Twitter: uma boa piada por dia

Twitter: uma boa piada por dia

Não acompanho o Twitter em outros países, mas no Brasil noto uma tendência interessante: os melhores assuntos do dia sempre viram piada. Não que assuntos sérios não prosperem e rendam boas discussões, mas quanto maior o potencial humorístico do tema em pauta, mais ele gera comentários.

Talvez seja coincidência, mas o ranking de popularidade do Twitter mostra, entre os 100 perfis com mais seguidores, muita gente que ganha a vida fazendo humor na tevê, como o pessoal do CQC, do Pânico e do Casseta & Planeta. Também são muito populares os perfis de humoristas consagrados em outras mídias, como Millôr Fernandes (imprensa), KibeLoco (blog) e Pretinho Básico (rádio). E estão igualmente no top 100 do Twitter brasileiro perfis protegidos por pseudônimos, como Christian Pior e O Criador, que fazem piada de tudo.

Influenciados por esses humoristas, ou não, há toda uma turma no Twitter (impossível citar todos) que prefere perder o seguidor a perder a piada. Politicamente incorretos, não deixam pedra sobre pedra. Às vezes, tenho a sensação que os usuários disputam uma competição pela melhor piada. Nos últimos dias, quem anda pelo Twitter riu muito da Xuxa, do Belchior, da Vanuza, do Fluminense…  

Nem todo mundo gosta, é verdade. As piadas sobre Rubinho Barrichello, já reparei, fazem muito sucesso, mas sempre geram protestos. No dia em que escrevi uma gracinha sobre Belchior, em pouco mais de 15 minutos perdi seis seguidores, possivelmente ofendidos – ou irritados com a falta de graça do meu comentário.

Na terça-feira, 1º de setembro, o assunto que mais gerou piadas no Twitter foi a pane no Gmail. Problema grave para milhares de usuários do serviço, o e-mail do Google foi tema de muitas piadas – algumas ótimas, outras nem tanto. A melhor de todas, enviada por @danilocorci, era uma que dizia: “Google avisa que, como era versão beta, o gmail foi descontinuado” e deixava um link para ser clicado. Quem se arriscava topava com uma foto de Sergio Malandro e a legenda: “Hahahaha. Pegadinha do Malandro”. Também ri com a piada enviada pelo perfil da @revistamad: “Maldito gmail! Se fosse bom, não era de graça!” E com a piada de @ivanadriel, inspirada na frase que Xuxa tornou famosa: “google says: vocês não merecem falar com meu anjo”.

Se o Twitter, de fato, expressa uma espécie de sistema nervoso, capaz de medir o pulso dos interesses dos seus seguidores, tenho a impressão que essa predileção pelo humor seja mais do que falta do que fazer, como criticam algumas pessoas. Gostaria, realmente, de saber como é em outros países, mas arrisco dizer que essa mania de fazer piada de qualquer assunto seja um traço distintivo do Twitter brasileiro.

26 Replies to “Twitter: uma boa piada por dia”

  1. Também não sei como é em outros países. Mas você tem toda razão na sua análise. E que é uma delícia entrar no twitter sabendo que vou dar umas boas risadas, isso é.

  2. Sim, o brasileiro tem mesmo essa mania de fazer piada com os problemas que acontecem no dia a dia, mas não vejo como algo tão negativo, vejo nessas piadas citadas uma sutil crítica, uma forma sínica de expressar uma revolta quanto a algúm problema, e tbm com tantas notícias desagradáveis e deprimentes que vemos aqui no Brasil se não levássemos um pouco na “esportiva” teríamos muitos Brasileiros maníacos depressivos, infelizmente é essa a nossa realidade. Obrigada

  3. Detesto essa predileção única do brasileiro pelo humor e pela piada. Veja que até os seriados das TVs brasileiras são quase sempre comédias. Séries dramáticas não emplacam aqui, e quase todas as outras (exceto A Grande Família) são péssimas, mas mesmo assim contam com a predileção do público.

    Nick Cave, quando morava em São Paulo, disse que certa vez perguntaram a ele como uma pessoa “depressiva” como ele se dava bem no Brasil, um “país alegre”. Ele respondeu que achava o Brasil o país mais triste do mundo.

  4. Oi, Maurício.

    Esse comportamento já existia nos bons tempos do Orkut, hoje naufragado num oceano de mimimis.

    Como o twitter é relativamente novo, ainda há espaço para o saudável exercício do sarcasmo e da ironia. 😉

    Abraços!

  5. eu acho que, entre outras funções úteis, o twitter é um despressurizador de nervos (muito útil). a vida, no dia-a-dia, é chata e cheia de pressão. então o twitter é aquele boteco onde a gente se encontra para falar merdas. desopilar, relaxar. quem leva o twitter muito a sério precisa ir ao médico. agora, é claro que tudo tem limite, algumas “gracinhas” passam do ponto. aquele @danillogentili, por exemplo, é um horror em termos de preconceito e piadas sem graça. daí rola a polêmica, a discussão. por isso que o twitter é um ambiente rico. não sei tb como é em outros países. mas gosto do estilo brasileiro.

  6. O Twitter é um bom representante da liberdade de expressão que cada um tem ou quer ter, o problema é q algumas pessoas não aceitam a opnião dos outros..gerando polêmicas, o que torna o caso ainda mais engraçado. Aquela velha coisa, se alguém quer t irritar e vc demonstra q a pessoa está conseguindo, esse alguém continua t atormentando, o melhor é ignorar, dar um “block” e seguir se divertindo com tweets alheios!!!

  7. Stycer, como sempre digo, adoro seus textos!

    E é verdade… Todo dia entro no Twitter pra saber qual (ou quem, na maioria das vezes) é a piada do dia. E além disso, a gente tá fazendo do Twitter a nossa Ágora aqui no Brasil. Lá a gente discute, delibera e se relaciona.

    Me sinto super out se deixo de acompanhar ou escrever por 15 minutos que sejam. Penso, logo twitto! E tenho certeza absoluta que a maioria se sente assim, inclusive as grandes mídias.

    De novo: adoro seus textos!

    Bjmetwitta!

  8. O twitter no Brasil, tudo vira piada, pois ele realça nossa identidade nacional, onde tudo se leva no bom humor.

    Assim como nos Estados Unidos, acredito que seja mais usado em ambientes empresariais, com inserção de empresas nele.

  9. Olá Mestre!
    Verdade, por isso o Twitter é diversão garantida. O mais incrível não é apenas o humor, mas também a forma criativa como os assuntos são postados. Quando uma ferramenta não tem moderador, como é o caso do Twitter, as pessoas ficam menos ” cheias de dedos” e assumem uma maior naturalidade para expressar opiniões . Não há a ” castração” dos moderadores dos blogs ou das comunidades do Orkut que filtram o que deve ou não ser publicado.
    Pode ser que essa liberdade inspire mais e por isso as tuitadas são tão espontâneas e divertidas :))

    Grande abraço
    Crovis

  10. TENHO 61 ANOS E SÓ AGORA TÔ ME RELACIOANDO NA INTERNET. JÁ INVENTARAM OUTRA??? “S.O.S” TWITTER Q. É ISSO? TÔ ME SENTINDO SEM INFORMAÇÃO!!!! COMO FAÇO PRA SEGUIR ALGUÉM? DA PRA SEGUIR O LULA? SE NÃO QUIZER, DÁ PRA SEGUIR ALGUÉM INTERESSANTE? POR EXEMPLO O …..! TEM ALGUEM INTERESSANTE PRA SEGUIR?POR FAVOR ME ENSINEM A SEGUIR, MAS COM ÍNDICE, CASO CONTRÁRIO, É SÓ MAIS UMA BOBEIRA TIPO: ” jOÃO ATENDE, mARIA ATENDE,…..”

  11. O brasileiro é assim mesmo, igualzinho a uma hiena; faz sexo uma vez por ano, se alimenta de merda e vive rindo atoa.

  12. Como sempre, adorei o texto.
    Gostei muito dos comentários, principalmente o que diz que o Brasil é o país mais triste e vira-lata adora gracinhas, hehe.

    Eu tb entro no twitter para rir e ler para aqueles q não frequentam.

    bjs
    @mcannecchia

  13. achei legal a sua narrativa, e como fala de piadas eu gostaria de deixar a minha, não sei se vai agradar, mas, ai vai: “O Senador José Sarnei em discurso no Plenário, fala para os companheiro: vocês penção que eu sou menino para seder as suas pressões, de onde eu sou “Senador”, a imagem da TV ainda é “preto e branco” e eles usam bombril como antena… rsrsrsrs… parece que estou vendo as orelhinhas compridas daquela gente esperado que eu fale “MINHA GENTE EU CONTO COM O APOIO DE VCS PARA MANTER O MEU $$$$$ EMPREGO E COMO VCS SÃO TODOS UNS “ASNOS” SEI QUE ESTOU GARANTIDO… silêncio na plateia… derepente alguém na plateia grita: – GENTE PODE APLAUDIR ELE ESTÁ NOS ELOGIANDO e todos os aplaude.
    MORAL DA PIADA… OS POLÍTICOS BRASILEIROS ESTAM PENÇANDO QUE O POVO BRASILEIRO É BURRO E VÃO ACEITAR ESSA IMORALIDADE FLAGRANTE QUE HORA É VEICULADA PARA TODO O MUNDO.

  14. Sou contadora de histórias e já tive que escutar isso:
    Você conta história muito bem e são ótimas…mas não conta histórias engraçadas paara a gente morrer de rir?!
    Tive que esclarecer que sou contadora de história não de piadas!

  15. O humor do brasileiro deixa um ranço amargo. Faz-nos rir, pois são tiradas inteligentes, e, muitas vezes, mesmo sem parecer, profundas. A piada sobre uma situação deprimente – que afeta às vezes de modo inconsciente – é uma forma de reagir à consequente depressão e a exprime de modo perfeito. É uma forma de superar algo diante do qual nos sentimos indefesos, inermes. Enfim, é uma válvula de escape que reflete a inteligência aguçada de um povo.

  16. Como canta Frejat: “rir de tudo é desespero…” Essa necessidade imensa que temos de achar graça tem sido muito bem utilizada por políticos corruptos pra se manterem onde estão. Mas, mesmo assim, é melhor que sermos revoltados com tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *