Torci por você o tempo todo.. e que saudade do Ayrton Senna. Esse sim, era um ídolo não fabricado como querem fazer com esse Bambi do Felipe Massa, que pagou pela lingua de um dia, ousar a rir de corinthiano. Taí a resposta….Agora fica com essa cara de pastel, junto com o irritante Galvão… Valeu Hamilton.. parabéns.. São os votos de um brasileiro que não é Vettel, desde criancinha..

  250. Por que a Rede Bobo não mostrou a premiação do campeão da temporada 2008?? Entregaram ou não um troféu pro rapaz???
    Quando a Record vai comprar os direitos de transmissão da F1, peloamordedeeeeeeus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Não aguento mais essa exclusividade da Globo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  251. Acho justo, as vezes Galvão estrapola e feio, mas acho q ele torce pro brasil n seja nada escandaloso, so acho qndo ele puxa um saco pra um time campeonato brasileiro, fica babando ovo de de jogadores e dando comentarios que n tem nada haver…

  252. Triste é você saber que a melhor transmissão de F1 está realmente na Rede Globo, só que no Sportv,que é canal fechado e que infelizmente a grande maioria não tem acesso.A transmissão é limpa, sem devaneios ou palavras tresloucadas do narrador. O Galvão está no ponto para fazer dupla com o Faustão, ou seja, nimguém ouviria qualquer coisa.

    Foooooooora Galvão, é do Brasillllllllllllllllll.

  253. ola mauricio stycer****

    gostaria de te agradecer profundamente pelo super oportuno artigo dando um panorama descritivo sobre o comportamento tendencioso do jornalista galvão bueno.
    este senhor tem sido bastante não profissional nas suas narrativas em diferentes esportes. habitualmente confere criticas ferrenhas sempre que um atleta faz algum erro,ao longo das competições,e “tem sempre a solução” mais adequada para tudo.
    nunca se abstem de dar sua opinião pessoal,e quase sempre partidária .
    não ouve,realmente, as opinioes que os outros colegas que a emissora, para a qual trabalha, contrata para realizar , ao seu lado,os comentários das competições.
    tem o mau habito de perguntar algo para os colegas e ele mesmo já responde.
    demosntrando desta forma nenhuma sensibilidade no trato com as pessoas e na forma que se sente absoluto ao longo de seus comentários,quase sempre desagradaveis, nacionalistas extremados e ufanistas.

    mas confesso que nunca havia assistido a uma narração tão tendenciosa e xenofobica como a da corrida final de formula 1-2008.

    e voce mauricio captou no seu artigo todos os topicos, gafes,ditos malditos, e a preferencia tendenciosa do senhor galvão bueno ,pela vitoria do piloto brasileiro felipe massa.
    bueno praticamente não salientou as diversas qualidades do piloto britanico lewis hamilton, e quando mencionou algo a respeito do piloto o fez de maneira muito discreta. tudo o que fez foi falar do rapaz em tom jocoso…… isto foi e é muito grave.

    no final….lewis deveria ter sido mostrado como campeão mundial de formula 1-2008, como o mais jovem piloto a ganhar o titulo mundial , alem de ser tambem o primeiro piloto afro-descendente a ganhar um campeonato mundial.
    ao inves disso , a vitoria do britanico ficou sufocada, na surpresa e frustação do jornalista, e privou a festa de vários torcedores do brasil e do mundo que estavam torcendo pelo piloto lewis hamilton.

    portanto quando li seu artigo,ainda na tarde de domingo, me senti representada ,mais aliviada , e acreditando que pode haver jornalismo não populista.

    cordiais saudações

    *sayonara pereira*

  254. MAURÍCIO & DEMAIS COMENTARIANTES:

    DIANTE DE TANTAS MANIFESTAÇÕES A RESPEITO DO GALVÃO; QUE TAL PROPORMOS (ATRAVÉS DE GRANDE CHAMADA NO PORTAL DO IG) À GLOBO E AO DITO CUJO, A LEITURA DE TODOS OS COMENTÁRIOS PARA UMA REFLEXÃO SÉRIA SOBRE O ASSUNTO ?

    E.t.: É CLARO QUE ACHO DIFÍCIL QUE TENHAMOS UMA RESPOSTA, MUITO MENOS, CONVINCENTE POR PARTE DELES. ENTRETANTO, SÓ CUTUCAR JÁ É VÁLIDO.

    ABRAÇOS A TODOS….

  255. PATRÍCIA

    A RESPOSTA PARA SUA PERGUNTA É:

    POR ENQUANTO NÃO VAI DAR PARA A QUELA EMISSORA COMPRAR OS DIREITOS DE TRANSMISSÃO DA F-1, POIS AINDA FALTAM UMA PORÇÃO DE DIZÍMOS PARA QUE COMPREM O DIREITO GRAÇA A DEUS. QUE AINDA NÃO PODEM

  256. Ô PATRÍCIA

    UMA VEZ O DONO DA ORGANIZAÇÃO DISSE QUE QUERIA COMPRAR UMA EMISSORA I PRÁ LEVAR A PALAVRA DE JESUS AOS QUATRO CANTOS DO MUNDO, POIS BEM COMPRARAM E A ÚNICA COISA QUE ELES NÃO FAZEM É JUSTAMETE É JUSTAMENTE ISSO, POIS ATÉ BEBIDAS ALCOOLICAS COMO CERVEJA, WHISKI , VODKA E CAMPARI ELES VENDEM E DEPOIS AS COMBATEM NO INTERIOR DOS TEMPLOS DEUS OS MANTENHA LONGE DAS COISAS QUE DÃO CERTO NO BRASIL, COMO A F-1 SENÃO VÃO ‘EMERDEAR’ TUDO

  257. MAURICIO STYCER

    AINDA ACHO QUE, COM ESSE NOME VOCÊ DARIA UM ÓTIMO ESTILISTA, POIS, ASSIM COMO ESPER E CLODOVIL, SEU NOME TEM A SONORIDADE IDEAL PARA A PROFISSÃO

  258. stycer, nome você já tem, e o trejeito não lhes conheço pessoalmente, mais dá prá adquirir, basta quebrar um pouco o corpo com posição de “s” e deixar as mãos levemente solta e ligeiramente quebrada prá cima ou prá baixo, ai sim, sua profissão de estilista seria um sucesso,

    amigão conselho de pai prá filho: deixe o jornalísmo pois a sua area é o estilismo, já imaginou MAISON STYCER, ou ainda ATELIEUR STYCER. cara isso é a sua cara

  259. VEM CÁ STYCER QUAL É A SUA APAGOU OS MEUS COMETÁRIOS, CADA A DEMOCRÁCIA? UMA VEZ QUE VOCÊ COLOCOU ESSE BLOG NO AR, TEM QUE RECEBER ELOGIOS E CRÍTICAS, QUAL É A SUA NÃO AGÜENTOU LER?

    Resposta do Mauricio
    Achei 12 comentários seus no blog.

  260. Muito interessante observar a reação das pessoas. Como ainda tem gente que vive dentro da caverna do Platão e quando chega até luz fica cego. Interessante também o número de comentários desse post, como o luciano colocou, enquanto que o da mostra de cinema…

  261. PARA JULIANA

    OLÁ JULIANA, VÊJO QUE SUA FILOSÓFIA CHEGOU ATÉ PLATÃO E SEU MITO DAS CAVERNAS, LEIA MAIS GAROTA, VOCÊ CHEGA LÁ. RECOMENDO: NIETZSCHE, HERMANN HESSE, NYCOLAI PETROUX, FRIEDERICH SCHILER, RAIMUNDO LÚLIO, E ATÉ MESMO FREUD, CARA LEIA-OS PORÉM NÃO FIQUE VISLUMBRADA. FILOSÓFIA TANTA EXPLICAR NOSSA EXISTÊNCIA COMO SERES CONSCIÊNTE DE NÓS MESMOS E O ESPAÇO A QUE ESTAMOS INSERIDOS, POIS NENHUMA OUTRA UNIDADE DE CARBONO VIVA TEM ESSA CONSCIÊNCIA

  262. AINDA PARA JULIANA:

    OLÁ, NÃO ESTRANHE O FREUD NA RELAÇÃO DE FILOSÓFOS, POIS ANTES DE SER PSICANÁLISTA ELE ERA FORMADO EM FILOSÓFIA, UNIU OS DOIS E FOI O QUE ERA, ALIÁS SE NÃO ESTUDAR FILOSÓFIA NÃO SE CONSEGUE SER PSICOLÓGO OU PSICANALISTA

  263. AINDA PARA PATRÍCIA

    CARA POATRÍCIA, SE HIPOCRÍSIA TIVESSE NOME, ESSE NOME SERIA @#$%*&, POIS, PATRÃO ACONSELHA UMA COISA NO ANTRO RELIGIOSOS E O CANAL QUE É O BRAÇO DA FORTE ORGANIZAÇÃO FAZ OUTRA, TAIS COMO: BEBIDAS, NOVELAS, MULHERES E HOMENS SEMI-NÚS, E SÓ NÃO FAZEM PROPAGANDA DE CIGARROS PORQUE É PROÍBIDO A VEÍCULAÇÃO DE MATÉRIAL PUBLICITÁRIOI NO BRASIL, SENÃO FOSSE, MINHA CARA A EMPRESA TELEVISIVA E PSEUDO RELIGIOSA À FARIA NUMA BOA, OU NUMA NAICE, (COMO DIZEM OS MEUS VISINHOS SURFISTAS).
    NESSE EXATO MOMENTO ESTOU À FRENTE DE UM MAR QUE NÃO TEM TAMANHO, COM UM COCO ÀS MÃOS E A BEIRA MAR EM ITAPOÃ SALVADOR E VIVA A TECNOLÓGIA G-3 VOU ENVIAR POIS VAI CHEGAR UMA ONDA UM POUCO ALTA E PODE MOLHAR O NOTE BOCK. TCHAU

  264. Mauricio, os narradores de eventos esportivos assumem o seu lado torcedor enquanto estão trabalhando. Por quê no Brasil as pessoas acham que o narrador de esportes tem de ser neutro e imparcial?

  265. essa é de novo para PATRICIA.

    E AI PATRICIA AUMENTOU SEUS DIZÍMOS, O PATRÃO DA EMISSORA #@##$#%COR, TÁ LOUCO PARA COMPRAR OS DIREITOS DE TRANSMITIR A F-1 E SÓ DEPENDE DE VOCÊS FIEIS SEGUIDORES,

    AH DESCULPE O NOME TRUNCADO. NÃO SEI O QUE OCORRE QUANDO ESCREVO O NOME DA EMISSORA SÓ SAI ILEGÍVEL, BOM UM DIA EU CONSERTO MEU TECLADO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *