Um elogio ao mau humor do técnico Dunga

Um elogio ao mau humor do técnico Dunga

Como muita gente, também não tenho a menor simpatia por Dunga, mas reconheço que ele está fazendo um bom trabalho, até o momento, à frente da seleção brasileira. E um dos seus mais notórios defeitos, o mau humor crônico, tem se revelado uma ferramenta interessante no esclarecimento de alguns problemas crônicos do ambiente que cerca a CBF e a seleção.

Dunga talvez seja o técnico da seleção com pior relacionamento com a mídia que já houve. Nos seus confrontos com jornalistas, acabou explicitando uma queixa que sempre foi notória, mas ninguém ousava fazer em público, sobre privilégios concedidos à Rede Globo.

Esta semana, o alvo do mau humor do técnico foi o seu próprio empregador, a CBF. Como se sabe, a entidade concedeu a empresas patrocinadoras da seleção o direito de montar dois camarotes no campo de treinamento da seleção, em Teresópolis. A iniciativa, inédita, resultou num estranho clima de festa, bem às vésperas de um jogo contra a Argentina.

Nesta quarta-feira, Dunga manifestou-se de forma dura contra a CBF, ainda que não tenha citado o nome da entidade. “Todo mundo cria um circo e nós vamos para dentro do picadeiro. E aí a gente tem de dar a resposta pelo circo que os outros criaram”.

Como bem observou Silvio Barsetti, no “Estadão” desta quinta-feira, o clima de festa em Teresópolis lembrou a preparação do Brasil pouco antes do início da Copa de 2006, em Weggis, na Suíça. A bagunça que ocorreu na ocasião costuma ser apontada como uma das causas do fracasso da seleção na Alemanha.

Com seu mau humor, Dunga colocou o dedo na ferida, mais uma vez.

                                                +        +        +

Mudando de assunto, mas ainda falando de seleção brasileira. Em meados de julho, foi lançado o livro “Brasil x Argentina – Histórias do maior clássico do futebol mundial (1908-2008)”. Trabalho exaustivo do jornalista Newton Cesar de Oliveira Santos, como escrevi no iG Esporte, o estudo mostra que em 50% dos jogos entre os dois países houve brigas. Também fiz uma entrevista com Santos, na qual ele defende que o jeito argentino de ofender os brasileiros, chamando-os de “macaquitos”, é mais chacota do que racismo. Recomendo a leitura.

Crédito da foto: Divulgação/Vipcomm

53 Replies to “Um elogio ao mau humor do técnico Dunga”

  1. O Dunga vinha bem , mas ao convocar o Adriano preguiça , pode ter dado uma bola fora. É premiar um cara que sacaneou meio mundo que confiou nele. O ataque brasileiro não precisava disso , ele pode tirar o grupo das mãos do Dunga , é corda prá se enforcar.

  2. Nada poderia ser diferente no futebol, onde existe ou existia a máfia do apito, alterando jogos e resultados e agora nada mais certo e exposto do que a seleção BRASILEIRA, onde nada da certo, desde aqueles episodios festivos patrocinados pela tal rede de TV, que não poderia ser responsabilizada sozinha, por que se fez teve, alguém graudo que participol da festa.
    Quando que neste pais, poderemos levar algo a serio????

  3. Por fim, a CBF cedeu ao… ao seu proprio DNA. Montando uma plataforma Weggis, logo ali na serra fluminense, Teresopis. Tava demorando. Hare baba.
    Nosso apoio à bronca do Dunga. Dunga nao flerta com a derrota,
    a CBF sim, com frequencia.

  4. Quetal se voces fossem trabalhar serio como ele esta trabalhando e dexasem de meter o nariz no serviço de quem só sabe fazer de tudo para as coisas dar serto e limitasem a fazer comentarios realmente importante e inteligente em ves de usar a fasilidade de comunicação que tem para dizer abóbrinhas e criticar quem só que trabalhar

  5. Como já disse seu presidente, a CBF é uma entidade privada com receita própria, cujo principal produto é a Seleção Brasileira de Futebol e quer gostemos ou não, precisa faturar com seu principal produto como qualquer outra empresa. Vamos deixar de hipocrisia e entender que a coisa é assim mesmo, os produtos existem para ser vendidos, consumidos e gerar lucro e ponto final. Ganhar um campeonato ou outro é um mero detalhe…

  6. Em todas as vezes que os treinadores da seleção brasileira aceitaram as arenas da CBF o Brasil se deu mal. O Dunga etá com a razão em reclamar, e caso ele aceite a palhaçada e se dê mal, a culpa será apenas dele. Caso grite e não permita (se isto é possível), terá problemas com os patrocinadores (R$) e a mídia, que o acusa de ser “o pior relacionamento” treinador/imprensa, e a estação “caça ao bruxo” estará aberta. Espero que ele possa resolver o problema da melhor maneira, com jogo de cintura, pois o trabalho que ele está fazendo é sério e está dando resultados. Ganhar a Copa é outra história. Tenho dito.

  7. Dunga tem razão em se irritar com a imprensa. Os jornalistas esportivos são especialistas em falar besteiras, fazer perguntas tolas e repetitivas. Um dia desses, em uma matéria sobre um jogo, um repórter, decrevendo um lance, afirmou que um jogador chutou a bola em direção ao gol, mas “a trave estava no meio do caminho, e salvou o time”.

  8. O Dunga é o cara mais autêntico que a mídia já confrontou. Isso desagrada a essa mídia, na sua maioria, feita por hipócritas! Mídia que não tem problema algum em ofender, instigar, até fazer pergunta burra, mas quer sempre em troca, sorrisos do confrontado e frases dóceis e cínicas. Dunga não se prestou a ser um boneco a serviço desses “jornalistas”. É até, mais inteligente do que pensam que ele seja. E tem muito mais caráter que muitos por aí!

  9. Etsá certo armar circo para a seleção brasileira. Afinal ela representa um país em que nada se leva a sério e futebol é circo mesmo é espetáculo, por menos que os artistas/atletas gostem (aliás com o que eles ganham acho que não vão reclamar).
    No país em que nada é levado a sério teria que se tratar futebol com seriedade porquê?

  10. Todos os técnicos da Seleção na opnião da imprensa são mau humorados, será que é esse o segredo de serem campões? Zagalo era assim, Felipão também, Dunga já é campeão e é mau humorado. Deixem os mau humorados em paz, para continuarem sendo campeões.

  11. Engraçado, o senhor presidente do Circo Brasileiro de Futebol – CBF, como diria Malia da Espn, foi ele mesmo que falou semana atrás durante a apresentação do seu mais novo jabá, que não permitiria mais aquele tipo de festa que foi feita em Weggis, agora uma semana depois aparece esse negócio de camarote em treino, olha sinceramente eu nunca tinha visto isso, já vi muito a CBF lotear a metade do estádio em dia de jogo da seleção para os seus convidados, mais fazer camarote para receber celebridade em treino, é brincadeira, tô dizendo que a cada dia tem uma novidade nesse País.

  12. Meu Deus esse Dirceu é totalmente analfabeto
    Deveria estar na escola ao contrário de estar dando pitacos na net
    Fui………

  13. Eu não posso acreditar que em nosso país ainda exista gente tão analfabeta ao ponto de escrever vinte palavras e errar trinta como este Dirceu. É inacreditável!!!

  14. Essas mordomias para patrocinadores que transformam em entretenimento algo sério como a preparação da Seleção para um jogo importante como a Argentina, é o retrato da CBF que só pensa em dinheiro mesmo. Isso é crônico.
    Quanto ao mau humor do Dunga, até acho divertido. Entendo que qualquer treinador deva tratar a imprensa como o meio para informar o público interessado. O problema é que a maioria dos jornalistas quer fazer fofoquinha, picuinha para ter a manchete mais sensacionalista. Aí o professor rasga mesmo.

  15. Ainda bem que o Dunga não precisa de sua simpatia, nem da simpatia dessa muita gente como vc diz. Ele está onde está, porque sabe o que está fazendo e merece esse reconhecimento que muitos morrem de inveja por não ter conseguido chegar lá. Bem ou mau humorado, ele está fazendo o trabalho dele e ainda deu material o suficiente para vc elaborar uma matéria.

  16. o Dunga e um bom tecnico pois foi um exemplo e honrou a camisa da selecao e por isso tem todo direito de cobrar dos seus convocados.

  17. Alfred Delatti.

    Você tem razão, em parte. Acontece que a “empresa”, CBF, não cuida do seu “produto” (times brasileiros falidos enquanto ela própria embolsa milhões) e trata os “consumidores” (nós) como otários. Por isso, prefiro ver o SPFC jogar um compeonatinho qualquer do q ver essa palhaçada desse time da CBF.

    Gustavo.

  18. Maurício, me desculpe por discordar sobre o Dunga estar sempre de mau humor, porém, vamos nos por no lugar dele? Seja sincero, com a categoria do jornalismo brasileiro, que aliás é mundial, mas, falemos somente dos brasileiros, se fosse vc no lugar do Dunga, seria todo sorrisos? O cara se mata de tentar achar uma solução para o time, time esse que joga quase que totalmente no exterior, inclusive, desafio a dizer qual seleção tem tantos jogadores jogando fora e que tenha os títulos e resultados que o Brasil consegue e me vem um repórter perguntar se é problema o Adriano se atrasar. Pelo amor de Deus, precisa ser muito idiota para esse tipo de questionamento, os caras aprontam nos seus clubes, que aceitam sabe-se lá porque, porém, na seleção, pelo menos nos dias de hoje, haja visto que existe uma nova modalidade de repórter que é o seguidor da vida alheia, dificilmente alguém passa despercebido. Sei que não interessa, mas, se eu tivesse poder de decisão, não teria tendas, convidados e muito menos imprensa no treinamento, após, tudo bem, durante é ruim!

  19. Eu fui um dos torcedores que não queria acreditar quando Dunga foi anunciado técnico da seleção. Me perguntava: como assim? o primeiro emprego do cara na nova profissão já o coloca como o presidente da empresa? Estranho. Lembrei de Falcão, também técnico da seleção sem jamais ter treinado qualquer coisa. Imaginei que o destino de Dunga seria análogo ao do seu conterrâneo. Quebrei a cara, assim como tantos outros, inclusive o presidente da CBF que o contratou. Sim, pq eu duvido que ele imaginasse que Dunga seguiria técnico até a Copa do Mundo. Mas o cara surpreendeu a todos e deve estar querendo como ninguém fazer o Maradona engolir a arrogância dele. Eu jamais tinha visto isso antes, mas realmente os argentinos estão com medo do Brasil. Se tomarem um ou dois gols, desandam. Admiro o Dunga, sempre admirei. Agora, admiro mais. É um cara sério.

  20. DUNGA DECIDIU ACEITAR O DESAFIO DA SELEÇÃO EM BUSCA DE RESULTADOS E NÃO PARA AGRADAR JORNALISTAS E REDE DE TELEVISÃO, QUE SABE VELE QUE SERÃO OS PRIMEIROS A SACRIFICÁ-LO NO MENOR TROPEÇO QUE HOUVER. FELIPÃO ASSIM TAMBÉM AGIU QUANDO UMA PODEROSA REDE DE TELEVISÃO, UTILIZANDO-SE DE SEUS CRONISTAS E JORNALISTAS, TENTARAM ESCALAR A SELEÇÃO DELES E NÃO A DE FELIPÃO QUE NOS TROUXE A COPA.. SABIA ELE QUE SE VENCESSE A COPA, OS VITORIOSOS SERIAM OS JOGADORES, MAS SE TIVESSE PERDIDO, A RESPONSABILIDADE SERIA APENAS SUA.
    AH! SEM DESPREZAR O RANÇO QUE PAULISTAS E CARIOCAS POSSUEM QUANDO UM TREINADOR É DO SUL.

  21. É bom que o Dunga fique mau humorado com a imprensa. É apenas um pálido reflexo da antipatia que recebe. O sucesso tem muitos pais. O fracasso é como filho feio que ninguém quer, muito mais, assumir assumir a paternidade. Este repórter pelo menos não é cínico, assim como o Dunga. O sucesso, sempre gera inveja, o trabalho produtivo sempre gera desconforto. A imprensa, gosta mesmo é, através de destes expedientes, empurrar goela abaixo a escalação da seleção brasileira, deixando para o técnico se não der certo o filho feio. O Dunga está certo, que continue trabalhando, ignorando estas hienas de plantão. Como citado acima, basta lembrar o circo montado pela imprensa no episódio do Romário com L. Felipe, que de forma bossal, ignorou tudo o que foi montado, levou o TIME DELE E FOI CAMPEÃO. Por ter sido campeão, sem se submeter à interferência de ninguém, arrumou aqui dentro inimigos viscerais, apenas por que foi campeão. Tudo isso é pura inveja de jornalistas com falta de matéria e escassez de inteligência para conseguir assunto decente.

  22. Concordo plenamente, principalmente no tocante aos privilégios à Rede Globo. Parece que ninguém nesse país tem condições (ou coragem) de barrar, pelo menos, um pouco disso. De não nos obrigar a ver e a ouvir apenas o que a Globo quer. Por isso, vamos deixar a Record crescer, ainda que seja nos mesmos moldes para, pelo menos, termos uma alternativa. A concorrência estimula. A exemplo de Dunga, a Globo também é mal-humorada, principalmente quando se trata de concorrência.

  23. Com um bando de pés no saco que vigiam o trabalho dele fica difícil ter outro humor que não seja esse.

  24. Negadinha quebrei a cara com o Dunga também, até ai sem novidades. E nada demais isso, pq sempre o admirei como jogador e pessoa, Um cara determinado e lutador, deste se pode falar: nada veio facil à ele . Minha surpresa foi de cara o cargo que recebeu,que eu saiba nunca tinha sido técnico ou mesmo assitente técnico.então o assombro.Sempre quis q ele desse certo, (como vem dando) por varios motivos mas principalmente pela critica monumental q vinha recebendo (e até vem )recebendo .Pessoas estas,q se dizem entendedores na sua maior profundidade , mas q erram , e erram muito, mas n admitem, pq? vaidade,arrogância , medo, sei lá e nem me interessa . noto que ja se começa alguns jornalistas , a se auto apontarem quando erram, (acho tão bacana) mas temo ser nada mais que uma estratégia de mkt de suas empresas . Dunga seja como for, já considero a sua parte cumprida , você trouxe valores a muito esquecidos , coisa simples, se acha em qualquer familia de bem por esse País que era uma gracinha (hebe camargo?) deixa assim .. abraço a todos

  25. O Dunga sempre foi um tecnico respeitável, mesmo quando estava jogando. O que não é respeitável é a nossa imprensa esportiva… Até a Soninha, gente! Aquela que perdeu até para o Malufe, que, segu ndo a nossa justiça, nem ladrão é. A Soninha disse que o Dunga é um primário….Pode?!!!

  26. AFFFF esse papo de globo ja encheu, quer q a record cresça é facil assista o dito cujo incentive seus amigos vizinhos , enfim …. todos que vc conheça, fazendo assim o canal cresçe a referida diminui e assim fica ao gosto do povo.Até aceito que a globo domina certos setores que não deveria ser assim , mas isso é puro w simplesmente mercado, quem pode mais leva, ou vocês acham que seria diferente se outra emissora estivesse na liderança. O problema (?) da globo se chama relações,suor e trabalho muiiiito trabalho, uma empresa que todo dia vai atras de coisas novas tecnologias novas e valores humanos antigos também kk, isso a faz diferente , tão diferente que os contra a também assistem , preste atenção no negocio sim negocio, pq é isso que é o que voce ve na tv,misturado com pitadas de cultura pitadas , viu.
    Rede globo não me passou procuração pra falar por ela, antes tivesse pq ja entrava uma graninha kkk, Torço mais é pra que todas cresçam pq ai teremos uma variedade enorme de opções .

  27. Escrever ortograficamente errado (desde que a oipiniao esteja correta) nao e’ tao mal quanto errar na opiniao, mesmo que esta esteja escrita em perfeita ortografia. Alem do que um blog e’ espaco democratico onde todos, independente do grau de instrucao, podem opinar. Com relacao ao Dunga creio que ele esta certissimo e tem que trabalhar em paz.

  28. DUNGA FAZ UM BOM TRABALHO E É O QUE IMPORTA. RELACIONAMENTO BOM ELE PRECISA TER E TEM É COM OS SEUS JOGADORES. SENTE-SE QUE OS JOGADORES ESTÃO UNIDOS EM TORNO DELE E ISTO É O MAIS IMPORTANTE. IMPRENSA, ORA IMPRENSA, QUE SE DANE. ALIÁS A IMPRENSA TEM ENGOLIDO O DUNGA COM BRUTA RAIVA.

  29. Dunga é a prova que para ter o respeito de todos não precisa bajular esta mídia hipócrita. Basta trabalhar, é o que está fazendo.
    Vá em frente Dunga. Vamos ganhar dos hermanos , se perder não vai mudar a admiração, que você CONQUISTOU do povo brasileiro.

  30. senhores, já chorei pela seleção, hoje não mais. podem até não concordartem comigo, mas infeslimente não vejo esta seleção com cara de campeã do mundo. Quero estar enganado.

    Esclarecedor, isso é fruto da educação do Brasil.

  31. o que todos urubus de plantao querem e o atual tecnico do santo
    s na seleçao.façam isso e verao a merda que vai dar.
    demagogo,puxa saco,marionete, nao e do perfil do dunga.
    e que venha los ermanos.

  32. a grande sacada do dunga foi simplesmente sacar de forma definitiva o ronaldinho gaucho, o que o milan da querendo fazer, o barcelona entregou o abacaxi pro milan.

  33. O Dunga ainda precisa deixar de ser medroso.Trocar os jogadores que no dia não estão jogando bem. No banco tem muita gente com qualidade aguradando sua grande chance.
    Reconhecemos as qualidades, mas temos dado muita sorte tamém, em especial com o santo Julio no gol. Acorda Dunga, você não tem só 11 jogadores.

  34. DUNGA NÃO TEM QUE DISTRIBUIR SIMPATIAS PRA NINGUÉM, PRINCIPALMENTE PARA A MÍDIA QUE TANTO CRITICOU SEU TRABALHO

  35. Parece que a maioria tem antipatia pelo Dunga, até parece que ele tem que ficar de gracinhas com a mídia e fazer média principalmente com a poderosa Globo. Técnico legal era o Parreira, transformava os treinos em circo, e trabalho que é bom néca…. e aí na Alemanha, foi aquela vergonha. Parabéns Dunga continue com a sua seriedade . A nossa mídia e infelizmente a nossa torcida está tão acostumada a ser subordinada as imposições das Globos da vida que qdo alguém de personalidade aparece eles acham que é um ET…

  36. Sou fã do Dunga desde que era jogador da seleção, acho o máximo, essa cara de HOMEM que ele tem, nossa …. é demais.. gosto de vê-lo assim… com todo respeito, admiro o jeitão MACHO dele, esse jeitão de sempre querer mais dos jogadores, continue assim meu querido.. adoro você….

  37. Particularmente não acreditava no sr. Dunga, mas vejo que me enganei , estou sentindo firmeza em suas decisões e tenho a impressão que êle chegou a conclusão que não existe seleção para assustar o Brasil, é jogar com o coração verde e amarelo e determinação, temos os melhores jogadores do planeta, portanto não há o que temer, uma ressalva, é uma vergonha nossos jogadores não cantarem o nosso HINO NACIONAL , Caros leitores vamos cbrar da CBF para criarmos ~este hábito porque isto é PATRIOTISMO

  38. As estrelas são os jogadores da seleção brasileira, mas todos batem boca a respeito de Galvão X Luciano e essas duas pragas Godoy e Neto que não tem jeito para comentarista com sotaque de caipira, verdadeiro matutão e fala mais que o próprio narrador. Dá pena de ver a falta de qualidade da Band, tanto em recursos técnicos como humanos. Sugestão: Escolham a TV com melhor imagem, baixem o som e escutem no radinho de pilha.

  39. Pede ao Dunga para treinar a Africa do Sul para ver se ele terá êxito. Treinar a seleção brasileira com tantas alternativas até Hélio dos Anjos conseguiria.

  40. COMO FALAVAM EM UMA PROPAGANDA PARTIDARIA…DEIXA O HOMEM TRABALHAR!
    MELHOR UM TÉCNICO DE CARA AMARRADA DO QUE O MARADONA FALANDO BESTEIRA!!!

    DUNGA 3 X 1 MARADONA “CARA XAROPE”

  41. MELHOR UM TÉCNICO DE CARA AMARRADA E QUE REALMENTE TREINE E EXIGA DOS JOGADORES DO QUE UM QUE UM QUE SEJA SORRIDENTE DIPLOMÁTICO E VA PRA COPA FAZER TURISMO…NÉ PARREIRA?
    É ISSO AÍ DUNGA…MÃOS DE FERRO!!!!

  42. O Dunga esta certo, não tem que ser simpatico a ninguem, o trabalho dele esta feito, classificou a seleção para a copa com antecedência coisa que os outros treinadores de nome não conseguiram,quem tem que ser alegre é palhaço de circo não treinador de seleção,parabens Dunga.

  43. Já postei outro comentário e vou apenas finalizar: A Seleção Brasileira é do Brasil e não da mídia (Globo), portanto, se nos dermos força ao Dunda ele podera fazer um trabalho decente, porém, se continuarem a dar “moral” ao Galvão Bueno e companhia teremos mais uma decepção, agora na Africa. Cada um tem seu lugar no espetáculo mas mídia quer ser mais estrela que o jogador. Galvão fique com o Ronaldo Gordo porque vocês se merecem. Abraçoas

  44. BOM FAZ DE CONTA QUE O DUNGA É UM CRA LEGAL ! SABEMOS QUE É MARENTO METIDO A BESTA TEM QUE FAZER DE CONTA DEIXA O CARA DE LADO QUERO VER SE ELE FICA OU NÃO FICA PIANINHO ABRAÇO A TODOS…

  45. O Dunga ainda não provou que é competente, pois não ganhou nada. Caiu de para-quedas na seleção. Hoje ele deu entrevista dizendo que não joga mais com amigos porque deixou de ser competitivo. Ele tem que ser assim mesmo pois nunca teve tecnica só foi competitivo até que tinha preparao físico e só. Minha preocupação é que ele torne nossos poucos craques em jogadores competitivos, aí o futebol brasileiro sai perdendo pois perdendo ou ganhando ainda somos o melhor futebol domundo, isto porque temos craques e não porque somos competitivos.

  46. “Como muita gente, também não tenho a menor simpatia por Dunga, mas reconheço que ele está fazendo um bom trabalho, até o momento, à frente da seleção brasileira.”

    Realmente há que separar a personalidade da competência. Agora pergunto: por que não é simpático? e digo logo, não acho.

    O Dunga não tem as divagações literárias do Lazaroni, nem as postulações copiadas de autores estrangeiros do Parreira, que tanto agradam aos românticos do futebol. É simples e de poucas palavras; é comedido e vai direto ao ponto. Está longe de possuir as grossuras e mau humor do Scolari. Seria por isso que não agrada a tantos?

    Houve época que muitos recusaram dirigir a seleção tamanho era o pepino. Então ganhamos a copa com o Scolari que fez exigências para dirigir. E o Ricardo aceitou, claro.

    Já em baixa novamente pós Parreira, explorada até o caroço pela mídia que ajudou a engordar as contas de tantas estrelas que fizeram um baita fiasco na copa, o Dunga aceitou levantar a seleção. E com toda a paciência levantou, o que não foi tarefa nem um poucoi fácil.

    E está batendo recordes. E já deu um chega pra lá na mídia aproveitadora que baixou em Teresópolis querendo recomeçar a patuscada da última copa. Independência ou morte! Muito bem Dunga!

    Se o time vai tremer na Copa? De 1 a 10, dá 1 de possibilidade, pois é formada de jogadores experientes em competições internacionais, além de talentosos. Se perder perdeu, mas leva a confiança da torcida pelo trabalho limpo e transparente do seu treinador!

  47. Também fiz uma entrevista com Santos, na qual ele defende que o jeito argentino de ofender os brasileiros, chamando-os de “macaquitos”, é mais chacota do que racismo.
    Ha.. tá, então chamar o cara de Negão, é dizer que o cara é grande, e não que ele é um Negro??? tá, conta outra, seu mané!!

  48. Dunga, por favor, perca todos os jogos daqui pra frente, vamos ajudar a Argentina a NÃO se classificar para a copa de 2010.

  49. parabéns dunga por clássificar a seleção, mas tu é colorado e como todo colorado é cavao paraguaio tu não ganha a copa do mundo hahahahahahaha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *