Um menino de 13 anos dá uma aula sobre Richarlyson

Um menino de 13 anos dá uma aula sobre Richarlyson

Desde a última quinta-feira pensava em escrever algo no blog sobre o jogador Richarlyson. Naquele dia, a “Folha” publicou uma matéria informando que a torcida do São Paulo não apenas deixou de saudar o jogador antes das partidas, como faz com todos os demais jogadores, como também vem hostilizando-o com cantos homofóbicos.

A cereja do bolo da reportagem é o depoimento de André Azevedo, presidente da torcida organizada Dragões da Real. “Não pegou bem para a torcida algumas coisas da vida pessoal do Richarlyson, que acabam sendo atreladas a todos os são-paulinos. Por isso, a gente não grita o nome dele antes de cada jogo, mas também não xinga e não canta música sobre a vida pessoal dele”, declarou.

O preconceito, como o próprio nome já diz, é primo da ignorância. O preconceito sexual, especificamente, Freud explica e o depoimento de Azevedo fala sozinho.

Toda essa introdução para informar o leitor que, por ora, não vou escrever sobre Richarlyson porque encontrei (no blog do Juca Kfouri) um texto que fala muitas coisas que eu penso a respeito. Foi escrito por um menino de 13 anos, chamado Joaquim, filho de dois jornalistas que eu conheço, autor do Blog do Joca. O texto se intitula “Richarlyson: mais que um homem, um exemplo” e pode ser lido aqui. Ou abaixo:

Richarlyson: Mais que um homem, um exemplo

Joaquim Lo Prete Porciuncula

Esta é a coluna de ontem, que não pude publicar por motivos a vocês já contados.

Ontem eu estava reclamando com meu pai da escola, dizendo que ela enchia o meu saco, que me sentia deprimindo com a “má fase” dos últimos tempos. Na lata, antes de desligar o telefone, ele me respondeu: “Tá triste? Pensa no Richarlyson.” Em um ato incomum nos últimos tempos, obedeci-o. E senti dificuldades em dormir. Porque fiquei pensando. E por bastante tempo. Confesso que caiu uma lágrima quando eu me lembrei do jogo entre São Paulo x Goiás, no ano passado, quando na comemoração pelo título, ao invés de gritarem o nome de Ricky (como gritaram o de seus 23 companheiros), entoaram um imbecil “Bicha! Bicha!”

Imagino como deve ser para ele ver a torcida Independente (depois falo dessas antas) gritando o nome do Sérgio Motta (com todo o respeito) e não o dele. Um cara que deu a vida pelo São Paulo em 2006, 2007 e 2008. Que para mim, mais que Thiago Neves e que Hernanes, foi o melhor jogador do Brasileiro em 2007.

O cara é xingado no Domingo, e treina na Segunda. Dando o máximo de si. É o mais simpático possível com os companheiros. Não deixou de me cumprimentar em todas as vezes em que visitei o CCT do São Paulo. Antes de eu ir lhe pedir autógrafo. Mais gente fina impossível. Humilde.

Eu não sei se Richarlyson é homossexual. Também não quero saber. Mas sei que ele é um exemplo. Um exemplo para todos que se sentirem mau em momentos difíceis. Pense em como é viver um momento difícil, tendo todos contra você durante mais de três anos seguidos. Sei que, desde os tempos do Aloísio, não vejo um cara tão gente boa no elenco do São Paulo. E olha que tem muita gente boa ali.

Não sei se os atos que ele faz são homossexuais. Não quero saber, afinal saber para que? Se eu descobrir que ele é um homo que pega 20 na parada gay, ou que ele é o cara mais macho do mundo, vou continuar tratando ele da mesma forma. Por tudo o que ele passou, pelo que ele passa, e pelo que ele passará.

As torcidas brasileiras são em tese, muito escrotas. A Independente é uma das que passa muito da linha. Conseguem se rebaixar a um nível de imbecilidade e cultural tremendo, em um passe de mágica. Nada de bom sai dela, tudo. Músicas sem graça e racistas (quem não se lembra da que tem preconceito contra favelados?), atitudes impensadas (rezo para que, pois se forem pensadas, aí chegarei a conclusão que eles tem um QI de formiga), preconceitos expostos e tudo que tem de ruim.

Eu não sei se ele é gay, mas tenho guardada e enquadrada um trecho de uma entrevista de Muricy Ramalho para a revista Trivela em Dezembro de 2006: “Os caras adoram ele aqui dentro. Ele é alegre pra cacete, está toda hora pronto para tudo, nunca reclama de nada, é sempre um dos primeiros a chegar. É determinado e responsável: faz faculdade à noite, quando tem concentração eu libero ele para ir na aula. Ele sabe muito bem o que quer, por isso saiu desta situação. E ele brigou com coisa feia. Eu sei com o que ele brigou, e foi fodido. A palavra é essa. Foi um puta homem. Por isso é que ele superou essa situação”

Concordo com tudo o que Muricy disse. Os imbecis da Independente não tem mente para isso, mas espero que vocês tenham.

FORÇA RICHARLYSON! INDEPENDENTE QUE EMENDE! FORÇA RICHARLYSON!

94 Replies to “Um menino de 13 anos dá uma aula sobre Richarlyson”

  1. Joaquim Lo Prete Porciuncula, é esse o nome do menino não é?
    Olha, ele veio com esse comentário deixar NO CHÃO os responsáveis pela torcida independente e e todos os outros que mantém essa postura de ofensas não só ao Richarlison como a tantos outros. Para nós só interessa oque ele faz dentro de campo e no caso do Richarlison, ele é um dos melhores jogadores que tem no excelente elenco do São Paulo. Parabéns Joaquim, continue assim e serás um HOMEM que todos se orgulharão.

  2. Vamos combinar que o cara tem que ser muito macho. Força pro Richarlyson, que deve ser muito difícil passar o que ele passa.

  3. Concordo plenamente com o garoto, e olha que ele so tem apenas 13 anos e ja pensa mil vezes mais a frente que alguns mil imbecis.Dane-se oque o cara faz de sua vida propria, oque mais importante o Richarlyson faz, dá seu suor pelo Sao Paulo.

  4. o cara é gente boa,homem honesto e trabalahdor.
    aquele ou aqueles que o chamam de bicha,homosexual,certamente morre de inveja dele,pq deve ser um desempregado e pobre de espirito que não conseguem sucesso na vida
    FORÇA RICHALYSSON vc é 10

  5. vc foi demais alem de falar o que eu penso dessa torcida que as vezes mais atrapalha do que ajuda, concordo plenamente com o que disse sobre o richalysson uma vez que não se pode falar nada de um cara que quando e escalado mesmo que falte habilidade pode ter certeza que raça nao falta nunca as vezes ate exagera mas prefiro jogador assim ou querem de novo a merda do c alberto.

  6. Concordo plenamente com a matéria acima e acrescentaria a seguinte constatação:
    A culpa deste fato é desta e de todas as diretorias dos grandes clubes do Brasil que sustentam financeiramente ou através de apoios esses vagabundos , pois eu não tenho tempo de ir ao aeroporto ou ao CT, durante a semana para agredir o time após uma derrota. Ou fazer reunião com torcida organizada e o treinador, qual a representatividade destes marginais ?
    Não vou mais aos estádios , pois não irei colocar em risco a minha vida e de meus familiares
    Grato pelo espaço
    Ricardo

  7. Parabéns a esse garoto de 13 anos, lembre-se quando apontarmos o dedo para uma pessoa , apontado o seu errado, nunca nos esqueçamos que ao mesmo tres dedos estão apontado para nos….. é isso ai vamos SP -vamos ser Campeão.

  8. As torcidas de futebol sempre se destacaram, em relação as dos outros esportes, pela paixão e pela babaquice. Belos espetáculos nos estádios, preconceito, ameaças e agressões são lugar comum para essas organizações. A torcida do São Paulo é historicamente uma das mais babacas, e como são-paulino sinto-me envergonhado. Força Richarlyson!

    – Seria muito legal se ele pudesse ler esses comentários de apoio. Ver que existe muita gente que o apóia seria bom para compensar o que ele escuta nos estádios.

  9. Concordo em gênero, número e grau com o pirralho; temos uma das torcidas mais feias do futebol brasileiro e só vai a campo quando o time está ganhando. Pouco me interessa o que um jogador de futebol faz com a sua vida privada , importa apenas o seu desempenho como profissional da bola e ninguem chega a ser convocado para uma seleção brasileira de graça. Parabéns Stycer

  10. Dizia Nelson Rodrigues:
    _Os idiotas dominarão o mundo não pela qualidade mas,
    pela quantidade.
    Dito e feito.
    O Richalysson é sério , profissional e talentoso. O pessoal da independente um dia acaba entendendo.

  11. parabéns garoto,você deu uma verdadeira lição, sou são paulino mas, não concordo com nenhuma torcida organizada, pois todas não passam de bandidos vestidos de torcedores, acho que o ministério publico deveria acabar com todas.

  12. Primeiramente,
    concordo em muito com o texto a seguir,porem quem mais pega no pé do Rick são as torcidas adversárias….assista um jogo do SPFC no meio de corinthianos e palmeirenses,e vai ver as piadas que são ditas, qdo o mesmo pega na bola!

    Unica coisa que discordo da forma generalizada e agressiva que se fala da Torcida Independente, afinal não são todos que compartilham da mesma forma de pensar…. e em relaçao a ela cantar com preconceito com favela?: so podem estar malucos, já que 90% da independente são jovens de classe baixa, da periferia….
    Tbm existem muitos pais de familia e trabalhador!
    Sugiro que antes de julgar “geral”, conheça um pouco mais.
    A torcida independnete apoia o SPFC ond estiver, sempre…e sem ajuda nenhuma do clube. E é claro que tem seus defeitos, mas que com o tempo vão se corrigindo.

    Abraço a todos.

  13. Mauricio Styce… PARABÉNS!!!! Há muito tempo não leio algo sensato e autêntico. Richarlyson vc é um exemplo!!!
    E quanto a “Independente” uma torcida dependente do preconceito, covardia e falta de amor ao proximo. Vcs deveriam tomar vergonha na cara uma crianca de 13 anos ensinando um monte de babacas velhos, pais de família a viver…

  14. Eu conheço o Richarlyson, ja atendi ele no meu serviço , O cara é muito gente boa e joga muita bola, tanto é que na foi até pra seleçao. Parabens Joaquim, parabens Richarlyson e Sticer.

  15. Gostei muito do texto, gosto do futebol do Richarlyson e passei a admira-lo mais, pois nao conhecia nada a seu respeito, o texto tras boas referencias de alguém q de fato o conhece (Murici). Pra mim pouco importa se é ou gay, mas precisa ter conciencia de que é uma pessoa pública, e de qualquer forma acaba representando a nação tricolor, se fica dando brecha depois é duro aguentar a travecada no nosso pé.

  16. o preconceito e a arma dos incopetentes,a vida particular de cada um so a ele pertence desde que nao interfira na dos outros. o Rick e um otimo jogador,segundo seus colegas muito educado e respeitado pelo elenco e direcao do SPFC.o mesmo se refere ao Ronaldo que teve um episodio, e ficou marcado de travekeiro.vamos pensar no futebol e esquecer coisas que vao denegrir a nos mesmo.

  17. Parabéns ao Joaquim. Apesar dos seus treze anos, mostra a serenidade e maturidade que falta a maioria dos tordecores, principalmente os organizados. Boa parte dessa culpa devemos creditar a diretoria do SP, que faz vista grossa a essas atitudes. O Edmundo dançou bundinha e é o Animal, já o Richarlyson fez a mesma coisa e é a Bicha. Coitados desses ignorantes. Deus, de a eles um pouco mais de sabedoria.

  18. A INDEPENDENTE TEM Q ACABAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    VAMOS ORGANIZAR UMA COMUNIDADE NO ORKUT POR PROCURA FORA INDEPENDENTE

  19. independente ???? isso é torcida??

    pensei q fossem festeiros…só os ouço quanto o são paulo está ganhando… torcida, como o próprio nome ja diz, é um grupo de pessoas que TORCEM pelo seu time e seus jogadores….

    fiel só tem uma…..

  20. Gostaria de parabenizar o Joaquim e dar força ao Richarlyson, afinal a barra que ele passa realmente é pesada, mas pelo jeito ele não está nem aí ! Aposto que terão de engolir o Richarlyson, por um bom tempo no time do SPFC, faço votos para isso.
    Sou São Paulina e tenho orgulho do Richarlyson, ele não tem a postura mercenária, como a maioria dos jogadores de futebol. Ele dá o sangue pro time tricolor, não tem canelinha de cristal, como a grande maioria dos machões do futebol. Parabéns Joaquim e Rick !!!

  21. Olha, quanto a preconceito, não aceito de forma alguma, mas esse papo de que são paulino é boiola é zoeira, assim como dizem que palmeirense é porco, que corinthiano é maloqueiro, bandido, cachorro, urubu, etc…é gozação de torcedor…agora xingar jogador também, não vejo mau, afinal o torcedor estravasar não faz mal, sofremos tanto que isso acontece as vezes sem percebermos…rs…mas acho palhaçada tb punir os jogadores quando retrucam…eles tb são seres humanos e tb tem o direito…O QUE NÃO SUPORTO É NENHUM TIPO DE AGRESSÃO FÍSICA, PARA MIM ESSES MARGINAIS QUE VÃO AO ESTÁDIO BRIGAR E AGREDIR NÃO SÃO TORCEDORES, SÃO MARGINAIS….

  22. Apenas um comentário.
    Temos que parar de publicar assuntos relativos a vida pessoal dos outros, será que os Jornalistas são tão perfeitos, será que eles gostariam que a vida deles e de seus familiares fossem colocado a público.
    Se um dia, nós leitores deixarmos de sermos Hipócrita, o mundo será otimo.
    A vida pessoal do Richardson não interessa a ninguém.
    Que Deus o abenções, pois peço a Deus que tenha compaixão de todos nós.
    Pois julgar é fácil mas ser julgado………….

  23. Uma excelente mensagem de um ADOLESCENTE para uma multidão de ADULTOS quadrúpedes (as torcidas…. reacionárias).

    Parabéns Garato, Vc vai longe!!

  24. provavelmente nos estádios êle vai ouvir poucas palavras de
    apoio, quem tem nivel e condições morais para apoia-lo não
    tem tempo de se misturar aos idiotas e imbecis da independente.

  25. Nao sei que direito alguem tem de determinar quem somos, pelo que usamos, pelo que gostamos pelas nossas roupas, pela educação, coisa que quem julga nao a tem.
    Temos que ter em primeiro lugar, muito respeito a pessoa humana
    do Richerlyson, afinal de contas este pais tem muitos problemas que esta torcida desinformada deveria protestar.
    Parabens Joaquim, vc e um bom exemplo a esta torcida!!

  26. Se ele é ou não o problema é dele.O que interessa é que ele é um excelente jogador. Preconceito é um dos piores e mais baixos sentimentos que o ser humano pode ter.

  27. Se a gente aceita o Ronaldo que faz ORGIAS com travestis aidéticos, pq não aceitar o Richa?

    Vai Richa!

    Só não rebole muito. Hahaha.

  28. É com tristeza e indignação que vejo a atitude deste moço da Torcida Organizada. Criticar Richarlison por “algo que ele fez”. Ora quanta imbecialidade, o que ele fez ou faz fora de campo não nos diz respeito. Será que este moço não está preocupado com sua própria sexualidade? Dizem especialistas que só temos medo daquilo que podem estar dentro de nós mesmos, ou seja, será que a homossexualidade não está dentro deste moço preconceituoso? Nem a torcida do “Curintia” olha com desdem para o Ronaldo só porque ele saiu com travecos! Olha, vamos deixar nossos preconceitos e medos de lado e vamos viver a vida da melhor maneira possível, pois ela é curta. Vamos ser felizes e deixar que os outros também sejam. FORÇA RICHARLYSON.

  29. Ameiii a iniciativa desse menino, eu como sao paulina adoorrrooo o Rick, e quero deixa um recadinho para a independente: torcer e incentivar o time e os jogadores nao requer nenhuma habilidade, mas criticar e ofender parte de pessoas covardes e ignorantes a si mesmo.
    Rick sem duvidas o melhor.

  30. ateh concordo com algumas coisas,preconceito nao eh legal msm, mas se lembrarmos qdo a noticia começou a circular na imprensa o rick foi o primeiro a arrumar uma namoradinha de mentira e posar na tv de pegador, isso ficou mais ridiculo ainda, o preconceito partiu ateh dele mesmo.

  31. Eu só queria entender porque o pai manda o filho pensar no Richarlison, ora essa, qual a relação entre filho e jogador ? parabens ao garoto.

  32. Quero agradecer pelo grande Joaquim que com suas palavras disse o pensamento da verdadeira torcida sao paulina,e nao essa minoria de torcida organizada que nao representa em nada nossos pensamentos .

    Obrigado

  33. O garoto tem mais cabeça que os marmanjos idiotas que ficam falando bobagens do cara.

    O que importa é que ele é um grande profissional e faz muito bem a parte dele, o que ele faz na cama ou sua opção só dizem respeito a ele ou com quem ele se relaciona, fica estranho alguém querer opinar na vida pessoal do rapaz.

    Esse boato foi inflado por um dirigente do palmeiras que queria contrata-lo e ele deciciu ir p/ o SPFC.

    Minha dúvida é : Esse dirigente e essa torcida tosca tem ciúmes dele e gostariam de ser parceiros de cama dele?

  34. Meus parabéns a coluna. Muitas vezes se idolatra alguns jogadores que são péssimos exemplos de conduta fora do campo, mercenários, e que esquecem que tem milhares de moleques se inspirando neles, e quando o cara é gente boa, educado e que não acaha que o dono do mundo por que é jogador ele não presta. Independenete de suas opções, que se as tem mantem particularmente, é um exemplo no time. Como incentivo, sugiro mandar esta coluna para ele,,,,

  35. se no meu comentario acima ofendi algum BOM sãopaulino da
    independente peço desde já desculpas antecipadas.
    afinal como está em um outro comentario não podemos generalizar.

  36. A biblia fala de um menino que venceu um gigante voce garoto deu um shou em muitos homem que dizem ser homem e aproveita a multidão do estádio para ofender e falar coisas que nem interesa sou saopaulino e não concordo com a torcida do são paulo nem com a direitoria que as vezes é pior que a torcida rebaixam muitos jogadores e mandam embora como se não valecem nada exemplos o káká,Rodrigo,Junior,Diego Tardeli,EderLima,Juniho,Eder Luis e outros mais enquato a voce Joaquim é o menino que derrubou os “GIGANTES DA INDEPENDENTE E DRAGÕES ” parabéns

  37. Muito bom esse texto, já tinha lido no blog do Juca. Espero, realmente, que tenha sido escrito por um menino de 13 anos e não por alguém mais velho. Se for, esse garoto tem futuro!…hehe

  38. concordo em absolutamente tudo………………e penso da mesma forma, pouco me importa se o Rycharlison é gay ou não…..o que interessa é que ele é um ótimo jogador!
    e desprezo a independente por seus comentários preconceituosos e patéticos! e sou São Paulino em.

  39. força richarlyson a verdadeira torcida sao paulina sabe da tua importancia para com o time…este bando de nao ver que vc corre o jogo inteiro divide todas e honra a comisa tricolor…
    valeu muleke

  40. sou contra qualquer tipo de preconceito,tou fora mesmo.
    AO inves de estarem preucupados com a sexualidade do jogador
    RICHARLISON,que e um otimo profissional,vao sepreucupar com
    os quadrilheros,bandidos,ladroes e velhas ratazanas que sao
    comandados pelo sarney e familia.FORA CORRUPTOS.

  41. Concordo em tudo com o que o menino disse. Esses caras que o ofendem, que mantem esses atos de racismo puro, são pessoas frustadas e invejosas que nunca na vida vão ter educação e nem mesmo o sucesso e a simplicidade desse jogador guerreiro e inteligente que é o Ricky. Todos jogadores erram e cometem jogadas horriveis, mas é só nele que esses maldosos reparam, tenho pena desses torcedores ignorantes.

  42. Confesso que jamais mandaria meu filho pensar em Richarlyson, embora reconheça que ele mereça todo o crédito pela superação das adversidades que encontra.

  43. Parabéns Rick…..você é um dos grandes deste clube…não fique triste…Dentre os que estão jogando todos ficarão marcado na historia do São Paulo, mas nenhum igual a você.. no futuro falaram de você de quão grande você foi mesmo sendo ostilizado, dentre todos você ficara para historia, pense nisso e de o seu maximo.

  44. Formemos, pois, entre os torcedores sãopaulinos, um grupo (sem conotação alguma de torcida organizada), para rechaçar os pobres da independente e de qualquer outra torcida e fazer justiça a um profissional reto, serio, competente como o Richarlyson!
    Em todos os jogos, enalteçamos, sim (em voz alta) esse atleta exemplar e bom de bola!

  45. E impressionante o fato de um garoto de 13 anos enxergar coisas que muita gente inteligente deveria enxergar mas não consegue. Parabens!!!!

  46. Nossa…estou impressionado!!! Primeira vez que li uma coluna do Stycer que presta, que não tem opiniões ridículas sem fundamento nenhum dele.

    *Se bem que ele não postou quase nada, comentou o que o menino de 13 anos postou em outro blog.

    Stycer….Isso aí…vai aprendendo com os meninos de 13 anos, quem sabe vc aprende ser um repórter de verdade….

    Quanto a Independente, Mancha Verde, Jovem Fla, Young Flu, Torcida jovem, Galoucura, Força Jovem, Maria Azul…etc…
    Tem que ter um jeito, tem que acabar com esses lixos dos estádios. (Não importam com o jogo, viram de costas durante o jogo, procuram apenas brigas, na hora do gol cantam músicas de organizadas e não música do time, quando o time esta em má fase quebram ônibus, metrô…etc.) Fora Organizadas, Volta a Família.

    O Richarlyson -> Mais Homem que essas mulherzinhas todas da independente que só sabem gritar, xingar e brigar quando estão com maioria…Apesar de ter que ouvir esses atos de preconceito ele é um cara que sem acompanhar o dia-a-dia do São Paulo da pra perceber que é um cara extremamente determinado.

  47. Eu sou corinthiano, e sempre vi o Richarlyson como um ótimo jogador. Tanto é que falei para o meu irmão que, com a saída do Christian, o Richarlyson seria o cara ideal para substituí-lo. Eu não tenho problema nenhum em ofender a Torcida Independente, aliás, TODAS AS TORCIDAS “ORGANIZADAS”. São um bando de imbecis, que só pensam em se matar. O Ministério Público deveria acabar com eles, não permitir que estes compareçam aos estádios. E os clubes de futebol também não têm que ficar dando moral para eles. O clube é mais importante que esses merdas, temos que parar com esse negócio de ser refém desse lixo chamado torcida Organizada.

    Abraços.

  48. o que vale é o caráter e isso esse menino, Richarlyson, tem sobrando – diferentemente – dos membros de torcidas (independente e outras).
    Disse bem um comentarista acima: “…ninguém chega à seleção brasileira por nada…”

  49. Esse cara(Richarlyson) poderia dar palestras de como lidar
    com imbecis, realmente deve ser dificil num Pais onde impera
    a preconceito(e não é isso o que vendemos), e sempre estar
    sorrindo para essas adversidades.
    Parabéns Richarlyson! … de um Palmeirense fanático.
    ah… parabéns ao garoto também, evidente.

  50. O muleque de treze anos, acabou com qualquer texto que eu já li sobre isso! Espetacular! Parabéns!! O Richarlyson é um exemplo do que chamam de obstinação. Ouviremos muito o nome dele.

  51. VOU SAIR DE BLUMENAU PARA VER SÃO PAULO X ATLÉTICO PARANAENSE NA ARENA E NO OUTRO DOMINGO ESTAREI NO MORUMBI PARA VER SÃO PAULO X PALMEIRAS. TOMARA QUE DESSA VEZ EU CONSIGA GANHAR A CAMISA DO RICHARLYSON DE PRESENTE. PENA QUE NO JOGO DO SÃO PAULO X FIGUEIRENSE NO ORLANDO SCARPELLI, NO ANO PASSADO QUANDO ELE JOGOU A CAMISA PRA TORCIDA EU NÃO CONSEGUI PEGAR. TEREI MUITO ORGULHO EM USAR SUA CAMISA, RICHARLYSON. PORQUE VOCÊ ORGULHA A TODOS OS SÃOPAULINOS DE VERDADE. AQUELES QUE QUEREM ATLETAS COM PERSONALIDADE, DEDICADOS E QUE HONREM A NOSSA CAMISA. ESTAREI COM A BANDEIRA DE SANTA CATARINA NA ARENA E NO MORUMBI PORQUE TENHO ORGULHO DE SAIR DE SANTA CATARINA PARA GRITAR O NOME DO AMADO SÃO PAULO. E SE EU CONSEGUIR A SUA CAMISA, ESTAREI VESTIDO COM ELA NOS PRÓXIMOS JOGOS GRITANDO O SEU NOME. PORQUE ME ORGULHO DE TER VOCÊ NO NOSSO SÃO PAULO. ABRAÇÃO, RICHARLYSON!!! QUE DEUS TE ILUMINE, CADA VEZ MAIS.

  52. Joaquim,

    Parabéns, vc possui sabedoria que poucos tem.. e pela sua pouca idade podemos ver que ira alcançar grandes vitórias ao passar dos anos.

    Richarlyson, acredite carater poucas pessoas possuiem, isso vem de casa, não é algo que compra-se na padaria ou no posto de gasolina… carater vem de pai e mãe.

  53. Vou ser sincera, não gosto de futebol, justamente por isso, o preconceito encrustado no meio futebolístico. Se há duas pessoas que eu admiro,e MUITO neste meio é o Ricky e o Ronaldo, ambos dão o sangue pelos ideais.
    Creio que não é nada fácil ser eles, sempre caçoados, treinam como se não exstisse a torcida, dão o sangue pelos times e jogam o máximo de si.

    Não importa se um é gay e o outro gordinho, muito pelo contrário, parece que eles usam estas mesmas características como força motriz para sempre evoluir.

    Ser gay não tem nada a ver com ser jogador, um é pessoal e o outro profissional. E ele se mostrou muito competente tanto na vida pessoal quanto na pessoal…é o que vale…

  54. Acho esse assunto Richarlyson uma hipocrisia danada!

    “a torcida do são paulo pega no pé” “a torcida do são paulo é preconceituosa” “blábláblábláblá”

    primeiro que, como em outro comentário aí, todas as torcidas xingam o richarlyson, não só a do são paulo.
    segundo é generalizar a “torcida do são paulo”. tem a parte que xinga e a parte que apoia (desculpa a Independente, mas vocês sozinhos não são a torcida do Tricolor).
    outra coisa que ninguem leva em consideração é que há UM ANO E MEIO que o dito cujo não jogava bem. e antes de 2007, o cara andou entregando um moooonte de jogos. e depois de 2007 também. esse ano, só depois da chegado do R Gomes é que o futebol dele anda rendendo.

    agora, a maior e a pior hipocrisia de todas é : porque esse assunto só vem a tona quando o cara está jogando bem e fazendo a diferença dentro de campo??????????

    (para refrescar a memória de todos, essa pôlemica começou com um dirigente do Palmeiras!!!!!)

  55. O Richarlyson é mais homem do que todos esses idiotas de torcidas uniformizadas. Basta lembrar de alguns incidentes onde houve brigas, só atacam em bando como animais, e olha que os animais ainda tem como se justificar. Sou são-paulino e não vou mais ao Morumbi pois não tem condições de levar sua família para ficar no meio de marginais, usando drogas, se agredindo.
    Para quem tem este preconceito com o Richarlyson, deve ser por que não consegue se mostrar como verdadeiramente é, preconceito idiota, o cara dá o sangue pelo São Paulo e alguns imbecis o tratam assim por não aguentarem gozação de outros torcedores. Não tenho atestado para defender o jogador, mas o que estão fazendo com ele é sacanagem.

  56. Parabéns garoto, você está certinho, eu sou homosexual e posso te garantir, muitos integrantes da torcida independente que gritam e falam tanta besteiras, quando estão acompanhados, quando me encontram sozinho a conversa é outra.

  57. Caro Maurício,
    Se me permite, vou sair do tema do post, mas como queria falar sobre “torcidas organizadas”, acho que não fugirei muito do assunto.
    Mas o que são as “organizadas”? Partindo do óbvio seriam torcedores que se associam para torcer por um clube, certo? Mas quais as relações entre elas e os clubes que dizem representar? Pelo que sei, a maioria delas presta um desserviço aos clubes ao promover badernas, agressões, etc. Acho que seria interessante perguntar se elas pagam algum direito aos clubes por usarem os nomes, as cores e símbolos dos times no farto material que vendem (tem organizada que possui até loja para revender seus produtos). Os dirigentes dos clubes, tão preocupados com arrecadação,combatem a pirartaria contra o material oficial, não questionam o uso feito desse material pelas “organizadas”? E quando os atos de vandalismo e racismo de uma torcida prejudica a imagem do clube ou impõe penalidades como perda do mando de campo (com reflexos na arrecadação, por exemplo)? Os clubes se posicinam diante de tal torcida?
    Seria uma boa pauta para uma matéria investigativa, não?
    Abraços

  58. Acho que o Richarlyson será um marco no futebol brasileiro. É o cara que está fazendo os torcedores de futebol refletir sobre o preconceito idiota que tem nessa área. Ser homossexual ou não é problema dele, o que importa é o que é feito dentro de campo.

    O que adianta o cara ser um garanhão, ter um monte de filhos e de ex-mulheres e viver bêbado, chegando atrasado nos treinos?

    Ainda bem que a próxima geração terá homens como o Joaquim e não imbecis preconceituosos e ignorantes como esses caras das torcidas organizadas.

  59. Caro Mauricio e Joaquim,

    Estão de parabéns com a publicação da matéria!, sensacional!, nota 10! Em relação a torcida (des)organizada, nota zero!, para o futebol melhorar, tem que acabar com todas essas torcidas. Não vou ao estádio devido a baderna que essas fazem aos dias de jogos, querendo arrumar confusão com qualquer assunto.
    ABAIXO AS ORGANIZADAS!

  60. Acho que esta história tem muito a ver com um certo ex-jogador do Coríntians chamado Vampeta, que tem a mania de chamar os jogadores do São Paulo de bâmbis. Penso que ele deveria ser responsabilizado penalmente por este tipo de “brincadeira”. Se o Richarlison, que é um excelente jogador, que chegou até à seleção, tem tom de voz afeminado, isto não quer dizer que não seja homem, e tem demonstrado que é homem e titular do único time brasileiro classificado pela Fifa entre os dez melhores do mundo. Quanto ao criador do epíteto, que criticava o Souza por jogar com a 10 no São Paulo e hoje é o craque do Grêmio, o que faz na vida, além de colkecionar multas de trânsito?

  61. O Ricky seria muito bem vindo no meu CORINTHIANS. O Ronaldo por exemplo: foi humilhado no maracanã pelos Falmenguista, com faixas lembrando o caso dos travestis. Mas os corinthianos, em sua esmagadora maioria, não são elitistas e muito menos NAZISTAS, como devem ser os que odeiam homossexuais. O Richarlyson vale pelo baita jogador que é. O que ele faz na vida pessoal, é problema somente dele. É uma pena que um clube como o São Paulo, que tanto se deu bem com Leônidas da Silva, o “diamante negro”, décadas atrás, sendo um dos primeiro negros a brfilhar num time grande, tenha torcedores NEO-NAZISTAS. A diretoria deveria dar uma lição de grandeza e tomar atitudes contra a homofobia, que é crime. Quem cala consente e acaba, indiretamente, apoiando.

  62. É preconceito que a independente quer. Olha aí, aí mesmo no meio de vocês, investiga, pode procurar que vai achar um monte. Gente que coloca em dúvida a sexualidade de um profissional que trabalha muito pró clube é gente ignorante. Olha! ai no meio tem um monte de inrrustidos a machão que a noite vão procurar transexuais de orgão bem grande para se deliciarem, eu já vi muitos, e tá aí no meio, uns até são casados einh!!!

  63. Concordo!
    Tb não sei se ele é gay, nem quero saber, mas sei que ele é um excelente profissional.
    Meu time precisa de caras assim.

  64. Somos imagem e semelhança de Cristo. Respiramos o mesmo ar, sentimos as mesmas dores, do preto, do branco, do pobre, do rico, do homosexual, do etero-sexual, portanto não há no mundo de hoje preconceitos ,quando estamos todos no mesmo barco.Deixem o jogador em paz .Por estes motivos não vou mais aos estádios a falta de cultura e o convivio com espiritos de porco não faz bem a alma humana.

  65. Se ser bicha é exemplo de homem, tô fora prefiro morrer. vai contra todos os princípios.
    Deus fez o homem para ser homem e não homossexual, e tem um bando de imbecis acima, que sita a bíblia. Pessoal dêem uma lida nesses capítulos, aprendam um pouco, faz bem. Deus não condena os homossexuais e sim a pratica do homossexualismo, e para o homossexual existe Salvação, uma saida, se arrepender e pedir a salvação a JESUS, o único mediador entre Deus e o homem.

  66. Fosse o referido jogador alguém que merecesse crédito, por que ele não assume o que todo mundo já sabe? Até no próprio movimento gay ele é posto em dúvida, principalmente por ter aparecido com uma moça que foi chamada de “namorada”. Menos…

  67. Ok. vc que citou:
    Deus fez o homem para ser homem e não homossexual, e tem um bando de imbecis acima, que sita a bíblia.

    Agora quem somos nós para julgá-lo? Que atirem a primeira pedra quem nunca pecou!!!!!

  68. Por quê será que esse pessoal da “indepentente” tem tanto medo de ser “confundido” com homossexuais?
    Qual o motivo de tamanha insegurança?
    Será que não se garantem?
    Será que resistiriam a uma “tentação”? Duvido…
    Ou só se garantem na covardia, quando em bandos?
    Sim. Pois argumernto de imbecil é porrada.
    Olha “independente”, muito provavelmente não haja em suas fileiras nenhum, eu disse nenhum, homem do porte do Richarlysson.
    Não sou saopaulino e nem homo. Mas sou HOMEM. No sentido amplo da palavra. Coisa que esses imbecis de torcidas organizadas sequer sabem o que é.

  69. Força guerreiro do gramado, tricolor! Muitos são injustos com você, mas um dia você os deitará com um simples gesto de “calem-se”.
    Parabéns!

  70. É um caso vitimologia. Desculpa aí jornalistas (e filhos destes).

    É a mesma coisa que você usar a camisa do Palmeiras no meio da torcida do Corinthians, ser agredido por causa disso e, depois, escrever um artigo banalizando a violência dentro dos estádios.

    Paixão, machismo, guerra e violência é, historicamente, muito atrelado ao futebol, veja só alguns termos: duelo, artilheiro, matador, imperador etc etc.

    Se deixar, daqui a pouco vão escrever sobre a falta de etiqueta das torcidas ao chingar a mãe do coitadinho do juiz.. A primitividade (incluindo a estupidez) faz parte da mistica do futebol.

    Alguns esportes são mais instintos do que razão, o futebol, com certeza, é um deles. Na minha humilde opinião, podemos até tosar, mas eliminar isso corresponderia a transformar o futebol numa partida de tênis ou golf. Credo !! Ao moleque que escreveu a carta: desencane do futebol, passe a gostar de tênis ou xadrez. Aos demais: meus caros, definitivamente, não há inocentes no futebol.

  71. muito bom o texto do garoto e só para lembrar pergunte a alguem que faz parte de torcida organizada , se ele gosta mais do clube ou da organizada vc vai tremer com a resposta pois eles dizem que os dois são um só (MENTIRA !!!! Clube não precisa de organizada) e quanto ao Rick já que é para fazer fofoca sem provar nada então vamos lá … Soube que o dirigente do Palmeiras que começou tudo isso fez por vingança… pois o Rick ” traçou” a mulher dele o cara é um corno e tentou se vingar…. o que acabo de escrever não é nada legal mas é assim que hoje o mundo faz vc inventa algo sobre a pessoa e a pessoa é que tem de provar que não é nada disso. disto tudo opreconceito que tenho é com as organizadas que chegam e tiram vc do lufgar mesmo que vc chegue cedo ao estádio e mesmo sendo torcedor do time em que ela está.

  72. É Leonardo (16:18)
    Se sua mãe for estuprada (se é que você ainda tem), não culpe os agressores. Sua mãe é que vai dar uma de vitimizada. E se quando te assaltarem (se é que você tenha algo que interesse), não preste queixa. Afinal terá você sido o provocador…
    Você se iguala aos agressores, ou pior, desce o nível…

  73. Parabenizo o jogador Richarlyson pela força de carater, pela deterninação, pelo profissionalismo e… morte ao preconceito !

  74. Parabens Joaquim, nessa matéria voce é “o cara”. Sou Santista e hétero. Em 2004, estive no morumbi, para ver São Paulo x Santos, onde o Santos saiu vitorioso, por 2×1. Como sou do interior, tive que esperar os são paulinos, que haviam ido comigo, pois ficamos em locais diferentes no estádio. Fui até o local onde havíamos combinado o encontro para o nosso retorno, e nesse local havia um grupo grande da torcida independente, e qual não foi minha surpresa, em ver, caras de no mínimo 1,80m, chorando copiosamente a derrota do São Paulo. Lendo esta coluna, lembrei desse fato, e aqui vai meu recado para o Richarlyson e para essa torcida. Richarlyson, como profissional de futebol, voce não brinca em serviço, pois marca bem, apoia bem, participa em todos os setores do compo, enfim, como profissional, os comentários só podem ser positivos. Como cidadão, eu não o conheço pessoalmente, mas como morei alguns anos em Bauru, o que eu ouvi, foram só comentários positivos sobre a sua pessoa. Então, o torcidinha “independente” ,(voces não sabem o que significa ser independente), BICHAS são voces, saiam do guarda roupa, bando de preconceituosos e imbecis, que são fortes e valentões em grupo, pois mano a mano, voces não dão pro cheiro. Quem são voces pra julgar alguem, principalmente um grande jogador e profissional como é o Richarlyson? BABACAS!!!!!!!!!!!

  75. O que é ser Macho e o que é ser bicha????

    Ser Macho: é ter que encarar em média 30.000 pessoas te ofenderem de uma vez só, e vc ter que continuar trabalhando…..

    Ser Bicha: um apelido dado a quem tem preferência sexual diferente da sua……

    quem é Macho e Quem é Bicha????……..

  76. Pouco me importa se depois de qualquer campeonato o elenco do meu glorioso SÃO PAULO vai comemorar num puteiro ou fazendo uma suruba, desde que deixe a taça de CAMPEÃO para os verdadeiros torcedores tomar choppe.

    MANDOU BEM QUINKA.

  77. A questão deveria ser mais séria e mais ampla. Primeiro porque muitos das ofensas partiram das arquibancadas de um estádio (local não muito digno de boas filosofias e conceitos) são feitas diariamentes em estúdios de rádios e programas de TV, em forma de piada, e nem por isso há protestos pelos meios. E amplo, no sentido de que todos nós vivemos numa sociedade (mundo) cheios de pre-conceitos do qual todos tornam se vítimas e culpados. Sou são paulino sim, apoio o Richarlyson tanto quanto o clube para o qual joga, que nunca lhe boicotou, nunca o tratou diferente, não mandará embora por coisa boba de provocação.

  78. Esse menino Joaquim é uma explosão de talento e empatia, gostei muito de tudo que ele disse sobre o jogador Richarlyson do São Paulo. Realmente essas torcidas organizadas do futebol não passam de “hooligans” sem noção, mal educados e idiotas, tirando é claro os torcedores que vão aos estádios para apreciar os jogos. Muitos dos que reclamam do Richarlyson não estudam e lutam por dias melhores como esse cara. Fico pasmo em como é possível ter tanta chacota de algo tão pessoal do cara.

    É tosco como em pleno séc. XXI a sexualidade fala mais alto do que toda a história de vida e índole de uma pessoa, então desprezam uma pessoa unicamente por um detalhe tão pessoal quanto sexualidade. É lamentável notar tanta futilidade e infantilidade para lidar com a individualidade e privacidade alheia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *