Toda revista de moda manipula foto. Só falta avisar o leitor

Toda revista de moda manipula foto. Só falta avisar o leitor

Um filme documentário sobre a revista “Vogue” americana  e sua editora, a famosa Anna Wintour, está causando escândalo no mundo da mídia. “The September Issue”, de R.J. Cutler, exibido no Festival Sundance, revela que a foto da capa da edição de setembro da revista, com Sienna Miller, é resultado da manipulação de duas imagens – uma da cabeça e uma do corpo da atriz britânica.

Pintada como a bruxa Miranda Priestly em “O Diabo Veste Prada”, Wintour também lamenta, no filme, que Sienna seja “dentuça” e tenha muitas obturações nos dentes – o que exigiu ainda mais trabalho no Photoshop, o programa de computador usado para manipulação de imagens.

Conversei com um editor de arte de revistas de moda e estilo e ele confirmou algo que eu já suspeitava: não há novidade alguma nessa revelação do documentário sobre a “Vogue”. É muito comum o uso de mais de uma foto de uma mesma modelo para compor uma única imagem em revistas. Há casos, até, mais graves, de uso do rosto de uma modelo no corpo de outra. O Photoshop não apenas elimina imperfeições, mas ajuda alterar as formas – modelos com pés ou mãos muito grandes, por exemplo, aparecem nas revistas com formas perfeitas.

As fotos que serviram à montagem da “Vogue” são obra de Mario Testino – um dos mais famosos fotógrafos de moda do mundo. Não há grande nome nesse ramo, o que inclui Annie Leibovitz, por exemplo, que não tenha foto manipulada ou montada em revista. 

A novidade do filme “The September Issue” é tornar pública a manipulação. As revistas de moda, estilo e beleza não têm o habito de informar a seus leitores que as imagens que eles estão vendo passaram por radical processo de “melhoramento”. Deveriam fazer isso. 

28 Replies to “Toda revista de moda manipula foto. Só falta avisar o leitor”

  1. Gente, essa todo mundo já sabia neh..hahaha.Só os marmanjos mesmo é que acreditam que TUDO AKILO que as mulheres mostram nas revistas, seja delas mesmo!!Mulher com pele, cabelos, dentes, bunda,peito e tudo mais perfeito……Só mesmo com PhotoShop….E viva a manipulação d imagens!!!!rsrsrsrs

  2. Olá companheiro de sofrimento pelo Botafogo. O fogão pode não prestar mas eu o amo assim mesmo.
    O texto confirma o que todos nós ja sabiamos há muito. Quanto mais avançada a tecnologia de imagens, maior a manipulação apara se obter resultados que beiram a perfeição…
    Bobos daqueles que compram revistas pensando que aquelas “deusas” que as estampam são de verdade.
    Assim e só olhar e sonhar porque o real é bem diferente na maioria dos casos

  3. ta certo que a manipulacao ajuda a perfeicao mais nao ajuda a deixar mulheres de estrutura feia bonita, isso nao adianta nao tem conserto.

  4. Será que já foi publicado uma imagem da pessoa como realmente ela é?Se foi por favor me informem, estou curiosa.

  5. trabalho com photoshop e o considero o melhor software já criado por tudo que ele é capaz de fazer com uma imagem,as vezes o exagero chega a ser tão gritante que as modelos acabam parecendo seres de outro mundo devido ao exagero de perfeição.
    Viva ao Photoshop!

  6. todo mundo sabe que 95% da beleza da mulher sai com água e sabão.
    diante disso, nao tem muito o que dizer!
    e se até as da periferia enganam com maquiagem, imagine as artistas.

  7. A Gabriela duarte era fantpastica, linda, eu achava que ela era uma das mulheres mais fantásticas e inacreditáveis do mundo, de tão linda que eu achava.Uma vez, dei de cara com ela no aeroporto de congonhas, dentro do elevador, só eu e ela.Demorei pra perceber que era ela, porque ao vivo, ela parecia ter uns 40 e poucos anos.e parecia ser mais velha do que a mãe dela

  8. A única que não precisa de photoshop é a mulher samambaia.
    Aquilo ali deve até queimar os circuitos do computador se tentarem melhorar.

  9. Como se diz “maquilagem faz milagre”, mas nao e so as modelos q passam por photoshop, os marmanjos tbem, ao contrario das modeletes, eles querem mais corpo, principalmente torax e braços, engraçado as moçoilas ficam anorexicas por falta de comida, e os moçoilos tomam bomba pra ficarem musculosos. Os 2 lados errados.

  10. E o pior agente se encanta com essas belezuras de capa e acha que a nossa de casa ta feia.. ai quanta enganação…

  11. Gente, também não é assim.Nós vemos essas mesmas pessoas que saem em revistas, em filmes e na TV, as vezes em programas ao vivo.Claro que dá para saber há retoque nas revistas.No mais, maquiagem, cabelo melhora qualquer pessoa e a gente sabe que não é esse absurdo de beleza.
    A Gisele Budchen por exemplo, quando fotografada distraída nas ruas não tem um pingo de bumbum.Nas fotos ela empina tudo, fica toda curvílinea.

  12. É, observem a desproporcionalidade na foto da Sienna Miller: a cabela está muito pequena para o corpo, vejam a largura dos ombros…
    Sem noção este operador do foto shop…

  13. Grande Maurício! Muito bom o blog, camadarada. Voltarei de vez em quando.
    abs

    Resposta do Mauricio:
    Volte sempre, Leandro. abração

  14. Gande Maicio!. Por que vc não fas uma refista Moda infatil . De RESENASIDO ATÉ ´7 ANOS

  15. adorei a dica de filme, e, só bobo mesmo pra achar que as mocinhas são tão perfeitas assim. aliás, essa foto ai da Sienna, ela tá parecendo um andróide.

  16. Não é só em revista de moda não. Em revista de fofoca , principalmente nas capas , tiram as imperfeições da pele. branqueiam os dentes. E na tv , quilos e quilos de “argamassa” . A Sandy é cheia de sardas no rosto, mas quando se apresenta , parece boneca de porcelana. Nas revistas masculinas, então, nem se fala: diminuem cintura , aumentam bumbum, colocam curvas em tábuas, é aquela festa! E depois os trouxas ficam desdenhando as “pobres mortais”. Vivemos num mundo de “faz de conta”.

  17. Que besteira. Se for assim então tem q avisar qdo a pessoa foi maquiada??? Dizer q tipo de lapis, baton, blush, sombras em detalhes para o leitor tentar adivinhar qual é a cara real da pessoa q está na foto?Ahh e o fotografo explicar e mostrar detalhamente q tipo de iluminação usou, até pq a luz altera totalmente a fisionomia de uma pessoa. Toda foto editorial e comercial sempre teve algum tipo de tratamento. Mesmo antes do invento do photoshop. O q não pode haver é exagero e aberrações. Até essa sua foto ai Mauricio tem algum tipo manipulação. Me poupe desses comentário, eu quero é novidade

  18. È, essa notícia levantou muito o ego feminino. Porém não é novidade, pois todos sabemos que pessoalmente essas “deusas” são completamente diferentes em relação às fotografias e a TV.

  19. Quando trabalhei como jornalista na Revista Plastica e Beleza percebia que era uma regra o uso o photoshop. Até as beldades das novelas das 8 saiam nas capas cheias de photoshop. Vai me dizer que nunca notaram que as estrelas mais velhas aparecem sem nenhuma ruga e que a cintura de outras é fina demais e fora de padrão para qualquer humano? Bem teve uma vez que a Cristini Torloni ficou irritada com o photoshop que o pessoal fez. Ela achou exagerado.
    Isso só cria uma parametro inatingível para qualquer humano.

  20. Esse circo da beleza fotoshopada esquece que a beleza da pessoa está na atitude, na essência da pessoa e nas mãos de um bom fotógrafo.Agora parece que qualquer um pode tirar foto, que todos tem a mesma beleza plastificada e a consequência e ver pessoas fazendo cirurgias plásticas e ficando cada vez mais bizarras para alcançar uma beleza que não é real.

  21. a história clássica de gisele bündchen e as sandálias ipanema, o pé que aparece nos closes não é dela, pq dizem que a moça tem pé feio pra fazer propaganda de sandália.

  22. Eu acho algo em torno de imoral as manipulações exageradas de imagens, eu como fotógrafo amador sempre recorto as fotos, e faço pequenos retoques, mas nada que altere a imagem em demasia…
    Já vimos casos de modelos sem umbigo por aí! Isso acho absurdo!

  23. Já trabalhei perto de uma agência de modelos, na região da Berrini (avenida com muitos prédios de escritórios, que fica na capital paulista), e posso garantir que embora as modelos não sejam “perfeitas”, a maioria coloca no “chinelo” quase todas as “mortais” facinho. E ainda tem marmanjo postando críticas a mulheres bonitas! Se liga, macacada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *